Gustavo Santos Guimarães

Graduado em Ciências Biológicas e Letras-Português na Universidade de Brasília. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa "O risco da escrita: memória e literatura na Universidade de Brasília". Tem o mestrado incompleto em Literatura na Universidade de Brasília (2012/2013) e cursou Física na Universidade de São Paulo(2000/2001).

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2013 em Literatura

2012 - Interrompido

Universidade de Brasília, UnB
Título: O artigo como forma,Orientador:
Piero Luis Zanetti Eyben.Ano de interrupção: 2013

Graduação em Letras Português - Licenciatura

2010 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Ciências Biológicas

2002 - 2006

Universidade de Brasília, UnB

Graduação interrompida em 2001 em Física

2000 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2001

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Memoria e identidad en el contexto sociolingüístico y cultural latinoamericano? es el tema del ?Congreso Internacional de Humanidades, Palabra y Cultura en América Latina: herencias y desafíos. Parábola da palavra: Funes el Memorioso, de Borges, e o dilema semiótico do esquecimento. 2014. (Congresso).

II Seminário Nacional Escritura: Linguagem e Pensamento.O artigo como forma. 2011. (Seminário).

I Seminaire International Écriture: Langage et Pensée.O artigo como forma. 2011. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Levantamento Florístico da Arborização Urbana no Distrito Federal. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Françoso de Ávila

ABRÃO, A. M.ÁVILA, R. F.; RUBIO, J. C. C.. Investigação sobre a influência do formato da ferramenta sobre a força de usinagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

João Henrique Mantellatto Rosa

BACHA, C. J. C.;ROSA, J. H. M.. Viabilidade da terceirização da governança do cadastro de materiais comprados em uma empresa nacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Negócios) - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas.

Carlos José Caetano Bacha

BACHA, Carlos José Caetano; ROSA, J.H.M.. Viabilidade da terceirização da governança do cadastro de materiais comprados em uma empresa nacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios - EAD (turma 2015/16)) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Mendes Abrão

Investigação sobre a influência do formato da ferramenta na força de usinagem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Alexandre Mendes Abrao;

Rodrigo Peixoto da Silva

Viabilidade da terceirização da governança do cadastro de materiais comprados em uma empresa nacional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Negócios) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Rodrigo Peixoto da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, G. S. . Parábola da palavra: Funes el Memorioso, de Borges, e o dilema semiótico do esquecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. S. . O artigo como forma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LE TOURNEAU, F.M ; DROULERS, M. ; GUIMARÃES, G. S. . L'Amazonie Brésilienne et le développement durable. Paris, França.: Belin, 2010 (Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    O risco da escrita: memória e literatura, Descrição: A pesquisa parte do pressuposto de que as relações entre a memória e a literatura podem ser pensadas a partir de três eixos norteadores: a literatura tomada como memória, ela mesma como uma guardadora de memórias; a literatura como um ensaio sobre a memória, e a literatura como produtora de memória, ou seja, o texto literário como espaço gerador de memórias, diluidor, assim, das fronteiras entre a realidade e a ficção. Partindo desse pressuposto, este projeto de pesquisa pretende delinear esses três campos, com o objetivo de compreender as articulações entre a memória e os textos literários. Sendo assim, etapas fundamentais da pesquisa são também a retomada e a problematização de questões convergentes, como a complexa relação entre memória e história, a noção de intertextualidade, a associação entre memória e tempo, os limites entre realidade e ficção e a volta do autor à cena literária. A pesquisa lançará mão da análise de três textos literários, considerados aqui não apenas como corpus da análise como também delimitadores teóricos acerca do tema: O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes; o conto O Jardim das Veredas que se bifurcam, de Jorge Luis Borges e Vita Nova, de Dante Alighieri. Dentro desse projeto de pesquisa desenvolvo a pesquisa individual sobre a obra Funes el Memorioso, de Borges.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Santos Guimarães - Integrante / Fabricia Walace Rodrigues - Coordenador / Ana Karoline de Mesquita - Integrante / André Luis de Oliveira - Integrante / Antônio Junio Pereira de Araújo - Integrante / Antônio Elton de Lima - Integrante / Arthur Gonçalves Pereira - Integrante / Carolina Ramos Henrique - Integrante / Elizabeth Alarcon Linares - Integrante / Fernanda Oliveira Lemos - Integrante / Giovana de Paula Rodrigues - Integrante / Jade Rocha Nobre - Integrante / Jessica Ribeiro Ferreira - Integrante / Larissa de Araujo Alves - Integrante / Larissa Orcelli Freire - Integrante / Leia Gonçalves Sousa - Integrante / Maristela de Jesus Abreu - Integrante / Paulo Eduardo Lannes Souza - Integrante / Pedro Henrique de Lima Barreto - Integrante / Ricardo Toshio Itonaga - Integrante / Stella Tavares Braga Avelino - Integrante / Yuri de Lavor Ribeiro - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional