Maria Augusta Guimarães Carvalho

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera (2010) e mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2013). Tem experiência nos estudos de Ecologia, com ênfase em genética de populações e filogeografia de anuros.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

2015 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: Padrões e processos de estruturação genética de anfíbios anuros no Cerrado e o impacto da fragmentação do habitat,
Rosane Garcia Collevatti. Coorientador: Natan Medeiros Maciel. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ecologia e Evolução

2011 - 2013

Universidade Federal de Goiás
Título: Filogeografia de Barycholos ternetzi e sua associação com florestas estacionais no Cerrado,Ano de Obtenção: 2013
Rosane Garcia Collevatti.Coorientador: Natan Medeiros Maciel. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Anura; Terrarana; mtDNA; Mudanças climáticas no Quaternário.Grande área: Ciências Biológicas

Especialização em andamento em Especialização em ensino de Biologia

2014 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2010

Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGÜERA
Título: Manejo e cultivo de orquídeas na região metropolitana de Goiânia
Orientador: Luciana Bittencourt

Formação complementar

2015 - 2015

Introdução ao Software R e suas Aplicações na Biologia da Conservação. (Carga horária: 42h). , Escola superior de conservação ambiental e sustentabilidade, ESCAS, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Libras. (Carga horária: 30h). , Uni-Anhanguera, UNI-ANPEX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ciências Biológicas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ecologia e Evolução.

Comissão julgadora das bancas

Iberê Farina Machado

MACHADO, IBERÊ FARINA. A influência das alterações antrópicas em anfíbios anuros no Cerrado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás.

Ingrid de Mattos

MATTOS, I.. Um novo olhar para o lixo: uma metodologia de ensino para trabalhar a educação ambiental no ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Goiás.

Helder Nagai Consolaro

MOSSOLIN, E. C.; MATTOS, I.;CONSOLARO, HÉLDER. Um novo uso para o lixo: uma metodologia de ensino para trabalhar a educação ambiental no ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Daniela de Melo e Silva

Collevati, RG; Maciel, N.M.; Machado, IF;SILVA, D. M.e. A INFLUÊNCIA DAS ALTERAÇÕES ANTRÓPICAS EM ANFÍBIOS ANUROS NO CERRADO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás.

Jose Alexandre Felizola Diniz Filho

DINIZ-FILHO, JAF.Collevatti, Rosane G.. FILOGEOGRAFIA DE Barycholos ternetzi (ANURA, CRAUGASTORIDAE) E SUA ASSOCIAÇÃO COM AS FLORESTAS ESTACIONAIS DECIDUAIS NO CERRADO. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Emerson Contreira Mossolin

MOSSOLIN, E.C.CONSOLARO, H. N.MATTOS, I.. UM NOVO USO SOBRE O LIXO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biologia - EAD) - Universidade Federal de Goiás.

Wilian Vaz-Silva

COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P. C.; OPREA, M.; DINIZ FILHO, J. A. F.;VAZ-SILVA, W.. Filogeografia de Barycholos ternetzi (Anura, Craugastoridae) e sua associação com Florestas Estacionais Deciduais no Cerrado. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Wilian Vaz-Silva

COLLEVATTI, R. G.; SILVA, D. M. E.; MACHADO, I. F.;VAZ-SILVA, W.. A influência das alterações antrópicas em anfíbios anuros no Cerrado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás.

Foi orientado por

Rodrigo da Silva Santos

Estágio Supervisionado I (Prática de Ensino em Ciências); 2009; Orientação de outra natureza; (Biologia (Bacharelado e Licenciatura)) - Centro Universitário de Goiás - Secretaria Municipal de Educação (GO); Orientador: Rodrigo da Silva Santos;

Natan Medeiros Maciel

Genética de paisagem (Physalaemus cuvieri); 2019; Tese (Doutorado em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Natan Medeiros Maciel;

Rosane Garcia Collevatti

Filogeografia de Barycholos ternetzi; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Garcia Collevatti;

Rosane Garcia Collevatti

Efeito da paisagem na diversidade genetica em Physalemus curvieri; 2020; Tese (Doutorado em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Garcia Collevatti;

Emerson Contreira Mossolin

Um novo uso para o lixo: Uma metodologia de ensino para trabalhar a educação ambiental no ensino fundamental; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biologia - EAD) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Emerson Contreira Mossolin;

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, C. S. ; CARVALHO, M. A ; COLLEVATTI, R. G. . Identificação de espécies e do seu local de origem para a resolução de crimes contra a fauna brasileira: uma atividade para o ensino de genética forense. Genética na Escola , v. 8, p. 28, 2013.

  • CARVALHO, C. S. ; CARVALHO, M. A ; COLLEVATTI, R. G. . Identificando o sistema de acasalamento em aves. Genética na Escola , v. 8, p. 10, 2013.

  • CARVALHO, M. A . Biotecnologia em estudos de evolução e conservação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    HERPETOFAUNA DO CERRADO: ORIGENS, EVOLUÇÃO E CONSERVAÇÃO, Descrição: Descrição: Em linhas gerais, o projeto visa determinar, para a herpetofauna do Cerrado em geral, e do Distrito Federal em particular, (1) os padrões da distribuição da riqueza e endemismo, (2) os processos relacionados à geração e manutenção da riqueza e (3) a dinâmica de populações e comunidades em paisagens fragmentadas, para assegurar sua sustentabilidade em longo prazo. Os objetivos específicos são os que seguem: o Reunir e interpretar dados da distribuição geográfica; o Modelar a distribuição das espécies, da riqueza e do endemismo o Identificar lacunas de amostragem e de conservação; o Identificar áreas-chave para conservação; o Investigar fatores determinantes dos padrões de distribuição geográfica (riqueza, endemismo, composição) identificados; Conduzir análises filogeográficas dos seguintes táxons: Cnemidophorus ocellifer, Gymnodactylus carvalhoi, Lygodactylus klugei, Phyllopezus pollicaris o Investigar as relações filogenéticas entre as espécies dos seguintes táxons: Cnemidophorus (sul-americanos), Kentropyx, Phyllomedusa gr. hypocondrialis, Tupinambis, Xenodontinae o Elaborar um plano de conservação; o Subsidiar a tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas relacionadas à conservação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria Augusta Guimarães Carvalho - Coordenador / Rosane Garcia Collevatti - Integrante / Guarino R. Colli - Integrante / Lilian G. Giugliano - Integrante / Natan Medeiros Maciel - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Geral. , Rodovia Goiânia-Nerópolis km 5, Campus II, Itatiaia, 74001970 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35211482

Experiência profissional

2014 - 2015

Colégio Meta

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do ensino fundamental e médio, Carga horária: 11

2014 - 2014

Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do ensino médio, Carga horária: 16

2014 - 2014

Colégio Einstein Júnior

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do ensino fundamental e médio, Carga horária: 11

2011 - 2013

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Pós-graduação strictu sensu, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGÜERA

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Vertebrados, Carga horária: 4