Talita Cavalcante de Araújo Mello

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Pós-graduanda em Saúde Coletiva com enfoque na Estratégia Saúde da Família pelo Centro Universitário Facex. Durante a graduação, atuou como voluntária de Iniciação Científica de 2011 a 2012 e de Ação de Extensão entre 2009 e 2012. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem em Diferentes Fases da Vida (UFRN).

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Saúde Coletiva com enfoque na ESF

2013 - Atual

Centro Universitário FACEX

Graduação em Enfermagem

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Efetividade do toque terapêutico no alívio de sintomatologia do paciente
Orientador: Rosineide Santana de Brito

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Dengue: Aspectos Clínicos e Epidemiológicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Processo de Cuidar a Pacientes Politraumatizados. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Ação Global. , SESI - Departamento Nacional.

2010 - 2010

Extensão universitária em Exame Físico do Adulto: aprimorando as habilidades. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Se o Campo não Planta, a Cidade não Janta! Diálogo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Informações Acerca da Hanseníase aos Escolares. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Transplante de Órgãos: Compromisso Ético e Social. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

II Jornada Norte-Riograndense de Oncologia. Identificando o Sistema Orgânico Afetado Primariamente pelo Câncer em Pacientes Admitidos em Unidade de Terapia Intensiva. 2011. (Congresso).

II Simpósio de Enfermagem em Comemoração ao 68 Aniversário do Hospital de Guarnição de Natal. 2009. (Simpósio).

Postura e Alívio das Tensões do Corpo nos Estudos. 2009. (Oficina).

I Encontro Multidisciplinar em Saúde: Avanços, Desafios e Perspectivas. 2009. (Encontro).

II Jornada de Urgências Clínicas do Rio Grande do Norte. 2009. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Soares da Nobrega Mazzo

MAZZO MHSN; BRITO, R. S.. A efetividade do toque terapêutico no alívio da sintomatologiado paciente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Edilma de Oliveira Costa

BRITO, Rosineide Santana;COSTA, Edilma de Oliveira. A efetividade do toque terapêutico no alívio da sintomatologia do paciente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Foi orientado por

Rosineide Santana de Brito

Efetividade do toque terapêutico no alívio da sintomatologia do paciente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosineide Santana de Brito;

Produções bibliográficas

  • BRITO, ROSINEIDE ; MELLO, TALITA ; SANTOS, DANYELLE ; LIMA, ALINE ; NÓBREGA, EDUALEIDE . Knowledge of health professionals about the distribution of pasteurized human milk. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 6, p. 261-270, 2014.

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2012

    Ações de profissionais relativas à distribuição de leite humano pasteurizado: uma perspectiva de mudanças, Descrição: Mediante a problemática que envolve a distribuição de leite humano o estudo tem como objetivo analisar as ações de profissionais médicos e equipe de enfermagem frente ao funcionamento do Banco de Leite Humano. É um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. A pesquisa-ação pode ser utilizada quando ocorre um problema comum no cotidiano de profissionais necessitando de mudanças em uma determinada prática. Farão parte do estudo, profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam na UTI neonatal e alojamento conjunto. Os critérios de inclusão adotados são: ser médico pediatra e/ou neonatologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O estudo será desenvolvido seguindo um plano de ação composto de quatro etapas consecutivas, partindo do contato inicial com os participantes a fim de verificar a disponibilidade e interesse dos mesmos em compor o grupo de estudo, onde sua participação será espontânea. Na segunda haverá aplicação de um questionário. Em seguida consolidadção do grupo de estudo com planejamento das ações a serem postas em prática e por fim será realizada reunião com todo o grupo para avaliar as mudanças na prática dos profissionais em relação à assistência prestada à puérpera e ao RN, no que diz respeito ao funcionamento do banco de leite e aos critérios de distribuição do leite humano pasteurizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Talita Cavalcante de Araújo Mello - Integrante / Rosineide Santana de Brito - Coordenador / Edualeide Jeane Pereira Bulhós da Nóbrega - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. , Campus Universitário, s/n, Lagoa Nova, 59072-970 - Natal, RN - Brasil

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2009 - 06/2010

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Atividade de extensão realizada, Informações acerca da Hanseníase aos Escolares do Ensino Fundamental nas Escolas do Bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim..