Jacqueline Atsuko Tida

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2014). Atualmente encontra-se como mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor do Departamento de Biomecanica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor

2014 - Atual

Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP
Título: Efeitos da eletroacupuntura em ossos de ratas ovariectomizadas,Orientador:
Prof. Dr. Antonio Carlos Shimano.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Especialização em Fisioterapia Geriátrica

2014 - 2015

Universidade Federal de São Carlos
Título: Efeito da eletroacupuntura na densidade mineral e propriedade mecânica óssea de ratas ovariectomizadas.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Shimano

Graduação em Fisioterapia

2009 - 2014

Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP
Título: Resposta da terapia por acupuntura em ratos lactentes com hidrocefalia experimental induzida pelo caulim
Orientador: Profa. Dra, Luiza da Silva Lopes

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Cidade de Atibaia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2013

Formação em Acupuntura. (Carga horária: 1380h). , Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos.

2012 - 2012

Acupuntura aplicada a estética. (Carga horária: 40h). , Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos.

2012 - 2012

Acupuntura dry needling. (Carga horária: 20h). , Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Workshop Brasileiro sobre Biologia Óssea. 2014. (Outra).

21˚ SIICUSP.Resposta da Terapia por Acupuntura em Ratos Lactentes com Hidrocefalia Experimental Induzida pelo Caulim. 2013. (Simpósio).

1˚ Amostra de trabalhos IPES. Medida pelo Ryodorakudo padrão energético de uma gestante no terceiro trimestre gestacional. 2013. (Exposição).

1˚ Simpósio de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Interdisciplinariedade em comemoração aos 10 anos dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Pretoe. 2012. (Simpósio).

I Simpósio de Fisioterapia Dermatofuncional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2012. (Simpósio).

XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2011. (Congresso).

Mini-curso de Acupuntura. 2010. (Seminário).

I Simpósio de Terapia Manual. 2010. (Simpósio).

I Smpósio Multidisciplinar da Saúde: As diferentes Abordagens Frente à Síndrome de Down. 2010. (Simpósio).

V Encontro de Humanização da Cia do Riso. 2010. (Encontro).

Mini curso - Afecções comuns na infância e adolescência. 2010. (Outra).

Abordagem Multidisciplinar do Paciente Parkinsoniano. 2009. (Seminário).

I Encontro sobre FIsioterapia, Ética e Política de Classe do Curso de Fisioterapia. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniel Augusto Carvalho Maranho

Shimano AC;Maranho DA. Efeitos da eletroacupuntura em ossos de ratas ovariectomizadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Antonio Carlos Shimano

SHIMANO, A. C.Maranho, D.A.C.; SILVA, J. R. T.. Efeitos da eletroacupuntura em ossos de ratas ovarectomizadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

João Eduardo de Araujo

SHIMANO, Antonio Carlos; MARANHO, D. A. C.; TORRES, Josie Resende;De ARAUJO, J. E.; HERRERO, C. F. P. S.; ROSA, S. M. M. G.. Efeitos da eletroacupuntura em ossos de ratas ovariectomizadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ortopedia Traumatologia e Reabilitação) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Elie Fiogbé

Fiogbé E. Efeito da acupuntura e eletroacupuntura na densidade mineral e propriedade mecânica óssea em ratas ovariectomizadas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiza da Silva Lopes

Resposta da terapia por acupuntura em ratos lactentes com hidrocefalia experimental induzida pelo caulim; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiza da Silva Lopes;

Antonio Carlos Shimano

Efeitos da eletroacupuntura em ossos de ratas ovariectomizadas; 2015; Dissertação (Mestrado em ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor) - Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto/USP,; Orientador: Antônio Carlos Shimano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TIDA, J. A. ; ARAUJO, C. ; ROCHA, C. H. C. ; L. da Silva Lopes . Response of Acupucture Therapy in Infants with Hydrocephalus Experimental Rats Induced by Kaolin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Efeitos da eletroacupunura em ossos de ratas ovariectomizadas, Descrição: Osteoporose é uma doença esquelética caracterizada pela redução da resistência óssea que predispõe a um aumento de fraturas. Diferentes intervenções experimentais podem ser utilizados para induzir osteopenia e osteoporose, entre estes modelos, a ovariectomia em ratas é frequentemente utilizada. O tratamento e a prevenção da osteoporose ainda não estão totalmente esclarecidos. Alguns estudos têm mostrado que o uso da acupuntura é efetivo na proteção do fêmur quanto à sua resistência mecânica, volume e espessura do osso trabecular. O presente estudo tem como proposta verificar os possíveis efeitos da terapia com eletroacupuntura nos acupontos Senshu (Bexiga 23) e Zusanli (Estômago 36) em ossos de ratas ovariectomizadas. 40 ratas fêmeas Wistar serão divididas em 4 grupos diferentes (n=10 em cada): Ovariectomia não submetido à intervenção (OVX), ovariectomia submetido ao tratamento de acupuntura (OVXTA) e estímulo sham (OVXTS), e controle (C). A eletroacupuntura constará em estímulo nos acuponto B23 e E 36 bilateralmente, seguindo os parâmetros de 2 Hz de frequência e intensidade de 0,7-1,0 mA, por 20 minutos, cinco vezes na semana e a estimulação sham seguirá os mesmo protocolo de acupuntura, entretanto com o aparelho de eletroestimulação desligado. Os grupos tratados serão estimulados após 90 a ovariectomia, por 8 semanas. Após o período determinado de intervenção, os animais serão eutanasiados por dose excessiva de anestésico, o sangue cardíaco será removido, bem como será realizado a dissecação dos ossos fêmures e tíbias. A análise do tecido ósseo ocorrerá através da análise de marcadores bioquímicos circulantes de osteocalcina e fosfatase ácida tartarato- resistente por método ELISA, propriedades mecânicas ósseas da cabeça do fêmur e no osso da tíbia, densidade mineral óssea dos fêmures e das tíbias e microarquitetura óssea através da microscopia eletrônica de varredura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacqueline Atsuko Tida - Coordenador / Antonio Carlos Shimano - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Resposta da terapia por acupuntura em ratos lactentes com hidrocefalia experimental induzida pelo caulim, Descrição: Hidrocefalia ocorre quando o fluido cérebro espinhal não pode ser absorvido adequadamente, geralmente obrigando os ventrículos cerebrais ampliarem substancialmente. Assim, pacientes com hidrocefalia congênita ou neonatal sofrem com déficts residuais neurológicos. Na acupuntura, um tratamento milenar chinês, tem sido relatado que o acuponto estômago 36 (E36) é um importante ponto para reduzir o volume de enfarte cerebral induzido por hipoperfusão crônica. Avaliando-se o mecanismos de lesão da hidrocefalia o objetivo deste estudo foi avaliar a resposta sensoriomotora de ratos lactentes submetidos à hidrocefalia e ao regime de terapia por acupuntura, e a possível interferência neuroprotetora desta nas lesões estruturais ao tecido nervoso. Foram utilizados ratos da linha wistar, com 7 dias de idade. Os filhotes foram submetidos à indução da hidrocefalia pelo método de injeção intracisternal de caulim a 20%. A terapia por acupuntura no acuponto E36 bilateralmente foi iniciada um dia após a indução da hidrocefalia por um período de 30 min, sendo realizada todos os dias, durante 21 dias. Ao final de cinco dias de evolução (p:05), os animais foram submetidos à ressonância magnética do encéfalo para análise de razão ventricular e transferência de magnetização total. Durante os vinte e um dias de experimento todos os animais foram pesados diariamente e foi realizado teste de comportamento e após esta data os animais foram eutanasiados com dose excessiva de anestésico e seus encéfalos removidos para analise imunohistoquímica para avaliação de espessura de corpo caloso, bem como da densidade de astrócitos reativos (unid/mm2). Através das analises, foi observado que o grupo hidrocefálico submetido à terapia por acupuntura apresentou maior pontuação nos testes comportamentais, além de apresentar ganho ponderal similar ao grupo controle. Através da análise imunohistoquímica para GFAP, os animais tratado com acupuntura apresentaram menor densidade de astrócitos reativos quando comparado apenas com os animais hidrocefálicos em região de corpo caloso. Apesar dos resultados apresentarem um possível efeito neuroprotetor, mais estudos na área devem ser realizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jacqueline Atsuko Tida - Coordenador / Luiza da Silva Lopes - Integrante / Carlos Henrique Catalão Rocha - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2012 - 12/2012

      Estágios , Centro Integrado de Reabilitação, .,Estágio realizado, Estágio optativo extracurricular em Fisioterapia Aplicada à Gerontologia.