Jefferson Maciel Lira

Mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão/PPGHIST-UEMA,Pós-Graduado Lato Sensu (Especialização) em Supervisão,Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano/IESF, Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão-/UEMA,integrante do Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea - NUPEHIC/UEMA coordenado pela Profª Drª Mônica Piccolo. Professor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Possui interesse por estudos sobre Ditadura Empresarial-Militar e Homossexualidades, Gênero , Sexualidade e Política, alem de assuntos relacionados a intelectualidade.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em História

2020 - 2022

Universidade Estadual do Maranhão
Título: HOMOSSEXUAIS E DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR BRASILEIRA: A AULA OFICINA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE COMBATE À HOMOFOBIA, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Monica Piccolo Almeida Chaves
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil. Palavras-chave: Homossexuais; Ditadura; Homossexualidade; Aula oficina; Empresarial Militar; Diversidade. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em SUPERVISÃO,GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

2016 - 2017

Instituto de Ensino Superior Franciscano
Título: PLURALIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador: Marion de Fátima Lima Nunes

Graduação em História

2008 - 2016

Universidade Estadual do Maranhão
Título: NO INTERESSE DA PAZ E DA HONRA NACIONAL: a Operação Limpeza nas páginas do Jornal Pequeno.
Orientador: MONICA PICCOLO ALMEIDA
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Comissão julgadora das bancas

Carine Dalmás

CHAVES, M. P. A.;DALMÁS, C.; MATOS, J. S.. Homossexuais e Ditadura Empresarial-Militar Brasileira: a oficina-aula como ferramenta pedagógica de combate à homofobia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST)) - Universidade Estadual do Maranhão.

Ana Lívia Bomfim Vieira

VIEIRA, Ana Livia B.; Fabio Henrique Monteiro Silva; ALMEIDA, Monica Piccolo. "No Interesse da Paz e da Honra Nacional": a "Operação Limpeza" nas páginas do Jornal Pequeno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

Monica Piccolo Almeida Chaves

PICCOLO, M.; VIEIRA, A. L. B.; SILVA, F. H. M.. "No interesse da Paz e da Honra Nacional": a "Operação Limpeza" nas páginas do Jornal Pequeno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

Foi orientado por

José Henrique de Paula Borralho

Literatura e Política no Maranhão Oitocentista: a invenção sociopolítica da identidade maranhense e da idéia de Maranhão, nas obras de Trajano Galvão de Carvalho; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Henrique de Paula Borralho;

Monica Piccolo Almeida Chaves

Homossexuais e ditadura empresarial-militar brasileira: a oficina-aula como ferramenta pedagógica de combate à homofobia; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Monica Piccolo Almeida Chaves;

Monica Piccolo Almeida Chaves

"No interesse da Paz e da Honra Nacional": a "Operação Limpeza" nas páginas do Jornal Pequeno; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Monica Piccolo Almeida Chaves;

Monica Piccolo Almeida Chaves

Reinventando a Prática Pedagógica: O Uso de Impressos nos Estudos sobre a Ditadura Militar no Maranhão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Monica Piccolo Almeida Chaves;

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    MEMÓRIA E VERDADE: REPRESSÃO E RESISTÊNCIA ARCO-ÍRIS NO MARANHÃO DOS ANOS DE CHUMBO (1964-1985), Descrição: O proponente e os executores do projeto ?Memória e verdade: representação e resistência arco-íris no Maranhão dos anos de chumbo (1964-1985)? são vinculados ao projeto de pesquisa ?Justiça de transição no Brasil?, desenvolvido no âmbito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), em parceria com colaboradores/pesquisadores externos. Em razão das tratativas para criação da Comissão Parlamentar da Verdade do Estado do Maranhão, o projeto de pesquisa ?Justiça de transição no Brasil? foi criado em 2013 para acompanhamento e produção acadêmica acerca dos trabalhos da comissão, tendo sido reformulado em 2015, com aumento do seu alcance, para estudar a Justiça de Transição no Brasil e os mais diversos fatos ocorridos no período ditatorial militar, não só focalizando-os na realidade maranhense como também com abrangência para a realidade brasileira, se pautando na perspectiva de trabalhar não somente para compreender o período histórico, mas em especial potencializar um olhar crítico, uma vez que a história contada unilateralmente se torna tendenciosa e perigosa. O projeto de pesquisa ?Justiça de transição no Brasil?, propondo pesquisar a justiça de transição com o recorte da população LGBTI, pretende incidir na mudança de paradigma que negou o direito à memória, à verdade e à reparação das pessoas LGBTI atingidas em sua vida pela violência pelo regime autoritário. Neste compasso, mostra-se importante a pesquisa para fortalecer o reconhecimento dos direitos humanos da população LGBT, sensibilização da comunidade acadêmica e jurídica, mobilização de canais de participação popular e questionamento do modelo jurídico dominante nas análises da justiça de transição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jefferson Maciel Lira - Coordenador / Arnaldo Vieira Sousa - Integrante / Thiago Gomes Viana - Integrante / Camila da Silva Portela - Integrante / Joelma Santos da Silva - Integrante / Sara Costa Serra - Integrante / Daniela Ferreira dos Reis - Integrante / Dayana Araújo do Nascimento - Integrante / Márcio Santos de Sousa - Integrante / Aline Lobato da Silva - Integrante / Camila Oliveira Costa - Integrante / Samuel da Paz Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Literatura e Política no Maranhão Oitocentista: a invenção sociopolítica da identidade maranhense e da idéia de Maranhão, nas obras de Trajano Galvão de Carvalho.. Início: 2009. Iniciação científica - Universidade Estadual do Maranhão(Orientando), Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jefferson Maciel Lira - Integrante / José Henrique de Paula Borralho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO EXTRACURRICULAR, Carga horária: 20

Outras informações:
EXERCEU CARGO NA AREA DE EDUCAÇÃO- ASSISTENTE PEDAGÓGICO NO CENTRO DE ARTES CÊNICAS DO MARANHÃO/SECTUR-MA

2017 - 2017

CENTRO DE ARTES CÊNICAS DO MARANHÃO

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Outras informações:
Lecionou a disciplina eletiva : A REPRESSÃO ARTÍSTICA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA no curso de Técnico em Arte Dramática (ENSINO MÉDIO CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE)