Alane Vieira da Silva

Graduada em Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Educação Matemática Comparada, pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) e com formação em Magistério (Curso Normal Médio). Com atuação na área da Educação junto a Secretaria de Educação de Santana do Mundaú - AL, lecionando Matemática do Ensino Fundamental II 6° ao 9° ano (2010-2016) . Atualmente professora da Escola Estadual Manoel de Matos, leciona Matemática ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, desde 2013.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Lato Sensu em Educação Matemática Comparada

2014 - 2016

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Uma proposta didática para o ensino de frações do 6° ano do Ensino Fundamental

Graduação em Matemática

2009 - 2014

Universidade Federal de Alagoas
Título: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: AMAURI DA SILVA BARROS

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2008

Escola Estadual Rocha Cavalcanti

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso Preparatório para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT - UFAL. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em II Workshop de Matemática em Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Modelagem Matemática como Proposta Transformadora das Práticas Docentes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Autoinstrucional Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Sustentabilidade um valor para a nova geração: orientação para professor EF. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em I Workshop de Matemática em Educação a Distância. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2010 - 2010

Informática: Windows 7 e Pacote Office 2010. (Carga horária: 100h). , Mobile Factory Serviços de Informática, MOBILE FACTORY, Brasil.

2009 - 2009

Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado do MEC. (Carga horária: 48h). , Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.

2008 - 2008

Informática: Windows XP e Pacote Office 2003. (Carga horária: 90h). , Mobile Factory Serviços de Informática, MOBILE FACTORY, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência com Consulta Pública do Plano Municipal de Educação N. 2015. (Outra).

Caiite 2014 O Ensino e Aprendizagem na Educação Básica Refletindo e Analisando o Cenário de AL. 2014. (Congresso).

II Conferência Municipal de Educação. 2013. (Seminário).

ERELL- Encontro Regional de Língua E Literatura. 2011. (Encontro).

I Conferência Municipal de Educação Básica. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanessa da Silva Alves

Barros, Amauri da Silva;ALVES, Vanessa da Silva. uma proposta didática para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Amauri da Silva Barros

BARROS, A. S.; COSTA, A. A.; FRANCETT, C.. Uma Proposta Didática para o Ensino de Frações no Sexto ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Adriano Araújo Costa

COSTA, A. A.. Uma Proposta Didática para o Ensino de Frações no 6º Ano do Ensino Fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amauri da Silva Barros

Uma Proposta Didática para o Ensino de Frações no sexto ano do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Amauri da Silva Barros;

Danielle Cotta de Mello Nunes da Silva

Desenvolvimento de técnicas de beneficiamento das frutas do Vale do Mundaú com ênfase na valorização da cultura local e permanência dos jovens na região; 2014; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Manoel de Matos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Danielle Cotta de Mello Nunes da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA,A.V. . Adição e Subtração de números interios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Projeto de Pesquisa-Ação Desenvolvimento de técnicas de beneficiamento das frutas do Vale do Mundaú com ênfase na valorização da cultura local, Descrição: Resumo do Projeto O Vale do Mundaú é uma Região Agrícola do Estado de Alagoas, onde predominam dois setores distintos: setor canavieiro e o setor da agricultura familiar, sendo 70% do território representado pelo segundo setor. O município de Santana do Mundaú é o maior produtor de laranja lima e o terceiro produtor de banana da região. Tendo em vista as potencialidades da região para o desenvolvimento socioeconômico o presente trabalho apresenta a construção de um projeto de recuperação da autoestima dos filhos de trabalhadores rurais, com intuito de despertar atitudes empreendedoras, perspectivas positivas para o futuro profissional, motivação para o trabalho em equipe e valorização da cidadania. A metodologia utilizada será a pesquisa ação que terá como objetivo a sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da atividade agrícola para região, a valorização desta prática através do conhecimento da experimentação junto ao Arranjo Produtivo Local da Região. O trabalho será desenvolvido na Escola Estadual Manoel de Matos, contará com a participação de 5 professores, 60 alunos da escola, 06 alunos do IES, 1 coordenadora geral e gestora do APL de Fruticultura. Os resultados esperados são a socialização do conhecimento científico inserido no cotidiano escolar, discussões sobre a importância do APL para região, recuperação da autoestima dos alunos e valorização da comunidade rural, como consequência de todos os atos citados a melhoria na qualidade do ensino e o desenvolvimento socioeconômico da região.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alane Vieira da Silva - Integrante / Danielle Cotta de Mello Nunes da Silva - Coordenador / Nadelson Ferreira da Silva - Integrante / Maria Rosinete Barros da Silva - Integrante / Pollyanna de Melo Barbosa - Integrante / Quitéria Alves Calado De Melo - Integrante / Renata Ferreira de Souza - Integrante / Valdelane Tenório da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional