Marcelo Oliveira Andrade

Possui graduação em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Sergipe(2015) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas(2008).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mecatrônica

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES REPLICADOS EM MALHAS DE CONTROLE EM SISTEMAS CIBERNÉTICOS FÍSICOS,Orientador: Alírio de Sá
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em andamento em Especialização em Libras

2018 - Atual

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A LIBRAS: UM CAMINHO POSSÍVEL

Graduação em andamento em Programa Especial de Formação Pedagógica para As Disciplinas do Currículo d

2017 - Atual

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Título: O USO DE EXPRESSOES ALGÉBRICAS NO CALCULO INCIDÊNCIA DE ENERGIA SOLAR, MONITORAMENTO E APROVEITAMENTO EM UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA.

Graduação em Automação Industrial

2009 - 2015

Instituto Federal de Sergipe
Título: SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA UNIFAMILIAR MONITORADO VIA PLATAFORMA ARDUINO.
Orientador: José Osman dos Santos

Curso técnico/profissionalizante em andamento em TÉCNICO EM ENFERMAGEM

2019 - Atual

SISTEMA EDUCACIONAL DE RECURSOS ASSISTENCIAIS E PRÁTICAS HUMANAS

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual e. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Soluções Smart Wireless. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Arduino: Teoria e Prática. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em NOÇÕES BÁSICAS DE PNEUMÁTICA. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Experimentado a Física. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Redes sem Fio. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANDRADE, M. O. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Sergipe. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário: ? Enfrentamento ao Racismo e Garantia da Liberdade Religiosa?. 2016. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Sergipe 2014 2014. MONITORAMENTO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR UTILIZADO NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA USANDO A PLATAFORMA ARDUINO. 2014. (Exposição).

Workshop de Automação Industrial do Campus Lagarto 2014. 2014. (Oficina).

CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO - CONNEPI 2013. SIMULAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE ENERGIA SOLAR EM CIDADES DO ESTADO DE SERGIPE. 2013. (Congresso).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT 2013. ESTUDO TECNOLÓGICO DE COLETORES SOLARES PARA USO EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO. 2013. (Exposição).

FAIMINAS (Feira Internacional de Automação Industrial). 2012. (Outra).

IV Feira da Indústria e Inovação Tecnológica de Sergipe -FITEC SE. Aproveitamento de Energia Solar através de Painel Fotovoltaico. 2012. (Exposição).

II Semana do Polo de Colônia Treze, com o Tema "A importancia da EaD na formação do Professor - Tecnologia e os novos rumos da educação". 2011. (Encontro).

III Jornada de Informática "Imersão Tecnológica: Desafios no Mundo do Trabalho". 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Allan Edgard Silva Freitas

SA, Alírio S.MACEDO, R. J. A.FREITAS, A. E. S.. Avaliação do Impacto de Implementação de Controladores Replicados em Malhas de Controle em Sistemas Cibernéticos Físicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mecatrônica) - Universidade Federal da Bahia.

Alirio Santos de Sá

de SÁ, Alirio SantosMACÊDO, Raimundo José de AraújoFREITAS, A. E. S.. Avalição do Impacto da Implementação de Controladores Replicados em Malhas de Controle de Sistemas Cibernético-Físicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mecatrônica) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, M. J. ; SANTOS, J. O. ; MEDEIROS, J. M. ; ABREU, F. M. ; SANTOS, M. O. ; ANDRADE, M. O. . SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA UNIFAMILIAR MONITORADO VIA PLATAFORMA ARDUINO. In: X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015, Acre. Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (10. : 2015 : Rio Branco, AC). Rio Branco: IFAC, 2015. p. 6963-6969.

  • MEDEIROS, M. J. ; SANTOS, J. O. ; ANDRADE, M. O. . ESTUDO, MONTAGEM E MONITORAMENTO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR PARA SEREM UTILIZADOS NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO - CONNEPI 2014, 2014, São Luís. ANAIS - Engenharias Engenharia Mecânica, 2014. v. 9. p. 237-245.

