Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva

Professora Adjunta de Literatura Brasileira na UERJ. Possui Doutorado em Letras pela PUC-Rio e tem atuado como professora e coordenadora de cursos no ensino superior desde 1995. Atuou como coordenadora de cursos a distância do Consórcio Cederj de 2008 a 2022, lá tendo se dedicado à Formação Continuada de Professores do Ensino Básico da rede pública do RJ através da Fundação Cecierj. Coordenou a elaboração do Currículo Mínimo do curso Regular, da EJA e do curso Normal para a Secretaria de Estado da Educação do RJ, assim como a produção de todos os cadernos de Orientação Pedagógica que acompanharam a sua implementação entre 2011 e 2017. Coordenou a Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual oferecida pela Fundação Cecierj em parceria com a UFRRJ e a UFF entre 2012 e 2017 na modalidade a distancia e também as disciplinas da área de Design Instrucional numa especialização em EAD oferecida pela UAB através da UFF entre 2012 e 2017. Tem experiência acadêmica concentrada na área de Letras (com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, e Crítica Literária) e na área de EAD (com ênfase nos processos de produção de material didático para as diversas mídias).

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

1996 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Pequeno Grande Mundo - logocentrismo literário como presença em crise
, Ano de obtenção: 2001. Heidrun Krieger Olinto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Letras

1988 - 1992

Universidade Federal de Juiz de Fora

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

VII ESUD - Congresso Brasileiro de Educação à Distância. Validação de material didático para EAD: desafios e propostas. 2010. (Congresso).

Simpósio Internacional Fronteiras do Contemporâneo.Escritas tecnológicas - experiências em EAD. 2009. (Oficina).

Simpósio Internacional Fronteiras do Contemporâneo I.Histórias da Literatura - modelos alternativos. 2008. (Oficina).

I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Americana.Provocações Meta-Historiográficas. 2003. (Simpósio).

XII Congresso da ASSEL-Rio. Remapeando o sistema literário. 2003. (Congresso).

XII Congresso da ASSEL-Rio. Provocações Meta-Historiográficas. 2003. (Congresso).

VIII Congresso Internacional ABRALIC. Descompasso visionário: Murilo Mendes como provocação à História Literária. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Gontijo Rezende

BRASILEIRO. Dialogismo na poesia de Armando Freitas Filho. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Aluno: Sérgio Carvalho de Assunção

BRASILEIRO. Vampiro: mito e intempestividade em Jorge Mautner. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Souza da Silva

ORIENTADOR, H. F. O.;BRASILEIRO. O Ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro: prescritivo ou produtivo?. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lígia Leite e Aguiar

BRASILEIRO. Glauber em Crítica e Autocrítica. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roberto José Bozzetti Navarro

BRASILEIRO. Paulinho da Viola e as interfaces do moderno no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carla Nascimento

BRASILEIRO. Uma mulher do século XIX disfarçada em século XX: um olhar crítico-biográfico. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Cörner Lopes do Amaral

BRASILEIRO. Diante de Kafka: a questão da interpretação. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniela Gianna Claudia Beccacia Versiani

BRASILEIRO. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. 2002. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luísa Chaves de Melo

BRASILEIRO. A via crucis do corpo: Graciliano Ramos e Clarice Lispector. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Alberto Bernardi

BRASILEIRO. Teatro num palco sem tábuas: espaço analítico como espaço literário. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Martha Alkimin de Araújo Vieira

BRASILEIRO. Ficções Científicas, ficções estéticas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Pina Maria Arnoldi Coco

COCO, P. M. A.. Pequeno grande mundo - logocentrismo literário como presença em crise. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Terezinha Maria Scher Pereira

PEREIRA, T. M. S.; ESTEVES, Rachel; ROTHIER, Marilia; DINIZ, Julio; KRIEGER, Heidrun. O pequeno-grande mundo- logocentrismo literário. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

OLINTO, Heidrun Krieger.. Pequeno grande mundo. Logocentrismo literário como presença em crise. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Eliana Lucia Madureira Yunes

YUNES, E.. Pequeno grande mundo - logocentrismo literário como presença em crise. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Rachel Esteves Lima

OLINTO, H. K.; SCHER, M. T.;LIMA, R. E.; COCO, P. M. A.; DINIZ, Júlio C. V.. Pequeno grande mundo: logocentrismo literário como presença em crise. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Julio Cesar Valladão Diniz

DINIZ, J. C. V.. Pequeno grande mundo - logocentrismo literário como presença em crise. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Julio Cesar Valladão Diniz

DINIZ, J. C. V.. Logocentrismo literário - estudos exploratórios. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Orientou

Luene Candido da Silva

Desafios e estratégias de leitura: abordando o gênero romance em turmas no Ensino Fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Alberto Hercules dos Santos Coelho Barbosa

Entre a historiografia e a intertextualidade no ensino de Literatura no Ensino Médio: o Currículo Mínimo no Rio de Janeiro; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Anna Maria de Almeida Lima

Prazer de ler ? uma estória que tem história; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Ana Paula de Vera y Conde

Professora, não entendi nada! - a importância da contextualização e do conhecimento de mundo do aluno na interpretação de textos literários; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Carla Sampaio

O ensino de leitura literária na educação básica: a formação do leitor, do encanto ao desencanto; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Débora de Vilhena Alves

Formando leitores de gêneros textuais através da música; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Érica Sanches Barbosa da Silva

Pistas para a formação do leitor literário: o lugar estratégico do 9 ano do Ensino Fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Ana Lúcia Alves Caldas

Interferências da linguagem da internet nas produções textuais do Ensino Médio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Dilciléa Alves Leira

Abordando o Arcadismo: uma proposta contemporânea; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Luciana Guimarães Coelho Fraga

Currículo Mínimo, livros didáticos e roteiros de atividade: uma ponte entre a teoria e a prática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Renimeri Jacintho Vieira

Grito Negro: literatura africana no ensino básico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Suzi Veloso Nolasco

Desenvolvendo empatia: estratégias para apresentação de romances do séc; XIX no séc; XXI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Guiomar Rodrigues Camargo

Ensino da Literatura: encontros com o cânone literário; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Marcelo dos Santos Gama

Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Selma Monteiro Coimbra

Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Graziela Brandão de Araújo

O Ensino de Literatura e a Formação do leitor crítico: dificuldades & perspectivas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Débora de Vilhena Alves

Formando leitores de gêneros textuais através da música; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

João de Deus Santana de Souza

Metodologias aplicadas ao ensino de Literatura no Ensino Médio: entre as discussões teóricas e os livros didáticos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj; Orientador: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva;

Foi orientado por

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

Pequeno grande mundo; Logocentrismo literário como presença em crise; 2001; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • BRASILEIRO . Retrato do artista enquanto sempre. Niterói: Niterói Livros - FAN, 2006. v. 1000. 174p .

  • BRASILEIRO . Pequeno Grande Mundo - Literatura em crise de autoridade. Rio de Janeiro: Caetés, 2004. v. 500. 258p .

  • Carvalho, Luiz F. M. ; BRASILEIRO . A ficção como viagem. In: Rebecca Monteiro. (Org.). Identidade e Escritura. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. , p. 19-30.

  • BRASILEIRO ; PEREIRA, V. C. ; MACIEL, C. . Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais. In: Cristiano Maciel. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 1ed.Cuiabá: EDUFMT, 2013, v. 1, p. 91-121.

  • BRASILEIRO ; Carvalho, Luiz F. M. . Paradoxos da viagem: ruptura e estabilização. In: Geysa Silva, L.F. Matos Rocha, Marcelino Rodrigues da Silva. (Org.). Múltiplo Caos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2008, v. , p. 14-22.

  • BRASILEIRO . Jogo decisivo. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), Resenhas, 06 abr. 2010.

  • BRASILEIRO . Dentro do atroz labirinto. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), Resenhas, 23 mar. 2010.

  • BRASILEIRO . Em busca de ar livre. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), Resenhas, 09 mar. 2010.

  • BRASILEIRO . Uma parceria amorosa. O Globo, Prosa & Verso, 12 set. 2009.

  • BRASILEIRO ; Carvalho, Luiz F. M. . A metamorfose do luto. Jornal do Brasil, Caderno Ideias, 10 dez. 2005.

  • BARBOSA, A. H. S. C. ; BRASILEIRO . Entre a historiografia e a intertextualialidade na abordagem da Literatura no EM: o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Revista Educação Pública.

  • FREIRES, E. C. ; BRASILEIRO . Leitura na escola: as faces da opressão e do prazer. Revista Educação Pública.

  • VIEIRA, R. J. ; BRASILEIRO . Grito negro: literatura africana na escola pública. Revista Educação Pública.

  • COIMBRA, S. M. ; BRASILEIRO . Teoria & prática: análise de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura. Revista Educação Pública.

  • GAMA, M. S. ; BRASILEIRO . Pedagogia de projetos para ensino de Literatura. Revista Educação Pública.

  • BRASILEIRO ; PEREIRA, V. C. . Validação de materias didáticos para EAD: desafios & propostas. In: VII ESUD -2010- Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2010, Cuiabá. Anais do VII ESUD -2010- Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Cuiabá: UFMT, 2010. v. 1. p. 510-520.

  • BRASILEIRO . Remapeando fronteiras: as séries brasileiras e o sistema literário. In: IX ENCONTRO DA ASSEL, 1999, Rio de Janeiro. Anais do IX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM (tradição & ruptura), 1999.

  • BRASILEIRO . De faróis & fracassos - uma leitura do nacionalismo modernista. In: VII ENCONTRO DA ASSEL, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM (Estudos da linguagem: renovação & síntese), 1998.

  • BRASILEIRO . Hora da verdade - desafios da vida cultural à crítica literária. In: VIII ENCONTRO DA ASSEL, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM (Estudos da Linguagem: atualidade e paradoxos), 1998.

  • BRASILEIRO . Perdas & ganhos - um lugar para a literatura hoje. In: VII CONGRESSO DA ABRALIC, 2000, Salvador. Anais do VII CONGRESSO DA ABRALIC (Terras & Gentes), 2000.

  • BRASILEIRO . Ecos modernistas: uma literatura em crise de autoridade. In: VI CONGRESSO DA ABRALIC, 1998, Florianópolis. Anais do VI CONGRESSO DA ABRALIC (Literatura comparada = estudos culturais?), 1998.

  • BRASILEIRO . Currículo Mínimo do Ensino Básico (curso REGULAR). Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro, 2012 (documento oficial do governo estadual).

  • BRASILEIRO . Currículo Mínimo do Ensino Básico (curso NORMAL). Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro, 2012 (documento oficial do governo estadual).

  • BRASILEIRO . Currículo Mínimo do Ensino Básico (EJA). Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro, 2012 (documento oficial do governo estadual).

Outras produções

BRASILEIRO . O texto situado: aspectos socio-históricos-culturais da leitura. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Ensinar a escrever: é possível?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Texto! Texto? Texto.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Texto pra que te quero:. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . As competências cognitivas avaliadas na redação do Enem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Acabou!... e agora?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Colocando em prática o conteúdo da disciplina. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Os conceitos ?enunciação? e ?discurso?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Concepções de ?ser humano?, ?língua? e ?sujeito?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Texto e sentido: a questão da interpretação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Texto e sentido: a questão da interpretação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Variáveis que interferem no uso da linguagem no diálogo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Aspectos linguísticos e discursivos da enunciação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Enunciação no discurso literário: literatura, gêneros e narrativa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Enunciação no discurso literário: drama, texto-imagem e autoria. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Enunciação nos gêneros líricos: poemas e canções. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O artigo científico. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Por onde começar a escrever um artigo?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Ninguém começa do zero: o referencial teórico. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Coleta e interpretação de dados. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Em busca de um olhar articulado sobre o Design Instrucional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Recursos e Atividades em Ambientes Virtuais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Tipologias textuais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Progressão temática. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . 0s operadores argumentativos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Intertextualidade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Competência textual. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Convite ao texto: reavaliando o trabalho com leitura e escrita na escola. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Do texto para o leitor e do leitor para o texto: introdução ao processamento cognitivo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Do texto para o leitor e do leitor para o texto: introdução ao processamento cognitivo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Da construção do texto na mente: processamento cognitivo e metacognitivo da leitura. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Coesão textual. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Desenvolvimento de Curso com Foco no Aluno. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático paraEAD).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores do 6ano do Ensino Fundamental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores do 7ano do Ensino Fundamental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores do 8ano do Ensino Fundamental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores do 9ano do Ensino Fundamental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores da 1ªsérie do Ensino Médio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores da 2ªsérie do Ensino Médio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Orientações Pedagógicas para Professores da 3ªsérie do Ensino Médio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico).

BRASILEIRO . Currículo Mínimo: contexto da discussão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Currículo Mínimo: uma história em construção. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Currículo Mínimo e orientações do MEC: incorporações locais. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . CM e avaliações externas: conexões estratégicas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . CM e material didático: modos de usar, adaptar, criar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Gêneros discursivos: conceitos e práticas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Uma proposta de análise discursiva: tirinhas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Uma proposta de análise discursiva: reportagens. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Três propostas de análise discursiva: gêneros científicos/acadêmicos, de divulgação científica e artigos de opinião. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O dominio literário: modos e gêneros. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O modo narrativo e seus gêneros. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O modo dramático e seus gêneros. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O modo lírico e seus gêneros. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O cânone literário e o ensino de literatura. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Primeiras manifestações literárias no Brasil. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Manifestações literárias no Brasil do século XVII: o caso Gregório de Matos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Arcadismo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . O teatro no Romantismo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Literatura e contemporaneidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Literatura de cordel. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Leitura e texto. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

BRASILEIRO . Redação de Textos Acadêmicos. 2011. .

BRASILEIRO . Leitura e Formação de Leitores. 2011. .

BRASILEIRO . Currículo Mínimo: contexto da discussão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Gêneros Discursivos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Design Instrucional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO ; PEREIRA, V. C. . Como escrever para EAD: aspectos macro e microestruturais de materiais didáticos autoinstrucionais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRASILEIRO . Redação de Textos Acadêmicos. 2010. .

BRASILEIRO . Redação de Textos Acadêmicos. 2010. .

BRASILEIRO . Leitura e Formação de Leitores. 2010. .

BRASILEIRO . Leitura e Formação de Leitores. 2010. .

BRASILEIRO . História do Livro no Brasil e no Mundo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VOTRE, S. J. ; PEREIRA, V. C. ; BRASILEIRO . Redação de Textos Acadêmicos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático para EAD (373 páginas)).

BRASILEIRO . Design Instrucional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Tópicos Avançados em Metodologia da Pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . História e Crítica Literária. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Crítica Literária. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Metodologia Científica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Literatura, Mídia e Semiótica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Literatura e Multiculturalismo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRASILEIRO . Literatura e História. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2002

    Descompasso visionário: Murilo Mendes como provocação à História Literária, Descrição: Estudo da recepção da obra de Murilo Mendes, com foco no processo de desestabilização que a mesma provoca nos modelos de História Literária assentados sobre o "fio coeso" da representação da identidade nacional, sobre a classificação homogenizadora de "estilos históricos" e sobre a lógica da periodização histórica linear.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente efetiva, Carga horária: 40

2009 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de Letras - Extensão, Carga horária: 40

Outras informações:
Minha principal atribuição neste cargo tem sido a de implementar e expandir a área de Letras nos projetos de Formação Continuada para professores das escolas públicas do estado, oferecidos regularmente pela Fundação Cecierj. A área, inaugurada em 2009, tem tido uma procura de mais de 2000 professores a cada período, e conseguimos atualmente oferecer 1200 vagas a cada edição dos seis cursos do nosso catálogo. Tenho sido responsável, ainda, pela supervisão de desenvolvimento instrucional dos cursos da área, e pela criação e supervisão do programas de seleção e capacitação de tutores para os cursos em questão. Atualmente, tenho me dedicadom mais intensamente ao curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, construído em parceria direta com a Secretaria de Estado de Educação, e oferecido atualmente para 2000 professores de Ensino Básico da área, docentes selecionados da da rede pública estadual.

2009 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: contrato eventual, Enquadramento Funcional: consultora

Outras informações:
Atuação como autora e designer instrucional de materiais didáticos do curso de especialização PIGEAD e coordenadora de cursos de Extensão e Capacitação Profissional em EAD.

2008 - 2009

Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Desenvolvimento Instrucional, Carga horária: 40

Outras informações:
Minhas principais atribuições nesse cargo incluíam e supervisão direta (quantitativa e qualitativa) do trabalho de desenvolvimento instrucional de uma equipe de 20 designers em média, que interagiam com cerca de cerca de 120 professores conteudistas a cada período, elaborando cerca de 60 versões de aulas a cada semana para os cursos de graduação. Também fui responsável durante todo o período indicado pelos processos de seleção e capacitação de novos membros da equipe, e ainda por ministrar as oficinas mensais de capacitação para professores conteudistas de todas as universidades públicas do RJ que começavam a escrever para EAD e que trabalham regularmente como docentes nos 8 cursos em produção no Cederj. Além disso, coordenei durante esse período o projeto de elaboração do material de todas as disciplinas do EJA (ensino fundamental) na modalidade EAD, que foi criado pelo governo do estado em parceria com a FAETEC e o CEDERJ.

2003 - 2013

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Lecionei as seguintes disciplinas, com carga horária variável a cada período em função da formação de turmas e de eventuais alterações na grade curricular: Teoria da Literatura (I, II e III), Literatura Brasileira (I, II, III e Contemporânea), Linguagens da Arte, Estágio Supervisionado, Oficina Literária, Tópicos Especiais em Estudos Literários, Laboratório de Criação e Crítica Literária e Trabalho de Conclusão de Curso. Nesse sentido, registro que, considerando que a carga horária padrão das disciplinas em questão é de 60 h e que já lecionei em 110 turmas até agora, tenho um total de 6600h de docência na graduação da área de Letras, só nessa instituição.

2005 - 2008

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós-Graduação - Humanas, Carga horária: 40

Outras informações:
Minhas funções nesse cargo incluíam a criação de cursos novos (avaliação do mercado, proposta de grade curricular, ementas, bibliografias, escolha e contratação do corpo docente, etc) e o acompanhamento dos cursos já existentes (elaboração das campanhas de divulgação, revisão de ementas, supervisão da equipe de coordenadores de curso e professores, atendimento a alunos, etc). Dentre os cursos novos criados no período em que coordenei o setor, destaco o de Leitura e Produção Textual, o de Literaturas de Língua Portuguesa, o de Produção Editorial, o do Jornalismo Cultural, o de Ciências da Religião, o de Artes Cênicas e o de Roteiro de Cinema, que geraram no conjunto um aumento de mais de 400% de alunos na área como um todo, que chegou a ter 42 cursos em catálogo.

2003 - 2005

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 40

Outras informações:
Minhas atribuições nesse cargo incluíam a criação e a sedimentação do Projeto Pedagógico do curso, que foi aprovado com nota máxima quando da avaliação do MEC durante o período em que atuei como coordenadora. Também era responsável, como coordenadora, pela seleção e contratação do corpo docente, pela revisão periódica de ementas e bibliografias das disciplinas, pela estruturação das Atividades Complementares e pelo Estágio Supervisionado, pela criação dos projetos de Extensão do curso, e ainda pelo atendimento regular de alunos e professores e pelas campanhas de captação e retenção de alunos, assim como pela representação do curso diante das instâncias superiores da instituição ou da sociedade.

2000 - 2001

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: professor pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionei a seguinte disciplina nessa instituição, durante o período em questão: Literatura Brasileira IV.

1995 - 1997

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionei as seguintes disciplinas nessa instituição: Literatura Brasileira I, II e III, e ainda Literatura Portuguesa I e IV e Estilística.

2012 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora da especialização

Outras informações:
Lecionei as disciplinas Gêneros Discursivos, Metodologia do Ensino de Literatura, Linguística Textual, Metodologia do TFC (40h de carga horária cada uma). Exerci a função de Coordenadora Pedagógica do curso desde o início, em agosto de 2012, até o encerramento da primeira turma, em agosto de 2013.

2000 - 2001

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionei as seguintes disciplinas na instituição em questão: Literatura Brasileira I, II e III e, ainda, Teoria da Literatura I e II.