Gleyce Any Freire de Lima Carvalho

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Atenção à Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-PPGENF/UFRN. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Licenciatura em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC).Tem desenvolvido trabalhos com ênfase em Atenção Integral à Saúde no SUS, prática de enfermagem e Cuidados Paliativos.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Modelo de cuidado de enfermagem no atendimento às pessoas em cuidados paliativos no domicilio.
Bertha Cruz Enders. Coorientador: Bertha Cruz Enders. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Assistência em cuidados paliativos a pessoa idosa na atenção primária a saúde,Ano de Obtenção: 2015
Rejane Maria Paiva de Menezes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: enfermagem; atenção primária a saúde; cuidados paliativos; pessoa idosa.

Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

2013 - 2014

Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia
Título: Sentimentos da equipe de enfermagem intensivista frente à morte e o morrer.
Orientador: Rejane Maria Paiva de Menezes

Graduação em Enfermagem(Licenciatura e Bacharelado)

2008 - 2013

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Concepções da equipe de enfermagem acerca do processo-morrer
Orientador: Cecília Nogueira Valença

Formação complementar

2021 - 2021

CAPACITAÇÃO SEI BÁSICO (Unid Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação). (Carga horária: 4h). , Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, SGES/SESAP, Brasil.

2021 - 2021

Oficina para utilização do mural interativo através da ferramenta Padlet. (Carga horária: 2h). , Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, ESPRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Pesquisa documental:campo e estratégia de investigação/transformação social. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Abordagem Domiciliar de Pacientes em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Uso do Software Atlas.ti em pesquisas qualitativas em saúde e enfermagem. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Iniciação à Docência. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Terminalidade da vida e os desafios da atenção primaria à saúde. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento de APH em Urgência e Emergência. (Carga horária: 30h). , Corpo de Bombeiros Militar 3ºSGB/2ºGB-Caicó/RN, 3ºSGB/2ºGB-CAICÓ, Brasil.

2012 - 2012

Tanatologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em História oral: desafios e propostas para um novo tempo na pesquisa em enfer. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Aquisição da linguagem, cognição e surdez. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2010 - 2010

Planejamento familiar. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2009 - 2009

Quest. Bioét. a Resp. do iníc. fim da vida humana. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2009 - 2009

Assis. de Enfer. em Doenças Sexual. Transmissíveis. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Clínica.

Organização de eventos

LIMA, Gleyce Any Freire de ; SALES, Linda Kátia Oliveira ; OLIVEIRA, C.F. . Projeto de Intervenção:Dilemas da Sexualidade e a Implementação do Novo Cartão de Saúde do Adolescente. 2012. (Outro).

LIMA, Gleyce Any Freire de . I Jornada de Saúde Pública do Seridó/RN. 2010. (Outro).

LIMA, Gleyce Any Freire de . III Semana Universitária do Campus do Seridó. 2010. (Outro).

Participação em eventos

VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Ações de cuidados paliativos e de reabilitação desenvolvidos pela família a criança com síndrome congênita pelo zika vírus. 2018. (Congresso).

18 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Alterações do sono e a interferência na qualidade de vida no envelheciemento. 2015. (Seminário).

V Seminário Internacional em Promoção da Saúde.Gerenciamento de enfermagem como promoção da saúde à luz da Teoria dos Sistemas. 2014. (Seminário).

XX CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sistematização da assistência de enfermagem à vítima de acidente de moto. 2014. (Feira).

17 Seminário Nacional da Pesquisa em Enfermagem. 2013. (Seminário).

I Fórum Nordestino de Enfermagem. 2012. (Outra).

III Congresso de Saúde Mental. O projeto terapeutico singular como instrumento de fomulação de ações para o usuário com sofrimento mental.. 2012. (Congresso).

VIII Salão de Iniciação Científica-UERN.Concepções de graduandos sobre a identidade do enfermeiro e sua formação. 2012. (Outra).

II Colóquio do Imaginário Internacional.Entre a vida e a Morte: Concepções da equipe de Enfermagem acerca do Processo-Morrer.. 2011. (Outra).

II Jornada Norte-riograndense de Oncologia. 2011. (Outra).

I simpósio Norte-riograndense de Bioética.Bioética na Finitude: Concepções Acerca do Processo Morrer. 2011. (Simpósio).

V Seminário Interdisciplinar do Curso de Graduação em Enfermagem. 2011. (Seminário).

XVI Congresso Norteriograndende de Cardiologia. Um Novo Olhar Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio na Pespectiva da Enfermagem: O Antes, o Agora e o Depois.. 2011. (Congresso).

13° Congresso Brasileiro dos Cofens de Enmfermagem - CBCENF. UM NOVO OLHAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO HOMEM. 2010. (Congresso).

III Semana Universitária do Campus de Caicó.Respeito e Cuidado à Criança Abandonada: A Experiência da Organização Aldeias Infantis SOS Brasil em Caicó-RN. 2010. (Outra).

III Seminário de Bioética em Enfermagem.Direito dos usuários nos serviços de Saúde-SUS. 2010. (Seminário).

I Jornada da Comissão de Estudos Curriculares do Curso de Enfermagem. 2010. (Outra).

I Jornada de Saúde Pública do Seridó. 2010. (Outra).

Reunião Regional da SBPC. 2010. (Encontro).

Seminário Internacional sobre Desigualdades Socioeconômicas em Saúde/ UFRN e CNPq. 2010. (Seminário).

XVI Encontro de Pesquisa e Extensão- ENCOPE.Crença, Fé e Cura:Relato de uma Vivência na Cidade de Currais Novos-RN. 2010. (Encontro).

61 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEN. 2009. (Congresso).

III Seminário Interdiscilinar do Campus do Seridó/UERN.. 2009. (Seminário).

II Semana Universitária do Campus do Seridó-UERN. 2009. (Seminário).

II Seminário de Bioética do Campus do Seridó/UERN. 2009. (Seminário).

IV Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia.. 2009. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Bruna Ruselly Dantas Silveira

MENEZES, R. M. P.; DANTAS, D. V.; OLIVEIRA, L. P. B. A.;CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; FREITAS, M. C.. Significados dos profissionais de saúde acerca da necessidade de cuidados paliativos em usuários atendidos na Atenção primária à Saúde. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Martins Rodrigues

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. A enfermagem e o enfrentamento do processo morte/morrer. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Daphne Louise Gomes Bezerra

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. Assistência de enfermagem nos cuidados paliativos a pacientes oncológicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Edilania Adina de Farias Lira

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. Empreendedorismo da Enfermagem: as múltiplas faces da atuação do enfermeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Ezequiel Benigno Resende

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. Avaliação e manejo dar dor em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Huadyson Ricellyo Silva

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. Atuação do enfermeiro na assistência frente a parada cardiorrespiratória no suporte básico de vida: uma revisão da literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Marcelo de Lima

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. A saúde mental dos profissionais da enfermagem frente a COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Marina Gabriela Cardoso Eufrasio de Freitas

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. A assistência de enfermagem em oncologia: os desafios em protocolo de pesquisa clínica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Misslene Rayane Coutinho da Silva

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. Os impactos da pandemia COVID-19 sobre a saúde mental dos trabalhadores em saúde. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Renan Alves

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. O conhecimento da equipe de saúde sobre a terapia larval como alternativa no tratamento de lesões crônicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Roseana Lima da Silva

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. O emprego da terapia a laser de baixa intensidade na cicatrização das feridas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Josiane Santa Rosa Silva

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; FERNANDES, A. M. G.. Fatores que provocam a falta de mudança de decúbito em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva: revisão integrativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: ALEXIA THIEMY DA COSTA

CARVALHO, GAFL; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. Cuidado de enfermagem ao paciente com ideação suicida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: EDLAMARA ALVES PEREIRA

CARVALHO-LIMA, G.A.F; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. Atuação do enfermeiro intencivista no atendimento ao paciente em pós-operatório de cirrugia cardíaca. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: ELBANY RAYANA MAURICIO LOPES

CARVALHO-LIMA, G.A.F; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. Classificação de risco as adversidades enfrentadas pelo enfermeiro nos serviços de urgência emergência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: GERTRUDES SOUZA PATRÍCIO

CARVALHO-LIMA, Gleyce Any Freire; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. Violência contra a mulher: atuação da enfermagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: JOYCE LOHANA FIRME SILVA

CARVALHO-LIMA, G.A.F; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. A importância da detecção precoce do câncer de colo de útero na atenção primária. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: JULIETE DE ARAUJO MATIAS

CARVALHO-LIMA, G.A.F; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. A importância da assistência do enfermeiro no cuidado paliativo á criança com câncer. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: LOHANY MEDEIROS DA SILVA

CARVALHO-LIMA, G.A.F; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. Um olhar sobre o cuidado de enfermagem ás gestantes em cárcere privado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: MARY WSSARAH DA SILVA NUNES

CARVALHO-LIMA, Gleyce Any Freire; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. Intervenções de enfermagem diante a violência obstétrica no âmbito hospitalar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: TAMIRES FARIAS DE AZEVEDO

CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA; CRUZ, G. K. P.; NASCIMENTO, L. A. S.. A técnica de hipodermóclise pelos profissionais enfermeiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Facex.

Aluno: Poliana Gomes Cassimiro de Santana

Carvalho, Gleyce Any Freire de; FERNANDES, A. M. G.; PALLENSE, M. C. S.. Humanização da assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Erinaldo dos Santos

Carvalho, Gleyce Any Freire de; PALLENSE, M. C. S.; FERNANDES, A. M. G.. O papel do profissional de enfermagem frente a segurança do paciente hospitalizado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: Geylane Teixeira de Melo

Carvalho, Gleyce Any Freire de; PALLENSE, M. C. S.; FERNANDES, A. M. G.. Atuação da enfermagem na detecção precoce e tratamento da sepse na Terapia Intensiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniella Araujo do Nascimento

Carvalho, Gleyce Any Freire de; PALLENSE, M. C. S.; FERNANDES, A. M. G.. Assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Karla Silva de Oliveira

Carvalho, Gleyce Any Freire de; PALLENSE, M. C. S.; FERNANDES, A. M. G.. O papel do enfermeiro no cuidado a pacientes acometidos por acidente vascular encefálico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alison Felipe Medeiros Santos

Carvalho, Gleyce Any Freire de; PALLENSE, M. C. S.; FERNANDES, A. M. G.. Atuação do enfermeiro frente as principais complicações em pacientes durante o procedimento de hemodiálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosemary da Silva Alves

Carvalho, Gleyce Any Freire de; PALLENSE, M. C. S.; FERNANDES, A. M. G.. A aplicação do processo de enfermagem as crianças com comunicação interatrial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karen Rayana Bezerra Lima

DANTAS, D. V.; DANTAS, R. A. N.;LIMA, Gleyce Any Freire de. Caracterização das publicações sobre queimaduras no Brasil e alterações decorrentes do trauma: revisão sistemática da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafaela Guilherme Gonçalves

MENEZES, R. M. P.; OLIVEIRA, J. M. M.;LIMA, Gleyce Any Freire de. Assistência de enfermagem em cuidados paliativos a pessoa com câncer: Revisão Integrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roberto Carlos Batista Filho

DANTAS, D. V.; DANTAS, R. A. N.;LIMA, Gleyce Any Freire de. Sexualidade e Qualidade de Vida na Terceira Idade: Uma Revisão de Literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: HELOIZA TALITA ADRIANO DA SILVA

MENEZES, R. M. P.LIMA, Gleyce Any Freire de; SILVA, C. M. B.. Autocuidado apoiado ao hipertenso na Atenção Primária à Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Dianny Alves dos Santos e Santos

MENEZES, R. M. P.LIMA, Gleyce Any Freire de; SILVA, C. M. B.. O uso de Terapias Complementares para a qualidade de vida da pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Comissão julgadora das bancas

Rosângela Diniz Cavalcante

VALENCA, Cecília NogueiraMORAIS, Ildone Forte deCAVALCANTE, Rosangela Diniz. Concepções da Equipe de Enfermagem acerca do Processo Morrer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rejane Maria Paiva de Menezes

MENEZES, R. M. P.ENDERSFREITAS, M. C.. Assistência em cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária a saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rejane Maria Paiva de Menezes

MENEZES, R. M. P.ENDERSFREITAS, M. C.. Assistência em cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária a saúde.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cecilia Nogueira Valença

ENDERS, Bertha Cruz;LIRA, Ana Luisa Brandão de CarvalhoVALENÇA, Cecília NogueiraMENEZES, Rejane Maria Paiva de; MIRANDA, Larissa Soares Mariz Vilar de; FREITAS, Maria Célia. ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR.. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bertha Cruz Enders

ENDERS, Bertha CruzLIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho; MIRANDA, Larissa Soares Mariz Vilar de .; VALENÇA, Cecília Nogueira; FREITAS, M. C.. Elaboração de um modelo de cuidado de enfermagem cuidados paliativos em atenção domiciliar. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Larissa Soares Mariz Vilar de Miranda

Enders, Bertha CruzLIRA, A. L. B. C.; VALENCA, C. N.;MIRANDA, LARISSA SOARES MARIZ VILAR DE; FREITAS, M. C.. Elaboração de um modelo de enfermagem em cuidados paliativos na atenção domiciliar.. 2020. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

LIRA, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHOENDERS, Bertha CruzVALENCA, Cecília Nogueira; MIRANDA, L. Soares Mariz Vilar; FREITAS, Maria Célia; MENEZES, Rejane Maria Paiva de. Elaboração de um modelo de enfermagem em cuidados paliativos na atenção domiciliar. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Rafaela Guilherme Gonçalves:Bolsista de Iniciação Científica

Assistência de enfermagem em cuidados paliativos a pessoa com câncer; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho;

Foi orientado por

Rejane Maria Paiva de Menezes

Cuidados Paliativos em Idosos na Atenção Primária de Saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rejane Maria Paiva de Menezes;

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, G. A. ; ENDERS, B. C. ; CARVALHO, A. L. B. ; DANTAS, D. N. A. ; CARVALHO, GAFL ; SILVA, A. N. . Análise do conceito síndrome congênita pelo Zika vírus. Ciência & Saúde Coletiva , v. 25, p. 567-574, 2020.

  • CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA ; ARAUJO, A. K. C. ; SILVA, M. P. M. ; ENDERS, B. C. . Nursing care model in palliative care: convergent care research. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 18, p. 1, 2019.

  • CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA ; MENEZES, REJANE MARIA PAIVA DE ; ENDERS, BERTHA CRUZ ; TEIXEIRA, GRACIMARY ALVES ; DANTAS, DÂNDARA NAYARA AZEVÊDO ; OLIVEIRA, DÉBORAH RAQUEL CARVALHO DE . SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE AOS CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 27, p. 1-9, 2018.

  • SILVA, K. K. M. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; GONÇALVES, R. G. ; MENEZES, R. M. P. ; MARTINO, M. M. F. . Alterações do sono e a interferência na qualidade de vida no envelhecimento. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 422-428-428, 2017.

  • OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; MEDEIROS, Ana Lúcia de França ; BEZERRA, Héllyda de Souza ; LIMA, Gleyce Any Freire de . Mudanças com a criação do sistema único de saúde: história oral de vida. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 2513-2519, 2016.

  • RODRIGUES, L. G. M. ; QUEIROZ, J. C. ; OLIVEIRA, L. C. ; MENEZES, R. M. P. ; LIMA, Gleyce Any Freire de . Ocorrência do estresse em enfermeiros no ambiente hospitalar. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 9, p. 8054-8058, 2015.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; MENEZES, R. M. P. ; SILVA, H. T. A. ; GONCALVES, R. G. ; SOUZA, M. E. S. ; MACIEL, G. M. C. . Meaning of palliative care for the elderly in primary care: a grounded theory. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 14, p. 381, 2015.

  • MACIEL, G. M. C. ; MENEZES, R. M. P. ; SANTOS, T. M. ; SILVA, H. T. A. ; SOUZA, M. E. S. ; LIMA, Gleyce Any Freire de . Evaluation of fragility and nursing interventions in the case of the elderly: a transversal study. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 13, p. 402-404, 2014.

  • ARAÚJO, MÉRCIO GABRIEL DE ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; HOLANDA, CRISTYANNE SAMARA M. DE ; CARVALHO, JOVANKA BITTENCOURT L. DE ; SALES, Linda Kátia Oliveira . Professional opinion on the effectiveness of the National Policy of Comprehensive Health Care for Men. Escola Anna Nery , v. 18, p. 682-689, 2014.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de ; CARVALHO, Jovanka Bittencourt Leite de ; CAMARA, A. G. . Saúde do homem: ações e serviços na estratégia saúde da família. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 264-71-271, 2014.

  • NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; GERMANO, Raimunda. Medeiros . Diagnósticos de enfermagem a pacientes com distúrbios cardiopulmonares na unidade de terapia intensiva. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 4804-4808, 2013.

  • SILVA, E. E. C. M. ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; GERMANO, Raimunda. Medeiros ; ROSANELLI, C. L. S. P. . ERGONOMIC EVALUATION OF THE POSITION OF URGENCY IN A MIXED HEALTH IN NATAL/RIO GRANDE DO NORTE. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 5, p. 227-234, 2013.

  • ARAÚJO, MÉRCIO ; CASSIANO, ALESSANDRA ; LIMA, GLEYCE ; HOLANDA, CRISTYANNE ; CARVALHO, JOVANKA . ACCESS OF THE MALE POPULATION TO THE HEALTH SERVICES: PERCEPTION OF THE FAMILY HEALTH STRATEGY PROFESSIONALS. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 5, p. 475-484, 2013.

  • MIRANDA, D.B ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; GERMANO, Raimunda. Medeiros . Prevenção de câncer: cobertura do exame citopatológico de colo do útero. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 801-807, 2012.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; MORAIS, I. F. ; GERMANO, Raimunda. Medeiros . Concepções de graduandos sobre a identidade do enfermeiro e sua formação. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 1244-1248, 2012.

  • OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; SALES, Linda Kátia Oliveira ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; GERMANO, Raimunda. Medeiros . A formação em enfermagem e o sistema único de saúde: história oral de vida. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 1491-1494, 2012.

  • ANDRADE, Niedja. Karoline de. Souza ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; CAVALCANTE, R. D. ; SALES, Linda Kátia Oliveira ; GERMANO, Raimunda. Medeiros . A percepção da enfermagem acerca da participação da família na assistência à criança com câncer. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1970-1977, 2012.

  • DANTAS, D. N. A. ; LIMA, G.A.F ; MEDEIROS, S. M. ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; ARAUJO, A. K. C. ; ENDERS, B. C. ; OLIVEIRA, S. F. . Ensino da Reabilitação nos Cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil: Análise do Contexto. In: George Alessandro Maranhão Conrado. (Org.). Saúde Pública no século XX [livro eletrônico]: uma abordagem sobre a enfermagem. 2ed.Triunfo Pernambuco: Omnis Scientia, 2020, v. 2, p. 11-23.

  • CASSIANO, Alexandra do Nascimento ; CRUZ, G. K. P. ; LIMA, G.A.F ; SENA, R. C. F. ; PINTO, E. S. G. ; SOUZA, N. L. ; FERREIRA JUNIOR, M. A. ; ENDERS, B. C. ; MIRANDA, F. A. N. . Desafios para efetivação da participação popular no controle social no Sistema Único de Saúde. In: Erika Simone Galvão Pinto; Nilba Lima de Souza. (Org.). Entre as causas e os efeitos: construção de diagramas dos problemas de saúde pública. 1ed.Porto Alegre ? RS: Associação Brasileira Rede UNIDA, 2019, v. , p. 79-91.

  • ISOLDI, D. M. R. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; GERMANO, A. V. C. ; PINTO, E. S. G. ; SOUZA, N. L. ; MIRANDA, F. A. N. ; ENDERS, B. C. . Avaliação do Serviço de Assistência Especializada à pessoa com HIV/Aids. In: Pinto, Erika Simone Galvão; Souza, Nilba Lima de;. (Org.). Caminho para a avaliação em saúde: Elaboração de modelos lógicos como passo inicial. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2017, v. 1, p. 45-60.

  • TRITANY, E. F. ; SOUZA FILHO, B. A. B. ; MELO, D. Z. F. ; SILVA, M. A. P. ; SANTOS, B. S. ; Carvalho, G.A.F ; COSTA, D. M. P. O. ; LIMA, A. L. M. ; MAIA, K. K. B. L. . Trabalho Integrado: Proposta de Construção dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde no Estado do Rio Grande do Norte. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2021. Anais do II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2021.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; MENEZES, R. M. P. ; ENDERS, B. C. . Fatores que interferem na qualidade de vida do homem idoso. In: Congresso Nacional de Envelhecimento Humano, 2016, Natal. Anais I Congresso Nacional de Envelhecimento Humano, 2016. v. 1.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; MORAIS, I. F. . Concepções de graduandos sobre a identidade do enfermeiro e sua formação. In: III Salão de Iniciação Científica-UERN, 2012, Mossoró/RN. ANAIS 8 Salão de Iniciação Científica, 2012. p. 1104-1110.

  • OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; LIMA, Gleyce Any Freire de . A Importancia da Humanização Infantil no Hospital Infantil. In: II Colóquio do Imagimário Internacional, 2011, Natal. ANAIS do II Colóquio do Imaginário Internacional, 2011.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de . Entre a vida e a Morte: Concepções da equipe de Enfermagem acerca do Processo-Morrer.. In: II Colóquio do Imagimário Internacional, 2011, Natal/RN. ANAIS do II Colóquio do Imaginário Internacional, 2011.

  • OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; PORTELA,Regilene Alves . Prática de Educação em Saúde sobre os malefícios das Drogas:: Interagindo com o Imaginário das Crianças. In: II Colóquio do Imagimário Internacional, 2011, Natal/RN. ANAIS do II Colóquio do Imaginário Internacional, 2011. p. 894-896.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; SANTOS, Quintila Garcia ; SILVA, H. S. da . Multplicadores do Saber: A Experiência de Práticas e Hábitos Saudáveis na Adolescência. In: II Colóquio do Imagimário Internacional, 2011, Natal/RN. ANAIS do II Colóquio do Imaginário Internacional, 2011. p. 914-918.

  • DANTAS, D. N. A. ; ENDERS, B. C. ; COURA, A. S. ; Lima GAF ; TEIXEIRA, G. A. ; MIRANDA, L. S. M. V. . Prevalência de autocuidado das pessoas com lesão medular. In: 69 Congresso Brasileiro de Enfermagem-CBEN, 2017, Maceió/AL. 69°Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2017.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; MENEZES, R. M. P. . Gerenciamento em enfermagem como promoção da saúde à luz da Teoria dos Sistemas.. In: V Seminário Internacional em Promoção a Saúde., 2014, Fortaleza. Anais V Seminário em promoção da saúde- Promoção da Saúde na Integralidade do Cuidado. Fortaleza-CE: Universidade Estadual do Ceará, 2014. v. 5. p. 1-5.

  • CASSIANO, A. N ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; VALE, L. D ; ARAUJO NETO, J. B. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; SILVA, K. D. ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de . Promoção do uso Racional de Medicamentos : Vivências de Acadêmicos de Enfermagem em Práticas educativas em Saúde com Idosos.. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • CASSIANO, A. N ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; SANTOS, Theonia Raquel dos ; SOUZA, Maria Bruna de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALE, L. D ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de . Saúde do Idoso: Produção Científica da Enfermagem no Período de 2000 à 2010. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • AZEVEDO, Isabelle Campos de ; VALE, L. D ; CASSIANO, A. N ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; SOUZA, Maria Bruna de ; SANTOS, Theonia Raquel dos ; AZEVEDO, D. M. . Saúde do homem Idoso: Análise dos dados de Mortalidade por Câncer de Próstata (2005-2010). In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; CASSIANO, A. N ; SILVA, K. D. ; OLIVEIRA, A. S. S ; VALE, L. D ; VALENÇA, Cecília Nogueira . Perfil de Idosos Atendidos pelo Programa Hiperdia em Caicó-RN. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • OLIVEIRA, A. S. S ; SILVA, K. D. ; SANTOS NETA, J. T. ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; DIAS, R. F. N. C ; VALE, L. D ; SALES, Linda Kátia Oliveira . Sexualidade em Idosos: "Viver e não ter a vergonha de ser Feliz".. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; VALE, L. D ; OLIVEIRA, A. S. S ; SILVA, K. D. ; SALES, Linda Kátia Oliveira . O Cuidado nas Instituições de Longa Permanência: Um caminho para o envelhecimento.. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; CASSIANO, A. N ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; OLIVEIRA, A. S. S ; SILVA, K. D. ; VALE, L. D ; SALES, Linda Kátia Oliveira . O Idoso convivendo com a Hipertensão: Uma Revisão de Literatura. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • VALE, L. D ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; CASSIANO, A. N ; SANTOS, Quintila Garcia ; ARAUJO NETO, J. B. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de . Educação em Saúde: Vivências de Estudantes estudantes de Enfermagem com Idosos institucionalizados.. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • VALE, L. D ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; SOUZA, Maria Bruna de ; OLIVEIRA, A. S. S ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; CASSIANO, A. N ; CAVALCANTE, R. D. . Desvelando o Atendimento ao Idoso na Estratégia Saúde da Família: Um Relato de experiência.. In: I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011, Natal. Anais do I Simpósio Norteriograndense de Geriatria e Gerontologia, 2011.

  • ISOLDI, D. M. R. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; GERMANO, A. V. C. ; MIRANDA, F. A. N. ; PINTO, E. S. G. ; SOUZA, N. L. . Avaliação do serviço de assistência especializada à pessoa com HIV/Aids. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE-2017), 2017, João Pessoa/PB. Anais do 19° SENPE. João Pessoa/PB: PB-ABEN, 2017. v. 1. p. 2-1.

  • DANTAS, D. N. A. ; ENDERS, B. C. ; COURA, A. S. ; VIEIRA, C. E. N. K. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; SILVA, F. B. B. L. E. . Capacitação dos enfermeiros para realização da consulta as pessoas com deficiência. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2017, João Pessoa. Anais do 19° SENPE, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • TEIXEIRA, G. A. ; ENDERS, B. C. ; MIRANDA, L. S. M. V. ; DANTAS, D. N. A. ; LIMA, Gleyce Any Freire de . Características apresentadas em crianças com síndrome congênita pelo zika vírus. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2017, João Pessoa. Anais do 19° SENPE. João Pessoa-PB: PB-ABEN, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ENDERS, B. C. ; FEIJAO, A. R. . Fenomenologia Social: contribuições para a prática de enfermagem em cuidados paliativos. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2017, João Pessoa. Anais do 19° SENPE. João Pessoa-PB: PB-ABEN, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ENDERS, B. C. ; COSTA, I. K. F. ; LIRA, A. L. B. C. ; TEIXEIRA, G. A. ; DANTAS, D. N. A. . Tecnologias utilizadas na assistência de enfermagem em cuidados paliativos. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2017, João Pessoa. Anais do 19° SENPE. João Pessoa-PB: PB-ABEN, 2017. v. 1. p. 1-2.

  • DANTAS, D. N. A. ; SILVA, M. P. M. ; ENDERS, B. C. ; ARAUJO, A. K. C. ; Lima GAF ; OLIVEIRA, D. R. C. . Percepção do corpo pelo indivíduo submetido à angioplastia coronária. In: 69° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2017, Maceió/AL. 69° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2017.

  • VIEIRA, C. E. N. K. ; Lima GAF ; DANTAS, D. N. A. ; BRAZ, L. C. S. B. ; OLIVEIRA, D. R. C. ; ENDERS, B. C. . A arte de tornar-se humano: utilidade para prática de enfermagem em cuidados paliativos. In: 69° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2017, Maceió/AL. 69° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2017.

  • DANTAS, D. N. A. ; MIRANDA, L. S. M. V. ; ENDERS, B. C. ; VIEIRA, C. E. N. K. ; Lima GAF ; SILVA, M. P. M. . Cuidado do Enfermeiro a criança com obesidade: reconhecendo a necessidade de capacitação. In: 68° Congresso Brasileiro de Enfermagem- CBEN, 2016, Brasíia. Anais 68° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2016.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; MENEZES, R. M. P. ; GONCALVES, R. G. ; SILVA, H. T. A. . A Fenomenologia como referencial do cuidar da enfermagem em cuidados paliativos.. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2015, Fortaleza/CE. Anais 18 SENPE: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Fortaleza/CE, 2015.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; SILVA, K. K. M. ; GONCALVES, R. G. ; MENEZES, R. M. P. ; MARTINO, M. M. F. . Alterações do Sono e a interferência com a qualidade de vida no envelhecimento. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2015, Fortaleza/CE. Anais 18 SENPE: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Fortaleza/CE: 18 SENPE, 2015.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; CARVALHO, J. B. L. ; CAMARA, A. G. . O Acesso do Homem à estratégia Saúde da Família: desafios para sua consolidação. In: 17 Seminário Nacional da Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. Anais 17 SENPE, 2013.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; SILVA, K. D. ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; SALES, Linda Kátia Oliveira . Como cuidar?Trabalhando com cuidadores de idosos na perspectiva da Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família. In: 17 Seminário Nacional da Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. Anais 17 SENPE, 2013.

  • MAIA, M.P.M ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira . Concepções da equipe de enfermagem intensivista e de urgência e emergência sobre o processo-morrer. In: Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem-CBCENF, 2012, Fortaleza-CE. Anais 15CBCENF, 2012.

  • VALENÇA, Cecília Nogueira ; LIMA, Gleyce Any Freire de . Sentimentos de profissionais de enfermagem diante da terminalidade na unidade de terapia intensiva. In: Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem-CBCENF, 2012, Fortaleza-CE. ANAIS 15 CBCENF, 2012.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; PORTELA,Regilene Alves ; SOBREIRA, Maura. Vanessa. Silva. . O Projeto Terapeutico Singular como instrumento de formulação de acções para o usuário com sofrimento mental. In: III Congresso de Saúde Mental, 2012, Fortaleza. ANAIS DO III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2012.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de . Between Life and Death: Conceptions of the Team Nursing of About of Proocess-die. In: II Colóquio do Imagimário Internacional, 2011, Natal/RN. ANAIS do II Colóquio do Imaginário Internacional, 2011.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; SOUZA, Dácio Michel da Cruz ; SANTOS, Glauber Weder dos ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel . Um novo olhar sobre o Infarto Agudo do Miocárdio na Perspectiva da Enfermagem: O antes, o agora e o depois.. In: XVI Congresso Norte-Riograndense de Cardiologia, 2011, Natal. Anais do XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de ; SOUZA, Dácio Michel da Cruz ; NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel . Noções e Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar na Unidade do SESC/CAICÓ-RN:Experiência de Estudantes de Enfermagem.. In: XVI Congresso Norte-Riograndense de Cardiologia, 2011, Natal. Anais do Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; SALES, Linda Kátia Oliveira ; ARAÚJO, Mércio Gabriel . Infecção Dérmica por Estafilococos: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem em um hospital na cidade de Caicó/RN. In: XVI Congresso Norte-Riograndense de Cardiologia, 2011, Natal. Anais do XVI Congresso Norteriograndense de Cardiologia, 2011.

  • ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de . Um Novo Olhar na Estratégia Saúde da Família: A Implantação da Política Nacional de Saúde do Homem. In: 13° Congresso Brasileiro dos Cofens de Enfermagem, 2010, Natal/RN. Annais 13° CBCENF, 2010.

  • OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de . A Influência das Chuvas nos Índices de Internação Hospitalar por Diarréia e Gastroenterite em Cáico/RN. In: 13° Congresso Brasileiro dos Cofens de Enfermagem, 2010, Natal/RN. Annais 13° CBCENF, 2010.

  • NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de ; ARAÚJO, Railson Lucena ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; LIMA, Gleyce Any Freire de . Um olhar sobre o território:Traçando estratégias junto ao processo saúde doença. In: 13° Congresso Brasileiro dos Cofens de Enfermagem, 2010, Natal/RN. Annais 13° CBCENF, 2010.

  • MARSICANO, I. K. V. L. ; CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA ; SOUSA, K. M. ; MONTEIRO, R. L. S. A. ; MAIA, K. K. B. L. ; MELO, C. F. . Inovação e modernização da Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, GAFL ; TEIXEIRA, G. A. ; ENDERS, B. C. . Ações de cuidados paliativos e de reabilitação desenvolvidos pela família a criança com síndrome congênita pelo zika vírus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ENDERS, B. C. ; FEIJAO, A. R. . Fenomenologia social: contribuições para a prática de enfermagem em cuidados paliativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ENDERS, B. C. ; COSTA, I. K. F. ; LIRA, A. L. B. C. ; TEIXEIRA, G. A. ; DANTAS, D. N. A. . Tecnologias utilizadas na assistência de enfermagem em cuidados paliativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel de ; MENEZES, R. M. P. ; ENDERS, B. C. . Fatores que interferem na qualidade de vida do homem idoso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; MENEZES, R. M. P. ; GONCALVES, R. G. ; SILVA, H. T. A. . A Fenomenologia como referencial do cuidar da Enfermagem em Cuidados Paliativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; SILVA, K. K. M. ; GONCALVES, R. G. ; MENEZES, R. M. P. ; MARTINO, M. M. F. . Alterações do Sono e a Interferência na qualidade de vida no Envelhecimento.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; MENEZES, R. M. P. . Gerenciamento em Enfermagem como Promoção da Saúde à luz da Teoria dos Sistemas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; Morais, I. F . Entre o direito de viver ou morrer: análise crítica sobre eutanásia e bioética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira . Concepções de graduandos sobre a identidade do enfermeiro e sua formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de . Entre a vida e morte: concepções da equipe de enfermagem acerca do processo-morrer.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; SANTOS, Quintila Garcia ; SILVA, H. S. da . Multplicadores do Saber: A Experiência de Práticas e Hábitos Saudáveis na Adolescência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; HOLANDA, Cristyanne Samara Miranda de ; SOUZA, Dácio Michel da Cruz ; NOGÃ, Willian Marcos de Melo ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel . Noções e Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar na Unidade do SESC/CAICÓ-RN: Experiência de Estudantes de Enfermagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; SOUZA, Dácio Michel da Cruz ; SANTOS, Glauber Weder dos ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel . Um Novo Olhar Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio na Pespectiva da Enfermagem: O Antes, o Agora e o Depois.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; SANTOS, Quintila Garcia ; SILVA, H. S. da . Multipliers of Knowledge: An Experience of Healthy Practices and Habits in Puberty. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; VALENÇA, Cecília Nogueira ; OLIVEIRA, Mayara Dantas de . Between Life and Death: Conceptions of the Team Nursing of About of Proocess-die. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; AZEVEDO, Isabelle Campos de ; CASSIANO, A. N ; SILVA, K. D. ; VALE, L. D ; VALENÇA, Cecília Nogueira . Perfil de idosos atendidos pelo programa de hiperdia em Caicó-RN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; BARBOSA, Joyce Viana ; NOGÃ, Willian Marcos de Melo . Direito dos usuários nos serviços de Saúde-SUS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

LIMA, Gleyce Any Freire de . Avaliador(a) de banners da XX CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.. 2015.

LIMA, Gleyce Any Freire de . Avaliador(a) na I Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.. 2015.

LIMA, Gleyce Any Freire de . Avaliador(a) de banners da XX CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.. 2014.

MONTEIRO, R. L. S. A. ; NASCIMENTO, E. G. C. ; FERLA, A. A. ; SOUZA, G. S. ; CARVALHO, GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA . Pesquisa no SUS: desafios e avanços na Gestão da educação no I Simpósio Potiguar de Educação Permanente em Saúde. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Carvalho, G.A.F . Caminhos para integração:qualificação de gerentes da Atenção Primária à Saúde. 2021. (Coordenadora Cientifica).

LIMA, Gleyce Any Freire de . Projeto de Intervenção: Dilemas da Sexualidade e a Implementação do novo cartão de saúde do adolescente.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Gleyce Any Freire de . Valorização da vida como forma de promoção da saúde e prevenção ao uso de álcool, fumo, crack e outras drogas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Gleyce Any Freire de . A promoção da saúde no ambiente escolar da Educação Integral. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Gleyce Any Freire de . Educação alimentar e nutricional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Gleyce Any Freire de . Direito sexual e reprodutivo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Gleyce Any Freire de ; ARAÚJO, Mércio Gabriel ; NOGÃ, Willian Marcos de Melo . Mini curso Prático Sobre Feridas: Novas Tendências Novos Desafios. 2013. .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde no Estado do Rio Grande do Norte, Descrição: Os desafios enfrentados pelos órgãos públicos atualmente no sentido de dar respostas à população de modo mais rápido, eficiente e eficaz tem criado a necessidade de se fazer diagnósticos e pesquisas no sentido de identificar os problemas, propor e implementar soluções que aperfeiçoem essas respostas. A formação para o trabalho na Vigilância em saúde deve ter a pesquisa como eixo central para a realização e efetividade da tríade: informação, decisão e ação. A compreensão dessa tríade reflete o planejamento como uma ferramenta capaz de mobilizar atores na resolução dos problemas identificados e ação comunicativa. Tem como objetivo geral: potencializar o processo de modernização da gestão pública desenvolvidos no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde Pública- SESAP, por meio da realização de ações de pesquisas intervencionistas inseridas nos eixos estratégicos da Vigilância em Saúde e faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN-RN) e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN). Trata-se de um estudo observacional, definido como uma pesquisa-intervenção. A pesquisa será realizada nas Unidades Regionais de Saúde Pública do Rio Grande do Norte e em seus municípios adjacentes, e nas Coordenadorias pertencentes a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Nível-Central). Os participantes serão selecionados por conveniência, sendo os profissionais vinculados a Secretaria de Estado da Saúde Pública, pertencentes ao nível central e Regionais de Saúde. Para a coleta de dados será utilizada inicialmente contato com os trabalhadores da saúde para esclarecimento sobre o estudo. Após consentimento, e aceite do convite em participar da pesquisa, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O processo de interpretação e análise dos dados serão realizadas por meio de técnicas qualitativas e quantitativas e em respeito aos preceitos éticos da Resolução n 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, o estudo será realizado após consentimento da instituição e parecer favorável de um Comitê de Ética em Pesquisa. Espera-se potencializar o processo de modernização da gestão pública desenvolvidos no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde Pública por meio da realização de ações de pesquisas intervencionistas inseridas nos eixos estratégicos da Vigilância em Saúde, contribuindo para o fortalecimento da gestão estadual de saúde, das Redes de Atenção à Saúde, e de uma forma ampliada trazer impactos positivos à situação de saúde da população do Estado do Rio Grande do Norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Rayane Larissa Santos de Araújo - Coordenador / Breno Augusto Bormann de Souza - Integrante / Bruno Sueliton dos Santos - Integrante / Deborah Zuleide de Farias Melo - Integrante / Márcia Andréia Pereira da Silva - Integrante / Kelienny de Meneses Sousa - Integrante / Ianna Karolina Véras Lôbo - Integrante / Isabela Ludmila de Oleiveira Bezerra - Integrante / / Ruhama Bezerra Fernandes - Integrante / Maria Iris Vital da Silva - Integrante / Maria Helena Cassiano de Campos - Integrante / Eslia Maria Nunes Pinheiro - Integrante / Viviany moura Chaves - Integrante / Redianne Medeiros da Fonseca - Integrante / Kezauyn Miranda Aiquoc - Integrante / Gizileide Silva do Nascimento - Integrante / Karoline Câmara Noronha - Integrante / Alane Hellen dos Santos - Integrante / Pryscylla Fideles de Miranda - Integrante / Denyson Cleyton Cardoso da Silva - Integrante / Marcelo Mafort de Oliveira - Integrante / Mateus Estavam Medeiros Costa - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - RN - Brasil - Bolsa.

  • 2018 - 2020

    Elaboração de um modelo de enfermagem em cuidados paliativos na atenção domiciliar, Descrição: O estudo tem como nível de abrangência um projeto de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, tendo como instituições coparticipantes a Secretaria de Saúde do Município de Natal e a Secretaria do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). A PCA consiste em uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa que permite verificar a distância entre os processos de investigação e a prática assistencial, abrangendo a inserção do pesquisador no processo assistencial durante a implementação da pesquisa. O propósito do estudo é elaborar e validar um modelo de cuidados de enfermagem à pessoa em cuidados paliativos no contexto da Atenção Domiciliar, considerando a ausência de uma direção teórica para essa assistência. O cuidado ao ser humano é um valor essencial na prática do enfermeiro, em especial, no que tange ao ao cuidado à pessoa em cronicidade e em cuidados paliativos. Assim, entende-se ser importante agregar os valores do cuidar de enfermagem aos de cuidados paliativos no contexto da atenção domiciliar, uma vez que fortaleceria o conforto e alívio ofertado a pessoa e sua família pautados em princípios humanísticos e científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador.

  • 2017 - 2020

    Validação de uma proposta de educação continuada para a consulta de enfermagem ao paciente com tuberculose na Atenção Básica, Descrição: Este projeto aborda o fenômeno da consulta de enfermagem ao indivíduo com Tuberculose nos serviços realizada sem o respaldo do Processo de Enfermagem e das Classificações de Enfermagem, ferramentas essenciais para a sistematização da assistência em qualquer situação de cuidar do enfermeiro. Partindo da perspectiva teórica crítica social, o estudo visa elaborar uma intervenção educativa válida para ampliar a base de conhecimento dos enfermeiros que atuam na atenção básica ao realizar a consulta ao paciente com Tuberculose. O estudo faz parte do projeto de pesquisa global do coordenador sobre o desenvolvimento das práticas de enfermagem na assistência e na epidemiologia das doenças, em desenvolvimento pela equipe formada por orientandos e profissionais membros do grupo de pesquisa. Neste estudo, trabalha-se com a hipótese de que uma capacitação sobre a implementação do Processo de Enfermagem e das Classificações na Consulta de Enfermagem, realizada com a participação dos sujeitos e aceitável para os enfermeiros, viabilizará a mudança para a aplicação sistematizada desses conceitos na consulta. O objetivo geral do estudo é validar o conteúdo e a viabilidade de implementação de um programa de capacitação sobre a aplicação do Processo de Enfermagem e das Classificações na consulta de enfermagem ao paciente com Tuberculose, elaborada com a participação dos enfermeiros que realizam essa ação. Os objetivos específicos são: Identificar, junto a enfermeiros de atenção básica, o conhecimento necessário para implementação do Processo de Enfermagem na consulta ao paciente com tuberculose; Elaborar e validar um programa educacional sobre o processo de enfermagem na consulta ao paciente com tuberculose para enfermeiros da atenção básica; e Identificar a viabilidade do programa educacional para implantar a consulta ao paciente com Tuberculose nas unidades com base nos processos metodológicos recomendados, na visão dos enfermeiros das unidades de saúde. Trata-se de um estudo metodológico, ancorado na perspectiva epistemológica participativa e no método pesquisa-ação a ser realizado com amostra intencional de aproximadamente 20 enfermeiros que atuam na atenção básica no Município de Parnamirim, RN. Será desenvolvido em quatro etapas: 1 - diagnóstico situacional por meio de entrevista grupo focal e reflexões grupais; 2 - elaboração do programa de capacitação com base no teoria crítica/reflexiva de Paulo Freire; 3 - validação do conteúdo do programa de capacitação por concordância de juízes especialistas e a estatistica Kappa; 4 - avaliação da potencialidade do programa para qualificar a implementação dos conceitos na consulta através de entrevista e aplicação de questionário com enfermeiros não- participantes na sua construção. A coleta de dados será iniciada após a aceitação do Adendo a uma versão anteriormente encaminhada no Plataforma Brasil para avaliação dos aspectos éticos de pesquisa com seres humanos. A análise englobará o método de análise de conteúdo e estatística descritiva aplicados aos dados diversos de descrição e o índice Kappa para a validação do conteúdo da proposta educacional. Concluído o estudo de validação, a equipe prosseguirá à outra fase da teoria de avaliação de intervenção, a avaliação dos resultados, através de um outro projeto de pesquisa a ser desenvolvido posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) . , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador / Gracimary Alves Teixeira - Integrante / Dândara Nayara Azevedo Dantas - Integrante / Laísi Catharina da Silva Barbalho Braz - Integrante / Déborah Raquel Carvalho de Oliveira - Integrante / ANDREA SONENBERG - Integrante / KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA - Integrante / ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO - Integrante / MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Ações de reabilitação pelo enfermeiro no cuidado paliativo a indivíduos com deficiência e incapacidades, Descrição: Os cuidados paliativos constituem uma forma de aliviar o sofrimento dos indivíduos afetados pelas doenças que ocasionam diversos sintomas e efeitos incapacitantes, para uma vida mais qualitativa e tranquila. São cuidados promovidos por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameaça a vida. A assistência envolve a prevenção e alívio de sofrimento, a identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e outros sistemas. Trata-se, portanto, de cuidados que visam a integralidade da assistência ao doente e a sua família que também se encontra em fase de sofrimento devido a situação de seu ente querido. As intervenções da equipe de saúde focalizam o indivíduo em todas as suas necessidades, físicas, sociais, psicológicas e espirituais. Nesse cuidado integral encontram-se as ações de reabilitação. Com relação a reabilitação em pacientes de cuidados paliativos, poderia se dizer que um indivíduo com doença ameaçadora da vida precisa mais de cuidados físicos para alivio de dor e dos sintomas, que do alívio de outras preocupações. No entanto, o conceito de reabilitação em cuidados paliativos é atual e constitui um elemento de desejo entre esses pacientes na medida em que a ideia de permanecer independente constitui um valor de vida de todo ser humano. Este estudo tem como objetivos: descrever a organização das Rede de Atenção a Saúde no Estado do Rio Grande do Norte, quanto aos cuidados paliativos a indivíduos e crianças com necessidades especiais de reabilitação. E identificar as ações de cuidados paliativos realizadas no Serviço de Atenção Domiciliar, e verificar o envolvimento do profissional de enfermagem no processo de cuidados paliativos nos contextos de atenção domiciliar e nas redes de atenção. Para tanto, pretende-se realizar uma Revisão Integrativa sobre o cuidado do enfermeiro no Serviço de Atenção Domiciliar e nas RAS do Rio Grande do Norte. Este tipo de revisão bibliográfica, focaliza na descrição e discussão do "estado da arte" de um determinado assunto. Neste contexto, será elaborado previamente um protocolo de revisão, para orientar o desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados será realizada através de um levantamento dos textos nas bases de dados eletrônicas do MS e da literatura brasileira, bem como nas bases de informação internacionais, para a identificação de publicações sobre o tema nos periódicos de circulação global. A análise dos dados será realizada pela leitura flutuante e focalizada para destacar a ideia principal contidas nos artigos/documentos e que atendam as questões de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador / Gracimary Alves Teixeira - Integrante / Dândara Nayara Azevedo Dantas - Integrante / Déborah Raquel Carvalho de Oliveira - Integrante / KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA - Integrante / MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA - Integrante / ANA RAQUEL CORTÊS NELSON - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Conhecendo o cuidado da família à criança com síndrome congênita pelo zika vírus, Descrição: A Síndrome Congênita pelo Zika vírus é relativamente recente no contexto Brasileiro. Constitui-se de anomalias congênitas associadas à infecção pelo vírus Zika durante a gravidez que causam, no feto, calcificações intracranianas, anomalias cerebrais graves, anomalias oculares, e uma ampla gama de anormalidades neurológicas, além da microcefalia. O Zica Virus, descoberto em paises distantes do Brasil na década de 1950, especificamente em ilhas da Polinesia, chega ao Brasil em meados da decada de 2010, com diversos casos observados de crianças nascidas de mães infectadas pelo virus. Disseminou-se rapidamente no Brasil com 2366 casos de microfelia que apresentavam ainda, multiplas alterações do Sistema Nervoso Central Nervoso. Isso levou a uma denominação mais abrangente do fenomeno e a sua denominação de Sindrome Congenita de Zika Virus. Na ausência de tratamento específico para o Sindrome, o Ministéiro da Saúde recomenda que a assistência deve ser voltada para o desenvolvimento da criança de acordo com suas complicações, sejam elas neurológicas e/ou motoras. Essa assistência envolve a exposição da criança aos estímulos precoce, desde o nascimento até os três anos de idade, período em que o desenvolvimento do cérebro ocorre mais rapidamente maximizar o potencial de crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, afetiva e social do bebê. Assim, entende-se que a inserção do enfermeiro nesse contexto assistencial, requer a implementação de ações de cuidado, apoio psicológico à família, orientação, promoção da saúde, e de reabilitação. Tanto no atendimento à mãe e família ao vivenciar o processo grávidico-puerperal no contexto da atenção básica, quanto no âmbito hospitalar no parto e pós-parto, o enfermeiro desenvolve um papel fundamental na assistência. Recomenda-se especial atenção em toda instância, no sentido de realizar o exame neurológico da criança com vigilância para a ocorrência de deformidades do crânio, fechamento precoce de fontanelas, reatividade, choro, tônus muscular, movimentos e reflexo de moro, sucção e busca, preensão palmar e plantar para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e identificação de possíveis malformações congênitas. Já esse tipo de pratica de enfermagem com crianças diagnosticadas com o Sindrom ainda não tem sido bem definida na literatura nem tampouco pelos enfermeiros da Atenção Primária em Saúde. Acredita-se que isso se deva à pouca vivência destes com o fenômeno da criança com o Sindrome , haja vista o seu surgimento nos últimos três anos no Brasil. No entanto, o enfermeiro da Estratégia Saúde da Familia e sua responsabilidade para com a população adscrita bem como o enfermeiro que atende à mae e filho no hospital durante hospitalização para o nascimento do bebê, precisam de um direcionamento teórico para assistir a criança e sua família de forma integral e científica. Entende-se portanto, que essas indicações devam fazer parte de uma prática de enfermagem científica que atenda as necessidades dos receptores dos cuidados e que possa ser delineada através do conhecimento da realidade vivida pela familia ao cuidar da criança com Sindrome Congenita de Zika Virus. Assim sendo, esse estudo se propõe a desenvolver uma proposta teórica enfermagem de médio alcance que venha explicar e orientar a assistência de enfermagem à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus. O estudo se justifica pelo suporte que as teorias exercem sobre o cuidado da enfermagem em qualquer circunstância assistencial. As teorias de enfermagem distinguem a prática de enfermagem das outras profissões, por esclarecer a enfermagem e a finalidade da sua prática. Dessa forma, torna-se imperativo construir uma teoria de cuidado à Criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus, para que os conceitos possam ser amplamente utilizados pelas disciplinas da saúde, bem como da enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador / Gracimary Alves Teixeira - Integrante / Dândara Nayara Azevedo Dantas - Integrante / Déborah Raquel Carvalho de Oliveira - Integrante / KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA - Integrante / MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA - Integrante / ANA RAQUEL CORTÊS NELSON - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Assistência em cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária a saúde., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rejane Maria Paiva de Menezes em 28/05/2015., Descrição: Este estudo tem como objetivo compreender o significado dos cuidados paliativos a pessoa idosa para profissionais de saúde que atuam na atenção primária. Estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, será utilizado como procedimento o processo de codificação e comparação constante da Teoria Fundamentada nos dados (TFD), e interpretado através do referencial teórico da fenomenologia social de Alfred Schutz. Será desenvolvido em três Unidades de Saúde da Família no bairro de Felipe Camarão, distrito sanitário oeste, município de Natal. Para a coleta de dados será utilizada inicialmente contato com os diretores de cada unidade e esclarecimento sobre o estudo. Após consentimento, e aceite do convite em participar da pesquisa, será programada uma entrevista com cada participante, individualmente, através de questionário semiestruturado que contará de duas partes: a primeira, questões sobre variáveis sócio demográficas, formação e funções na equipe. A segunda, sobre o significado dos cuidados paliativos a pessoa idosa para os profissionais de saúde que atuam na atenção primária. Após autorização e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e do termo de autorização de gravação de voz, os dados serão gravados em aparelho mp4, transcritos, analisados e interpretados. Em respeito aos preceitos éticos da Resolução n 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, o estudo será realizado após consentimento da instituição e parecer favorável de um Comitê de Ética em Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Rejane Maria Paiva de Menezes - Coordenador / Rafaella Guilherme Gonçalves - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Concepções da equipe de Enfermagem a cerca do Processo-Morrer, Descrição: Para compreender a concepção dos profissionais sobre o processo morrer é necessário conhecer que tipo de ciência estuda a morte e a ligação existente entre morte e vida, de modo a torná-lo relevante para o meio científico. O contexto vida e morte faz parte do cotidiano de todas as pessoas, pois desde momento em que o indivíduo nasce já está predestinado a morrer. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos profissionais da equipe de enfermagem intensivista e de urgência-emergência sobre o processo morrer. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em Caicó/RN, na Unidade Hospitalar Regional do Seridó (UHRS). Para a realização da pesquisa foi utilizada como instrumento a entrevista semi-estruturada. Participaram dessa investigação 8 profissionais da equipe de enfermagem pertencentes tanto à Terapia Intensiva como à Urgência e Emergência. Da análise de conteúdo temática surgiram três categorias: enfrentamento do processo morrer pelos profissionais, sentimentos dos profissionais perante o processo morrer e histórias de vida. O enfrentamento do processo morrer, seja na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seja no setor de Urgência e Emergência, perpassa diversas formas de reação nas mentes dos profissionais envolvidos. É possível compreender que as reações e atitudes são vivenciadas de diversas formas e relacionadas ao preparo psicológico, à projeção, ao salvar vidas e finalmente ao inesperado. Mediante os sentimentos dos profissionais ao enfrentar o processo morrer, se apresenta a sensibilidade do profissional de enfermagem diante do sofrimento que vivencia em seu processo de trabalho, o que o obriga a conviver com o dilema vida e morte constantemente. Dessa forma os sentimentos expressados por esses profissionais tanto diante do paciente como diante da família são de tristeza, angústia, perda, alívio e impotência. Nas experiências de vida, é demonstrado o quão difícil é conviver com a ideia de morte na vida dos indivíduos. Assim são resgatadas histórias que representam de forma triste o significado do processo morrer. Concluiu-se que as experiências de morte no contexto do processo de trabalho de enfermagem são vivenciadas de forma complexa e triste, mas não implica na qualidade da assistência prestada por esses profissionais. Sendo a humanização agente fundamental para a desenvoltura do cuidado integral que envolva o contexto vida e morte do paciente e da atenção dada à família. Palavras-chaves: Enfermagem, Terapia intensiva, Morte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Cecília Nogueira Valença - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Um olhar que enaltece: o enfrentamento da equipe de enfermagem frente à morte e o morrer., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cecília Nogueira Valença em 30/11/2012., Descrição: Cada indivíduo detém de uma concepção empírica acerca do que seria uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, as pessoas vão pouco a pouco atribuindo e associando cenas e experiências perpassadas na UTI, sejam elas individuais, sejam vividas por acompanhantes e entes familiares. Esse estudo consiste em expor a análise do enfrentamento da equipe de enfermagem intensivista assim como descrever as motivações diante da morte e do morrer. A pesquisa será de cunho exploratório com caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado aos componentes da equipe de enfermagem intensivista devidamente vinculados ao setor de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Seridó. As entrevistas foram gravadas em aparelho eletrônico mp4 e o anonimato dos participantes foi mantido pelo uso de pseudônimos. Para concretização desta pesquisa, o projeto foi aprovado mediante um parecer ao Comitê de Ética em Pesquisa da UERN, bem como a assinatura dos profissionais de enfermagem participantes no termo de consentimento livre e esclarecido. Na verdade, esses sentimentos são criados através do imaginário das pessoas que vivenciam a experiência de estar em uma unidade intensiva, seja como paciente, seja como visitante. As experiências e as percepções vão formando opiniões que constroem uma percepção final, tendo impacto na sociedade, pois as pessoas que não tiveram essa experiência associam a UTI a um aspecto traumático. Existe uma grande responsabilidade da equipe dos profissionais de saúde diante do processo morrer, dessa forma o contexto formativo, influencia a forma como enfrentam a finitude. Palavras chave: Unidade de Terapia Intensiva; Equipe de Enfermagem; Atitude Frente à Morte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Cecília Nogueira Valença - Coordenador / Inayara Marcelly Epifânio de Medeiros - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Concepções de Graduandos sobre a Identidade do Enfermeiro e sua Formação., Descrição: Os graduandos precisam ter uma concepção correta sobre a identidade profissional do enfermeiro em meio às mudanças e desafios do mundo do trabalho de enfermagem atual. Isso demanda uma reflexão desde sua motivação para ser enfermeiro no início do curso até o delineamento do perfil do profissional que deseja ser. O objetivo do estudo é conhecer as concepções de graduandos sobre a identidade do enfermeiro e a formação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Foram sujeitos de investigação 18 graduandos do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de informações foi realizada mediante a técnica de grupo focal, direcionada através de um roteiro semi-estruturado. Para a realização desta pesquisa foi solicitada a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nos resultados buscou-se descrever as motivações dos estudantes para cursar enfermagem; ressaltando os principais aspectos envolvidos na formação do enfermeiro para os graduandos, suas dificuldades e fatores que contribuíram para essas concepções da identidade do enfermeiro durante sua formação. Foi possível perceber que existe uma necessidade de apresentar as propostas dos cursos aos alunos antes que eles entrem nas universidades. A construção dessa identidade se faz relevante para que enquanto futuros profissionais de saúde possam está atuando com segurança do paciente. A identidade profissional do enfermeiro só está reconhecida no decorrer do curso, mediante as disciplinas ofertadas e na conduta dos docentes de enfermagem. Conclui-se que as concepções de graduandos sobre a identidade do enfermeiro e a formação em enfermagem são construídas ao longo das disciplinas e das experiências práticas. Palavras chave: estudantes, enfermagem, exercício profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gleyce Any Freire de Lima Carvalho - Integrante / Cecília Nogueira Valença - Coordenador / Ildone Forte Morais - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rn

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Científica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuou como Coordenadora Científica no Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde no Estado do Rio Grande do Norte. Desenvolveu o projeto de apoio a gestão e fortalecimento das ações de qualificação da Vigilância em Saúde na Região do Estado do RN. Que teve como objetivo geral: apoiar projetos de intervenção para ampliar a capacidade Regional de Atenção e Vigilância em Saúde nas Regiões de Saúde do Estado. Orientou os pesquisadores da I, II, III e VII Regiões de saúde do RN pertencentes ao Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde no Estado do RN que tem por objetivo potencializar o processo de modernização da gestão pública desenvolvidos no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde Pública-SESAP, por meio da realização de ações de pesquisas intervencionistas inseridas nos eixos estratégicos da Vigilância em Saúde que fez parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN).

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/DS). Exercendo funções como: participação de atividades acadêmicas no Grupo de Pesquisa: Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem (PAESE) e outras ações como: construção de produções científicas e desenvolvendo as etapas de construção referente a tese de doutorado e demais atividades do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2013 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Grupo de Pesquisa PAESE, Enquadramento Funcional: Membro do grupo, Carga horária: 8

Outras informações:
Participou como membro do grupo de pesquisa: Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem - PAESE.

2017 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Assistida, Carga horária: 12

Outras informações:
Realizou Estágio de Docência Assistida I durante o curso de Doutorado, na disciplina de Alta Complexidade, atuou em aulas práticas tanto realizadas em laboratório como em campo de estágio. Participou de atividade prática denominada OSCE (Objective Structured Clinical Examination), onde os alunos desenvolvem respostas assistenciais diante de situações reais da prática através da simulação em laboratório. Participou da organização dos grupos para realização da atividade, assim como participou do processo avaliativo dos alunos no laboratório juntamente com os professores da disciplina. Acompanhou os discentes em campo de estágio, supervisionando as técnicas apreendidas durante a disciplina. A atuação prática de Docente Assistida se deu no campo de estágio Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/ Pronto Socorro Clóvis Sarinho localizado em Natal/RN. Esteve nas UTIs: Bernadete, UTI Geral, UTI do Pronto Socorro e UTI Cardiológica, na qual, pode acompanhar os alunos na realização de procedimentos cabíveis ao ambiente da Unidade de Terapia Intensiva.

2017 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Assistida, Carga horária: 12

Outras informações:
Realizou Estágio de Docência Assistida II durante o curso de Doutorado, na disciplina de Alta Complexidade, atuou em aulas práticas tanto realizadas em laboratório como em campo de estágio. Participou de atividade prática denominada OSCE (Objective Structured Clinical Examination), onde os alunos desenvolvem respostas assistenciais diante de situações reais da prática através da simulação em laboratório. Participou da organização dos grupos para realização da atividade, assim como participou do processo avaliativo dos alunos no laboratório juntamente com outros professores da disciplina. Atuou acompanhando discentes em campo de estágio, supervisionando as técnicas apreendidas durante a disciplina. A atuação no campo de estágio foi realizada no Pronto Socorro do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, localizado em Parnamirim/RN na qual pode acompanhar os alunos na realização de procedimentos cabíveis ao ambiente de Pronto Socorro.

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Assistida, Carga horária: 12

Outras informações:
Realizou Estágio de Docência II, durante o curso de Mestrado na disciplina Introdução a Enfermagem em Gerontologia, ministrou aulas aos alunos de 6 e 8 período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realizou atividades didático-pedagógicas como docente, desde aulas expositivas, aplicação de provas e correções de trabalhos. Acompanhou os alunos em visitas: Em Instituição de Longa Permanência,na Promotoria de Saúde do Idoso, no Centro de Atenção a Saúde do Idoso (CEASI/SUS), e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAP).

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/DS). Exercendo funções como: participação de atividades acadêmicas no Grupo de Pesquisa: Enfermagem,Saúde e Envelhecimento (GREPENSE) outras ações como:participações em Congressos, orientações de bolsistas da Iniciação Científica, e demais ações sobre a construção da dissertação de Mestrado e em atividades do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Assistida, Carga horária: 12

Outras informações:
Realizou Estágio de Docência I, durante o curso de Mestrado na disciplina Atenção Integral à Saúde II, ministrou aulas aos alunos do 6 período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realizou atividades didático-pedagógicas como docente, desde aulas expositivas, aplicação de provas e correções de trabalhos. Acompanhou um grupo de alunos em aulas práticas na Unidade Básica de Felipe Camarão II, localizada no Bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, RN.. Supervisionou alunos na Sala de Vacina, em visitas domiciliares à pessoa idosa e também acompanhou casos de vigilância epidemiológica.

Atividades

  • 02/2014 - 07/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem.,Linhas de pesquisa

2012 - 2013

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário PIBIC/CNPq, Carga horária: 12

Outras informações:
Foi Bolsista Voluntária PIBIC/CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBIC/UERN/CNPq), durante o período compreendido entre 01 de agosto de 2012 a 31 de abril de 2013, desenvolvendo atividades de pesquisa no projeto intitulado: "UM OLHAR QUE ENALTECE: o enfrentamento da equipe de enfermagem frente à morte e o morrer", aprovado no edital n 003/2012-DP/PROPEG/UERN. Sobre a orientação da Professora Drª Cecília Nogueira Valença

2011 - 2013

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 8

Outras informações:
Membro grupo de pesquisa: Assistência no Processo Saúde-Doença Individual/Coletiva na Educação em Saúde e na Assistência/Gerência de Serviços de Saúde , no período de junho de 2011 a abril de 2013.Tal participação representou três semestres letivos de atividades de Iniciação Científica, sob a orientação da professora Dra. Cecília Nogueira Valença.

2008 - 2013

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduanda de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 12

Outras informações:
Foi Bolsista (PIBIC/CNPq) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBIC/UERN/CNPq), durante o período de 28 de dezembro de 2011 à 31 de julho de 2012. (Com duração de 12 meses), desenvolvendo pesquisas no projeto intitulado: "CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS SOBRE A IDENTIDADE DO ENFERMEIRO E SUA FORMAÇÃO", aprovado no edital n001/2011-DR/PROPEG/UERN, com carga horária de 12 horas semanais e sob a orientação da Professora Drª Cecília Nogueira Valença.

Atividades

  • 12/2012 - 03/2013

    Estágios , Unidade Hospitalar Regional do Seridó (UHRS).,Estágio realizado, Estágio Curricular em Hospital Regional nos Setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cetro Cirúrgico e CME, Unidade de Terapia Intensiva-UTI e Urgência e Emergência.

  • 07/2012 - 10/2012

    Estágios , Unidade Básica de Saúde da Família Walfredo Gurgel.,Estágio realizado, Estágio Curricular.

  • 07/2009 - 07/2009

    Extensão universitária , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.,Atividade de extensão realizada, Calendário da Saúde.

2013 - 2013

hospital Maternidade Maria do Carmo Bezerril Costa

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 6

Outras informações:
Realizou Estágio Voluntário no Hospital Maternidade Maria do Carmo Bezerril Costa, localizado na cidade de Pedro-Velho,RN. Desempenhou atividades de assistência Hospitalar junto aos usuários atendidos na Unidade. Prestou serviços na área de enfermagem em nível Hospitalar, sob a forma voluntária e sem nenhum tipo de remuneração, contabilizando um total de 360 horas.