NAYANNA REIS SILVA

Mestranda Em Educação do Campo/PPGEDCAMP, pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Pós-Graduanda em Inovação Social com ênfase em Agroecologia e Economia Solidária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Graduada em Bacharelado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências sociais aplicada, com as temáticas: Economia Solidária; Desenvolvimento local e territorial; Cooperativismo e Associativismo; Juventudes; Gênero. Foi pesquisadora do grupo Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional (NEDER). Atualmente é docente do Centro Territorial de Educação Profissional recôncavo II Alberto Tôrres. Atualmente há interesse nas áreas de Educação do campo, Gênero, Raça, Classe e Teatro do Oprimido

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educação do Campo

2020 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Mulheres negras, saberes e autonomias: práticas de intervenção do Teatro do Oprimido e a Educação do Campo numa Escola Família Agrícola da Bahia, Ano de Obtenção:
Orientador: Mariana Martins De Meireles
Palavras-chave: Educaçao do Campo; Teatro do Oprimido; Raça; Gênero; Arte; Memória.

Especialização em andamento em Inovação Social com ênfase em Agroecologia e Economia Solidária

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Graduação em Administração

2010 - 2014

Universidade do Estado da Bahia
Título: A Gestão de uma Organização sem Fins lucrativos que Atua no Semiárido Baiano: Um Estudo de Caso no Movimento de Organização Comunitária (MOC).
Orientador: Keilla Petronilia Santos Lopes.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Estudos em Teatro do Oprimido - módulo 4 Teatro Legislativo -versão beta. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, DULCINA, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação Básica em Teatro do Oprimido. (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.

2018 - 2018

Formação em Dinâmicas para facilitação de grupo com crianças, adolescentes. (Carga horária: 16h). , Terre des Hommes Suisse, TDH SUISSE, Suiça.

2017 - 2017

Curso de Incidência Política. (Carga horária: 112h). , Terre des Hommes Suisse, TDH SUISSE, Suiça.

2015 - 2015

Oficina de Plano de Marketing para Empreendimentos da Economia Solidária. (Carga horária: 16h). , Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, CCAAB / UFRB, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Formação para equipe técnica para atuar no ATER Mais Gestão. (Carga horária: 24h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação em Elaboração de Plano de Negócios. (Carga horária: 24h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2010 - 2011

operador de computador. (Carga horária: 80h). , Prepara Cursos Profissionalizantes, PCP, Brasil.

2010 - 2011

Linux. (Carga horária: 40h). , Prepara Cursos Profissionalizantes, PCP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Economia Solidária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração.

Participação em eventos

Educação do Campo nos Institutos Federais: diálogo e experiências. 2021. (Oficina).

IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Profissão docente em questão,.GÊNERO, RAÇA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO: MINHAS MEMÓRIAS SÃO NO FEMININO E VEM DE LONGE. 2021. (Outra).

IV Seminário de Agroecologia e III Seminário de Educação do Campo do IFPE. 2021. (Seminário).

VIII JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA 2021 UFBA. 2021. (Outra).

IV Seminário sobre o pensamento brasileiro ? Augusto Boal & Milton Santos. 2020. (Seminário).

SETOCA 2020 - Seminário de Teatro do Oprimido em Casa. 2020. (Seminário).

3 Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia.SABOREANDO A VIDA NO TRABALHO: PRÁTICAS SOLIDÁRIAS NO GRUPO SABORES DA VIDA EM IRARÁ, BAHIA. 2019. (Outra).

Seminário Internacional da Rede Racismo e Anti-Racismo no Brasil: o caso dos povos indígenas?. 2018. (Seminário).

VI Seminário de Educação do Campo Escola Família Agrícola Irará/ Bahia. 2018. (Seminário).

Formatura promovida pelo Espaço Viva Mulher.Palestra:União feminina, coletividade, geração de trabalho e renda, experiéncia de vida. 2017. (Outra).

I Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal Baiano.Reflexos e reflexões sobre o(s) sabores da vida: práticas solidárias na comunidade Largo Novo, Irará-BA. 2017. (Seminário).

I Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local: diálogo Brasil-Cuba. JUVENTUDE E ECONONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO E INSERÇÃO DOS JOVENS NOS EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA NO BRASIL. 2016. (Congresso).

X Feira do Semiárido: Diálogos entre campo e cidade e os desafios para ra o terrítorio. JUVENTUDE E ECONOMIA SOLIDÁRIA: AS RELAÇÕES DE TRABALHO E A INSERÇÃO DOS JOVENS NOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. 2016. (Feira).

I Conferência Territorial de Juventude do Portal do Sertão. 2015. (Outra).

IX Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. A GESTÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA NO SEMIÁRIDO BAIANO: UM ESTUDO DE CASO NO MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA (MOC). 2014. (Congresso).

Seminário Acesso a Mercado, Estratégias, Comercialização Gestão de Vendas para Produtos das Agroindústrias Baiana ag. 2014. (Seminário).

51° Congresso SOBER. 2013. (Congresso).

38°Encontro Nacional de Estudantes de Administração. 2012. (Encontro).

VIII Feira do Semiárido.A contribuição da COOBAFS Para desenvolvimento sustentável em Feira de Santana. 2012. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Heron Ferreira Souza

COSTA, D. S.;SOUZA, H. F.; SANTOS, M. A. F.; CARVALHO, G. J.. OS (des)sabores do Grupo Sabores da Vida em Irará, Bahia: práticas solidárias, protagonismo de gênero e geração. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação Social (Economia Solidária e Agroecologia)) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Ginalva Jesus de Carvalho

COSTA, D. S.; SOUZA, H. F.;CARVALHO, Gina. J.; Maria Auxiliadora Freitas Santos. Os Sabores do Grupo Sabores da Vida em Irará, Bahia: Práticas Solidárias , Protagonismo de Gênero e Geração. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação Social com Ênfase em Economia Solidária e Agroecologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Cilene Nascimento Canda

CANDA, C. N.; MEIRELES, M. M.; GIVIGI, A. C. N.; LEITE, C. I. R.. Narrativas de mulheres negras e teatro do oprimido: cenas no contexto da educação do campo. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação do Campos) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Mariana Martins de Meireles

MEIRELES, M. M.; GIVIGI, A. C. N.; LEITE, C. I. R.; CANDA, C. N.. Narrativas de mulheres negras e Teatro do Oprimido: cenas no contexto da Educação do Campo. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

MAria Auxiliadora Freitas dos Santos

SANTOS, M. A. F.; SOHeron Ferreira Souza UZA, H. F.; CARVAHO, G.; COSDAVI SILVA DA COSTA TA, D. S.. OS (DES) SABORES DO GRUPO SABORES DA VIDA EM IRARÁ, BAHIA: PRÁTICAS SOLIDÁRIAS, PROTAGONISMO DE GÊNERO E GERAÇÃO.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Foi orientado por

Keilla Petronilia Santos Lopes

A Gestão de uma organização sem fins Lucrativos que atua no semiárido baiano: um estudo de caso no movimento de Organização comunitária (MOC); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Keilla Petronilia Santos Lopes;

Keilla Petronilia Santos Lopes

Monitoria de Ensino - remunerada - disciplina: Comportamento Organizacional; 2013; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Keilla Petronilia Santos Lopes;

Davi Silva da Costa

Os (des)sabores do Grupo Sabores da Vida em Irará, Bahia: práticas solidárias, protagonismo de gênero e geração; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialiação em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroec; ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; Orientador: Davi Silva da Costa;

Mariana Martins de Meireles

Narrativas de Mulheres Negras e Teatro do Oprimido: cenas de existência no contexto da Educação do Campo; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Mariana Martins de Meireles;

Produções bibliográficas

  • MENEZES, G. N. D. ; NUNEZ, J. M. L. ; SILVA, N. R. . GÊNERO, RAÇA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO: MINHAS MEMÓRIAS SÃO NO FEMININO E VEM DE LONGE. In: IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Profissão docente em questão,, 2021, Salvador. Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: docência em contextos de diversidade. Curitiba: a editora, 2021. v. 2. p. 619-631.

  • SILVA, N. R. . GÊNERO, RAÇA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO: MINHAS MEMÓRIAS SÃO NO FEMININO E VEM DE LONGE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. R. ; XAVIER, P. C. ; CERQUEIRA, T. R. ; MELO, T. G. F. . EFACOINS: Uma experiência de moeda social na Escola Família Agrícola da Região de Irará (EFAMI) gerando valores e renda. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Bastos, M.C.C ; CRUZ, H. A. B. ; SILVA, N. R. ; SOUZA, B. S. ; LIMA, C. M. B. ; OLIVEIRA, L. C. ; MARTINS, T. O. ; PEDROSA, M. C. ; LEITE, C. I. R. . Campo do Campo: Reflexões entre psicologia, teatro do oprimido e ruralidades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. R. ; COSTA, D. S. . SABOREANDO A VIDA NO TRABALHO: PRÁTICAS SOLIDÁRIAS NO GRUPO SABORES DA VIDA EM IRARÁ, BAHIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRUZ, H. A. B. ; SILVA, N. R. ; LIMA, C. M. B. ; OLIVEIRA, L. C. ; MARTINS, T. O. . Teatro no Campo - Experimentações de Teatro do Oprimido em uma EFAMI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. R. . Palestra de abertura da II CARAVANA DA JUVENTUDE AGROECOLOGICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. R. . União feminina, coletividade, geração de trabalho e renda, experiéncia de vida.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, N. R. ; COSTA, D. S. . Reflexos e Reflexões Sobre O(S) Sabores da Vida: Práticas Solidárias na Comunidade Largo Novo, Irará-Ba.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, N. R. ; OLIVEIRA, M. S. . Juventude e Economia Solidária: Uma análise sobre a participação e inserção dos jovens nos empreendimentos de Economia Popular Solidária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, N. R. . JUVENTUDE E ECONOMIA SOLIDÁRIA: AS RELAÇÕES DE TRABALHO E A INSERÇÃO DOS JOVENS NOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. R. ; LOPES, K. P. S. . A GESTÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA NO SEMIÁRIDO BAIANO: UM ESTUDO DE CASO NO MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA (MOC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, J. S. ; RIOS, D. S. ; SILVA, N. R. ; SILVA, B. G. M. ; ARAUJO, J. P. . A contribuição da COOBAFS Para desenvolvimento sustentável em Feira de Santana.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIOS, D. S. ; MENDES, J. S. ; SILVA, N. R. ; SANTIAGO, T. S. . A ATUAÇÃO DA COOBAFS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM FEIRA DE SANTANA - BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, N. R. ; SOUZA, B. S. ; CRUZ, H. A. B. ; Bastos, M.C.C . Reflexões Sobre Teatro de Oprimido e Ruralidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIRMO, C. S. ; CARNEIRO, G. C. O. ; ALMEIDA, W. O. ; NEPOMUCENO, A. C. ; SILVA, A. L. C. ; CARNEIRO, E. C. ; LOPES, J. S. ; ARAUJO, J. O. S. ; CARNEIRO, K. M. S. ; REIS, L. S. C. ; SANTIAGO, M. D. ; ESTEVES, M. J. ; VIRGENS, M. C. ; SILVA, N. R. ; SILVA, R. S. ; ALMEIDA, S. G. J. ; FONTENELLE, T. E. ; SOUZA, V. L. ; JESUS, Z. A. . Caderno de Sistematização: Rede de Cidadania no Sertão da Bahia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de sistematizações).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2013

SENAI - Departamento Regional da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiario

2018 - Atual

Escola Família Agricola dos Municípios Integrados da Região de Irará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Voluntária

Outras informações:
Lecionando a matéria Administração e Economia rural Tutora de discente

2014 - 2018

Cooperativa de Consultoria Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Rural Suste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cooperada/prestação de serviço, Carga horária: 40

2021 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: REDA, Carga horária: 20