Paola Mahyra de Oliveira Carvalho

Mestranda no Programa de Pós Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi bolsista de Iniciação Científica do Projeto ALIB - Atlas Linguístico do Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia e Dialetologia

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras/ Espanol

2009 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Linguística Textual I: Teoria e prática. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2012 - 2012

Transgredindo os gêneros do discurso em sala de au. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Projeto de Extensão Cinema (d)e Horror. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Pa.Designações para "soca/touceira" no Norte do Brasil: Contribuições do Projeto ALiB. 2012. (Seminário).

XIII Encontro de Iniciação Científica UFMS.Em busca da história do português do Brasil: um estudo a partir de dados geolinguísticos. 2012. (Encontro).

59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Um estudo acerca da relação entre léxico e ambiente rural com base nos dados do Projeto ALiB. 2011. (Seminário).

XX Seminário do Centro de Estudo Linguístico e Literários do Paraná - CELLIP.Designações para "guloso" no Centro-Oeste do Brasil: um lhas geolinguístico e léxico-semântico. 2011. (Seminário).

XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul."Em Busca da História do Português do Brasil: Um Estudo a partir de Dados Geolinguísticos". 2011. (Encontro).

XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens.Léxico e Ambiente Rural: Um estudo de designações para. 2011. (Outra).

VIII Workshop Nacional - Projeto Atlas Linguistico do Brasil. 2010. (Encontro).

V Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem - GELCO.Designações para "diabo" nas capitais da região Norte do Brasil: Um estudo sobre tabus linguisticos. 2010. (Encontro).

I Encontro de sociolinguística e dialetologia. 2010. (Encontro).

XVI Semana de Letras: A formação do professo de línguas e literaturas. 2010. (Outra).

Regiões Culturais: literatura e estudos regionais, culturaos e interculturais, no Nato Grosso do Sul. 2009. (Seminário).

II Seminário do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande - MS. 2009. (Seminário).

A trajetória do Presidente Barack Obama. 2009. (Encontro).

1 Coloquio GEPPE "Psicologia e educação: Teoria e Pesquisa". 2009. (Encontro).

Projeto de extensão Cinema (d)e horror. 2009. (Outra).

VI Jornada de educação do MS. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Regiane Coelho Pereira Reis

REIS, R. C. P.ISQUERDO, A. N.; MARQUES, E. A.. Relações entre Léxico e Ambiente: um estudo da norma lexical do Centro-Oeste do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aparecida Negri Isquerdo

ISQUERDO, Aparecida NegriREIS, Regiane Coelho Pereira; MARQUES, E. A.. relações entre léxico e meio ambiente: um estudo da norma lexical do Centro-Oeste do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aparecida Negri Isquerdo

ISQUERDO, A. N.; FRUBEL, Auri Claudionei Matos; ROCHA, P. G. da. A norma lexical dos habitantes da região Centro-Oeste: um estudo da relação entre léxico e ambiente com base nos dados do Projeto ALiB. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Patrícia Graciela da Rocha

ISQUERDO, A. N.;ROCHA, P. G. da. A norma lexical dos habitantes da região Centro-Oeste: um estudo da relação entre léxico e ambiente com base nos dados do Projeto ALiB. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Patrícia Graciela da Rocha

ISQUERDO, A. N.; FRUBEL, A. C. M.;ROCHA, P. G. da. A norma lexical dos habitantes da região Centro-Oeste: um estudo da relação entre léxico e ambiente com base nos dados do Projeto ALiB. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Elizabete Aparecida Marques

ISQUERDO, A. N.; REIS, R. C. P.;MARQUES, E. A.. Relações entre léxico e ambiente: um estudo da norma lexical da região Centro-Oeste do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aparecida Negri Isquerdo

Relaçoes entre léxico e ambiente: um estudo da norma lexical da região Centro-Oeste do Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Aparecida Negri Isquerdo;

Aparecida Negri Isquerdo

Em busca da história do português do Brasil: um estudo a partir de dados geolinguísticos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aparecida Negri Isquerdo;

Aparecida Negri Isquerdo

Manifestações mágico-religiosas no léxico: um estudo na área semântica das religiões e crenças; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aparecida Negri Isquerdo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . O mágico-religioso no léxico: um estudo de designações para diabo e fantasma em dados do ALiB. In: Aparecida Negri Isquerdo; Fabiane Cristina Altino; Vanderci de Andrade Aguilera. (Org.). O mágico-religioso no léxico: um estudo de designações para diabo e fantasma em dados do ALiB. 1ªed.Londrina: Biblioteca central da Universidade Estadual de Londrina, 2012, v. II, p. 1-.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Léxico e ambiente rural: um estudo de designações para trabalhador de enxada em roça alheia no Centro-Oeste do Brasil. In: CARDOSO, Suzana Alice Marcelino; MOTA, Jacyra Andrade; PAIM, Marcela Moura Torres. (Org.). Vozes do X WORKALIB-Amostras do português brasileiro. 1ed.Salvador: Vento Leste, 2012, v. 3, p. 251-262.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . O rural no léxico nortista: contribuições do Projeto ALiB. In: XXI Seminário do CELLIP, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Designações para 'soca/touceira' no Norte do Brasil: Contribuições do Projeto ALiB. In: 60º seminário do Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo, 2012, São Paulo. Programação, 2012, 2012.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Um estudo acerca da relação entre léxico e ambiente rural com base nos dados do Projeto ALiB. In: 59º Seminário do GEL, 2011, Bauru/SP. 59º Seminário do GEL, 2011.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Em busca da história do português do Brasil: um estudo a partir de dados geolinguísticos. In: XIII Encontro de Iniciação Científica UFMS, 2012, Campo Grande. XIII Encontro de Iniciação Científica UFMS. Campo Grande: UFMS, 2012.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Em busca da história do português do Brasil: um estudo a partir de dados geolinguísticos. In: XIII Encontro de Iniciação Científica UFMS, 2012, Campo Grande. XIII Encontro de Iniciação Científica UFMS, 2012.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Léxico e Ambiente Rural: Um estudo de designações para "Trabalhador de Enxada em Roça Alheia" no Centro-Oeste do Brasil. In: XVII Semana de Letras e I Jornada de estudos de Linguagens:Temas e Práticos, 2011, Campo Grande/MS. XVII Semana de Letras e I Jornada de estudos de Linguagens:Temas e Práticos, 2011.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Designações para "guloso" no Centro-Oeste do Brasil: um lhas geolinguístico e léxico-semântico. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina/PR. XX Seminário do CELLIP, 2011.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . "Em Busca da História do Português do Brasil: Um Estudo a partir de Dados Geolinguísticos". In: XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2011, Campo Grande/MS. XII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2011.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Manifestações Mágico-religiosas no léxico: Um estudo na área semântica das religiões e crenças. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2010, Campo Grande/MS. O PIBIC e a formação de pesquisadores, 2010.

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Designações para tipos de chuva no Centro-Oeste brasileiro: contribuições do Projeto ALiB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Traços de ruralidade no léxico nortista: Um estudo a partir de dados do Projeto ALiB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Designações para 'soca/touceira' no Norte do Brasil: Contribuições do Projeto ALiB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Em busca da história do português do Brasil: um estudo a partir de dados geolinguísticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Um estudo acerca da relação entre léxico e ambiente rural com base nos dados do Projeto ALiB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Designações para "guloso" no Centro-Oeste do Brasil: um lhas geolinguístico e léxico-semântico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Léxico e Ambiente Rural: Um estudo de designações para "Trabalhador de Enxada em Roça Alheia" no Centro-Oeste do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . "Em Busca da História do Português do Brasil: Um Estudo a partir de Dados Geolinguísticos". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Manifestações mágico-religiosas no léxico: um estudo na área semântica das religiões e crenças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Em Busca da História do Português do Brasil: Um Estudo a partir de Dados Geolinguísticos. 2011. (Relatório de pesquisa).

CARVALHO, P. M. O. ; ISQUERDO, A.N . Manifestações Mágico-Religiosas no Léxico: Um estudo na Área Semântica das Religiões e Crenças. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Tesouro do léxico patrimonial galego e português - Brasil, Descrição: Este Projeto é um subprojeto do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português que pretende integrar, em um único banco de dados informatizados, materiais lexicográficos com referenciação geográfica que sejam oriundos de trabalhos de pesquisa sobre o léxico que tiveram como fontes corpora obtidos por meio de trabalhos de campo na área da variação (dialetologia/onomástica/lexicografia), dispersos em obras dialectais, vocabulários de falas, em sua grande maioria de caráter inédito e de difícil acesso à comunidade científica. O projeto tem como coordenadora geral Rosario Álvarez, do Instituto da Lingua Galega de la Univ. de Santiago de Compostela, com a participação dos comitês galego, português e brasileiro. O Comitê brasiliero é coordenado por Sílvia Brandão (UFRJ). Os trabalhos nas diferentes regiões brasileiras têm coordenações regionais, sendo a região Centro-Oeste coordenada por Aparecida Negri Isquerdo. O objetivo do projeto é criar uma grande base de dados a ser disponibilizado em rede. Os dados lexicais serão organizados em lemas, permitindo tanto o acesso às diferentes variantes registradas para cada lema (fônicas, morfológicas) quanto aos diferentes lemas que expressam um mesmo conceito. A consulta, on-line, permitirá não só localizar todos os lemas e suas respectivas variantes nas distintas fontes, mas também obter fielmente categorias, definições, localização, etnografia, imagens, usos, fraseologia, preconceitos linguísticos... Do ponto de vista lexicográfico o produto esperado se desenhará como um grande dicionário de dicionários, organizado segundo uma metodologia própria. A apresentação permitirá também obter a cartografia automática das variantes e dos lemas selecionados (Galícia, Portugal, Brasil), facilitando a visualização da distribuição geográfica das formas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paola Mahyra de Oliveira Carvalho - Integrante / Aparecida Negri Isquerdo - Coordenador / Albana Xavier Nogueira - Integrante / Solange Stabile - Integrante / Marigilda Antonio Cuba - Integrante / Elisabete Aparecida Marques - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Atlas Linguístico do Brasil - Região Mato Grosso do Sul, Descrição: O Projeto Atlas Lingüístico do Brasil (AliB) está norteado por uma política de integração e coordenação do trabalho no campo da Geolinguística com vistas à produção de um atlas linguístico geral do Brasil. O Projeto objetiva, fundamentalmente, descrever a realidade linguística brasileira, no que tange à língua portuguesa, com enfoque prioritário na identificação das diferenças diatópicas (fônicas, morfossintáticas, léxico-semânticas e prosódicas), consideradas na perspectiva da Geolinguística; estabelecer isoglossas com vistas a traçar a divisão dialetal do Brasil, tornando evidentes as diferenças regionais através de resultados cartografados em mapas linguísticos e de estudos interpretativos de fenômenos considerados; oferecer aos estudiosos da língua portuguesa, aos pesquisadores de áreas afins e aos pedagogos subsídios para o aprimoramento do ensino/aprendizagem e para uma melhor interpretação do caráter multidialetal do Brasil. A equipe de pesquisadores da UFMS é responsável pelo projeto no âmbito de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso do Sul, de Goiás do Acre e de Roraima(projeto disponível no site http://www.alib.kit.net)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paola Mahyra de Oliveira Carvalho - Integrante / Danyelle Almeida Saraiva - Integrante / Juliany Fraide Nunes - Integrante / Luciene Gomes Freitas - Integrante / Aparecida Negri Isquerdo - Coordenador / Vanessa Cristina Martins Benke - Integrante / Carla Regina de Souza Figueiredo - Integrante / Regiane Coelho Pereira Reis - Integrante / Jéssica Reis Fonseca - Integrante / Daniela de Souza Silva Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Letras/ CCHS. , Cidade Universitária s/n, Centro, 79070-900 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 33457645, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

2010 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto ALIB - Atlas Linguístico do Brasil. Desde do período de 03/2010.

2010 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto ALIB - Atlas Linguístico do Brasil. Desenvolveu o trabalho intitulado como "A História do Português do Brasil: Um Estudo a partir de Dados Geolinguístico".

2010 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto ALIB - Atlas Linguístico do Brasil. Desenvolveu o trabalho intitulado como "Manifestações Mágico-religiosas no Léxico: Um estudo na área semântica das religiões e crenças.