Fernanda Antunha de Freitas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2017). Tem experiência na área de Higiene, Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: qualidade do leite, mastite, doenças infecciosas e parasitárias de animais, bioquímica, biologia molecular, biofísica, microbiologia e microbiologia de alimentos, tecnologia e inspeção de alimentos, higiene de indústria, controle de qualidade industrial. Atualmente trabalha junto à indústrias de laticínios na área de controle de qualidade, segurança de alimentos e assuntos regulatórios.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência Animal

2014 - 2017

Universidade Federal de Goiás
Título: PROTEinograma DO SORO DE LEITE DE VACAS COM MASTITE SUBCLÍNICA EM FUNÇÃO DO ESCORE DE CÉLULAS SOMÁTICAS
Albenones José de Mesquita. Coorientador: Edmar Soares Nicolau. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Ciência Animal

2012 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: Detecção de genes de virulência de Staphylococcus aureus identificados por PCR em amostras de leite de vacas com mastite clínica ou subclinica,Ano de Obtenção: 2014
Albenones José de Mesquita.Coorientador: Edmar Soares Nicolau. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Staphylococcus aureus,; PCR em tempo real; exotoxinas; mastite.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.

Especialização em Processamento e Controle de Qualidade de POA

2014 - 2015

Universidade Federal de Lavras
Título: Programas de Qualidade na Indústria de Laticínios
Orientador: Alcinéia de Lemos Souza Ramos

Graduação em Medicina Veterinária

2007 - 2011

Universidade Federal de Goiás
Título: Relatório de Estágio Curricular Obrigatório,área Higiene e Tecnologia de Leite
Orientador: Albenones José de Mesquita

Formação complementar

2017 - 2017

Instrução dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015. (Carga horária: 16h). , Afam Assessoria e Treinamento, AFAM, Brasil.

2017 - 2017

Análise sensorial em alimentos. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2016 - 2016

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2016 - 2016

I Curso de Atualização em Rotulagem de Alimentos.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. (Carga horária: 36h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2014 - 2014

Fraudes na Produção de Alimentos. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional de Cursos, INCURSOS, Brasil.

2014 - 2014

Control de La mastitis en el rodeo lechero. (Carga horária: 36h). , Federación Panamericana de Lechería, FEPALE, Uruguai.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: segurança de alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: inspeção de alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Doenças Infecciosas de Animais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

Organização de eventos

FREITAS, F. A. . I Semana da Qualidade da Itambé Alimentos S/A. 2017. (Outro).

FREITAS, F. A. . CRMVZ Jovem - Etiqueta profissiona. 2013. (Outro).

FREITAS, F. A. . CRMVZ Jovem - Empregabilidade. 2012. (Outro).

FREITAS, F. A. . CRMVZ Jovem - Você sabe fazer Networking?. 2012. (Outro).

FREITAS, F. A. . XXIII Semanda de Veterinária-UFG. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

XI Congresso Brasileiro e VXII Congresso Latinoamericano de Buiatria. DETECÇÃO DE GENES DE VIRULÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS IDENTIFICADOS POR PCR EM AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE CLÌNICA OU SUBCLÍNICA. 2015. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro e VXII Congresso Latinoamericano de Buiatria. 2015. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro e VXII Congresso Latinoamericano de Buiatria. DETECÇÃO DE GENES DE VIRULÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS IDENTIFICADOS POR PCR EM AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE CLÌNICA OU SUBCLÍNICA. 2015. (Congresso).

II Congresso Transdisciplinar da Fauna. 2013. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. 2013. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Diagnóstico de resíduos de antibióticos em amostras de leite provenientes de empresas com sistema de pagamento por qualidade na região sudeste. 2013. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Importância da remuneração pela qualidade na ocorrência de leite com resíduo de antibióticos na região sudeste. 2013. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Identificação de Adulterantes em leite cru pela análise de escore de autenticidade a partir da técnica de IVTF. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Buiatria. Leucose Enzoótica Bovina: Detecção do Pro-Virus em lesões de carcaças e vísceras por PCR em tempo real. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Buiatria. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Buiatria. Emprego da técnica de PCR em tempo real para detecção do DNA de M. bovis e do Complexo M. tuberculosis em amostras de carcaças e vísceras de frigoríficos. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Buiatria. Brucella spp em lesões de carcaças e vísceras provenientes de matadouros-frigoríficos sob inspeção federal: detecção de DNA por PCR em tempo real. 2013. (Congresso).

11 Congresso Pan-Americano do Leite. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Comparação dos Métodos de Titulação da Acidez em Leite Fluido. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Produção de leite e seus Derivados no Estado de Goiás. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileriro de Qualidade do Leite. Avaliação da Influência da Sazonalidade sobre a CBT das Amostras Recebidas no LQL/CPA/UFG no Período de 2008 a 2009. 2010. (Congresso).

Semana de Veterinária da Escola de Veterinária-UFG. 2010. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. 2009. (Congresso).

4° Mostra Multicultural Milton Santos. 2008. (Simpósio).

Semana da Veterinária da Escola de Veterinária-UFG. 2008. (Seminário).

Semana de Veterinaria da Escola de Veterinaria-UFG. 2008. (Seminário).

Seminario Internacional sobre Raiva. 2008. (Seminário).

V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG ? V CONPEEX. 2008. (Congresso).

?Importância do Acadêmico de Medicina Veterinária no Controle da Raiva Animal?. 2007. (Outra).

IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG? IV CONPEEX. 2007. (Congresso).

Semana da Veterinária da Escola de Veterinária-UFG. 2007. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

DOUGLAS ROBERTO GUIMARAES SILVA

RAMOS, A. L. S.; AROEIRA, C. N.;SILVA, D. R. G.. Programas de Qualidade na Indústria de Laticínios. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Processamento e Controle de Qualidade de Produtos) - Universidade Federal de Lavras.

Marília Cristina Sola

SOLA, MARILIA CRISTINAMESQUITA, A. J.; NUNES, I. A.; NEVES, R. B. S.. Proteinograma do leite de vacas com mastite subclínica em função do escore de células somáticas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Marília Cristina Sola

SOLA, MARILIA CRISTINAMESQUITA, A. J.NICOLAU, E. S.; OLIVEIRA, A. N.; COELHO, K. O.. Correlação entre o escore de células somáticas e o proteinograma do leite de vacas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Megmar Aparecida dos Santos Carneiro

CARNEIRO, M. A. S.; MESQUITA, A. J.; ROMERO, R. A. M.. Detecção de genes de virulência de Staphylococcus aureus identificados por PCR em amostras de leite de vacas com mastite clínica ou subclínica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Megmar Aparecida dos Santos Carneiro

MESQUITA, A. J.;CARNEIRO, M. A. S.. Detecção de genes de virulência de Staphylococcus aureus identificados. 2014. Dissertação (Mestrado em Veterinária) - Pós graduação em ciência animal da escola de veterinária de zootecnia da UF.

Rolando Alfredo Mazzoni Romero

MESQUITA, A. J.; CARNEIRO, M. A. S.;MAZZONI, R.. Detecção de genes de virulência de Staphylococcus aureus identificados por PCR em amostras de leite de vacas com mastite clínica ou subclínica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo Balduino Soares Neves

MESQUITA, Albenones José deBUENO, Válter F F; SOLA, Marília Cristina; NUNES, Iolanda Aparecida;NEVES RBS. Proteinograma do Leite de vacas com mastite subclínica em função do escore de células somáticas e de microrganismos isolados e identificados por microbiologia convencional. 2017. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Carolina Naves Aroeira

RAMOS, A. L. S.;AROEIRA, C. N.; SILVA, D. R. G.. Programas de qualidade na indústria de laticínios. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle de qualidade de produtos de origem animal) - Universidade Federal de Lavras.

Foi orientado por

Albenones Jose de Mesquita

Proteômica do soro de leite de vacas com mastite subclínica em função do escore de células somáticas; ; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Albenones Jose de Mesquita

Detecção de genes de virulência de Staphylococcus aureus identificados por PCR em amostras de leite de vaascommastite clínica ou subclínica; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Albenones Jose de Mesquita;

Laerte Dagher Cassoli

Estágio Supervisionado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Laerte Dagher Cassoli;

Edmar Soares Nicolau

Detecção de genes de virulência de Staphylococcus aureus identificados por PCR em amostras de leite de vacas com mastite clínica ou subclinica; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Edmar Soares Nicolau;

Edmar Soares Nicolau

PROTEÔMICA DO SORO DE LEITE DE VACAS COM MASTITE SUBCLÍNICA EM FUNÇÃO DO ESCORE DE CÉLULAS SOMÁTICAS; 2014; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Edmar Soares Nicolau;

Produções bibliográficas

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; MESQUITA, A. J. . Proteinograma do leite de vacas com mastite subclínica em função do escore de células somáticas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e2210917779, 2021.

  • SOLA, M. C. ; FEISTEL, J. C. ; FREITAS, F. A. ; REZENDE, C.S.M. . Identification of Salmonella sp. in Curraleiro Pé-Duro cattle raw milk. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal , v. 10, p. 211-219, 2016.

  • SOLA, M. C. ; FREITAS, F. A. ; SENA, E. L. S. ; MESQUITA, A. J. . Brucelose bovina:revisão. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. ---, 2014.

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; SENA, E. L. S. ; ALVES, R. F. ; MESQUITA, A. J. . Exotoxinas estafilocócicas e sua importância na mastite bovina. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. ---, 2014.

  • MOREIRA, N. M. ; SOLA, M. C. ; FEISTEL, J. C. ; OLIVEIRA, J. J. ; FREITAS, F. A. . Os mecanismos de resistência bacteriana da Salmonella sp. frente à utilização de antibióticos. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 1131-1153, 2013.

  • MOREIRA, N. M. ; OLIVEIRA, J. J. ; FREITAS, F. A. ; OLIVEIRA, A. P. ; SOLA, M. C. . Métodos de tipificação de Salmonella sp.. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 1433-1453, 2013.

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; MESQUITA, A. J. ; SENA, E. L. S. . Estratégias de evasão de Staphylococcus aureus à imunidade inata. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. -----, 2013.

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; MESQUITA, A. J. ; SENA, E. L. S. . Genômica e Proteômica de Fatores de virulência de Staphylococcus aureus em mastites. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. ----, 2013.

  • OLIVEIRA, J. J. ; REZENDE, C.S.M. ; OLIVEIRA, A. P. ; MOREIRA, N. M. ; FREITAS, F. A. . Surtos Alimentares de origem bacteriana. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 2416-2433, 2013.

  • MIRANDA, R. H. ; SOLA, M. C. ; FREITAS, F. A. ; CALAÇA, A.M.M.D. ; PFRIMER, R. T. ; MESQUITA, A. J. . ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS EM FUNÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS. In: I Simpósio de Ciência Animal e II Fórum de Veterinária e Zootecnia do IF Goiano, 2017, Urutaí. Anais do I Simpósio de Ciência Animal, 2017.

  • NUNES, T. S. ; MIRANDA, R. H. ; FREITAS, F. A. ; FEISTEL, J. C. ; SOLA, M. C. ; FIORAVANTI, M. C. S. ; REZENDE, C.S.M. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO LEITE DE VACAS DA RAÇA CURRALEIRO PÉ DURO. In: I Simpósio de Ciência Animal e II Fórum de Veterinária e Zootecnia do IF Goiano, 2017, Urutaí. Anais do I Simpósio de Ciência Animal, 2017.

  • RAUECKER, U. N. ; REZENDE, C.S.M. ; FREITAS, F. A. ; OLIVEIRA, J. J. ; FEISTEL, J. C. . C. estertheticum em cortes cárneos, superfícies de carcaças e ambiente de matadouros-frigoríficos brasileiros. In: I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, 2016, Goiânia. I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, 2016.

  • SOLA, M. C. ; FREITAS, F. A. ; REZENDE, C.S.M. ; FEISTEL, J. C. ; OLIVEIRA, J. J. ; RAUECKER, U. N. . Ocorrência de espécies sinatrópicas em laticínio no estado de Goiás.. In: I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016, Goiânia. I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016.

  • OLIVEIRA, J. J. ; REZENDE, C.S.M. ; FREITAS, F. A. ; FEISTEL, J. C. ; SOLA, M. C. ; RAUECKER, U. N. . Pesquisa de Campylobacter em cascas de ovos comerciais pelo método imunoenzimático Vidas. In: I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016, Goiânia. I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016.

  • FEISTEL, J. C. ; FREITAS, F. A. ; REZENDE, C.S.M. ; OLIVEIRA, J. J. ; SOLA, M. C. ; RAUECKER, U. N. . Presença de Salmonella sp. e microrganismos indicadores em linguiças frescais de carne suína e de frango comercializadas no estado de Goiás. In: I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016, Goiânia. I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016.

  • FREITAS, F. A. ; FEISTEL, J. C. ; OLIVEIRA, J. J. ; SOLA, M. C. ; RAUECKER, U. N. ; MESQUITA, A. J. . Relação entre CCS no leite cru e ocorrência de mastite bovina por fungos. In: I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016, Goiânia. I Encontro Científico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, 2016.

  • FREITAS, F. A. ; MESQUITA, A. J. ; Nicolau, E. S. ; SENA, E. L. S. ; SOLA, M. C. ; PEREIRA, J.D. ; SOUSA, K.C. ; BUSO, B. L. S. ; PFRIMER, R. T. . DETECÇÃO DE GENES DE VIRULÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS IDENTIFICADOS POR PCR EM AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE CLÌNICA OU SUBCLÍNICA. In: XI Congresso Brasileiro e VXII Congresso Latinoamericano de Buiatria, 2015, São Paulo. Anais do XI Congresso Brasileiro de Buiatria, 2015. v. 77. p. 094-094.

  • FREITAS, F. A. ; MESQUITA, A. J. ; Nicolau, E. S. ; SENA, E. L. S. ; SOLA, M. C. ; PFRIMER, R. T. ; BUSO, B. L. S. ; PEREIRA, J.D. ; SOUSA, K.C. . IDENTIFICAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS POR PCR EM TEMPO REAL DE AMOSTRAS DE LEITE COM MASTITE BOVINA.. In: XI Congresso Brasileiro e XVII Congresso Latinoamericano de Buiatria, 2015, São Paulo. Anais do XI Congresso de Buiatria, 2015. v. 77. p. 095-095.

  • SOLA, M. C. ; REZENDE, C.S.M. ; FREITAS, F. A. ; SENA, E. L. S. ; FEISTEL, J. C. ; BUSO, B. L. S. ; CALAÇA, A.M.M.D. ; QUEIROZ, J. P. B. . IDENTIFICAÇÃO DOS MICRO-ORGANISMOS ENVOLVIDOS NA MASTITE DE BOVINOS DAS RAÇAS CURRALEIRO PÉ-DURO E PANTANEIRO. In: XI Congresso Brasileiro e XVII Congresso Latinoamericano de Buiatria, 2015, São Paulo. Anais do XI Congresso de Buiatria, 2015. v. 77. p. 88.

  • SOLA, M. C. ; FREITAS, F. A. ; SENA, E. L. S. ; FEISTEL, J. C. ; BUSO, B. L. S. ; CALAÇA, A.M.M.D. ; QUEIROZ, J. P. B. ; REZENDE, C.S.M. . DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM LEITE CRU DE BOVINOS DAS RAÇAS CURRALEIRO PÉ- 177 -DURO E PANTANEIRO.. In: XI Congresso Brasileiro e XVII Congresso Latinoamericano de Buiatria, 2015, São Paulo. Anais do XI Congresso de Buiatria, 2015. v. 77. p. 89.

