Evandro de Sousa Bonfim
Pesquisador Visitante do Depto de Antropologia da Universidade Federal de São Carlos com o projeto "A noção de retomada no campo da revitalização linguística: considerações a partir da Etnologia dos povos indígenas no Brasil" (FAPESP 2025/00064-3). Professor Colaborador do Departamento de Antropologia do Museu Nacional-UFRJ. Integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND) do Museu Nacional-UFRJ. Integrante da Comissão de Línguas Indígenas da Associação Brasileira de Linguística. Integrante do Grupo de Trabalho Transmissão de Línguas Indígenas e Construção de Resiliência da Força-Tarefa Global da Década Internacional das Línguas Indígenas da UNESCO. Desenvolve pesquisa sobre máscaras e rituais junto ao povo Bakairi, além de estudos comparativos sobre a família linguística Karib. Trabalha em projetos de revitalização/retomada de línguas indígenas sob a perspectiva etnolinguística, realizando oficinas com os povos Anacé e Otxukayone. Atuou como Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com bolsa de Pós-Doutorado da Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (2015/26464-9) sobre o lugar das imagens nas controvérsias públicas envolvendo as definições de secular e religioso na sociedade brasileira contemporânea (2016-2020). Pós-Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística-UFRJ com bolsa do CNPq (2012-2014). Doutor (2012) e Mestre (2004) em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ com pesquisas sobre cristianização e noção de pessoa na Renovação Carismática Católica (comunidade Canção Nova) e na Igreja Universal do Reino de Deus. Especialista em Línguas Indígenas Brasileiras pelo Museu Nacional/UFRJ (2012). Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000). Trabalha também com os povos Xavante, Mebêngôkre e Kaiowa. Áreas de Interesse: Relações entre Religião e Mídia; Análise do Discurso; Antropologia do Cristianismo; Iconografia; Etnologia Ameríndia; Línguas e Povos Indígenas Brasileiros; Projetos de Recuperação de Línguas Indígenas; Patrimônio Imaterial e Diversidade Linguística no Brasil; Teoria Fonológica.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia Social
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Canção Nova: Circulação de dons, mensagens e pessoas espirituais em uma comunidade carismática
, Ano de obtenção: 2012. Luiz Fernando Dias Duarte. Coorientador: Tânia Conceição Clemente de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Comunicação Religiosa; Evangelização; Ciberespaço; Catolicismo.
Mestrado em Antropologia Social
2002 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Lista Universal: Sociabilidade e MIssão Cristãs nos Jardins Suspensos da Babel Virtual
, Ano de Obtenção: 2004.Otávio Guilherme Alves Velho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ciberespaço; Sociabilidade; Religião.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Linguas Indigenas Brasileiras
2010 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Marcas de Alteridade na Língua Bakairi
Orientador: Tânia Conceição Clemente de Souza
Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL COM HABILITAÇAO EM JORNALISMO
1997 - 2000
Universidade Federal do Ceará
Título: Sociabilidade e Pregação Virtuais na Igreja Universal do Reino de Deus
Orientador: Júlia Pereira Miranda
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2016 - 2020
Pós-Doutorado. , Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
2012 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Formação complementar
2022 - 2022
Produção de Material Didático para o Ensino de Línguas (com foco em L2). (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2022 - 2022
Jogos Linguísticos para Ensino/Aprendizagem de Línguas. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em O Fenômeno Religioso à Luz da Antropologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
La ergatividad en la gramática generativa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Guarani
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Organização de eventos
BONFIM, Evandro. S. ; BERTOLOSSI, L. C. ; XAGOPE, V. K. ; ROSA, R. P. S. ; SOUZA, T.C.C. de . Mesa Redonda Kurâ Xunari: Memória Bakairi, Ritos e Língua Cantada. 2023. (Congresso).
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; DURAZZO, L. . ST23: Políticas linguísticas indígenas no Brasil: aspectos teóricos, políticos e etnográficos no 46 Encontro da ANPOCS. 2022. (Congresso).
BONFIM, Evandro. S. . Levante Linguístico Indígena no NE, MG e ES: aspectos teóricos, linguísticos e etnográficos. 2021. (Congresso).
Participação em eventos
Colóquio Carnaval e Boi Bumbá Conexões Criativas.A Conversão Semiótica da Imagem Ameríndia em Parintins. 2022. (Outra).
Seminários Públicos do ETNOLINSI.?Linguística e Línguas Indígenas na educação intercultural. 2022. (Seminário).
Colóquio Mecanismos de Mudança de Valência em Línguas Ameríndias.Expansão de Diátese em Verbos Inergativos em Bakairi. 2021. (Outra).
I Colóquio Franz Boas Etnografia e Linguagem.Categorias gramaticais e significação: aspectos morfológicos e taxionômicos dos zooemas em Bakairi (Karib Sul). 2021. (Encontro).
XXVI Seminário de Pesquisas Linguísticas em Andamento.Organização do léxico em Bakairi. 2021. (Seminário).
60+1 Linguística e Línguas Indígenas.Retomadas políticas e linguísticas no sertão nordestino: o caso dos Kiriri e dos Pankararu. 2019. (Encontro).
31ª Reunião Brasileira de Antropologia. O trans do corpo transexual é o mesmo trans de transcendente? Reações públicas contemporâneas em torno da figuração de Cristo no Brasil. 2018. (Congresso).
42º Encontro Anual da ANPOCS.Cidade Plural, Prefeito Universal: Críticas a partir da Cultura Citadina Carioca à Gestão de Marcelo Crivella. 2018. (Encontro).
I Jornada do Português como Língua Adicional.Português Indígena no Ensino Superior. 2018. (Encontro).
30ª Reunião Brasileira de Antropologia. In hoc signo vinces: a formação religiosa da iconografia secular pública no Brasil. 2016. (Congresso).
II Seminário Discente - PPGS USP.Religião e Sociedade. 2016. (Seminário).
V Seminário dos Alunos do PPGAS/MN-UFRJ.Linguagem, Comunicação e Atos de Fala. 2015. (Seminário).
Seminário Íbero-Americano de Diversidade Linguística.Gramáticas Cosmopolíticas: o caso Bakairi. 2014. (Seminário).
IV Reunião Equatorial de Antropologia/XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.GT Testemunho, Verdade e Articulações Societárias. 2013. (Outra).
XII Seminário de Tese e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Linguística.Sessão IX. 2013. (Seminário).
28ª Reunião Brasileira de Antropologia. Arte Bizantina e Pop na Iconografia Carismática. 2012. (Congresso).
III Seminário Internacional do GELIC.Implicações do contato entre sistemas cromáticos para o léxico designativo das cores: o caso Xavante. 2012. (Seminário).
III Simpósio Internacional de Linguística Ameríndia da ALFAL.A partícula de pessoa em Bakairi: morfologia pronominal e ontologia em línguas Karib. 2012. (Simpósio).
IX Reunião de Antropologia do Mercosul. O som como princípio classificatório: a glossolalia na comunidade Canção Nova. 2011. (Congresso).
XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Inculturação Pop: o Axé Católico. 2011. (Simpósio).
"Deus, o diabo e outras pessoas. Reflexões sobre o Cristianismo na Floresta e na cidade". 2010. (Seminário).
Seminário dos Alunos do PPGAS/Museu Nacional-UFRJ.Comunicação, Evangelização e Dádiva. 2009. (Seminário).
"Quando o Campo é o Arquivo".A internet como campo etnográfico: a comunicação visual nos arquivos virtuais. 2008. (Seminário).
III Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. O Jornalismo Nice and Slow de Amaury Jr.. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
CARVALHO, F. O.; VASCONCELOS, E. A.;BONFIM, Evandro. S.. Atitudes a respeito da perda e da revitalização linguística entre os Terena da Terra Indígena Buriti. 2025. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CHRISTINO, B. P.;BONFIM, Evandro. S.; PONSO, L. C.. Políticas linguísticas para indígenas em contexto urbano: uma proposta de análise a partir da Região Metropolitana de São Paulo (SP). 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de; IVO, I. P.. Movimentos na história e liderança feminina Guarani Mbya. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; VIDAL, E. L.. O mito da Cobra Grande: magia, memória e discurso. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, Marília Facó;BONFIM, Evandro. S.. O movimento corporal e as brincadeiras infantis no cotidiano da aldeia Vendaval. Contribuição à educação infantil indígena Ticuna. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; ACACIO, M. S. J.. Terra, Roça, Quintais e Percursos de Sentido. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; MARIANO, R.; PRANDI, J. R.; CARRANZA, B.. Formação e vocação no catolicismo carismático: análise sociológica sobre a socialização em Movimentos de Reavivamento Religioso. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de; MACHADO, C. F.. Criança e Educação Infantil entre os Mebêngôkre a partir do ritual Makra'kara Nure. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA; SOARES, Marília Facó; PONSO, L. C.. Ritos de Passagem, Classes Etárias e Escola Mebêngôkre: o ritual do maribondo. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de; PONSO, L. C.. A Onomástica Mebêngôkre: aspectos linguístios dos nomes cerimoniais e o contexto escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, S.; SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.. A beleza das roças: Língua e Etnobotânica na Escola Mebêngrôkre. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, Marília Facó;BONFIM, Evandro. S.; CARVALHO, F. O.. Visões Tikuna do corpo humano, das doenças e dos medicamentos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de; PEREIRA, R. C.;BONFIM, Evandro. S.. Letramento na Escola Indígena Kayapó. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de; PEREIRA, R. C.;BONFIM, Evandro. S.. Kurâ Xunâry. Memória do Povo Bakairi. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, Marília Facó;BONFIM, Evandro. S.; BUSCACIO, C. M.. Fortalecimento da Música Indígena Tikuna: Mitologia, Letra e Música. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; SILVA, D.. Uma análise das metáforas visuais em Abril Despedaçado. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; VIEIRA, M. D.. Questões do vestibular do Enem: uma abordagem discursiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; LEITAO, M. L.. Análise do funcionamento discursivo do livro ?Condessa de Barral a paixão do imperador?. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de; BONIFACIO, L. P. S.; FLACHI, F.; NOGUEIRA, L.;BONFIM, Evandro. S.. ?A interlíngua dos tukano no processo de aquisição do português como língua adicional: o portukano. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; CABRAL, A. S. A. C.; PEDERNEIRA, I. L.; NOGUEIRA, L.. Organização do Léxico em Bakairi, língua e cosmogonia. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; RAMOS, D. P.; OLIVEIRA, J. G.; CRUZ, F. S. M.; LARA, A. E. M.. A continuidade histórica dos Anacé: entre parentela, lugares e encantados. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; VIDAL, E. L.; LAGE, A. C.; FACUNDES, S. S.. Movimento A e A-Barra em Bakairi (CARIBE). 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MENDONCA, K. S.; SOUZA, T.C.C. de; MOLLICA, ?. C. M.; GUEDES, ?. L. S.;BONFIM, Evandro. S.. Da ocultação dos fatos ao deslinde do crime: uma análise da discursividade do verbal e do não verbal no caso Isabella Nardoni. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, EVANDRO DE SOUSA; AMARAL, N. F. G.; MOURA, J. R. F.; TEZZARI, N. S.. Linguagem em desfile: discurso em carnavais de Milton Cunha. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; MONTEZ, L. B.; SOUZA, T.C.C. de; DIAS, J. P.; MOURA, J. R. F.. Na trama dos sentidos: edital de concurso público sob a ótica da análise de discurso. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; MOURA, J. R. F.; SOUZA, T.C.C. de; ANDRADE JR, A. F.; FERRARI, L. V.. Insinuações da carne: ordem da imagem e sentidos do olhar. Por questões de leitura de fotografia digital da G Mazine. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de; ANDRADE JR, A. F.; DIAS, J. P.; PEREIRA, E. M.. Indígenas Isolados Pano e Funai: um Encontro Discursivo Possível. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, Marília Facó;BONFIM, Evandro. S.; GOMES, C. A.; VICTORIO, C. A.; Damulakis, Gean N.. Por uma Análise da Fonologia da Frase e de Aspectos da Interface Sintaxe-Fonologia em Mbyá Guarani. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; BAALBASKI, A.; ANDRADE JR, A. F.; PEREIRA, R. C.. Discurso em Manifestações: Argentina, Brasil e Espanha. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de; ANDRADE JR, A. F.; LEITAO, M. L.; FONTANA, M. Z.. Da Sombra às Cores: Análise Discursiva do Dicionário LGBTs Aurélia. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; BAALBASKI, A.; SOUZA, T.C.C. de; SOUZA, C. S.; SILVA, V. L. P. P.. "Ouvir ler o (in)visível". 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de; PEIXOTO, J. S.;BONFIM, Evandro. S.; BAALBASKI, A.; MENDONCA, K. S.; VIANNA, G. S.. Quando os constituintes à esquerda como estratégia de venda são silenciados: análise e tratamento político da sintaxe da corp(oralidade). 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; PEIXOTO, J. S.; ROCHA, S. M.; FAVORITO, W.. "Corpo Surdo: na língua, na corporeidade e na história, os sentidos". 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, Marília Facó; OLIVEIRA, J. P.;BONFIM, Evandro. S.; BRUNO, A. C.. UTCHIGÜNE (CAMINHAR CRESCENDO): A FORMAÇÂO DE UMA COMUNIDADE TIKUNA E AS PRÁTICAS RELIGIOSAS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA; SOUZA, T.C.C. de; VIEIRA, M. D.. O movimento A Barra na língua Bakairi (Karib). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; DIAS, J. P.; SOUZA, T.C.C. de. Contato com Indígenas Isolados Pano: Discurso Verbal e Não Verbal. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.; ZANELLA, A. S.. Da Sombra às Cores: Análise Discursiva do Dicionário LGBTs Aurélia. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de; JUNGER, C. V.. O Modo de Significar das Imagens para Alunos que precisam de Recursos Especiais para visualizá-las. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CENTURION, R.; CRUZ, M. C.;BONFIM, Evandro. S.. Neologismo e Empréstimo no falar dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Kurâ-Bakairi. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultutal) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MATAREZIO FILHO, E. T.;BONFIM, Evandro. S.; ALMEID, L. F.. As Relações entre Cultura, Fala e Artes Verbais do Povo Tumbulalá através de um Estudo Lexical. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RAMOS, D. P.;BONFIM, Evandro. S.; TROMBONI, M.; LARA, A. E. M.. Disciplina Língua Indígena entre os Kiriri. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.
MARIANO, R.; PRANDI, J. R.;BONFIM, Evandro. S.. Institucionalização na Igreja Católica no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.
MARIANO, R.; PRANDI, J. R.;BONFIM, Evandro. S.. Análise Sociológica dos Cursos de Formação da Renovação Carismática Católica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, T.C.C. de;BONFIM, Evandro. S.. A Discursividade do Texto Não Verbal: as Metáforas Visais e Efeitos de Sentido em. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; SOUZA, T.C.C. de. Alguns Aspectos Gramaticais do Bakairi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; BAUMWORCEL, A.; CASTILHO, M.. Intolerância Religiosa no Brasil: para repensar o preconceito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, F. M.;BONFIM, Evandro. S.. A Estrutura em The Walking Dead: O papel do Zumbi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.
BONFIM, Evandro. S.; SABÓIA, Ricardo; SIMÕES, Antônio. Conexão com o Cliente: um estudo de caso de webjornalismo na comunicação empresarial da Coelce. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.
PAULA, Silas de; LUCAS, R. J. L.;BONFIM, Evandro. S.. Mitos do Cotidiano: a imagem ética de Jerry Thompson em Cidadão Kane. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL COM HABILITAÇAO EM JORNALISMO) - Universidade Federal do Ceará.
PORDEUS JR., Ismael de Andrade;BONFIM, Evandro. S.; CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Carnaval de Fortaleza: uma análise de sua trajetória e de participação na mídia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em COMUNICAÇAO SOCIAL COM HABILITAÇAO EM JORNALISMO) - Universidade Federal do Ceará.
BONFIM, Evandro. S.; OLIVEIRA, J. G.; SOUZA, C. S.. Presidente de Banca de Concurso Público para Professor Efetivo Edital Nº. 49/2015. 2016. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
BONFIM, Evandro. S.; Damulakis, Gean N.; MARTINS, M. F.. Banca de Seleção do Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas PROFLLIND Museu Nacional. 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BONFIM, Evandro. S.; MACHADO, C. F.; SANTOS, M. P. I.. Prêmio ABHR Nordeste de Teses, Dissertações e TCCs ? Prêmio Mundicarmo Ferretti. 2019. Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
Retoar - A Retomada Linguística Anacé e o Contexto Escolar; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
TRADUÇÃO E REVITALIZAÇÃO LINGUÍSTICA: O CASO DO DZUBUKUÁ ENTRE OS TUXÁ DE RODELAS/BA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Epistemologia indígena e metodologia de pesquisa linguística Puri: a construção de um glossário cosmopolítico; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Criança e Educação Infantil entre os Mebengokre a partir do ritual Makra'kara Nure; 2019; Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Ritos de passagem, classes etárias e escola Mebêngokre: o ritual do Marimbondo; 2019; Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
A Onomástica Mebengokre: aspectos linguísticos dos nomes cerimoniais e o contexto escolar; 2018; Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
A beleza das roças: língua e etnobotânica na Escola Mebêngokre; 2018; Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
O desafio da evangelização na televisão: análise do programa Atitude Solidária; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Explorando o abismo digital: o caso da escola Johnson; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
O hipertexto como prática no Jornalismo Cultural: análise do site Digestivo Cultural; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Celebridades Virtuais: critérios de fama e sucesso na internet; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
A utilização do Orkut como ferramenta de Marketing Pessoal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Comunicação religiosa na internet e a fé católica: análise do portal Canção Nova; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Os Emoticones como ferramentas de interação nos mundos virtuais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Dos Aspectos da Morfofonêmica em Bakairi; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Signos Motivados em Bakairi :uma questão semântica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Arabe) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Evandro de Sousa Bonfim;
Produções bibliográficas
-
LIMA, R. Q. ; BONFIM, Evandro. S. . Epistêmicos míticos nas narrativas em Português Indígena e a mitopoiesis. PORTO DAS LETRAS , v. 10, p. 55-68, 2024.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; SOUSA, JOÃO GUSTAVO MARTINS MELO DE . -Eras tu, Senhor?-: As faces do contramessianismo em corpos, alegorias e ícones no carnaval da Mangueira. GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 8, p. e193245, 2023.
-
XAGOPE, V. K. ; BONFIM, Evandro. S. . A valência em Bakairi e os verbos intransitivos na família Karib. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 29, p. 48, 2023.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Categorias gramaticais e significação: aspectos morfológicos e taxonômicos dos zooemas em Bakairi (Karib Sul). R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 14, p. 144-158, 2022.
-
ROSA, R. P. S. ; BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Morfofonêmica, Nasalidade e Redução Silábica em Bakairi (Karib Sul). Revista Brasileira de Línguas Indígenas , v. 3, p. 150, 2021.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; AGUIAR, M. S. . Categorias ontológicas e afixos taxonômicos em línguas ameríndias. REVISTA CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA , v. 23, p. 26-36, 2021.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . ARTE POP E BIZANTINA NA ICONOGRAFIA CARISMÁTICA. DEBATES DO NER , v. 1, p. 263-292, 2021.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; DURAZZO, L. ; AGUIAR, M. S. . O ?LEVANTE LINGUÍSTICO INDÍGENA? NO NORDESTE, ESPÍRITO SANTO E MINAS GERAIS: ASPECTOS TEÓRICOS, POLÍTICOS E ETNOGRÁFICOS. POLICROMIAS - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, IMAGEM E SOM , v. 6, p. 400-422, 2021.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; DURAZZO, L. ; AGUIAR, M. S. . NAS PALAVRAS DOS POVOS, UM MULTILINGUISMO. POLICROMIAS - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, IMAGEM E SOM , v. 6, p. 608-657, 2021.
-
BONFIM, Evandro. S. . O Espírito Santo e o rei do fim do mundo: transmissão de carisma e iconografia escatológica no governo Bolsonaro. CIENCIAS SOCIALES Y RELIGIÓN / CIÊNCIAS SOCIAIS E RELIGIÃO , v. 22, p. 1-18, 2020.
-
MARTINS, S. M. ; BONFIM, Evandro. S. . As Variações do Mito na Vizinhança: disputas políticas sobre a fundação da aldeia Mapuera. ACENO - REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE , v. 7, p. 245-258, 2020.
-
BONFIM, Evandro. S. . Só o Rei Momo expulsa o Crivella das Pessoas: críticas não-verbais e carnavalescas à prefeitura do Rio de Janeiro. Policromias , v. 7, p. 11-27, 2019.
-
BONFIM, Evandro. S. . Resenha Sobrevivencias Escritas I. Nueva ReCIT , v. 2, p. 1-4, 2019.
-
BONFIM, Evandro. S. . Como o Narrador e a Língua Estruturam o Mito: as Interferências no Conto Bakairi -A Onça e o Tamanduá-. Museo de Antropologia. Revista , v. 11, p. 17-24, 2018.
-
BONFIM, Evandro. S. . Resenha de 'A festa da Jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa'. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 10, p. 409-413, 2018.
-
BONFIM, Evandro. S. . Kurâ Itanro: Cosmopolítica e Língua entre os Bakairi. REVISTA ÑANDUTY , v. 5, p. 30-36, 2017.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . A MÚSICA AMERÍNDIA COMO MITOLÓGICA: POR QUE CANTAM OS KISÊDJÊ?. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS) , v. 11, p. 401, 2017.
-
BONFIM, Evandro. S. . Das relações entre Exemplo e Parresia: formas de evangelização católica. Religiao & Sociedade , v. 36, p. 71-84, 2016.
-
FREITAS, THAYANNE TAVARES ; BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Freedas Crew: Pintando Com um Grupo de Mulheres. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 13, p. 41-60, 2016.
-
BONFIM, Evandro. S. . Glossolalia and Linguistic Alterity: The Ontology of Ineffable Speech. Religion and Society: Advances in Research , v. 6, p. 75-89, 2015.
-
BONFIM, Evandro. S. . A Pessoa Inclusiva em Bakairi: Morfologia Pronominal e Ontologia em Línguas Caribe. Espaço Ameríndio (UFRGS) , v. 9, p. 35-53, 2015.
-
BONFIM, Evandro. S. . Resenha de LEITE, Yonne de Freitas (2013). Línguas Indígenas: memórias de uma pesquisa infinda. Mana (UFRJ. Impresso) , v. 21, p. 214, 2015.
-
BONFIM, Evandro. S. . O povo católico também tem axé: a estética pop brasileira e a inculturação carismática. Debates do NER (UFRGS) , v. 2, p. 37-68, 2015.
-
BONFIM, Evandro. S. . Sensibilidades Religiosas e Novas Tecnologias: as velas virtuais de NS Aparecida. Ciberlegenda (UFF. Online) , v. 33, p. 66-70, 2015.
-
Quintino, Wellington ; BONFIM, Evandro. S. . I'WAMNARI: AS CORES E A COSMOLOGIA XAVANTE. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 10, p. 290-303, 2013.
-
RUBIM, A. K. C. ; BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Atlas da Amazônia Brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Heirich Böll, 2025. 96p .
-
BONFIM, Evandro. S. ; ALBUQUERQUE, A. ; MATOS, L. M. . Digital Inequalities in Brazil: The Native Brazilian Communities. In: Anna Gladkova; Elena Vartanova; Shi-xu. (Org.). Digital Inequality Studies in Cultural Communication. 1ed.: Routledge, 2024, v. , p. 50-.
-
BONFIM, Evandro. S. ; Damulakis, Gean N. . Origens das denominações de povos e línguas no Brasil. In: Gean Damulakis; Alexandre Boechat de Medeiros. (Org.). Nós da Linguística. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. , p. 38-50.
-
BONFIM, Evandro. S. . Glossolalia: o falar em línguas e os estudos da linguagem. In: Gean Damulakis; Alexandre Boechat de Medeiros. (Org.). Nós da Linguística. 1ed.são Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. , p. 105-112.
-
DURAZZO, L. ; BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . A área etnolinguística das línguas encantadas: repensando os conceitos de língua, falante, transmissão e território nas retomadas das línguas indígenas. In: Cristine Gorski Severo, Marcelo El Khouri Buzato. (Org.). Cosmopolítica e linguagem. 1ed.Araraquara: Letraria, 2023, v. , p. 129-141.
-
BONFIM, Evandro. S. . Glossolalia. The International Encyclopedia of Anthropology. 1ed.New Jersey: Wiley Editor, 2019, v. , p. 1-5.
-
BONFIM, Evandro. S. . Gramáticas Cosmopolíticas: o caso Bakairi. In: Marcus Vinícius Carvalho Garcia et al. (Org.). Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística. 1ed.Brasília: Iphan, 2016, v. , p. 175-180.
-
BONFIM, Evandro. S. . Recursos Tecnológicos para a Intermediação Religiosa. Caros Amigos, São Paulo, p. 28 - 28, 01 jul. 2012.
-
BONFIM, Evandro. S. . A Fé na Era Digital. O Povo, Fortaleza, 22 mar. 2008.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . O melhor do Art Rock Americano. Diário do Nordeste, Fortaleza, 15 dez. 2004.
-
BONFIM, Evandro. S. . Como Salvar um Idioma. Língua Portuguesa, São Paulo, p. 16 - 18.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Línguas Assobiadas. Língua Portuguesa, São Paulo, p. 18 - 22.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Sem Flecha, na Rima. Língua Portuguesa, São Paulo, p. 18 - 20.
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . As Cores das Línguas. Língua Portuguesa, São Paulo, p. 18 - 20.
-
BONFIM, Evandro. S. . Arte Bizantina e Pop na Iconografia Carismática da Comunidade Canção Nova. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais 28ª RBA, 2012.
-
BONFIM, Evandro. S. . A linguística etnográfica de Capistrano de Abreu: o caso Bakairi. In: XIII Conference on the History of Language Sciences (ICHoLS XIII), 2014, Vila Real. ICHoLS XIII Conference Handbook. Braga: Estúdio de Artes Gráficas, 2014. p. 1-315.
-
BONFIM, Evandro. S. . O português indígena e as epistemologias ameríndias nas narrativas Wai Wai e Anacé. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . A área etnolinguística das línguas encantadas: aspectos cosmopolíticos e etnológicos dos idiomas ameríndios no Nordeste. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONFIM, Evandro. S. . As línguas ameríndias no Brasil: dos glossários coloniais ao levante linguístico indígena contemporâneo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . ?O Espírito Santo e o ?rei do fim do mundo?: transmissão de carisma e iconografia escatológica no governo Bolsonaro?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. ; GOULART, J. . Categorias ontológicas e afixos modificadores em línguas Tupi Guarani. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONFIM, Evandro. S. . 'Mesmo proibido, olhai por nós': carnaval, imagens religiosas e secularismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . ?Um Episódio Relicário?. Visões religiosas em eventos públicos e as disputas em torno da realização do carnaval carioca em 2018. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONFIM, Evandro. S. . Relações entre língua e cosmologia em Bakairi (Karib): o morfema -do. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . In hoc signo vinces: a formação religiosa da iconografia secular pública no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONFIM, Evandro. S. . Kwamby, as máscaras fofoqeiras: seres-objetos rituais e sexualidade indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONFIM, Evandro. S. . Como o narrador e a língua estruturam o mito: as interferências no conto Bakairi ?A Onça e o Tamanduá?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . Campos Linguísticos-Cosmológicos em Bakairi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . Gramáticas Cosmopolíticas: o caso Bakairi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONFIM, Evandro. S. ; SOUZA, T.C.C. de . Língua e Processos de Identificação em Bakairi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . Momentos atuais da interface entre Linguística e Antropologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . Campos Linguísticos-Cosmológicos em Bakairi (Caribe). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . Implicações do contato para o léxico designativo das cores: o caso Xavante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONFIM, Evandro. S. . O som como princípio classificatório: a glossolalia na comunidade Canção Nova. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONFIM, Evandro. S. ; Quintino, Wellington . 'Entre o Universal e o Relativo': As Cores em Xavante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONFIM, Evandro. S. . REVISTA ENTREVISTA. FORTALEZA: GRAFICA DO BANCO DO NORDESTE, 2000 (REVISTA).
Outras produções
BONFIM, Evandro. S. ; SAGICA, V. S. . Site da Década Internacional das Línguas Indígenas Brasil. 2023.
BONFIM, Evandro. S. . Consultoria ad hoc à FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. 2016.
BONFIM, Evandro. S. . Website do Núcleo de Cultura e Economia (NuCEC) PPGAS/Museu Nacional. 2008.
BONFIM, Evandro. S. ; DURAZZO, L. ; LIMA, R. Q. . Documentação Etnolinguística em Retomadas de Línguas Ameríndias. 2023.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer ad hoc para Revista Mana. Estudos de Antropologia Social. 2023.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer sobre original para a Editora da UFRJ. 2023.
BONFIM, Evandro. S. . Laudo Pericial em Antropologia 2ª Vara da Justiça Federal CE. 2023.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer ad hoc para a revista Horizontes Antropológicos. 2021.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer ad hoc para a revista Linguística. 2021.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer ad hoc para a Revista Entremeios. 2020.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer ad hoc para a revista Debates do NER. 2020.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer ad hoc para a revista Ciencias Sociales y Religíon/Ciências Sociais e Religião. 2020.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para PROA Revista de Antropologia e Arte. 2019.
BONFIM, Evandro. S. . Parece para Hawò - revista interdisciplinar de Antropologia, Museologia, Arqueologia. 2019.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer para a Revista Vértices. 2019.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer para a revista Espaço Ameríndio. 2019.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer ad hoc para a revista Teoria e Cultura. 2019.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para a revista Policromias. 2018.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para Proa: Revista de Antropologia e Arte. 2018.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para Altera: Revista de Antropologia. 2018.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer para a Revista Iluminuras. 2017.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer para a revista Religião e Sociedade. 2017.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Parecer para a revista Policromias. 2017.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para a revista Religião e Sociedade. 2017.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para a revista Religião e Sociedade. 2016.
BONFIM, Evandro. S. . Parecer para a revista Espaço Ameríndio. 2016.
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA . Línguas do Brasil vão soar na Rádio Animada. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BONFIM, Evandro. S. ; XAGOPE, V. K. . Cosmogonia Bakairi. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BONFIM, Evandro. S. ; SOUZA, T.C.C. de . O alemão que revolucionou os estudos indígenas no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BONFIM, Evandro. S. ; MACHADO, C. F. . Sacrifício animal: alimento sagrado para religiões afro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; Quintino, Wellington . Entre o universal e o relativo: as cores das línguas. 2024; Tema: Blog Divulgando a Linguística do Depto de Linguística e Filologia da UFRJ. (Blog).
BONFIM, Evandro. S. ; Damulakis, Gean N. . Denominações de povos e línguas no Brasil: convergências e desencontros. 2022; Tema: Blog Divulgando a Linguística da Faculdade de Letras-UFRJ. (Blog).
BONFIM, Evandro. S. . Glossolalia: o ?falar em línguas? e os estudos da linguagem. 2022; Tema: Blog Divulgando a Linguística da Faculdade de Letras-UFRJ. (Blog).
BONFIM, Evandro. S. ; AMARAL, L. M. . Revitalização Linguística e Línguas do Nordeste. 2024. .
BONFIM, Evandro. S. ; FREITAS, M. L. A. ; SANTOS, G. F. ; LASTORINA, B. . Ensino de Línguas Indígenas através de Problemas e Desafios. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação de Professores).
SOUZA, T.C.C. de ; BONFIM, Evandro. S. ; ROSA, R. P. S. . Kurâ Xunâri Memória Bakairi. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documentário).
BONFIM, Evandro. S. ; DURAZZO, L. . O despertar da ancestralidade linguística na educação escolar. 2022. .
BONFIM, EVANDRO DE SOUSA ; DURAZZO, L. ; AGUIAR, M. S. . Levante Linguístico Indígena no NE, MG e ES: aspectos teóricos, linguísticos e etnográficos. 2021. (Organização de Dossiê Temâtico).
BONFIM, Evandro. S. ; SILVA, S. ; TENNINA, L. . Falas Etnográficas. Narrativas e políticas da expressão em grupos tradicionais. 2015. (Coordenação de Grupo de Trabalho).
BONFIM, Evandro. S. ; SOUZA, T.C.C. de . Língua e Cultura: Interfaces entre Linguística e Antropologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONFIM, Evandro. S. . Constituição da Pessoa Indígena e Marcas de Alteridade na Língua Bakairi. 2013. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
A noção de retomada no campo da revitalização linguistica: considerações a partir da Etnologia dos povos indígenas no Brasil, Descrição: a atuação do pesquisador visitante se concentrará no tema da revitalização de línguas ameríndias. A meta é desenvolver metodologias próprias para projetos de retomadas linguísticas. Retomadas Linguísticas são processos de revitalização linguistica que ocorrem quando há a completa interrupção da transmissão intergeracional da língua. Geralmente, o planejamento do corpus para tais projetos se concentram em documentos históricos como listas de palavras, catecismos e gramáticas missionárias. Contudo, aspectos da língua podem ser recuperados de forma sincrônica através do trabalho de campo de natureza etnográfica, sobretudo na pesquisa das situações rituais, que envolvem canções, vocabulários e mesmo interações com pessoas "mais que humanas" como os encantados dos povos indígenas do Nordeste brasileiro em que a língua ancestral pode se fazer presente. E a partir dos casos etnográficos pesquisados pelos integrantes do núcleo de pesquisa e o pesquisador visitante, a proposta é consolidar uma tipologia das retomadas linguísticas que sirva de referência para projetos e ações de revitalização linguísticas em comunidades indígenas com esse perfil etnolinguístico. Os primeiros resultados da discussão promovida no âmbito do ELO serão apresentados no I Encontro do Grupo de Estudos sobre Revitalização Linguística E-GERe, que deve contar com apoio da Fapesp para sua realização juntamente com a USP e o Museu da Língua Portuguesa. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Línguas Indígenas da Associação Brasileira de Linguística que deseja consolidar no Brasil o campo da revitalização linguística que é uma das principais pautas internacionais tanto da ciência linguística como de política linguística, e a colaboração entre o pesquisador responsável e o pesquisador visitante tem sido decisiva para a incorporação da perspectiva etnográfica na discussão. O pesquisador visitante também prestará assessoria para a implementação do Projeto de Extensão Museu da Diversidade Linguística Literária Indígena (MuDiLLIn)/UFSCAR, a partir da experiência pedagógica de ensino em contexto multiétnico do programa de pós-graduação em que atua e a experiência museulógica com o acervo do Setor de Linguística do Museu Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evandro de Sousa Bonfim - Coordenador / Danilo Paiva Ramos - Integrante / Maria Luisa de Andrade Freitas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Grupo de Pesquisa em Etnografia, Linguagem e Ontologia ELO, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Etnografia, Linguagem e Ontologia (ELO) situa-se no campo interdisciplinar entre a Antropologia Linguística, Linguística e Filosofia da Linguagem, e busca consolidar uma abordagem que enfatize as relações entre ontologia e linguagem observadas através de etnografias, teorias da linguagem e processos de documentação de línguas indígenas, gêneros discursivos, artes verbais (cantos, fórmulas xamânicas, sonhos, narrativas míticas, dentre outros), modos de comunicação transespecíficos, e ações de retomada/revitalização linguísticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Evandro de Sousa Bonfim - Integrante / Danilo Paiva Ramos - Coordenador / Leandro Durazzo - Integrante.
-
2024 - Atual
Núcleo de Estudos Indigenistas, Descrição: Realizar estudos interdisciplinares sobre a memória e o patrimônio material e imaterial indígena no Brasil. Em particular, o grupo realiza pesquisas nas áreas de documentação, descrição e revitalização de línguas indígenas brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Evandro de Sousa Bonfim - Coordenador / Maria Luísa Freitas - Integrante / Rafael Bezerra Nonato - Integrante.
-
2016 - 2020
Religião. Direito e Secularismo, Descrição: Este projeto busca compreender a reconfiguração recente do secularismo brasileiro, tradicionalmente marcado pela sua formação católica, tendo em vista a expressiva expansão do protestantismo pentecostal e sua crescente influência no Parlamento, na mídia e nas instituições governamentais. Partimos da hipótese de que a competição pelo espaço cívico-político que se inicia desde então por parte das religiões, tem como consequência por um lado o declínio da hegemonia normativa da igreja Católica e, por outro, a juridificação das relações sociais, ou, em sentido amplo, a tradução da regulação das disputas entre os agentes coletivos para o código do direito. Essas mutações obrigaram as religiões a desenvolver linguagens públicas capazes de acionar seus pleitos e convicções na linguagem jurídico-política dos direitos reconhecidos pelas democracias constitucionais tais como os Direitos Humanos, Liberdade Religiosa, Laicidade, Tolerância, etc. Temos como propósito neste projeto explorar os modos como as religiões incorporam seus repertórios salvacionistas universalistas e diferencialistas ao campo semântico secular, reconfigurando a matriz que orienta e dá sentido às práticas discursivas que dizem respeito ao cívico no Brasil contemporâneo. Para tanto, desenvolveremos a investigação a partir de três grandes eixos: o primeiro tratará da relação entre normatividade jurídica e os agentes sociais; o segundo analisará o ativismo político-partidário evangélico e as manifestações públicas religiosas e seculares e o terceiro abordará, a partir dos debates religiosos em torno da homoafetividade, as formas de produção dos sujeitos cívico-religiosos evangélicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Evandro de Sousa Bonfim - Coordenador / Ricardo Mariano - Integrante / Paula Montero - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (Labedis), Descrição: Com sua existência institucionalmente aprovada no Museu Nacional, vinculação ao Setor de Linguística e apoio recente do CNPq (pela via de projeto específico), o LABEDIS traça como sua meta principal a constituição de um acervo que agregue textos verbais e não verbais. O referido acervo será formado por materiais originais e materiais restaurados, digitalizados e disponibilizados à consulta pública. A implementação do LABEDIS se institui como parte de uma política de Fundo Documental em âmbito institucional. Foi elaborado, inicialmente, no sentido de manter no domínio da atualidade a memória de fundação do Setor de Linguística, cujo perfil, traçado pelo eminente professor Mattoso-Câmara, e com a iniciativa do professor Castro Faria, atende ao esforço feito a partir de 1958 para dotar o Museu Nacional de um setor novo e altamente especializado de pesquisas lingüísticas, no mais amplo sentido, e submete à crítica construtiva de outros pesquisadores, integrados no mesmo universo de conhecimentos, os critérios normativos que serviram de diretiva aos trabalhos desde então programados. (L. de Castro Faria) O resgate dessa memória se agrega, ainda, ao alcance interdisciplinar da Linguística, ao visar algo maior nas relações que se estabelecem entre as diferentes áreas de produção do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos por aqueles que se empenham em deixar legado histórico que precisa ser preservado, tratado, organizado para estar disponível à consulta dos pesquisadores que estamos formando. Como metas secundárias, constam o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de promoção de seminários e organização de publicações. Ressalte-se que o LABEDIS não é um laboratório estritamente técnico: na linha daqueles que são encontrados, por exemplo, na França, o LABEDIS é, sobretudo, um espaço acadêmico, destinado à reflexão, pela via da Análise de Discurso, que integre aspectos do verbal e do não verbal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evandro de Sousa Bonfim - Integrante / Tânia Clemente de Souza - Coordenador.
-
2012 - 2014
Constituição da Pessoa Indígena e Marcas de Alteridade na Língua Bakairi, Descrição: Estudar a relação entre a cosmologia e o idioma Bakairi através das narrativas mitológicas, rituais e o cotidiano do povo Caribe, de forma a elaborar análises linguísticas que levem em conta o pensamento indígena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evandro de Sousa Bonfim - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Setor de Linguística/Departamento de Antropologia do Museu Nacional. , Parque Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, 20940040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 975078841
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisador visitante do departamento de antropologia da UFSCar com o projeto "A noção de retomada no campo da revitalização linguística: considerações a partir da Etnologia dos povos indígenas no Brasil" (FAPESP 2025-00064-3)
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior Pós-Graduação
Outras informações:
Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ)
2012 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador Colaborador do Setor de Linguística do Departamento de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
2016 - 2016
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Pesquisador Colaborador ministrando a disciplina MNG 643 Estudos de Cognição: cognição e mente; cognição e sociedade do Curso de Especialização em Gramática Gerativa e Estudos de Cognição promovido pelo Setor de Linguística, Departamento de Antropologia-Museu Nacional.
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior Pós-Graduação, Carga horária: 3
Outras informações:
Ministrou no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional-UFRJ a disciplina MNA 861 LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGICA - DIÁLOGOS ENTRE LINGUÍSTICA E ANTROPOLOGIA: OS TEMAS DA TRADIÇÃO, em conjunto com a professora Marília Facó Soares
2013 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior Pós-Graduação, Carga horária: 3
Outras informações:
Ministrou, no semestre letivo de 2013.1, em conjunto com a professora Tânia Clemente de Sousa, as disciplinas Tópicos Avançados em Linguística: LEF 827 Análise do Discurso e LEF 702 Prática e Análise de Dados do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ.
2008 - 2008
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: estágio de docência, Enquadramento Funcional: professor nível superior, Carga horária: 4
Outras informações:
estágio de docência cumprido como professor da disciplina de Sociologia e Antropologia ministrado junto ao curso de Odontologia da UFRJ
2002 - 2003
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Assistente de pesquisa do prof. Luiz Fernando Dias Duarte na pesquisa "Família, Reprodução e Ethos Religioso" financiada pela Fundação Ford.
Atividades
-
11/2020
Extensão universitária , Setor de Linguística/Departamento de Antropologia do Museu Nacional.Atividade de extensão realizada, ?Política linguística e retomada/revitalização de línguas indignas ? um tributo a Aritana Yawalapiti?.
-
03/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MNL 702 Arquivo, Memória e Oralidade - 45h/aula (2016.2), MNL 714 Linguística Antropológica - 45h/aula (2017.1; 2018.1; 2022.2), MNL 715 Etnologia dos Indígenas Sul-Americanos-45h/aula (2019.2; 2022.1), MNL 700 Introdução ao Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras (2021.1, 2023.1), MNL 707 Contato Linguístico: noções introdutórias 45 h/aula (2023.2)
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MNA - 862 "Tópicos em Teoria Linguística"
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, ANTROPOLOGIA SOCIAL, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MNA 861 LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGICA - DIÁLOGOS ENTRE LINGUÍSTICA E ANTROPOLOGIA: OS TEMAS DA TRADIÇÃO
-
04/2013 - 07/2013
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, LEF 827 Análise do Discurso, LEF 702 Prática e Análise de Dados Linguísticos
2022 - Atual
Década Internacional das Línguas Indígenas BrasilVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Projetos Linguísticos, Carga horária: 18
Atividades
-
01/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho Nacional.Cargo ou função, Comissão de Tradução para o português do Dicionário Kokama-Inglês-Espanhol de autoria de Rosa Vallejos e Rosa Murayari, utilizando a ferramenta Lexique Pro.
-
11/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho Português Indígena.Cargo ou função, Consultor de processos de revitalização e retomada, tais como: Anacé, Ketsekrá da Nação Tarairiú/Otxukayone entre outras da Região Nordeste.
2024 - Atual
United Nations Educational, Scientific And Cultural OrganizationVínculo: Representante Científico, Enquadramento Funcional: Integrante de Grupo de Trabalho, Carga horária: 4
Outras informações:
Integrante do Grupo de Trabalho de Transmissão de Línguas Indígenas e Construção de Resiliência da Força-Tarefa Global da Década Internacional das Línguas Indígenas UNESCO
2024 - Atual
Associação Brasileira de LingüísticaVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Integrante da Comisão de Línguas Indígenas
2016 - 2020
Centro Brasileiro de Análise e PlanejamentoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Câmara de Pesquisadores.Linhas de pesquisa
2015 - 2015
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GCO 243 História dos Meios de Comunicação, GCO 250 Linguagem Jornalística, GCO 314 Mídia e Religião
2005 - 2007
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor nível superior, Carga horária: 44
Atividades
-
02/2005 - 03/2007
Ensino, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica, Produção Gráfica, Webjornalismo
2001 - 2002
Universidade Federal do CearáVínculo: CONTRATO TEMPORARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2001 - 03/2002
Ensino, COMUNICAÇAO SOCIAL COM HABILITAÇAO EM JORNALISMO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, COMUNICAÇAO REGIONAL, INTRODUÇAO A COMUNICAÇAO, TEORIA DA COMUNICAÇAO I, JORNALISMO ESPECIALIZADO, TEORIA E METODO DE PESQUISA EM COMUNICAÇAO SOCIAL I, EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADAS A COMUNICAÇAO
1999 - 2000
Banco do Nordeste do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20
2003 - 2004
AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO FREI TITO DE ALENCAR PARA A AMÉRICA LATINAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 44
2022 - 2022
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 60
Atividades
-
05/2022 - 05/2022
Ensino, Programa de Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudo de Línguas Indígenas, Ensino e Pesquisa em Línguas Indígenas
2024 - Atual
Ministério da Cultura, MinCVínculo: Parecerista Credenciado, Enquadramento Funcional: Parecerista de Projetos do MinC
Outras informações:
Parecerista credenciado do Ministério da Cultura para avaliar projetos submetidos ao Programa Nacional de Cultura e Leis de Incentivo à Cultura
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Evandro de Sousa Bonfim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?