Cláudio Hortêncio Costa

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito da criança e adolescente vítimas ou autores de ato infracional e criança e adolescente vitimizados, supervisor de serviços de execução de medidas socioeducativas, incluindo processos formativos. Doutor em Serviço Social pelo Departamento de estudos pós graduados em Serviço Social da PUC/SP

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP

2011 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Adolescente em Conflito com a Lei: Um olhar sobre as metodologias utilizadas na execução de medidas socioeducativas em meio aberto no serviço do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Mônica Paião Trevisam - Sapopemba-
Maria Carmelita Yasbek. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: adolescente em conflito com a lei.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Direito

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Violência Sexual Doméstica e a Perspectiva da Proteção Integral,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Sérgio Seijii Shimura
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Direito

1990 - 1995

Universidade Braz Cubas

Graduação em Letras

1984 - 1988

Universidade Braz Cubas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1996

A Novidade da Democracia: Espaços Públicos. (Carga horária: 27h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, C. H. . Debate com os candidatos ao conselho tutelar do município de São Paulo ? 08/10 das 9.00 às 12.00 ? Atividade do Núcleo de Pesquisa em Gestão - Linha 3. NEPAG ? Anhanguera-Uniban ? comissão organizadora.. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conhecimento e Sabedoria para uma educação de resultados. Abuso seual contra crianças e adolescentes. 2017. (Congresso).

Análise de conjuntura Nacional e Latino Americana sobre os direitos da infância.Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. 2011. (Seminário).

III Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade Bandeirantes Anhanguera.Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil. 2011. (Encontro).

I Seminário sobre a m] natureza das medidas socioeducativas em meio aberto..Sistema de Garantias de Direitos. 2011. (Seminário).

Todos pelos Direitos.Violência contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual e o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2011. (Seminário).

3 seminário de integração do curso adolescente em conflito com a lei - mestrado profissional.Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo. 2009. (Seminário).

combatendo a violência contra crianças e adolescentes.Aspectos jurídicos da Violência contra crianças e adolescentes. 2009. (Oficina).

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Defesa de direitos da criança e do adolescente - sistema de garantias de direitos. 2009. (Encontro).

Contra a maré da Violência.Aspextos jurídicos da viol~encia contra crianças e adolescentes. 2009. (Oficina).

Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.palestra. 2009. (Seminário).

III Seminário de Integração Adolescente em Conflito com a Lei.Sociedade Civil e Sinase. 2009. (Seminário).

VIII Conferência Municiipal pelos direitos da criança e do adolescente.Defesa de direitos da criança e do adolescente - Sistema de Garantia de Direitos.. 2009. (Encontro).

VIII conferência Municipal dos Direitos da Criança de São paulo.Fortalecimento do Sistema de Garantias de direitos de crianças e de adolescentes. 2009. (Oficina).

Fórum de Enfrentamento à Violência.Debatedor do tema: Depoimento sem Dano. 2008. (Outra).

III Fórum sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.Aspectos Jurídicos relacionados à violência sexual infanto-juvenil. 2008. (Encontro).

Programas de Semiliberdade no Estado de São paulo. 2008. (Seminário).

17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: a Psicologia promovendo o ECA.Debatedor do Tema: Um panorama sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. 2007. (Outra).

Sistema de Garantia de Direitos - Prevenção e Atenção à Criança e ao Adolescente em situação de violêncis sexual.O Sistema de Garantia de Direitos e a Proteção Integral às vítimas de violência sexual. 2007. (Seminário).

Sistema de Garantias de Direitos.O Sistema de Garantias de Direitos. 2007. (Oficina).

Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.A Importância do dia 18 de Maio em relação ao combate ao abuso e exploração sexual. 2006. (Seminário).

Evento da Faculdade de Direito da Universidade Ibirapuera.Encontro para o Combate ao Abuso a à Exploração Sexual das Crianças e dos Adoslescentes. 2006. (Outra).

Prevenção à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - Métodos e Técnicas de Trabalho Social e Educativo.Natureza Jurídica dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. 2006. (Oficina).

Semana de Prevenção a Violência contra Crianças e Adolescentes.Aspectos Jurídicos da Violência Sexual. 2006. (Encontro).

Seminário Nacional Execução de Medidas Socioeducativas e Garantia de Direitos dos Adolescentes. 2006. (Seminário).

Violência, Infância e Juventude - Filme Para Sempre Lilya.Debatedor do tema: Violência - Infância e Juventude. 2006. (Seminário).

1º Seminário sobre Liberdade Assistida.Mitos e Realidades. 2005. (Seminário).

Adolescente em conflito com a Lei: Vingança ou Inserção Social.Vingança ou Inserção Social. 2005. (Seminário).

13 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.Princípio, Diretrizes do ECA e Sistema de Justiça. 2003. (Seminário).

Taller regional no discriminacióna niñas, niños y adolescentes: hacia un cambio cultural en la concepción de infancia-adolescencia. 2003. (Encontro).

Conselhos Tutelares.Pensando os Desafios. 2002. (Seminário).

Infância e Violência Física em Família.Aspectos jurídicos da violência física. 2002. (Encontro).

I Simpósio de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de São Paulo.Mesa Redonda: A equipe de saúde diante da violência na infância e na adolescência. 2002. (Simpósio).

Congresso Latino Americano Sobre Pedagogia Reeducativa. Crianças e Adolescentes e a Legislação Brasileira. 2000. (Congresso).

Conselhos Tutelares: Instrumentos para a Ação.A Ação do Conselho Tutelar. 2000. (Seminário).

Estatuto da Criança e doAdolescente.ECA: Hstórico, filosofia e implementação. 2000. (Encontro).

Estatuto da Criança e do Adolescente.Situação do Adolescente autor de ato infracional. 2000. (Encontro).

II Seminário de Formação para Conselheiros Tutelares.Intrumentalização e Ação. 2000. (Seminário).

II Seminário sobre Educação do Curso de Pedagogia do UniFMU.Os 10 (dez) anos do Estatudo da Criança e do Adolescente. 2000. (Seminário).

IV Congreso Latinoamericano de Pedagogía Reeducatica. 2000. (Congresso).

Os Dez anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.O Estatuto da Criança e doAdolescente: Conquistas. 2000. (Encontro).

Repensando a ação frente à violência sexual doméstica contra a criança e o adolescente - a prática do CRAMI Campinas.Repensando a ação frente à violência sexual doméstica contra a criança e o adolescente - a prática do CRAMI Campinas. 2000. (Oficina).

Repensando a ação frente à violência sexual doméstica contra crianças e adolescentes.Repensando as ações de proteção. 2000. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Célia Cristina Petrica

COSTA, C. H.; SILVA, C. R. C. E.. Saúde e direitos sexuais reprodutivos de adolescentes na percepção dos socioeducadores. 2015. Dissertação (Mestrado em Adolescente em Conflito com a Lei) - Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Ernani Assagra

COSTA, C. H.. Medida Cautelar Diferente da Prisão. 2014 - Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Douglas Eduardo Galiazzo Cardoso de Araújo

Wilsom Donizete Liberatti;COSTA, C. H.. Redução da Maioridade Penal. 2011. Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Claudinei Pereira

COSTA, C. H.. A Polícia Militar do Estado de São Paulo: Procedimento Operacional Padrão - POP- Adolescente em Conflito com a Lei. 2011. Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Alexandra da Silva Alves

COSTA, C. H.. A imagem que se crê não é aquela que se vê: A violência escolar e a mídia sob o olhar de adolescentes e jovens do projeto Meninos e Meninas de Rua e protagonistas sociais.. 2010. Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Rosemary Peres Miyahara

COSTA, C. H.; ROSA, M. D.; ROSA, A. O.; CROMBERG, R. U.. Abuso sexual de crianças e adolescentes: Um estudo psicanalítico sobre o trabalho de escuta aos sujeitos envolvidos na trama incestuosa. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências: Psicologia, FFCL-RP) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aurea Satomi Fuziwara

YAZBEK, M. C.; FERREIRA, E. D. de S.;FUZIWARA, A. S.; VICENTIN, M. C. G.; ALBUQUERQUE, M. C. A.. Adolescente em conflito com a lei: um olhar sobre as metodologias utilizadas na execução das medidas socioeducativas em meio aberto no serviço do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Monica Paiao Trevisam- Sapopemba. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sergio Seiji Shimura

SHIMURA, Sergio Seiji. A violência sexual doméstica e a perspectiva da proteção integral. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Antonio Carlos da Ponte

PONTE, Antonio Carlos da; SHIMURA, S. S.; SMANIO, G. P.. A violência sexual doméstica e a perspectiva da proteção integral. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gianpaolo Poggio Smanio

SMANIO, G. P.PONTE, Antonio Carlos da. A Violência Sexual Doméstica e a Perspectiva da Proteção Integral. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Eduardo Dias de Souza Ferreira

YASBEK, M. C.; FUZIWARA, A. S.;FERREIRA, Eduardo Dias S.; VICENTIN, M. C. G.; ALBUQUERQUE, M. C. A.. Adolescente em Conflito com a Lei: Um Olhar sobre as Metodologias Utilizadas na Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Serviço do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Monica Paião Trevisam - Sapopemba. 2016. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Eduardo Dias de Souza Ferreira

YAZBEK, M. C.; SPOSTI, A.;FERREIRA, Eduardo Dias S.. Estabelecimento de Categorias de Efetivação de Direitos dos Adolescente em Cumprimento de LA e PSC ou 2 Serviços de MSE no Município de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria do Carmo Alves de Albuquerque

YAZBEK, M. C.; FUZIWARA, A. S.; FERREIRA, E. D. S.; VICENTIN, M. C. G.;Albuquerque, M. C. A.. Adolescente em Conflito com a Lei: um olhar sobre as metodologias utilizadas na execução das medidas socioeducativas em meio aberto no Serviço do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Mônica Paião Trevisan - Sapopemba. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cristina Gonçalves Vicentin

YAZBEK, M. C.;VICENTIN, M. C. G.; FUZIWARA, A S; ALBUQUERQUE, M C; FERREIRA, E. D. S.. Adolescente em conflito com a lei: um olhar sobre as metodologias utilizadas na execução de medidas socioeducativas em meio aberto no CEDECA Sapopemba. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social PUC/SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aldaiza Sposati

YASBEK, Maria Carmelita;SPOSATI, Aldaiza; FERREIRA, E. D.. Estabelecimento de categorias de efetivação de direitos dos adolescentes em cumprimento de LA e PSC ou de serviços de MSE no município de São Paulo.2015. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eliana Berta Fernandes Carral

O Garantisomo penal na execução das medidas socioeducativas; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo; (Orientador);

Cintia Mara Franco

A Discricionariedade do Magistrado nas decisões de processos envolvendo atos infracionais; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo; (Orientador);

Ronei Miranda

A proteção social e o adolescente em conflito com a lei; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo; (Orientador);

Ana Paula Izidoro

O Escritório experimental e o adolescente em conflito com a lei; ; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Adolescente em Conflito com a Lei) - Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo; (Orientador);

Alexandre Tobias

As Ações da Guarda Civil Metropolitana do Município de São Paulo e o Sistema de Garantias de Direito; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Adolescente em Conflito com a Lei) - Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo; (Orientador);

Ernani Assagra Marques Luiz

A aplicação das medidas cautelares diversas da prisão na apuração de ato infracional; 2014; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Rodrigo Teofilo Alves

