Ana Karina de Sousa Gadelha

Psicóloga. Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral/CE com bolsa de pesquisa Capes/Pró-ensino na Saúde (2016). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista na Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia (2014). Graduada em Psicologia pela UFC em Fortaleza/CE (2011). Experiência na área da Saúde da Família com atuações no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e na RMSF; na área de Saúde Mental através de atuação do Programa PROENSINO da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE) no Núcleo de Atenção à Saúde Mental (NUSAM) e na área da Psicologia Comunitária no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM/UFC), com atuação em projetos de extensão em comunidades urbanas e rurais no Ceará.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em SAÚDE DA FAMÍLIA

2014 - 2016

Universidade Federal do Ceará
Título: A implementação da Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade em municípios cearenses: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2016
Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Preceptoria no SUS

2016 - 2016

Hospital Sirio-Libanes
Título: PRECEPTORIA APRENDENTE: A DIALÉTICA DE SABERES ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS
Orientador: Manoel Ramos do Nascimento

Especialização em Formação integrada multiprofissional em educação permanente em saúde

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A preceptoria como estratégia de educação permanente em saúde no município de Sobral
Orientador: Ms. Maria do Socorro Teixeira de Sousa

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família

2012 - 2014

Escola de formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia
Título: Participação social juvenil na promoção da saúde no território
Orientador: Francisca Lopes de Souza
Bolsista do(a): MInistério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Psicologia

2007 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Curso técnico/profissionalizante em Serviços - Agenciamento e Guia

1999 - 2002

Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 180h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2016 - 2016

Atualização de Tutores do Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica. (Carga horária: 32h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2015 - 2016

Curso de Formação em Tutoria para Educação à Distância em Saúde. (Carga horária: 80h). , Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, EFSFVS, Brasil.

2015 - 2015

OFICINAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES EM SAÚDE. (Carga horária: 40h). , 11ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Ceará, 11ª CRES, Brasil.

2014 - 2015

SUPERA 7ª Edição. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2012 - 2012

Residência Multiprofissional em Saúde Mental. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

II Curso Introdutório em Saúde Mental da Infância. (Carga horária: 60h). , Núcleo Cearense de Pesquisa e Estudo sobre a Criança, NUCEPEC, Brasil.

2011 - 2011

Saúde Mental: Novas Práticas, Novos Olhares. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.

2008 - 2011

Extensão universitária em Núcleo de Psicologia Comunitária. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

GADELHA, A. K. S. . Encontros de Psicologia Comunitária. 2010. (Outro).

GADELHA, A. K. S. . V Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia. 2009. (Outro).

GADELHA, A. K. S. . XXIII Semana de Psicologia da UFC. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Oficina de facilitadores "Formação sobre segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde. 2019. (Oficina).

Palestra "Psicoterapia On-line".Psicoterapia On-line. 2019. (Outra).

Mesa redonda: DIALOGANDO SOBRE: DIREITOS, ACESSO E ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO LGBT NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO.DIALOGANDO SOBRE: DIREITOS, ACESSO E ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO LGBT NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2018. (Outra).

11 Congresso Internacional da Rede Unida. 11 Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).

A inserção e a prática do Psicólogo em Serviços de Saúde.Roda de Conversa com alunos do Curso de Psicologia da UFC-Sobral. 2013. (Outra).

O SUS visto pelos profissionais de saúde em Sobral: atuação, realidade, concepções e desafios.Roda de Conversa com alunos do Curso de Psicologia da UFC-Sobral. 2013. (Outra).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. REMEMORAR: ENCONTRO DE CUIDADO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. 2012. (Congresso).

I Fórum das Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará.Círculo de Cultura: Organização Política e Fortalecimento das Residências em Saúde. 2012. (Outra).

II Encontro Nacional de Residências em Saúde. 2012. (Encontro).

Palestra: Avanços, desafios e perspectivas do Sistema Municipal de Saúde de Sobral. 2012. (Outra).

Saúde Pública no Brasil sob a Ótica da Campanha da Fraternidade.Construção da Carta Coletiva do Seminário. 2012. (Seminário).

Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática em Saúde. 2012. (Outra).

Encontro Regional Nordeste da Rede Unida.Participante. 2011. (Encontro).

Seminário de Sensibilização sobre Internação Compulsória e Involuntária de Crianças e Adolescentes: Intervenções Possíveis.Participante. 2011. (Seminário).

VI Congresso Argentino de Saúde Mental. Participante. 2011. (Congresso).

2° Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Práticas inovadoras e desinstitucionalização: analisando um movimento comunitário em saúde mental no nordeste do Brasil. 2010. (Congresso).

VI Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia.A Psicomotricidade Relacional e o psicomotricista: uma relação de afetividade, de expressão e de transformação. 2010. (Encontro).

6° Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Apresentação de 5 trabalhos. 2009. (Congresso).

Encontros Universitários da UFC 2009.Saúde comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário do grande bom jardim. 2009. (Outra).

V Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia.Participação na Comissão Organizadora do Encontro. 2009. (Encontro).

X Seminário PET Psicologia: Loucura, Concepções e Práticas.Práxis da Psicologia Comunitária na Promoção da Saúde. 2009. (Seminário).

Encontros Universitários da UFC 2008.Um lugar de construção dialógica da práxis em Psicologia: Encontros de Psicologia Comunitária. 2008. (Outra).

IV Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia.APROPRIAÇÃO DO BOSQUE MOREIRA CAMPOS POR NÃO-ESTUDANTES DO CAMPUS BENFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2008. (Encontro).

Encontros Universitários da UFC 2007. 2007. (Outra).

III Workshop: Psicologia Trabalho e Organizações: Seminário Introdutório à Psicologia Social do Trabalho. 2007. (Outra).

II Seminário do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental. 2007. (Seminário).

Seminário Empreender 2007. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Victor Hugo Lopes dos Santos

SILVA, A. V.;GADELHA, A. K. S.; SILVA, L. C. C.. Autocuidado apoiado em pacientes diabéticos tipo II atendidos em uma Unidade Básica de Saúde do município de Sobral/CE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Normanda de Almeida Cavalcante Leal

SILVA, L. C. C.; OLIVEIRA, K. S.;GADELHA, A. K. S.. Promoção da Saúde e prevenção de transtornos alimentares para jovens escolares da Rede Pública de Sobral/CE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Gleyde Raiane de Araújo

LIMA, N. A.;GADELHA, A. K. S.; PEIXOTO, H. A.. O cuidado de adolescentes em situação de violência autoprovocada em uma escola no município de Sobral-CE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Fablicia Martins de Souza

LINHARES, M. S. C.; CAVALCANTE, V. O. M.;GADELHA, A. K. S.. Autocuidado: uma estratégia de Promoção à Saúde dos idosos do Grupo de Caminhada portadores de doenças crônicas não transmissíveis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Joélia Oliveira dos Santos

GADELHA, A. K. S.; CUNHA, C. G.; LIMA, N. A.. Espaços de escuta como dispositivo de cuidado e saúde comunitária. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Vírnia Ponte Alcântara Ximenes

REBOUCAS JUNIOR, F. G.; LIMA, N. A.;GADELHA, A. K. S.. Arterapia na Atenção Básica: o cuidado em saúde mental com mulheres do Conjunto Habitacional Santo Antônio em Sobral/CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Dassayeve Távora Lima

LIBERATO, M. T. C.;GADELHA, A. K. S.; PINTO, S. M.. O Centro de Saúde da Família como dispositivo da Reforma Psiquiátrica: uma proposta de reorganização da linha de cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Andressa de Oliveira Gregório

LIMA, I. M. R.;GADELHA, A. K. S.; LIMA, N. A.. Saúde da População LGBT: a experiência de atuação junto a um grupo de jovens no bairro Novo Recanto/ Sobral/CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Juliana Moita Leão

GADELHA, A. K. S.; RODRIGUES, H. C.; VASCONCELOS, S. S.. Grupo Terapêutico como dispositivo de cuidado em Saúde Mental em um Centro de Saúde da Família do município de Sobral/CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Lycélia da Silva Oliveira

CAVALCANTE, V. O. M.; SILVA, M. A. M.;GADELHA, A. K. S.. Entre saberes e fazeres da gestação: tecendo novas práticas em saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Elias Neves do Nascimento Filho

BRITO, A. V.; GURGEL JUNIOR, F. F.;GADELHA, A. K. S.. Saúde Mental da Mulher: a utilização do grupo como recurso terapêutico para promover bem-estar, auto-estima e qualidade de vida. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Paulo Cesar de Moura Luz

DAMASCENO, E. C. C.;GADELHA, A. K. S.; LIMA, N. A.. Educação em Saúde como estratégia de cuidado: problematizando a atenção à saúde aos usuários com Hipertensão e Diabetes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: George Luiz Costa de Paula

GURGEL JUNIOR, F. F.;GADELHA, A. K. S.; RODRIGUES, H. C.. Estratificação de risco em saúde Mental: sistematizando práticas de cuidado a usuários do CSF Junco, Sobral-CE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Chedy Ben Belaid

MUNIZ, E. A.;GADELHA, A. K. S.; ALVES, P. A.. A educação permanente como estratégia de transformação no acolhimento e na abordagem de cuidado em saúde mental em um Centro de Saúde da Família. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Maria Emanoelle Freire Pessoa

LIMA, N. A.; SOUSA, M. S. T.;GADELHA, A. K. S.. O grupo operativo como estratégia de educação permanente em saúde para o cuidado de pessoas com condições crônicas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Aluno: Maria Luisa de Sousa Fialho

MARTINS, K. M.;GADELHA, A. K. S.; ROCHA, F. A. A.. Territorialização do bairro Estação em Sobral-CE: descobrindo potencialidades e fragilidades para intervir no campo da saúde mental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerência de Centros de Saúde da Família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Maria Tainá Rodrigues de Sousa Paulo

CAVALCANTE, J. A. M.;GADELHA, A. K. S.; BRITO, A. V.. Encontros entre saberes nas práticas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Sistematização experiência a partir do estágio na atenção básica de saúde no município de Sobral. 2015.

GADELHA, A. K. S.. Congresso Internacional Saúde e Sociedade. 2017.

GADELHA, A. K. S.. II Mostra de Integração Ensino-Serviço de Sobral e II Mostra de Residências em Saúde do Sistema Municipal de Saúde. 2016. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

GADELHA, A. K. S.. Avaliação vivencial de prática docente da seleção pública simplificada para facilitadores da capacitação dos conselheiros, técnicos e representantes de entidades que trabalham com a pessoa com deficiência. 2016. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

GADELHA, A. K. S.. I Mostra de Pesquisa Científica na área da Saúde da Região Norte. 2015. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Comissão julgadora das bancas

Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto

BARRETO, I. C. H. C.; DIAS, M. S. A.; CYRINO, E. G.. A implantação da Residência Integrada em Saúde com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade em Municípios Cearenses: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em SAÚDE DA FAMÍLIA) - Universidade Federal do Ceará.

Ivna de Holanda Pereira

SOUSA, F. L.;PEREIRA, I. H.; NEPOMUCENO, L. B.. Participação Social Juvenil na Promoção da Saúde no Território. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Geison Vasconcelos Lira

BARRETO, Ivana Cristina de Holanda CunhaLira, Geison VasconcelosDIAS, Maria Do Socorro de Araújo; CYRINO, E. G.. A implementação da residência integrada em saúde com ênfase em saúde da família e comunidade em municípios cearenses: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em SAÚDE DA FAMÍLIA) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Socorro de Araújo Dias

BARRETO, I. C. H. C.;DIAS, Maria Socorro de Araújo; CYRINO, E. G.. A Implementação da Residência Integrada em Saúde com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade em Municípios Cearenses: Um Estudo de Caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.

Eliana Goldfarb Cyrino

BARRETO, I. C. H. C.; DIAS, M. S. A.;GOLDFARB CYRINO, E.. A implementação da Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade em municípios cearenses: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em SAÚDE DA FAMÍLIA) - Universidade Federal do Ceará.

Orientou

YVINA KARINE PARENTE CARNEIRO

Promoção da saúde bucal e prevenção da cárie dentária em escolares: desenvolvendo tecnologias leves no território; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia; Orientador: Ana Karina de Sousa Gadelha;

Francisco Thiago Paiva Monte

Prostituição, estigma e Saúde: práticas promotoras de saúde para profissionais do sexo atuantes na área de abrangência do CSF Coelce; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia; Orientador: Ana Karina de Sousa Gadelha;

Joélia Oliveira dos Santos

ESPAÇOS DE ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DE CUIDADO E SAÚDE COMUNITÁRIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia; Orientador: Ana Karina de Sousa Gadelha;

Jonas Mendes Oliveira

PEACE POWER E EDUCAÇÃO POPULAR: POTENCIALIZANDO AS AÇÕES DE LÍDERES COMUNITÁRIOS PARA PROMOÇÃO DE CULTURA DE PAZ COM AS JUVENTUDES; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia; Orientador: Ana Karina de Sousa Gadelha;

Juliana Moita Leão

GRUPO TERAPÊUTICO COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia; Orientador: Ana Karina de Sousa Gadelha;

Foi orientado por

Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto

A implementação da Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade em municípios cearenses: um estudo de caso; 2016; Dissertação (Mestrado em SAÚDE DA FAMÍLIA) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto;

Francisca Lopes de Souza

Participação Social Juvenil na Promoção à saúde no Territorio; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da familia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisca Lopes de Souza;

Produções bibliográficas

  • GADELHA, A. K. S. ; BEZERRA, A. C. ; PAULA, G. L. C. ; LUZ, P. C. M. . VIVÊNCIAS NA REDE DE SAÚDE E PSICOLOGIA: INTERAÇÕES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA. SANARE - Revista de Políticas Públicas , v. 17, p. 110-118, 2018.

  • Gadelha, Ana Karina de Sousa ; BARRETO, IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA . Residência integrada em Saúde: percepção dos atores da ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Interface (Botucatu. Online) , v. 22, p. 1339-1351, 2018.

  • BELAID, CHEDY BEN ; MUNIZ, EMANOEL AVELAR ; Gadelha, Ana Karina de Sousa ; ALVES, PATRÍCIA ARAGÃO . A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL DE UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 3, p. 284-292, 2017.

  • MOURA JUNIOR, J. F. ; REBOUÇAS JUNIOR, F.G. ; ALENCAR, A. B. ; MACIEL, A. K. S. ; PINHO, A. M. M. ; XIMENES, V.M. ; GADELHA, A. K. S. . Intervención comunitaria con mujeres a partir de la actuación en Red en Psicología Comunitaria: Una experiencia en una comunidad de Brasil. Psicoperspectivas (Online): Individuo y Sociedad , v. 13, p. 133-143, 2014.

  • GOMES, D. F. (Org.) ; Dias, Maria Socorro de Araújo (Org.) ; GADELHA, A. K. S. (Org.) ; CAVALCANTE, V. O. M. (Org.) ; MARTINS, A. F. (Org.) . Transformações das residências multiprofissionais em saúde. 1. ed. Sobral: Edições UVA, 2020. 290p .

  • Dias, Maria Socorro de Araújo (Org.) ; Silva, Márcia Maria Santos da (Org.) ; Souza, Francisca Lopes de (Org.) ; Gadelha, Ana Karina de Sousa (Org.) ; Alves, Elyudienne Andressa Silva (Org.) . Tecnologias leves em saúde: saberes e práticas da residência multiprofissional na estratégia. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2015. v. 1. 385p .

  • SANTOS, J. O. ; GADELHA, A. K. S. ; LIMA, N. A. ; CUNHA, C. G. ; REBOUÇAS JUNIOR, F.G. . Espaços de escuta como dispositivos de cuidado e saúde comunitária. In: Diógenes Farias Gomes; Maria Socorro de Araújo Dias; Ana Karina de Sousa Gadelha; Viviane Oliveira Mendes Cavalcante; Adriano Ferreira Martins. (Org.). (Trans)Formações das Residências Multiprofissionais em Saúde. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2020, v. 1, p. 1-290.

  • OLIVEIRA, L. S. ; CAVALCANTE, V. O. M. ; SILVA, M. A. M. ; GADELHA, A. K. S. ; OLIVEIRA, E. N. ; PINTO, S. M. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA ATIVIDADES GRUPAIS COM GESTANTES. In: Eliany Nazaré Oliveira, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Maria Amélia Carneiro Bezerra, Maria Socorro de Araújo Dias, Simone Ferreira Diniz, Claudia de Castro Goulart, Rosangela Duarte Pimenta, Marcio Gomes da. (Org.). Saúde e espaço social: a multirreferencialidade na produção de conhecimento. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2019, v. 1, p. 113-124.

  • NUNES, G. A. ; MANGABEIRA, H. V. ; PESSOA, M. E. F. ; DIAS, R. R. A. ; GADELHA, A. K. S. . ?É caminhando que se faz o caminho?: Vivências na Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Sobral, Ceará. Residências e a Educação e o Ensino da Saúde: Tecnologias Formativas e o Desenvolvimento do Trabalho. 1ed.Porto Alegre: Rede UNida, 2017, v. , p. 9-.

  • Gadelha, Ana Karina de Sousa ; SOUZA, F. L. . Participação social juvenil na promoção da saúde no território. In: Maria Socorro de Araújo Dias, Márcia Maria Santos da Silva, Francisca Lopes de Souza, Ana Karina de Sousa Gadelha, Elyudienne Andressa Silva Alves. (Org.). Tecnologias leves em saúde: saberes e práticas da residência multiprofissional na estratégia. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2015, v. 1, p. 1-385.

  • SOUZA, K. O. ; GADELHA, A. K. S. . Reforma psiquiátrica e formação: caminhos de diálogos. In: Alberto Trimboli... [et.al.]. (Org.). Sexo y poder. Clínica, cultura y sociedad.. 1ed.Buenos Aires: Asoc. Argentina de Salud Mental, 2011, v. 1, p. 489-493.

  • MACIEL, A. K. S. ; ALENCAR, A. B. ; GADELHA, A. K. S. ; PINHO, A. M. M. ; REBOUCAS JUNIOR, F. G. ; CASTRO, G. S. ; MOURA JUNIOR, J. F. . Saúde comunitária e a comunidade do Marrocos: múltiplos olhares na promoção da saúde. In: Alberto Trimboli... [et.al.]. (Org.). Sexo y poder. Clínica, cultura y sociedad.. 1ed.Buenos Aires: Asoc. Argentina de Salud Mental, 2011, v. 1, p. 545-548.

  • GADELHA, A. K. S. ; VIANA, G. G. A. ; MESQUITA, K. O. ; MUNIZ, E. A. ; FREITAS, C. M. ; PAIVA, G. M. ; SOUZA, F. L. . Educação em saúde com adolescentes: relatando uma experiência. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande-MS. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. v. 2. p. 1-3529.

  • MUNIZ, E. A. ; GADELHA, A. K. S. ; VIANA, G. G. A. ; FREITAS, C. M. ; PAIVA, G. M. ; SOUZA, F. L. ; DIAS, M. S. A. ; DORNELES, J. A. . Conhecimento do protocolo de pré-natal: avaliação dos enfermeiros da atenção primária à saúde. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande-MS. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. v. 2.

  • GADELHA, A. K. S. ; RIBEIRO, M. G. S. ; CAVALCANTE, M. M. B. . Violência doméstica e suas interfaces com as questões de identidade e gênero: um estudo a partir das narrativas de história de vida de mulheres agredidas. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande-MS. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. v. 2. p. 1-3529.

  • BEZERRA, A. C. ; PAULA, G. L. C. ; LUZ, P. C. M. ; GADELHA, A. K. S. . VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA REDE DE SAÚDE DE SOBRAL -CE: PASSOS PARA ARTICULAÇÃO DE CUIDADO EM REDES. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba/PI. Anais do COPISP 2016. Teresina/PI: REVISTA INTERDISCIPLINAR CIÊNCIAS E SAÚDE, 2016. v. 4. p. 28.

  • LUZ, P. C. M. ; BEZERRA, A. C. ; PAULA, G. L. C. ; GADELHA, A. K. S. . VIVÊNCIA DE EXTENSÃO EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA EM UM HOSPITAL GERAL: POTENCIALIZANDO FERRAMENTAS DE CUIDADO. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba/PI. Anais do COPISP 2016. Teresina/PI: REVISTA INTERDISCIPLINAR CIÊNCIAS E SAÚDE, 2016. v. 4. p. 555.

  • GADELHA, A. K. S. . Participação social juvenil na promoção da saúde no território. In: 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, 2014, Fortaleza. Anais eletrônicos da 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Fortaleza: UFC/Unifor, 2014. v. 1. p. 1-957.