  • FREITAS, F. A. ; CASSOLI, L. D. ; MESQUITA, A. J. . Identificação de Adulterantes em leite cru pela análise de escore de autenticidade a partir da técnica de IVTF. In: V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2013, Águas de Lindóia. Anais do V CBQL, 2013.

  • CASSOLI, L. D. ; MACHADO, P. F. ; FREITAS, F. A. . Importância da remuneração pela qualidade na ocorrência de leite com resíduo de antibióticos na região sudeste. In: V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2013, Águas de Lindóia. Anais do V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Botucatu: Revista Veterinária e Zootecnia, 2013. v. 20. p. 90-91.

  • CASSOLI, L. D. ; MACHADO, P. F. ; FREITAS, F. A. . Diagnóstico de resíduos de antibióticos em amostras de leite provenientes de empresas com sistema de pagamento por qualidade na região sudeste. In: V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2013, Águas de Lindóia. Anais do V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. Botucatu: Revista Veterinária e Zootecnia, 2013. v. 20. p. 88-90.

  • CALAÇA, A.M.M.D. ; FREITAS, F. A. ; MARINS, T.N. ; CUNHA, P.H.J. ; SANT'ANA, F.J.F. ; SILVA, L.H. . Forma Nervosa de Artrite Encefalite Caprina - Relato de caso. In: X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Buiatria.

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; SENA, E. L. S. ; PEREIRA, J.D. ; SOUSA, K.C. ; FEISTEL, J. C. ; OLIVEIRA, A. P. ; LAGE, M. E. ; JARDIM, E.A.G.V. ; MESQUITA, A. J. . Brucella spp em lesões de carcaças e vísceras provenientes de matadouros-frigoríficos sob inspeção federal: detecção de DNA por PCR em tempo real. In: X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013.

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; SENA, E. L. S. ; PEREIRA, J.D. ; SOUSA, K.C. ; OLIVEIRA, A. P. ; FEISTEL, J. C. ; LAGE, M. E. ; CALAÇA, A.M.M.D. ; OLIVEIRA, A. N. . Emprego da técnica de PCR em tempo real para detecção do DNA de M. bovis e do Complexo M. tuberculosis em amostras de carcaças e vísceras de frigoríficos. In: X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013.

  • FREITAS, F. A. ; SOLA, M. C. ; SENA, E. L. S. ; PEREIRA, J.D. ; SOUSA, K.C. ; OLIVEIRA, A. P. ; FEISTEL, J. C. ; LAGE, M. E. ; Nicolau, E. S. ; PRADO, C.S. . Leucose Enzoótica Bovina: Detecção do Pro-Virus em lesões de carcaças e vísceras por PCR em tempo real. In: X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Buiatria, 2013.

  • FREITAS, F. A. ; COSTA, N. V. ; MENDES, N. D. S. R. ; MESQUITA, A. J. ; NEVES, R. B. S. ; OLIVEIRA, A. N. ; SILVA, Y. P. A. . Avaliação da Influência da sazonalidade sobre a CBT das amostras recebidas no LQL/CPA/UFG no período de 2008 a 2009. In: Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2010, Florianópolis. IV Congresso de Qualidade do leite, 2010.

  • SILVA, T. S. ; Nicolau, E. S. ; Leão, J. O. ; ASSIS, J. V. ; FREITAS, F. A. ; LEAO, J. O. ; TEIXEIRA, S. R. . Comparação dos Métodos de Titulação da Acidez em Leite Fluido. In: Congresso Brasileiro de Qualidade do leite, 2010, Florianópolis. IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2010.

  • SILVA, T. S. ; Nicolau, E. S. ; TEIXEIRA, S. R. ; OLIVEIRA, A. N. ; FREITAS, F. A. ; SOARES, N. R. ; FREITAS, M. R. ; MESQUITA, A. J. . Produção de Leite e Seus Derivados no Estado de Goiás. In: IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2010, Florianópolis. IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2010.