Direito ao Exercício dos direitos sexuais e reprodutivos e o Adolescente em Conflito com a Lei; 2013; Dissertação (Mestrado em Adolescente em Conflito com a Lei) - Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Leandro José Paiva

O papel judiciario e a execuçao das medidas socioeducativas; 2012; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Ernani Assagra

O processo Judicial do Adolescente em Conflito com a Lei; ; 2012; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Roberta Vicente de Carvalho

O Papel do Estado na Gestão Compartilhada na medida socioeducativa de internação; 2012; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Marcelo Mariano Pereira

A Dignidade da Pessoa humana e o adolescente em conflito com a lei; 2012; Dissertação (Mestrado em Adolescente em Conflito com a Lei) - Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Marcelo Mariano Pereira

A Dignidade da Pessoa Humana e o Adolescente autor de Ato Infracional; 2012; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Alexandre Henriques da Costa

A Polícia Militar do Estado de São Paulo no eixo de Defesa no Sistema de Garantia de Direitos; 2011; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Roberta Vicente de Carvalho

A gestão compartilhada no Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo - SINASE - provisório; 2011; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Rodrigo Teofilo Alves

Direito à Sexualidade dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação - provisório; 2011; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Clemente Calvo Castilhone

As Delegacias especializadas para apuração de ato infracional praticado por adolescentes; 2010; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Claudinei Pereira

O regime disciplinar da Polícia Militar e as medidas socioeducativas; 2010; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirantes,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

MARCELO SALLES

A lei 12; 015 e o Adolescente autor de ato infracional frente a nova legislação; 2010; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Juliana Cristina Figueiredo Giron

A participação de crianças e adolescentes; 2010; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Alexandre Henriques da Costa

A AÇÃO POLICIAL MILITAR E O SISTEMA DE GARANTIAS PARA A APREENSÃO EM FLAGRANTE O ADOLESCENTE NA PRÁTICA DE ATO INFRACIONAL; 2009; Dissertação (Mestrado em adolescente em conflito com a lei) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Ganhi Insali

Comunicação no Caspiedade Jaraguá - " avaliação do plano pedagógico do serviço de medida socioeducativa"; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Adolescente em Conflito com a Lei: Práticas Profis) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Marcos Hammer

Programas de semiliberdade na Cidade de São Paulo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Adolescente em Conflito com a Lei: Práticas Profis) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Carla Mangueira

A Evolução Histórica dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Adolescente em Conflito com a Lei: Práticas Profis) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Cláudio Hortêncio Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Carmelita Yazbek

Adolescente em conflito com a lei: um olhar sobre as metodologias utilizadas na execução das medidas socioeducativas em meio aberto no Centro de Defesa dos direitos da criança e do adolescente Mônica Paião Trevisam; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Carmelita Yazbek;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, C. H. . A capacitação dis profissionais que trabalham com a violência contra crianças e adolescentes. In: Dalka Chaves de Almeida Ferrari; Rosemary Peres Miyahara; Christiane Sanches. (Org.). A violação de direitos de crianças e adolescentes. 1ed.São paulo: Summus Editorial, 2014, v. 1, p. 277-288.

  • COSTA, C. H. . Proteção jurídico-social. In: Sposati, Aldaíza. (Org.). As medidas sócio-educativas em meio aberto como garantia de proteção social os adolescentes e jovens na Cidade de São Paulo. São Paulo: Prefeitura da Cidade de São Paulo, 2004, v. 1, p. 97-100.

  • COSTA, C. H. . Aspectos Jurídicos. In: David Leo Levisky. (Org.). Adolescência e Violência: Ações Comunitárias de Prevenção. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. 1, p. 10-21.

  • COSTA, C. H. . Abuso sexual doméstico, a justiça e a doutrina da proteção integral. In: CRAMI - Centro Regional de Maus Tratos na Infância / Campinas. (Org.). Abuso sexual doméstico: Atendimento às vítimas e responsabilização do agressor. São Paulo: Cortez Editora, 2002, v. 1, p. 60-70.

  • Cláudio Hortêncio Costa ; COSTA, C. H. . Deve-se desconstruir qualquer perspectiva de " brechas" na lei.. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 10 ago. 2011.

  • COSTA, C. H. ; Santa Cruz, Maria Angela ; Fonseca, Débora Cristina . A Psicologia promovendo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A psicologia promovendo o ECA, São Paulo, p. 9 - 16, 30 jun. 2007.

  • COSTA, C. H. . 50 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Missioni Oggi, Itália.

  • Wilsom Donizete Liberatti ; COSTA, C. H. . Gestão da Política de Direitos do Adolescente em conflito com a lei. Biblioteca Entre Livros , 2011.

  • COSTA, C. H. . O Sistema de ?Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cláudio Hortêncio Costa ; COSTA, C. H. . Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, C. H. . Defesa de direitos da criança e do adolescente - Sistema de Garantia de Direitos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, C. H. . Defesa de direitos da criança e do adolescente - sistema de garantias de direitos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, C. H. . Ato Infracional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, C. H. . Sistema de Aaliação e Monitoramento das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do Município de São Paulo. São Paulo: Prefeitura da Cidade de São Paulo, 2004 (Colaborador).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, C. H. . Produção do Plano Municipal Socioeducativo de São Bernardo do Campo. 2015.

COSTA, C. H. . Acompanhamento de casos em execução de medidas socioeducativas. 2014.

COSTA, C. H. ; COSTA, C. H. ; MALVASI, P. A. ; FRASSETO, F. A. . Assessoria, Consultoria e supervisão para o grupo de técnicos do centro socioeducativo da Fundação Criança de São Bernardo do Campo. 2013.

COSTA, C. H. ; COSTA, C. H. . Acompanhamento de casos em execução de medidas socioeducativas. 2013.

Cláudio Hortêncio Costa ; COSTA, C. H. . Assessoria,consultoria e supervisão para o Grupo de educadores do Centro socioeducativo da Fundação Criança. 2012.

COSTA, C. H. . Assessoria e Supervisão do trabalho dos educadores da Fundação Criança de São Bernardo do Campo. 2011.

Cláudio Hortêncio Costa ; COSTA, C. H. . Construção do plano de atenção à infancia e juventude do município de Várzea Paulista. 2011.

Irandi Pereira ; Cláudio Hortêncio Costa ; Adriana Palheta ; COSTA, C. H. . Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente. 2010.

COSTA, C. H. ; Maria de Lourdes Trassi Teixeira . 18 anos 20 histórias. 2010.

COSTA, C. H. ; Irandi Pereira . Uma rede Leva a outra. 2009.

COSTA, C. H. . A " gangue das meninas da Vila Mariana. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, C. H. . CRAMI CAPACITA: Sistema de garantias de Direitos e Marco Legal. 2018. .

COSTA, C. H. . Formação dos profissioanais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo. 2017. .

Costa, Cláudio Hortêncio ; COSTA, C. H. . Violência Sexual contra crianças e adolescentes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, C. H. . Mapeamento da medida socioeducativa de Semiliberdade no Brasil. 2014. (Relatório de pesquisa).

COSTA, C. H. . Curso de Formação e Capacitação dos Conselheiros Tutelares do Município de São Paulo. 2012. .

COSTA, C. H. . Aspectos Jurídicos da Violência contra crianças e adolescentes. 2010. .

COSTA, C. H. . Marco Legal Nacional e Internacional sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. 2010. .

COSTA, C. H. . Aspectos jurídicos da exploração sexual contra crianças e adolescentes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, C. H. . Exploração sexual contra crianças e adolescentes. 2010. .

COSTA, C. H. . relatório Final de pesquisa. 2010. (Relatório de pesquisa).

COSTA, C. H. . A Municipalização das medidas sócio educativa no município e Várzea Paulista. 2009. .

COSTA, C. H. . A exploração sexual de crianças e adolescentes e o marco legal.. 2009. .

Cláudio Hortêncio Costa ; COSTA, C. H. . Aspectos Jurídicos da Violência contra Crianças e adolescentes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, C. H. . Aspectos jurídicos da violência contra crianças e adolescentes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, C. H. . Aspectos jurídicos da violência contra crianças e adolescentes. 2009. .

COSTA, C. H. . Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. 2009. .

COSTA, C. H. . Aspectos jurídicos da violência contra crianças e adolescentes. 2009. .

COSTA, C. H. . Marco legal e garantia dos direitos da infância e juventude. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, C. H. . Marco Legal Nacional e Internacional sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes. 2009. .

COSTA, C. H. . Relatório Parcial de pesquisa. 2009. (Relatório de pesquisa).

COSTA, C. H. . 18 anos 20 histórias. 2009. (Livro).

Clayse Moreira ; COSTA, C. H. . A defesa de crianças e adolescentes vítimas de violências sexuais. 2009. (Livro).

COSTA, C. H. . International Visitor Program. 2001. (Visita Técnica).

COSTA, C. H. . ECA - Histórico, Filosofia e Implantação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, C. H. . Aprimoramento no trabalho com crianças e adolescentes em situações de risco social. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, C. H. . Que Abuso é este. 2014. Animação.

COSTA, C. H. . Violência contra crianças e adolescentes. 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Mapeamento dos Programas Socioeducativos de Semiliberdade No Brasil, Descrição: O projeto visa mapear os programas de semiliberdade no Brasil com referência aos elementos constitutivos da gestão. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Mapeamento dos Programas de medidas socioeducativas de semiliberdade no Brasil, Descrição: Continuidado do mapeamento proposto entre 2.011, onde algumas questões serão aprofundadas no que se refere aos programas de semiliberdade no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa consiste em mapear os programas socioeducativos relativos à medida de semiliberdade aplicada pelo Poder Judiciário ao adolescente autor de ato infracional. O universo a ser estudado é o conjunto dos programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil, com foco na gestão, tendo em vista a referência Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que disciplina parâmetros de gestão e dimensão pedagógica dos programas socioeducativos. Os insuficientes dados e estudos sobre a questão, oriundos de fontes oficiais, impedem um melhor reconhecimento do modelo socioeducativo definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A relevância consiste em conhecer, mapear e aprofundar sobre o problema e, no caso, o programa socioeducativo de semiliberdade por baixa aplicação da medida e pouco conhecimento de sua implicação junto ao adolescente. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é o mapeamento e sua abordagem qualitativa. Os dados e informações serão coletados junto ao colegiado gestor (estadual, distrital, municipal) do sistema socioeducativo formado pelo dirigente do sistema, equipe diretiva e/ou gerencial, diretores de unidades e/ou programa socioeducativo, conforme SINASE. Outras fontes serão buscadas: conselhos dos direitos da criança e do adolescente, de assistência social e tutelar; sistema de justiça (poder judiciário e ministério público, defensorias públicas) em suas diversas formas de ação e controle da política de direitos; estudos dos centros de pesquisas das universidades; resultados das intervenções das entidades executoras (governamentais e não-governamentais) e, ainda, consulta em bancos de dados (sites). Os instrumentos de coleta serão enviados aos envolvidos com a pesquisa e, os conteúdos versarão sobre os elementos constitutivos da gestão do programa de semiliberdade previstos no SINASE. No caso do estado de São Paulo, os programas socioeducativos de semiliberdade da capital, serão visitados pelo pesq. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudio Hortêncio Costa - Coordenador / Irandi Pereira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

X Prêmio de Direitos Humanos do Sapopemba, Centro de Defesa de Direitos Humanos do Sapopemba - São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Bandeirante de São Paulo, Academia Paulista Anchieta. , Av. Braz Leme 3.029, Santana, 02022-011 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 29729000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2016

Universidade Bandeirante de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40