Elizabeth da Silva Macena

Possui licenciatura em Letras -Português e Inglês pela Universidade Católica de Santos (2008). Atua como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de língua materna e língua estrangeira. Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras- USP). Atualmente cursa o Doutorado em Teoria e Crítica Literária do Programa de Pós Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Teoria e História Literária

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Marcos Aparecido Lopes
Palavras-chave: literatura; Literaturas em Língua Inglesa; Letramento Literário.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras

2013 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Estudo do diminutivo em ?inho/?zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II., Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Valeria Gil Condé
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Avaliação de aprendizagem e avaliação institucional: uma proposta de aferição da qualidade do curso a partir de fatores chave de desempenho
Orientador: Renata Cesar de Oliveira

Graduação em Licenciatura em Letras

2005 - 2008

Universidade Católica de Santos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Aspectos da narrativa. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

Semiótica e Literatura. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Música e ensino de línguas: uma mistura que "dá samba". (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Seminário de Pesquisa sobre Livros Didáticos de Língua Portuguesa.Análise do tratamento do diminutivo no livro didático do Projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. 2016. (Seminário).

III Congresso de extensão e III Mostra de arte e cultura do IFSP. 2016. (Congresso).

1° CONGRESSO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

I SIMPÓSIO PROFLETRAS - USP.Uso do diminutivo no livro didático de língua portuguesa: uma proposta de intervenção.. 2015. (Simpósio).

X Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (X SMELP) - A pesquisa e o ensino no campo da linguagem nesta primeira década do milênio. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valéria Gil Conde

CONDÉ, V. G.; CARDOSO, E. A.; GEBARA, A. E. L.. Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Usp.

Mário Eduardo Viaro

VIARO, M. E.; CONDÉ, Valéria Gil; CARETTA, Elis de Almeida Cardoso; GEBARA, A.E. L.. (suplente) Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Elis de Almeida Cardoso Caretta

CONDE, V. G.;CARDOSO, E. A.; Gebara, Ana Elvira Luciano. Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional P) - Universidade de São Paulo.

Elis de Almeida Cardoso Caretta

CARDOSO, E. A.; GREGORIN FILHO, J. N.; CONDE, V. G.. Uma proposta de trabalho com a gramática a partir das escolhas de sufixação do diminutivo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional P) - Universidade de São Paulo.

José Nicolau Gregorin Filho

GREGORIN FILHO, José Nicolau; CONDE, V. G.; CARETA, E. A. C.. Uma proposta de trabalho com gramática a partir de escolhas de sufixação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS Ensino de Língua e Literatura) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Silva e Oliveira; Taisa Cristina Rodrigues de Souza

Dificuldade de ingresso e permanência da mulher no mercado de trabalho de Sertãozinho, SP; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Aparecido Lopes

Leitura e crítica literária na formação de professores de literatura: uma proposta aplicada ao curso de licenciatura em letras; Início: 2019; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACENA, E. S. . Desafios do livro didático de Língua Portuguesa: o ensino do diminutivo a partir do texto. ENTRETEXTOS (UEL) , v. 17, p. 7-35, 2018.

  • MACENA, E. S. . O papel do verbo na construção da narrativa: um estudo de caso do uso do pretérito mais-que-perfeito no gênero conto.. Revista Falange Miúda , v. 2, p. 42-50, 2017.

  • MACENA, E. S. ; PINHEIRO, M. G. . Representatividade do negro e branquitude: argumentos para além do mimimi.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACENA, E. S. . Representatividade do negro: o que histórias de sucesso podem nos ensinar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACENA, E. S. . A mão por detrás da pena: um olhar sobre o negro na literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACENA, E. S. . Análise do tratamento do diminutivo no livro didático do Projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACENA, E. S. . Uso do diminutivo no livro didático de língua portuguesa: uma proposta de intervenção.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACENA, E. S. . Inglês Básico I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Sertãozinho. , Rua Américo Ambrósio, 269, Jardim Canaã, 14169263 - Sertãozinho, SP - Brasil, Telefone: (16) 39461170, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2016

    Prefeitura Municipal de Cubatão (SP)

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica (PEB II), Carga horária: 40

    Outras informações:
    Leciona Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Fundamental II regular e na Educação de Jovens e Adultos.

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.