Silas da Luz Palermo Filho

Possui graduação em Música pelo Centro Universitário Lusíada (1994); Licenciatura Plena em Artes pela Faculdade Centro Paulista (2011); Bacharelado em Teologia - Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição (2013); cursos de Pós-Graduação em Livre-Improvisação pela USP (2009) e Estética e a Música Absoluta pela UNESP (2014). Mestre em Educação, Artes e História Cultural pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE (2016). Foi professor no Instituto Canzion Atlanta/EUA e professor na Universidade Católica de Santos. Compositor com música publicadas e gravadas em vários setores e gêneros musicais no Brasil e exterior. Atualmente é professor da Escola Técnica de Música e Dança da Prefeitura de Cubatão. Experiência na área de Música com ênfase em composição, harmonia, performance, musica e tecnologia, e produção em estúdios de gravação. Pesquisador e Doutorando em Teoria e Análise Musical pela USP.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura

2015 - 2016

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Gilberto Mendes: Homem Novo, Música Nova. Da Percepção a (Re)Significação,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Elcie F. Salzano Masini
Bolsista do(a): Mackenzie, IPB, Brasil. Palavras-chave: Música Contemporânea Brasileira; Gilberto Mendes; Pós-modernidade; Legado.Setores de atividade: Educação.

Graduação em Bacharelado em Teologia

2011 - 2014

Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição
Título: O Culto Cristão e o sentido de Sacro e Profano em Música
Orientador: Leandro Antônio de Lima

Graduação em Licenciatura Plena em Artes

2009 - 2011

FACULDADE CENTRO PAULISTA
Título: Estágio

Graduação em Música

1991 - 1994

Centro Universitário Lusiada
Título: A Nova Música Nova
Orientador: Gilberto Mendes

Curso técnico/profissionalizante

1985 - 1988

Conservatório Musical Beethoven

Formação complementar

2014 - 2014

Conceitos Filosóficos da Música Absoluta. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Aspectos da Livre Improvisação. (Carga horária: 110h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música e Tecnologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teologia Sistemática.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Instrumentação Musical.

Organização de eventos

PALERMO FILHO, S. L. . São Paulo Contemporary Composer Festival. 2019. (Festival).

PALERMO FILHO, S. L. . Concerto Comemorativo dos 500 anos da Reforma Protestante. 2017. (Concerto).

Participação em eventos

Música e Tecnologia: Ferramentas para professores e músicos.Música e Tecnologia: Ferramentas para professores e músicos. 2020. (Oficina).

III Encontro de Coros da Unisantos.Apresentação do Coro da Universidade da Terceira Idade. 2019. (Encontro).

III SEFIM -.Música, Ritualismo e (re)Apropriações. 2019. (Simpósio).

São Paulo Contemporary Composer Festival. Composição Musical Contemporânea. 2019. (Congresso).

Simpósio Internacional de Estética e Filosofia da Música.Cultura do Dialógo: Erudito e Popular no pensamento musical de Gilberto Mendes. 2019. (Simpósio).

VIII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Música, Ritualismo e (re)Apropriação. 2019. (Encontro).

Encontro de Corais.Câmara Municipal de Santos - Dia do Coral Lei Municipal 3.265. 2017. (Outra).

1o. Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade: O híbrido no ensino e nas atividades artístico-musicais. 2015. (Encontro).

Seminário de Música Sacra - Técnica e Performance.Música Contemporanea e sua aplicação na liturgia. 2015. (Seminário).

Bienal de Arte e Música.Compositor e Intérprete em Concerto. 2002. (Encontro).

37 Festival Música Nova.Concerto de Sintetizador e Orquestra. 2001. (Encontro).

XIII Festival de Música Cidade Canção SESC.Jazz Concert. 1989. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lucas Dotta; Lucas Puga; Lucas Moraes;

PALERMO FILHO, S. L.; GONCALVES, M. R.. Implicações do Be Bop de "Bird" na Educação Musical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: Filipe Marinho Barboza

PALERMO FILHO, S. L.; VAZ, G. N.. Wendy Carlos: Uma nova imagem sonora com o uso do sintetizador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: Leandro Barros Moreira

SANTOS, A. E.;PALERMO FILHO, S. L.. Games e Musicalização: Músicas de Videogame e Jogos eletrônicos como estratégias na musicalização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

PALERMO FILHO, S. L.. Concurso Nacional de Piano. 2006. Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão.

