Horus Frossard Carlos de Paula

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-RJ (1982). Cursou Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Belo Horizonte UFMG. Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq, de 2004 a 2005 na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial DTI, nível 7A no âmbito do programa de RESTAURANTES POPULARES junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS. Fez Levantamento, acompanhamento e avaliação do processo de implantação do PROGRAMA RESTAURANTES POPULARES nos Municípios levantados e acompanhados num total de 41 unidades distribuídas no pais. Cursos extra-curriculares Inglês 4 anos Espanhor 4 meses Contenção de encostas Lei de Uso e Ocupação do Solo Informática o Sistema Operacional Windows o Processador de Texto World Page Maker o Apresentação Power Point o Planilha Excel o Banco de Dados Access o Desenho assistido por computador Auto-Cad o Geoprocessamento ArcView MapInfo- MicroStation Geomedia o Internet o Gerenciamento de projetos MS Project Publicações Técnicas O Geoprocessamento na defesa do patrimônio público da Cidade de Belo Horizonte Monografia apresentada no final do Curso de Especialização em Geoprocessamento da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG para a obtenção do título de Especialista em Geoprocessamento. Manual de Implantação do Restaurante Popular Volume 1 Monografia apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial no âmbito do programa de RESTAURANTES POPULARES junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome MDS.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Geoprocessamento

2002 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges

Graduação em Engenharia

1976 - 1982

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: GEOPROCESSAMENTO.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Técnico sobre Restaurante Populares.Instruções Téxcnicas para Elaboração do Projeto Básico de |Engenharia. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges

O Geoprocessamento na defesa do patrimônio público da cidade de Belo Horizonte; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em geoprocessamento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PAULA, H. F. C. . Manual Técnico para Implantação do Restaurante Popular. 2005.

PAULA, H. F. C. . O Geoprocessamento na defesa do patrimônio público da CIdade de Belo Hrorizonte. 2002.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2005

Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DTI 7A, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
o Bolsista na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial DTI, nível 7A no âmbito do programa de RESTAURANTES POPULARES junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome MDS. Levantamento, acompanhamento e avaliação do processo de implantação do PROGRAMA RESTAURANTES POPULARES nos Municípios levantados e acompanhados num total de 41 unidades distribuídas no pais.

2003 - 2003

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Monitoração e Controle, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades exercidas dentro da estrutura organizacional  Coordenador Geral de Monitoração e Controle: o Aplicação de recursos orçamentários relativo aos programas finalísticos: o Ações voltadas para acompanhamento dos processos finalísticos; o Sistemas de Informação, monitoração e controle finalísticos. Atividades de caráter especial o Integrante do Comitê de Informática do INCRA o Gestor na manutenção e desenvolvimento do Sistema de Informações do Projetos de Reforma Agrária SIPRA o Integrante do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais CNIR

2001 - 2002

Prefeitura de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretoir de Pesquisa e Topografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Pesquisa e cadastro de imóvel públicos com a utilização de imagens aerofotogramétricas georreferenciadas sob a base vetorial geográfica PRODABEL.  Modelagem de um banco de dados Geográficos dos imóveis públicos de Belo Horizonte utilizando um SIG Sistema de Informações Geográficas.

1990 - 2000

Engemil - Engenharia de Construções Ltda

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Produção industrial de pré-moldados de concreto Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias alternativas utilizando resíduos industrial na produção de pré-moldados de concreto.

1986 - 1989

Prefeitura de Santos Dumont

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 30

Outras informações:
o Chefe Departamento de Controle Urbanístico. o Diretor da Secretária Municipal de Obras

1981 - 2001

Escritório de Engenharia

Vínculo: Engenheiro Responsável, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
o Levantamentos topográficos e cadastrais de imóveis urbanos e rurais o Execução e fiscalização de obras públicas e particulares o Desenvolvimento de projetos estruturais, arquitetônicos e hidráulicos o Laudos periciais para orientação de processos judiciais o Avaliação de imóveis urbanos e rurais

1981 - 1984

Colégio Pio X

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pofessor de Técnicas de Edificações, Carga horária: 10