  • ESPINOLA JR, J. ; ANDRADE, M. O. . SIMULAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE ENERGIA SOLAR EM CIDADES DO ESTADO DE SERGIPE. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO - CONNEPI 2013, 2013, Salavador. ANAIS DO VIII CONNEPI, 2013. v. 1.

  • ESPINOLA JR, J. ; ANDRADE, M. O. . ESTUDO TECNOLÓGICO DE COLETORES SOLARES PARA USO EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT 2013, 2013, Aracaju. ANAIS DA SNCT 2013, 2013.

  • ESPINOLA JR, J. ; ANDRADE, M. O. . ESTIMATIVA DA INCIDÊNCIA DE ENERGIA SOLAR ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT 2013, 2013, Aracaju. ANAIS DA SNCT, 2013.

  • ANDRADE, M. O. ; MEDEIROS, M. J. . MONITORAMENTO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR UTILIZADO NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA USANDO A PLATAFORMA ARDUINO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESPINOLA JR, J. ; ANDRADE, M. O. ; SANTOS, J. O. ; MEDEIROS, M. J. ; ROCHA, R. M. . ESTIMATIVA DA INCIDÊNCIA DE ENERGIA SOLAR ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ESPINOLA JR, J. ; ANDRADE, M. O. . ESTUDO TECNOLÓGICO DE COLETORES SOLARES PARA USO EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ESPINOLA JR, J. ; ANDRADE, M. O. ; EDLEUSON, J. . Aproveitamento de Energia Solar Através de Painel Fotovoltaico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Estudo tecnológico de coletores solares para uso em sistemas de refrigeração e climatização, Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI CNPq - 2013 A idéia de utilizar a energia solar para obtenção de altas temperaturas remonta aos tempos antigos. Acreditam alguns historiadores que Arquimedes, incendiou navios romanos, concentrando sobre eles, raios solares refletidos por espelhos planos. Em 1774, Antonie Lavoisier, químico francês, construiu um forno solar com uma lente de 1,5 metros de diâmetro aproximadamente e conseguiu obter a temperatura de 1.700oC. Durante as décadas de 1870 e 1880, John Ericson, engenheiro sueco-americano, propôs um sistema para a transformação da energia solar em energia mecânica. A pesquisa moderna sobre o uso da energia solar teve início a partir de 1930. É desta época a invenção de uma caldeira movida a energia solar, criação do físico norte-americano Charles G. Aboot, e o início dos programas solares de Godfrey Cabot, na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusets . Em 1954, os Laboratórios Bell Telephone criaram a bateria solar. Nesse mesmo ano, cientistas especializados em energia solar fundaram, nos E.U.A., a Associação para Aplicação da energia solar, com o objetivo de pesquisar meios de aproveitar a energia do Sol . O desempenho desses sistemas depende, em grande parte, da quantidade de energia solar que é coletada. Desta forma, o coletor solar é o coração desses sistemas, o qual nada mais é que um tipo especial de trocador de calor, que transforma energia solar radiante em calor. Um coletor solar é um tipo especial de trocador de calor, o qual transfere a energia radiante, proveniente do sol, a um fluido. A quantidade de energia necessária ao funcionamento de um sistema, de suprimento solar, e o custo são alguns dos fatores que determinam o tipo de coletor solar a ser utilizado. A sofisticação dos coletores solares tende a torná-los cada vez mais eficientes, e com isso buscar um grau maior de conversibilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Oliveira Andrade - Integrante / José Espínola Jr - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Sergipe - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    APROVEITAMENTO DE ENERGIA ATRAVÉS DE CÉLULA FOTOVOLTAICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Oliveira Andrade - Integrante / José Espínola Jr - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

2012 - 2013

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Técnica Federal de Sergipe, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013 - 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Técnica Federal de Sergipe, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2011 - 07/2013

    Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, .,Cargo ou função, Bolsista Júnior.

2013 - 2016

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa e Mapeamento, Carga horária: 40