Comissão julgadora das bancas

Regina Célia Faria Amaro Giora

GIORA, Regina Célia Faria Amaro; MASSINI, E. A. F. S.; SANTOS. Antonio Eduardo. Gilberto Mendes: Homem Novo. Música Nova. Da percepção à (Re) significação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Antonio Eduardo Santos

SALZANO, E. A. F.; GIORA, R. C. F. A.;SANTOS, Antonio Eduardo. Gilberto Mendes: Homem Novo, Musica Nova. Da percepção a (Re)Significação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Orientou

Murilo Cesar do Carmo Matheus

O sintetizador em trilha sonora do cinema moderno; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; (Orientador);

Lucas Dotta; Lucas Moraes; Lucas Puga

Implicações do Be Bop de "Bird" na Educação Musical; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Silas da Luz Palermo Filho;

Foi orientado por

Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini

Gilberto Mendes: Homen novo, música nova; Da percepção à significação; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie,; Orientador: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini;

Produções bibliográficas

  • PALERMO FILHO, S. L. . PERFORMANCE: MÚSICA MOVIMENTO, Da prática como existência e desenvolvimento da música. REVISTA DA TULHA , v. 5, p. 33-59-59, 2019.

  • PALERMO FILHO, S. L. . A Reforma Protestante e a Música. FIDES REFORMATA (IMPRESSO) , v. XXIII, p. 19-33, 2018.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Da Coerência entre o Sacro e Profano em Música. FIDES REFORMATA (IMPRESSO) , v. XX, p. 93-107, 2015.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Diante de Deus, diante dos homens: Adoração em ação em um mundo pós-moderno. 1. ed. São Paulo: Ixtlan, 2018. v. 500. 159p .

  • PALERMO FILHO, S. L. . Cultura do Diálogo: O Pensamento Musical Heterodoxo de Gilberto Mendes. In: Antônio Eduardo dos Santos. (Org.). É sal é sol é sul de Nouveau... pois !!!. 1ed.Santos: Editora Universitároa Leopoldianum, 2021, v. único, p. 111-130.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Música, Ritualismo e (re)Apropriações. In: Raimundo Rajobac. (Org.). Música e Filosofia, Linguagens e Sensibilidades. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2019, v. 1, p. 161-162.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Cultura do Diálogo: Erudito e Popular no pensamento musical de Gilberto Mendes. In: Raimundo Rajobac. (Org.). Música e Filosofia, Linguagens e sensibilidades. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2019, v. 1, p. 163-164.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Música, Ritualismo e (re)Apropriações. In: III Simpósio Internacional de Estética e Filosofia da Música, 2019, Porto Alegre. Anais do Sefim. Porto Alegre, 2019. v. 4. p. 161-162.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Cultura do Diálogo: Erudito e Popular no Pensamento Musical de Gilberto Mendes. In: III Simpósio de Filosofia e Estética da Música, 2019, Porto Alegre. SEFIM. Porto Alegre, 2019. v. 4. p. 163-164.

  • PALERMO FILHO, S. L. . Música, Ritualismo e (Re)Apropriação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALERMO FILHO, S. L. . Cultura do Diálogo: Erudito e Popular no pensamento musical de Gilberto Mendes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALERMO FILHO, S. L. . Música, Ritualismo e (re)Apropriações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALERMO FILHO, S. L. . Seminário de Música Contemporânea Soemus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PALERMO FILHO, S. L. . 1o. Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

PALERMO FILHO, S. L. . Eventos de Música. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALERMO FILHO, S. L. . Silas Palermo. 2018; Tema: Silas Palermo. (Site).

PALERMO FILHO, S. L. . Silas Palermo. 2018; Tema: Silas Palermo. (Rede social).

PALERMO FILHO, S. L. . Canal Youtube Silas Palermo. 2018; Tema: Canal Silas Palermo. (Site).

PALERMO FILHO, S. L. . Choro Santista. 2021. Apresentação de Obra (para compositores).

PALERMO FILHO, S. L. . Trompe L'oireille. 2020. Apresentação de Obra (para compositores).

PALERMO FILHO, S. L. . 2a. Semana Cultural Gilberto Mendes. 2020. Apresentação de Obra (para compositores).

PALERMO FILHO, S. L. . 53 Festival Música Nova. 2020. Apresentação de Obra (para compositores).

PALERMO FILHO, S. L. . Cátedra Gilberto Mendes: Um Piano em Dose Dupla. 2019. Interpretação.

PALERMO FILHO, S. L. . Danças Litorâneas. 2019. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Danças Litorâneas. 2019. Registro Fonográfico.

PALERMO FILHO, S. L. . Recital de Piano. 2019. Interpretação.

PALERMO FILHO, S. L. . Deus meus Deus meus ut quid dereliquisti me. 2018. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . 115o. Encontro Cultural. 2017. Interpretação.

PALERMO FILHO, S. L. . Pocket Show. 2017. Interpretação.

PALERMO FILHO, S. L. . I Festival de Música Erudita. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

PALERMO FILHO, S. L. . Projeto Música de Câmara. 2015. Interpretação.

PALERMO FILHO, S. L. . Cantata de Natal. 2015. Arranjo.

PALERMO FILHO, S. L. . Variações sobre um tema liturgico. 2007. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Hands to Praise. 2007. Registro Fonográfico.

PALERMO FILHO, S. L. . 3 Miniaturas Brasileiras. 2003. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Concerto 1 para Sintetizador e Orquestra. 2002. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Tendre. 2002. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Webern Bop. 2001. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Perpetuum. 2001. Composição (estréia).

PALERMO FILHO, S. L. . Concerto Comemorativo 500 anos da Reforma Protestante. 2017 (Concerto).

PALERMO FILHO, S. L. . Jazz Improvisation Master Class. 2009 (Master Class).

PALERMO FILHO, S. L. . Festival de Música Cidade Canção MPB - Instrumental. 1990 (Festival).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Musica Nova e Educação Musical, Descrição: A partir da criação deste Grupo de Pesquisa procederemos ao levantamento bibliografico de partituras, material fonográfico e análise das obras representativas do Festival Musica Nova de Santos, um painel representativo da renovação da linguagem musical no Brasil e sua atuação na discussões e liderança para novas perspectivas da Pedagogia Musical, através da atuação de vanguarda de Hans Joachim Koellreuter,Willy Correa de Oliveira, Olivier Toni, Maria de Loudes Sekeff Zampronha, Marisa Fonterrada,Carlos Kater e Gilberto Mendes. Objetivo Propor um grupo de pesquisa permanente, formado por alunos do Curso de Licenciatura em Musica, voltado para a pesquisa musicológica de nossa contemporaneidade musical e sua interface nos rumos da educação musical no Brasil. Atuar notadamente, nos Projetos de Iniciação Cientifica ressaltando uma atuação multidisciplinar, na pesquisa (oficio do musicólogo),na composição, na interpretação e na criação, como elemento de vinculação a estratégias de educação musical. Ressaltar aqui a importância de Santos neste contexto, como o berço do Movimento Musica Nova, a relevância da Escola Lavignac, como pioneira na formação de músicos, a partir de experiencias inovadoras no campo da Educação Musical, através da implantação dos métodos Kodaly e Orff, até hoje único exemplo em nossa região. Atividades Propostas Reuniões períodicas com os professores e alunos convidados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Silas da Luz Palermo Filho - Integrante / Antonio Eduardo dos santos - Coordenador / Diónio Machado Neto - Integrante / Cibele Odete Palopoli - Integrante / Gil Nuno Vaz - Integrante / Lina M.R. Noronha - Integrante / Roberto B. Lopes - Integrante / Ricardo Cardim Cerqueira - Integrante / Alexandra Linda H. Matos - Integrante.

Prêmios

1998

Ganhador do Disco de Ouro - Melhor Cd ao Vivo - Produção e Arranjo, MK Publicitá 'Rio de Janeiro/RJ.

1993

Cooperador, Sociedade Nacional do Mérito Cívico.

1990

Menção Honrosa - Finalista, Conservatório Santa Cecília - VII Concurso Bienal de Piano de Araçatuba/SP.

1989

Melhor Composição e Interprete Instrumental - Jazz Fusion, SESC - Secretaria de Cultura de Maringá - Rede Globo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

Outras informações:
Professor do curso Técnico nas matérias: Harmonia, Análise e Piano.

2008 - 2009

Instituto Canzion

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Música

2003 - 2007

Centro Cultural Escola de Adoradores

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2020

Universidade Católica de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor nas áreas de Música e Tecnologia; Harmonia; Composição e Prática Instrumental.