  • FROTA, B. C. ; GURGEL, A. G. S. R. ; GADELHA, A. K. S. ; MOREIRA, A. C. A. ; LIMA, F. N. M. ; VASCONCELOS, F. J. L. ; BRANDAO, I. R. ; FREIRE, M. A. ; OLIVEIRA, M. T. P. ; FARIAS, V. S. . DIALOGANDO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANA, G. G. A. ; GADELHA, A. K. S. ; PAIVA, A. K. A. ; GOMES, D. F. ; MESQUITA, K. O. . REORGANIZAÇÃO DA VISITA DOMICILIAR AOS PACIENTES ACAMADOS E RESTRITOS AO LAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GADELHA, A. K. S. ; GURGEL, A. G. S. R. ; CRISTINO FILHO, G. ; VIANA, G. G. A. . FORTALECIMENTO DA COLABORAÇÃO INTRASETORIAL E ALINHAMENTO DOS PADRÕES DE QUALIDADE EM SAÚDE: QUALIFICAAPSUS E A CERTIFICAÇÃO SELO BRONZE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CEARÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GADELHA, A. K. S. ; BARRETO, I. C. H. C. . ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO-ESTRUTURAL DA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE NO CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, T. O. ; OLIVEIRA, J. M. ; GADELHA, A. K. S. ; SOUSA, I. A. ; LIMA, V. C. ; SANTOS, V. H. L. ; MESQUITA NETO, B. A. ; DAMASCENO, F. M. . PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E CULTURA DE PAZ COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, T. O. ; SILVA, J. B. ; DAMASCENO, F. M. ; GADELHA, A. K. S. ; OLIVEIRA, J. M. ; SOUSA, I. A. ; LIMA, V. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ASSEMBLÉIA DE USUÁRIOS, FAMILIARES E PROFISSIONAIS NO CAPS AD DE SOBRAL/CE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, V. C. ; SOUSA, I. A. ; DAMASCENO, F. M. ; MESQUITA NETO, B. A. ; SANTOS, V. H. L. ; BRITO, T. O. ; GADELHA, A. K. S. . REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A RELAÇÃO DA INTRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E O DESMAME PRECOCE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MESQUITA NETO, B. A. ; GADELHA, A. K. S. ; SANTOS, V. H. L. ; OLIVEIRA, J. M. ; DAMASCENO, F. M. ; SOUSA, I. A. ; LEAL, N. A. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA CRECHE NA CIDADE DE SOBRAL-CE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, V. C. ; SANTOS, V. H. L. ; SOUSA, I. A. ; BRITO, T. O. ; MESQUITA NETO, B. A. ; OLIVEIRA, J. M. ; GADELHA, A. K. S. . ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE EM PACIENTES COM DIABETES EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. M. ; SOUSA, I. A. ; LIMA, V. C. ; GADELHA, A. K. S. ; BRITO, T. O. ; MESQUITA NETO, B. A. ; DAMASCENO, F. M. . MARIAS GUERREIRAS: ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO GRUPO DE CONVIVÊNCIA PARA MULHERES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. M. ; GADELHA, A. K. S. ; LIMA, V. C. ; SOUSA, D. M. ; BRITO, T. O. ; SOUSA, I. A. ; MESQUITA NETO, B. A. . A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO EM UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. . Intervenção e Política na Estratégia Saúde da Família. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. . Linhas de Cuidado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. . Linhas de Cuidado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEZERRA, A. C. ; PAULA, G. L. C. ; LUZ, P. C. M. ; GADELHA, A. K. S. . Vivências de extensão da Residência Multiprofissional em Saúde da Família na rede de saúde de Sobral -CE: passos para articulação de cuidado em redes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUZ, P. C. M. ; BEZERRA, A. C. ; PAULA, G. L. C. ; GADELHA, A. K. S. . Vivência de Extensão em uma Unidade de Internação Psiquiátrica em um Hospital Geral: potencializando ferramentas de cuidado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. . Desdobramentos Clínicos e Práxis Psicológia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. ; REBOUÇAS JUNIOR, F.G. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; BARRETO, I. C. H. C. ; LIRA, G. V. . Avaliação do acolhimento à demanda espontânea: análise em centro de saúde da família a partir do PMAQ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; BARRETO, I. C. H. C. . Educação permanente em saúde: uma revisão de literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. C. C. ; MUNIZ, E. A. ; MESQUITA, K. O. ; GADELHA, A. K. S. ; SOUZA, F. L. ; VIANA, G. G. A. ; DIAS, M. S. A. . Ouvidoria em Saúde: estratégia de qualificação das relações interpessoais no atendimento ao usuário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. C. C. ; VIANA, G. G. A. ; MESQUITA, K. O. ; MUNIZ, E. A. ; FREITAS, C. M. ; GADELHA, A. K. S. ; SOUZA, F. L. . Oficina de trabalho sobre a estratégia amamenta e alimenta Brasil no município de Sobral-Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; MUNIZ, E. A. ; PAIVA, G. M. ; VIANA, G. G. A. ; FREITAS, C. M. ; SOUZA, F. L. ; DIAS, M. S. A. . Dialogando com os condutores de transporte sanitário: potenciais e desafios para a educação permanente em saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; BARRETO, I. C. H. C. . A preceptoria como estratégia de educação permanente em saúde: reflexões à luz da literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; RIBEIRO, M. G. S. ; REBOUCAS JUNIOR, F. G. ; VASCONCELOS, S. A. . Rememorar: encontro de cuidado e fortalecimento de vínculos da residência multiprofissional em saúde da família do município de Sobral-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. . O SUS visto pelos profissionais de Saúde de Sobral: atuação, realidade, concepções e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. . A inserção e a prática do psicólogo em serviços de saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REBOUCAS JUNIOR, F. G. ; GADELHA, A. K. S. . Promoção da Saúde e Práticas Corporais: refletindo sobre estratégias de cuidado na atenção primária à saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; RIBEIRO, M. G. S. ; COELHO, A. A. ; REBOUCAS JUNIOR, F. G. . Rememorar: encontro de cuidado e fortalecimento de vínculos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do município de Sobral-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; OLIVEIRA, S. K. M. ; ROCHA, Z. M. . Relato de estágio: Psicologia e Saúde Mental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; SOUZA, K. O. . Reforma Psiquiátrica e formação: caminhos e diálogos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; CAVALCANTE, A. J. L. . Práticas Inovadoras e desinstitucionalização? A análise de um movimento comunitário de saúde mental do Nordeste do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; CAVALCANTE, A. J. L. ; MEDEIROS, Y. C. A. H. . Práxis em Psicologia Comunitária e Saúde Comunitária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. ; SOUZA, K. O. . A Psicomotricidade Relacional e o psicomotricista: uma relação de afetividade, de expressão e de transformação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSI, M. L. M. ; CARVALHO, L. B. ; LIBERATO, M. T. C. ; GADELHA, A. K. S. ; XIMENES, V.M. ; GODOY, M. G. C. ; MELO, A. K. S. . Práticas inovadoras e desinstitucionalização: analisando um movimento comunitário em saúde mental no nordeste do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, A. K. S. ; SOARES, C. A. ; GOMES, U.C. ; XIMENES, V.M. . Planejamento estratégico do NUCOM: uma experiência de avaliação de desempenho humano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIOGO, N. M. F. ; REBOUÇAS JUNIOR, F.G. ; GADELHA, A. K. S. . Psicologia Comunitária e Formação Profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALENCAR, A. B. ; XIMENES, V.M. ; MOREIRA, C. P. ; SOARES, C. A. ; MOURA JUNIOR, J. F. ; GADELHA, A. K. S. . Saúde comunitária no Bom Jardim: um caminho para o desenvolvimento local. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, A. C. H. ; XIMENES, V.M. ; ALENCAR, A. B. ; GADELHA, A. K. S. ; MOURA JUNIOR, J. F. . Núcleo de psicologia comunitária da Universidade Federal do Ceará (NUCOM). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, A. K. S. ; SILVA, Delnise ; CAVALCANTE, A. J. L. ; OLIVEIRA, D. M. . Práxis da Psicologia Comunitária na Promoção da Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Delnise ; GADELHA, A. K. S. ; ALENCAR, A. B. ; OLIVEIRA, D. M. ; OLIVEIRA, L. N. G. . Saúde comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário do grande bom jardim. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, R. C. N. de ; GADELHA, A. K. S. ; FREIRE, A. I. M. ; CAVALCANTE, A. J. L. ; SCIPIÃO, L. A. . Apropriação do Bosque Moreira Campos por não-estudantes do Campus Benfica da Universidade Federal do Ceará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA JUNIOR, J. F. ; GADELHA, A. K. S. ; OLIVEIRA, D. M. . Um lugar de construção dialógica da práxis em Psicologia: Encontros de Psicologia Comunitária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GADELHA, A. K. S. . Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização para o Sistema Municipal de Saúde de Sobral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GADELHA, A. K. S. . Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GADELHA, A. K. S. . Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada para Agentes Comunitários de Saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, M. S. A. ; CAVALCANTE, A. S. P. ; GADELHA, A. K. S. ; SARAIVA, M. J. G. . Curso de atualização em saúde mental para atenção básica a saúde. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

GADELHA, A. K. S. . Roda de cores e afetos. 2016. Fotografia.

GADELHA, A. K. S. . 'Ser-tão...'. 2016. Fotografia.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Residência Integrada em Saúde com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará: um estudo de caso, Descrição: Dentre as estratégias de EPS, a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) tem sido uma das mais ampliadas pelo Ministério da Saúde a partir de 2011. A RMS trata-se de um modelo de educação participativa que acontece em serviço, assim pode acompanhar cotidianamente as necessidades sociossanitárias da população e as exigências que emergem do serviço, construindo respostas em ato a essas questões. Fala-se de uma educação no trabalho e voltada para o trabalho. Dentro desse processo formativo, o SUS é o lócus do ensino-aprendizagem, a matéria prima e também o horizonte a ser alcançado. Em 2013 houve uma significativa ampliação na oferta de vagas da Residência Multiprofissional no Ceará, que expandiu-se inclusive para o interior do estado por meio da implementação da Residência Integrada em Saúde (RIS- ESP/CE) da Escola de Saúde Pública do Ceará, quando foram ofertadas um total de 222 vagas distribuídas nas ênfases Saúde da Família (119), Saúde Mental Coletiva (53), Saúde Coletiva (26) e Cancerologia (24). O objetivo do estudo é compreender o processo de implementação da Residência Integrada em Saúde - RIS ESP/CE nas ênfases Saúde da Família e Comunidade (SFC) e Saúde Mental Coletiva (SMC), que se deu desde 2012 até o presente, e investigar os impactos deste programa nos contextos de prática e na formação e atuação profissional dos sujeitos envolvidos. Elegeu-se como modalidade de abordagem compreensiva o estudo de caso que, segundo Yin (2009), é uma investigação empírica que proporciona analisar um fenômeno contemporâneo no contexto em que ele ocorre. Este baseia-se em múltiplas fontes de evidência, o que, como consequência, traz a necessidade de triangulação dos resultados. Como referenciais teóricos serão utilizados a literatura sobre Colaboração Interprofissional e Interistitucional e Educação Permanente em Saúde. Pretende-se investigar e compreender o processo de implantação e implementação da RIS em 10 municípios (Aracati, Brejo Santo, Canindé, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Jaguaruana, Maracanaú, Quixadá, Tauá) do Estado do Ceará. Os participantes do estudo serão os profissionais residentes, preceptores, coordenadores e tutores envolvidos diretamente com a ênfase de SFC e SMC da RIS-ESP/CE. Incluirá ainda os gestores locais e os profissionais dos serviços de lotação dos residentes. A investigação será desenvolvida utilizando-se uma variedade de técnicas entrevistas abertas e semi-estruturadas, grupos focais e análise documental. A coleta de informações será realizada no período de março a novembro de 2015. Os dados quantitativos serão analisados pelo cálculo de frequências das variáveis estudadas e os qualitativos por meio do método de análise de conteúdo. A pesquisa seguirá conforme os preceitos da Resolução n.466/12 do Conselho Nacional de Saúde que dispõe sobre pesquisas com seres humanos. O estudo possibilitará uma maior compreensão político, institucional e pedagógica da RIS ESP/CE, contribuindo para identificação dos seus avanços e limites enquanto programa de educação permanente em saúde nos contextos onde está inserida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Ana Karina de Sousa Gadelha - Integrante / Andrezza Aguiar Coelho - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Coordenador / Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Amanda Cavalcante Frota - Integrante / Ana Ester Maria Melo Moreira - Integrante / Ana Luisa Almeida Melo - Integrante / Nara Albuquerque Goes - Integrante / Caio Garcia Correia Sá Cavalcanti - Integrante / Gisele Maria Soares Melo - Integrante / Juliana Eller Tavor - Integrante / Raimunda Félix de Oliveira - Integrante / Rafael Bruno Silva Torres - Integrante / Aline Luiza de Paulo Evangelista - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Práticas inovadoras e desinstitucionalização: analisando um movimento comunitário em saúde mental no Nordeste do Brasil, Descrição: Esta investigação tem como objeto compreender as experiências que vêm sendo implementadas por um movimento comunitário no âmbito da Saúde Mental, situado em um Município de grande porte da região Nordeste do Brasil. Mais especificamente, pretendemos explorar a experiência do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ ou Movimento), desenvolvida em Fortaleza, Ceará, considerando a perspectiva dos atores implicados: usuários, trabalhadores e coordenadores. Algumas questões norteadoras para esta investigação, quais sejam: Que concepções e matrizes teóricas fundamentam a experiência do MSMCBJ e suas diferentes práticas? Como vêm sendo construídas e sistematizadas essas práticas? São elas efetivamente inovadoras com base nas dimensões analíticas aqui demarcadas? No caso de serem, quais suas projetualidades? Quais as percepções que os distintos atores implicados têm em relação às concepções e práticas desenvolvidas pelo Movimento? Como a participação no Movimento afeta usuários, trabalhadores e coordenadores? Quais aportes a experiência do Movimento pode oferece para o avanço de práticas inovadoras e para a desinstitucionalização/inclusão social no campo da Saúde Mental? OBJETIVO GERAL: Analisar a experiência do MSMCBJ de maneira a compreender, com base na perspectiva de seus usuários, trabalhadores e coordenadores, em que medida as praticas implementadas se constituem como contribuição inovadora no sentido da qualidade do cuidado em saúde mental e na perspectiva de uma compreensão ampliada de desinstitucionalização. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Reconstituir o percurso histórico do Movimento a partir dos seus princípios, estratégias, obstáculos e desafios; 2) Identificar as concepções que embasam a atuação do Movimento, bem como seus respectivos campos discursivos; 3) Descrever as práticas e atividades de cuidado desenvolvidas no Movimento; 4) Identificar as teorias e metodologias dessas atividades de cuidado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Karina de Sousa Gadelha - Integrante / Ana Jéssica de Lima Cavalcante - Integrante / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Maria Lúcia Bosi - Coordenador / Mariana Liberato - Integrante / Maria Gabriela Curubeto Godoy - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

Secretaria Municipal de Saúde de Sobral-CE

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente do Sistema Saúde Escola de Sobral, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de apoio institucional; apoio ao processo de organização do trabalho das equipes do Centro de Saúde da Família; planejamento e desenvolvimento de ações de educação permanente; participação do processo de territorialização; auxílio aos processos de cogestão de coletivos na Estratégia Saúde da Família; orientação e monitoramento da organização do processo de trabalho-aprendizagem dos residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família; planejamento e desenvolvimento dos módulos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família; orientação de trabalhos de conclusão de residência e em de cursos de especialização ofertados pela Escola Visconde de Sabóia de Sobral; integração dos processos formativos no território; potencialização de espaços de Educação Permanente no território; contribuição para a integração ensino-serviço-comunidade; promoção de espaços de reflexão crítica e propositiva sobre os indicadores da área; apoio ao processo de gestão de pessoas; articulação, facilitação e participação das reuniões de gerentes; apoio ao planejamento e monitoramento de ações dos serviços; desenvolvimento de processos avaliativos sistemáticos; participação nos termos da Lei Municipal 1.685/2017, pelo acompanhamento dos programas e processos de formação técnica, de graduação, de pós-graduação e de educação permanente em saúde, atuando como preceptora e/ou supervisora, principalmente no que tange a orientação e avaliação das atividades dos estagiários, internos e residentes.

2015 - 2017

Secretaria Municipal de Saúde de Sobral-CE

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Preceptora de Educação Permanente em Saúde, Carga horária: 40

2014 - 2017

Secretaria Municipal de Saúde de Sobral-CE

Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Preceptora de núcleo de Psicologia, Carga horária: 10

Outras informações:
Atividade de Preceptoria de Núcleo da Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia.

2014 - 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Sobral-CE

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicóloga no NASF-Sobral, Carga horária: 40

2012 - 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Sobral-CE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Psicóloga residente prestando apoio às esquipes dos Centros de Saúde da Família dos territórios do Tamarindo e Estação, no Município de Sobral-CE, com bolsa financiada pelo Ministério da Saúde.

2011 - 2011

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Extensão no Núcleo de Atenção à Saúde Mental (NUSAM), vinculado à Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (COPAS) na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE). Desenvolvendo ações interdisciplinares de monitoramento, supervisão e acompanhamento dos serviços em todo o estado, junto às equipes, técnicos e gestores dos Municípios e aos técnicos e gestores do Estado, contribuindo para a implementação da Política de Saúde Mental.

Atividades

  • 04/2011 - 12/2011

    Estágios , NUSAM/COPAS.,Estágio realizado, Realização do Censo Clínico-psicossocial das pessoas em situação de moradia nos Hospitais Psiquiátricos do Ceará, referente ao Projeto de Supervisão Clínico-institucional dos Processos de Desinstitucionalização.

  • 02/2011 - 12/2011

    Estágios , NUSAM/COPAS.,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades da Comissão Revisora das Internações Psiquiátricas Involuntárias (CRIPI), através de visitas aos Hospitais Psiquiátricos de Fortaleza e da realização de entrevistas com pacientes e revisão de prontuários.

  • 01/2011 - 12/2011

    Estágios , NUSAM/COPAS.,Estágio realizado, Realização de ações interdisciplinares de monitoramento, supervisão e acompanhamento dos serviços em todo o estado, junto às equipes, técnicos e gestores dos Municípios e aos técnicos e gestores do Estado.

  • 04/2011 - 04/2011

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.,Treinamentos ministrados, Treinamento de Aplicação do Instrumento do Censo Clínico-psicossocial das pessoas em situação de moradia nos Hospitais Psiquiátricos do Ceará, referente ao Projeto de Supervisão Clínico-institucional dos Processos de Desinstitucionalização.

  • 01/2011 - 03/2011

    Estágios , NUSAM/COPAS.,Estágio realizado, Realização do Censo de supervisores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado do Ceará, como parte do trabalho de implantação da Escola de Supervisores Clínico-Institucionais.

2014 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptoria de Estágio Básico, Carga horária: 8

Outras informações:
Acompanhamento das ações no campo de práticas de Estágio Básico Não Obrigatório, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, totalizando uma carga horária de 102 horas.

2008 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão e iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de atividades de pesquisa e de extensão e atividades administrativas e organização de eventos.

Atividades

  • 09/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , Centro de Humanidades.,Atividade de extensão realizada, Programa Implicações da pobreza e desenvolvimento de estratégias de fortalecimento de ações comunitárias participativas de esporte, lazer e saúde..

  • 03/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , LESC-Psi.,Atividade de extensão realizada, Atividade de Extensão realizada (voluntária) no projeto de extensão: Práticas de Desinstitucionalização em Saúde Mental.

  • 06/2008 - 02/2011

    Extensão universitária , NUCOM.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada Participação (voluntária) no Núcleo de Psicologia Comunitária - NUCOM HF00.2000.AL.0046..

  • 06/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , NUCOM.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada Participação (voluntária) no Projeto de Extensão: Desenvolvimento Comunitário na Região do Médio Curu (Sertão do Ceará): Psicologia Comunitária e comunidades rurais, HF00.2009.PJ.0021..

  • 06/2008 - 12/2010

    Extensão universitária , NUCOM.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada Participação (voluntária) no Projeto de Extensão: Encontros de Psicologia Comunitária HS00.2006.EV.0138...

  • 06/2008 - 12/2010

    Extensão universitária , NUCOM.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada Participação (voluntária) no Projeto de Extensão: Bom dia, Comunidade HF00.2003.AI.0811...

  • 06/2008 - 06/2010

    Extensão universitária , NUCOM.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada Participação (voluntária) no Projeto de Extensão: Saúde Comunitária: caminho possível de desenvolvimento comunitário no Grande Bom Jardim HF00.2007.PJ.0233...

  • 06/2008 - 12/2009

    Extensão universitária , NUCOM.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada Participação (não bolsista) no Projeto de Extensão: Programa de Formação Permanente do NUCOM HF00.2005.CS.0073..

2016 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Apoiadora da Escola de Governo do Ceará

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de apoio da Escola de Governo em Saúde Pública do Ceará (Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia) na segunda edição - 2016 do curso de aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), ofertado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) em parceria com o Ministério da Saúde (DEGES/ SGTES e DAB/ SAS).

2016 - 2019

Conselho Regional de Psicologia 11ª Região

Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira

Outras informações:
Conselheira na Gestão 2016/2019 do IX Plenário

2019 - 2020

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Analista de tutoria de APS no PlanificaSUS

Outras informações:
Analista de Tutoria - Projeto ?A organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde? - PlanificaSUS.

2020 - 2020

Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto Saúde Mental em Casa pelo Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)