Letícia Vieira Lourenço

Enfermeira atuante na Atenção Primária a Saúde desde o ano de 2016. Especialista em Saúde da Família pelo programa de Residência de Enfermagem (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro). Especialista em Gestão em Saúde pelo Instituto de Medicina Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Tem interesse pela área de: Gestão em Saúde, Atenção Primária a Saúde, e Tuberculose.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em Gestão de Saúde

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Plano Operacional da Linha de Cuidado de Tuberculose na Atenção Primária a Saúde
Orientador: Antonio Carlos Pinto

Especialização em Enfermagem em Saúde da Família

2016 - 2018

Universidade do Grande Rio
Título: A longitudinalidade das linhas de cuidado da APS no Município do Rio de Janeiro
Orientador: Renata Correa de Barros
Bolsista do(a): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, SMS - RIO, Brasil.

Graduação em enfermagem e obstetrícia

2012 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Impacto na sexualidade de mulheres mastectomizadas
Orientador: Ana Beatriz Azevedo Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

MONITORIA EM HANSENÍASE. (Carga horária: 16h). , VIVA RIO, CAP 3.1, Brasil.

2017 - 2017

CAPACITAÇÃO DE FORMADORES DO PROJETO STOP SV. (Carga horária: 5h). , Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ESEnfC, Portugal.

2017 - 2017

ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA, FAMILIAR E COMUNITÁRIA. (Carga horária: 160h). , Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ESEnfC, Portugal.

2015 - 2015

Interpretação de Eletrocardiograma. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN-RJ, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Iniciação Científica. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2014 - 2014

Abordagem Prioritária em Urgência e Emergência. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN-RJ, Brasil.

2014 - 2014

Interpretação de Eletrocardiograma. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN-RJ, Brasil.

2014 - 2014

Prevenção e Tratamento de Úlceras. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN-RJ, Brasil.

2014 - 2014

Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica da UFF. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2012 - 2012

Violência - O "Bullying" na criança e adolescente. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE. 2019. (Outra).

II CONGRESSO CARIOCA DA APS. O papel da educação permanente na gestão da linha de cuidado de Tuberculose na Atenção Primária.. 2019. (Congresso).

Código Europeu contra do Cancro. 2017. (Congresso).

CODIGO EUROPEU CONTRA O CANCRO. 2017. (Congresso).

Workshop pré congresso Voluntariado em Saúde. 2017. (Congresso).

21th Wonca World Conference of Family Doctors. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva CASC-UFV. Dor crônica na Atenção Primária à Saúde: A assistência Integral aos Usuários.. 2016. (Congresso).

5º Encontro de Enfermagem Ginecológica do Estado do Rio de Janeineiro.EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSEQUÊNCIAS DA IMPOSIÇÃO DE PADRÕES DE BELEZA. 2015. (Encontro).

5º Encontro de Enfermagem Ginecológica do Estado do Rio de Janeiro.PERFIL ACADÊMICO DE ENFERMEIROS QUE ATUAM EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. 2015. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEN. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM BASEADO DA TNHB DE WANDA HORTA E NAS TAXONOMIAS NIC-NOC. 2015. (Congresso).

I Encontro de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro,. 2015. (Encontro).

II Congresso Científico da Secretaria Municipal de Saúde. EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: A BUSCA PELA RESOLUTIVIDADE NA ESF. 2015. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Medicina Personalizada.ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS DO GENE ABCB1 E REAÇÕES ADVERSAS AO PACLITAXEL EM PACIENTES COM TUMORES GINECOLÓGICOS. 2015. (Simpósio).

Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.O conhecimento e comportamento de adolescentes sobre a introdução da vacina ANTIHPV. 2015. (Outra).

JORNADA GIULIO MASSARANI DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURA.CONHECENDO OS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROJETO SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DO ADOLESCENTE: UM LEVANTAMENTO DAS TEMÁTICAS DE MAIOR DEMANDA. 2015. (Outra).

JORNADA GIULIO MASSARANI DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURA.REAÇÕES ADVERSAS À QUIMIOTERAPIA COM PACLITAXEL/CARBOPLATINA EM PACIENTES COM TUMORES GINECOLÓGICOS E IMPACTO SOBRE A CONDUTA TERAPÊUTICA.. 2015. (Outra).

JORNADA GIULIO MASSARANI DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURA.A percepção dos adolescentes acerca da temática da sexualidade no ambiente escolar. 2015. (Outra).

1° Simpósio de estomaterapia do HUCFF. 2014. (Simpósio).

11° congresso de extensão da UFRJ. ?DEBATENDO SOBRE A PORNOGRAFIA DE VINGANÇA COM ADOLESCENTES?,. 2014. (Congresso).

