Mariana Souza Carnelossi

É executiva da Carnelossi Coaching e Treinamentos, unidade franqueada da SBCoaching Corporate Consultoria em Performance, da Sociedade Brasileira de Coaching, atuando como Executive, Business Coach e Trainner. Tem MBA em Liderança, Inovação e Gestão. Formada em Educação Física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Mestre em Atividade Física e Saúde. Focada em resultados, aumento de performance, otimização de recursos e estratégias de transformação de líderes. Tem em seu currículo as formações e certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching e Behavioral Coaching Institute de: Personal & Professional Coaching; Executive e Leadership Coaching; Alpha Coaching; Team Coaching e Positive Coaching. Certificações Brian Tracy International: Business Coaching, Sales Coaching e Reestruturação de Modelo de Negócios em Tempos de Crise. Certificação da Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching: Leader Coaching Program.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Física - Uel - Uem

2009 - 2011

Universidade Estadual de Londrina
Título: Associação entre aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de Londrina/PR,Ano de Obtenção: 2011
Dr. Enio Ricardo Vaz Ronque.

Especialização em Fisiologia do Exercício

2007 - 2008

Universidade Norte do Parana
Título: Efeito de doze semanas de treinamento com pesos sobre a composição corporal de mulheres idosas
Orientador: Ms. Renata Selvatici Borges Januário

Graduação em Educação Física

2004 - 2007

Universidade Norte do Parana
Título: Influências dos exercícios aeróbios e anaeróbios no controle ponderal
Orientador: Ms. Lilian Keila Barazetti

Formação complementar

2011 - 2011

Planejamento, desen. e avaliação por competências. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2011 - 2011

Competências na elaboração de questões avaliativas. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2009 - 2009

Obesidade:aspéctos nutricionais e atividade física. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2008 - 2008

A importância da preparação física no treinamento. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2008 - 2008

A saúde no século XXI: o papel da atividade física. (Carga horária: 3h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação em Metabolismo, Nutrição e Exercício. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2006 - 2006

Curso prático de prescrição de exercícios físicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2006 - 2006

Personal trainer para populações especiais. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2006 - 2006

Prescrição de exercícios físicos. (Carga horária: 2h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2006 - 2006

Holistic Training. (Carga horária: 12h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2006 - 2006

Semana de capacitação para o projeto futuro. (Carga horária: 20h). , Fundação de Esportes de Londrina, FEL, Brasil.

2005 - 2005

Personal Training:Atividade Física e Bem-Estar. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação dos projetos futuro e segundo tempo. (Carga horária: 8h). , Fundação de Esportes de Londrina, FEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

CARNELOSSI, M. S. . III Congresso Brasileiro de Metabolismo Nutrição e Exercício. 2010. (Congresso).

CARNELOSSI, M. S. . II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

A Arte de Negociar e Vender.A Arte de Negociar e Vender. 2019. (Outra).

Leader Training.Leader Training. 2018. (Outra).

Maximum Achievement 2.0.Maximum Achievement 2.0. 2017. (Outra).

MBA in one day.MBA in one day. 2017. (Outra).

Executive Coach and Alpha Coach.Executive Coach and Alpha Coach. 2014. (Outra).

Metodologia Personal e Professional Coaching.Metodologia Personal e Professional Coaching. 2014. (Outra).

IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. Correlação entre velocidade e agilidade em jovens atletas de futsal do gênero feminino.. 2011. (Congresso).

XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Fatores de risco cardiovascular em adolescentes de acordo com a aptidão cardiorrespiratória.. 2011. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Comparação do Consumo Máximo de Oxigênio Expresso de Forma Convencional e Alométrica de Acordo com a Adiposidade Corporal em Praticantes de Futsal. 2010. (Congresso).

XXXII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Aptidão física e estado nutricional de escolares praticantes de futsal. 2009. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício.. Associação entre excesso de gordura corporal e pressão arterial elevada em mulheres idosas. 2008. (Congresso).

II Congresso Nacional de Extensão Universitária / 11 Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Efeito da suplementação de cratina sobre a composição corporal e capacidades físicas de uma atleta de futsal - relato de caso. 2008. (Congresso).

XXXI Simpósio Internacional de ciências do Esporte.Efeito de 12 semanas de treinamento com pesos sobre o percentual de gordura corporal de mulheres idosas. 2008. (Simpósio).

II Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF. Concepções de Aulas Abertas em Educação Física. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Vinícius Cardoso

NASCIMENTO;CARNELOSSI, M. S.; PIRES. Perfil antropométrico e percentual de gordura de iniciantes na musculação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Camila de Souza Padilha e Roberto Pancini

ALBINO, R. L.;CARNELOSSI, M. S.; SANCHES, V. C.. Motivos que levam os idosos a prática de treinamento com peso nas academias da cidade de Ibiporã/PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Débora de Paula dos Santos e Rafael Corsino de Carvalho

ALBINO, R. L.;CARNELOSSI, M. S.; SANCHES, V. C.. Perfil e nível de satisfação dos clientes da academia Biofitness. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: DIOGO HENRIQUE DE SOUZA E RENATO CARRIERI MAZZOCO

SANCHES, V. C.; ALBINO, R. L.;CARNELOSSI, M. S.. .Stress em atletas de handebol na etapa pré competitiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Sidney Souza Correia e Sérgio Carlos Barreto

CALDEIRA, L. F. S.; OLIVEIRA, D. A. A. P.;CARNELOSSI, M. S.. Nível de dor dos funcionários de uma empresa: implicações à prática da ginástica laboral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: DÉBORA JOSÉ FONSECA E RENATO FELICIANO DE OLIVEIRA

PAES, M. A. S.;CARNELOSSI, M. S.; CALDEIRA, L. F. S.. Qualidade de vida de mulheres de terceira idade praticantes de hidroginástica na Splash Centro Aquático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Pedro Gonzaga Lobão e Vinícius A

TEIXEIRA, M.;CARNELOSSI, M. S.; CARVALHO, L. C. L.. O. Buesso.Perfil antropométrico e composição corporal de praticantes de Muay Thai da Academia Pattaya de Londrina-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Priscila Schuminski e Tamires S

JANUARIO, R. S. B.CARNELOSSI, M. S.; ALTIMARI, J. M.. Souza.Efeito da ingestão de cafeína sobre a avaliação de composição corporal por meio da técnica de bioimpedência elétrica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Thaís Yumi Cavaguchi

PAES, M. A. S.;CARNELOSSI, M. S.; AGNER, A. R.. Qualidade de vida em mulheres idosas praticantes de hidroginástica na Academia Nadar Fitness Aquática de Londrina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Arina Caroline da Silva e Luzia S

TEIXIERA, D. C.;CARNELOSSI, M. S.; FOGACA JUNIOR, O. M.. de S. Bazzo.Interferência dos níveis de depressão na atividade física na vida diária do idoso de Londrina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Cláudio Lísias Gonçalves e Rodolfo Rodrigues de Moraes

ALTIMARI, J. M.;CARNELOSSI, M. S.JANUARIO, R. S. B.. Desempenho motor e autoconceito de atletas de handebol infantil e cadete da Unopar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Marcos Henrique Soares de Oliveira

ALTIMARI, J. M.;CARNELOSSI, M. S.; QUEIROZ, R.. Nível de aptidão física dos integrantes do grupo de dança da Unopar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Daiane Priscila Rodrigues

ALTIMARI, J. M.;CARNELOSSI, M. S.; RASO, V.. Treinamento de força em homens e mulheres. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Gislene Sirley Damasio e Kênia Cristina Santos Viana

ALTIMARI, J. M.;CARNELOSSI, M. S.; FERREIRA, J.. Fatores de risco biológicos e exercício físico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Andrea Oliveira do Nascimento

ALTIMARI, J. M.;CARNELOSSI, M. S.JANUARIO, R. S. B.. Perfil nutricional de mulheres iniciantes de ginástica em academia mediante antropometria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná.

Comissão julgadora das bancas

Dalmo Roberto Lopes Machado

MACHADO, Dalmo Roberto LopesRONQUE, Enio Ricardo VazCyrino, E.S.; TEIXEIRA, D. C.; SERRASSUELO JUNIOR, H.. Associação entre aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de Londrina-PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Edilson Serpeloni Cyrino

RONQUE, E.R.V.TEIXEIRA, D.C.CYRINO, E.S.. Aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de Londrina/PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física - UEM/UEL) - Universidade Estadual de Londrina.

Edilson Serpeloni Cyrino

RONQUE, E.R.V.TEIXEIRA, D.C.CYRINO, E.S.. Aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de Londrina/PR. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Helio Serassuelo Junior

CYRINO, E.S.RONQUE, E.R.V.SERASSUELO JUNIOR, H.TEIXEIRA, D.C.. Aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de Londrina/Pr.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Denilson de Castro Teixeira

RONQUE, Enio Ricardo Vaz;TEIXEIRA, Denilson de CastroCIRYNO, Edilson Serpeloni. Associação entre aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de Londrina-PR.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Jaqueline Crestani e Luiz Augusto Guapo

Comparação do consumo máximo de oxigênio expresso de forma convencional e alométrica em adolescentes com diferentes estados nutricionais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Mariana Souza Carnelossi;

Amanda Caroline R

Leal e Hayanne Gabrielle C; Pereira; Estado nutricional, composição corporal e perfil alimentar das atletas de Ginástica Rítmica da Unopar ? Londrina; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Mariana Souza Carnelossi;

Dayana Menezes Rodrigues e Deuzeli Dias Toledo

Associação entre atividade física e estado nutricional; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Mariana Souza Carnelossi;

Flávio Maia e Priscila Oliveira

Métodos de avaliação física nas academias do município de Londrina-PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Mariana Souza Carnelossi;

Produções bibliográficas

  • CARNELOSSI, M. S. ; RIBEIRO, D. A. ; JANUARIO, R. S. B. . Associação entre a composição corporal e indicadores de aptidão física em crianças e adolescentes praticantes de futsal. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 145, p. 1-1, 2010.

  • KAWAGUTI, S. S. ; CARNELOSSI, M. S. ; SOUZA, M.F. ; BLASQUEZ, G. ; CYRINO, E. S. ; FERNANDES, R. A. ; RONQUE, E. R. V. . Comparação dos fatores de risco cardiovascular entre adolescentes de ambos os gêneros.. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 64-64.

  • SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; DIAS, T. C. ; FERNANDES, R. A. ; OKINO, A. M. ; BARBOSA, D. S. ; MORIMOTO, H.K ; OLIVEIRA, J.A. ; CYRINO, E. S. . Fatores de risco cardiovascular em adolescentes ativos e insuficientemente ativos fisicamente.. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 66-66.

  • SOUZA, M.F. ; SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; CHRISTOFARO, D. G. D. ; CYRINO, E. S. . Associação entre indicadores de adiposidade corporal e pressão arterial em adolescentes de alto nível socioeconômico.. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 111-111.

  • TOMELERI, C.M.C ; CARNELOSSI, M. S. ; KAWAGUTI, S. S. ; SILVA, D. R. P. ; SCHELLER, H. ; NASCIMENTO, M. A. ; FERNANDES, R. A. ; CYRINO, E. S. . Relação entre comportamento sedentário e indicadores de adiposidade corporal em adolescentes. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 131-131.

  • CARNELOSSI, M. S. ; SILVA, D. R. P. ; BATISTA, M. B. ; SOUZA, V. S. ; CYRINO, E. S. ; FERNANDES, R. A. ; RONQUE, E. R. V. . Fatores de risco cardiovascular em adolescentes de acordo com a aptidão cardiorrespiratória.. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 134-134.

  • SCHELLER, H. ; SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; VIEIRA, J. ; CYRINO, E. S. . Relação entre excesso de peso e satisfação corporal em adolescentes de alto nível socioeconômico. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 137-137.

  • OHARA, D. ; SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; DIAS, T. C. ; FERNANDES, R. A. ; OKINO, A. M. ; VENTURINI, D. ; BARBOSA, D. S. ; MORIMOTO, H.K. ; OLIVEIRA, J.A. ; CYRINO, E. S. . Fatores de risco cardiovascular segundo circunferência de cintura em adolescentes.. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 293-293.

  • BATISTA, M. B. ; SOUZA, V. S. ; BLASQUEZ, G. ; CARNELOSSI, M. S. ; RONQUE, E. R. V. . Reprodutibilidade de testes de campo para avaliação da aptidão cardiorrespiratória em adolescentes.. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento.. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 86-86.

  • SOUZA, V. S. ; BLASQUEZ, G. ; BATISTA, M. B. ; CARNELOSSI, M. S. ; RONQUE, E. R. V. . Relação entre a área muscular do braço e o teste de preensão manual em crianças e adolescentes. In: XXXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 19. p. 118-118.

  • SOUZA, M.F. ; SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; CYRINO, E. S. . Prevalência de pressão arterial elevada e fatores associados em adolescentes de alto nível socioeconômico. In: Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq-UEL-UEM-UEPG-UNIOESTE, 2011, Ponta Grossa. Anais do XX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq-UEL-UEM-UEPG-UNIOESTE, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • SOUZA, V. S. ; BATISTA, M. B. ; CARNELOSSI, M. S. ; SILVA, D. R. P. ; RONQUE, E. R. V. . Comparação dos fatores de risco a saúde com o nível de atividade física habitual em adolescentes. In: Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq-UEL-UEM-UEPG-UNIOESTE, 2011, Ponta Grossa. Anais do XX Encontro Anual de Iniciação Científica CNPq-UEL-UEM-UEPG-UNIOESTE, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • CARNELOSSI, M. S. ; BORIM, J. M. ; SANCHES, V. C. ; STANGANELLI, L. C. R. ; ALBINO, R. L. . Correlação entre velocidade e agilidade em jovens atletas de futsal do gênero feminino. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011, Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • ALBINO, R. L. ; CARNELOSSI, M. S. ; BORIM, J. M. ; SANCHES, V. C. ; DOURADO, A. C. . Relação entre potência de membros inferiores e a velocidade em atletas de futsal feminino. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011, Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • OHARA, D. ; SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; DIAS, T. C. ; SOUZA, M.F. ; RONQUE, E. R. V. ; CYRINO, E. S. . Associação entre atividade física e comportamento sedentário em adolescentes. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado/RS. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • SILVA, D. R. P. ; CARNELOSSI, M. S. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; OHARA, D. ; RONQUE, E. R. V. ; CYRINO, E. S. . Associação entre atividade física habitual e nível sócio-econômico em adolescentes. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado/RS. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • SCHELLER, H. ; CARNELOSSI, M. S. ; SILVA, D. R. P. ; OHARA, D. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; VIEIRA, J. ; CYRINO, E. S. ; RONQUE, E. R. V. . Associação entre nível sócio-econômico e percepção de saúde em adolescentes. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado/RS. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • CARNELOSSI, M. S. ; SILVA, D. R. P. ; TOMELERI, C.M.C ; KAWAGUTI, S. S. ; FERNANDES, R. A. ; CYRINO, E. S. ; RONQUE, E. R. V. . Associação entre aptidão cardiorrespiratória e nível sócio-econômico em adolescentes. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado/RS. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • ALBINO, R. L. ; CARNELOSSI, M. S. ; SANCHES, V. C. ; BORIM, J. M. ; SILVA, S. L. P. O. . Perfil cardiorrespiratório e motor de atletas de futsal feminino da categoria sub-17 de Londrina/PR.. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011, Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011. v. 1. p. CDROM.

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; RIBEIRO, D. A. ; BATISTA, M. B. ; BLASQUEZ, G. ; RONQUE, E. R. V. . Comparação do Consumo Máximo de Oxigênio Expresso de Forma Convencional e Alométrica de Acordo com a Adiposidade Corporal em Praticantes de Futsal. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 156-156.

  • BATISTA, M. B. ; BLASQUEZ, G. ; CARNELOSSI, M. S. ; SOUZA, V. S. ; RONQUE, E. R. V. . Atividade Física Habitual e Aptidão Cardiorrespiratória em Adolescentes. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 220-220.

  • JANUARIO, R. S. B. ; SOUZA, R. D. N. ; TEIXIERA, D. C. ; CARNELOSSI, M. S. ; SCHUBERT, A. . Modificações de variáveis antropométricas decorrentes do processo de envelhecimento em mulheres idosas. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 15-15.

  • SCHUBERT, A. ; CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. . Associação entre indicadores da aptidão física e índice de massa corporal em praticantes de ginástica rítmica. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 151-151.

  • BLASQUEZ, G. ; BATISTA, M. B. ; CARNELOSSI, M. S. ; SOUZA, V. S. ; RONQUE, E. R. V. . no Indicador de Adiposidade Corporal entre Dois Estudos Transversais (2002-2005). In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina-PR. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 11-11.

  • COSTA, G. A. ; CARNELOSSI, M. S. ; BORIM, J. M. ; SANCHES, V. C. ; JANUARIO, R. S. B. ; CYRINO, E. S. . Comparação entre o consumo máximo de oxigênio estimado pelo método direto e pelo shuttle run de 20 metros em atletas de futsal. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina-PR. Anais do III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010. p. 116-116.

  • BERNARDI, L. M. O. ; JANUARIO, R. S. B. ; CARNELOSSI, M. S. ; LOURENCO, M. R. A. . Perfil antropométrico, estado nutricional e aptidão física de iniciantes em ginástica rítmica no projeto "Escola de iniciação em ginástica rítmica da Unopar". In: II Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição, 2010, Campinas. Anais do II Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição, 2010.

  • KAWAGUTI, S. S. ; FERNANDES, R. A. ; CARNELOSSI, M. S. ; OLIVEIRA, A. R. ; RONQUE, E. R. V. . Índice de massa corporal de acordo com o nível de envolvimento em atividades esportivas em jovens de Presidente Prudente - SP. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 89-89.

  • SOUZA, V. S. ; CARNELOSSI, M. S. ; BATISTA, M. B. ; DIAS, T. C. ; RONQUE, E. R. V. . Comparação da aptidão cardiorrespiratória de acordo com o nível de atividade física em escolares. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 113-113.

  • BLASQUEZ, G. ; BATISTA, M. B. ; CARNELOSSI, M. S. ; RONQUE, E. R. V. ; SERASSUELO JUNIOR, H. . Concordância da aptidão cardiorrespiratória estimada por dois testes de campo em escolares com diferentes estados nutricionais. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 112-112.

  • BATISTA, M. B. ; SACCOMANI, M. ; BLASQUEZ, G. ; CARNELOSSI, M. S. ; RONQUE, E. R. V. . Aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade corporal em escolares. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 64-64.

  • RIBEIRO, D. A. ; CARNELOSSI, M. S. ; ALTIMARI, J. M. ; JANUARIO, R. S. B. . Associação entre indicadores de aptidão física e estado nutricional em escolares praticantes de futsal. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 98-98.

  • BORIM, J. M. ; CARNELOSSI, M. S. ; BATISTA, M. B. ; JANUARIO, R. S. B. ; ALBINO, R. L. ; SANCHES, V. C. . Perfil antropométrico, cardiorrespiratório e desempenho motor de atletas de futsal. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 185-185.

  • ALTIMARI, J. M. ; JANUARIO, R. S. B. ; CARNELOSSI, M. S. ; RIBEIRO, D. A. . Avaliação da gordura relativa em meninos pelo método de impedância bioelétrica e dobras cutâneas. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2009. v. 17. p. 135-135.

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; BATISTA, M. B. ; RIBEIRO, D. A. ; RONQUE, E. R. V. . Aptidão física e estado nutricional de escolares praticantes de futsal. In: 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo - SP. Anais do 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciencia e Movimento, 2009. v. 17. p. 99-99.

  • SANCHES, V. C. ; CARNELOSSI, M. S. ; BORIM, J. M. ; ALBINO, R. L. ; JANUARIO, R. S. B. . Perfil antropométrico e composição da equipe adulta de futsal feminino da Unopar/Fel/Sercomtel. In: 12º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2009, Londrina - PR. Anais do 12º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná, 2009.

  • BORIM, J. M. ; CARNELOSSI, M. S. ; SANCHES, V. C. ; ALBINO, R. L. ; JANUARIO, R. S. B. . Efeito do treinamento de futsal sobre a composição corporal, VO2máx e velocidade da categoria de base da equipe de futsal feminino da Unopar/Fel/Sercomtel. In: 12º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2009, Londrina - PR. Anais do 12º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná, 2009.

  • RIBEIRO, D. A. ; CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. . Perfil de aptidão física relacionada à saúde de escolares participantes do projeto Esporte Educacional Futsal da Unopar. In: 12º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2009, Londrina - PR. Anais do 12º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná, 2009.

  • SACCOMANI, M. ; CHRISTOFARO, D. G. D. ; CASONATTO, J. ; GONCALVES, C. G. S. ; CARNELOSSI, M. S. ; POLITO, M. D. . Circunferência de cintura como preditor de pressão arterial elevada em adolescentes. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008, Londrina. Anais do II Congreso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008.

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; GERAGE, A. M. ; SACCOMANI, M. ; SILVA, D. R. P. ; RONQUE, E. R. V. . Associação entre excesso de gordura corporal e pressão arterial elevada em mulheres idosas. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008, Londrina. Anais do II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008.

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; CHECHE, F. ; NASCIMENTO, M. A. ; SACCOMANI, M. ; BATISTA, M. B. ; RONQUE, E. R. V. . Efeito de 12 semanas de treinamento com pesos sobre o percentual de gordura corporal de mulheres idosas. In: 31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2008, São Paulo. Anais do 31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2008. v. 16. p. 1-284.

  • BATISTA, M. B. ; SACCOMANI, M. ; CARNELOSSI, M. S. ; SOUZA, V. S. ; RONQUE, E. R. V. . Concordância entre dois critérios de classificação do estado nutricional em escolares. In: 31º Simpósio Interncaional de Ciências do Esporte, 2008, São Paulo. Anais do 31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento., 2008. v. 16. p. 1-284.

  • SACCOMANI, M. ; CHRISTOFARO, D. G. D. ; CASONATTO, J. ; BATISTA, M. B. ; RUIZ, R. ; CARNELOSSI, M. S. ; POLITO, M. D. . Circunferência de cintura como preditor de pressão arterial elevada em adolescentes. In: 31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2008, São Paulo. Anais do 31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Edição Especial da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2008. v. 16. p. 1-284.

  • GRECA, J. P. A. ; JANUARIO, R. S. B. ; GERAGE, A. M. ; CHECHE, F. ; NASCIMENTO, M. A. ; CARNELOSSI, M. S. . Efeito de 12 semanas de treinamento com pesos sobre a composição corporal de mulheres idosas. In: 11º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná, 2008, Londrina. Anais do 11º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná, 2008.

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; SANCHES, V. C. ; BORIM, J. M. . Efeito da suplementação de creatina sobre a composição corporal e capacidades físicas de uma atleta de futsal - relato de caso.. In: 11º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2008, Londrina. Anais do 11º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2008.

  • ROSA, M. V. ; GOES, F. ; ALMEIDA, L. A. L. ; CARNELOSSI, M. S. ; OLIVEIRA, R. C. ; CORTEZ, S. W. ; JOSLIN, T. ; FONSECA, V. . Concepções de aulas abertas em educação física. In: II Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF, 2005, Londrina. Anais do II Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF, 2005.

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; RIBEIRO, D. A. ; BATISTA, M. B. ; BLASQUEZ, G. ; RONQUE, E. R. V. . Comparação do Consumo Máximo de Oxigênio Expresso de Forma Convencional e Alométrica de Acordo com a Adiposidade Corporal em Praticantes de Futsal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; BATISTA, M. B. ; RIBEIRO, D. A. ; RONQUE, E. R. V. . Aptidão física e estado nutricional de escolares praticantes de futsal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORIM, J. M. ; CARNELOSSI, M. S. ; BATISTA, M. B. ; JANUARIO, R. S. B. ; ALBINO, R. L. ; SANCHES, V. C. . Perfil antropométrico, cardiorrespiratório e desempenho motor de atletas de futsal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, D. A. ; CARNELOSSI, M. S. ; ALTIMARI, J. M. ; JANUARIO, R. S. B. . Associação entre indicadores de aptidão física e estado nutricional em escolares praticantes de futsal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; GERAGE, A. M. ; SACCOMANI, M. ; SILVA, D. R. P. ; RONQUE, E. R. V. . Associação entre excesso de gordura corporal e pressão arterial elevada em mulheres idosas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; CHECHE, F. ; NASCIMENTO, M. A. ; SACCOMANI, M. ; BATISTA, M. B. ; RONQUE, E. R. V. . Efeito de 12 semanas de treinamento com pesos sobre o percentual de gordura corporal de mulheres idosas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARNELOSSI, M. S. ; JANUARIO, R. S. B. ; SANCHES, V. C. ; BORIM, J. M. . Efeito da suplementação de creatina sobre a composição corporal e capacidades físicas de uma atleta de futsal - relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Tracking da atividade física e prevalência de síndrome metabólica em adultos do município de Londrina/PR, Descrição: Objetivo: Analisar a associação entre a prática continuada de atividade física ao longo da vida e a prevalência de síndrome metabólica em adultos residentes no município de Londrina/PR. Métodos: Aproximadamente 650 indivíduos adultos (≥ 18 anos), de ambos os sexos, serão selecionados aleatoriamente para participarem deste estudo. A prática de atividade física na infância e adolescência será avaliada por meio de questionário e a atividade física habitual será avaliada por acelerometria. Medidas antropométricas de massa corporal, estatura e circunferência de cintura serão utilizadas para o diagnóstico de obesidade. Amostras de sangue serão coletadas em jejum de 12 h para análise da glicemia em jejum, perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL e triglicérides), adipocinas (adiponectina, fator de necrose tumoral alfa e interleucina 6), nitrito/nitrato e um agente anti-oxidante (superóxido desmutase). Medidas de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em repouso serão obtidas para o diagnóstico de hipertensão arterial. A agregação de três ou mais dos seguintes fatores de risco será considerada para o diagnóstico de síndrome metabólica: glicemia em jejum > 110 mg/dl; triglicérides > 150 mg/dl; HDL < 40 mg/dl nos homens e < 50 mg/dl nas mulheres; circunferência de cintura > 102 cm nos homens e > 88 cm nas mulheres; PAS ≥ 135 mmHg e/ou PAD ≥ 85 mmHg. A prevalência da síndrome metabólica será determinada mediante medidas de frequência. A regressão de Poisson será empregada para analisar as variáveis associadas à síndrome metabólica controlando para potenciais fatores de confusão. Razões de prevalências (RP) brutas e ajustadas, bem como seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) serão calculados. Resultados Esperados: Espera-se que as informações produzidas contribuam para análise do impacto da prática de atividade física ao longo da vida sobre os componentes da síndrome metabólica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Souza Carnelossi - Integrante / Danilo Rodrigues Pereira da Silva - Integrante / Enio Ricardo Vaz Ronque - Integrante / Mariana Biagi Batista - Integrante / Verônica Siqueira Souza - Integrante / Sandra Satie Kawaguti - Integrante / Rômulo Araújo Fernandes - Integrante / Thaisa Costa Dias - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Mariana Ferreira de Souza - Integrante / Crisieli Maria Cogo Tomeleri - Integrante / Alessandra M. Okino - Integrante / Décio Sabatini Barbosa - Integrante / David Ohara - Integrante / Marcelo Romanzini - Integrante / Michele Caroline de Costa Trindade - Integrante / Manuel João Cerdeira Coelho e Silva - Integrante / Letícia Trindade Cyrino - Integrante / Danielle Venturini - Integrante / Helena Kaminami Morimoto - Integrante / Jair Aparecido de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual de Londrina - Cooperação.

  • 2010 - Atual

    Prevalência de síndrome metabólica e fatores de risco cardiovascular em escolares de 10 a 14 anos de Londrina/PR, Descrição: As modificações no estilo de vida de crianças e adolescentes, principalmente ao longo das duas últimas décadas, tem favorecido o desenvolvimento de sobrepeso/obesidade e de inúmeras disfunções crônico-degenerativas em idades cada vez mais precoces. Assim, o propósito da presente investigação será inicialmente analisar a prevalência de síndrome metabólica e de fatores de risco cardiovascular e, posteriomente, identificar possíveis associações entre essas variáveis em escolares de 10 a 14 anos, de ambos os sexos, do município de Londrina/PR. Para tanto serão selecionados aproximadamente 900 escolares matriculados em escolas da zona urbana do município. Medidas antropométricas, de composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, pressão arterial de repouso, nível habitual de atividade física e informações sobre uso de tabaco e hábitos alimentares serão obtidas de todos os sujeitos. O diagnóstico de síndrome metabólica será estabelecido com base nos pontos de corte sugeridos pela literatura com base nos valores glicêmicos, no perfil lipídico e das lipoproteínas plasmáticas e nos valores de pressão arterial. A prevalência dos fatores de risco cardiovascular, bem como a prevalência de síndrome metabólica serão determinadas mediante o emprego da estatística descritiva, por meio da análise de distribuição em frequências. A regressão de Poisson será empregada para analisar as variáveis associadas à síndrome metabólica controlando para potenciais fatores de confusão. Razões de prevalências (RP) brutas e ajustadas, bem como seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) serão calculados. As variáveis independentes serão inseridas de acordo com o modelo hierárquico de determinação. Para tanto, no nível distal serão inseridas as variáveis demográficas (sexo e idade) e o nível econômico, no nível medial as variáveis comportamentais (nível de atividade física, hábitos alimentares e tabagismo) e no nível proximal a aptidão cardiorrespiratória. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Souza Carnelossi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Comparação da Potência Aeróbia Estimada Mediante a Aplicação de Três Diferentes Testes de Campo em Adolescentes, Descrição: A potencia aeróbia pode ser estimada tanto por procedimentos diretos quanto indiretos. Os diretos, apesar de serem considerados o mais fidedignos, sua aplicação fica restrita uma vez que o alto custo operacional dificulta sua utilização. Dessa forma, os métodos indiretos podem oferecer uma estratégia interessante, porém existe atualmente um numero elevado de testes de campo disponíveis na literatura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo será comparar a potência aeróbia estimada (VO2máx) em adolescentes de ambos os sexos a partir de três testes de campo. Cerca de 120 adolescentes, na faixa etária de 10 a 15 anos, de ambos os sexos (60 rapazes e 60 moças), serão submetidas as seguintes avaliações: medidas antropométricas de massa corporal, estatura e espessuras de dobras cutâneas da região tricipital e subescapular. Como indicador da composição corporal será mediante o IMC e o percentual de gordura. Serão também submetidos a três testes de campo para estimativa da potencia aeróbia: teste de corrida e/ou caminhada de 12 minutos (COOPER), teste de corrida e/ou caminhada de 1-milha (MILHA) e o teste de corrida bidirecional de 20 metros (SR-20M). Serão analisadas também quanto ao atendimento de critério de saúde de acordo com três baterias de teste: Physical Best, Fitnessgram e o Eurofit. Espera-se que a presente investigação auxilie na tomada de decisão para a utilização de um ou outro teste de campo, de acordo com o sexo e o estado nutricional de adolescentes e na informação referente à estimativa do VO2máx, a partir de diferentes testes preditivos. Coordenador: Dr Enio Ricardo Vaz Ronque .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Souza Carnelossi - Integrante / Milene Granja Saccomani - Integrante / Diego Giulliano Destro Christofaro - Integrante / Juliano Casonatto - Integrante / Mariana Biagi Batista - Coordenador.

Prêmios

2011

Paraninfa do Curso de Bacharel em Educação Física, Universidade Norte do Paraná.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2014

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2008 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ajudante

2005 - 2006

Fundação de Esportes de Londrina

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20