Barbara Alves do Nascimento Silva

Sou assistente social, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fiz residência multiprofissional no programa de interiorização da atenção à saúde pela UFPE, sou especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFPE. Atualmente sou servidora pública vinculada à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, bem como sou servidora pública no CAPS Tereza Noronha em Paulista-PE. A trajetória acadêmica e profissional voltada à política de saúde me desperta o interesse pelos determinantes sociais que atravessam o processo saúde/sofrimento psíquico. Meus principais temas de interesse são mulheres, sociedade e saúde mental.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

2015 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Pobreza e Desigualdade Social: Reflexões à Luz dos Estudos em Educação
Orientador: Dra. Wilma Pastor de Andrade Sousa

Especialização em Gestão em Saúde

2012 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Trabalhando o fazer do Psicólogo e Assistente Social: Uma proposta de intervenção com Agentes Comunitários de Saúde.
Orientador: Msc. Priscilla Caran Contarato

Especialização em Residência Multiprofissional

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Humanização e Cidadania: O Retrato da Assistência ao Parto num Hospital Regional do Agreste Pernambucano
Orientador: Msc. Zailde Carvalho dos Santos
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Serviço Social

2008 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A metodologia de rede como forma de implementar as políticas sociais e enfrentar as expressões da questão social
Orientador: Dra. Edístia Maria Abath P. de Oliveira

Formação complementar

2021 - 2021

Marx sobre a Loucura: Contribuições à Luta Antimanicomial. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.

2020 - 2020

O corpo como campo de batalha. (Carga horária: 10h). , Clarissa Galvão, CG, Brasil.

2019 - 2019

Financiamento Público em Saúde. (Carga horária: 8h). , Serviço Social - IMIP, IMIP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em SUPERA. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Participação em eventos

I Simpósio sobre a Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial. 2021. (Simpósio).

IV Seminário de Saúde Mental - Violência contra a Mulher. 2021. (Seminário).

Corpos e afetos na cidade: como pensar gênero e sexualidades no caminhar. 2020. (Oficina).

IV Congresso de Serviço Social do IMIP. 2019. (Congresso).

V Conferência Municipal de Saúde de Natuba-PB. 2017. (Outra).

IV Conferência Municipal de Saúde de Natuba-PB. 2015. (Outra).

IV Conferência Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2015. (Outra).

Congresso de Serviço Social do IMIP. Humanização e cidadania: O retrato da assistência ao parto em um hospital regional do agreste pernambucano. 2014. (Congresso).

60 Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. 2013. (Encontro).

Capacitação em Vigilância de Violências. 2013. (Outra).

V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde. 2013. (Congresso).

XVII Encontro Nacional ABRAPSO. 2013. (Encontro).

III Congresso Norte-Nordeste de Residência Multiprofissional em Saúde. 2012. (Congresso).

IV Encontro Estadual da Rede de Núcleos de Telessaúde. 2012. (Encontro).

10 anos do Estatuto da Cidade: Implementação e Desafios. 2011. (Seminário).

A Sociedade em Rede e a Criança e o Adolescente. 2011. (Seminário).

IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo. 2011. (Outra).

IV Jornada de Serviço Social do IMIP. 2011. (Encontro).

VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ?PROMOVER POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE CONSOLIDEM O PLANO DECENAL PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE, NA CIDADE DO RECIFE?. 2011. (Outra).

Crítca a Pós-Modernidade, Multiculturalismo e Atualidade do Pensamento Freiriano e O Fetiche da Sociedade High-Tech. 2010. (Outra).

II Encontro Internacional de Ética, Pesquisa Social e Direitos Humanos. 2010. (Encontro).

Projeto Faça Parte! Capacitação de Agentes Multiplicadores para a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2010. (Oficina).

Projeto Faça Parte! Capacitação de Agentes Multiplicadores para a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2010. (Encontro).

Seguridade Social no Brasil. 2010. (Seminário).

Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania. 2010. (Seminário).

Encontro sobre Questão Étnico-Racial e Serviço Social. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Elaine Albuquerque de França Monteiro

ALVES, B.; Souza, V.A.. Perspectiva de uma equipe multiprofissional acerca da atuação do serviço social na clínica médica de um Hospital Regional de Pernambuco. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco.

Comissão julgadora das bancas

Edmilton Amaro da Hora Filho

HORA FILHO, E. A.. POBREZA DESIGUALDADE SOCIAL: REFLEXÕES À LUZ DOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal de Pernambuco.

Priscilla Caran Contarato

CONTARATO, Priscilla C.; LUCENA, M. M. F.; LOPES, C. M. B.. Trabalhando o fazer do Psicólogo e Assistente Social: Uma proposta de intervenção na educação em saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestão em Saúde - UAB) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

BRUNA MARIA BEZERRA DE SOUZA

SANTOS, ZAILDE; LINS, KÁTIA;SOUZA, B. M. B.. HUMANIZAÇÃO E CIDADANIA: O RETRATO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO NUM HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional do HRDM) - Centro Academico de Vitoria-UFPE.

Kátia Goretti Veloso Lins

Lins,K. G. V.SANTOS, Z. C.; SOUZA, B. M. B.. Humanização e Cidadania: o retrato da assistencia ao parto num Hospital Regional do Agreste Pernambucano. 2014.

Orientou

Zênia Eduarda da Mota Souto Maior Silva

Supervisão de Estágio; 2019; Orientação de outra natureza - Hospital Regional José Fernandes Salsa; Orientador: Bárbara Alves do Nascimento Silva;

Foi orientado por

Zailde Carvalho dos Santos

Humanização e cidadania: o retrato da assistência ao parto em um hospital regional do agreste pernambucano; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional de Interiorização) - Centro acadêmico de Vitória de Santo Antao-UFPE; Orientador: Zailde Carvalho dos Santos;

Edístia Maria Abath Pereira de Oliveira

et al; A metodologia de "rede" como forma de implementar as politicas sociais e enfrentar as expressões da Questão Social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Edistia Maria Abath Pereira de Oliveira;

Priscilla Caran Contarato

Trabalhando o fazer do Psicólogo e Assistente Social: Uma proposta de intervenção na educação em saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestão em Saúde - UAB) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Priscilla Caran Contarato;

Produções bibliográficas

  • ALVES, B. . Psicologia e Serviço Social: Demandas e encaminhamentos possíveis. In: XVII Encontro Nacional ABRAPSO, 2013, Florianópolis. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013.

  • ALVES, B. ; MELO, P. R. O. ; SILVA, T.M.C.F. ; OLIVEIRA, M.S.A.L. ; LIMA, D.M.V. . Notas reflexivas acerca da atuação profissional do Serviço Social nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). In: V Seminário Regional ABEPSS, 2013, João Pessoa. Seminário Regional ABEPSS, 2013.

  • ALVES, B. . Entre vínculos, expectativas e cuidados: uma intervenção em grupo com mulheres grávidas. In: XVII Encontro Nacional ABRAPSO, 2013, Florianópolis. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013.

  • ALVES, B. . O trabalho da assistente social no hospital público: Limitações da prática na atual conjuntura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, B. . Humanização e Cidadania: O Retrato da Assistência ao Parto em um Hospital Regional do Agreste Pernaambucano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, B. . Entre vínculos, expectativas e cuidados: uma intervenção em grupo com mulheres grávidas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, B. . Psicologia e Serviço Social: Demandas e encaminhamentos possíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, B. ; SILVA, T.M.C.F. ; MELO, P. R. O. ; OLIVEIRA, M.S.A.L. ; LIMA, D.M.V. . Notas reflexivas acerca da atuação profissional do Serviço Social nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, B. ; OLIVEIRA, M.S.A.L. ; CANDIDO, E. J. C. ; CORDEIRO, T.S. ; SANTANA, J.R. . A prática do assistente social junto às pessoas que vivem com HIV/AIDS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, B. . Legalização das profissionais do sexo: elementos para o debate. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ALVES, B. . O Serviço Social na Saúde Mental. 2020. (Palestra).

ALVES, B. . Psicologia e Serviço Social: demandas e encaminhamentos possíveis. 2012. (Oficina).

ALVES, B. ; CANDIDO, E. J. C. . Faça parte! Capacitação de agentes multiplicadores para a promoção dos direitos da criança e do adolescente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro de Atenção Psicossocial Tereza Noronha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 20

Outras informações:
A atuação profissional perpassa pela escuta qualificada para compreensão do quadro de saúde dos(as) usuários(as) e apreensão do contexto social do qual eles fazem parte. A partir disso, são pensadas estratégias para a melhoria do quadro clínico que atravessam diversos fatores biopsicossociais. Também são ofertadas reuniões em grupos, uma vez que os processos pensados coletivamente podem trazer ganhos para a saúde mental dos participantes. Para além disso, existe a articulação em rede pelos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Paulista para o fortalecimento do Fórum de Saúde Mental com vistas a fortalecer a articulação entre usuários(as), serviços e gestão.

2018 - Atual

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social Plantonista, Carga horária: 24

Outras informações:
A atuação neste espaço consiste na intervenção nos diversos setores do Hospital Regional José Fernandes Salsa, a saber: Emergência Adulto, Emergência Infantil, Maternidade, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Isolamento da COVID-19. O trabalho caracteriza-se, principalmente, pela escuta das problemáticas sociais que reverberam no âmbito hospitalar, orientação acerca dos direitos sociais e encaminhamentos para a rede intersetorial.

2015 - 2019

Núcleo de Apoio a Saúde da Família

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço - Assistente Social, Carga horária: 20

Outras informações:
O NASF é um serviço de apoio matricial dentro da Estratégia de Saúde da Família. Nesse núcleo, o profissional transita pelas Unidades Básicas de Saúde oferecendo suporte tanto nas demandas sociais dos(as) usuários(as) do SUS como para a equipe de profissionais. No atendimento direto e em grupo aos(às) usuarios(as), é possível perceber diversos determinantes sociais imbricados no processo saúde/doença e a atuação é voltada para a atenuação dessas problemáticas. Participar dos processos de educação em saúde e educação permanente também caracteriza o trabalho.

2014 - 2014

Centro de Referência de Assistência Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço - Assistente Social, Carga horária: 20

Outras informações:
A atuação nesse serviço possibilita a aproximação com a realidade social das famílias em situação de vulnerabilidade social. São realizados acompanhamentos dessas famílias através de visitas domiciliares, viabilizando o acesso a programas sociais, reuniões, acompanhamento do Programa Bolsa-Família (PBF), dentre outros. Também é feito o acompanhamento dos jovens e idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O trabalho no CRAS é voltado para a prevenção de situações de risco social.

2010 - 2011

Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
O Projeto "Faça Parte!" teve como objetivo a realização de capacitação com permissionários dos mercados públicos da Encruzilhada e Afogados para o combate da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Foram realizadas oficinas temáticas com crianças e adolescentes sobre o tema nas escolas municipais e estaduais dos bairros supracitados e articulação em rede para a diminuição desse problema.