Adriana Marques de Oliveira
Professora no campo da Educação Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação para Ciência da Unesp, Campus de Bauru. Trabalhou como professora de Química nas escolas de Educação básica na cidade de Dourados/MS. Atua como coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica (PRP). As linhas temáticas investigadas abordam discussões sobre e para a formação de professores/as numa perspectiva estético/humanística por meio dos focos: Ciência e arte, Mulheres nas Ciências, Questões Sociocientíficas e recursos didáticos. Atua como professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciência e Química. Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Ensino e Formação de Professores PPGEFOP/UFAL com estudos e reflexões acerca da evasão nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática na UFGD atravessada pela interferência da Covid-19. É representante suplente das Universidades Públicas no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, biênio 2023-2025.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Para a Ciência
2012 - 2016
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Contribuições da perspectiva freireana sobre tema gerador para o trabalho com questões sociocientíficas na formação de professores em uma escola pública
Lizete Orquiza de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Mestrado profissional em Ensino de Ciências
2008 - 2011
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: O ENSINO DO TEMA POLÍMEROS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIALÓGICA: REFLEXÕES E AÇÕES, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Maria Celina Piazza Recena
Graduação em Licenciatura Plena Em Química
2000 - 2005
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Estudo Químico de Dorstenia Tubicina: busca de substâncias bioativas
Orientador: Claudia Andrea Lima Cardoso
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Pós-doutorado
2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ensino de química.
Formação complementar
2018 -
Inglês. (Carga horária: 60h). , English Scool, INFLUX, Brasil.
2023 - 2023
O Teatro do Oprimido como Dispositivo de Reflexão sobre o Ensino de Química. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Elaboração de Iniciativas Estratégicas para o PDI 2022-2026 da UFGD. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2022 - 2022
VIII Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação stricto sensu da UEMS. (Carga horária: 8h). , Diretório Central dos Estudantes - UEMS, DCE/UEMS, Brasil.
2021 - 2021
Formação de Professores de Ciências: a Metavisualização no Ensino Bilíngue. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2021 - 2021
Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2020 - 2020
Educação Aberta e a Distância. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2019 - 2019
Pedagogia. (Carga horária: 20h). , Faculdade Unigran Capital, UNIGRAN, Brasil.
2019 - 2019
Licenciatura em Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2019 - 2019
EaD Freiriana. (Carga horária: 69h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2019 - 2019
Pedagogia. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
2018 - 2018
Ciências da Natureza. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2016 - 2016
Ensino de Ciências. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Letras. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Pós Graduação em Educação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
O Ensino de Química e o Uso de Materiais Alternati. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimentos Pedagógicos, Legislação Federal, Est. (Carga horária: 100h). , Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, SIMTED, Brasil.
2008 - 2011
Inglês Intermediário. (Carga horária: 187h). , American Vision, AV, Brasil.
2009 - 2009
A Pesquisa na Divulgação Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada "Programa Conhecimento em foco. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, GOVERNO/MS, Brasil.
2008 - 2009
Língua Inglesa. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2008 - 2008
Lúdico, Recursos de Ensino e o professor.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2007 - 2007
Seminário de Formação de professores: novos paradi. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2007 - 2007
Recuperação das nascentes. (Carga horária: 8h). , Instituto do Meio Ambiente, IMAM, Brasil.
2007 - 2007
Trabalhando o livro Química e Sociedade em sala de. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2005 - 2005
Química e Sociedade. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2004 - 2004
Microsoft Windows 2000 e Internet Explorer. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ensino de química.
Organização de eventos
MARQUES, A. . XIII Semana Acadêmica Integrada de Química,. 2022. (Outro).
MARQUES, A. . XIII Semana Acadêmica Integrada de Química,. 2022. (Outro).
MARQUES, A. . Faculdades Abertas. 2022. .
MARQUES, A. . III Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Centro-Oeste. 2019. (Outro).
MARQUES, A. . UFGD de portas abertas. 2018. (Exposição).
MARQUES, A. . Seminário Formação Docente: Intersecção entre a Universidade e Escola - O lugar do Estágio Supervisionado. 2017. (Outro).
MARQUES, A. . UFGD de portas abertas. 2017. (Outro).
MARQUES, A. . X Semana Acadêmica Integrada de Química. 2017. (Outro).
MARQUES, A. . II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais. 2017. (Outro).
MARQUES, A. . Faculdades Abertas. 2016. .
MARQUES, A. . I Reunião da Sociedade Brasileira de Química - SBQ - MS e VIII Semana Integrada de Química UFGD/UEMS. 2015. (Congresso).
MARQUES, A. . Faculdades abertas. 2014. (Exposição).
MARQUES, A. . I Semana Acadêmica de Química de Dourados. 2005. (Outro).
MARQUES, A. . 7 Congresso Universitário DCE/UEMS. 2002. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS VISANDO A FORMAÇÃO CRÍTICA: ENTRE AS NUANCES PANDÊMICAS E PÓSPANDÊMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2024. (Encontro).
X ESOCITE.BR ? Ciência em Tempos Sombrios: Descolonizando pensamento, territorializando disputas.Cartas pandêmicas no Programa Residência Pedagógica no Curso de Química. 2023. (Simpósio).
XXI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ 2023).O Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química na pandemia: Uma análise documental acerca das normativas publicizadas na UFGD. 2023. (Encontro).
VI CBEPF 2022 - Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO. 2022. (Congresso).
VI International Symposium of Science Teaching (SIEC 2022).Experiências de professores/as de Ciências da Natureza no cenário pandêmico à luz da perspectiva de Paulo Freire. 2022. (Simpósio).
VI International Symposium of Science Teaching (SIEC 2022).Experiências dos/as estagiários/as do Curso de Licenciatura em Química no contexto pandêmico. 2022. (Simpósio).
XXII Encontro Nacional de Educação, II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica,.UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NORMATIVAS RELACIONADAS AO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO PANDÊMICO DE 2020 A 2021: Entrelaces com a perspectiva de Paulo Freire. 2022. (Seminário).
40º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Entre o presente e o futuro: adaptações da matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da UFGD frente aos (novos?) documentos normativos. 2021. (Encontro).
XVIII Encontro do CentroOeste de Debates sobre o Ensino da Química.O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DOS ANAIS DO ENEQ NO PERÍODO DE 2010 A 2018. 2021. (Encontro).
XVIII Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino da Química.INVESTIGAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOS RESIDENTES NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2021. (Encontro).
VII Seminário Ibero-americano CTS (VII SIACTS).As questões sociocientíficas no pequeno grupo de pesquisa: diálogo com a formação continuada de professores. 2020. (Seminário).
VII Seminario Iberoamericano CTS 20 Aniversario. 2020. (Seminário).
III Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Centro-Oeste.Mikhail Bakhtin e a Música no Ensino de Química. 2019. (Encontro).
III Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Centro-Oeste. 2019. (Encontro).
IV Seminário Formação Docente: Intersecção entre universidade e escola. 2019. (Seminário).
VI Congresso Paranaense de Educação Química. 2019. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Estágio Supervisionado e a Prática como componente curricular na matriz do curso de Licenciatura em Química da UFGD. 2019. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2019. (Encontro).
XII Semana Acadêmica Integrada de Química. 2019. (Outra).
XVII ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. 2019. (Encontro).
2 Simpósio Científico sobre Recursos Naturais.Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2018. (Simpósio).
4 Congresso de Educação da Grande Dourados. Os diários como possibilidade de reflexão na componente de Estágio Supervisionado III. 2018. (Congresso).
III Seminário Formação Docente: intersecção entre Universidade e Escola. 2018. (Seminário).
UFGD de portas abertas. Monitora. 2018. (Exposição).
XIX ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. 2018. (Encontro).
XIX ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.A Importância do Processo de Formação Docente Continuada e as Contribuições da Música como Ferramenta Didática. 2018. (Encontro).
XIX ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.Interface Universidade/Escola e a valorização do Pequeno Grupo de Professores para a formação de professores. 2018. (Encontro).
2 QuiEncontro - conversas sobre o ensino de química na Educação B.Roda de conversa. 2017. (Encontro).
Semana de Paulo Freire. 2017. (Outra).
Seminário de avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.A contextualização a partir da temática antiácidos para o ensino de estequiometria. 2017. (Seminário).
Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.Avaliação dos trabalhos do Pibid do Curso de Química. 2017. (Seminário).
Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola.Seminário Formação Docente: Intersecção entre a Universidade e Escola - O lugar do Estágio Supervisionado. 2017. (Outra).
Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola - O lugar do Estágio Supervisionado. 2017. (Seminário).
V Congresso Paranaense de Educação Química. Contextualização a partir da temática antiácidos para o ensino de estequiometria. 2017. (Congresso).
V Congresso Paranaense de Educação Química. 2017. (Congresso).
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Temática Lixo e a Educação Ambiental. 2017. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Encontro).
X Semana Acadêmica Integrada de Química.O coral na divulgação científica no subprojeto do PIBID/Química da UFGD. 2017. (Outra).
I Congresso Nacional de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde (I CONECEAS). 2016. (Congresso).
I Congresso Nacional de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde (I CONECEAS). Potencialidades do estudo de caso na utilização do formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares à luz da perspectiva freireana. 2016. (Congresso).
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Agrotóxicos no ensino de Química: concepções de estudantes do campo segundo a educação dialógica freireana. 2016. (Encontro).
Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberes. 2015. (Seminário).
I Reunião da Sociedade Brasileira de Química.Parecerista da área Ensino de Química. 2015. (Outra).
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A formação continuada de professores de ciências por meio das questões sociocientíficas via política pública: possibilidades de ressignificação. 2015. (Encontro).
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Encontro).
ENEPEX - Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão.Show da Química. 2014. (Encontro).
I ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA.A perspectiva Piagetiana nos jogos didáticos: Como avaliar?. 2014. (Encontro).
x Encontro Geral do Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação à Ciência. 2014. (Encontro).
XXI SBQSul.Experimentação Investigativa: uma aula com uso de indicador natural ácido base com alunos da educação de jovens e adultos-EJA. 2014. (Encontro).
XXI SBQSul.Química dos sentidos: uma proposta contextualizada para o ensino de conceitos químicos com alunos do EJA. 2014. (Encontro).
XXI SBQSul.A química dos cosméticos como proposta contextualizadora no ensino de química. 2014. (Encontro).
XXI SBQSul. 2014. (Encontro).
14 Reunião Técnica. 2013. (Outra).
IX Encontro de Prática de Ensino de Física- ENPEFIS. 2013. (Encontro).
Simpósio Paulo Freire: A atualidade do pensamento de Paulo Freire.O legado de Freire:contribuições teóricas. 2013. (Simpósio).
IV Semana Integrada de Química UEMS-UFGD.Experiências de profissionais da química. 2011. (Outra).
Encontro Centro-oeste de debates sobre o Ensino de Química.Resolução de Exercícios com Atividades Lúdicas: Labirinto Químico. 2009. (Encontro).
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Investigação Temática e a Análise Textual Discursiva: Busca por Temas Geradores. 2009. (Encontro).
I Seminário Técnico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.A Investigação Temática e a análise Textual Discursiva: Busca por temas geradores. 2009. (Seminário).
I Semana Integrada de Química UEMS-UFGD.Teorias de Aprendizagem Aplicadas ao Ensino de Química. 2008. (Outra).
XIV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.Utilizando mapas conceituais para verificação da aprendizagem significativa, utilizando o tema separação de misturas. 2008. (Encontro).
VIII Semana do Meio Ambiente e XI Eco-Douraodos. 2007. (Outra).
XV Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química.O lúdico no ensino de química: um jogo de história da química envolvendo a alquimia. 2007. (Encontro).
II Semana Acadêmica de Química - II Encontro Científico do Curso de Química. 2005. (Outra).
I ENIC - Encontro de Iniciação Científica da UEMS.Estudo Químico de Dorstenia tubicina: busca de substâncias bioativas. 2004. (Encontro).
I Feira de Ciências de Dourados. 2004. (Feira).
I Semana Acadêmica de Química.Sabões, xampus e detergentes. 2004. (Outra).
VIII Feira de Ciências - Ciência e Tecnologia no Cotidiano. Xampus, Sabões e Detergentes. 2004. (Feira).
XLIV CBQ - Congresso Brasileiro de Química. Observações do Cotidiano em Sala de Aula: Uma Visão Interdisciplinar. 2004. (Congresso).
Semana do Químico. 2003. (Outra).
7º Congresso Universitário DCE/UEMS. 2002. (Congresso).
Desenvolvimento de Métodos de Extração e Quantificação de Herbicidas em fluidos Biológicos por Cromatografia Líquida de alta eficiência. 2002. (Seminário).
I Encontro Científico da UEMS.Avaliação da Composição de amostras de Dorstenia Tubicina coletadas em diferentes estações do ano. 2002. (Encontro).
XVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Avaliação Sazonal da Composição de Dorstenia tubicina. 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
ERROBIDART, N. C. G.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; VARGAS, J.. A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE EM DOCUMENTOS OFICIAIS E ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: NUANCES INTERPRETATIVAS E POSSIBILIDADE PARA A INSERÇÃO EM SALA DE AULA. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CORREIA, D.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; ALCANTARA, G. B.. O JOGO DIDÁTICO ORGANO PLAY NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. 2025. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; SOARES, M. H. F. B.; REZENDE, F. A. M.; YAMAZAKI, R. O. M.. Diálogos com licenciandos/as do Curso de Licenciatura emQuímica e os atributos dos jogos educativos. 2025. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, V. S.; CABRAL, W. A.. Os Impactos Da Pandemia No Campo Do Estágio Supervisionado do/no Curso de Licenciatura em Química Da UFGD. 2024. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; ALBUQUERQUE, T. C. C.. CIÊNCIA NAS RIMAS DO CORDEL: SENTIDOS DE ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS. 2024. Dissertação (Mestrado em ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CABRAL, W. A.; CALIXTO, V. S.. EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIREANA. 2023. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
CALIXTO, V. S.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; Galiazzi, M.C. UMA PAISAGEM COMPREENSIVA ACERCA DA BNC-FORMAÇÃO: DAS LENTES DOS NORMATIVOS ÀS COMPREENSÕES DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO CENTRO-OESTE. 2023. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Francisco, W;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; ROSA, C. T. W.. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE QUÍMICA/CIÊNCIAS. 2023.
ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.;MARQUES, A.; CAMARGO, E. P.. PLANEJAMENTO EM UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARÁTER SOCIOCIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O AUTISMO E A COVID-19 EM SALA DE AULA. 2022. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação para Ciência, da Faculdade de Ciências ?Unesp/Câm) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.
SILVA, J. R. N.; OLIVEIRA, J. R. S.;MARQUES, A.. ?O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ELEMENTOS DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES POR DOCENTES FORMADORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO?. 2020.
MARQUES, A.; FIORUCCI, A. R.; MONTEIRO, M. A.. A música como linguagem na apropriação discursiva e constituição da identidade de estagiários do curso de Licenciatura em Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
PIRES, D. X.; MACHADO, V. M.;MARQUES, A.; SIQUEIRA, O. S.; RECENA, M. C.. Educação Ambiental e a perspectiva dialógica de Paulo Freire: possibilidades para o ensino do conteúdo polímeros. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FIORUCCI, A. R.; XAVIER, M.;MARQUES, A.; YAMAZAKI, S. C.. Vitaminas como tema significativo no Ensino de Química na perspectiva de Paulo Freire e os Momentos Pedagógicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.;MARQUES, A.; XAVIER, M.; FIORUCCI, A. R.. Sequência Didática para o ensino de proteínas utilizando o modelo de ensino de mudança conceitual proposta por Santos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; FARIAS, S. A.; FIREMAN, E. C.. EVASÃO E PERMANÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; SOUZA, G. A. P.; ZIBETTE, M. L. T.; PACIFICO, J. M.. POEMAS ?COMCIÊNCIA?: diálogos para a educação e compreensão pública da ciência. 2024.
Pereira, S.A;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, V. S.; MACHADO, V. M.; PEREIRA, P. S.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA, QUÍMICA E TERRA-VIDA-TRABALHO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: COMPREENSÕES E REFLEXÕES ACERCA DA ABORDAGEM DO TEMA AGROTÓXICO NAS ESCOLAS NO/DO CAMPO DE FÁTIMA DO SUL E VICENTINA (MS). 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CARVALHO, L. M. O.; ALVES, J. A. P.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; BORTOLETTO, A.; SILVA, J. R. N.. Formação docente orientada pela teoria da ação comunicativa na constituição de uma questão sociocientífica sobre usinas eólicas: recuperando a textura do mundo da vida sob condições restritivas. 2024. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ERROBIDART, N. C. G.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, VIVIAN DOS SANTOS; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA. INTERDISCIPLINARIDADE CRÍTICO-TRANSFORMADORA: UTOPIA OU POSSIBILIDADE?. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
LABURU, C. E.;MARQUES, A.; MIRANDA, E. M.; FREIRE, L. I. F.; SILVA, O. H. M.. Poesias para a promoção de atividades discursivas e aprendizagem: um estudo de caso aplicado em licenciandos em Química. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.
FLOR, C. C. C.; AFONSO, A. F.; CADILHE, A. J. P.;MARQUES, A.; GEREMIAS, B. M.. Leitura e escrita na formação inicial de professores de Química: articulações com a perspectiva do Letramento Científico. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CARVALHO, L. M. O.;MARQUES, A.; CARDIA, E. M.; NARDI, R.; LOPES JUNIOR, J.. Contextos de formação de Pequenos Grupos de Pesquisas nas escolas: as questões sociocientíficas eixo necessário para formação de professores. 2017. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FARIA, R. R.; RAMOS, F. Z.; MORAIS, R.; WIZIACK, S. R. C.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANÁLISE SISTÊMICA DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CORREIA, D.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA; RAMOS, E. S.; ERROBIDART, N. C. G.. OLHARES BAKHTINIANOS SOBRE A MÚSICA DE ALMIR SATER E A EDUCAÇÃO QUÍMICA. 2025 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
LOCATELLI, A.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; FERREIRA FILHO, R. M.; SILVA, J. T.; TRENTIN, M. A. S.. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Passo Fundo.
CARVALHO, L. M. O.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CHAPANI, D.; CONRADO, D.; GENOVESE, C. L. C. R.. EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ÊNFASE NA CULTURA ALIMENTAR NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Formação Científica Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; ALVES, J. A. P.. Formação docente orientada pela teoria da ação comunicativa na constituição de uma questão sociocientífica sobre usinas eólicas: recuperando a textura do mundo da vida sob condições restritivas. 2024 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PIRES, D. X.; CALIXTO, V. S.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA; MACHADO, V. M.. ABORDAGEM DO TEMA AGROTÓXICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE FÁTIMA DO SUL E VICENTINA (MS). 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; OLIVEIRA, C. A.; FIREMAN, E. C.; FARIAS, S. A.. EVASÃO E PERMANÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURAS. 2023 - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; MIOLA, A. F. S.; PEREIRA, P. S.; CIRIACO, K. T.; ROSA, F. M. C.. A formação continuada de professores de matemática e de ciências da natureza no IFMS ? Naviraí a partir de uma abordagem histórico-cultural. 2023 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; ZIBETTI, M. L. T.; SOUZA, G. A. P.; PACIFICO, J. M.. POR MAIS POEMAS ?COMCIÊNCIA?: diálogos para a educação e a compreensão pública da ciência. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia.
PIRES, D. X.; CAMACHO, R. S.; ERROBIDART, N. C. G.; MACHADO, V. M.; WIZIACK, S. R. C.;MARQUES, A.. AGROTÓXICO: PROBLEMATIZAÇÃO E DEBATE DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA CAMPO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
LABURU, C. E.;MARQUES, A.; FREIRE, L. I. F.. Uso de poesias como estratégia didática para a promoção de atividades discursivas e aprendizagem de licenciandos em Química. 2020.
FLOR, C. C. C.;MARQUES, A.. Leitura e escrita na formação inicial de professores de química. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CARVALHO, L. M. O.; NARDI, R.;MARQUES, A.. Contextos de formação de Pequenos Grupos de Pesquisas nas escolas: as questões sociocientíficas eixo necessário para a formação de professores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.
YAMAZAKI, S. C.; CERDAS, E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA. DE QUE FORMA A PSICANÁLISE PODE CONTRIBUIR COM O ENSINO DE CIÊNCIAS?. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; REZENDE, F. A. M.; YAMAZAKI, R. O. M.. Diálogos com licenciandos/as do Curso de Licenciatura em Química e os atributos dos jogos educativos. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; ALBUQUERQUE, T. C. C.. CIÊNCIA NAS RIMAS DO CORDEL: SENTIDOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, V. S.; CABRAL, W. A.. Os Impactos Da Pandemia No Campo Do Estágio Supervisionado do/no Curso de Licenciatura em Química Da UFGD. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Francisco, W; Leite, B.S.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA. ?FORMAÇÃO DOCENTE E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA ENSINO DE QUÍMICA?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Tocantins.
Galiazzi, M.C;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, V. S.; KIOURANIS, N. M. M.. UMA PAISAGEM COMPREENSIVA ACERCA DAS DCN-BNCFPEB: AS LENTES DOS PROFESSORES FORMADORES DAS IES PÚBLICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CABRAL, W. A.; CALIXTO, VIVIAN DOS SANTOS. Experiências de Um Grupo de Professores/as de Ciências da Natureza NoCenário Pandêmcio À Luz da Perspectiva Freireana. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados.
ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.;MARQUES, A.; CAMARGO, E. P.. PLANEJAMENTO EM UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARÁTER SOCIOCIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O AUTISMO E A COVID-19 EM SALA DE AULA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação para Ciência, da Faculdade de Ciências ?Unesp/Câm) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.
MARQUES, A.; SILVA, A. M.; CERDAS, E.. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO AUTISMO: DESAFIOS EMERGENTES. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
MARQUES, A.; FIORUCCI, A. R.; MONTEIRO, M. A.. As contribuições da música no processo de constituição da alteridade lógica na formação de licenciados em Química. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.; SIMOES, B. S.;MARQUES, A.. Compreendendo os erros na resolução de problemas de probabilidade por meio dos mecanismos de defesa da Psicanálise. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SILVA, J. R. N.;MARQUES, A.; OLIVEIRA, J. R. S.. Análise do Processo de Construção Conjunta de Elementos das Disciplinas de Práticas de Ensino de Química por Docentes Formadores a Partir da Teoria do Agir Comunicativo?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá.
YAMAZAKI, S. C.; FERREIRA, F. C.;MARQUES, A.. Perfil Epistemológico Coletivo e o Imaginário sobre o conceito de Radiação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
PIRES, D. X.; RECENA, M. C.; SIQUEIRA, O. S.;MARQUES, A.. Educação Ambiental e a perspectiva dialógica de Paulo Freire: possibilidades para o ensino do conteúdo dos polímeros. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.; XAVIER, M.;MARQUES, A.. Sequência didática para o ensino de proteínas utilizando o modelo de ensino de mudança conceitual proposta por Santos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
FIORUCCI, A. R.; XAVIER, M.;MARQUES, A.; YAMAZAKI, S. C.; MOTA, J. S.. Vitaminas como tema gerador no Ensino de Química na perspectiva de Paulo Freire e os Momentos Pedagógicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
MARQUES, A.. Historiografia da Química Escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; CALIXTO, V. S.; CABRAL, W. A.. As contribuições da música na escola ao ser utilizada como ferramenta didática e a técnica vocal no processo de formação docente continuada. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Grande Dourados.
PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; COSTA NETO, A.. : Um Registro de Vivência em Estágio a Partir da Temática Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
RAMOS, E. S.; DIAS, K. B.;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA. Análise dos Trabalhos Relacionados à Divulgação Científica: Em Foco Anais do ENPEC 2021.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; COSTA NETO, A.. Ensino de Química a partir da Temática dos Shampoos à Luz da Teoria Cognitivista de David Ausubel.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; FERREIRA, L. S.; RAMOS, E. S.. Uma análise documental da temática medicamentos no periódico da revista Química Nova na Escola nos anos de 2018 a 2021.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Calixto, V. S;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA. A Compreensão e Caracterização das Temáticas Abordadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos Licenciandos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados: Classificando as quais foram as temáticas acordadas para a área de Formação de Professores e quais foram para a área de Educação.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Calixto, V. S;MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; DIAS, K. B.. Análise das necessidades formativas presentes nos relatos dos participantes do Programa Residência Pedagógica do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; FERREIRA, L. S.; LUPINETTI, JOICE MENEZES. Reflexões para a escolha do livro didático de Química na escola da Educação Básica por meio do Programa Residência Pedagógica.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, V. S.; Martinez, I.G.. A Química, a pandemia e o Transtorno do Espectro do Autismo: Com a palavra a professora da escola.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, V. S.; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA. Os Desafios Enfrentados pelos/as Professores/as de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química Frente a Pandemia.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; DOMINGOS, D. C. A.; BELASCO, F. C.. DESAFIOS VIVENCIADOS POR UMA ESTAGIÁRIA AO ENSINAR QUÍMICA PARA ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; DIAS, K. B.; MIRANDA, E. M.. As Oficinas Temáticas nos periódicos Química Nova na Escola (QNEsc), Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM) e Revista Educação Química em Punto de Vista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; Lupinetti, J,M.; RODRIGUES, F. F.. Concepções dos Licenciados/Licenciandos em Química acerca dos Estágios Supervisionados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; Lupinetti, J,M.; OLIVEIRA, R. M.. Experiências de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de licenciatura em química da UFGD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; PEREIRA, A. S.; OLIVEIRA, R. M.. Oficina: uma proposta contextualizadora para o ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Jeller, A.H; FIORUCCI, A. R.;MARQUES, A.. O ensino de funções orgânicas por meio da química dos alimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
MARQUES, A.; PEREIRA, A. S.; CABRAL, W. A.. Aplicabilidade de Jogos Didáticos no Ensino de Química Orgânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; PEREIRA, A. S.; RODRIGUES, F. F.. POTENCIALIDADES FORMATIVAS NAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; DOMINGOS, D. C. A.; SOUZA, M. B.. A ressignificação curricular possibilitada por meio da temática dos agrotóxicos no contexto da Educação do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MIRANDA, E. M.;MARQUES, A.; Calixto, V. S. Levantamento das concepções de bolsistas e ex´bolsistas do PIBID sobre a segurança ao realizar experimentos nas aulas de química no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
YAMAZAKI, S. C.;MARQUES, A.; FERREIRA, F. C.. Ciência e questões de gênero: uma pesquisa sobre as mulheres nas ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
YAMAZAKI, S. C.;MARQUES, A.; FIORUCCI, A. R.. Educação Científica: noção de Física por meio de estudos de terminologia em livros didáticos de Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
DOMINGOS, D. C. A.;MARQUES, A.; YAMAZAKI, R. O. M.. Capim Cidreira: Uma possibilidade de ensino da função aldeído na Escola Pa'i Chiquito Pedro - Dourados/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.. A experimentação e as questões sociocientíficas controversas na construção de uma sequência didática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARQUES, A.. Utilização do formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares sob a perspectiva freireana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Calixto, V. S;MARQUES, A.. Abordagem CTS no Ensino de Química com o tema plástico: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Jeller, A.H;MARQUES, A.. Os professores de Química de municípios da região da Grande Dourados: formação e atuação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.. A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; Pereira, S.A; Jeller, A.H. Abordagem do tema qualidade da água por meio da perspectiva CTS no ensino de químiica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; Pereira, S.A; DOMINGOS, D. C. A.. A química e o trânsito: uma proposta de abordagem para sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Pereira, S.A;MARQUES, A.; DOMINGOS, D. C. A.. O ensino de Química na perspectiva da experimentação investigativa: conceitos de ácidos e bases utilizando indicadores naturais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Pereira, S.A;MARQUES, A.; DOMINGOS, D. C. A.. O ensino de polímeros por meio dos três momentos Pedagógicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
Pereira, S.A;MARQUES, A.; Vianna, J.F.. Indicadores da evasão escolar: percepção de professores e alunos do 3° ano do Ensino Médio noturno da escola Celso Muller do Amaral em Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.; POLIZELLE, M. A. L.; SILVA, D. A.. A busca pela criticidade dos alunos por meio das Questões Sociocientíficas (QSC). 2013 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARQUES, A.. Uso de mídias no Ensino de Química: uma alternativa ao ensino tradicional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
MARQUES, A.. Química de Coordenação no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, VIVIAN DOS SANTOS; MIOLA, A. F. S.; MEDEIROS, D. M. S.; NUNES-NETO, N. F.. EDITAL DE SELEÇÃO N. 26, de 16 de MAIO DE 2025. 2025. Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; FERREIRA, F. C.; YAMAZAKI, R. O. M.; RAFFA, R.. EDITAL 22/2025 PPGCMat/FACET/UFGD de 04 de abril de 2025 Processo seletivo para atribuição e cadastro reserva para atribuição de bolsa Demanda Social para o ano 2025. 2025. Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA; CALIXTO, VIVIAN DOS SANTOS; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA; FERREIRA, F. C.; NEVES, K. C. R.. EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2024. 2024. Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.. V Congresso Paranaense de Educação Química. 2017. Universidade Estadual de Maringá.
MARQUES, A.. II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos Iniciais (CIMAI). 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.
MARQUES, A.. II FECEN - Feira de Ciências e Engenharias. 2016. Universidade Federal da Grande Dourados.
MARQUES, A.. avaliadora de trabalhos do III Encontro do PIBID/UFGD. 2014. Universidade Federal da Grande Dourados.
Orientou
Os gêneros textuais nos livros didáticos; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
A taxonomia do jogo educativo na formação continuada de Química; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
MATTOS; A formação de professores/as de Química em unidades prisionais no Mato Grosso do Sul; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Escrevivências de professores/as de Química: Estudos sobre a formação; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Jogos didáticos e a potencialidade na formação de professores/as de Química; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);
Os Impactos Da Pandemia No Campo Do Estágio Supervisionado do/no Curso de Licenciatura em Química Da UFGD; 2024; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIREANA; 2023; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal da Grande Dourados, ; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DE UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA COM PROFESSORAS; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
A Formação Continuada de Professores do Ensino de Ciências no Contexto do Autismo: Desafios Emergentes; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
A Música como Linguagem na Apropriação Discursiva e Constituição da Identidade de Estagiários do Curso de Licenciatura em Química; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE POLÍMEROS; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ; Coorientador: Adriana Marques de Oliveira;
A música e o ensino de química na formação inicial; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
AGROTÓXICO: PROBLEMATIZAÇÃO E DEBATE DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA; 2021; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ; Coorientador: Adriana Marques de Oliveira;
Temática de medicamentos na pandemia e pós pandemia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
DIFICULDADES EM QUÍMICA: O segundo ano do Ensino Médio em foco; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
As contribuições da música na escola ao ser utilizada como ferramenta didática e a técnica vocal no processo de formação docente continuada; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
AS COMPREENSÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA NO PEQUENO GRUPO DE PESQUISA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO PANDÊMICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Reflexões para a escolha do livro didático de Química na escola da Educação Básica por meio do Programa Residência Pedagógica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
A Química, a pandemia e o Transtorno do Espectro do Autismo: com a palavra a professora da escola; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Experiências dos/as estagiários/as do Curso de Licenciatura em Química no contexto pandêmico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Educação Inclusiva entrelaçada ao movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente à luz dos anais do ENEQ no período de 2014 a 2018; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Vivências dos/as professores/as vinculados/as ao Programa Residência Pedagógica (PRP) do Subprojeto de Licenciatura em Química da UFGD durante a pandemia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS/AS PROFESSORES/AS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FRENTE A PANDEMIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
DESAFIOS VIVENCIADOS POR UMA ESTAGIÁRIA AO ENSINAR QUÍMICA PARA ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
As Oficinas Temáticas nos periódicos Química Nova na Escola (QNEsc), Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM) e Revista Educação Química em Punto de Vista; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
olhares acerca do processo de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do período noturno da UFGD; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Experiências de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de licenciatura em química da UFGD; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Concepções dos Licenciados/Licenciandos em Química acerca dos Estágios Supervisionados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
A ressignificação curricular possibilitada por meio da temática dos agrotóxicos no contexto da Educação do Campo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Aplicabilidade de Jogos Didáticos no Ensino de Química Orgânica no Ensino Médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
POTENCIALIDADES FORMATIVAS NAS QUESTÕES DO ENEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Os diários como possibilidade formativa em estágio supervisionado no curso Licenciatura em Química; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
OFICINA TEMÁTICA: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
A abordagem freireana e a metodologia de Jigsaw: potencialidades e limitações para o ensino de química; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Utilização do formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares sob a perspectiva freireana; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Os momentos Pedagógicos nas oficinas temáticas para o Ensino de Química; 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados, SESu MEC; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Subprojeto PIBID; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Subprojeto PIBID; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Química) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Diferenças da Escola: construindo relações de respeito; 2008; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Antonia da Silveira Capilé; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Educação, Conscientização e Ação Ambiental; 2007; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Antonia da Silveira Capilé; Orientador: Adriana Marques de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
Pereira, D.F.S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PANDEMIA: UMA ESCUTA PEDAGÓGICA. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) , v. 8, p. 2-16, 2024.
-
ALENCAR, S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Vivências de professores preceptores vinculados ao Programa Residência Pedagógica (PRP) do Subprojeto de Licenciatura em Química da UFGD na pandemia. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) , v. 8, p. 2, 2024.
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Diagnóstico da evasão estudantil universitária nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UFGD no espectro temporal de 2016 a 2021: a pandemia da Covid-19 impactou?. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) , v. 8, p. 2-21, 2024.
-
Lupinetti, J,M. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Bakhtin e a formação de professor/a da área de Ensino de Ciências. PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO , v. 14, p. 1-14, 2024.
-
OLIVEIRA, R. M. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires. ETR- Ensino e Tecnologia em Revista , v. 8, p. 1-16, 2024.
-
LUPINETTI, JOICE MENEZES ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . A música e a saúde vocal na/paraa formação continuada de professores/as num Pequeno Grupo de Pesquisa. Horizontes , v. 42, p. 1-17, 2024.
-
MATTOS, A. J. P. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Escrevivênciadotornar-seprofessoradeQuímicanasUnidadesPrisionais. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 14, p. 21-35, 2024.
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . A MULTIPLICIDADE DE VOZES ENLAÇADAS EM PORTFÓLIOS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CONTEXTO PANDÊMICO. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 19, p. e024075, 2024.
-
Calixto, V. S ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Um itinerário compreensivo acerca do Portfólio: diálogo entre professoras em formação. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 8, p. 1-23, 2023.
-
DOMINGOS, D. C. A. ; QUEIRÓS, W.P. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; PIRES, D. X. . Formação Formação Inicial de Professores/as de Ciências da Natureza na Educação do/no Campo: Formação Inicial de Professores/as do Campo'.. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 45, p. 2-15, 2023.
-
Pereira, S.A ; RAMOS, E. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; Calixto, V. S . Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 190-205, 2023.
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; Calixto, V. S ; RAMOS, E. S. ; Pereira, S.A . O Privilégio Insetal de Ser Coletivo: A Experiência do I Ciclo Formativo PRP/PIBID QUÍMICA da/na UFGD. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 176-189, 2023.
-
CALIXTO, VIVIAN DOS SANTOS ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Entre o Presente e o Futuro: Adaptações da Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Química da UFGD Frente aos (Novos?) Documentos Normativos. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 8, p. 158-175, 2022.
-
LUPINETTI, JOICE MENEZES ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Catarse do I Encontro dos Estágios amalgamados pela música no Ensino de Química: possibilidades de interação entre a escola e a universidade. Educação Química en Punto de Vista , v. 5, p. 94-114, 2021.
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. . As Questões Sociocientíficas no Pequeno Grupo de Pesquisa: diálogo com a formação continuada de professores. INDAGATIO DIDACTICA , v. 12, p. 309-326, 2020.
-
DOMINGOS, D. C. A. ; PIRES, D. X. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . O Debate da Educação Do/No Campo No Processo Formativo Dos Professores De Ciências da Natureza. Cadernos de Agroecologia , v. 15, p. 1-16, 2020.
-
DE OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES ; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA . A EXPERIÃ?NCIA EXTENSIONISTA NO ESTÃ?GIO SUPERVISIONADO DE QUÃ?MICA: O PROJETO DE INTEGRAÃ?Ã?O ESCOLAR. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , v. 10, p. 131-139, 2019.
-
Duarte, T. S. ; OLIVEIRA, A.M. ; DOMINGOS, D. C. A. . A Ressignificação Curricular Possibilitada por meio da Temática dos Agrotóxicos: um processo de compreensão do contexto para a educação do campo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 18, p. 691-718, 2018.
-
OLIVEIRA, A.M. ; Oliveira, J.P . O PAPEL DO CORAL NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SUBPROJETO DO PIBID/ QUÍMICA DA UFGD: UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE PIBIDIAN@S. PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO , v. 1, p. 554-562, 2018.
-
PENASSO, JEAN CARLOS AZEVEDO ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . A abordagem freireana e a metodologia de Jigsaw: um relato das potencialidades e limitações para o ensino de Química. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE , v. 7, p. 59-72, 2018.
-
MUZZI, R. M. ; SILVA, I. A. ; Pereira, S.A ; OLIVEIRA, A.M. . A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE FORMADORA DA UFGD NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO , v. 7, p. 412-428, 2017.
-
Duarte, T. S. ; Munchen, S. ; OLIVEIRA, A.M. . Agrotóxico no ensino de Química: Concepções de estudantes do campo segundo a educação dialógica Freireana. Cadernos de Agroecologia , v. 11, p. 1, 2016.
-
OLIVEIRA, A.M. ; RECENA, M. C. . O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS. Alexandria (UFSC) , v. 7, p. 103-126, 2014.
-
Pereira, S.A (Org.) ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE (Org.) ; CALIXTO, V. S. (Org.) . O teatro de temática cientifica na formação de professores de química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 151p .
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . A transposição didática no estágio supervisionado em química durante o ano pandêmico de 2021. In: Bruno dos Santos Simões; Adriana Fátima de Souza Miola; José Wilson dos Santos.. (Org.). Perspectivas em didática das Ciências e Matemática. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2023, v. 1, p. 1-315.
-
Pereira, D.F.S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Experiências de professores/as de Ciências da Natureza no cenário pandêmico à luz da perspectiva de Paulo Freire. In: Pedro Membiela; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Estratégias metodológicas e de investigação no ensino das ciências. 1ed.Barbadas: Educacion Editora, 2023, v. 1, p. 1-459.
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Experiências dos/as estagiários/as do Curso de licenciatura em Química no contexto pandêmico. In: Pedro Membiela; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Estratégias metodológicas e de investigação no ensino das ciências. 2ed.Barbadas: Educacion Editora, 2023, v. 1, p. 1-459.
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; PEREIRA, A. S. ; CALIXTO, V. S. ; SILVA, C. S. B. ; DIAS, K. B. ; GONCALVES, H. M. . A EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/QUÍMICA: ENTRE NUANCES TEÓRICO/METODOLÓGICAS E OS DEVIRES. In: Ademir de Souza Pereira; Adriana Fátima de Souza Miola; Cintia Melo dos Santos. (Org.). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFGD (2020 ? 2022): ações em tempos de pandemia. 1ed.Iguatu: Quipá, 2022, v. 1, p. 1-117.
-
FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . Olhares acerca do processo de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química. In: Fabio Perboni; Andréia Nunes Militão; Carla Regina de Souza Figueiredo. (Org.). Estágio Supervisionado sob diferentes olhares. 2ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 2, p. 9-185.
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . A PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE POLÍMEROS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ANO DE 2009: CONEXÕES COM O PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE NOS DIAS ATUAIS. In: s Janaina M. Abreu; Paulo Roberto Padilha. (Org.). Paulo Freire em tempos de fake news. 1ed.São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2020, v. 1, p. 10-295.
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; SILVA, T. C. . A constituição histórica do teatro de para a compreensão do teatro de temática cientifica; implicações para o ensino de química. In: Ademir de Souza Pereira; Adriana Marques de Oliveira; Vivian dos Santos Calixto. (Org.). O teatro de temática cientifica na formação de professores de química. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 9-151.
-
Duarte, T. S. ; OLIVEIRA, A.M. ; Munchen, S. . AGROTÓXICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CAMPO SEGUNDO A EDUCAÇÃO DIALÓGICA FREIREANA. In: Carmen Lúcia Voigt. (Org.). O Ensino de Química. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 2, p. 275-289.
-
Duarte, T. S. ; OLIVEIRA, A.M. ; DOMINGOS, D. C. A. . A RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR POSSIBILITADA POR MEIO DA TEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS : UM PROCESSO DE COMPREENSÃO DO CONTEXTO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: IVANIO DICKMANN. (Org.). Vozes da Educação. 2ed.São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019, v. 10, p. 287-312.
-
LIMA, M. F. ; BEZERRA, R. M. B. ; ARAIJO, T. M. T. R. ; BRITO, M. A. ; OTTERSBACH, E. M. ; OLIVEIRA, A.M. . Ciência e formação humana no Pequeno Grupo de Pesquisa via Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. In: Lizete Maria Orquiza Carvalho; Washington Luiz Pacheco de Carvalho; Jair Lopes Júnior. (Org.). Educação Científica em questão: a escola como produtora de cultura e sociedade. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019, v. 3, p. 1-362.
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . Estágio Supervisionado e a Prática como Componente Curricular nas matrizes dos cursos de Licenciatura em Química, Matemática e Física da UFGD e UEMS. In: Fábio Perboni; Carla Regina de Souza Figueiredo. (Org.). Lugares e não lugares do estágio Supervisionado em universidades públicas de Mato Grosso do Sul: UEMS e UFGD. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 9-116.
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; MIRANDA, E. M. ; CALIXTO, V. S. ; CABRAL, W. A. ; Pereira, S.A . Pibid química UFGD: uma experiência coletiva na formação de professores. In: Noêmia dos Santos Pereira Moura; Maria Alice de Miranda Aranda; Andréia Sangalli; Adriana de Fátima Vilela Biscaro. (Org.). Pibid na UFGD: Reflexões acerca da gestão (2014-2018). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 199-216.
-
Oliveira, J.P ; SANTOS, V. R. N. ; DUARTE, A. F. ; VITRO, P. H. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . O papel do coral na divulgação científica no subprojeto Pibid/Química da UFGD. In: Noêmia dos Santos Pereira Moura; Maria Alice de Miranda Aranda; Andréia Sangalli; Adriana de Fátima Vilela Biscaro. (Org.). Pibid na UFGD: relatos de Experiências Pedagógicas (2014-2018). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 2, p. 13-374.
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; SOUZA, A. F. ; FREITAS, W. P. . Reação relógio de iodo. In: Ademir de Souza Pereira; José Francisco Vianna; Jorge Luiz Raposo Júnior; Patrícia Hatsue Suegama. (Org.). Experimentos Investigativos De Química Para A Sala De Aula. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 1-80.
-
MENDONCA, T. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . A formação de professores no âmbito do Projeto Observatório da Educação. In: Orquiza-de-Carvalho, L; Carvalho, W.L.P.; Lopes, J.J.. (Org.). Formação de professores, questões sociocientíficas e avaliação em larga escala. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2016, v. 1, p. 229-250.
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; FERREIRA, L. S. . DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS VISANDO A FORMAÇÃO CRÍTICA: ENTRE AS NUANCES PANDÊMICAS E PÓS- PANDÊMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa?PB. Anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campina Grande - PB.: Editora Realize, 2024. v. 22. p. 1-32.
-
SILVA, T. C. ; SOARES, M. H. F. B. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . O JOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE QUÍMICA: OLHARES DOS/AS LICENCIANDOS/AS. In: Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - JALEQUIM LEVEL 5, 2024, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia: Jalequim level 5. Meio digital: Even3, 2023. p. 1-8.
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTÁRIA DAS NORMAS PUBLICADAS NA UFGD. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2023, Uberlândia. Anais do 21º Encontro Nacional de Ensino de Química. plataforma even: Par3, 2023. p. 1-9.
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; FRANCISCO JUNIOR, W. E. . A poesia no componente curricular de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Química: valorização das culturas artística e científica em tempos pandêmicos. In: X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade ? X ESOCITE.BR, 2023, Maceió. Anais Eletrônicos GT 16: Interdisciplinaridade em CTS, 2023.
-
Pereira, D.F.S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NORMATIVAS RELACIONADAS AO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO PANDÊMICO DE 2020 A 2021: Entrelaces com a perspectiva de Paulo Freire. In: XXII Encontro Nacional de Educação, II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica,, 2022, Ijuí. n. 2 (2022): Encontro Nacional de Educação (ENACED) e Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (SIEPEC). Ijuí: Editora Unijuí Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências - UNIJUÍ, 2022. v. 2. p. 1-10.
-
Pereira, D.F.S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CENÁRIO PANDÊMICO,. In: VI CBEPF 2022 - Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2022, UNESP. Anais do VI CBEPF - Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2022. p. 1-10.
-
ALENCAR, S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NUM CENÁRIO PANDÊMICO: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: V Seminário Formação Docente: intersecção entre universidade e escola - Paulo Freire: contribuições para a educação pública, 2021, Dourados. v. 4 n. 4 (2021): Anais do V Seminário Formação Docente ? Intersecção entre Universidade e Escola - Paulo Freire: contribuições para a educação pública, 2021. v. 4.
-
GONCALVES, C. ; PIRES, D. X. ; OLIVEIRA, A.M. . Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Temática Lixo e a Educação Ambiental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.
-
GONCALVES, C. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . Potencialidades do estudo de caso na utilização do formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares à luz da perspectiva freireana. In: I CONECEAS, 2016, Campo Grande. http://www.coneceas.com.br/apresentacao, 2016.
-
Duarte, T. S. ; Munchen, S. ; OLIVEIRA, A.M. . Agrotóxicos no ensino de Química: concepções de estudantes do campo segundo a educação dialógica freireana. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais Eneq 2016, 2016.
-
GONCALVES, C. ; OLIVEIRA, A.M. . Estudo de caso: Utilização do formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares à luz da perspectiva Freireana. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais Eneq 2016, 2016.
-
OLIVEIRA, A.M. ; CARVALHO, L. M. O. . A formação continuada de professores de ciências por meio das questões sociocientíficas via política pública: possibilidades de ressignificação. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. X Enpec 2015. Águas de Lindoia: Enpec- Abrapec, 2015.
-
BILIBIO, C. ; LIMA, L. J. ; FERREIRA, L. S. ; BRUFATTO, K. C. S. ; SILVA, B. P. A. ; CASTRO, G. ; ORMAY, L. A. ; MEDEIROS, R. C. ; SILVA, J. B. ; DIAS, K. B. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA ; CALIXTO, V. S. . O LIVRO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DOS ANUAIS DA ENEQ NO PERÍODO DE 2010 A 2018. In: XVIII Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química, 2021, Barra do Garças. Anais do 18º Encontro de Debate Centro-Oeste sobre o Ensino de Química (ECODEQ - UFMT/CUA). plataforma even: https//www.even3.com.br/anais/xviiiecodeq/364318-O-LIVRO-DIDATICO-DE-QUIMICA--UMA-REVISAO-DOS -ANÁLI, 2021. v. 1. p. 1-6.
-
Calixto, V. S ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . A EXPERIÊNCIA DOS ESTÁGIOS MEDIADA A PARTIR DO PORTFÓLIO: UM RELATO DE PROFESSORAS FORMADORAS EM FORMAÇÃO. In: XVII Encontro Centro-Oeste e Debates Sobre o Ensino de Química, 2020, Goiânia. Anais do XVII Encontro Centro-Oeste e Debates Sobre o Ensino de Química. Goiânia: Anais do XVII Encontro Centro-Oeste e Debates Sobre o Ensino de Química. Anais...Goiânia(GO), 2020. v. 1. p. 1-5.
-
LUPINETTI, JOICE MENEZES ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DA MÚSICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DOS ANOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), CONSIDERANDO OS ANOS DE 2010 A 2018. In: XVII ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DEBATE SOBRE ENSINO DE QUÍMICA, 2020, Goiânia. Anais do XVII Encontro Centro-Oeste e Debates sobre o Ensino de Química. Meio digital: Even3, 2020. p. 1-5.
-
BELASCO, F. C. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO AUTISMO: DESAFIOS EMERGENTES. In: Congresso Online Nacional de Pedagogia, 2ª edição, de 20/09/2021 a 22/09/2021, 2021, online. Congresso Online Nacional de Pedagogia, 2ª edição, de 20/09/2021 a 22/09/2021 ISBN dos Anais: 978-65-89908-89-0, 2021. v. 2. p. 1-2.
-
Lupinetti, J,M. ; OLIVEIRA, A.M. . A Importância do Processo de Formação Docente Continuada e as Contribuições da Música como Ferramenta Didática. In: Encontro Nacional do Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Anais do XIX Encontro Nacional do Ensino de Química, 2018. p. 137-137.
-
Lupinetti, J,M. ; OLIVEIRA, A.M. ; MIRANDA, E. M. ; PEREIRA, A. S. . O USO DA TÉCNICA VOCAL PARA POTENCIALIZAR A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais Eneq 2016, 2016.
-
OLIVEIRA, A.M. ; PINHEIRO, F. . O USO DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA ABORDAGEM DO TEMA AGROTÓXICO: UMA VISÃO DOS EDUCANDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII Enpec - Trabalhos Completos, 2011.
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Cartas pandêmicas no Programa Residência Pedagógica no Curso de Química. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Os Impactos Da Pandemia No Campo Do Estágio Supervisionado do/no Curso de Licenciatura em Química Da UFGD. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, T. C. ; SOARES, M. H. F. B. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . COMPREENSÃO DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ACERCA DOS JOGOS DIDÁTICOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, L. S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . O Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química na pandemia: Uma análise documental acerca das normativas publicizadas na UFGD. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA ; FRANCISCO JUNIOR, W. E. . A poesia no componente curricular de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Química: valorização das culturas artística e científica em tempos pandêmicos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Pereira, D.F.S. ; MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NORMATIVAS RELACIONADAS AO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO PANDÊMICO DE 2020 A 2021: Entrelaces com a perspectiva de Paulo Freire. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CALIXTO, V. S. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . Entre o presente e o futuro: adaptações da matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da UFGD frente aos (novos?) documentos normativos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, L. J. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; DIAS, K. B. ; Pereira, S.A ; CALIXTO, V. S. . O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA NO PERÍODO DE 2010 A 2018. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, E. S. ; ORMAY, L. A. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; DIAS, K. B. ; CALIXTO, V. S. ; Pereira, S.A . A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAA IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIRANCO, M. S. ; VIEIRA, M. C. J. ; CALIXTO, V. S. ; SILVA, C. S. B. ; Pereira, S.A ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . RELATÓRIO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI). 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASTRO, G. ; DIAS, K. B. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; Pereira, S.A ; CALIXTO, V. S. . AS CARTAS PANDÊMICAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, R. C. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; DIAS, K. B. ; CALIXTO, V. S. ; Pereira, S.A . UM BREVE CONTEXTO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP). 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, B. P. A. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; DIAS, K. B. ; CALIXTO, V. S. ; Pereira, S.A . O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE QUÍMICA: COM A PALAVRA A LICENCIANDA RESIDENTE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRUFATTO, K. C. S. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; DIAS, K. B. ; CALIXTO, V. S. ; Pereira, S.A . UMA NARRATIVA DE UMA LICENCIANDA IMERSA NA ESCRITA DE UMA CARTA PANDÊMICA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENCAR, S. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . COMPREENSÕES DOS/AS PROFESSORES/AS DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)/QUÍMICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. O. ; CANDIDO, B. A. ; CALIXTO, V. S. ; SILVA, C. S. B. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; Pereira, S.A . CRIAÇÃO DE BANNERS PARA O AUXILIO DA ESCRITA EM PROJETOS DE PESQUISA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASTRO, C. A. A. A. ; BOCATO, L. V. ; CALIXTO, V. S. ; SILVA, C. S. B. ; Pereira, S.A ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . OS IMPACTOS DA BNCC NO CURRÍCULO DE QUÍMICA DO NOVO ENSINO MÉDIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, A. C. F. ; CAVANIA, V. S. ; CALIXTO, V. S. ; SILVA, C. S. B. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; Pereira, S.A . SER PROFESSOR EM CENÁRIO PANDÊMICO: UM DIÁLOGO EPISTOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. B. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; DIAS, K. B. ; CALIXTO, V. S. ; Pereira, S.A . EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE UMA CARTA PANDÊMICA DE UMA LICENCIANDA NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE QUÍMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . Relato de Experiência - A produção da ciência pelos Grupos de Pesquisa e Laboratórios de Pesquisa do Centro-Oeste. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. . As Questões Sociocientíficas no Pequeno Grupo de Pesquisa: diálogo com a formação continuada de professores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE . O Estágio Curricular Supervisionado em Ensino e a potencialidade formativa no curso de Licenciatura em Química da UFGD. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ORTEGA, W. ; OLIVEIRA, A.M. . Um relato de experiência acerca das potencialidades das sequências didáticas elaboradas no Estágio Supervisionado III. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FRANCESQUE, A. S. ; OLIVEIRA, A.M. . Experiências de uma estagiária: compreendendo aspectos relacionados a aprendizagem dos alunos trabalhadores da educação básica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. Q. ; OLIVEIRA, A.M. . A socialização de professores e alunos de química por meio de um encontro dos estágios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lupinetti, J,M. ; OLIVEIRA, A.M. . AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DA MÚSICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), CONSIDERANDO OS ANOS DE 2010 À 2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PUSSI, K. F. ; OLIVEIRA, A.M. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIRANCO, M. S. ; OLIVEIRA, A.M. ; RAMOS, E. S. ; Pereira, S.A ; LEAL, P. G. . DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS DE QUÍMICA: Motivação e ou compreensão de conceitos científicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIGUEIREDO, R. L. ; LUNAS, R. M. ; OLIVEIRA, R. M. ; PEREIRA, A. S. ; OLIVEIRA, A.M. ; RAMOS, E. S. . ALGUMAS IMPLICAÇÕES DAS FORMAÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE O PIBID. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, A.M. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA ( ENPEQ) NOS PERÍODOS DE 2013 A 2017. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUNAS, R. M. ; PEREIRA, A. S. ; OLIVEIRA, A.M. ; RAMOS, E. S. ; OLIVEIRA, R. M. . Diário de bordo e suas implicações na formação docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CALIXTO, V. S. ; OLIVEIRA, A.M. . A EXPERIÊNCIA DOS ESTÁGIOS MEDIADA A PARTIR DO PORTFÓLIO: UM RELATO DE PROFESSORAS FORMADORAS EM FORMAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Mandacari, C. ; MARQUES, A. ; MIQUELETTI, E. A. . Interface Universidade/Escola e a valorização do Pequeno Grupo de Professores para a formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lupinetti, J,M. ; OLIVEIRA, A.M. . A Importância do Processo de Formação Docente Continuada e as Contribuições da Música como Ferramenta Didática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, T. S. ; OLIVEIRA, A.M. . A contextualização a partir da temática antiácidos para o ensino de estequiometria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Oliveira, J.P ; Alves, D.L. ; OLIVEIRA, A.M. . O coral na divulgação científica no subprojeto do PIBID/Química da UFGD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, T. C. ; GONCALVES, L. R. ; SILVA, F. S. ; OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; OLIVEIRA, R. M. . Contextualização a partir da temática antiácidos para o ensino de estequiometria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, A.M. . Show da Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A.M. . Show da Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Duarte, T. S. ; Munchen, S. ; OLIVEIRA, A.M. . Agrotóxicos no ensino de Química: concepções de estudantes do campo segundo a educação dialógica freireana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONCALVES, C. ; OLIVEIRA, A.M. . Estudo de caso: Utilização do formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares à luz da perspectiva Freireana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A.M. ; CARVALHO, L. M. O. . O professor e o ensino de Ciências por meio das questões sociocientíficas: ressignificação dos conteúdos do caderno pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio das ciências da natureza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, T. S. ; SILVA, T. C. ; GONCALVES, L. R. ; PAVAO, A. L. ; PENASSO, J. C. ; FREITAS, W. P. ; PEREIRA, A. S. ; R. JUNIOR, J. L. ; OLIVEIRA, A.M. ; CHIMENEZ, T. A. . A Química dos cosméticos como proposta contextualizadora no ensino de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PENASSO, J. C. ; FREITAS, W. P. ; SOUZA, T. S. ; SILVA, T. C. ; GONCALVES, L. R. ; PAVAO, A. L. ; Pereira, S.A ; OLIVEIRA, A.M. ; CHIMENEZ, T. A. ; R. JUNIOR, J. L. . Experimentação Investigativa: uma aula com uso de indicador natural ácido base com alunos da educação de jovens e adultos - Eja. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, W. P. ; PENASSO, J. C. ; SOUZA, T. S. ; SILVA, T. C. ; GONCALVES, L. R. ; PAVAO, A. L. ; CHIMENEZ, T. A. ; OLIVEIRA, A.M. ; PEREIRA, A. S. ; R. JUNIOR, J. L. . Química dos sentidos: Uma proposta contextualizada para o ensino de conceitos químicos com alunos do EJA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. . Legado de Freire: Contribuições Teóricas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, A.M. ; PINHEIRO, F. ; IZAIAS, J. C. . O uso dos momentos pedagógicos na abordagem do tema agrotóxico: uma visão dos educandos do primeiro ano do ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, A.M. ; PINHEIRO, F. . O Uso dos Momentos Pedagógicos na Abordagem do Tema Agrotóxico: Uma Visão dos Educandos do Primeiro Ano do Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, A. ; RECENA, M. C. . A investigação Temática e a Análise Textual Discursiva: busca por temas geradores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRAVEIRO, J. A. ; BENEDETTI FILHO, E. ; FIORUCCI, A. R. ; OLIVEIRA, A.M. . Resolução de Exercícios com Atividades Lúdicas: Labirinto Químico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. ; RECENA, M. C. . A Investigação Temática e a análise Textual Discursiva: Busca por temas geradores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. ; RECENA, M. C. . A investigação Temática e a Análise Textual Discursiva: busca por temas geradores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOMINGOS, D. C. A. ; OLIVEIRA, A.M. . Concepção dos alunos ingressantes no ensino médio em relação a disciplina de Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. ; DOMINGOS, D. C. A. . Utilizando mapas conceituais para verificação da aprendizagem significativa, utilizando o tema separação de misturas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. ; DOMINGOS, D. C. A. . Utilizando mapas conceituais para verificação da aprendizagem significativa, utilizando o tema separação de misturas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. ; DOMINGOS, D. C. A. . Concepção dos Alunos Ingressantes no Ensino Médio em Relação a Disciplina de Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRAVEIRO, J. A. ; BENEDETTI FILHO, E. ; FIORUCCI, A. R. ; BENEDETTI, L. P. S. ; OLIVEIRA, A.M. . O lúdico no ensino de química: um jogo de historia da qupimica envolvendo a alquimia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, A. . Estudo químico de Dorstenia tubicina: busca de substâncias bioativas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Domingos, et al ; MARQUES, A. . "observações do cotidiano em sala de aula: uma visão interdiciplinar"no. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, A. . "O cotidiano do docente de química e a Didática: um entrelaçamento possível" no. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, A. M. ; MARQUES, A. ; oliveira, et al . "A influência da didática no ensino de Química" no. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, A. ; CARDOSO, C. A. L. . Estudo Químico de Dorstenia tubicina: busca de substâncias bioativas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, A. ; DOMINGOS, D. C. A. . Observações do Cotidiano em Sala de Aula: Uma Visão Interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, A.M. ; DOMINGOS, D. C. A. . Docente de Química e a Didática: Um entrelaçamento Possível. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES, A. . Avaliação da Composição de Amostras de Dorstenia Tubicina coletadas em diferentes estações no ano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDOSO, C. A. L. ; FERREIRA, A. M. ; MARQUES, A. . Avaliação Sazonal da Composição de Dorstenia tubicina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A.M. . Experimentos Investigativos de Química para sala de aula. Curitiba, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
OLIVEIRA, A.M. . V ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018.
OLIVEIRA, A.M. . coordenação da sessão coordenada de Ensino de Química (EDU). 2019.
OLIVEIRA, A.M. . parecerista na área de Ensino de Química. 2015.
MARQUES DE OLIVEIRA, ADRIANA . Enseñanza de las ciencias en tiempos de pandemia. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, ADRIANA MARQUES DE ; CALIXTO, V. S. . A importância do Estágio Supervisionado na formação do professor de Química. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FRICK, L. T. ; OLIVEIRA, A.M. . Bullyng e Cyberbullyng em contextos educativos: os sistemas de apoio entre pares como ponto central na prevenção. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. ; RECENA, M. C. . Fazeres e saberes do/a professor/a nas licenciaturas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. . Avaliação das atividades realizadas no QuiEncontro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. . QuiEncontro - Conversas sobre o ensino de Química na Educação Básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. . Fazeres e saberes do/a professor/a nas licenciaturas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. . O lugar do Estágio nas licenciaturas: experiências da UEMS/UFGD. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. ; Munchen, S. ; Calixto, V. S . Tendências Metodológicas no Ensino de Química. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, A.M. ; CALIXTO, V. S. . Metodologias no ensino de química: as QSCs e o desenvolvimento do pensamento crítico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, A.M. . Metodologias no ensino de química: as QSCs e o desenvolvimento do pensamento crítico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, A.M. . Bases Teóricas e práticas pedagógicas para a inclusão escolar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, A.M. ; Calixto, V. S . Questões Metodológicas no Ensino de Química. 2015. .
OLIVEIRA, A.M. . Metodologias no ensino de Química: questões CTS em foco. 2014. .
OLIVEIRA, A.M. . Experiência de Profissionais da Química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, A.M. . Constução de Conceitos em Química - Experimentação e CTS. 2009. .
OLIVEIRA, A.M. . Teorias de Aprendizagem Aplicadas ao Ensino de Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARQUES, A. . Xampus, Sabões e Detergentes. 2004. .
MARQUES, A. . VIII Feira de Ciências - Ciências e Tecnologia no cotidiano. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARQUES, A. . 7º Congresso Universitário DCE/UEMS Ser Universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão de Qualidade. 2002 (COLABORADORA) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Processos formativos da docência: a experimentação e o teatro científico na divulgação científica, Descrição: O presente projeto de pesquisa possui caráter integrador, pois relaciona três grandes campos que constituem o contexto da formação de professores em ciências, a experimentação, o teatro científico e a divulgação científica. Nesse sentido, temos como objetivo investigar no âmbito do LADEQ,experimentos que gerem os princípios da química verde, que podem ser realizados no contexto escolar, por meio dos componentes curriculares de estágio, práticas como componentes curriculares e projetos como PIBID e PROLICEN; propor atividades de divulgação científica que crie um ambiente de investigação a respeito de temáticas relevantes para formação e realizar um levantamento bibliográfico a respeito de atividades que envolvam o teatro científico no ensino de ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Marques de Oliveira - Integrante / Ademir de Souza Pereira - Coordenador / Fernando Cesar Ferreira - Integrante.
-
2017 - Atual
A configuração do Estágio Supervisionado nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores, Descrição: Investiga a configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos diversos cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ambas situadas na cidade de Dourados, região Centro-Oeste. Tem por escopo identificar e analisar como se fundamentam e como se desenvolvem as práticas dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios em duas universidades públicas de Mato Grosso do Sul. Identificando como os mesmos implementam os normativos gerais sobre a temática e também analisando as práticas e concepções dos docentes responsáveis pelas disciplinas e outros sujeitos envolvidos com as atividades de estágio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Marques de Oliveira - Coordenador / Vivian dos Santos Calixto - Integrante / Fábio Perboni - Integrante / Andreia Nunes Militão - Integrante.
-
2001 - 2002
Análise de Plantas e Medicamentos Fitoterápicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Marques de Oliveira - Integrante / Claudia Andrea de Lima Cardoso - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2012
Escola Estadual Presidente VargasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora convocada, Carga horária: 9
2014 - Atual
Universidade Federal da Grande DouradosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora do Ensino de Química
2010 - 2012
Universidade Federal da Grande DouradosVínculo: Outro: Supervisora, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria.Linhas de pesquisa
2010 - 2011
ESCOLA ESTADUAL FLORIANO VIEGAS MACHADOVínculo: , Enquadramento Funcional: professora convocada, Carga horária: 24
2009 - 2011
Universidade Estadual de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora convocada, Carga horária: 8
Outras informações:
A disciplina que ministro nessa Instituição é: Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II
2006 - 2009
Escola Antonia da Silveira CapiléVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora convocada, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Marques de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?