Nathália Cristina Gomes Silveira

Mestrado concluído em Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP), com ênfase em reaproveitamento de resíduos. Possui qualificação profissional em Operação de Processos em Mineração pelo SENAI Nova Lima (2016). Graduada em Engenharia de Materiais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2016) com experiência de intercambista na instituição Sheffield Hallam University (Inglaterra-2014/2015). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente em assuntos relacionados à sustentabilidade na construção civil.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Materiais

2018 - 2020

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Desenvolvimento e caracterização de materiais geopoliméricos de uma fase à base de lama vermelha e vidro moído,Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Fernando Gabriel da Silva Araujo
Coorientador: Augusto Cesar da Silva Bezerra.

Graduação em Engenharia de Materiais

2011 - 2016

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por resíduo de vidro na produção de argamassa
Orientador: Marcello Rosa Dumont

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Qualificação profissional em Operação de Processos em Mineração. (Carga horária: 400h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2013 - 2013

Mini Curso de Exploração Mineral. (Carga horária: 6h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Júnia Soares Nogueira Chagas

CHAGAS, Júnia Soares Nogueira; DUMONT, M. R.; PAIVA, P. R. P.. Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por resíduo de vidro na produção de argamassa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Paulo Renato Perdigão de Paiva

DUMONT, M. R.;Paiva, P.R.P.. Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por resíduo de vidro na produção de argamassa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Augusto Cesar da Silva Bezerra

ARAUJO, F. G. S.;BEZERRA, A. C. S.; SOLE, R. A. L.. Avaliação do teor de ferro nas propriedades dos geopolímeros obtidos a partir de lama vermelha. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Jéfferson Januário Mendes

ARAUJO, F. G. S.; SOLE, R. A. L.;MENDES, J.J.; BEZERRA, A. C. S.. Desenvolvimento e caracterização de gepolimero de uma parte a base de lama vermelha e pó de vidro. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Fernando Gabriel da Silva Araújo

ARAÚJO, F G S; BEZERRA, A. C. S.; SOLE, R. A. L.; MENDES, JEFFERSON JANUÁRIO. Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Geopoliméricos de uma Fase à Base de Lama Vermelha e Vidro Moído. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Marcello Rosa Dumont

DUMONT, M.Júnia Soares Nogueira Chagas; PAIVA, P. R. P.. Estudo da Viabilidade da Substituição Parcial do Agregado Miúdo por Resíduo de Vidro na Produção de Argamassa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Manuel Andre Quadros da Cunha Feteira

Nb-doped BNT-based piezoelectric ceramics; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Manuel Andre Quadros da Cunha Feteira;

Júnia Soares Nogueira Chagas

Influência da adição de vidro reciclado na produção de concreto; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Augusto Cesar da Silva Bezerra

Desenvolvimento e caracterização de materiais geopoliméricos à base de lama vermelha e vidro moído obtidos por ativação alcalina; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Augusto Cesar da Silva Bezerra;

Fernando Gabriel da Silva Araújo

Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Geopoliméricos de uma Fase à Base de Lama Vermelha e Vidro Moído; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Gabriel da Silva Araujo;

Elaine Carballo Siqueira Corrêa

Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Elaine Carballo Siqueira Corrêa;

Wellington Lopes

Estágio acadêmico em laboratório de Tratamentos Térmicos do Campus I do CEFET/MG; 2016; Orientação de outra natureza; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I; Orientador: Wellington Lopes;

Marcello Rosa Dumont

Estudo da Viabilidade da Substituição Parcial de Agregado Miúdo por Resíduo de Vidro na Produção de Argamassa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Marcello Rosa Dumont;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, NATHALIA CRISTINA GOMES ; GOULART, L.C.O. ; CALADO, CLAUDINEI REZENDE . Evaluation of the Reuse of Waste from the Polish Porcelain in the Development of Ceramic Products with Better Thermal Comfort. MATERIALS SCIENCE FORUM (ONLINE) , v. 798-799, p. 570-575, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Performance Enhancement of Flow Control Technologies Through Application of High Strain Piezoceramic Materials (Melhoria no desempenho de tecnologia de controle de fluxo através da aplicação de alta tensão em materiais piezocerâmicos)., Descrição: O trabalho centrou-se principalmente na síntese e caracterização de soluções sólidas Bi0.5Na0.5TiO3 - SrTiO3 dopados com pós e cerâmicas de Nb2O5 preparadas pela reação de estado sólido. Foram produzidas amostras com 0,20% e 0,25% em peso do dopante. A pureza e a estrutura cristalina de cada uma foram caracterizadas por difração de raios - X. Espectroscopia Raman também foi empregada para monitorizar a distorção pequena, que não pode ser discernida a partir das medições de raios - X. Finalmente, o comportamento eléctrico foi observado pelo equipamento de medidas Ferroelétricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Nathália Cristina Gomes Silveira - Coordenador / Antonio Feteira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Avaliação do reaproveitamento do resíduo proveniente do polimento do porcelanato na melhoria no conforto térmico de novos pisos cerâmicos, Descrição: A indústria cerâmica, e demais indústrias de fabricação e transformação de materiais produzem, em maior ou menor grau, uma quantidade de resíduos que não são reaproveitados ou não têm um destino ecologicamente correto. Neste contexto, este trabalho propõe o uso de resíduos que contenham baixos teores de carbeto de silício para a promoção de expansão em corpos cerâmicos com a finalidade de se obter cerâmicas que apresentem melhor conforto térmico. Desta forma, foi escolhido o resíduo do polimento do porcelanato como matéria prima. Este foi adicionado a massa atomizada de porcelanato em diferentes teores mássicos: 10 a 80%. Estes corpos de prova foram sinterizados a 1.200C e realizados os ensaios de densidade absoluta e aparente, absorção de água, expansão linear, volumétrica e porosidade aparente. Os resultados indicaram que o aumento do teor de resíduo aumenta a porosidade, absorção de água e, consequentemente reduzem os valores de densidades aparente e absoluta dos corpos de prova. As composições químicas do porcelanato e do resíduo gerado, em termos de seus óxidos constituintes, determinadas pela fluorescência de raios X (FRX), mostram que tais materiais são semelhantes quimicamente. Esta semelhança química indica a possibilidade de realizar o reaproveitamento do resíduo gerado no processo de produção e novos produtos cerâmicos. Os resultados confirmam o potencial de utilização do resíduo na própria formulação de novos produtos cerâmicos que apresentem baixa densidade, alta porosidade e baixa condutividade térmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nathália Cristina Gomes Silveira - Integrante / Claudinei Rezende Calado - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Sheffield Hallam University

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2016 - 2017

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades de pesquisa e de auxílio à rotina de procedimentos do Laboratório de Tratamentos Térmicos.