Alan Victor Lucas

Sou engenheiro químico com expertise em análises de resíduos de pesticidas e desenvolvimento de métodos, desde a preparação ds amostra até a cromatografia (LC-MS-MS). Tenho experiências em garantia da qualidade, direção de estudo e instrumentação analítica.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Proteção de Plantas

2019 - 2020

Universidade Federal de Viçosa
Título: Avaliação de risco dietético agudo ? Uma abordagem científica para segurança alimentar do consumidor
Orientador: Raul Narciso C. Guedes

Graduação em Engenharia Química

2008 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Ultrassom na engenharia química. Utilização industrial, pesquisas e perspectivas para o futuro.
Orientador: Domingos Sávio Giordani

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Diploma in Business. (Carga horária: 400h). , Lonsdale Institute - Melbourne, VIC, Austrália.

2012 - 2012

Certificate IV in Business. (Carga horária: 400h). , Lonsdale Institute - Melbourne, VIC, Austrália.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Biocombustíveis.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Orgânicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Óleos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Estrutura, Conformação e Estereoquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21 SIICUSP.Desenvolvimento e Validação de Técnica para Determinação do Número de Cetanos através do Nariz Eletrônico e Redes Neurais Artificiais. 2013. (Simpósio).

18 SIICUSP.Determinação do Número de Cetanos em misturas modelos de ésteres graxos atravéz do Nariz Eletrônico e Redes Neurais Artificiais. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jayne Carlos de Souza Barboza

BARBOSA, Jayne C. S.. Ultrassom na Engenharia Química. Utilização Industrial, Pesquisas e Perspectivas para o Futuro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

DOMINGOS SÁVIO GIORDANI

Beatriz de Moura Leite Mesquita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Domingos Sávio Giordani;

DOMINGOS SÁVIO GIORDANI

Desenvolvimento e validação de técnica para determinação do número de cetanos através do nariz eletrônico e redes neurais artificiais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Domingos Sávio Giordani;

DOMINGOS SÁVIO GIORDANI

Desenvolvimento de técnica para determinação do número de cetanos através do nariz eletrônico e redes neurais artificiais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Domingos Sávio Giordani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Validação da Técnica para determinação do Número de Cetanos através do Nariz Eletrônico e Redes Neurais Artificiais, Descrição: Este projeto de Iniciação Científica em Desenvolvimento Técnológico e Inovação tem por objetivo a otimização de parâmetros de produção do biodiesel de babaçu em laboratório, sua caracterização e posterior utilização para validação da metodologia para a determinação do NC de biodiesel através do nariz eletrônico e da interpretação de seus espectros por técnicas de inteligência artificial chamadas de redes neurais artificiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan Victor Lucas - Integrante / Domingos Sávio Giordani - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Determinação do Número de Cetanos em misturas modelos de ésteres graxos atravéz do Nariz Eletrônico e Redes Neurais Artificiais, Descrição: O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo a síntese de ésteres etílicos a partir de ácidos graxos, para posterior caracterização dos ésteres produzidos e preparo de misturas modelo. Com isso faz-se a correlação do número de cetanos de amostras modelo de biodiesel via nariz eletrônico e RNA. Orientado pelo Professor Doutor Domingos Sávio Giordani.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan Victor Lucas - Integrante / Domingos Sávio Giordani - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • BASF S/A - Guaratinguetá, GENCS. , Av. Brasil, 791, Engenheiro Neiva, 12521900 - Guaratinguetá, SP - Brasil - Caixa-postal: 116, Telefone: (12) 31595136, Ramal: 5116

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

BASF S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador laboratório desenvolvimento, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsabilidades como diretor de estudo e pesquisador principal analítico de estudos de resíduo de agroquímicos em matrizes vegetais para registro de produtos no Brasil. Os estudos são conduzidos conforme os princípios BPL da CGCRE/INMETRO e OECD, bem como a resolução normativa da ANVISA RDC 4 (2012). As atividades para essas funções incluem, mas não se limitam a: - Planejamento de estudos, escrita de planos de estudo, emendas e desvios.- Condução e/ou supervisão da fase analítica de estudos e supervisão da fase de campo. - Comunicação com a garantia da qualidade, pesquisadores principais, gerência da instalação de teste, pessoal do estudo e patrocinador. - Registro e revisão de dados brutos em papel e eletrônicos. - Avaliação de resultados e emissão de relatórios finais e de fase.

2016 - 2017

BASF S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista garantia qualidade BPL, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejamento e condução de inspeção de estudos e instalação, incluindo inspeção de planos de estudo, dados brutos de laboratório e campo, relatórios finais e inspeções de etapas críticas e processos de campo e laboratório de estudos de resíduo, ambientais e físico-químicos do Laboratório Global de Meio Ambiente e Segurança Alimentar (GENCS); revisão, efetivação e controle de documentos, incluindo Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e registros da qualidade; Focal point da unidade da garantia da qualidade para implementação e manutenção de sistemas informatizados globais.

2014 - 2015

BASF S/A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Treinamentos em normas e procedimentos do INMETRO, ANVISA, MAPA, OECD, ABNT e procedimentos Operacionais Padrão (POPs); participação em auditoria interna; acompanhamento de auditoria externa, realizada pela CGCRE/INMETRO; inspeção de planos de estudo, etapas críticas eprocessos, cadernos de campo, dados brutos e relatório final de estudos de resíduo, ambientais e físico-químicos do Laboratório Global de Meio Ambiente e Segurança Alimentar (GENCS); revisão, efetivação e controle de documentos; membro de um projeto global para implementação de um sistema informatizado de grande porte.

Atividades

  • 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , GENCS, Guaratinguetá.,Linhas de pesquisa

2009 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista da CNPQ

2016 - 2016

Eurofins Agroscience LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista da Qualidade Pl, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração e revisão de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) utilizados para a realização de atividades relacionados aos princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL); controle de documentos; controle de treinamentos; planejamento e condução de inspeções de plano de estudo, etapas críticas, processos, dados brutos e relatórios de estudos de resíduos, resíduo para proteção de abelhas e ecotoxicológicos, a fim de garantir que os mesmos sejam conduzidos em conformidade com as normas da CGCRE/INMETRO, OECD, EPA, ANVISA, MAPA e IBAMA; verificação da implementação das ações corretivas das não conformidades apontadas; emissão de relatórios de inspeção e da Declaração da Garantia da Qualidade em relatórios parciais e finais; implementação de sistemática para validação e operação de sistemas informatizados; criação de apresentações e ministração de treinamentos de normas; envio de documentos para arquivamento;