Raphael Moraes da Silveira

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) em Ciências Sociais, com enfase em Antropologia. Concluiu o mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS-UFG, vinculado a linha de pesquisa "corpo, representações e marcadores sociais da diferênça". Pesquisador do Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente se interessa pela relação entre humor e marcas sociais da diferença.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Antropologia Social

2012 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: Nem tudo é possível, e muita coisa é obrigatória: um estudo da prática do swing em Goiânia.,Ano de Obtenção: 2014
Camilo Albuquerque Braz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: marcadores sociais da diferença; consumo; performance; sexualidade.Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: consumo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: marcas sociais da diferença.

Graduação

2005 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: ESPECISMO E VIVISSECÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE HOMENS E ANIMAIS NA CIÊNCIA
Orientador: Débora Krischke Leitão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRAZ, C. A. ; Moraes da Silveira, R. ; GONÇALVES, Eliane . Seminário Das Margens aos Centros IV - Olhares Contemporâneos em Gênero e Sexualidade. 2014. (Congresso).

Moraes da Silveira, R. ; SILVA, T. C. . Ciclo de estudos e debates: Procedimentos Éticos e a Pesquisa em Antropologia. 2012. (Congresso).

BRAZ, C. A. ; Moraes da Silveira, R. ; GONÇALVES, Eliane . IV Seminário Trabalho e Gênero. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário das Margens ao Centro IV, Olhares Contemporâneos em Gênero e Sexualidade.Nem tudo é possível, e muita coisa é obrigatória: um estudo da prática do swing em Goiânia.. 2014. (Seminário).

X RAM, Reunião de antropologia do Mercosul. Nos limites da cena: reflexões metodológicas sobre o estar lá em contextos eróticos. 2013. (Congresso).

Fazendo Genêro 10, desafios feministas. 'tudo é permitido...' um breve olhar etnográfico do emponderamento feminino e convenções de mercado. 2013. (Congresso).

Dilma Presidente: embates de gênero, sexualidade e religião. 2012. (Seminário).

IV Seminário Trabalho e Gênero. 2012. (Seminário).

New York's African Burial Ground: from Nation Secret to National Monument. 2012. (Seminário).

Os antropólogos devem, sim, falar de biologia: a contribuição de Tim Ingold para uma reflexão sobre o Darwinismo. 2012. (Seminário).

II simpósio de Ciências Sociais. 2011. (Simpósio).

"seminário educação 2009 - "políticas educacionais: cenários e projetos sociais". 2009. (Seminário).

I semana de Ciências sociais da UFMT. 2008. (Encontro).

Globalização e Pós-Modernidade: Ciência, CUltura e Poder. 2007. (Encontro).

XXVII encontro nacional de estudantes de História, tema: "terra de ninguem?". 2007. (Encontro).

VI seminário do ICHS, Política, Ambiente e Diversidade Cultural.. 2006. (Seminário).

contracultura e Produção Artística no Brasil Pós 1968. 2006. (Encontro).

II seminário sobre violência e segurança pública em Mato Grosso - "sociedade, drogas e violência". 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Telma Camargo da Silva

SILVA, Telma Camargo da; BRAZ, Camilo Albuquerque de; E. GONÇALVES. Sociabilidade e algo mais: um olhar etnográfico sobre as casas de swing em Goiânia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Eliane Gonçalves

GONÇALVES, Eliane; CAMARGO, Telma; BRAZ, Camilo A.. Sociabilidade e algo mais: um olhar etnográfico sobre casas de swing em Goiânia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Juliana Abonizio

LEITÂO, D.K.; TAMASO, I.M.;ABONIZIO, J.. Especismo e Vivisecção: reflexões sobre a relação entre homens e animais na ciência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências sociais) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Debora Krischke Leitão

Especismo e vivisecção: reflexões sobre a relação entre homens e animais na ciência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Debora Krischke Leitão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Moraes da Silveira, R. . Erotismo, marcas sociais da diferença e construção de subjetividades nos flyers de um clube de swing. In: IV Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. IV Enlaçando Sexualidades, 2015.

  • Moraes da Silveira, R. ; BRAZ, C. A. . Nos limites da cena: reflexões metodológicas sobre o estar lá em contextos eróticos. In: X RAM, Reunião de Antropologia do Mercosul, 2013, Córdoba. Nos limites da cena: reflexões metodológicas sobre o estar lá em contextos eróticos, 2013.

  • Moraes da Silveira, R. . 'tudo é permitido...' um breve olhar etnográfico do emponderamento feminino e convenções de mercado. In: seminário internacional fazendo gênero 10, 2013, Florianópolis. seminário internacional fazendo gênero 10, 2013.

  • Moraes da Silveira, R. . Erotismo, marcas sociais da diferença e construção de subjetividades nos flyers de um clube de swing. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Moraes da Silveira, R. . Um clube de swing como objeto de estudo: o primeiro olhar, performances e intersubjetividades em campo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Moraes da Silveira, R. ; BRAZ, C. A. . Nos limites da cena: reflexões metodológicas sobre o estar lá em contextos eróticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Moraes da Silveira, R. . 'tudo é permitido...' um breve olhar etnográfico do emponderamento feminino e convenções de mercado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Moraes da Silveira, R. . Fórum: Pesquisadores(as) Jovens sobre Sexualidade e Relações de Gênero - IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES,. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Nem tudo é possível, e muita coisa é obrigatória: um estudo da prática do swing em Goiânia., Descrição: Dissertação de mestrado apresentado ao PPGAS-UFG. Nele, se buscou buscou analisar a articulação entre consumo e marcas sociais da diferença em um clube de swing da cidade de Goiânia. O que é esta prática social chamada swing? Que bem é consumido em um clube de swing? Durante a dinâmica ritual que acontece no clube, quais são os marcadores sociais hiperbolizados/subvertidos pelo publico? E quais são acionados por estes sujeitos como forma de distinção entre si? Tais perguntas foram respondidas por meio da etnografia, ou seja, a observação participante. Esta minha inserção em campo é problematizada no primeiro capitulo, após um primeiro olhar sobre a prática do swing. A etnografia também inclui flyers de festas, bem como elementos encontrados no site do clube - temas do segundo capítulo usados, sobretudo, para pensar como são os discursos que os idealizadores da casa têm a respeito do lugar e da prática. Por último, são trazidos os usos que os sujeitos fazem do clube, as categorias nativas permeadas por marcas sociais e suas performances.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raphael Moraes da Silveira - Integrante / Camilo de Albuquerque Braz - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2014

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestrando pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como estagiário docente da disciplina de antropologia I, na graduação em ciências sociais (FCS-UFG)

2011 - 2011

Secretaria Estadual da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovado em concurso publico, promovido pela SEDUC, para o cargo de professor de educação basica em 2010, para atuação na area de Sociologia.