Alain Jean Pierre Fares

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1969) e graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Moraes Jr. (1972). Diretor executivo do Centro para Inovação e Competitividade de fevereiro de 2008 a junho de 2013. Mentor em Inovação pela RYO Consulting desde julho de 2014.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Análise de sistemas

1973 - 1974

IBM Research Brazil
Título: Desenvolvimento de aplicativo. Ano de finalização: 1974

Graduação em Administração de Empresas

1971 - 1972

Faculdade Moraes Jr.

Graduação em Engenharia Química

1966 - 1969

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1994

Especialização em Gestão. (Carga horária: 150h). , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso RH-Rio. Da Ruptura á Inovação. 2012. (Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • RYO Consulting. , Avenida Henrique Dumont 65/204, Ipanema, 22410060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38756904, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    RYO CONSULTING

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Mentoria em Inovação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento de empresas em Gestão da Inovação pelo projeto NAGI PUC-Rio no anos de 2014 a 2016. Essa formação completa foi aplicada em 30 empresas.

  • 2016 - Atual

    Grupo IBMEC

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Inovação no MBA de RH do Ibmec. O MBA acontece esporadicamente, e a carga horária semanal de horas se refere a quando o curso acontece.

  • 2013 - 2014

    Instituto Gênesis PUC-Rio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto NAGI, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Gestão do Projeto NAGI PUC-Rio.

  • 2005 - 2013

    Centro Para Inovação e Competitividade

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor executivo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gestão executiva da instituição - Gestão administrativa, financeira e de negócios; - Gestão de convênios junto a diversas entidades: FINEP e CENPES/Petrobras - estudos de viabilidade para implantação de parque tecnológico; Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu - implementação de escritórios de inclusão digital; FINEP - desenvolvimento de equipamento de corte de pedras brutas; Consórcio Al-Invest III (sede em Bruxelas) - realização de feiras de negócio. Gestão de projetos - Levantamento de Ativos de Qualidade, Produtividade e Competitividade para o grupo Gera Ação, liderado pela Petrobras - identificação junto a organizações de governo, programas de qualidade regionais, entidades tecnológicas e empresas privadas das principais iniciativas voltadas para prestação de serviços a outras organizações e a população; - Levantamento de Ativos de Inovação, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, para a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial / MDIC - desenvolvimento de mapa conceitual e memorial descritivo para o projeto; - Conversão de normas técnicas da Petrobras em normas brasileiras - projeto em parceria com a Petrobras e ABNT para identificação e posterior conversão de normas Petrobras em normas ABNT; - Desenvolvimento de planejamento estratégico para unidades de Furnas Centrais Elétricas.

  • 2003 - 2008

    IMC Consultoria

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento e implantação de projetos - Prudential do Brasil - desenvolvimento e implementação de hierarquia de políticas e procedimentos; - Quaker Chemical - desenvolvimento e implantação de planejamento estratégico para a Quaker South America, contemplando também revisão da organização; - Fundação Oswaldo Cruz - desenvolvimento e implementação do Portal Fiocruz.

  • 1975 - 2003

    Xerox do Brasil

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Área de Tecnologia de Informações - Planejamento estratégico - desenvolvimento do planejamento estratégico de TI em consonância com a Corporação, com direcionamento das tecnologias a serem implementadas no horizonte de 5 anos; - Desenvolvimento de sistemas; desenvolvimento e implementação de sistemas de informática, inclusive ERP, nas áreas de Administração de Clientes, Finanças, Recursos Humanos e Marketing; - Plano de contingência para a virada do ano 2000 - desenvolvimento de todas as contingências para garantir a operacionalidade da organização em caso de alguma falha de sistemas com a entrada do ano 2000; trabalho em parceria com a corporação englobando contingências para os aplicativos, para os equipamentos globais e individuais, para linhas de transmissão e para telefonia; - Centro de processamento de dados - operação dos computadores da organização de modo a garantir o nível de serviço adequado à sua operação: disponibilidade dos equipamentos, estabilidade dos sistemas e tempo de resposta adequados; - Segurança de informações - classificação das informações da organização de modo a garantir sua preservação quanto à sua confidencialidade; - Métodos e procedimentos - definição da estrutura dos procedimentos a serem utilizados pela organização e disponibilidade dos manuais para as áreas usuárias dos procedimentos; - Suporte técnico - definição e implementação dos sistemas operacionais e ferramentas de hardware e software adequados a operação dos computadores; - Qualidade e produtividade ? treinamento e suporte a todos os 180 funcionários da área de TI em conceitos e processos de qualidade e suporte a melhoria de processos e solução de problemas.

  • 1992 - 1999

    Xerox do Brasil (cont)

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Área de Marketing - Suporte de software e aplicações - suporte de software de segundo nível ao analistas de atendimento aos clientes, relativo a softwares Xerox, utilizados em suas soluções de tecnologia e em seus equipamentos de impressão; - Hot-line - processo com infra-estrutura de técnicos e de hardware que garantem aos clientes um padrão de tempo de resposta para solução dos problemas relativos aos equipamentos e softwares Xerox; - Estratégias de suporte - definição e implementação de estratégias de suporte a softwares e equipamentos Xerox. Área de Recursos Humanos - Educação para a qualidade ? desenvolvimento, adequação e implementação de programas de treinamento em qualidade e produtividade, para diretores e gerentes da organização; - Educação em desenvolvimento gerencial ? desenvolvimento, adequação e implementação de programas de desenvolvimento gerencial, para diretores e gerentes da organização; - Educação em negócios e tecnologia ? desenvolvimento, adequação e implementação de programas de treinamento de modo a preparar os diretores e gerentes a conduzir uma organização que passa a ter tecnologia como seu principal foco; - Qualidade e produtividade em RH ? definição da cadeia de valor de RH e de seus principais processos de modo a tornar essa organização um modelo de eficácia e produtividade. Área de Finanças - Qualidade e produtividade em Finanças - definição da cadeia de valor de Finanças e de seus principais processos de modo a tornar essa organização um modelo de eficácia e produtividade.

  • 1973 - 1975

    IBM Research Brazil

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Área de desenvolvimento de sistemas - Desenvolvimento de aplicações nas áreas de Finanças, Recursos Humanos e Manufatura; - Suporte técnico a sistemas operacionais de computadores de grande porte; - Desenvolvimento de aplicativos e suporte técnico à tecnologia de terminais inteligentes.

  • 1970 - 1973

    Companhia Estadual de Gas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de produção e Chefe de divisão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Área de produção - Controle e execução dos processos de fabricação de gás, a partir de carvão e em unidades de crauqeamento; - Planejamento estratégico da produção de gás com definição dos equipamentos e dos processos mais eficazes.