Umberto de Souza Cunha Neto

Aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP), é Bacharel e Licenciado em Letras (Português) e mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade. Estudou por dois semestres não consecutivos no exterior, em instituições de ensino superior portuguesas, cursando disciplinas e investigando elementos ligados à cultura, língua e literaturas lusófonas e com o apoio das bolsas Santander Universidades e Bolsa de Mérito Acadêmico da USP. O projeto de investigação que desenvolve atualmente, no doutorado, debruça-se sobre a literatura brasileira contemporânea. Tem experiência na atuação docente em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio, além de experiência em cursos preparatórios para o vestibular.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Literatura Brasileira

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Porto Alegre no campo literário brasileiro dos anos 2000,
Orientador: Jefferson Agostini Mello
Palavras-chave: Literatura Brasileira; World Literature; Sociologia da cultura.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literatura Brasileira

2015 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: A circulação da obra de Bernardo Carvalho em Portugal,Ano de Obtenção: 2018
Jefferson Agostini Mello.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Literatura Brasileira; World Literature; Sociologia da cultura; Estudos Comparados.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura

2009 - 2014

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2014

Línguas, Literaturas e Culturas. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.

2011 - 2012

Estudos Portugueses e Lusófonos. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Literatura e Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CUNHA NETO, Umberto . IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira.A circulação da obra de Bernardo Carvalho em Portugal. 2017. (Seminário).

XV Congresso Internacional da ABRALIC. A circulação da obra de Bernardo Carvalho em Portugal. 2017. (Congresso).

XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC.QUESTÕES SOBRE A RECEPÇÃO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL E ANÁLISE DE TEXTOS DA IMPRENSA PORTUGUESA: O CASO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Encontro).

I Seminário do Programa de Pós Graduação em Literatura Brasileira FFLCH/USP. 2015. (Seminário).

Conferência A CRISE DOS QUARENTA ANOS: NOVAS PERSPECTIVAS com o Prof. John Gledson (University of Liverpool). 2011. (Outra).

Conferência QUINCAS BORBA E SUAS DUAS VERSÕES: UM ROMANCE QUE ENTROU EM CRISE com o Prof. John Gledson (University of Liverpool). 2011. (Outra).

Direitos autorais: um debate com toda a sociedade. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tânia Celestino de macedo

MELLO, J. A.;MACEDO, T. C.; HOSSNE, A. S.. A escrita de Bernardo Carvalho e sua repercussão em Portugal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Vagner Camilo

MELLO, J. A.;CAMILO, V.; CORTEZ-MINCHILLO, C.; PARDO, M. C. V.. A circulação da obra de Bernardo Carvalho em Portugal. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Pen Parreira

Inovações e insuficiências na tipologia de Friedman: excursões do narrador em Dom Casmurro; 2011; Iniciação Científica - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Orientador: Marcelo Pen Parreira;

Marcelo Pen Parreira

Os modelos de interpretação e o ensino da obra literária; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Marcelo Pen Parreira;

Jefferson Agostini Mello

Bernardo Carvalho em Portugal; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Jefferson Agostini Mello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CUNHA NETO, UMBERTO DE SOUZA . Estudos de literatura brasileira em Portugal. REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 1, p. 40-46, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Inovações e insuficiências na tipologia de Friedman: excursões do narrador em Dom Casmurro, de Machado de Assis, Descrição: Este projeto tem como tema principal a análise da teoria desenvolvida por Norman Friedman a respeito do ponto de vista ficcional, em seu artigo ?O ponto de vista na ficção? (2002) e o confronto desta teoria com o romance "Dom Casmurro" de Machado de Assis, mostrando certas insuficiências na classificação proposta pelo teórico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Umberto de Souza Cunha Neto - Integrante / Marcelo Pen Parreira - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Os modelos de interpretação e o ensino da obra literária, Descrição: Este projeto almeja examinar propostas de interpretação da obra literária a partir de alguns modelos críticos derivados da ficção do escritor americano Henry James e do brasileiro Machado de Assis; ao confrontarem-se esses pressupostos teóricos, também se pretendem investigar o alcance e a pertinência de cada um para o ensino da literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Umberto de Souza Cunha Neto - Integrante / Marcelo Pen Parreira - Coordenador / Anderson Rafael da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: aluno/pesquisador, Carga horária: 0