Paula Soares Brandão

Enfermeira, Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- ENSP/FIOCRUZ, Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ, Área de Concentração "Processo Saúde-Doença, Território e Justiça Social". Tem experiência na área de Enfermagem em saúde coletiva, com ênfase em saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: Hanseníase, Atenção Primária à Saúde e Gestão. Atuou como enfermeira no Programa de Controle de Hanseníase (PCH), em equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF); direção de unidade de saúde CMS Professor Sávio Antunes; apoiadora institucional da CAP 5.3; gerente de expansão da ESF no município do Rio de Janeiro; parecerista para redução da judicialização na saúde na Câmara de Resolução de Litígios da Saúde, direção da Divisão de Ações e Programas de Saúde da AP 1.0, conselheira distrital de saúde da AP 5.3. Atualmente é professora assistente do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, Faculdade de Enfermagem - UERJ, leciona no Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Residência, supervisão de estágio/internato em saúde da família, membro do projeto de extensão "A Enfermagem em Saúde Pública e a prática educativa: uma experiência a nível local", do grupo de pesquisa " Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva", conselheira suplente do Conselho Regional de Enfermagem - COREN-RJ, membro titular do Departamento de Atenção Primária à Saúde da ABEn seção RJ, voluntária do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e representante do Brasil no Painel de Mulheres e Homens afetados pela Hanseníase da ILEP.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Saúde Pública

2018 - Atual

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: ?Avaliação da implementação das Estratégias Globais para Eliminação da Hanseníase no Brasil.?,
Marly Marques Cruz. Palavras-chave: Hanseníase; Avaliação em Saúde; Direitos Humanos.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Global.

Mestrado em Mestrado em Saúde Pública

2009 - 2011

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Avaliação da Qualidade da Assistência aos estados reacionais em Hanseníase na Atenção Primária: o caso da AP 5.3 no município do Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 2011
Marly Marques da Cruz.Coorientador: Rosely Magalhães de Oliveira. Palavras-chave: Estado Reacional; Hanseníase.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Avaliação de Programas de Saúde.

Especialização em Especialização em Saúde da Família

2002 - 2003

Universidade de Vassouras
Título: Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família

Graduação em Enfermagem

1998 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Comunidade de Vila Dois Rios-Campus UERJ/ Ilha Grande.
Orientador: Elisabeth Rose Martins

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de SINANNET e TABWIN Básico. (Carga horária: 30h). , Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, SESRJ, Brasil.

2016 - 2016

Capacita Mulher. (Carga horária: 4h). , Assembléia Legislativa do Estado do RJ, ALERJ, Brasil.

2016 - 2016

Missing Millions: demanding justice for people affected by leprosy.. (Carga horária: 30h). , The Leprosy Mission Ireland, TLM, Irlanda.

2015 - 2015

Atualização para Docentes da UERJ. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Cotidiano da População em Situação de Rua. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Curso Básico de Investigação de Surto. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, SMSDC-RJ, Brasil.

2008 - 2008

Qualificação em Educação em Diabetes.. (Carga horária: 40h). , Rede de Educadores Latino-Americana em Diabetes, RELAD, Brasil.

2008 - 2008

Educação em Saúde-um olhar para o Controle da Hans. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, SMSDC-RJ, Brasil.

2005 - 2005

Expansão do DOTS pelas equipes de PACS e PSF. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, SMSDC-RJ, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Facilitadores em AIDPI do Estado do RJ. (Carga horária: 88h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2003 - 2003

Capacitação em Ações de Controle de Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, SMSDC-RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Hanseníase.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRANDÃO, P. S. ; SEIXAS, C. T. ; NETO, M. ; SANTO, T. B. E. ; CUSTODIO, A. . Seminário Internacional Direitos Humanos, Saúde e Participação Social. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12°Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Acompanhamento e vigilância em saúde de usuários com diabetes mellitus de uma equipe de saúde da família, no município do Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).

12°Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Melhoria do registro de dados relacionados à tuberculose em uma Clínica da Família no município do Rio de Janeiro:a experiência de um projeto de intervenção.. 2018. (Congresso).

Curso Avaliação de efetividade de intervenções complexas em saúde pública. 2018. (Outra).

Reunião do Panel of Women and Men Afeccted by Leprosy - ILEP. 2018. (Outra).

Seminário Internacional Direitos Humanos, Saúde e Participação Social. 2018. (Seminário).

Usos dos Estudos Avaliativos no âmbito da Atenção Básica.Avaliação da qualidade da assistência aos estados reacionais em Hanseníase na APS: o caso da AP 5.3.. 2018. (Seminário).

1° Conferência Livre de Comunicação em Saùde. 2017. (Outra).

Conference Increasing Social Inclusion. 2017. (Outra).

Reunião de Nivelamento das equipes de capacitadores do Projeto BDSF: abordagens inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre de Hanseníasedo. 2017. (Outra).

Missing Millions: demanding justice for people affected by leprosy.A experiência de ser ex paciente e enfermeira do Programa de Controle da Hanseníase no Brasil. 2016. (Outra).

Reunião da Estratégia Global de Hanseníase 2016-2020 adaptada ao SUS: atualizações, desafios e perspectivas.Estratégia Global de Hanseníase 2016-2020: Qual a nossa contribuição?. 2016. (Encontro).

26° UERJ SEM MUROS.26° UERJ SEM MUROS. 2015. (Outra).

Atualização para Docentes da UERJ. 2015. (Outra).

I Simpósio do Centro Especial de Vacinação Dr. Álvaro Aguiar. 2015. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Residências na Atenção Básica/Saúde da Família. 2015. (Simpósio).

IV Fórum de Enfermagem da UNISUAM.A Atuação do enfermeiro e os desafios para a atenção à saúde.. 2015. (Outra).

O exercício da clínica ampliada na Atenção Primária à Saúde: Desafios para uma prática integral.Clínica Ampliada e seus dispositivos. 2015. (Outra).

VI Seminário Internacional da Atenção Básica. 2012. (Seminário).

Apresentação da Proposta do DAB. 2011. (Outra).

II Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

I Oficina do Projeto de Formação em Gestão Participativa e Controle Social. 2009. (Oficina).

Oficina de Aperfeiçoamento em monitoramento e avaliação do Programa de Controle da Hanseníase - Ministério da Saúde do Brasil. 2009. (Oficina).

Curso de Qualificação em Educação em Diabetes para Profissionais de Saúde. 2008. (Outra).

II Seminário de Equidade em Saúde da População Negra : desafios e perspectivas.. 2008. (Seminário).

Reunião Anual de Monitoramento e Avaliação da Hanseníase. 2008. (Encontro).

Seminário Nacional sobre Formação de Recursos Humanos para APS - Brasil. 2008. (Seminário).

I Congresso Latino-Americano de Hipertensão e Obesidade. 2007. (Congresso).

II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde - 1° Mostra de Experiências em Serviços de Saúde.A Segurança Materna-Infantil através da Vigilância nos Moldes de Saúde da Família.. 2005. (Seminário).

1°Mostra de Atenção Básica do Município do Rio de Janeiro: A Estratégia Saúde da Família em nossas mãos.. 2004. (Outra).

6° Congresso Brasileiro de Medicina de Fmília e Comunidade. 2004. (Congresso).

Seminário de Qualificação da Assistência Pré-Natal. 2004. (Seminário).

Seminário de Bases Técnicas em Aenção Integrada as Doenças Prevalentes da Infância - AIDPI. 2003. (Seminário).

Seminário sobre Vigilãncia Epidemiológica das DST/HIV/AIDS. 2002. (Seminário).

53° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Educação, Saúde e Biodiversidade Ambiental: Campus da ILHA grande/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).

1°Investigando em Enfermagem.Evolução Vacinal da Segunda dose de BCG-ID:estudo desenvolvido com grupo etário de 06 a 16 anos.. 1999. (Seminário).

8° Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Evolução Vacinal da Segunda Dose da BCG-ID: Estudos Dsenvolvido com o grupo etário de 06 a 16 anos- Resultados Preliminares.. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isabelle Cristine da Silva

LEMOS, P. F. S.;BRANDÃO, P. S.; COSTA, C. C. P.. Instituição de Protocolo para Atendimento de Pessoas com Lesões Crônicas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ.

Aluno: Neuber Monteiro de Souza

BRANDÃO, P. S.; KOOPMANS, F. F.; AGONIGI, R. C.. Qualificação da busca ativa de sintomáticos respiratórios nas visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde de uma equipe da estratégia saúde da família.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ.

Aluno: Daniella Freitas da Silva

KOOPMANS, F. F.;BRANDÃO, P. S.; PORCIUNCULA, A. M.. Ampliação do acesso à saúde das pessoas em situação de rua. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ.

Aluno: Sabrina dos Santos da Costa Santos

MELLO, A. S.; HENRIQUES, R. L. M.;BRANDÃO, P. S.. Condução dos Casos de Demanda Espontânea utilizando uma planilha dinâmica como meio de comunicação.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ.

Aluno: Fabíola dos Santos T

SEIXAS, C. T.; TAVARES, A. C.;BRANDÃO, P. S.. Oliveira. Educação em Serviço para o Agente Comunitário de Saúde. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Res) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephanie Gonçalves de Macêdo Rosa

BRANDAO, A. L.; CAMPOS, C. E. A.; BECKER, D.;BRANDÃO, P. S.. A demanda espontânea de uma equipe de saúde da família analisada segundo o Princípio de Pareto.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos da Saúde Coletiva.

Aluno: Mariana da Rocha Cruz

BRANDÃO, P. S.. O Uso de Instrumentos de Contratualização na Gestão no Município do Rio de Janeiro.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Atenção Básica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Verena Duarte de Moraes

BRANDÃO, P. S.; CAMPOS, C. E. A.; BECKER, D.; BRANDAO, A. L.. Dimensões da Avaliação da Estratégia de Saúde da Família pela perspectiva do usuário.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Saúde Coletiva IESC-UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Equipe território Rodrigo Roig

BRANDÃO, P. S.. Carteira de Serviços: Limites e Potencialidades para a Estratégia Saúde da Família (ESF) no município do Rio de Janeiro.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Cristina Ferreira de Abreu

BRANDÃO, P. S.. Avaliação dos Elementos Dificultadores para a Incorporação do Sistema de Apoio a Construção do Relatório de Gestão do SUS - SargSUS.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação em Saúde - EAD) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jurema Guerrieri Brandão

BRANDÃO, P. S.; COUTINHO, T.. Avaliação da qualidade da assistência prestada às pessoas acometidas pela hanseníase através das assessorias em atenção integral com foco em Prevenção de Incapacidades e reabilitação realizadas pelo Programa Nacional no período de 2010 a 2012.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação em Saúde/EAD) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Suellen Rosa Pereira França

BRANDÃO, P. S.; SEIXAS, C. T.; MELLO, A. S.; GONCALVES, J. G.. Contribuição do enfermeiro no cuidado de pessoas com câncer e suas famílias na Atenção Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: DIAS, A

BRANDÃO, P. S.; ACIOLI, S.; FARIA, M. G. A.. P.S; SILVA, C.C; CARDOSO, P.A.Panorama das publicações nacionais sobre o papel d enfermeiro na estratégia de saúde da família. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andressa David da Silva e Cristiane de Farias

LEAO, A. M. M.;BRANDÃO, P. S.; SILVA, C. M.. Hanseníase: o significado do diagnóstico para os acometidos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BRANDÃO, P. S.. Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Residência - UERJ. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BRANDÃO, P. S.; KOOPMANS, F. F.; OLIVEIRA, S. A.; SILVA, M. T. N.; LIMA, T. A.; MELLO, A. S.; MARTINS, A. L. X.; NETO, M.; RAFAEL, R. M. R.; FARIA, M. G. A.; LEAO, A. M. M.; DAVID, H. M. L.; SEIXAS, C. T.. Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Residência - UERJ. 2015. Faculdade de Enfermagem UERJ.

SEIXAS, C. T.; NETO, M.;BRANDÃO, P. S.. Processo Seletivo para professor substituto do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Faculdade de Enfermagem UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Augusto da Costa Nery

NERY, J. A. C.; Santos, E. M.; Cruz, M. M.. Avaliação da qualidade da assistência aos estados reacionais em hanseníase na atenção primária: o caso da AP 5.3 no município do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Neuber Monteiro de Souza

Atuação do enfermeiro na educação permanente com os agentes comunitários de saúde na busca ativa dos sintomáticos respiratórios em uma equipe da área programática da 3; 3; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ; (Orientador);

Amanda Rodrigues de Souza

Acompanhamento e Vigilância em saúde de usuários com diabetes mellitus de uma equipe de saúde da família, no municipio do Rio de Janeiro; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Paula Soares Brandão;

Kerollyn Marques da Cruz

Registro de dados relacionados à tuberculose: um projeto de intervenção em uma clínica da família do Rio de Janeiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Paula Soares Brandão;

Bruna Crawford Tomaini

Elaboração de POP: uma proposta de intervenção para qualificação do processo de trabalho na sala de curativo de uma unidade de Atenção Primária â Saúde do Rio de Janeiro; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Paula Soares Brandão;

Gabrieli Julio Silva

?Qualificação dos registros da consulta de enfermagem em prontuário eletrônico através da sistematização da assistência de enfermagem: proposta de intervenção para uma unidade de atenção primária no município do Rio de Janeiro?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família -Residência) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Paula Soares Brandão;

Anna Keyla da Silva Santos e Lucas Portella Silva Santos

A percepção do enfermeiro sobre o cuidado à pessoa com deficiência auditiva na Atenção Básica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Paula Soares Brandão;

Karina Cordeiro de Freitas e Natália Moreira Leitão

A identificação preliminar da Síndrome de Burnout em residentes de enfermagem de um hospital universitário do Rio de Janeiro; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Paula Soares Brandão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marly Marques da Cruz

Avaliação da implementação das Estratégias Globais para Eliminação da Hanseníase no Brasil; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; (Orientador);

Marly Marques da Cruz

Avaliação da qualidade da assistência aos estados reacionais em hanseníase na atenção primária: o caso da AP 5; 3 no município do Rio de Janeiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Orientador: Marly Marques da Cruz;

Elizabeth Rose Costa Martins

Hipertensão Arterial e diabetes Mellitus na Comunidade de Vila Dois Rios / Ilha Grande; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Elizabeth Rose Costa Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, M. C. C. ; OLIVEIRA, S. A. ; NETO, M. ; MELLO, A. S. ; BRANDÃO, P. S. . Protocolo de Enfermagem: motivação e metodologia no processo de construção compartilhada.. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 25, p. 1, 2017.

  • BRANDÃO, P. S. ; LEAO, A. M. M. ; FERNANDES, G. S. ; FRANCZ, A. C. L. ; SILVA, A. F. L. ; DAVID, A. F. ; FARIAS, C. . Prevenção e controle da Hanseníase no Município de Esperantina, Piauí: ações procedentes da extensão universitária. INTERAGIR (UERJ) , v. 16, p. 59, 2011.

  • BRANDÃO, P. S. ; ZATTAR, M. (Org.) . Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: , 2012.

  • DAVID, H. M. L. ; ACIOLI, S. ; SEIDL, H. M. ; BRANDÃO, P. S. . O Enfermeiro na Atenção Básica: processo de trabalho, práticas de saúde e desafios contemporâneos.. In: Maria Helena Magalhães de Mendonça, Gustavo Corrêa Matta, Roberta Gondim e Ligia Giovanella. (Org.). Atenção Primária à Saúde no Brasil: Conceitos, Práticas e Pesquisa.. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018, v. , p. 15-617.

  • BRANDÃO, P. S. . Ser mujer y persona afectada por la Hanseniasis: breve reflexión. Fontilles: Sallud & Desarrolo, Espanha, p. 8 - 9, 08 mar. 2018.

  • BRANDÃO, P. S. ; MATOS, P. S. S. . Why we must talk about leprosy, stigma and mental health. ilep, Geneva Switzerland, 30 mar. 2017.

  • Araci Carmem Clos ; Marcio Tadeu Ribeiro Francisco ; Elizabeth Rose Costa Martins ; BRANDÃO, P. S. . Projeto Educação e Saúde-vila Dois Rios/Campus UERJ.. In: VII Seminário da Região Sudeste-ENFSUDESTE. Multiplicidade da Prática de Enfermagem, 2001, Rio de Janeiro. VII Seminário da Região Sudeste-ENFSUDESTE. Multiplicidade da Prática de Enfermagem. Rio de Janeiro: Editora Aben, 2001.

  • PAULA, H. C. ; DAHER, D. V. ; KOOPMANS, F. F. ; FARIA, M. G. A. ; BRANDÃO, P. S. ; SCORALICK, G. B. F. . A implantação do Consultório na Rua na perspectiva do cuidado em saúde. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , 2018.

  • CRUZ, K. M. ; BRANDÃO, P. S. ; LIMA, A. P. S. ; CELESTINO, C. S. M. ; SILVA, L. M. ; SOUZA, R. A. . MELHORIA DO REGISTRO DE DADOS RELACIONADOS À TUBERCULOSE EM UMA CLÍNICA DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DO RJ: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, A. R. ; BRANDÃO, P. S. . ACOMPANHAMENTO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUSTODIO, A. ; BRANDÃO, P. S. ; NETO, M. ; ACIOLI, S. ; FONSECA, M. H. S. ; NASCIMENTO, J. ; SILVA, L. R. ; ASSIS, J. M. . EAD MORHAN: O USO DA TECNOLOGIA E DAS MÍDIAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ATUALIZAÇÃO EM HANSENÍASE.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACIOLI, S. ; BRANDÃO, P. S. ; LEONEZA, I. ; BELCHIOR, S. . A enfermagem na Atenção Primária à Saúde: o papel dos enfermeiros frente aos desafios e potencialidades de atuação na conjuntura de crise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, A. L. X. ; ACIOLI, S. ; DAVID, H. M. L. ; BRANDÃO, P. S. ; MELLO, A. S. ; HENRIQUES, R. L. M. ; SILVA, M. T. N. . A Saúde Coletiva no processo formativo: relato de experiência co Curso de Formação Histórico Política para Residência em Enfermagem em Saúde da Família-UERJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. K. S. ; SANTOS, L. P. S. ; FARIA, M. G. A. ; BRANDÃO, P. S. . A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE O CUIDADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ATENÇÃO BÁSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, A. S. ; BRANDÃO, P. S. ; MARTINS, A. L. X. ; ACIOLI, S. ; SILVA, M. T. N. ; HENRIQUES, R. L. M. . Residência em Enfermagem em Saúde da Família: o olhar da pedagogia crítica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NETO, M. ; TINOCO, T. F. ; ACIOLI, S. ; BRANDÃO, P. S. ; MELLO, A. S. ; RAFAEL, R. M. R. . Mortalidade Materna e a Prática Educativa na Atenção Primária à Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, P. S. . A experiência na Saúde Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, P. S. . Estretégia Global de Hanseníase 2016-2020: acelerando em direção à eliminação da hanseníase. Qual a nossa contribuição?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, P. S. . Ações Estratégicas para o controle da hanseníase no contexto da Atenção Primária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, P. S. . Participação e Controle Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, P. S. ; SCHNEIDER, A. C. . Redes de Atenção: desafio para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDÃO, P. S. . Experiência em gerenciamento na Atenção Básica por enfermeiros.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANDÃO, P. S. . Avaliação da Qualidade da Assistência aos estados reacionais em Hanseníase na Atenção Primária: o caso da AP 5.3 no município do Rio de Janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, P. S. . Projeto Educação e Saúde - Vila Dois Rios- Campus UERJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDÃO, P. S. . Projeto Por Rio Sem Hanseníase. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, P. S. . Educação, Saúde e Biodiversidade Ambiental: Campus da Ilha Grande/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Maria Estherzita Ribeiro Alves ; BRANDÃO, P. S. . Evolução vacinalda segunda dose da BCG-ID:Estudo desenvolvido com o grupo etário de 06 a 16 anos - Resultados preliminares.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WHO, W. H. O. ; BRANDÃO, P. S. ; DUCK, M. . Guidelines for the Diagnosis, Treatment and Prevention of Leprosy. New Delhi: © World Health Organization 2018, 2018 (Grupo Revisor Externo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRANDÃO, P. S. ; BRIGAGAO, L. C. ; KRIVOCHAIN, A. C. . I Encontro do Morhan Palmas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRANDÃO, P. S. . Assistência ao portador de Hanseníase Assistência ao portador de Hanseníase. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRANDÃO, P. S. ; MELLO, A. S. ; MARTINS, A. L. X. . RESF Enf UERJ. 2015; Tema: Residência em Enfermagem em Saúde da Família. (Rede social).

SILVA, A. L. ; BRANDÃO, P. S. ; SOUZA, R. O. A. ; DAXBACHER, E. ; MELLO, K. . Curso Planejamento Estratégico para Enfrentamento da Hanseníase no Estado do Rio de Janeiro. 2018. .

BRANDÃO, P. S. ; SILVA, A. L. . Matriciamento com Estratégias para aumento de resolutividade na Atenção Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, A. C. ; MARTINS, R. L. ; LIMA, A. A. ; MANSO, C. C. ; BORGA, E. ; PRUDENCIO, F. ; GASPAR, F. L. ; MEDEIROS, R. B. ; JESUS, R. S. ; BARRETO, S. S. ; REISDOMINGOS, J. S. ; BRANDÃO, P. S. . Para Construir um Acesso Mais Seguro- Guia para Profissionais de Saúde. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA).

BRANDÃO, P. S. . Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

BRANDÃO, P. S. ; CRUZ, M. M. ; OLIVEIRA, R. M. . Avaliação da qualidade da assistência aos estados reacionais em Hanseníase na Atenção Primária: o caso da AP 5.3 no município do Rio de Janeiro. 2011. (Relatório de pesquisa).

TARDIN, R. T. ; Maria Cristina Dias da Silva ; Léa Luiza de Souza e Melo ; BRANDÃO, P. S. . Hanseníase, Manual dos Agentes Comunitários de Saúde. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

TARDIN, R. T. ; Léa Luiza de Souza e Melo ; Maria Cristina Dias da Silva ; BRANDÃO, P. S. . Hanseníase. Guia do Facilitador. Roteiro para as Aulas do Curso.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

BRANDÃO, P. S. . XV Curso de Operacionais em Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância - AIDPI.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRANDÃO, P. S. . XV Curso de Operacionais em Atenção Integrada as Doenças Prevalentes da Infância - AIDPI.. 2004. .

BRANDÃO, P. S. . Treinamento Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde do Município do Rio de Janeiro. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRANDÃO, P. S. ; TARDIN, R. T. . Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase para Enfermeiros.. 2003. .

BRANDÃO, P. S. ; NETO, M. ; CUSTODIO, A. ; BECHLER, R. . EAD MORHAN - História da Hanseníase.. 2017. Vídeo.

BRANDÃO, P. S. ; NETO, M. ; CUSTODIO, A. ; PINTO, F. F. . EAD MORHAN - Lepra x Hanseníase. 2017. Vídeo.

BRANDÃO, P. S. ; NETO, M. ; CUSTODIO, A. ; ALVES, F. A. . EAD MORHAN - Estatuto MORHAN e REMOB. 2017. Vídeo.

BRANDÃO, P. S. ; NETO, M. ; CUSTODIO, A. ; DOMINGUEZ, M. T. . EAD MORHAN - Movimentos Sociais MORHAN. 2017. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ?Avaliação da implementação das Estratégias Globais para Eliminação da Hanseníase no Brasil, Descrição: Projeto a ser desenvolvido no Curso de Doutorado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Soares Brandão - Coordenador / Marly Marques Cruz - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Promoting inclusion where it matters most: Building resilience in individuals and families based on evidence and participatory methods., Descrição: To use conventional and participatory research methods to identify evidence-informed ?core elements? for building individual and family resilience in the face of leprosy-related discrimination. To operationalise these elements into a comprehensive intervention suited to service delivery in endemic settings. To then pilot the developed intervention in an endemic setting.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Soares Brandão - Integrante / Zoica Bakirtzief da Silva Pereira - Coordenador / Anna van ?t Noordende - Integrante / Pim Kuipers - Integrante / Mathias Duck - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Práticas e saberes dos enfermeiros na Atenção Primária: Diálogos com a Educação Popular em Saúde e suas perspectivas teórico- metodológicas, Descrição: Possui como objetivo geral, construir, de forma compartilhada entre enfermeiros e usuários, projetos de atuação a partir da análise das práticas de enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família de uma área de planejamento do município do Rio de Janeiro, orientados pelos eixos teórico-metodológicos presentes no campo da Educação Popular em Saúde.Neste projeto optou-se pela pesquisa-ação participativa em saúde (PAPS) a qual apropria-se dos fundamentos da pesquisa-ação enfatizando os princípios de uma abordagem metodológica que busca a interação entre pesquisadores e sujeitos, em que a pesquisa seja uma experiência de troca e tomada de decisões compartilhadas entre os participantes (WRIGHT, M.T. et all, 2013). Os participantes do estudo serão compostos por três categorias: enfermeiros, e usuários de clínicas de saúde da família de uma área de planejamento do município do Estado do Rio de Janeiro ? RJ. Dentre as técnicas de coleta de dados utilizadas, estão a análise documental, grupo focal, observação sistematizada e realização de seminários. A presente pesquisa a partir do acompanhamento das experiências e práticas de cuidado do enfermeiro e usuários no cotidiano de suas ações permitirá identificar o caráter objetivo e subjetivo de tais práticas, além de aprofundar a compreensão do papel destes atores. Percebe-se também a importância de considerarmos os interesses e necessidades de usuários e profissionais de saúde e especificamente de enfermeiros na construção das práticas a serem desenvolvidas na estratégia de saúde da família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Paula Soares Brandão - Integrante / Alex Simões de Mello - Integrante / Magda Guimarães de Araújo Faria - Integrante / Sonia Acioli de Oliveira - Coordenador / Vanessa de Almeida Ferreira - Integrante / Helena Maria Leal David - Integrante / Juliana Rosa Dias - Integrante / Luciana Valadão Alves Kebian - Integrante / Daniela Bastos Silveira - Integrante / Ricardo de Mattos Russo Rafael - Integrante / Mercedes Neto - Integrante / Maria Elvira Miguel Elias Siqueira da Cruz - Integrante / Carolina Neves Dias de Andrade - Integrante / Marcia Cristina Cid Araújo - Integrante / Tayane Fraga Tinoco - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na Modalidade Residência, Descrição: Construção de processos de formação em Saúde da Família em parceria com a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paula Soares Brandão - Integrante / Alex Simões de Mello - Integrante / Sonia Acioli de Oliveira - Coordenador / Maria Therezinha Nóbrega da Silva - Integrante / Amanda de Luca Xavier Martins - Integrante / Regina Lucia Monteiro Henriques - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na Modalidade Residência, Descrição: Construção de processos de formação em Saúde da Família em parceria com a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paula Soares Brandão - Integrante / Alex Simões de Mello - Integrante / Sonia Acioli de Oliveira - Coordenador / Maria Therezinha Nóbrega da Silva - Integrante / Amanda de Luca Xavier Martins - Integrante / Regina Lucia Monteiro Henriques - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na Modalidade Residência, Descrição: Construção de processos de formação em Saúde da Família em parceria com a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2014 - Atual

    Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na Modalidade Residência, Descrição: Construção de processos de formação em Saúde da Família em parceria com a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paula Soares Brandão - Integrante / Alex Simões de Mello - Integrante / Sonia Acioli de Oliveira - Coordenador / Maria Therezinha Nóbrega da Silva - Integrante / Amanda de Luca Xavier Martins - Integrante / Regina Lucia Monteiro Henriques - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Medalha Borges - Honra ao Mérito, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

2005

Talento Humano 2005 CAP 5.3, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico. , Boulevard Vinte e Oito de Setembro 157, Vila Isabel, 20551030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 28688236

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    International Federation of Anti-Leprosy Associations

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2002 - 2015

    Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 60

    Atividades

    • 09/2014 - 06/2015

      Serviços técnicos especializados , Coordenação de Área de Planejamento 1.0, .,Serviço realizado, Diretora da Divisão de Ações e Programas de Saúde.

    • 09/2013 - 08/2014

      Serviços técnicos especializados , Câmara de Resolução de Litígios de Saúde, .,Serviço realizado, Parecerista.

    • 02/2013 - 08/2013

      Serviços técnicos especializados , Coordenação de Saúde da Família, .,Serviço realizado, Apoio Institucional e implantação do Consultório na Rua de Antares.

    • 12/2010 - 01/2013

      Direção e administração, Coordenação de Saúde da Família, .,Cargo ou função, Gestão.

    • 10/2008 - 11/2010

      Serviços técnicos especializados , Coordenação de Área de Planejamento 5.3, .,Serviço realizado, Apoio Institucional.

    • 09/2007 - 09/2008

      Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Direção do CMS Professor Sávio Antunes.

    • 04/2006 - 08/2007

      Serviços técnicos especializados , PSF Barro Vermelho, .,Serviço realizado, Enfermeira de ESF.

    • 07/2003 - 03/2006

      Serviços técnicos especializados , PACS Nova Sepetiba, .,Serviço realizado, Enfermeira do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

    • 10/2002 - 06/2003

      Serviços técnicos especializados , CMS Dr. Cyro de Mello, .,Serviço realizado, Enfermeira do Programa de Hipertensão e Diabetes.

    • 08/2002 - 06/2003

      Serviços técnicos especializados , Policlínica Lincoln de Freitas Filho, .,Serviço realizado, Enfermeira do Programa de Controle da Hanseníase.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2015

      Ensino, Curso de Especialização em Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Res, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica de Atenção Primária: Indivíduo, Família e Comunidade na perspectiva das linhas de cuidado I. Módulo de Atenção Integral a Saúde do Adulto, Clínica de Atenção Primária: Indivíduo, Família e Comunidade na perspectiva das linhas de cuidado I. Módulo de Saúde do Idoso, Eixos Centrais do Processo de Trabalho na Estratégia Saúde da Família, Gestão em Saúde da Família

    • 06/2015

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assistencial I: Saúde, Trabalho e Meio Ambiente IV (Internato - 8° período)

    • 06/2015

      Extensão universitária , Faculdade de Enfermagem UERJ, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora no Projeto de Extensão "A Enfermagem em Saúde Pública e a prática educativa: uma experiência a nível local".

  • 2008 - Atual

    Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseniase

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

  • 2017 - Atual

    Associação Brasileira de Enfermagem

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Titular

    Outras informações:
    Departamento Científico de Atenção Primária à Saúde DAPS/AB - ABEn-RJ

  • 2015 - Atual

    Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

    Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro Suplente