Caroline Costa de Macedo

(carolinemacedo@ufrj.br | caroline@inovacao.ufrj.br) * Graduação em andamento em Ciências Biológicas: Biotecnologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Estagiária na Agência UFRJ de Inovação, (www.inovacao.ufrj.br). Atualmente é Diretora de Gestão e Relações Interpessoais da Empresa Júnior Tecnopólix (tecnopolix.wix.com/tecx).

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas: Biotecnologia

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Propriedade Intelectual e Inovação em Biotecnologia
Orientador: Renata Angeli; Sabrina Dias; Flávia Carmo
Bolsista do(a): PIBITI-UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Minicurso SEBRAE em Plano de Negócios (Canvas). (Carga horária: 4h). , VII ENAPID & IV ProspeCT&I.

2013 - 2013

Curso Geral de Propriedade Intelectual DL 101P BR. (Carga horária: 75h). , World Intellectual Property Organization.

2013 - 2013

Propriedade Intelectual em Biotecnologia. (Carga horária: 12h). , I Semana de Biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

2013 - 2013

Minicurso Busca Profissional de Patentes. (Carga horária: 4h). , IV SIMTEC & I SEMPI.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII ENAPID - Encontro Acadêmico de Propriedade Industrial, Inovação e Desenvolvimento & IV ProspeCT&I - Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica.Mapeamento tecnológico dos processos de biorremediação: uma análise no contexto da biotecnologia sustentável. 2014. (Outra).

I Semana de Biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Energia do Movimento. 2013. (Exposição).

I Encontro de Pesquisa em Biociências do Polo Avançado de Xerém - UFRJ & I Seminário Sobre a Interiorização da Educação Superior Pública em Duque de Caxias.(Comissão Organizadora). 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sabrina Dias de Oliveira

Propriedade Intelectual e Inovação em Biotecnologia; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carla Ribeiro Polycarpo

Inibição da via glicolítica na cepa delta pus 7 de Trypanosoma brucei; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Carla Ribeiro Polycarpo;

Renata Angeli

Propriedade Intelectual e Inovação em Biotecnologia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Renata Angeli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANGELI, R. ; MACEDO, C. ; CASTRO, A. ; FILGUEIRAS, R. ; ULLER, A. . PRÁTICAS DE GESTÃO DA AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE SUPORTE À ANÁLISE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - SIMTEC , v. 1, p. 612-624, 2013.

  • MACEDO, C. ; ANGELI, R. ; OLIVEIRA, S. D. ; CARMO, F. L. . MAPEAMENTO TECNOLÓGICO DOS PROCESSOS DE BIORREMEDIAÇÃO: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA BIOTECNOLOGIA SUSTENTÁVEL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANGELI, R. ; MACEDO, C. ; CASTRO, A. ; FILGUEIRAS, R. ; ULLER, A. . PRÁTICAS DE GESTÃO DA AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE SUPORTE À ANÁLISE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Propriedade Intelectual e Inovação em Biotecnologia, Descrição: As estatísticas de patentes estão sendo cada vez mais reconhecidas como indicadores da atividade inventiva e de fluxos de tecnologia pois funcionam como incentivo a renovação tecnológica. Com foco nas estruturas de apoio à proteção e à comercialização do conhecimento, a Lei de Inovação indicou a necessidade de que as instituições científicas e tecnológicas disponham de Núcleos de Inovação Tecnológica para contribuir na elaboração e gestão de suas políticas de inovação. Assim, estruturas organizacionais foram designadas para gerenciar a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia. A Agência UFRJ de Inovação foi criada em 2007 com a missão de buscar a transferência do conhecimento gerado na Universidade para a sociedade por meio de inovações e cumpre com as funções de NIT da UFRJ. Tendo em mente que o número de patentes concedidas a uma empresa ou país pode refletir seu dinamismo tecnológico, o objetivo desta pesquisa é utilizar a análise de patentes para realizar um monitoramento tecnológico mundial na área da Biotecnologia, estabelecendo como foco as necessidades atuais do planeta por suportes sustentáveis, para atividades e produtos poluentes ou em escassez que estão inseridos no contexto da humanidade e precisam ser substituídos, garantindo às futuras gerações acesso aos recursos naturais fornecidos na Terra sem impedir o desenvolvimento econômico e tecnológico. Dentre as tecnologias que tem se apresentado com potencial para solucionar tais problemas, a Biotecnologia Sustentável se destaca em 4 áreas no desenvolvimento de estudos: transgênicos; biocombustíveis; biopolímeros e biorremediação. Para encontrar esses suportes sustentáveis que em todo o mundo recebem investimentos para pesquisa aplicada, utiliza-se a base de dados do Orbit, que vem a ser um sistema com cobertura mundial, o qual permite a investigação e análise de informações de patentes publicadas. Através desta base, promove-se o diagnóstico de patentes, considerando que vantagens como: informação tecnológica mais atual; cobertura mundial; abrangência de quase todos os campos tecnológicos, possam trazer resultados do cenário atual em relação a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Costa de Macedo - Integrante / Flávia Lima do Carmo - Integrante / Renata Angeli - Coordenador / Sabrina Dias de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cidade Universitária, Agência UFRJ de Inovação. , Rua Hélio de Almeida s/n; Prédio 2 - 2 º andar - Sala 25, Cidade Universitária, 21941972 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37331788, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Empresa Júnior Tecnopólix

    Vínculo: Membro fundador, Enquadramento Funcional: Diretoria de Gestão e Relações Interpessoais, Carga horária: 8

  • 2013 - 2014

    Empresa Júnior Tecnopólix

    Vínculo: Membro fundador, Enquadramento Funcional: Vice-presidente, Carga horária: 8

  • Sem data

    Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cidade Universitária

    Atividades

    • 04/2013

      Estágios , Agência UFRJ de Inovação, PR2.,Estágio realizado, Estagiária na Agência UFRJ de Inovação; Orientadoras: Renata Angeli, Sabrina Dias e Flávia do Carmo.

    • 01/2012 - 06/2012

      Estágios , Instituto de Bioquímica Médica, IBqM-CCS.,Estágio realizado, Aluna de iniciação científica; Orientadora: Carla Ribeiro Polycarpo.

  • Sem data

    Universidade Federal do Rio de Janeiro - Polo de Xerém

    Atividades

    • 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Polo de Xerém, Comissão de Biossegurança.,Cargo ou função, Membro discente (Boletim da UFRJ, 13/12/2012, Portaria Nº 10650 de 05 de Dezembro de 2012)..

    • 01/2013 - 04/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Polo de Xerém, Colegiado Provisório do Polo Avançado de Xerém - CPX.,Cargo ou função, Representante discente do curso de Biotecnologia.

    • 11/2011 - 06/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Polo de Xerém, Centro Acadêmico de Biotecnologia.,Cargo ou função, Membro.

  • 2014 - Atual

    Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia

    Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Conselheira (UFRJ), Carga horária: 8