Rhayssa de Oliveira e Araújo

Enfermeira, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem/UFRN. Vice - Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dermatologia e Estomaterapia (NEPeDE). Doutora em Enfermagem (2018) pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem/UFRN (bolsista Capes), mestre em enfermagem (2012) pelo mesmo programa (bolsista capes). Atua no ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em dermatologia em enfermagem, estomaterapia, idoso, qualidade de vida, sistematização da assistência de enfermagem, enfermagem clínica e urgência e emergência.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PROCESSO DE ENFERMAGEM PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA À LUZ DA TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
Gilson de Vasconcelos Torres.

Mestrado em Enfermagem

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Autoeficácia e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa,Ano de Obtenção: 2014
Gilson de Vasconcelos Torres.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Dermatologia em Enfermagem

2012 - 2014

CFAZ Cursos
Título: Conhecimentos e habilidades dos profissionais de enfermagem na avaliação e tratamento de feridas: revisão integrativa
Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres

Graduação em Enfermagem

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

COVID-19: uso seguro de EPI. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

O BRASIL CONTA COMIGO ? PROFISSIONAIS DA SAÚDE. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2020 - 2020

PROGESP - Introdução às Metodologias Ativas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Qualificação de profissionais do SUS em Urgência e Emergência Pediátrica. (Carga horária: 24h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2019 - 2019

Grupo de Estudos em Tecnologias Convatec. (Carga horária: 40h). , GRUPO DE ESTUDOS TECNOLÓGICOS CONVATEC, GET CONVATEC, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Atualização em Feridas e Coberturas ? Simulação Realística. (Carga horária: 10h). , Sociedade Bras, de Enfermagem em Feridas Estética, SOBENFeE, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Palestra sobre Estágio Atual do uso da Pele da Tilápia em Queimaduras e fer. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em IV Conferência Internacional de Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Boas práticas em úlceras vasculogênicas e workshop em terapia compressiva?. (Carga horária: 9h). , Sociedade Brasileira de enfermagem em Feridas e Estética, SOBENFE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Oficina de elaboração de artigos. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em I Oficina de sensibilização para atuação em Desastres (QBRNE). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM VALIDAÇÃO CLINICA - PROTOCOLO DE ULCERAS VENOSAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em MAPA CONCEITUAIS: CONCEPÇÃO TEÓRICA, APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E ELABORAÇÃO CO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em CICLO DE PALESTRAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFRN. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES 2012: INTERVENÇÕES NO MUNICÍPIO DE PEDRA PRETA/. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Trilhas Potiguares 2012: Município de Jandaíra/RN. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Atualização em Feridas. (Carga horária: 24h). , Casa de Saúde São Lucas, CSSL, Brasil.

2012 - 2012

Curso de capacitação teórico/prático em Suporte Bá. (Carga horária: 10h). , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/ Natal, SAMU/NATAL, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Noções básicas sobre infecção hospitalar. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Simpósio de atendimento pré-hospitalar. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Mesa redonda - Dengue: Aspectos clínicos e epidemi. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Trilhas Potiguares - Venha Ver 2011. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Processo de cuidar a pacientes politraumatizados. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

English Express 1. (Carga horária: 96h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (RN), SENAC / RN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Exame físico do adulto: aprimorando as habilidades. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Atualização em processo de doação de órgãos e teci. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: DERMATOLOGIA EM ENFERMAGEM.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Urgência e Emergência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A INVISIBILIDADE DA LPP COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: COMO MEU CUIDADO PODE OCASIONÁ-LA. 2019. (Outra).

DESOSPITALIZAÇÂO: Uma experiência bem sucedida. 2018. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia. 2018. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas e X Congresso Iberolatinoamericano sobre Úlceras Y Heridas ? SILAUHE. 2017. (Congresso).

Rede Unida - Encontro Regional Nordeste I.Qualidade de vida e autoeficácia de pessoas com úlcera venosa: experiência sobre uma coleta de dados. 2015. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas. SINAIS DE INFECÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA: SHORT FORM HEALTH SURVEY - 36. 2015. (Congresso).

I Jornada de urgência e emergência em enfermagem: manejo nas emergências clínicascas.Avaliação de trabalhos apresentados. 2013. (Outra).

15 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Causas do descarte de córneas captadas pelo banco de tecidos oculares do Rio Grande do Norte. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Enfermagem. O processo ensino-aprendizagem do cateterismo vesical de demora: revisão integrativa de literatura. 2012. (Congresso).

I Congresso Norteriograndense de Urgência e Emergência. Assistência de enfermagem à criança com insuficiência respiratória aguda (IRA): Estudo de caso. 2012. (Congresso).

3ª Jornada Natalense de Atualidades em Enfermagem.Atualidades em Enfermagem. 2011. (Outra).

Curso de Primeiros Socorros na Operação Seridó do projeto RONDON. 30h. 2011. (Outra).

Curso de Saúde da Gestante na Operação Seridó do Projeto RONDON. 05h.. 2011. (Outra).

I Simpósio norteriograndense de Geriatria e Gerontologia.Diagnóstico de Enfermagem em portador de lupus eritematoso sistêmico com mielite transversa aguda em processo de envelhecimento: relato de caso. 2011. (Simpósio).

XIV Congresso Norteriograndense de Cardiologia. A CK-MB e o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio: estudo de caso. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Fernandes de Sena

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; VIEIRA, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Diagnósticos de Enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediátrica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica) - Escola de Saúde da UFRN.

Aluno: Valeska Vieira Leite de Menezes

COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; MELO, Marjorie Dantas Medeiros;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Percepção do apoio social de pais de crianças internadas em uuma UTI Pediátrica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica) - Escola de Saúde da UFRN.

Aluno: Naassom Alves do Nascimento

MENDONÇA, Ana Elza Oliveira de; MELO, Gabriela de Sousa Martins;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Prevenção de lesão por pressão em unidade de pronto atendimento: relato de experiência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Urgência e Emergência em Enfermagem) - Escola de Saúde da UFRN.

Aluno: Adna Pereira de Alcântara Lima

MELO, Gabriela de Sousa Martins; MENDONÇA, Ana Elza Oliveira de;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Caracterização das infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva neonatal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica) - Escola de Saúde da UFRN.

Aluno: Glória Catarina Beserra Rodriguez

MELO, Gabriela de Sousa Martins; MENDONÇA, Ana Elza Oliveira de;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica) - Escola de Saúde da UFRN.

Aluno: Gabriela Bezerra Teixeira

BOTARELLI, Fabiane Rocha; ARRAIS, Nívia Maria Rodrigues;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Avaliação do manejo sobre a reanimação neonatal pelos profissionais da saúde na sala de parto. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intensivismo Neonatal) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafael Moreira do Nascimento

LINO, Cristiane Ribeiro de Melo; MELO, Gabriela de Sousa Martins;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Orientações ao paciente cirúrgico no período perioperatório e alta hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Angélica Gomes Jacinto

DIONISIO, Alessandra Justino;TORRES, Gilson de VasconcelosARAÚJO, R. O.; NOBRE, Thaiza Teixeira Xavier. Associação da funcionalidade com os sintomas depressivos em idosos do Brasil e Portugal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LARA LAISE ALVES DA SILVA

TORRES, Gilson de Vasconcelos; DANTAS, Daniele Vieira;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Autoestima, autoeficácia, adesão ao tratamento e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Liliane Ecco

TORRES, Gilson de Vasconcelos; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e; FREITAS, Camylla Cavalcante Soares. O uso do barbatimão no tratamento de feridas: revisão integrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Camylla Cavalcante Soares de Freitas

TORRES, Gilson de Vasconcelos; MELO, Gabriela de Sousa Martins; TIBURCIO, M. P.;ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e. Principais falhas relacionadas à mensuração da pressão arterial entre acadêmicos de enfermagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raionara Cristina de Araújo Santos

TORRES, Gilson de Vasconcelos; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; SALVETTI, Marina de Góes;SANTOS, Raionara Cristina de Araújo. Autoeficácia de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária à saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

TORRES, Gilson de VasconcelosMIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes deCOSTA, Isabelle Katherinne FernandesMENDES, Cristina Kátya Torres TeixeiraSALVETTI, Marina de Góes. Autoeficácia e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária à saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

Torres, Gilson de Vasconcelos;DANTAS, Daniele VieiraCOSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; MARCONATO, Aline Maino Pergola;AZOUBEL, Roberta. Proposta de intervenção para melhora da qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

TORRES, Gilson de VasconcelosCOSTA, Isabelle Katherinne FernandesSALVETTI, Marina de Góes; SANTOS, Raionara Cristina de Araújo. Autoeficácia de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária à saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marina de Góes Salvetti

TORRES, Gilson de Vasconcelos;Costa I.K.F.Salvetti, M G; Miranda F.A.N.; MENDES, C. K. T. T.. Autoeficácia e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa crônica atendidas na atenção primária à saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Torres, Gilson de Vasconcelos; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de;COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; MENDES, Cristiina Katya Torres Teixeira;SALVETTI, Marina de Góes. Autoeficácia e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária à saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Torres, Gilson de VasconcelosDANTAS, Daniele VieiraCOSTA, ISABELLE KATHERINE FERNANDES; MARCONATO, Aline Maino Pergola; AZOUBEL, Roberta. Proposta de Intervenção para Melhora da Qualidade de Vida de Pessoas com Úlcera Venosa. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

TORRES, Gilson de VasconcelosDANTAS, Daniele VieiraCOSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; AZOUBEL, Roberta. Proposta de intervenção para melhora da qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

TORRES, Gilson de VasconcelosCOSTA, Isabelle Katherinne FernandesSALVETTI, Marina de Góes; SANTOS, Raionara Cristina de Araújo. Autoeficácia de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária à saúde. 2014.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

VASCONCELOS, Gilson Torres;MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de; COSTA, Isabelle Katherine Fernandes; MENDES, C. K. T. T.; SALVETTI, M. G.. Autoeficácia e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendida na atenção primária a saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Daniele Vieira Dantas

TORRES, Gilson de VasconcelosDANTAS, Daniele VieiraCOSTA, Isabelle Katherinne Fernandes; MARCONATO, Aline Maino Pergola; AZOUBEL, Roberta. Proposta de intervenção para melhorar a qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssica Iohanna da Silva

A definir; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilson de Vasconcelos Torres

Autoeficácia e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária à saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Gilson de Vasconcelos Torres

Proposta de intervenção para melhora da qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Gilson de Vasconcelos Torres

Epidemiologia das infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva pediátrica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Gilson de Vasconcelos Torres

Avaliação das habilidades dos estudantes de graduação de enfermagem acerca dos sinais vitais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Gilson de Vasconcelos Torres

Caracterização da qualidade de vida dos portadores de UV atendidos num hospital universitário em Natal/RN; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Severino Azevedo de Oliveira Júnior

Cuidador Multidisciplinar: As Lesões Vasculogênicas; ; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Severino Azevedo de Oliveira Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TORRES, SANDRA MARIA DA SOLIDADE SIMÕES DE OLIVEIRA ; ARAÚJO, R. O. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TIBÚRCIO, MANUELA PINTO ; SOUSA, AMANDA JESSICA GOMES DE ; PERGOLA-MARCONATO, Aline Maino ; MANSANO-SCHLOSSER, Thalyta Cristina ; SALVETTI, Marina de Góes ; MENDES, Felismina Rosa Parreira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MAIA, EULALIA MARIA CHAVES . Health-related quality of life in patients with venous leg ulcer treated in primary care in Brazil and Portugal. PLoS One , v. 13, p. e0195990-10, 2018.

  • MACEDO, E. A. B. ; ARAÚJO, R. O. ; SILVA, R. A. R. ; SOUZA, N. L. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Tratamento hospitalar de pessoas com membros inferiores com varizes e/ou úlcera: pesquisa no DATASUS. REVISTA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO , v. 11, p. 684-698, 2018.

  • OLIVEIRA, Rafaela Araújo ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; COSTA, Vanessa Gomes da ; SILVA, Lara Laise Alves da ; MORAIS, Camila Cintya Fernandes ; TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; MARCONATO, Aline Maino Pérgola. ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Self-efficacy, self-esteem and adherence to treatment in people with venous ulcer in primary health care. Bioscience Journal , v. 33, p. 1679-1687, 2017.

  • LIBERATO, SAMILY MÁRJORE DANTAS ; ARAÚJO, R. O. ; SOUZA, Amanda Jéssica Gomes de ; PERGOLA-MARCONATO, Aline Maino ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Adesão ao tratamento de pessoas com úlceras venosas atendidas na atenção primária à saúde. AQUICHAN (BOGOTÁ) , v. 17, p. 128-139, 2017.

  • ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; SILVA, D. C. ; SOUTO, Rafaella Queiroga ; MARCONATO, Aline Maino Pérgola. ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Impacto de úlceras varicosas en la calidad de vida de individuos atendidos en atención primaria. Aquichan (Bogotá) , v. 16, p. 56-66, 2016.

  • DANTAS, Daniele Vieira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SALVETTI, Marina de Góes ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; DANTAS, Rodrigo de Assis Neves ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e . Validação clínica de protocolo para úlceras venosas na alta complexidade. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 37, p. e59502, 2016.

  • ARAÚJO, R. O. ; SILVA, Dalva Cezar da ; TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; ECCO, Liliane ; PERGOLA-MARCONATO, ALINE MAINO ; SCHLOSSER, Thalyta Cristina Mansano ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MAIA, Eulália Maria Chaves . Aspects that Influence in the Quality of Life of People with Venous Ulcer. International Archives of Medicine , p. 1-10, 2016.

  • TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; ARAÚJO, R. O. ; PERGOLA-MARCONATO, Aline Maino ; MANSANO-SCHLOSSER, Thalyta Cristina ; OLIVEIRA, Rafaela Araújo ; SILVA, Lara Laise Alves da ; SILVA, Dalva Cezar da ; SPOSITO, Giovana ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MAIA, Eulália Maria Chaves . Characterization of people with venous ulcer assisted at the primary health care. International Archives of Medicine , p. 1-8, 2016.

  • TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; ARAÚJO, R. O. ; SILVA, Dalva Cezar da ; OLIVEIRA, Rafaela Araújo ; MARCONATO, Aline Maino Pergola ; SCHLOSSER, Thalyta Cristina Mansano ; SALVETTI, Marina de Góes ; ROSSIGNOLO, Simone Camargo de Oliveira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MAIA, Eulália Maria Chaves . Socio-demographic, clinical and care aspects related to changes in the quality of life of people with venous ulcers. International Journal of Recent Scientific Research , v. 7, p. 13508-13514, 2016.

  • TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; OLIVEIRA, Rafaela Araújo ; PERGOLA-MARCONATO, Aline Maino ; MANSANO-SCHLOSSER, Thalyta Cristina ; ECCO, Liliane ; SILVA, D. C. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MAIA, Eulália Maria Chaves Maia . Care and Quality of Life Evaluation of People with Venous Ulcers in Primary Health Care. International Archives of Medicine , v. 9, p. 1775, 2016.

  • FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; DANTAS, Bruno Araújo da Silva ; SILVA, MICHELINE DA FONSECA ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Causas do descarte de córneas captadas pelo banco de tecidos oculares do Rio Grande do Norte. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 7, p. 1867-1874, 2015.

  • FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; VASCONCELOS, QUINIDIA LÚCIA D. A. Q. DE ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; COSTA, ISABELLE KATHERINNE FERNANDES ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Perfil de potenciais doadores segundo a efetividade da doação. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 3, p. 709-718, 2014.

  • DANTAS, Daniele Vieira ; DANTAS, RODRIGO ASSIS NEVES ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; VASCONCELOS, QUINIDIA LÚCIA DUARTE DE A. Q. ; COSTA, ISABELLE KATHERINNE FERNANDES ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Proposta de protocolo para assistência as pessoas com úlceras venosas. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 3, p. 618-626, 2014.

  • VASCONCELOS, QUINIDIA LÚCIA DUARTE DE A. Q. ; FREIRE, IZAURA LUZIA SILVERIO ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Avaliação laboratorial de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene , v. 15, p. 273-81, 2014.

  • AZEVEDO, Dulcian Medeiros de ; OLIVEIRA, Andrêza Maria de ; FREITAS, Camylla Cavalcante Soares ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; MELO, Gabriela de Sousa Martins ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Qualidade da assistência no centro de atenção psicossocial: perspectiva de familiares. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde , v. 16, p. 6-12, 2014.

  • FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; SILVA, MICHELINE DA FONSECA ; GOMES, ANDREA TAYSE DE LIMA ; VASCONCELOS, QUINIDIA LÚCIA DUARTE DE ALMEIDA QU ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Harnessing of corneas captured and processed for transplantation in an ocular tissue bank of North-eastern Brazil. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 35, p. 14-20, 2014.

  • VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; FREIRE, I.L.S. ; PINTO, J. T. J. M. ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . CHARACTERIZATION OF POTENTIAL DONORS OF ORGANS AND TISSUES FOR TRANSPLANTATION. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 184-91, 2013.

  • BALDUINO, L. S. Camara. ; GOMES, A. T. L. ; SILVA, M. F. ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Risk factors for infection and infectious agents associated with vesical catheterizatio: integrative review. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 4261-4268, 2013.

  • FREIRE, I.L.S. ; MENEZES, L. C. C. ; SOUZA, N. M. L. ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . EPIDEMIOLOGIA DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES) , v. 11, p. 9-15, 2013.

  • MENDONÇA, Ana Elza Oliveira de ; FREIRE, I.L.S. ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; OLIVEIRA, I. C. M. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Performance of the nurse in organizations seeking organs for transplants.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 5765-73, 2013.

  • FREIRE, IZAURA LUZIA SILVERIO ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; VASCONCELOS, QUINIDIA LÚCIA D. A. Q. DE ; MENEZES, LUZIA CLARA CUNHA DE ; COSTA, ISABELLE KATHERINNE FERNANDES ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Perfil microbiológico, de sensibilidade e resistência bacteriana das hemoculturas de unidade de terapia intensiva pediátrica. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 3, p. 429-39, 2013.

  • DANTAS, Daniele Vieira ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; ARAÚJO, R. O. ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Proposta de protocolo para assistência as pessoas com úlceras venosas. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 3, p. 618-626, 2013.

  • BALDUINO, L. S. Camara. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; GERMANO, R.M. ; MENEZES, R.M.P. . Analyzing the context of the teaching-learning process in urinary catheterization: integrative review of literature. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2250-2263, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; MELO, G.S.M. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . SINAIS VITAIS: conhecimentos e habilidades dos alunos de graduação em enfermagem. 2012. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; VASCONCELOS, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Qualidade de vida dos portadores de úlceras venosas. 2011. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, Rhayssa de Oliveira e ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Qualidade de vida dos portadores de úlceras venosas. 2011. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Efetividade da terapia integrativa comunitária na qualidade de vida e depressão geriátrica na estratégia de saúde da família, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/03/2019., Descrição: Esta pesquisa objetiva avaliar a efetividade do uso da Terapia Complementar Integrativa e a melhora dos escores da Depressão Geriátrica e Qualidade de Vida de idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Natal e de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil. A fim de alcançar tal objetivo, será desenvolvido um estudo de intervenção, longitudinal e comparativo, de natureza quantitativa, o qual investigará idosos cadastrados na ESF dos municípios de Natal e Santa Cruz, Rio Grande do Norte (RN). Nesse sentido, visa à melhoria dos sintomas depressivos e qualidade de vida dos idosos submetidos a Terapia Complementar Integrativa, além de proporcionar a realização de estudos de alto nível de evidência científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Integrante / Bruno Araújo da Silva Dantas - Integrante / Jéssica Maria Arouca Miranda - Integrante / Thaiza Teixeira Xavier Nobre - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Construção e validação de instrumento de adaptação da pessoa com úlcera venosa baseado no modelo de roy, Descrição: A úlcera venosa (UV), uma lesão crônica dos membros inferiores, que ocasiona tratamentos longos e complexos e produzem uma série de mudanças na vida do paciente e seus familiares. Diante disso, o cuidado com a UV demanda atendimento a diversas necessidades adaptativas que envolvem aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Isso requer a atuação da enfermagem voltada para a promoção da adaptação da pessoa aos cuidados com a UV. Para sistematizar o cuidado à pessoa com UV, com a finalidade da adaptação eficaz e consequente cicatrização da úlcera e prevenção da recidiva, a enfermagem pode utilizar o Modelo de Adaptação de Roy. Nesse sentido, objetivou-se construir e validar uma escala para mensurar o nível de adaptação de pessoas com úlcera venosa baseado no Modelo de Adaptação de Roy. Trata-se de um estudo metodológico que será desenvolvido em duas etapas: construção dos itens do instrumento a partir das definições dos constructos, e a aplicação do instrumento aos juízes. As definições do construtos, constitutivas e operacionais serão realizadas a partir de um Revisão Integrativa da Literatura e de relatos de pessoas com UV. O processo de validação do instrumento por meio do índice Kappa e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os juízes serão selecionados por meio da plataforma lattes e a sua participação será formalizada mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento de coleta de dados serão enviados via-email. A validação do instrumento serão conforme o referencial de Pasquali e adotará a técnica Delphi para sua operacionalização. O presente estudo aguarda avaliação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Todos os passos da presente investigação cumprirão as instruções da Resolução n 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / Gabriela de Sousa Martins Melo - Integrante / Marjorie Dantas medeiros Melo - Integrante / Mayara Beatriz da Costa Souza - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa Assunção - Coordenador / Cintia Galvão Queiroz - Integrante / Lays Pinheiro de Medeiros - Integrante / Silvia Kalyma Paiva Lucena - Integrante / Julliana Fernandes de Sena - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Qualidade de vida em idosos na estratégia de saúde da família: uma proposta de intervenção com tecnologias de informação e comunicação, Descrição: Este projeto tem como objetivo verificar a associação entre a qualidade de vida (QV) e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em idosos da Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de um estudo comparativo e analítico, tipo caso-controle, com abordagem quantitativa, que será realizado nos municípios de Natal e Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil. Através da avaliação da QV e do desenvolvimento da pesquisa, busca-se a melhora da QV dos idosos participantes, propor inovações metodológicas para o uso da TIC, além de proporcionar a realização de estudos de alto nível de evidência científica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Coordenador / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / Camylla Cavalcante Soares Freitas - Integrante / Bruno Araújo da Silva Dantas - Integrante / Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira Torres - Integrante / Aline Maino Pérgola Marconato - Integrante / Vanessa Gomes da Costa - Integrante / Rafaela Araújo Oliveira - Integrante / Jéssica Maria Arouca Miranda - Integrante / Vanessa Ferreira da Silva - Integrante / Luana de Azevedo Souza - Integrante / Lara Laise Alves da Silva - Integrante / Anna Carolyna Vieira Cavalcante - Integrante / Thaiza Teixeira Xavier Nobre - Integrante / Thalyta Cristina Mansano-Schlosser - Integrante / Giovana Sposito - Integrante / Joana Gabriela Borjes Soares - Integrante / Neidjany Patrícia Lima Torres - Integrante / Alessandra Justino Dionisio - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa Assunção - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Avaliação de estratégia de ensino aprendizagem em suporte básico de vida para profissionais de saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/03/2019., Descrição: O erro em saúde, na maioria das vezes, não é apenas médico. Frequentemente, sua causa é multifatorial. Nesse sentido, as políticas estratégicas e operacionais das organizações de saúde e trabalho podem ter um impacto positivo ou negativo na ocorrência do erro. A segurança dos pacientes é algo cada vez mais valorizada, pertinente e atualmente abordada em grande amplitude. Para ter-se noção desses eventos, na Grã-Bretanha eles representam 10% de todas as admissões hospitalares, na Austrália 16,6% e 12,7% no Canadá. O custo desses eventos adversos é de aproximadamente US$ 6 bilhões só em termos de tempo adicional de hospitalização, sem levar em conta os custos humanos. Dessa forma, a educação dos trabalhadores da saúde é uma área que requer empenho para o aprimoramento de métodos educativos que atinjam, com eficácia, a equipe multiprofissional. Para promover o desenvolvimento do processo de trabalho, é preciso criar estratégias de educação que encorajem a participação dos trabalhadores da área da saúde e, assim, possibilitem a capacitação profissional. Diante do contexto, este estudo objetiva avaliar a efetividade da estratégia de ensino aprendizagem de Ensino a distância (EaD) em suporte básico de vida (SBV) para profissionais que trabalham nos hospitais do complexo Universitário do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo com delineamento quase-experimental, abordagem quantitativa e longitudinal, a ser realizado em quatro etapas, sendo elas: etapa 1: construção dos instrumentos do conhecimento e checklist das habilidades em suporte básico de vida; etapa 2: validação de conteúdo dos instrumentos; etapa 3: construção e validação de um curso de ensino à distância sobre suporte básico de vida; etapa 4: avaliação do aprendizado e da satisfação dos profissionais antes e imediatamente após serem submetidos a estratégia de ensino aprendizagem a respeito do suporte básico de vida. Os benefícios gerados a partir do estudo serão no sentido de ampliar e compreender melhor as possibilidades de aprendizagem, fornecendo informações importantes e úteis para o planejamento de capacitações em suporte básico de vida para profissionais de saúde. Além de capacitar esses profissionais em relação ao suporte básico de vida e estimular a tomada de decisão, competência essencial para a prática dos profissionais que em seu cotidiano se depara a todo momento com situações que exigem escolhas as quais devem ser pautadas em valores éticos e conhecimentos técnico científicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Ana Elza Oliveira de Mendonça - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Integrante / Gabriela de Sousa Martins Melo - Integrante / Bruno Araújo da Silva Dantas - Integrante / Jéssica Maria Arouca Miranda - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Atenção à saúde de pessoas com úlcera venosa: proposta de avaliação e intervenção multidimensional, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 14/08/2018., Descrição: As úlceras venosas caracterizam-se por serem lesões de pele com perda de tecidos, geralmente localizadas no terço distal da perna, de largura e profundidade variáveis. Por ter origem em um problema crônico, a lesão também tende a se cronificar ou a ocorrer recorrência da mesma, após completa cicatrização. As taxas de falhas na cicatrização são altíssimas e, além disso, a ferida pode causar dor, depressão, baixa autoestima, déficits na autoimagem corporal, isolamento social, frustração, raiva, ansiedade, prejuízo na atividade sexual e limitações nas atividades de vida diárias ambiente. Comumente é possível observar o cuidado de feridas crônicas com foco exclusivo na lesão e no uso de tecnologias duras, com curativos que se renovam a cada dia no mercado. Pouco se trabalha em prevenção de complicações, prejuízos na QV e participação familiar. Assim, objetiva-se analisar os impactos de intervenções multidimensionais na qualidade de vida e demais aspecos relacionados, nas pessoas com úlcera venosa, no município de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte/Brasil. Trata-se de um estudo de intervenção do tipo pré-pós,analítico, com abordagem quantitativa, a ser realizado na atenção básica do município de Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil, com pessoas com úlcera venosa ativa. Participarão da pesquisa 109 pessoas. Serão avaliados: evolução da lesão, dados sociodemográficos, clínicos e assistenciais, qualidade de vida, autoeficácia, autoestima, adesão ao tratamento, suporte familiar e adaptação. Todas estas variáveis serão analisadas no início da pesquisa, após 12 semanas de observação e tratamento já realizado no município e após 12 semanas de intervenções educativas. Estas se darão em encontros semanais com duração de duas horas, onde serão realizados o curativo e aplicação de terapia compressiva, além de atividades coletivas de estabelecimento de metas, ações para adaptação, autodesenvolvimento, mudança de comportamentos de saúde. A observação de cuidados sendo prestados a outros indivíduos, os julgamentos dos participantes um em relação ao outro, o estado emocional, estresse, ansiedade e excitação serão trabalhados nos momentos de intervenção. Espera-se que os resultados possibilitem intervenções de enfermagem e multiprofissionais voltadas à qualidade de vida da pessoa com lesão venosa, atendidas na Atenção Primária à Saúde, diminuição do tempo de lesão e horas de trabalho, promoção da saúde e incentivo ao autocuidado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Isabelle Katherine Fernandes Costa - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Curativos: conhecimentos e habilidades de acadêmicos de enfermagem, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 06/08/2018., Descrição: Este estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos e as habilidades dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte matriculados em diferentes períodos (do 5 ao 9 período) do curso em relação à técnica de curativo. Trata-se de um estudo analítico com abordagem quantitativa e delineamento transversal de tratamento e análise de dados. A pesquisa realizar-se-á no laboratório de habilidades do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus do município de Natal/RN. A população deste estudo corresponde aos acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2016 do 5 ao 9 período da Graduação em Enfermagem, que corresponde a aproximadamente 250 alunos. Os dados serão coletados através do formulário do tipo check list a ser usado no momento da observação da execução da técnica em questão Os resultados serão analisados no programa SPSS 15.0 por meio de estatística descritiva e inferencial. Após este processo, os resultados serão codificados e tabulados e apresentados na forma de tabelas, quadros e gráficos, com suas respectivas distribuições percentuais e resultados dos testes estatísticos. E para a discussão dos resultados utilizar-se-á literatura pertinente ao tema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Gabriela de Sousa Martins Melo - Integrante / Camylla Cavalcante Soares Freitas - Integrante / Bruno Araújo da Silva Dantas - Integrante / Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira Torres - Integrante / Jéssica Maria Arouca Miranda - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa Assunção - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Construção e validação de instrumento para segurança do paciente, profissionais e serviço hospitalar durante o processo de medicação, Descrição: Com os avanços tecnológicos na área da saúde, a segurança do paciente vem a se torna algo inevitável no momento da prestação dos cuidados. Apesar da grande importância de assegurar a segurança do paciente afim de evitar agravos, trabalhos publicados nacionalmente e internacionalmente apontam que a maioria dos agravos em saúde são decorrentes de uma assistência deficiente. Os erros de medicação representam sério problema nos serviços de saúde, considerado um dos principais eventos adversos sofridos por usuários hospitalizados. Neste sentido, o projeto tem como objetivo geral construir e validar instrumentos para segurança do paciente, profissionais e serviço hospitalar durante o processo de medicação. O qual será desenvolvido por meio de um estudo metodológico, com a construção e validação de conteúdo de conteúdo dos instrumentos por juízes da pesquisa, com aplicação do Índice Kappa, aceitando-se o valor > 0,61 (nível bom) e Índice de Validade de Conteúdo > 0,75. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN. Entende-se que os instrumentos poderão facilitar a avaliação da prática de segurança do paciente, profissional e organização no tocante ao processo de medicação, por meio de instrumentos objetivos e claros. Acredita-se que, a partir do desenvolvimento desde trabalho e sua aplicação na prática hospitalar o mesmo trará como consequência a integração, crescimento, enriquecimento de novas práticas, conhecimentos e diminuição dos riscos inerentes à segurança do paciente associada ao sistema de medicação, a partir do uso de instrumentos validados, baseados nas melhor evidência científica disponível na literatura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Integrante / Ana Elza Oliveira de Mendonça - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / Gabriela de Sousa Martins Melo - Coordenador / Camylla Cavalcante Soares Freitas - Integrante / Daniele Vieira Dantas - Integrante / Rodrigo de Assis Neves Dantas - Integrante / Marjorie Dantas medeiros Melo - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa Assunção - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Alexsandra Rodrigues Feijão - Integrante / Fernanda Gomes Dantas - Integrante / Jéssika Wanessa Soares Costa - Integrante / Bárnora Theresa Dantas - Integrante.

  • 2015 - 2017

    ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL E PORTUGAL: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO MULTIDIMENSIONAL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/03/2019., Descrição: Em paralelo às modificações observadas na pirâmide populacional, alterações e doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade. Um dos resultados dessa dinâmica é uma demanda crescente por serviços de saúde. Aliás, este é um dos desafios atuais: escassez de recursos para uma demanda crescente. O idoso consome mais serviços de saúde. Para que haja qualidade nestes serviços é necessário o planejamento. Esse planejamento envolve diferentes aspectos que dizem respeito desde a adequação ambiental e o provimento de recursos materiais e humanos capacitados até à definição e implementação de ações de saúde específicas. Nesse sentido, este projeto propõe-se analisar o impacto de intervenção multidimensional na qualidade de vida de idosos vinculados à Estratégia de Saúde da Família dos municípios de Natal e Santa Cruz, no estado do Rio Grande do Norte/Brasil e Unidades de Saúde da Familiar de Évora/Portugal. Trata-se de um estudo de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa que será realizado na Atenção Básica dos países Brasil e Portugal, tendo como foco as Unidades da Estratégia de Saúde da Família dos municípios de Natal (USF Igapó) e Santa Cruz (USF DNER) no Rio Grande do Norte, Nordeste, Brasil e nas Unidades Saúde Familiar Eborae, Planície e Salus de Évora/Portugal. A amostra de 234 idosos (134 em Évora/Portugal e 80 Rio Grande do Norte/Brasil) se dará por amostragem aleatória simples com base no cadastro dos idosos atendidos nas Unidades de Saúde dos países envolvidos. Ressalta-se a aprovação no Brasil pelo CEP/HUOL Parecer n. 562.318 e em Évora, Portugal, pelo CE/UE Parecer n. 14011, com financiamentos pelo MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa B e Bolsa IC (Processo: 454771/2014-2) e aprovado Edital Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Bolsa Produtividade PQ2 2015/2018 (Processo: 312812/2014-0), Projeto FAIMER Brasil e Programa CAPES/FCT 2014. Para os participantes da pesquisa nos dois países serão esclarecidos os objetivos e importância deste estudo e aos que concordarem em participar será requisitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e o Termo de Autorização para Gravação de Voz. Este estudo será desenvolvido em três etapas: na primeira fase do estudo serão aplicados: questionário com dados demográficos e características da dor, aplicação do instrumento PCATool versão profissionais, aplicação do instrumento PCATool versão usuários, questionário geral de saúde, questionário SF-36 e questionário de hábitos e estilo de vida. Nesta fase será utilizada também a estratégia de grupo focal. Na segunda fase do estudo, será desenvolvida uma proposta de intervenção multidimensional em grupo, baseada nas necessidades e problemas dos idosos, identificados na fase anterior. Na terceira fase do estudo, será implementada a intervenção proposta e será analisado o impacto dessa intervenção na saúde dos idosos por meio do Questionário Geral de Saúde e Questionário SF-36. Os dados coletados serão analisados por meio de organização em banco de dados eletrônicos, digitação em planilha do aplicativo Microsoft Excel, e posteriormente serão exportados e analisados no programa estatístico SPSS 20.0. Após este processo, os resultados serão codificados, tabulados e apresentados na forma de tabelas, quadros e gráficos, com suas respectivas distribuições percentuais e resultados dos testes estatísticos (ANOVA, Wilcoxon e Friedman, com p< 0,005). Busca-se neste estudo refurtar a hipótese nula e aceitar a hipótese alternativa de que a intervenção multidimensional melhora a qualidade de vida de idosos atendidos na Estratégia de Saúde da Família dos municípios de Natal e Santa Cruz, no estado do Rio Grande do Norte/Brasil e Unidade de Saúde da Familiar de Évora/Portugal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Camylla Cavalcante Soares Freitas - Integrante / Luana de Azevedo Souza - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/08/2018., Descrição: As Úlceras Venosas (UV) vêm se constituindo um grande problema de saúde pública no Brasil e em todo mundo, sendo responsável por considerável impacto econômico devido a sua elevada incidência e prevalência. No Brasil, estima-se que cerca de 3% da população apresenta UV crônicas ou tenha algum tipo de complicação no processo de cicatrização. O projeto proposto tem como objetivo geral analisar a qualidade de vida das pessoas com úlcera venosa na Atenção primária de Natal/RN. Trata-se de um estudo analítico e abordagem quantitativa, realizado mediante aplicação de um formulário estruturado baseado nas características sociodemográficas e de saúde, e os seguintes instrumentos de avaliação de qualidade de vida: Chronic Venous Insufficiency Questionnaire (CIVIq) e o Short-Form-36 (SF-36). Os resultados serão analisados no programa SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados deste estudo poderão proporcionar a formulação de protocolos de assistência e de novas práticas de intervenções nessa área, objetivando a melhoria da qualidade da assistência e de vida das pessoas com úlceras e familiares, bem como, possibilitará a ampliação da produção científica, desenvolvimento tecnológico e consequentemente renovação dos conhecimentos nesta área. Além disso, permitirá a reorganização e replanejamento da assistência integral, humanizada e resolutiva. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Integrante / Samilly Márjore Dantas Liberato - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Camylla Cavalcante Soares Freitas - Integrante / Marjorie Dantas medeiros Melo - Integrante / Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira Torres - Integrante / Luana Souza Freitas - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa Assunção - Integrante / Lays Pinheiro de Medeiros - Integrante / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Fernanda Gomes Dantas - Integrante / Thalyne Yuri de Araújo Farias Dias - Integrante.

  • 2014 - 2016

    ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO MULTIDIMENSIONAL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/03/2019., Descrição: Em paralelo às modificações observadas na pirâmide populacional, alterações e doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade. Um dos resultados dessa dinâmica é uma demanda crescente por serviços de saúde. Aliás, este é um dos desafios atuais: escassez de recursos para uma demanda crescente. O idoso consome mais serviços de saúde. Para que haja qualidade nestes serviços é necessário o planejamento. Esse planejamento envolve diferentes aspectos que dizem respeito desde a adequação ambiental e o provimento de recursos materiais e humanos capacitados até à definição e implementação de ações de saúde específicas. Nesse sentido, este projeto propõe-se avaliar o atendimento oferecido e o impacto de uma intervenção na atenção primária à saúde, na qualidade de vida de idosos vinculados a Estratégia da Saúde da Família dos municípios de Natal e Santa Cruz, no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa que será realizado na Atenção Básica, em Unidades da Estratégia de Saúde da Família de Natal e Santa Cruz. A amostra se dará por amostragem sistemática com base no cadastro das Unidades de Saúde da Família na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CEP/HUOL (CAAE: 21996313.7.0000.5537, Número do Parecer: 562.318), e tem autorização institucional para a coleta de dados pela chefia das Secretarias Municipais de Saúde de Natal-RN e Santa Cruz-RN. Para os participantes da pesquisa serão esclarecidos os objetivos e importância deste estudo e aos que concordarem em participar será requisitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e o Termo de Autorização para Gravação de Voz. Este estudo utilizará uma entrevista semi-estruturada, contemplando três fases: na primeira fase do estudo serão aplicados: questionário com dados demográficos e características da dor, aplicação do instrumento PCATool versão profissionais, aplicação do instrumento PCATool versão usuários, questionário geral de saúde, questionário SF-36 e questionário de hábitos e estilo de vida. Nesta fase será utilizada também a estratégia de grupo focal. Na segunda fase do estudo, será desenvolvida uma proposta de intervenção em grupo, baseada nas necessidades e problemas dos idosos, identificados na fase anterior. Na terceira fase do estudo, será implementada a intervenção proposta e será analisado o impacto dessa intervenção na saúde dos idosos por meio do Questionário Geral de Saúde e Questionário SF-36. Os dados coletados serão analisados por meio de organização em banco de dados eletrônicos, digitação em planilha do aplicativo Microsoft Excel, e posteriormente serão exportados e analisados no programa estatístico SPSS 20.0. Após este processo, os resultados serão codificados e tabulados e apresentados na forma de tabelas, quadros e gráficos, com suas respectivas distribuições percentuais e resultados dos testes estatísticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Bruno Araújo da Silva Dantas - Integrante / Jéssica Maria Arouca Miranda - Integrante.

  • 2013 - 2017

    PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE OSTOMIZADOS, Descrição: Ostomia significa abertura de origem cirúrgica, quando há necessidade de desviar, temporária ou permanentemente, o trânsito normal da alimentação e/ou eliminações. O paciente ostomizado vê-se diante de modificações em sua fisiologia, surgindo também a necessidade de cuidados com a bolsa de colostomia. Sentimentos variados emergem, incluindo conflitos, preocupações e dificuldades diante das limitações impostas no seu cotidiano. Apesar da presença de centros de referências no nordeste, o acervo de material para pesquisa sobre o assunto, ainda é escasso. No RN, não há estudos publicados que envolvam a temática em questão e o perfil destes pacientes ainda é desconhecido. Nesse sentido, este estudo propõe-se a Identificar o perfil dos ostomizados cadastrados na Associação dos Ostomizados do Rio Grande do Norte, Verificar as principais complicações relacionadas as ostomias e pele periostomal dessa população e avaliar a qualidade de vida dessas pessoas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com delineamento transversal e de abordagem quantitativa. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, bem como solicitar-se-á a autorização institucional pela chefia do Departamento de Enfermagem e a Associação dos Ostomizados do Rio Grande do Norte. Os dados serão coletados através das fichas cadastrais, prontuários e por meio de entrevista estruturada para avaliar a qualidade de vida, mediante o instrumento de qualidade de vida City of Hope Quality of Life ? Ostomy Questionnaire (COH-QOL-OQ), específico para pessoas ostomizadas. Os resultados serão analisados no programa SPSS 15.0 por meio de estatística descritiva e inferencial. Após este processo, os resultados serão codificados e tabulados e apresentados na forma de tabelas, quadros e gráficos, com suas respectivas distribuições percentuais e resultados dos testes estatísticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS SÓLIDOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS RECEPTORES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/03/2019., Descrição: Este estudo será desenvolvido com vistas a analisar a efetividade de transplantes de órgãos sólidos na qualidade de vida dos receptores no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, optamos pelo estudo descritivo, com delineamento longitudinal do tipo painel e abordagem quantitativa de tratamento e análise dos dados. Para a avaliação da Qualidade de Vida (QV) dos receptores de órgãos sólidos utilizaremos o WHOQOL-BREF, que é um instrumento genérico composto por 26 questões que avaliam o grau de satisfação dos pesquisados em relação a duas questões gerais e nos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. A coleta será realizada nos hospitais credenciados para realização de transplantes de órgãos sólidos em nosso Estado, que são o Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal Hospital Center, Promater e Hospital do Coração e se dará de maio de 2010 a maio de 2011. Os dados serão analisados pela estatística descritiva e a curva de sobrevida será feita através do método de Kaplan-Meier. A apresentação dos dados será em forma de quadros, tabelas e gráficos do tipo pizza e colunas. As análises estatísticas serão obtidas mediante a utilização dos softwares Statistica 6.0 e o Microsoft-Excel XP e SPSS 12.0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Ana Elza Oliveira de Mendonça - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Gabriela de Sousa Martins Melo - Integrante / Daniele Vieira Dantas - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante.

  • 2013 - 2014

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA METROPOLITANO DE NATAL/RN, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 07/03/2019., Descrição: A pesquisa é do tipo exploratório, descritiva, avaliativa com delineamento longitudinal e de abordagem quantitativa dos dados. Com vistas a avaliar a qualidade da assistência prestada pela equipe multiprofissional do SAMU Metropolitano de Natal/RN, na visão dos profissionais e usuários do serviço. A pesquisa será realizada no SAMU Metropolitano/RN, com todos os profissionais da equipe de enfermagem, médica e condutores/socorristas e 384 usuários atendidos por este serviço. Espera-se com esse estudo a criação de estratégias gerenciais e operacionais no sentido de potencializar a qualidade da assistência neste serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Ana Elza Oliveira de Mendonça - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Assistência clínica e aspectos relacionados a qualidade de vida das pessoas com úlcera venosa na atenção primária e terciária: proposição, implementação e avaliação de protocolo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson de Vasconcelos Torres em 05/07/2014., Descrição: O Plano de trabalho proposto tem como objetivo geral analisar a implementação do protocolo de avaliaçãoclínica e aspectos relacionados a qualidade de vida das pessoas com UV no HUOL e nas USF de Natal/RN.Essas lesões vêm se constituindo um grande problema de saúde pública no Brasil e em todo mundo, sendoresponsável por considerável impacto econômico devido suas elevadas incidências e prevalências. A necessidade de construir, validar e propor a implementação e avaliação do protocolo visa proporcionar a melhoria da assistência e qualidade de vida (QV) das pessoas com UV atendidas nos níveis primário e terciário. Diante do exposto, temos como hipótese alternativa que a assistência prestada com protocolo as pessoas com UV nos níveis primário e terciário é efetiva na cicatrização dessas lesões e melhoriada QV. Trata-se de um estudo analítico a ser desenvolvido em três etapas: 1) Diagnóstico (2010-2011); 2)Desenvolvimento, validação de conteúdo e clínica do protocolo (2012 2013); 3) Implementação e avaliação (2014-2015). Esta pesquisa já tem aprovação da primeira e segunda etapas pelo Comitê de Ética do HUOL/UFRN (Parecer n. 81/07). Para realização da terceira etapa será resubmetido ao CEP HUOL-UFRN apreciação e a aprovação do Departamento de Enfermagem e HUOL/ UFRN e USF de Natal. Os resultados serão analisados no programa SPSS 15.0 por meio de estatística descritiva e inferencial. Projeto de produtividade em pesquisa PQ - CNPq/2011, no valor de R$1.100,00 por 36 meses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rhayssa de Oliveira e Araújo - Integrante / Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos - Integrante / Samilly Márjore Dantas Liberato - Integrante / Amanda Jéssica Gomes de Souza - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Integrante / Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira Torres - Integrante / Eulália Maria Chaves Maia - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Análise de culturas microbiológicas realizadas em uma unidade de terapia intensiva pediátrica, I Fórum Nordestino de Enfermagem.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2012

Casa de Saúde são Lucas

Vínculo: Estágio extra-curricular, Enquadramento Funcional: Enfermeiranda, Carga horária: 30

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Comissão do NDE, Enquadramento Funcional: Comissão do Núcleo Docente Estruturante

Outras informações:
Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante ? NDE do Curso de Enfermagem, campus Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Vice Líder de Grupo de Pesquis, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 15

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes / Demanda Social, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio à docência, Carga horária: 20

2012 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculada ao projeto: Avaliação da habilidade técnica dos acadêmicos de enfermagem acerca da lavagem das mãos.

2012 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitoria em Semiologia e Semiotécnica em Enf, Carga horária: 12

Outras informações:
Projeto de Ensino "Monitoria em Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem"

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculada ao projeto: Avaliação das habilidades dos estudantes de graduação de enfermagem acerca dos sinais vitais.

2011 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculada ao projeto: Caracterização da qualidade de vida dos portadores de UV atendidos num hospital universitário em Natal/RN.

2016 - 2019

UPA Nova Esperança

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

2018 - 2019

Hospital Dr. José Pedro Bezerra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

2019 - 2019

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30