Valéria Luana SIlva Costa

Formação em Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas, atuou em Iniciação Científica na Área de Química Inorgânica, Química de Materiais e Química Analítica no Desenvolvimento de Métodos Eletroanalíticos com ênfase em Biocombustíveis. Atualmente está em sua segunda graduação em Ciências Contábeis, em busca de novos horizontes profissionais.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Contábeis

2020 - Atual

Faculdade Metropolitana de Manaus

Graduação em Química

2014 - 2019

Universidade Federal do Amazonas

Curso técnico/profissionalizante em Análises Clínicas

2014 - 2015

Faculdade Estácio do Amazonas

Formação complementar

2019 - 2019

Boas Práticas em Operação e Controle de ETES(). (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Química XIV Região, CRQ XIV, Brasil.

2018 - 2018

Corrosão e Proteção de Materiais. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2018 - 2018

Materiais funcionalizados com aplic. em sensores e dispositivos volt.. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2018 - 2018

Soldagem em Materiais Metálicos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2017 - 2018

Auxiliar de operação de Estação de tratamento de águas. (Carga horária: 160h). , Residência Educação, RE, Brasil.

Participação em eventos

II Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares (MAM-2019). 2019. (Outra).

6 Workshop de Ciência e Engenharia de Materiais. 2018. (Outra).

III Workshop de Química Inorgânica da UFAM.Estudo eletroquímico para detecção de glicerol em biodiesel. 2018. (Outra).

VI Semana de Ciência e Tecnologia do ICE. Degradação eletroquímica de ibuprofeno em nanocatalisadores de Ni e Sn suportados em Carbono. 2018. (Feira).

V Semana de Ciência e Tecnologia do ICE e 1° Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM.Utilização de Materiais Nanoestruturados baseados em Ni, Sn Suportados em TiO2 para a Degradação de Fenol. 2017. (Outra).

V Semana de Ciência e Tecnologia do ICE e 1° Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM.Utilização de Materiais Nanoestruturados baseados em Ni, Sn Suportados em TiO2 para a Degradação de Fenol. 2017. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Neila de Almeida Braga

BRAGA, N. A.. Funcionalização do eletrodo diamante dopado com boro com nanopartículas metálicas para detecção de fosfato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Tereza Cristina Souza de Oliveira

COSTA, V. L. S.; Machado, Marcos;OLIVEIRA, T. C. S. de. Execução de POPs indicadores ambientais e acompanhamento de atividades no laboratório Laqua. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Marlon de Souza Silva

SILVA, M. S.; MACHADO, M. B.; BRAGA, N. A.. Funcionalização do eletrodo diamante dopado com boro com nanopartículas para detecção de fosfato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Rodrigo Fernando Brambilla de Souza

Utilização de Materiais Nanoestruturados Baseados em Ni, Sn suportados em TiO2 para Degradação de Fenol; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Fernando Brambilla de Souza;

VANUZA OLIVEIRA DOS SANTOS

Detecção eletroquímica de glicerol em Biodiesel com eletrodo DDB; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, universidade federal do amazonas; Orientador: Vanuza Oliveira dos Santos;

Neila de Almeida Braga

Estudo do Processo de Eletrodeposição de Nanopartículas de Ferro na Superfície de Eletrodos DDB; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Neila de Almeida Braga;

Produções bibliográficas

  • COSTA, V. L. S. ; SOUZA, R. F. B. ; ABREU, T. B. . Eletrodegradação de Ibuprofeno em Nanocatalisadores de Ni e Sn Suportados em Carbono. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, V. L. S. ; SANTOS, V. O. ; BRAGA, N. A. . Estudo eletroquímico para detecção de glicerol em biodiesel. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, V. L. S. ; SOUZA, R. F. B. . Degradação eletroquímica de ibuprofeno em nanocatalisadores de Ni e Sn suportados em Carbono. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, V. L. S. ; SOUZA, R. F. B. . Utilização de Materiais Nanoestruturados baseados em Ni, Sn Suportados em TiO2 para a Degradação de Fenol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, V. L. S. ; SOUZA, R. F. B. . Utilização de Materiais Nanoestruturados baseados em Ni, Sn Suportados em TiO2 para a Degradação de Fenol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Estudo do Processo de Eletrodeposição de Nanopartículas de Ferro na Superfície de Eletrodos DDB, Descrição: modificação superficial de eletrodos com nanopartículas metálicas têm sido amplamente utilizadas na produção de nanomaterias funcionalizados para aplicação em detecção de espécies orgânicas e inorgânicas. A eletrodeposição de metais é uma forma ideal de se produzir uma fina camada de revestimento a qual possui algumas propriedades superiores à do substrato permitindo serem aplicados em eletroanálise. Como proposta o trabalho teve o intuito de modificar a superfície do eletrodo diamante dopado com boro com nanopartículas de ferro, bem como, avaliar os melhores parâmetros de deposição, para obter um material eletródico com potencial para aplicações futuras em eletroanálise para detecção de fósforo em biodiesel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valéria Luana Silva Costa - Integrante / Neila de Almeida Braga - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Detecção eletroquímica de glicerol em biodiesel, Descrição: Nos últimos anos o biodiesel vem se destacando no cenário brasileiro e mundial como uma nova uma fonte de energia renovável, este biocombustível é constituído principalmente de uma mistura de ésteres metílicos e/ou etílicos de ácidos graxos, no qual é obtido por meio da reação de transesterificação, produzindo o glicerol como principal subproduto. Este é considerado um contaminante, pois a presença de glicerina livre no produto final do biodiesel pode acarretar problemas de qualidade, pois esta permanece livre ou solubilizada, e, quando é misturado ao óleo diesel, a presença elevada de glicerina pode provocar problemas de armazenagem, ocorrendo deposição nos tanques de estocagem, entupimentos nos bicos injetores do motor e emissões de aldeídos. Por esta razão a presença de glicerina livre torna-se um parâmetro importante de qualidade do biodiesel para estabelecer o seu uso e comercialização. Nesse sentido, vem se destacando as técnicas voltamétricas na detecção de glicerol como uma metodologia alternativa, por apresentar uma boa sensibilidade e baixo custo, em comparação as técnicas convencionais. Neste estudo foi estudado uma metodologia alternativa de baixo custo utilizando-se a voltametria para detecção de glicerol em biodiesel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valéria Luana Silva Costa - Integrante / Vanuza Oliveira dos Santos - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Utilização de Materiais Nanoestruturados Baseados em Ni, Sn suportados em TiO2 para Degradação de Fenol, Descrição: Esse projeto versa sobre o estudo de catalisadores baseados em Ni e Sn suportados em C, TiO2 ou uma mistura de ambos para degradação de fenol, uma molécula modelo para outros contaminantes ambientais. Nesse contexto o suporte baseado em um oxido metálico que teve como objetivo aumentar a vida util do sistema de difusão de gás aumentando a eficiência do sistema de eletrodegração do composto contaminante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valéria Luana Silva Costa - Coordenador / Rodrigo Fernando Brambilla de Souza - Integrante.

Prêmios

2019

Menção honrosa pelo projeto de pesquisa PIB-E/0094/20118 - Estudo do Processo de Eletrodeposição de Nanopartículas de Ferro na Superfície de Eletrodos DDB, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP- UFAM).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: