Márcia Corrêa de Carvalho

Possui graduação em Engenheira Agrícola, pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e curso de especialização em Qualidade de Processo - Green Belt (2013) pela empresa EDTI. Realizou curso de extensão na área de mineração dos dados com ênfase em conceitos e aplicação agrícola. Experiência em pesquisas e trabalhos nas áreas de sustentabilidade e reciclagem de embalagens, utilizando ferramentas de logística reversa, impacto das mudanças climáticas em cultivares agrícolas, utilizando ferramentas de geoprocessamento. Atualmente realiza mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em Alimentos e nutrição, pesquisa relacionada a processos fermentativos, produção e aplicação de enzimas. Atuando na área de Biotecnologia.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

2014 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Orientador:Maria Gabriela Bello koblitz.Coorientador: Ana Elizabeth C. Fai B. de Gusmão. Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em faculdade de engenharia agricola

2007 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: A favorabilidade da podridão da uva madura em vidreiras para o estado de são Paulo
Orientador: Prof. Dr. Jansle Vieira Rocha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Curso Estabilidad física y química de alimentos en. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2013 - 2013

Green Belt. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SIAN_ Simpósio de Alimentos e Nutrição.SELEÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE LEVEDURAS SECRETORAS DE PECTINASES. 2015. (Simpósio).

SLACA Simpósio latino americano de ciência de alimentos.AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO PARA SECREÇÃO DE PECTINASES POR LINHAGEM DE Saccharomyces cerevisiae EM MEIO DE RESÍDUO DE MARACUJÁ.. 2015. (Simpósio).

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO PARA SECREÇÃO DE PECTINASES POR LINHAGEM DE Saccharomyces cerevisiae EM MEIO DE RESÍDUO DE MARACUJÁ..SELEÇÃO DE LINHAGENS DE Saccharomyces cerevisiae COM MAIOR POTENCIAL SECRETOR DE PECTINASES. 2015. (Simpósio).

Quinto Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica- CIIC. Impacto das mudanças climáticas sobre a distribuição espacial da podridão da uva madura em vidreiras. 2011. (Congresso).

XII Jornada de iniciação científica do CTI.Análise da influência da gestão ambiental no setor de agronegócio: O caso das embalagens retornáveis. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

FLAVIO DE SOUZA NEVES CARDOSO

KOBLITZ, MARIA GABRIELA BELLO;CARDOSO, Flavio de Souza Neves; CARVALHO, LUCIA M. J.. Bioprodução de pectinase a partir de resíduo agroindustrial para aplicação em produtos vegetais. 2016. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lucia maria Jaeger de Carvalho

CARVALHO, L. M. J.KOBLITZ, M. G. B.. Otimização multivariável da produção de pectinase por Saccharomyces cerevisae e utilização na extração de suco de cupuaçu (Theobroma grandiflorum).. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Nutrição eAlimentos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Elizabeth Cavalcante Fai Buarque de Gusmão

FAI, A. E. C.; CARDOSO, F. S. N.. Seleção de leveduras secretoras de pectinases, otimização da produção em meio de resíduo de maracujá e aplicação para a clarificação de polpa de frutos tropicais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Renata Rangel Guimarães

KOBLITZ, M. G. B.;GUIMARÃES, R. R.. Dissertação - Bioprodução de pectinase a partir de resíduo agroindustrial para aplicação em produtos vegetais. 2016. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Emília Hamada

Impactos das mudanças climáticas sobre a distribuição espacial no míldio da videira; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Orientador: Emilia Hamada;

Ana Elizabeth Cavalcante Fai Buarque de Gusmão

Bioprodução de pectinase a partir de resíduo agroindustrial para aplicação em produtos vegetais; 2016; Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ana Elizabeth Cavalcante Fai Buarque de Gusmão;

Maria Gabriela Bello Koblitz

Otimização da produção de pectinases por linhagens de Saccharomyces cerevisiae em meio de resíduo de maracujá; 2014; Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Gabriela Bello Koblitz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, M. C. ; HAMADA, E. ; GARRIDO, L. R. ; ANGELOTTI, F. . Impacto das mudanças climáticas sobre a distribuição espacial da podridão da uva madura em vidreira. In: 5º Congresso Interintitucional de Iniciação Científica CIIC 2011, 2011, Campinas. http://www.cnpm.embrapa.br/ciic/5ciic/anais/Artigos/RE11416.pdf, 2011.

  • CARVALHO, M. C. ; HAMADA, E. ; ANGELOTTI, F. ; GARRIDO, L. R. ; GHINI, R. ; PALLADINO, R. P. . Efeito das Mudanças Climáticas sobre a Favorabilidade às Podridões da Uva Madura e Cinzenta da Videira no Nordeste Brasileiro. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação na Semiárido Brasileiro, 2011, Juazeiro-Bahia. Efeito das Mudanças Climáticas sobre a Favorabilidade às Podridões da Uva Madura e Cinzenta da Videira no Nordeste Brasileiro. Petrolina-PE: Francislene Angelotti; Anderson Ramos de Oliveira; Paulo Junior, 2011.

  • CARVALHO, M. C. ; CARVALHO, M. F. H. . Análise da influência da gestão ambiental no setor do agronegócio: O caso das embalagens retornáveis. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Campinas. XII Jornada de Iniciação Científica do CTI Renata Archer JICC 2010, 2010. p. 151-165.

  • CARVALHO, M. C. ; Koblitz, M. G. B. ; GUSMAO, A. E. C. F. B. ; UETANABARO, A. P. T. ; Costa, A., M. . SELEÇÃO DE LINHAGENS DE Saccharomyces cerevisiae COM MAIOR POTENCIAL SECRETOR DE PECTINASES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, M. C. ; Koblitz, M. G. B. ; GUSMAO, A. E. C. F. B. ; UETANABARO, A. P. T. ; Costa, A., M. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO PARA SECREÇÃO DE PECTINASES POR LINHAGEM DE Saccharomyces cerevisiae EM MEIO DE RESÍDUO DE MARACUJÁ.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, M. C. . IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO MÍLDIO EM VIDEIRA. 2011. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Seleção de leveduras secretoras de pectinases, otimização da produção em meio de resíduo de maracujá e aplicação para a clarificação de polpa de frutos tropicais., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Corrêa de Carvalho - Coordenador / Maria Gabriela Bello Koblitz - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional