Iolanda Scheibe de Siqueira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(2010) e mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia.(2014). Atuando principalmente nos seguintes temas:Compósitos Cimentícios, Fibras de Celulose, Estudo da Hidratação, Comportamento Reológico, Caracterização Mecânica.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Civil

2014 - Atual

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.
Título: Influência de micro e nano reforço celulósico no comportamento reológico, hidratação e durabilidade de pastas de cimentação,
Romildo Dias Toledo Filho.

Mestrado em Engenharia Civil

2011 - 2014

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.
Título: Influência da adição de polpas celulósicas de pinho e eucalipto na hidratação e comportamento mecânico de pastas de cimento,Ano de Obtenção: 2014
Romildo Dias Toledo Filho.Coorientador: Eduardus Aloysius Bernardus Koenders. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Compósitos Cimentícios; Fibras de Celulose; Estudo da Hidratação; Comportamento Reológico; Caracterização Mecânica.

Graduação em Engenharia Civil

2007 - 2010

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: ESTUDO COMPARATIVO DE PROJETOS ESTRUTURAIS COM EMPREGO DE SISTEMA RETICULADO E LAJE NERVURADA
Orientador: Guilherme Chagas Cordeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Cobramseg. 2010. (Congresso).

15 Encontro de Iniciação Científica da UENF. Desenvolvimento de compósitos cimentícios leves reforçados com fibras de politereftalato (PET) reciclado. 2010. (Congresso).

14 Encontro de Iniciação Científica.Produção e Caracterização de Compósitos Cimentícios com Fibras Recicladas de Poliéster. 2009. (Seminário).

Eenge. 2008. (Encontro).

Eenge. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Camila Aparecida Abelha Rocha

TOLEDO FILHO, R. D.DWECK, J.ROCHA, C. A. A.; SOUZA JUNIOR, F. G.. Influência de micro e nano reforço celulósico no comportamento reológico, hidratação e durabilidade de pastas de cimentação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Gomes de Souza Júnior

TOLEDO FILHO, R. D.; DWECK, J.; ROCHA, C. A. A.;SOUZA JR., F.G.. Influência de micro e nano reforço celulósico no comportamento reológico, hidratação e durabilidade de pastas de cimentação. 2017 - Programa de Engenharia Civil COPPE UFRJ.

Paulo Roberto Lopes Lima

Toledo Filho, Romildo D.; Koenders, E.A.B.; CORDEIRO, G. C.; RODRIGUES, C. S.;Lima, Paulo Roberto Lopes. INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE POLPAS CELULÓSICAS DE PINHO E EUCALIPTO NA HIDRATAÇÃO E COMPORTAMENTO MECÂNICO DE PASTAS DE CIMENTO. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flávio de Andrade Silva

TOLEDO FILHO, Romildo Dias; CORDEIRO, Guilherme Chagas;SILVA, F. A.. - Influência da adição de polpas celulósicas de pinho e eucalipto na hidratação e comportamento mecânico de pastas de cimento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Guilherme Chagas Cordeiro

Produção e caracterização de compósitos cimentícios com fibras recicladas de poliéster; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Guilherme Chagas Cordeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SIQUEIRA, I. S. ; CORDEIRO, G. C. . Produção e caracterização de compósitos cimentícios com fibras recicladas de poliéster. In: 14 Encontro de Iniciação Científica da UENF, 2009, Campos dos Goytacazes. Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Campos dos Goytacazes: UENF, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Produção e caracterização experimental-numérica de compósitos cimentícios com fibras recicladas de poliéster - Processo CNPq 477998/2008-9, Descrição: O projeto visa a produção e a caracterização de compósitos cimentícios reforçados com fibra de poliéster proveniente da reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etila). Neste caso, o projeto prevê a coleta de garrafas PET junto a programas de reciclagem do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. A extração dos fios, em equipamento específico, e a produção das fibras, com comprimento entre 10 e 30 mm, serão feitos no Laboratório de Engenharia Civil (LECIV/UENF). Em seguida, uma matriz cimentícia será desenvolvida com emprego de cimento, areia quartzosa, agregado leve (argila expandida), aditivo superplastificante e água. A dosagem da matriz será feita com base no Modelo de Empacotamento Compressível, de modo a obter compósitos com reduzida massa específica e resistência mecânica adequada para uso em diferentes produtos para emprego na construção civil como, por exemplo, placas de revestimento e elementos de vedação. As fibras serão incorporadas em frações volumétricas entre 0,25% e 1,5%. A caracterização dos compósitos será feita com base em ensaios físicos (massa específica, índice de vazios e porosidade) e mecânicos (resistência à compressão e à flexão) após cura por imersão em água e após ciclos de saturação com água e secagem. O comportamento mecânico dos compósitos será avaliado por análise numérica desenvolvida em código MEF (Método dos Elementos Finitos), calibrado com os valores experimentais obtidos. O objetivo geral do projeto, com base nas etapas expostas, é propor uma aplicação para um resíduo gerado em grande quantidade atualmente em consonância com o desenvolvimento de produtos cimentícios de elevado desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iolanda Scheibe de Siqueira - Integrante / Guilherme Chagas Cordeiro - Coordenador / Marcos Martinez Silvoso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional