Samanta Elisa Martinelli

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e mestrado em Sociologia pelo Programa de pós graduação da Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente cursa Administração pelo Centro Universitário de Maringá (2019). Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: taylorismo, fordismo e toyotismo, indústria da costura, produção flexível e microempreendedorismo.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: As costureiras do MEI: uma analise do trabalho subcontratado das facções do polo regional de confecções de Maringá- PR,Ano de Obtenção: 2017
Maria Aparecida da Cruz Bridi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Administração

2018 - Atual

Centro Universitário de Maringá

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2014

Universidade Estadual de Maringá
Título: Senhores do tempo e do saber: aproximações entre os métodos de Taylor e Ohno
Orientador: Eide Sandra Azevedo Abreu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Humanas/ Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINELLI, S. E. . VII Seminário Nacional Sociologia & Política: Instituições e Democracia na América Latina. 2016. (Outro).

ABREU, E. S. A. ; CARNIEL, F. ; MARTINELLI, S. E. . XI Seminário de Ciências Sociais. Ciências Sociais em foco: faces do Brasil no mundo contemporâneo. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Capacita OSC. 2019. (Encontro).

IX Seminário Nacional de Sociologia e Política: desenvolvimento e justiça social. 2018. (Seminário).

IX Semana acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná Es. 2014. (Seminário).

IX Semana acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná Es.Senhores do Tempo e do Saber: aproximações entre os métodos de Taylor e Ohno.. 2014. (Seminário).

V Seminário Nacional Sociologia & Política: Desenvolvimento e mudanças sociais em contexto de crise. 2014. (Seminário).

XI Seminário de Ciências Sociais. Ciências Sociais em foco: faces do Brasil no mundo contemporâneo.A MODERNIDADE SOBRE INFLUÊNCIAS DAS CRENÇAS. 2013. (Seminário).

X Seminário de Ciências Sociais- Tecendo Diálogos sobre a Pesquisa Social. 2013. (Seminário).

A Esquerda da América Latina- História, Presente, Perspecitvas. 2012. (Simpósio).

Educação, Ciência e Liberdade. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional 90 anos de movimento comunista no Brasil.As vocações militar e intelectual de Nelson Werneck Sodré, sua rotação à esquerda e a contribuição para a cultura política de esquerda no Brasil.. 2012. (Seminário).

VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. 2012. (Seminário).

II Simpósio Internacional de Educação Sexual- Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: trajetórias escolares. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aldacy Rachid Coutinho

COUTINHO, A. R.; LEITE, M. P.; BRIDI, M. A. C.. As costureiras do MEI: uma análisedo trabalho subcontratado das facções do Polo Regional de confecções de Maringá. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Aparecida da Cruz Bridi

BRIDI, Maria Aparecida; COUTINHO, A. R.; LEITE, M. P.. Nas trilhas da produção flexível: uma análise do trabalho subcontratado das facções do Polo Regional de Maringá-PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Aparecida da Cruz Bridi

BRIDI, M. A.; LEITE, M. P.; COUTINHO, A. R.. Nas trilhas da produção flexível: a análise do trabalho subcontratado das facções do Polo Regional de Maringá-PR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

Marcia de Paula Leite

LEITE, M. P.; BRIDI, M. A. C.; COUTINHO, A. R.. "As costureiras do Mei: uma análise do trabalho subcontratado das facções do Polo Regional de Confecções de Maringá.. 2017. Dissertação (Mestrado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

Marcia de Paula Leite

LEITE, M. P.. "Nas trilhas da produção flexível: A análise do trabalho subcontratado das facções do polo regional de Maringa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em programa de Pós graduação em sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eide Sandra Azevedo Abreu

Os modelos Taylorista/Fordista e Toyotista, e suas implicações no feitio do Trabalho Moderno; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eide Sandra Azevêdo Abrêu;

Maria Aparecida da Cruz Bridi

As costureiras do MEI: uma análise do trabalho subcontratado das facções do Polo Regional de confecções de Maringá; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Aparecida da Cruz Bridi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINELLI, S. E. . A indústria da costura no paraná: uma análise do trabalho contratado das facções do polo regional de Maringá. In: XXX Congreso Latinoamericano de sociología ALAS 2015, 2015, San José- Costa Rica. Pueblos en movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales.

  • MARTINELLI, S. E. . A indústria da costura no Paraná: uma análise do trabalho subcontratado das facções do polo Regional de Maringá. In: Encontro Nacional da ABET, 2015, Campinas. Reconfigurações do Trabalho, 2015.

  • MARTINELLI, S. E. . As vocações militar e intelectual de Nelson Werneck Sodré, sua rotação à esquerda e a contribuição para a cultura política de esquerda no Brasil.. In: Seminário Internacional 90 anos de movimento comunista no Brasil., 2012, Marília. 90 ANOS DO MOVIMENTO COMUNISTA NO BRASIL, 2012.

  • MARTINELLI, S. E. ; MELLO, R. M. . O Trabalho da mulher Caiçara: as faces do capitalismo no trabalho das sociedades tradicionais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINELLI, S. E. . Relações de Trabalho na Moda e o trabalho escravo moderno. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINELLI, S. E. ; MELLO, R. M. . O Trabalho da Mulher Caiçara: as faces do Capitalismo no trabalho das sociedades tradicionais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINELLI, S. E. . A indústria da costura no Paraná: uma análise do trabalho subcontratado das facções do pólo regional de Maringá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINELLI, S. E. . A indústria da costura no paraná: uma análise do trabalho contratado das facções do polo regional de maringá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINELLI, S. E. . Senhores do Tempo e do Saber: aproximações entre os métodos de Taylor e Ohno.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINELLI, S. E. . A dimensão do lúdico e suas relações com o Capital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINELLI, S. E. . Modernidade sobre influências das crenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINELLI, S. E. . As vocações militar e intelectual de Nelson Werneck Sodré, sua rotação à esquerda e a contribuição para a cultura política de esquerda no Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    As costureiras do MEI: uma analise do trabalho subcontratado das facções do polo regional de confecções de Maringá- PR, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como proposta estudar as facções domiciliares do polo regional de confecções de Maringá. Metodologicamente percorremos as trilhas da produção flexível de confecções, com o objetivo de encontrar as relações precárias de trabalho na subcontratação. As facções representam o elo mais frágil de uma cadeia produtiva extensa, sendo por meio desse objeto de pesquisa que podemos visualizar os impactos das modalidades flexíveis sobre às condições de trabalho às quais as costureiras são submetidas. Nesse percurso que trilhamos, ganha destaque em nossa pesquisa o estímulo ao processo de formalização das facções domiciliares subcontratadas, que, enquadrando-se na categoria de Microempresa Individuais ( MEI), passam a ser encaradas como prestadoras de serviço, fato que na realidade tem mascarado a real condição de trabalho das costureiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Samanta Elisa Martinelli - Integrante / Maria Aparecida da Cruz Bridi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional