Renan Moretti Bertho

Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui mestrado em Música pela mesma instituição (2015) e graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2008).  Entre 2011 e 2013 atuou como Supervisor Técnico Pedagógico de Polos e tutor virtual do curso de Educação Musical da UAB/UFSCar. Desde 2007 atua como flautista em grupos de música brasileira (com ênfase em choro e samba) tendo participado de importantes festivais, como Virada Cultural Paulista e Brasil Instrumental.  Atualmente, participa como pesquisador do projeto temático ?Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia?, coordenado por Suzel Ana Reily. Desenvolve a pesquisa "Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista" (bolsa FAPESP) e ocupa o cargo de 2º Tesoureiro da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET - gestão 2017/2019.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista.,
Profa. Dra. Suzel Ana Reily. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Música

2013 - 2015

Universidade Estadual de Campinas
Título: ACADEMIA DO CHORO: Performance e fazer musical na roda.,Ano de Obtenção: 2015
Lenita Waldige Mendes Nogueira.Coorientador: Vilson Zattera. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Educação Musical

2005 - 2008

Universidade Federal de São Carlos
Título: Chorando com Flauta Doce
Orientador: Ilza Zenker Leme Joly

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Encontro de Choro de Campinas /Prática em conjunto. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Encontro de Choro de Campinas / Flauta Transversal. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Encontro de Choro da Unicamp /Prática em conjunto. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Análise Harmônica. , Escola Portátil de Música - Semana Seu Geraldo, EPM, Brasil.

2014 - 2014

Encontro de Choro da Unicamp / Flauta transversal. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Acordeon. , Escola Portátil de Música - Semana Seu Geraldo, EPM, Brasil.

2013 - 2013

Composição. , Escola Portátil de Música - Semana Seu Geraldo, EPM, Brasil.

2013 - 2013

Flauta Transversal. , Escola Portátil de Música - Semana Seu Geraldo, EPM, Brasil.

2012 - 2012

Potencial Pedagógico da Webconferência. (Carga horária: 30h). , UAB/UFSCar, UAB/UFSCAR, Brasil.

2012 - 2012

Produção e Avaliação de Hipertexto. (Carga horária: 30h). , UAB/UFSCar, UAB/UFSCAR, Brasil.

2012 - 2012

Recursos Tecnológicos para o Ensino de Música. (Carga horária: 30h). , UAB/UFSCar, UAB/UFSCAR, Brasil.

2010 - 2011

Flauta Transversal (ênfase em choro). , Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos", CDM/TATUÍ, Brasil.

2010 - 2010

Flauta Transversal. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

2010 - 2010

Etnofotografia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2010 - 2010

Prática de Música do Mundo. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

2010 - 2010

Produção fonográfica. , Faculdade de Tecnologia de Tatuí, FATEC, Brasil.

2009 - 2010

Desafios e decisões no trabalho com a escrita. , UAB/UFSCar, UAB/UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

Edição de Ambiente Moodle. , UAB/UFSCar, UAB/UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Formação de Tutores. , UAB/UFSCar, UAB/UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Pratica de choro. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

2007 - 2007

Linguagem do choro para instrumentos melódicos. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

2007 - 2007

Pratica de Regional. , Escola Portatil de Música - Terceiro Festival Nacional de Choro, EPM, Brasil.

2007 - 2007

Harmonia do Choro. , Ecola Portatil de Música - Terceiro Festival Nacional de Choro, EPM, Brasil.

2007 - 2007

Flauta Transversal. , Ecola Portatil de Música - Terceiro Festival Nacional de Choro, EPM, Brasil.

2007 - 2007

Flauta Transversal. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

2007 - 2007

Internet e o Folclore. , Festival do Folclore de Olímpia, FEFOL, Brasil.

2007 - 2007

Resgate Cultural. , Festival do Folclore de Olímpia, FEFOL, Brasil.

2006 - 2006

Pratica de Regional. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

2006 - 2006

Flauta Transversal. , Festival de Música de Ourinhos, FMO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: EDUCAÇÃO MUSICAL.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BERTHO, R. M. ; VELTRONE, Tiago Luis . Mostra Independente de Choro. 2018. (Festival).

BERTHO, R. M. ; RUY, Henriq . Workshop com Alessandro Penezzi. 2007. (Outro).

BERTHO, R. M. . Roda de choro mensal. 2007. (Outro).

BERTHO, R. M. ; CURY, R. ; BETTING Rubens . Roda de Choro e Samba semanal. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14º Encontro Internacional de Música e Mídia.Nas trilhas das rodas: apontamentos sobre o 'musicar' do choro no interior paulista.. 2018. (Encontro).

Simposio Música, sonido, danza y movimiento en América Latina y el Caribe (International Council for Traditional Music - ICTM).Participações, Localidades e Valores em uma Roda de Choro. 2018. (Simpósio).

Simposio Música, sonido, danza y movimiento en América Latina y el Caribe (International Council for Traditional Music - ICTM).Distanciamento local: perspectivas metodológicas para construção de uma autoetnografia.. 2018. (Simpósio).

V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM ).O espelho do etnógrafo: um ensaio sobre reflexividade e pesquisa de campo na etnomusicologia. 2018. (Simpósio).

XIII Congreso de la rama Latino Americana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular - (IASPM-AL). Gravações performadas? Apontamentos sobre o material fonográfico em uma roda de choro. 2018. (Congresso).

VIII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Etnografias do Musicar Local. 2017. (Encontro).

XXVII Congresso da ANPPOM?Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Rodas de choro: entre o participativo e o apresentacional.. 2017. (Congresso).

18th International Association for the Study of Popular Music Congress. O calendário da roda: considerações etnográficas sobre repertório e temporalidade.. 2015. (Congresso).

VII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Caminhos musicais do choro no interior paulista.. 2015. (Outra).

II Congreso Chileno de Estudios en Música Popular. Performance e memória nas rodas de choro de São Carlos. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM). As caretas e os durões: a roda como performance na roda.. 2014. (Congresso).

III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM ).Significados e sentidos do repertório em uma roda de choro. 2014. (Simpósio).

XI Congreso de la rama Latino Americana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular - (IASPM-AL). Caminhos musicais do Choro em São Carlos.. 2014. (Congresso).

XXIV Congresso da Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). ?- Que choro ainda não foi??: Reflexões etnográficas sobre repetições na roda.. 2014. (Congresso).

II Seminário de Antropologia da UFSCar.Performance e memória nas rodas de choro de São Carlos. 2013. (Seminário).

Seminário em Etnomusicologia."O fazer musical nas Minas Gerais". 2013. (Seminário).

Simpósio Estetica e Filosofia da Musica.Choro e modernismo: Questões sobre a apropriação da música popular urbana.. 2013. (Simpósio).

XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos.. 2013. (Congresso).

Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação Distância (Etapa Virtual).EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS.. 2012. (Simpósio).

VI Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar -. 2012. (Seminário).

Congresso Internacional de Educação. O ensino-aprendizagem do maracatu no grupo Rochedo de Ouro. 2008. (Congresso).

III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas populares - ENESCPOP.O ensino-aprendizagem do maracatu no grupo Rochedo de Ouro. 2008. (Encontro).

Jornada de Iniciação Científica. O ensino-aprendizagem do maracatu no grupo Rochedo de Ouro. 2008. (Congresso).

V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA.O espelho do etnógrafo: um ensaio sobre reflexividade e pesquisa de campo na etnomusicologia. 2008. (Simpósio).

XVII Encontro Anual da ABEM.O ensino-aprendizagem do maracatu no grupo Rochedo e Ouro. 2008. (Encontro).

I Congresso Nacional de Educação Musical. 2007. (Congresso).

V Encontro Regional da ABEM - Região Sudeste. 2007. (Encontro).

VII Jornada Científica da UFSCar.Projeto Música na Cidade. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniela Dotto Machado

MACHADO, D. D.; NESPOLI, E.; JOLY, I.Z.L.. CHORANDO COM FLAUTA DOCE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de São Carlos.

Rose Satiko Gitirana Hikiji

Hikiji, Rose Satiko GitiranaReily, S.; NOGUEIRA, L. W. M.. Academia do choro: performance e fazer musical na roda.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; Reily, S. A.; Satiko, R.. Academia do Choro: Performance e fazer musical na Roda. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; Reily, S. A.; SCHROEDER, J. L.. Fazer musical e performance do choro em duas rodas de São Carlos - SP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Nespoli

O ENSINO-APRENDIZAGEM DO MARACATU NO GRUPO ROCHEDO DE OURO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Eduardo Néspoli;

Ilza Zenker Leme Joly

Ensino de samba através da flauta doce; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura Em Música Com Habilitação Em) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Ilza Zenker Leme Joly;

Vilson Zattera

Performance e participação nas rodas de choro de São Carlos; 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Vilson Zattera;

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Na trilha do Choro; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Academia do choro: Performance e fazer musical na roda; 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERTHO, R. M. . Análise do Discurso dos professores de música. Versão Beta (UFSCar) , v. 60, p. 183-192, 2010.

  • BERTHO, R. M. . '- Que choro ainda não foi?': Significados e sentidos do repertório em uma roda de choro. Ensaio, Conservatório de Tatuí, p. 56 - 61, 01 nov. 2014.

  • BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS.. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, p. 1281 - 1297, 29 dez. 2012.

  • BERTHO, R. M. . O espelho do etnógrafo: um ensaio sobre reflexividade e pesquisa de campo na etnomusicologia. In: V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), 2018, Rio de Janeiro. Anais do SIMPOM. Rio de Janeiro, 2018. v. 5. p. 417-425.

  • BERTHO, R. M. . Nas trilhas das rodas: apontamentos sobre o 'musicar' do choro no interior paulista. In: 14º Encontro Internacional de Música e Mídia, 2018, São Paulo. Anais do 14º Encontro Internacional de Música e Mídia, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • BERTHO, R. M. . Rodas de choro: entre o participativo e o apresentacional. In: XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Anppom, 2017. v. XXVII.

  • BERTHO, R. M. . Participação, localidade e compromisso em uma roda de choro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA, 2017, Rio de Janeiro. ANAIS DO VIII ENABET ? ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA, 2017. v. 1. p. 937-947.

  • BERTHO, R. M. . 'Que choro ainda não foi?': Reflexões etnográficas na roda.. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

  • BERTHO, R. M. . Significados e sentidos do repertório em uma roda de choro. In: III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), 2014. Anais do III SIMPOM, 2014.

  • BERTHO, R. M. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos.. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013.

  • BERTHO, R. M. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Rodas de choro de São Carlos: Performance, memória e identidade.. In: II Encontro Nacional de Pesquisadores (as) em Educação e Culturas Populares, 2013, Uberlândia - MG. Encontro Nacional de Pesquisadores (as) em Educação e Culturas Populares, 2013.

  • BERTHO, R. M. ; PEREIRA, C. E. C. ; ELER, M. N. ; SILVA, F. A. C. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . Educação a distância: uma reflexão da modalidade e da função de supervisão pedagógica de polos.. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012.

  • BERTHO, R. M. . Choro e modernismo: Questões sobre a apropriação da música popular urbana. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades, 2013, Crato-CE. Anais Eletrônicos do I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades ? As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013. p. 64-65.

  • BERTHO, R. M. . Choro e modernismo: Questões sobre a apropriação da música popular urbana. In: Simpósio Estetica e Filosofia da Musica, 2013, Porto Alegre - RS. AnaisSEFiM 2013, 2013.

  • BERTHO, R. M. ; Ilza Joly . Chorando com flauta doce. In: XIX Congresso Anual da Assosiação Brasileira de Educação Musical - ABEM, 2010, Goinia. Anais ABEM 2010, 2010. p. 581-588.

  • BERTHO, R. M. . As caretas e os durões: a roda como performance na roda.. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, 2014, Vitória - ES. Performance Musical e Criatividade, 2014.

  • BERTHO, R. M. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Performance e memória nas rodas de choro de São Carlos. In: II Congreso Chileno de Estudios en Música Popular, 2014, Santiago. Direcciones y convergencias para la resignificación en la investigacion musical, 2014.

  • BERTHO, R. M. . Performance e memória nas rodas de choro de São Carlos. In: II Seminário de Antropologia da UFSCar, 2013, São Carlos - SP. Caderno de resumos, 2013. p. 8-8.

  • BERTHO, R. M. ; NESPOLI, E. . O ensino-aprendizagem do maracatu no grupo Rochedo de Ouro. In: III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas populares - ENESCPOP, 2008, Uberlandia - M.G.. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas populares - ENESCPOP, 2008. v. III.

  • BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; SILVA, F. A. C. ; ELER, M. N. ; MALDONADO, P. H. O. ; TARDIM, T. S. A. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTHO, R. M. . A importância da música na contemporaneidade: discutindo alguns aspectos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BERTHO, R. M. . DIAGNÓSTICO PEDAGÓGICO DOS POLOS DA UAB-UFSCAR POLO DE APOIO PRESENCIAL DE OSASCO -SP LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2013.. 2013.

BERTHO, R. M. . DIAGNÓSTICO PEDAGÓGICO DOS POLOS DA UAB-UFSCAR POLO DE APOIO PRESENCIAL DE ITAPEVI-SP LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2013.. 2013.

BERTHO, R. M. . DIAGNÓSTICO PEDAGÓGICO DOS POLOS DA UAB-UFSCAR POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CUBATÃO-SP LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2013.. 2013.

BERTHO, R. M. . DIAGNÓSTICO PEDAGÓGICO DOS POLOS DA UAB-UFSCAR POLO DE APOIO PRESENCIAL DE GUARULHOS-SP LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2013.. 2013.

BERTHO, R. M. ; MALDONADO, P. H. O. . Relatório de Feedback da Equipe Técnica Pedagógica de Polos (ETePP) aos Polos de Apoio Presencial e ao curso de licenciatura em Educação Musical.. 2013.

BERTHO, R. M. . DIAGNÓSTICO PEDAGÓGICO DOS POLOS DA UAB-UFSCAR POLO DE APOIO PRESENCIAL DE ITAPETININGA-SP LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2013.. 2013.

BERTHO, R. M. . RELATÓRIO REFERENTE AO PROJETO DE EXTENSÃO MÚSICA E COMUNIDADE. 2011.

BERTHO, R. M. . Entrevista para o Jornal da Pop Fm. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BERTHO, R. M. . Músico analisa códigos de roda de choro. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZAN, J. R. ; PETERS, A. P. ; FIORUSSI, E. ; BERTHO, R. M. . Roda de choro: Um espaço de aprendizagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BERTHO, R. M. . Avaliador do XXV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2017. (Avaliador de trabalhos).

BERTHO, R. M. . Aula Inaugural e Aula Inicial de Letramento Digital do curso de licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar.. 2013. ((Curso de curta duração ministrado/Outra).).

BERTHO, R. M. ; NESPOLI, E. . O ENSINO-APRENDIZAGEM DO MARACATU NO GRUPO ROCHEDO DE OURO. 2008. (Relatório de pesquisa).

BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; VELTRONE, Tiago Luis . Ensino Médio em Revista. 2011. Outra.

CHICRALA Kleber ; BERTHO, R. M. ; CURY, R. ; PATRIZZI, G. . Educação e cultura com Kleber Chicrala. 2007. Outra.

BETTING Rubens ; BERTHO, R. M. ; CURY, R. ; PATRIZZI, G. . Um Jardim, Um Coreto. 2007. Outra.

BERTHO, R. M. ; CURY, R. ; PATRIZZI, G. ; BETTING Rubens . Um Jardim, Um Coreto. 2006. Outra.

KLEINER, R. ; OZAWA, L. ; BERTHO, R. M. ; GRANDE, G. ; YONASHIRO, K. ; VELTRONE, Tiago Luis . Nome Sagrado. 2018. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; VELTRONE, Tiago Luis ; YONASHIRO, K. ; TAGLIADELO, M. ; KLEINER, R. ; OZAWA, L. . Academia do Choro convida: Choro de Resistência. 2018. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; VELTRONE, Tiago Luis ; YONASHIRO, K. ; TAGLIADELO, M. . Das rodas aos contemporâneos. 2018. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; VELTRONE, Tiago Luis ; YONASHIRO, K. ; TAGLIADELO, M. . Renan Bertho e Regional. 2018. Interpretação.

RODRIGUES, G. ; VELTRONE, Tiago Luis ; BERTHO, R. M. ; YONASHIRO, K. ; TAGLIADELO, M. . Cem anos de Jacob do Bandolim. 2018. Interpretação.

TINE, P. J. ; BERSALINI, L. ; BERTHO, R. M. . Apresentação junto a UNICAMP Big Band em comemoração aos 40 anos da ADUNICAMP05/2017,. 2017. Interpretação.

VELTRONE, Tiago Luis ; BERTHO, R. M. ; YONASHIRO, K. ; TAGLIADELO, M. . Identidade! Sons da cidade. 2017. Interpretação.

RODRIGUES, G. ; BERTHO, R. M. . Sarau de Botafogo convida Renan Bertho. 2017. Interpretação.

TINE, P. J. ; BERSALINI, L. ; BERTHO, R. M. . Apresentação da UNICAMP Big Band no Teatro Municipal de Morungaba.. 2017. Interpretação.

TINE, P. J. ; BERSALINI, L. ; BERTHO, R. M. . SHOW BURACO NO TEMPO. 2017. Interpretação.

TINE, P. J. ; BERSALINI, L. ; BERTHO, R. M. . BIG BAND - IA UNICAMP com Roberto Sion. 2017. Interpretação.

VELTRONE, Tiago Luis ; TAGLIADELO, M. ; BERTHO, R. M. ; YONASHIRO, K. . Festival Chorando Sem Parar. 2016. Interpretação.

VELTRONE, Tiago Luis ; BERTHO, R. M. ; TAGLIADELO, M. ; YONASHIRO, K. . Academia do Choro no SESC São Carlos. 2016. Interpretação.

BERTHO, R. M. . Academia do Choro no SESC Campinas, Campinas - SP. 2015. Interpretação.

BERTHO, R. M. . Academia do Choro no SESC Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - SP. 2014. Interpretação.

BERTHO, R. M. . Choro em Trio no SESC Bom Retiro, São Paulo - SP. 2013. Interpretação.

VELTRONE, Tiago Luis ; BERTHO, R. M. . IX Festival Chorando sem Parar. 2012. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; VELTRONE, Tiago Luis . Virada Cultural Paulista. 2012. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; VELTRONE, Tiago Luis . Projeto Música e Comunidade. 2012. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; VELTRONE, Tiago Luis . XIII Festival Chorando Sem Parar. 2011. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; VELTRONE, Tiago Luis . Projeto Música e Comunidade. 2011. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; MACHADO, Carlos Eduardo ; VELTRONE, Tiago Luis . VII Festival Chorando sem Parar. 2010. Interpretação.

CRUZ, F. ; BERTHO, R. M. . Isabela - A Astróloga de Araque. 2009. Audiovisual.

BERTHO, R. M. . Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos. 2007. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; PATRIZZI, G. ; CURY, R. . Projeto Sonora Cidade com o grupo Cochichando Alto. 2007. Interpretação.

BERTHO, R. M. ; CURY, R. ; PATRIZZI, G. ; LEME, Antonio Carlos . III Chorando Sem Parar. 2007. Interpretação.

JAMBERSI, B. P. ; BERTHO, R. M. . Ler na Escola. 2011 (Projeto).

BERTHO, R. M. ; CURY, R. ; PATRIZZI, G. . Grupo de choro Cochichando Alto. 2006 (Grupo de Música Instrumental) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista., Descrição: Choro é um gênero instrumental da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro nas últimas décadas do século XIX. Historicamente esta música vem sendo praticada no formato de rodas, isto é, grupos de músicos amadores e profissionais que se unem em bares pelo prazer de tocarem juntos. Atualmente, estas rodas são encontradas em diversos estados e países, sendo que, no interior de São Paulo, muitas surgiram apenas na última década. Apesar do curto espaço de tempo, a prática do choro nesta região iniciou um movimento que agrega diferentes localidades por meio de trilhas musicais consistentes, respondendo assim a um anseio cultural nestas cidades. Embora a roda seja um espaço de sociabilidade musical, marcada por seu caráter informal e participativo, os instrumentistas buscam um constante aprimoramento técnico para valorizar suas performances. Logo, uma das principais características desta manifestação é a tensão entre diferentes significados atribuídos à música: ora um tipo de comportamento social, ora uma forma de arte. Tais tensões serão o ponto de partida para pensar as estruturas, os processos de aprendizagem e as possibilidades de engajamento proporcionadas pelo choro. Assim, o objetivo central da pesquisa é investigar porque as rodas de choro surgiram em determinadas cidades do interior paulista, quais as suas práticas, quem são as pessoas envolvidas neste movimento e como este universo musical se articula com as aspirações musicais dos participantes. Posto que eu atuo nas rodas de choro há quase uma década, faço uso de uma metodologia antropológica pautada em processos de reflexividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Renan Moretti Bertho - Integrante / Suzel Ana Reily - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia, Descrição: Descrição: Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ? ou do musicar ? em localidades diversas. Adotamos o termo ?musicar? como tradução da palavra ?musicking?, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada. Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música. Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Moretti Bertho - Coordenador / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Integrante / ESTEVÃO AMARO DOS REIS - Integrante / Suzel Ana Reily - Integrante / Érica Giesbrecht - Integrante / Rose Satiko Gitirana Hikiji - Integrante / Hellem Pimentel - Integrante / Juliana Soares - Integrante / Flavia Camargo Toni - Integrante / Alice Martins Villela Pinto - Integrante / Andre C. Paula Bueno - Integrante / Danilo Paiva Ramos - Integrante / Edson Tosta Matarezzio Filho - Integrante / Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Jasper Chalcraft - Integrante / Marcos Câmara de Castro - Integrante / Marcus Vinicius S. R. M. de Almeida - Integrante / Pedro Paulo Salles - Integrante / Priscilla Barrak Ermel - Integrante / Eduardo Sato - Integrante / Gabriel Alamino Iglesias Martins - Integrante / Guilhermina Maria Lopes de Carvalho - Integrante / Klaus Wernet - Integrante / Paola Lappicy - Integrante / Paulo Menotti Del Picchia - Integrante / Priscila Maria Ribeiro Buzzi - Integrante / Thiago Haruo Santos - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos., Descrição: Investigar duas rodas de choro que são realizadas periodicamente na cidade de São Carlos. Para compreender a performance nesses espaços faço uso da etnomusicologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Moretti Bertho - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Chorando com flauta doce, Descrição: Prática pedagóica pensada como projeto de pesquisa para disciplina PROJETO EM ED. MUSICAL 1 e 2 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Moretti Bertho - Integrante / Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    O ensino-aprendizagem do maracatu no grupo Rochedo de Ouro, Descrição: Projeto realizado pelo Programa Unificado de Iniciação Científica da UFSCar (PUIC). Buscou Identificar e mapear processos de ensino aprendizagem no Grupo Rochedo de Ouro. Foram evidenciandas relações de corpo, música e movimento, a fim de entender o corpo como instrumento de aprendizagem. Esses processos foram estudados, a fim de criar uma reflexão sobre formas de aprendizado musical na cultura oral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Moretti Bertho - Integrante / Eduardo Néspoli - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Elementos presentes na música brasileira que podem despertar habilidades e interesses em crianças de 5 a 10 anos, Descrição: Projeto de Bolsa Treinamento/UFSCar realizado na Escola Estadual Primeiro e Segundo Grau João Jorge Marmorato. Público alvo: crianças de 5 á 10 anos Objetivo: constatar quais são os ritmos brasileiros que estão ao alcance das crianças e como podem despertar interesse no aprendizado musical.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Moretti Bertho - Integrante / José Alessandro Gonçalves da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Estágio Docente. Atividades de apoio à docência nas disciplinas Música Industrializada II e Introdução à Pesquisa, sob supervisão da Profa. Dra. Suzel Ana Reily

  • 2014 - 2015

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Participação no Programa de Estágio Docente. Atividades de apoio à docência nas disciplinas História e Linguagem da Música Popular III e História e Linguagem da Música Popular I sob supervisão do Prof. Dr. José Roberto Zan

    Atividades

    • 07/2017 - 12/2017

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à pesquisa. , Música Industrializada II

    • 01/2015 - 06/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Linguagem da Música Popular I

    • 01/2014 - 06/2014

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Linguagem da Música Popular III.

  • 2011 - 2013

    Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico de Educacão Musical, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Supervisor Técnico Pedagógico de Polos do curso de Educação Musical. UAB/UFSCar

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual do curso de Pedagogia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor virtual da disciplina: Linguagem em Artes 1

  • 2009 - 2012

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual do curso de Educação Musical, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor virtual das disciplinas: Prática e Ensino em Educação Musical Prática e Ensino em Educação Musical 2 Educação a distância para Educação Musical 2 Vivência em Educação Musical 5 - Oferta Alternativa Vivência em Educação Musical 6 Vivência em Educação Musical 7 Vivência em Educação Musical 8 Vivências em Educação Musical 5

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estagiário do projeto de extensão Música na Cidade / ProEx-UFSCar

    Atividades

    • 06/2007 - 12/2007

      Extensão universitária , Coordenadoria de Eventos Culturais/ProEx, .,Atividade de extensão realizada, produção/divulgação cultural.

  • 2016 - 2016

    Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

  • 2009 - 2009

    Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Projeto selecionado e aprovado no 3º CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS/2009: Musicalização ? aprender, ouvir, criar e compreender música brasileira

  • 2009 - 2009

    Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Projeto selecionado e aprovado no 3º CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS/2009: Chorando na escola

  • 2010 - 2011

    Escola Livre de Música "Maestro João Sepe"

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 02/2010 - 02/2011

      Ensino, Flauta Transversal, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Flauta Transversal, Prática em Conjunto, Teoria I, Teoria II

  • 2009 - 2010

    Escola de Educação Infentil Jequitibá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de musicalização

  • 2007 - 2007

    Colégio de Educação Infantil Fukuhara

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Musicalização

    Atividades

    • 01/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Musicalização