Hélio Santos Menezes Neto

Hélio Menezes é antropólogo e internacionalista, graduado em Relações Internacionais e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde tornou-se mestre e é atualmente doutorando em Antropologia Social. Foi coordenador internacional do Fórum Social Mundial de Belém (Brasil, 2009), Dacar (Senegal, 2011) e Túnis (Tunísia, 2013). Trabalha como curador independente e tem desenvolvido pesquisas sobre arte afro-brasileira, relações raciais no Brasil, juventudes, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo. Foi também um dos curadores da exposição ?Histórias Afro-Atlânticas? (MASP e Instituto Tomie Othake, 2018) e da mostra de performances ?E eu não sou uma mulher?? (Instituto Tomie Ohtake, 2018).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência Social (Antropologia Social)

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Arte afro-brasileira contemporânea: entre políticas de (auto)representação, ativismos e produção de contra-narrativas históricas,
Orientador: Lilia Katri Moritz Schwarcz
Palavras-chave: arte afro-brasileira contemporânea; antropologia da arte; arte negra; ativismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)

2015 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira,Ano de Obtenção: 2017
Lilia Katri Moritz Schwarcz.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: arte afro-brasileira; arte negra; museus; relações raciais; marcadores sociais da diferença.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2013

Universidade de São Paulo

Graduação em Relações Internacionais

2005 - 2008

Universidade de São Paulo

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Formação complementar

2013 - 2013

Intercambio - grado en Antropología Social. , Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.

2007 - 2008

Programme d'échange - 1er cycle 1er semèstre 2ème. (Carga horária: 131h). , Institut d'Études Politiques de Paris, SciencesPo, França.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

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Organização de eventos

MENEZES NETO, H. S. ; SCHWARCZ, L. K. M. ; PEDROSA, A. ; TOLEDO, T. . Histórias Afro-Atlânticass. 2018. (Exposição).

MENEZES NETO, H. S. . Mostra de performances "E eu não sou uma mulher?". 2018. (Exposição).

MENEZES NETO, H. S. ; MONTEIRO, E. . A presença negra no Paraná: história, cultura e estéticas negras. 2018. (Congresso).

MENEZES NETO, H. S. . II Festival Livre de Teatro. 2017. (Festival).

MENEZES NETO, H. S. . I Jornada de Antropologia da USP. 2016. (Congresso).

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Participação em eventos

Contexto: Brasil, hoje (Instituto de Arquitetos do Brasil).Contexto: Brasil, hoje (IAB). 2018. (Encontro).

FAU-USP: AUH Encontros.Arquitetura brasileira na África Ocidental: três décadas após o livro "Da Senzala ao Sobrado". 2018. (Encontro).

III Seminário Internacional: Educação e Cultura, Resistências e Identidades em movimento na América Latina.Trocas Atlânticas: arte, resistência e identidades. 2018. (Seminário).

VII Colóquio Cinema, Estética e Política / Festival do Filme Documentário e Etnográfico. Arte contemporânea, performance e religiões afro-brasileiras. 2018. (Congresso).

I Encontro Art&Áfricas (MAC-USP). 2016. (Encontro).

Jornadas de Antropologia John Monteiro (Unicamp). ?Boa para agir?: arte afro-brasileira e seus diálogos de fronteira entre Antropologia e Arte (Unicamp). 2015. (Congresso).

Sexta do Mês - Reinventado museus, revisitando a antropologia (USP).Reinventado museus, revisitando a antropologia. 2015. (Seminário).

XI Reunião de Antropologia do Mercosul (Montevideu). Das senzalas aos museus: memória e patrimonialização da arte afro-brasileira. 2015. (Congresso).

II Encontro: Dia da Consciência Negra, Preconceito e Comunicação (Univ. Mackenzie).Um pouquinho de Brasil: arte afro-brasileira e sociabilidade racial. 2014. (Encontro).

II Seminário Internacional Educação em Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

XXII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Arte afro-brasileira ou falando de raça: a experiência do Museu Afro-Brasil de São Paulo. 2014. (Simpósio).

Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente. 2013. (Seminário).

Forum Tunisien des Droits Economiques et Sociaux (Tunísia).Lancement du processus vers le FSM 2013 em Tunisie. 2012. (Encontro).

?A busca de paradigmas de civilização alternativos e a agenda da transformação social?. 2011. (Seminário).

Assises du Forum Mondial des Alternatives Sud (FMAS - Marrocos).Mouvements sociaux et mouvements associatifs. Quelles stratégies à la lumière des dynamiques de changements?. 2011. (Encontro).

Alternativas à globalização: Potências emergentes e os novos caminhos da modernidade. 2005. (Seminário).

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Comissão julgadora das bancas

Kabengele Munanga

MUNANGA, K.. Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Lilia Katri Moritz Schwarcz

SCHWARCZ, L. K. M.SCHWARCZ, L. K. M.SCHWARCZ, L. K. M.. Entre o visivel e o oculto: a contrução do conceito de arte afro-brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

DOMINGOS TADEU CHIARELLI

SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz;CHIARELLI, Tadeu; MUNANGA, K.. "Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira". 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas ? USP.

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Foi orientado por

Lilia Katri Moritz Schwarcz

Arte-afro-brasileira contemporânea: entre políticas de (auto) representação, ativismo e produção de contra-narrativas históricas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Lilia Katri Moritz Schwarcz

Entre o visivel e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira; 2015; Dissertação (Mestrado em antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, FAPESP; Orientador: Lilia Katri Moritz Schwarcz;

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Produções bibliográficas

  • SCHWARCZ, LILIA ; MENEZES NETO, HÉLIO . Quando o passado atropela o presente: notas de um Brasil que insiste no racismo. CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 25, p. 31, 2017.

  • MENEZES NETO, H. S. . Atravessando fronteiras: uma releitura da Antropologia da Arte proposta por Alfred Gell a partir de um Ibiri de Mestre Didi. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 22, p. 104-123, 2016.

  • MENEZES NETO, H. S. . As estruturas (ditas) não-naturais da homoparentalidade: as (im)possibilidades do parentesco gay. Revista Florestan , v. 01, p. 75-83, 2014.

  • MENEZES NETO, H. S. . Uma aproximação tensional entre Theodor Adorno e Hannah Arendt: pensamento e considerações morais no interior do projeto do Esclarecimento. Humanidades em Diálogo (Impresso) , v. IV, p. 179-194, 2013.

  • MENEZES NETO, H. S. . Estado de exceção, vida nua e campo: a concepção agambeniana de modernidade - uma interpretação. Revista Três [...] Pontos (UFMG) , v. 5, p. 141-149, 2008.

  • PEDROSA, A. (Org.) ; SCHWARCZ, L. K. M. (Org.) ; MENEZES NETO, H. S. (Org.) ; TOLEDO, T. (Org.) . Histórias Afro-Atlânticas. 1. ed. São Paulo: MASP: Instituto Tomie Ohtake, 2018. v. 1.

  • PEDROSA, A. (Org.) ; CARNEIRO, A. (Org.) ; MESQUITA, A. (Org.) ; MENEZES NETO, H. S. (Org.) ; SCHWARCZ, LILIA (Org.) . Histórias Afro-Atlânticas (Antologia). 1. ed. São Paulo: MASP, 2018.

  • MENEZES NETO, H. S. . Exposições e críticos de arte afro-brasileira: um conceito em disputa. In: PEDROSA, A; CARNEIRO, A.; MESQUITA, A.; MENEZES, H.; SCHWARCZ, L.. (Org.). Histórias Afro-Atlânticas: antologia. 1ed.São Paulo: MASP, 2018, v. , p. 575-593.

  • MENEZES NETO, H. S. . Disciplinary architecture. In: ALDAMA, S.; COLOM, F.; MORERA, D.; RIOS, J.; WOOD, Mauricio. (Org.). Prison to prison: an intimate story between two architectures. 1ed.: , 2018, v. , p. 98-99.

  • MENEZES NETO, H. S. . Arquitectura de punición. In: ALDAMA, S.; COLOM, F.; MORERA, D.; RIOS, J.; WOOD, Mauricio. (Org.). Prison to prison: una historia íntima entre dos arquitecturas. 1ed.: , 2018, v. , p. 96-97.

  • MENEZES NETO, HÉLIO . James Baldwin e os desafios da (des)classificação [posfácio]. In: BALDWIN, James. (Org.). O quarto de Giovanni. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2018, v. 1, p. 211-221.

  • MENEZES NETO, H. S. . Tony Cruz Pabón (The Key). In: NGBOCO, Gabi; MUTUMBA, Yvette. (Org.). We don't need another hero - 10th Berlin Bienalle for Contemporary Art Catalogue. 1ed.Berlim: KUNST-WERKE BERLIN e. V., 2018, v. 1, p. 150-151.

  • MENEZES NETO, H. S. . Tony Pabón Cruz (Der Schlüssel). In: NGBOCO, Gabi; MUTUMBA, Yvette. (Org.). We don't need another hero - 10th Berlin Bienalle for Contemporary Art Catalogue. 1ed.Berlim: KUNST-WERKE BERLIN e. V., 2018, v. 1, p. 106-107.

  • MENEZES NETO, H. S. ; SCHWARCZ, L. K. M. . Resistências e Ativismos. In: PEDROSA, A.; SCHWARCZ, L. L; MENEZES NETO, H. S.; TOLEDO, T.. (Org.). Histórias Afro-Atlânticas. 1ed.São Paulo: MASP: Instituto Tomie Ohtake, 2018, v. 1, p. 332-333.

  • MENEZES NETO, H. S. ; SCHWARCZ, L. K. M. . Resistances and Activisms. In: PEDROSA, A.; SCHWARCZ, L. L; MENEZES NETO, H. S.; TOLEDO, T.. (Org.). Afro-Atlantic Histories. 1ed.São Paulo: MASP: Instituto Tomie Ohtake, 2018, v. 1, p. 334-335.

  • MENEZES NETO, H. S. ; SCHWARCZ, L. K. M. ; PEDROSA, A. ; TOLEDO, T. . Emancipations. In: PEDROSA, A.; SCHWARCZ, L. L; MENEZES NETO, H. S.; TOLEDO, T.. (Org.). Afro Atlantic Histories. 1ed.São Paulo: MASP: Instituto Tomie Ohtake, 2018, v. 1, p. 54-55.

  • MENEZES NETO, H. S. ; SCHWARCZ, L. K. M. . Rubem Valentim: arte como síntese. In: OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano.. (Org.). Rubem Valentim: construções afro-atlânticas. 1ed.São Paulo: MASP, 2018, v. 1, p. 87-100.

  • MENEZES NETO, H. S. ; SCHWARCZ, L. K. M. ; PEDROSA, A. ; TOLEDO, T. . Emancipações. In: PEDROSA, A.; SCHWARCZ, L. L; MENEZES NETO, H. S.; TOLEDO, T.. (Org.). Histórias Afro-Atlânticas. 1ed.São Paulo: MASP: Instituto Tomie Ohtake, 2018, v. 1, p. 52-53.

  • MENEZES NETO, H. S. . Rosana Paulino: a sutura da história. Contemporary And América Latina, 27 fev. 2019.

  • MENEZES NETO, H. S. . Rosana Paulino: The Suturing of History. Contemporary And América Latina, 27 fev. 2019.

  • MENEZES NETO, H. S. . O curador Hélio Menezes destaca obras fotográficas da exposição Histórias afro-atlânticas, em cartaz em São Paulo. Revista Zum, 17 out. 2018.

  • MENEZES NETO, HÉLIO . A ?questão racial? é uma questão nacional. E urgente. Nexo Jornal, 23 jan. 2018.

  • MENEZES NETO, H. S. . Arte negra / artes de negros: uma conversa entre forma, tema, autoria e cor em Territórios. O Menelick 2º Ato, p. 45 - 55, 01 jul. 2016.

  • MENEZES NETO, H. S. . O lado negro da arte: sobre ?Territórios - artistas afrodescendentes no acervo da Pinacoteca?. Carta Maior, 31 jan. 2016.

  • MENEZES NETO, H. S. . A cor da consciência: quem tem medo do 20 de novembro?. Carta Maior, 20 nov. 2015.

  • MENEZES NETO, H. S. . No Brasil, todo mundo é quase-branco. Exceto quem não é.. Carta Maior, 13 nov. 2015.

  • MENEZES NETO, H. S. . Arte afro-brasileira ou Falando de Raça: a experiência do Museu Afro-Brasil de São Paulo. In: XXII SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2014, São Paulo. Anais do XXII SIICUSP, 2014.

  • MENEZES NETO, H. S. . Notas sobre as artes afro-brasileiras contemporâneas: políticas e estéticas de (auto)representação (FGV-RJ). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Artes negras e outras histórias afro-atlânticas (Aparelha Luzia). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. . Artes negras e educação antirracista (Univ. Mackenzie). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENEZES NETO, H. S. . História da Arte (FUNARTE-CE). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEZES NETO, H. S. . Arte negra brasileira na exposição Histórias Afro-Atlânticas (UFC). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Negra: a centralidade da arte contemporânea (IMS-SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Afrodiásporas em Diálogo nas Artes Plásticas (IEA-USP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Percursos e Diálogos entre Professores (ITO). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. ; CARNEIRO, A. . Frenesi institucional: a presença negra no circuito das artes (Acervo África). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. . Arte e Arte(s) Negra(s) - Cinema, Teatro e Artes Plásticas (FestCurtas BH). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Conferência de abertura: Trocas atlânticas: arte, resistência, identidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . 'Arte Africana', de Frank Willet: um balanço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. . Imagens de Brasil: raça, gênero e identidade nacional (Teatro do Osso). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, HÉLIO . A modernidade de Heitor dos Prazeres (USP). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Algumas notas sobre um Brasil que insiste no racismo (USP). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Produção social em estado de diferenças (ELT-Santo André). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. . ?Boa para agir?: arte afro-brasileira e seus diálogos de fronteira entre Antropologia e Arte (Unicamp). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. . Das senzalas aos museus: memória e patrimonialização da arte afro-brasileira (RAM-Montevideu). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEZES NETO, H. S. . Um pouquinho de Brasil: arte afro-brasileira e sociabilidade racial (Univ. Mackenzie). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES NETO, H. S. . Oju Orum 2016 (crítica teatral).

  • MENEZES NETO, H. S. ; FREIRE, G. C. ; ARANHA, A. O. . Nuer Religion 2015 (verbete de enciclopédia).

  • MENEZES NETO, H. S. ; HUPSEL, R. . Arte - Alfred Gell 2015 (verbete de enciclopédia).

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Outras produções

MENEZES NETO, H. S. . FLACSO / IU - Juventude e Educação. 2018.

MENEZES NETO, H. S. . Exposições destaque de 2019. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENEZES NETO, H. S. . Memória e Movimento Negros em São Paulo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENEZES NETO, H. S. . O incêndio do Museu Nacional: a importância da cultura. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Histórias afro-atlânticas, uma história de todos nós. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Exposição Mário de Andrade: uma missão de vida ou morte. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENEZES NETO, H. S. . Representatividade para além da representação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Roda Viva - entrevista com Marina Silva. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Roda Viva - entrevista com Henrique Meirelles. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STRECKER, M. ; MENEZES NETO, H. S. . Histórias reais e ficcionais afro-atlânticas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, B. ; MENEZES NETO, H. S. . Mostra de arte em São Paulo denuncia as raízes do racismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REINA, A. ; MENEZES NETO, H. S. . Imagens do Atlântico Negro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REINA, A. ; MENEZES NETO, H. S. . ?Estamos requisitando o que é nosso?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, J. D. ; MENEZES NETO, H. S. . Como Beyoncé e Jay-Z dialogam com a história da arte no clipe de ?Apeshit?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, J. D. ; MENEZES NETO, H. S. . 8 obras de ?Histórias afro-atlânticas?, analisadas por um dos curadores. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, J. D. ; MENEZES NETO, H. S. . O que é colorismo. E a discussão sobre quem deve interpretar Ivone Lara. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MONTEIRO, T. ; MENEZES NETO, H. S. . Histórias Afro-Atlânticas: entrevista com o curador Hélio Menezes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VALLE, L. ; MENEZES NETO, H. S. . Obra de Jean-Michel Basquiat pode ser assunto das aulas de educação artística e história. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Escravidão no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Roda Viva - A Questão Racial. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENEZES NETO, H. S. . Preconceito do Brasileiro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Racismo velado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . Racismo na Arte. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEZES NETO, H. S. . O que é arte afro-brasileira? Os múltiplos sentidos de uma arte de muitos nomes (MASP). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Como pensar Direitos Humanos no Brasil por meio da arte? (Mackenzie). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Curadoria e Mediação: museu, arte e política hoje (Pinacoteca SP). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Curador convidado da exposição Histórias Afro-Atlânticas - MASP e Instituto Tomie Ohtake (jun-out. 2018). 2018. (Curadoria).