1o CONGRESSO FLUMINENSE DE ENFERMAGEM - CONFLUENF e do I ENCONTRO DE ESPECIALISTAS DE ENFERMAGEM. 2014. (Congresso).

6° Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e III Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente de.A participação de um grupo multidisciplinar em prol da saúde reprodutiva e sexual dos adolescentes: um relato de experiência.. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional - Núcleos de Pesquisa e a Produção do Conhecimento na Enfermagem - Vinte e Cinco Anos do Curso de Doutorado da Escola de Enfermagem Anna Nery. 2014. (Seminário).

4° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Congresso).

Mostra Científica e Cultural da Semana de Enfermagem - 2013 da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ. Hábitos Diários de Higiene Referente à Lavagem das Mãos dos Adolescentes da Rede Pública de Ensino no Município do Rio de Janeiro. 2013. (Exposição).

Resiliência, trabalho e saúde do trabalhador. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Beatriz Azevedo Queiroz

QUEIROZ, ANA BEATRIZ AZEVEDO. Impacto na sexualidade de mulheres mastectomizadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - UFRJ/Escola de Enfermagem Anna Nery.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Clarissa Lourenço de Castro

Associação entre polimorfismos genéticos e reações adversas ao paclitaxel em pacientes com tumores ginecológicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Clarissa Lourenço de Castro;

Renata Corrêa de Barros

A longitudinalidade das linhas de cuidado da APS no Município do Rio de Janeiro; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Renata Correa de Barros;

Ana Beatriz Azevedo Queiroz

Impacto na sexualidade de mulheres mastectomizadas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação emEnfermagem) - EScola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Orientador: Ana Beatriz Azevedo Queiroz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE CASTRO, CLARISSA LOURENÇO ; DA COSTA JUNIOR, LUIZ CARLOS ; LOURENÇO, LETÍCIA VIEIRA ; SEBA, KARINE SOUZA ; DA SILVA, TAIANA SOUSA LOPES ; VIANNA-JORGE, ROSANE . Impact of gene polymorphisms on the systemic toxicity to paclitaxel/carboplatin chemotherapy for treatment of gynecologic cancers. ARCHIVES OF GYNECOLOGY AND OBSTETRICS , v. 300, p. 395-407, 2019.

  • LOURENÇO, L. V. ; ALENCAR, L. . O papel da educação permanente na gestão da linha de cuidado de Tuberculose na Atenção Primária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, L. V. ; ALENCAR, L. ; CORVINO, M. P. F. . Matriciamento como estratégia para acompanhamento dos casos de saúde mental na modalidade Integralidade e coordenação do cuidado da APS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, L. V. ; BOHUSCH, G. ; ALVARENGA, M. ; FIUZA, A. C. ; MAGALHAES, B. . Dor crônica na Atenção Primária à Saúde: A assistência Integral aos Usuários.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, L. V. ; SOUZA, C. ; BOHUSHC, G. ; MARQUES, T. S. ; FONSECA, M. . Relato de Experiência: Acompanhamento de uma criança em consulta de Enfermagem na APS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGALHAES, B. ; LOURENÇO, L. V. ; BARROS, R. . Relato de Experiência: Os desafios da abordagem em mulheres recém diagnosticadas soropositivas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, C. L. ; JORGE, R. V. ; LOURENÇO, L. V. ; SOUZA, T. ; BARBOSA, C. ; Costa, L. C . ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS DO GENE ABCB1 E REAÇÕES ADVERSAS AO PACLITAXEL EM PACIENTES COM TUMORES GINECOLÓGICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOURENÇO, L. V. ; DUTRA, M. F. A. J. ; CONCEICAO, S. C. ; MACHADO, R. M. F. ; SOUZA, L. O. . ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM BASEADO DA TNHB DE WANDA HORTA E NAS TAXONOMIAS NIC-NOC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, L. V. ; Queiroz ABA ; MARQUES, J. L. S. ; MOHAMED, R. P. ; AZEREDO, O. S. . O IMPACTO NA SEXUALIDADE NAS MULHERES MASTECTOMIZADAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Queiroz ABA ; VIEIRA, BDG ; LOURENÇO, L. V. ; LEONEL, J. L. ; MAGALHAES, T. R. . CONHECIMENTO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ACERCA DAS DST. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Queiroz ABA ; LEONEL, J. L. ; MELO, J. C. ; LOURENÇO, L. V. ; AZEREDO, O. S. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSEQUÊNCIAS DA IMPOSIÇÃO DE PADRÕES DE BELEZA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Queiroz ABA ; MELO, J. C. ; LEONEL, J. L. ; LOURENÇO, L. V. ; MAGALHAES, T. R. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O CONHECIMENTO FRENTE A PRATICA DO ABORTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOURENÇO, L. V. ; LEITE, M. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: A BUSCA PELA RESOLUTIVIDADE NA ESF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Queiroz ABA ; MOHAMED, R. P. ; Carvalho, MCMP ; LOURENÇO, L. V. ; MELO, J. C. ; MAGALHAES, T. R. . IMAGENS SOCIAIS DE ENFERMEIROS DA ÁREA DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA SOBRE INFERTILIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOURENÇO, L. V. ; CASTRO, C. L. ; BARBOSA, C. ; SOUZA, T. ; Costa, L. C ; JORGE, R. V. . Associação entre polimorfismos genéticos e reações adversos ao paclitaxel em pacientes com tumores ginecológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOURENÇO, L. V. ; Queiroz ABA ; VIEIRA, BDG ; PINTO, C. B. ; Silva, G. M. . O PROJETO DE EXTENSÃO EM PROL DA SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Queiroz ABA ; VIEIRA, BDG ; LOURENÇO, L. V. ; PINTO, C. B. ; Silva, G. M. ; MARQUES, J. L. S. ; AZEREDO, O. S. ; Santana, G. R. ; SILVA, N. M. . A Experiência do Projeto de Extensão Saúde Sexual e Reprodutiva dos Adolescentes com a vivência do aborto.,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Queiroz ABA ; VIEIRA, BDG ; PINTO, C. B. ; LOURENÇO, L. V. ; Souares, F. M. A ; Silva, G. M. ; Santana, G. R. ; MARQUES, J. L. S. ; SILVA, L. F. C. ; AZEREDO, O. S. . Adesão aos Métodos Contraceptivos na Adolescência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Queiroz ABA ; VIEIRA, BDG ; PINTO, C. B. ; Souares, F. M. A ; Santana, G. R. ; LOURENÇO, L. V. ; Silva, G. M. ; MARQUES, J. L. S. ; SILVA, L. F. C. ; AZEREDO, O. S. . VACINA DO HPV: O QUE AS ADOLESCENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR PENSAM SOBRE ISTO?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Queiroz ABA ; VIEIRA, BDG ; LOURENÇO, L. V. ; Santana, G. R. ; PINTO, C. B. ; MARQUES, J. L. S. ; Silva, G. M. ; AZEREDO, O. S. ; SILVA, L. F. C. ; Souares, F. M. A . Conhecendo às Experiências e Noções dos Adolescentes Sobre os Riscos Relacionados á Sexualidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, D. S. ; LIMA, G. G. ; FARIAS, I. F. A. ; LOURENÇO, L. V. ; PADILHA, P. C. . ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOURENÇO, L. V. . BUSCA ATIVA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOURENÇO, LETÍCIA VIEIRA . A busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios em comunidades carentes. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LOURENÇO, LETÍCIA VIEIRA . Competências do enfermeiro na Atenção Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A longitudinalidade das linhas de cuidado da APS no Município do Rio de Janeiro, Descrição: A presente pesquisa de conclusão da Residência tem como proposta identificar qual profissional da ESF acompanha mais frequentemente os usuários contemplados dentro das Linhas de Cuidado prioritárias a saúde no cenário da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo geral é analisar o número de consultas realizadas nas linhas de cuidado da Estratégia de Saúde da Família pelos profissionais médico e enfermeiro no ano de 2016. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, em formato exploratório-descritivo, realizado pela análise comparativa das consultas de médicos e enfermeiros das equipes de saúde que compõem a Área Programática 3.1 (AP 3.1) do Município do Rio de Janeiro. Os dados analisados fazem parte do relatório referente à Produção Ambulatorial de Procedimentos realizados em consultas médicas e de enfermagem no ano de 2016 gerado pela Coordenação da Área Programática 3.1.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Vieira Lourenço - Coordenador / Renata Barros - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Premiação dos Finalistas da VIII JCAB, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO.

2016

MENÇÃO HONROSA NO EIXO TEMÁTICO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR, CONGRESSO ACADÊMICO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.

2014

Menção Honrosa na área temática Saúde, concedido no 11o Congresso de Extensão da UFRJ realizado no período de 06 a 10 de outubro de 2014., 11o Congresso de Extensão da UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    VIVA RIO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA DE FAMÍLIA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: aluna de pós graduação, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Curso de especialização de gestão em saúde. Carga horária total: 375.

  • 2016 - 2018

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente de Enfermagem em Saúde da Família, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realizadas atividades como Residente de Enfermagem em Saúde da Família. Concurso da Secretaria Municipal de Saúde SMS - RIO em parceira com a Universidade do Grande Rio.

  • 2012 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ALUNA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.