Cesar Augusto Amaro Huapaya

Possui graduação em Artes Cênicas Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Estética Tecnologia e Criação Artistica: Teatro - Universidade Paris VIII (2000) e doutorado em Estética Teatro Etnocenologia - Universite de Paris VIII (2002).Pós-Doutorado em Performance e etnocenologia com jean-Marie Pradier na Universidade Paris VIII (França)(2010-2011 e 2014). Pós-Doutorado na EHESS de Paris (2018-2019) Atualmente é professor Associado - ativo permanente da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de artes, interpretação e direção e Antropologia do teatro. Com ênfase em performance e etnocenologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: artes performativas, praticas performativas, antropologia do teatro, teatro e etnocenologia.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Estética Teatro Etnocenologia

1999 - 2002

Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis
Título: L utilisations des matrices rituelles afro-amérindiennes dans le processus créatif du théâtre expérimental capixaba (Vitoria, Espirito Santo, Brésil).
Orientador: Jean-Marie Pradier
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: etnocenologia; rituais afro-amerindios; grupo de Teatro experimental Capixaba; ator performer; Candomblé; Praticas performativas. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outro; Educação Superior.

Mestrado em Estética Tecnologia e Criação Artistica Teatro

1999 - 2000

Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis
Título: L'Utlilisation des matrices rituelles dans le théâtre,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Jean-Marie Pradier
Palavras-chave: etnocenologia; Antropologia do teatro; Teatro e ritual; Praticas performativas; Antropologia teatral; Performances. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Setores de atividade: Outro; Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Teoria Literaria Teoria e Pratica do Teatro

1988 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Ator Performer
Orientador: Gerd Boheiner

Graduação em Artes Cênicas Teoria do Teatro

1981 - 1985

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A concepção de teatro de Shakespeare em Hamlet
Orientador: Barbaba Heliodora

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Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: antropologia do teatro.

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , UNIVERSIDADE PARIS 8 - VINCENNES SAINT DENIS, PARIS 8, França. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: etnocenologia. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: performance.

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Formação complementar

2014 - 2014

Antropologia da Performance. (Carga horária: 30h). , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França.

2001 - 2002

Filosofia Jacques Derrida. (Carga horária: 30h). , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França.

2001 - 2001

Antropologia Eugenio Barba. (Carga horária: 60h). , Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.

2000 - 2001

Antropologia Jean Bazin. (Carga horária: 60h). , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França.

1999 - 2001

Antropologia Visual. (Carga horária: 120h). , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França.

1999 - 2000

Sociologia Bourdieu. (Carga horária: 60h). , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França.

1999 - 2000

Filosofia Jacques Derrida. (Carga horária: 120h). , École des hautes études en sciences sociales, EHESS, França.

1998 - 1998

Antropologia Grotowski. (Carga horária: 30h). , College de France, COLLEGE FRANCE, França.

1982 - 1982

Produção de Televisão e Cinema. (Carga horária: 60h). , Faculdade da Cidade, FC, Brasil.

1982 - 1982

Pos Produção de Cinema. (Carga horária: 60h). , Faculdade da Cidade, FC, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Catalão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Latim

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Antropologia do Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes da performance.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Etnocenologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

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Participação em eventos

VI Colóquio Internacional de etnocenologia. O Efêmero e a Vontade de potência. 2011. (Congresso).

Seminário Mises en scènes et en r`cits, lieux no museu do Quai Branly.Jazz e antropofagia Brasileira. 2010. (Seminário).

II Encontro de performance e Políticas da Américas e VIII Colóquio do NEPPA-10 anos.A performance e politica. 2008. (Encontro).

l'impact de l'Avant Garde américaine en Europe.Etnocenologia no Brasil. 2008. (Seminário).

Seminário -Mise en Scènes et rècits-Escola de Hautes Etudes en Sciences Sociales.Flor de Nanã e o Candomblé. 2008. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de pesquisa e Pós-Graduação. O encontro da encenação com a Performance. 2008. (Congresso).

abrace.A performance e a encenação. 2007. (Seminário).

Coloquio internacional de etnocenologia.A captura de energia feita pelo performer nos tecidos performativos. 2007. (Encontro).

Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória.A antropologia do Teatro e antropologia teatral. 2007. (Encontro).

IV Reunião Cientifica de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas-ABRACE. Como podemos classificar as camadas dos tecidos performativos da sociedade, do performer e da performance. 2007. (Congresso).

abrace. Como podemos classificar os dispositivos pulsionais do performer?. 2006. (Congresso).

III Seminario de Etnocenologia.III Seminario de Etnocenologia. 2002. (Seminário).

II Seminario de etnocenologia.II Seminario de etnocenologia. 2000. (Seminário).

O Teatro e A Psicanalise.Psicanalise e Teatro. 1996. (Seminário).

XX Semana de Artes de São Mateus.XX Semana de Artes de São Mateus. 1995. (Encontro).

I Forum Nacional de Teatro Capixaba.I Forum Nacional de Teatro Capixaba. 1993. (Simpósio).

II Festival Nacional de artes Sem Barreiras. II Festival Nacional de Artes Sem Barreiras. 1992. (Congresso).

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Participação em bancas

Aluno: Iure Santos de Souza

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; GIRARDI, G.; ROBAINA, I.. Cartografia e performance corporais. 2017.

Aluno: Sara Passabon Amorim

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; COELHO, J. L. L.; ANDRADE, E. M. F.; BRITO, I. M.; SANTOS, C. A.. A performance Bantu do Caxambu entre a Ancestralidade e a contemporâneidade. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: William Golino

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Retrato pictórico moderno: suas formas e significados. 2010. Tese (Doutorado em história) - pontificia universidade católica de Sào Paulo.

Aluno: Denise Mancebo Zenícola

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. SAMBA DE GAFIEIRA: a PERFORMANCE DA GINGA. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Siuna Costa vieira

SANTOS, V. G.;HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; ROCHA, B. G. C.. A arte nos videogames e como nos influentes artisticamente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Lidy Herky Dos Santos

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; SIMOES, V. L. O.; BISPO, S.. Técnicas de teatro como metodologia de ensino de artes visuais para alunos de 8 e 9 anos da educção básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Dalton De Souza Correia

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; SANTOS, V. G.; ROCHA, B. G. C.. a arte nos videogemes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Rodolfo Talles Pinheiro Birchler

CARDOSO, L. C.;HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Multimeios na Produção Cultura-Cinema Surdp. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plasticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jacqueline Teixeira Câmara

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; ROCHA, B. G. C.; ROCHA, N. M. P.. Monotipia : da visualidade da imagem a uma poética visual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; ZANOTTI, M. M.; GUIMARAES, S. A. A.. Tadeusz Kantor: uma pequena revisão sobre suas pinturas com base em sua herança artítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plástica) - Centro de Artes,DETAM-UFES.

Aluno: Júlia Domingos Porto

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; ZANOTTI, M. M.; GUIMARAES, S. A. A.. A serigrafia e as cores no cotidiano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Viviane Martins

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; ZANOTTI, M. M.; MANSO, G. C.. Labirinto de sensações : um despertar a cada passo do caminho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Valdecy Corrêa Júnior

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; AGUIAR, M. P.; OLIVEIRA, D. P.. Atividades Circenses nas Escolas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Edileide Santiago

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; AGUIAR, M. P.; MENDES, G.. A arte que movimenta: a linguagem da dança como processo criativo em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Helena passos e Silva

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; AMORIM, M. M.; AMORIM, S. P.. Marina Abramovic: a consciência de si e a alteridade na performance. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes.

Aluno: Barba Mattos Carnielli

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. EXPERIMENTANDO MARINA ABRAMOVIC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Roberta de Freitas Gomes

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. .: A Dança nas Artes da Performance: Uma experiência com crianças na ONG da legião da boa Vontade (LBV).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Giovanna Arrivabene

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. O olhar de Van Gogh sobre as cenas do mundo flutunte do Ukiyo-e.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Giovana Arrivabene

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; FREITAS, M. P. M.; BORGES, C. E. D.. O olhar de Van Gogh sobre as cenas do mundo Flutuante do Ukiyo-E. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marcela Ribeiro Machado

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; Beatriz Sodré. O congo de mascara em Roda D Agua. 2008 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria Aparecida dos santos Amaral

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Improvisação Teatral na educação: despertando as Potencialidades dos Educandos.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria de Fátima Medici e Terra do Espirito Santo

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Performance na sala de aula.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Wanda maria Bernardi Capistrano Alckimim

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. .A vivência da Poesia nas Artes Performativas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Danuza Bricio

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. As ações Afirmativas na Educação: Análises para o ensino da Arte ou o Candomblé para dentro da Arte-Educação.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; ALVIM, V. R.; SCARPELLINI, M. A.; GOMES, M. C. C.;HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Concurso público cargo professor efetivo de Magistério superior. 2016. Universidade Federal do Acre.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; PIMENTA, R.; FAVILLA, A.; CARMO, M.. Concurso público professor Direção Teatral. 2014. Universidade Federal do Acre.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. CONCURSO PÚBLICO: Professor de artes do Instituto Federal do Espírito Santo(IFES). 2013.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Concurso público para professor Adjunto 40h/DE-Artes Cênicas. 2009. Universidade Federal Fluminense.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. professor de artes. 2003. Universidade Federal do Espírito Santo.

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Orientou

Helena Santos

Performance:arte marcial e rituais; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Gisele Perola

A escola de samba da Piedade- Performances; Início: 2004; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plasticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Iure Santos de Souza

Cartografia e performance:entrecruzamentos corporais; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Lidy Herky Dos Santos

Técnicas de Teatro como metodologia de ensino de artes visuais para alunos de 8 e 9 anos da educação Básica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Kamila Soares Meneguete

CONTRIBUIÇÕES DA EXPRESSÃO CORPORAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS AULAS DE ARTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Kamila Soares Meneguete

Contribuição do teatro do oprimido:expressão corporal como ferramenta educativa nas aulas de arte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de Artes,DETAM-UFES; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Rayner Pinto Freitas

O acaso nos processos de Criação para a performance; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - UFES; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Jéssica da Silva Gasparini

As práticas performáticas no processo criativo do circo teatro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - UFES; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

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Tadeusz Kantor:uma pequena revisão sobre suas Pinturas com base em sua herança artítica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plástica) - Colegiado do curso de Música do Centro de Artes,UFES; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Júlia Domingos Porto

A Serigrafia e as cores no cotidiano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plástica) - Colegiado do curso de Música do Centro de Artes,UFES; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

jaqueline Teixeira Câmara

Monotipia: da visualidade da imagem a uma poética visual; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

João Vicor Coser

performance pintura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Raynner Pinto Freitas

A performance e o acaso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Kristal Vago Soares

performance e foto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Milena Bessa Zache

performance e arte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plástica) - Centro de artes-ufes; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Viviane Martins

Labirinto de Sensações : um despertar a cada passo do caminho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plástica) - Colegiado do curso de Música do Centro de Artes,UFES; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Edleide Santiago

A arte que movimenta: A linguagem da dança como processo criativo na Sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Helena dos Passos e Silva

Marina Abramovic: a consciência de si e a alteridade na performance; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Barbara Mattos Carnielli

Experimentando Marina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Roberta Freitas Gomes

A dança nas Artes da Performance: Uma Experiência com Crianças na ONG-LBV; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Marcela Ribeiro Machado

?O CONGO DE MÁSCARA DE RODA D?AGUA?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Cristina Ramos Mascarenhas

?TEATRO EDUCAÇÃO GRUPO TEATRAL SÃO CAMILO?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Cibele Dandara Busato

Subculturas de Tókio, no Japão influenciando milhares de jovens em todo o mundo; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plasticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Vander Ildefonso

O teatro de Besteirol Capixaba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plasticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Beatriz Sodré

A costura do invisível: Moda e performance no ensino da arte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Ana Carolina Moulin

A aplicação do ensino das artes visuais em crianças portadoras do transtorno do ensino das artes visuais em crianças portadoras do transtorno de distúrbio de atenção e hiperatividade do âmbito escolar; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Maria Auxiliadora da Silva

O teatro na sala e na comunidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em artes visuais) - Universidade Federal do Espirito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Maria de Fátima Medici

Performance na sala de aula; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Maria Aparecida dos santos Amaral

IMPROVISAÇÃO TEATRAL NA EDUCAÇÃO:; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

Vanda Maria Alkimam

Performance, literatura, fotografia e instalação na sala de aula; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Cesar Augusto Amaro Huapaya;

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Produções bibliográficas

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Montagem e Imagem como Pararadgima. Revista Brasileira de Estudos da Presença , v. V.6.,n.1, p. 110-123-01, 2015.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. . Les pratiques performatives et corporelles du candomblé et du Groupe de théâtre Expérimental Capxaba comme esthétique d´intervetion dans la société brésilienne. X Y Z (Paris) , v. 91, p. 01-40, 2013.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O efêmero,a repetição e a vontade de potência-ISSN1517-7831. Memória ABRACE , v. 6, p. 472-475, 2011.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O encontro da encenação com a performance-ISSN1517-7831. Memória ABRACE , v. 6, p. 01-04, 2011.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . COMO PODEMOS CLASSIFICAR AS CAMADAS DOS TECIDOS PERFORMATIVOS DA SOCIEDADE, DO PERFORMER E DA PERFORMANCE.. Memória ABRACE , v. 1, p. 1-2, 2007.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A CAPTURA DE ENERGIA FEITA PELO PERFORMER NOS TECIDOS PERFORMATIVOS E O DISPOSITIVO DA PERFORMANCE SÃO UMA CULTURA ORGÃNICA DO ESPAÇO?. Colóquio. Artes , v. 3, p. 20-24, 2007.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A CAPTURA DE ENERGIA FEITA PELO PERFORMER NOS TECIDOS PERFORMATIVOS E O DISPOSITIVO DA PERFORMANCE SÃO UMA CULTURA ORGÃNICA DO ESPAÇO?. Colóquio. Artes , v. 3, p. 20-24, 2007.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A CAPTURA DE ENERGIA FEITA PELO PERFORMER NOS TECIDOS PERFORMATIVOS E O DISPOSITIVO DA PERFORMANCE SÃO UMA CULTURA ORGÃNICA DO ESPAÇO?. Memória ABRACE , v. 3, p. 20-24, 2007.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . As praticas performativas e as artes performativas como novo paradigma no teatro. Colóquio. Artes , Paris, L'Harmattan, v. 1, n.1, p. 17-30, 2004.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Os paradigmas das artes performativas e das práticas performativas. Colóquio. Artes , v. 4, p. 1-2, 2003.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Le Simple, le concret- Sophie Moscoso. Arts8, Paris, L'Harmattan, v. 1, n.1, p. 105-114, 1999.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Fausto. Kunstfest Weimar, Weimar -Alemanha, v. 1, n.1, p. 31-33, 1996.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Encenação do Gestus Social: personas, personagens e corpus em vidas. 337. ed. Vitória.ES: Grupo de Teatro Experimental Capixaba, 2019. v. 500.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, C. . Estética e performance:Dispositivos das Artes e das Práticas performativas. 02. ed. Vitória.ES: Grupo de Teatro Experimental Capixaba, 2017. v. 02. 239p .

  • HUAPAYA, C. A. A. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Estética e Performance: dispositivo das artes e das práticas performativas. 2. ed. Vitória.ES: Grupo de Teatro Experimental Capixaba, 2017. v. 02. 239p .

  • HUAPAYA, C. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Estética e Performance: os dispositivos das artes e das práticas performativas. 01. ed. Vitória,Espírito Santo: Grupo de Teatro Experimental Capixaba, 2015. v. 01. 200p .

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O Ator Performer II. Caderno dois- A Gazeta, Vitoria-ES, p. 6 - 6, 18 jun. 1989.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O ator performer I. A Gazeta- Caderno Dois, Vitoria-Es, p. 5 - 5, 18 maio 1988.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Qorpo -Santo: O nascimento do Teatro Moderno?. A gazeta- Caderno dois, Vitoria-ES, p. 5 - 5, 02 maio 1988.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O teatro da morte -Tadeusz Kantor. A gazeta -Caderno Dois, Vitoria-ES, p. 1 - 1, 30 jun. 1987.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Vida de cristo em são Roque. Vida de cristo em São Roque-ES, Vitoria-Es, p. 4 - 4, 18 mar. 1987.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O Rei da Vela: Explosão do espaço cênico. A Gazeta, Vit'oria-ES, p. 2 - 2, 24 nov. 1986.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Strindberg: Naturalismo, realismo e expressionismo. Progrma Teatro experimental Capixaba, Vitoria-ES, p. 08 - 10, 13 jul. 1986.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O teatro do Jovem Brecht. A gazeta, Vitoria-ES, p. 3 - 3, 24 out. 1985.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Bocage. O globo, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 04 mar. 1985.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Fuente Ovejuna. A Gazeta, Vitoria-ES, p. 4 - 4, 20 jan. 1984.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A concepção do teatro de Shakespeare em Hamlet. Revista painel de cultura, Vitoria-ES, , v. 5, p. 10 - 14.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Woyzeck de Georg Buchner. programa -Teatro Experimental Capixaba, Vitoria-ES, p. 01 - 06.

  • Fernando Mencarelli ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O encontro da encenação com a performance-ISSN1517-7831. In: V Congresso Brasileiro de pesquisa e Pós-Graduação, 2011, BH. V Congresso Brasileiro de pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: Fapi, 2011. v. 1. p. 01-04.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mito e Arte. In: Mito e arte - I encontro de filosofia e Artes da UFES, 2004, Vitoria. O mito do tragico, 2004.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A importancia da teoria na produção artistica e cultural. In: 1° Seminario sobre teoria da arte, 2004, Vitoria. Os paradigmas da arte contemporânea, 2004.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A FILOSOFIA SUPORTE DE UM PENSAR TEATRO?,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, C. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A produção Audiovisual no Espírito Santo: o ator. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Estética: O dispositivo das artes e práticas performativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; AMORIM, S. P. . Performance Bantu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Imagem e Montagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUBE, P. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Performance Piatan Lube. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mises en scènes et en récits, spectacles et musées. Anthropologie du spectacle et performance .. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. . les performance afro-brésiliens Aguda au Togo-Lomé. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; LOHSE, R. . Candomblé et musiqué: lá em casa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. ; BONNOT, T. . Jean Bazin et l´anthropologie de la performance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; KITISSOU, T. . Projeto Zomayi na África-. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Projet Zomayi-Candomblé et performance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; huapaya, cesar ; Cesar Huapaya ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Seminário « Mises em Scènes et en rècits,lieux ». 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. . Performance,Antropologia e Encenação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Os Africanos brasileiros que retornaram:Teatro e candomblé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. . Performance,antropologia e encenação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mises en scenes et en recits, musees, lieux. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Ateliers:Theatre de recherche et anthropologie expérimentale. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. . Performance e teatro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O efêmero,a repetição e a vontade de potência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, C. A. A. . o dispositivo das arte e das praticas performativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HUAPAYA, C. A. A. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A captura de energia feita pelo performer nos tecidos performativos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Fernando Mencarelli ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Como podemos Clasificar as camadas dos tecidos performativos da sociedade, do performer e da performance. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A performance Bantu do Caxambu: entre a ancestralidade e a copntemporaneidade. Vitória.ES, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; BARRETTO, A. ; SODRE, P. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Exu Lonan. Vitória: Grupo de Teatro Experimental Capixaba e Jazz in Bossa, 2016. (Partitura Musical/Canto).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Muller ,Bernard. . Théâtre et Candomblé?Les pratiques performaives et corporelles Du candomblé et du groupe de théâtre Expérimental Capixaba comme esthétique d?intervention dans la société brésilienne. Paris: sudoc-Aux lieux d´^etre, 2013 (Teatro e antropologia).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . L'utilisation des matrices rituelles afro-amérindiennes dans le processus créatif du théâtre expérimental capixaba (Vitoria, Espirito santo,Brésil. Paris: Atelier national de reprodution des thèses, 2013 (Teatro).

  • HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; Raoni huapaya . BOM-TOM. porto das letras, 2007 (Literatura, concurso nacional de contos eroticos.).

  • huapaya, cesar ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . TÍTULO: A ESCOTILHA DO DUENDE: AS REFLEXÕES DE UM ARGONAUTA E SUAS VIAGENS EM UM SHOPPING CENTER. Vitória.ES, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

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Outras produções

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Criação do curso de Artes Cênicas e Dança. 2015.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Jazz e antropofagia brasileira. 2011.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Jazz e antropofagia brasileira. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; BARRETTO, A. ; SODRE, P. . Zomayi um ritornelo do canto da África-Jazz. 2017. (Manutenção de obra artística/Outro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, C. . Eco profético. 2017. (Manutenção de obra artística/Outro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Eco profético. 2016. (Manutenção de obra artística/Outro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Cantantes dos reis. 2010. (Manutenção de obra artística/Outro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Dose dupla. 2017. Circense.

HUAPAYA, R. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Doutrina do Engrossamento. 2017. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Eco profético. 2016. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mitologia. 2016. Audiovisual.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; CLAUDINO, R. . Eco profético. 2016. Teatral.

LOHSE, R. ; Cesar Huapaya ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Lá em casa. 2014. Performática.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; LOHSE, R. . Projeto Zomayi ':Togo e Brasil.Aze Kokovina. 2014. Operística.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Jazz, candomblé e teatro-Lomé-África. 2011. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Cantantes dos reis. 2010. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A FLOR DE NANÃ. 2008. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A FLOR DE NANÃ. 2007. Teatral.

Brecht ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . UM HOMEM É UM HOMEM. 2006. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . FARSA DE JULIANA E DOM JORGE. 2005. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A Flor de Nanã. 2004. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O Riso e os cantantes. 2004. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A flor de Nanã. 2004. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A Flor de Nanã. 2004. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A flor de Nanã. 2004. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A missão. 2003. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . As Relações Naturais. 2000. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Auto de frei Pedro. 1997. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Fausto. 1995. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Ventre de Sangue. 1992. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O olhar do mimo. 1991. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Dança dos Ventos. 1990. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . O RISO. 1989. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Eu sou vida; Eu não sou morte. 1989. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mitologia. 1988. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mitologia. 1988. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Fuente vejuna. 1984. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Papa Highirte de Oduvaldo Viana Filho. 1981. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Estação treblinka G.. 1979. Teatral.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . A guerrinha dos animais. 1978. Teatral.

BARRETTO, A. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; SODRE, P. . Circuito de jazz grupo jazz in bossa (Zomayi). 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HANOT, P. . Pauline Hanot e Cantora francesa)Grupo jazz in bossa. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Amor, vida e bossa nova. 2016. Audiovisual.

BARRETTO, A. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Grupo jazz in bossa e Amélia Barretto. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Lá em casa. 2014. Composição (estréia).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; LOHSE, R. ; KOKOVIVINA, A. . Projeto Zomayi ,Lomé 2014. 2014. Audiovisual.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Jazz,Candomblé e Teatro. 2011. Composição (estréia).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Jazz e antropofagia brasileira. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PORTELA, R. ; CASOTTI, L. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Bonecas e Louças com Roberta Portela e Lilian Casotti. 2017. Performance.

MOTTA, A. ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . SAKURA. 2016. Vídeo.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Mitologia. 2016. Filme.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Circuito de jazz. 2017 (Festival de Jazz).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Retorno da África (Zomayi) jazz. 2017 (Jazz, e performance e Teatro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Ventre de Sangue. 2014 (Video Teatro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Flor de Nanã. 2014 (Video Teatro).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; LOHSE, R. ; KOKOVIVINA, A. . Aze Kokovina e grupo de teatro. Candomblé é vodou. 2014 (Espetáculo de música Afro-brasileira).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Masque Dogon. 2014 (Teatro e antropologia).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro ; BARRETTO, A. ; BOSSA, G. J. I. . Exú Lonã. 2013 (Vídeo musica).

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Canto Sagrado: Jazz,Theatre et Candomblé. 2012.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Moças de fino trato. 1996.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Fausto. 1995.

HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro . Festival de Jazz. 1995 (Demais trabalhos relevantes) .

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Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Estética e Performance: Dispositivos das Artes e das Práticas Performativas, Descrição: As mudanças de paradigmas levaram os estudos da Arte a outro plano, ou seja, à esfera do performativo que perpassa todas as camadas da sociedade. A Antropologia, Sociologia, Filosofia, História e Biologia, entre outras ciências, são agora usadas como ferramentas coletivas para o estudo da performance e das artes performativas. O objetivo desta pesquisa não é desenvolver um estudo histórico das artes performativas e das práticas performativas. Essa obra pretendeu descrever os conceitos utilizados nos dispositivos das artes e nos estudos da performance mostrando como funciona esse novo paradigma antropológico, que pretende descrever e compreender como o performer (de qualquer gênero) pensa o corpo, a imagem e o espírito em situações de representações ou presentações. Nas teorias da performance, a performer humana e as civilizações com suas formas de vida e práticas performativas são fontes de estudos e de conhecimento da sociedade. Esta pesquisa buscou traçar o caminho da desconstrução das teorias da performance, seguindo este itinerário: a) rompimento com os paradigmas que definem teatro, dança, ritual, jogos e festas; b) invenção dos conceitos de artes performativas (teatro, dança, música, artes visuais) e práticas performativas (rituais, políticas, festas, acontecimentos etc.); c) tecidos performativos e os dispositivos do performer; d) combate ao eurocentrismo, etnocentrismo e o olhar de alteridade e diferença; e) busca por novas linguagens, a quebra da barreira e do conceito entre o que é arte e não arte; f) a vida cotidiana como momento de espetacularidade e singularidade; g) formas de vida e as novas linguagens das comunidades e civilizações; h) fim dos conceitos de cultura, identidade, raça e nação; i) o discurso indigenista da Antropologia e da Arte como parque e zôos humanos, que adotaram o primitivismo e o exótico como processo de formatação (formatage) de uma civilização; j) descrições das práticas artísticas performativas e antropológicas; k) conceito de presentação na Arte, Filosofia e Antropologia; l) encontro da encenação com a performance; m) montagem e imagem nas artes e ciências humanas como formas de conhecimento e experiência; n) ações sociais das instituições (Estado, grupos, indivíduos) no campo dos bens culturais e das criações artísticas, sob formas de dispositivos duráveis nos tecidos performativos sociais; o) Os atores performers e a crise de representação da sociedade contemporânea nas artes performativas. O estudo das práticas e das artes performativas procura mostrar o humano, compreender o que é o indivíduo performer e como o seu bios pode ser ampliado segundo o conceito de humanidade, reconhecendo todo o seu potencial corporal (corpo-existência-ação-performance). A tendência é buscar o humano perdido. Neste trabalho procuramos descrever o funcionamento do dispositivo da performance e dos conceitos utilizados para esclarecer a diferença entre arte performativa e prática performativa. Mostramos, de forma didática, como são trabalhadas as descrições antropológicas-filosóficas nas artes performativas e nos estudos da performance, revelando a desconstrução e a reconstrução dos seguintes conceitos: forma de vida, diferença, imagem-tempo, imagem-movimento, atlas, montagem, jogos de linguagem, saber, bios, habitus, alteridade, imaginário, gestus, dispositivos pulsionais, dispositivo da performance, performer, impulsão orgânica, presentação, sensações sinestésicas, ação, efêmero, repetição, comportamento restaurado, tecidos performativos, performance, encenação, rito e rituais. Questões como ação, virtualização, espectador performer e desenvolvimento de novas tecnologias foram fundamentais para o surgimento de novas formas artísticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cesar Augusto Amaro Huapaya - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 1978 - 1998

    Montagem da peça Fausto, Descrição: O Faust do Teatro Experimental Capixaba é um texte-corpo, um espetáculo de Candomblé, dança, mimo, video. O Texto é uma adaptação do original da peça de Marlowe e Goethe. O grupo criou um roteiro improvisado transportando o mito para a mitologia do Candomblé e da história do Brasil. A peça fez parte do trabalho de pesquisa intitulada O ator Performer, pesquisa iniciada no centro de artes da universidade Federal do Espírito Santo em 1992 e finalizada em 1997, sob a minha direção, contando com a participação de alunos do centro de artes, NIAC da UFES e o grupo de Teatro Experimental Capixaba. Na adaptação do grupo, Faust-Oxalá é um andarilho que percorre o cenário pobre dos lixões da América do Sul. Mefistófeles - Exu é um capataz que ajuda a torturar os negros. O espaço cênico (scénographie) são o terreiro de Candomblé, a destruição, o lixão,a terra, o matadouro e os mangues. As falas em um estilo curto e telegráfico são muitas vezes improvisadas. Os personagens são Orixás, negros, índios, escravos e colonizados.O Performer não encarna o personagem e não representa, ele é o próprio Performer-Orixá. Ao entrar no espaço da cena, o público encontra uma instalação montada com várias bonecas (meninas) e bonecos (meninos) em um terreno de areia, cheio de folhas, pedras, sangues e jornais do Brasil, com noticias de mortes e de assassinatos dos menores de rua e de assassinatos de políticos. Jornais lembrando o grupo do "esquadrão da morte" nos anos 60 e 70, também são expostos. O "esquadrão da morte" era um grupo de extermínio de policiais que executavam os bandidos ou pessoas envolvidas na política. Apesar de ser extinto encontramos remanescentes na policia civil, no grupo intitulado lecoq. Acompanhando o publico dois Exus-Mefistofeles conduzem o espectador para a cena onde o círculo de cadeiras lembra o terreiro de Candomblé. Fogos, folhas, velas são dadas ao espectador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cesar Augusto Amaro Huapaya - Coordenador.

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Prêmios

1999

melhor espetaculo, Kunstfest Weimar.

1995

melhor direção, Festival de teatro de santa Fé- Argentina.

1992

melhor cenario e figurino, SATEDES.

1989

Melhor Ilunimação e cenografia, SATEDES.

1988

Melhor encenação do teatro Capixaba, SATEDES.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes da UFES, Departamento de Artes Industriais e Decorativas. , Av. Fernando Ferrari 514 - Campus Universitario, Goiabeiras, 29075910 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (27) 33352568, Ramal: 2568, URL da Homepage:

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Experiência profissional

2012 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: colaborador

2012 - Atual

Núcleo de performance e antropologia do Teatro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: coordenador do Npat do cnpq-UFES

Outras informações:
Coordenador do Núcleo de performance e antropologia do Teatro do CNPQ-UFES

2009 - Atual

École des Hautes Études en Sciences Sociales

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador do IRIS

Outras informações:
Diretor Artístico e pesquisador do projeto Zomayi na África,França e Brasil. Junto com antropólogo pesquisador do IRISo Dr. Bernard Miller no seminário anual 'Mises Scènes et récit, musées et lieux ne museu do Quai Branly em Paris na França.

2002 - Atual

Université Paris 8 Vancennes Saint Denis,

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Associado grupo de pesquisa etnocenologia

Outras informações:
http://www.scenesetsavoirs.univ-paris8.fr/ethnoscenologie/composition_de_lequipe.htm#Enseignants et chercheurs associés extérieurs à l?université de Paris 8 en France

1992 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I- Ativo permanente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Ativo Permanente

Atividades

  • 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes da UFES, Departamento de Artes Industriais e Decorativas.,Cargo ou função, Comissão de avaliação de professores em estagio probatorio.

  • 08/2002 - 12/2005

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do Teatro, Interpretação e direção teatral, Artes Performativas, Iluminação teatral

  • 08/2002 - 12/2005

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a historia do teatro

  • 08/1992 - 04/2005

    Ensino, Artes Plasticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do Teatro, Interpretação e direção teatral, Artes performativas, Iluminação teatral, Projeto em Artes

  • 03/2002 - 05/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes da UFES, Departamento de Artes Industriais e Decorativas.,Cargo ou função, comissão de seleção para professor substituto de fotografia.

1995 - 1997

Conselho Estadual de Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheiro Titular da câmara de artes cênica, Carga horária: 4

Outras informações:
Conselheiro titutal da câmara de artes cênicas do conselho estadual de cultura

1991 - 1992

Conselho Estadual de Cultura

Vínculo: Vice-Presidente e conselheiro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) conselheiro, Carga horária: 4

Outras informações:
Vice presidente do conselho Estadual de cultura indicado pelo sindicato dos Artista e pelo governador.

1979 - 1980

Conselho Estadual de Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice- presidente da federação de teatro Amado, Carga horária: 4

Outras informações:
Vice- Presidente da Federação Capixaba de Teatro Amador

Atividades

  • 01/1991 - 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Cultura do Es, Cec.,Cargo ou função, Vice presidente.

1977 - 1998

Teatro Experimental Capixaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Fundador, membro colaborador e encenador do Teatro Experimental Capixaba

Atividades

  • 05/1978 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Teatro Experimental Capixaba, .,Cargo ou função, Encenador e dramaturgo.

2012 - 2015

Colegiado do curso de Música do Centro de Artes,UFES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante do Detam, Carga horária: 1

Outras informações:
Representante do Departamento de teoria da arte e música no colegiado do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Espírito Santo. de 09/2012 a 09/2015

2015 - Atual

Ufes-Grupo de trabalho de criação do Bacharelado interdisciplinar

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: G T criação do Curso Artes Cênicas e Dança

Outras informações:
Designado pela portaria numero 1504 de 17 de julho de 2015 pelo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo como representante do Detam no grupo de trabalho para a criação do Bacharelado interdisciplinar integrando a criação do curso de Artes cênicas e dança no centro de Artes da UFES.