MENEZES NETO, H. S. . Curador da mostra de performances ?Eu não sou uma mulher??, com Michele Matiuzzi, Priscila Rezende, Renata Felinto e Luciane Ramos Santos. Instituto Tomie Ohtake, 24-26/08/2018. 2018. (Curadoria).

MENEZES NETO, H. S. . A presença negra na arte brasileira: entre políticas de representação e espaços de representatividade (MASP). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Relações Étnico-Raciais na Educação (FFLCH-USP). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEZES NETO, HÉLIO . Arte contando histórias do Brasil (FGV-SP). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Artes e artistas afro-brasileiros: definições em disputa e estudos de caso (UNIFESP). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Revisitando o conceito de arte afro-brasileira (Pinacoteca de SP). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Imagens de Brasil: arte, raça e gênero na formação da identidade nacional (Ponto de Cultura Fazenda da Juta). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES NETO, H. S. . Representações do 'outro': raça, arte e direitos humanos (FGV). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

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Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Arte afro-brasileira contemporânea: entre políticas de (auto)representação, ativismos e produção de contra-narrativas históricas, Descrição: Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo investigar, a partir de uma perspectiva articulada entre teoria antropológica e história da arte, as noções de arte afro-brasileira mais contemporâneas, sublinhando a relevância da discussão racial nessa área, bem como a produção de contra-narrativas que essa produção envolve. A pesquisa busca trazer à discussão alguns dos traços característicos desse campo artístico, as trajetórias dos artistas de maior circulação, assim como os processos de releitura e reescrita da história e da memória e de um ativismo antirracista exercido por meio de uma arte assumidamente engajada e atuante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hélio Santos Menezes Neto - Integrante / Lilia Katri Moritz Schwarcz - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira, Descrição: A pesquisa versou sobre a noção de arte afro-brasileira, tomando os principais estudos voltados à questão, exposições emblemáticas ao redor do tema e os contextos de fundação e expografia de duas instituições decisivas da área ? o Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, e o Museu Afro Brasil, em São Paulo ? como meios privilegiados de acesso às disputas conceituais e políticas que a constituem. Interessou investigar o mosaico de usos, interpretações e definições que dão corpo e sentido, ainda que instável, ao termo. Afinal, quando se faz ou se fala em arte afro-brasileira, do que se está falando e o que se está fazendo? Quando uma exposição ou museu são organizados em torno desse conceito, que critérios e entendimentos são por eles acionados ? e, por fim, também criados?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hélio Santos Menezes Neto - Integrante / Lilia Katri Moritz Schwarcz - Coordenador.

Histórico profissional

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Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Brasil

Vínculo: Colaborador externo, Enquadramento Funcional: Articulador da Secretaria do FMDH, Carga horária: 30

Outras informações:
Organização do II Seminário Internacional ?Educação em Direitos Humanos?. Parceria FLACSO ? Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil. Em Marrakesh, Marrocos (novembro de 2014).

2009 - 2012

Escritório Internacional do Fórum Social Mundial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
De março a maio de 2009: assessoria em relações internacionais para o Forum Marocain des Alternatives Sud (FMAS), sediado em Rabat, Marrocos. De agosto a outubro de 2009: assessoria em relações internacionais para a Alternatives International, sediada em Montreal, Canadá. De agosto de 2010 a março de 2011: assessoria em relações internacionais e coordenação da equipe de programação e mobilização internacional para a ENDA Tiers Monde, sediada em Dacar, Senegal. De abril a maio de 2011: assessoria em relações internacionais para o Centre de Recherche et d?Information pour le Développement (CRID), sediado em Paris, França. Novembro de 2011: assessoria em relações internacionais para a ActionAid South Asia, sediada em Daca, Bangladesh. De abril a julho de 2012: assessoria em relações internacionais para o Forum Tunisien des Droits Economiques et Sociaux, sediado em Túnis, Tunísia.

2008 - 2008

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Relações Internacionais, Carga horária: 20