  • FREITAS, F. A. . Análises de Plataforma e Qualidade da matéria-prima. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, F. A. . Análise de Plataforma e Qualidade de leite. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, F. A. . Leite: do campo a mesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Ferramentas da qualidade na indústria leiteira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Importância da qualidade na produção e processamento de lácteos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Zero lactose e Whey protein: Que leite é esse?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Inspeção e tecnologia de alimentos de origem animal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Treinamento de colaboradores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Atuação do Médico Veterinário da indústria de alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Zero lactose e Whey protein, que leite é esse?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, F. A. . Zero Lactose E Whey Protein, que leite é esse?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FREITAS, F. A. . Composição do leite. 2018. (Treinamento).

FREITAS, F. A. . Microbiologia de alimentos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, F. A. . Treinamento em Boas Práticas de Fabricação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação de treinamento).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Identificação de Staphylococcus aureus por PCR em tempo real, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Antunha de Freitas - Integrante / Edmar Soares Nicolau - Coordenador / Antônio Nonato de Oliveira - Integrante / Albenones José de Mesquita - Integrante / Ervaldo Lourenço de Souza Sena - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Arla Foods Ingredients

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio realizado na empresa Arla Foods Ingredients, na cidade de Aarhus, Dinamarca.

2011 - 2011

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório realizado na Clínica do Leite, setor de Zootecnia da ESALQ

2010 - 2010

Prefeitura Municipal de Goiânia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: vacinador, Carga horária: 9

Outras informações:
Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, em 18 de setembro de 2010. Goiânia/GO.

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de Goiânia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: vacinador, Carga horária: 9

Outras informações:
Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, em 17 de outubro de 2009. Goiânia/GO

2010 - 2011

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação em Projeto de Pesquisa: ?Centro Colaborador em Defesa Agropecuária do Cerrado: Métodos Analíticos Automatizados e Convencionais no Suporte à Inspeção Sanitária?, no Centro de Pesquisa em Alimentos da Escola de Veterinária da UFG, no período entre 26 de novembro de 2010 a 25 de março de 2011, com carga horária de 216 horas.

2010 - 2010

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no projeto de mestrado: ?Qualidade do Leite Produzido no Estado de Goiás ? Ocorrência de Resíduos de Antimicrobianos e Acidez Titulável?, no Centro de Pesquisa em Alimentos da UFG, no período entre julho e dezembro de 2010, com carga horária de 300 horas

2008 - 2010

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmica, Enquadramento Funcional: estágiário, Carga horária: 17

Outras informações:
Estágio Curricular Não-Obrigatório: Centro de Pesquisa em Alimentos/Laboratório de Qualidade do Leite da Escola de Veterinária e Zootecnia/UFG, na área ?Tecnologia e Inspeção de Leite?. Período de 03 de novembro de 2008 a 30 de junho de 2010, com carga horária total de 1.178 horas

2008 - 2008

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio Curricular Não-Obrigatório: Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia/UFG, na área ?Enfermagem de Pequenos Animais?. Período de setembro a outubro de 2008, com carga horária total de 52 horas

2007 - 2008

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 12

Outras informações:
Participação no projeto de pesquisa: ?Avaliações Clínicas, Laboratorias e Nutricionais de Cães Obesos Submetidos a dois Processos de Perda de Peso?, realizado no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFG, no período entre abril de 2007 a julho de 2008, com carga horária de 212 horas

2007 - 2007

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 17

Outras informações:
Estágio Curricular Não-Obrigatório: Centro de Pesquisa em Alimentos/Laboratório de Físico-Química de Alimentos da Escola de Veterinária e Zootecnia/UFG, na área ?Análises Físico-Química de Alimentos?. Período de 04 de setembro a 21 de dezembro de 2007, com carga horária total de 170 horas

2007 - 2007

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: acadêmico, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio Curricular Não-Obrigatório: Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia/UFG, na área ?Enfermagem de Pequenos Animais?. Período de maio a agosto de 2007, com carga horária total de 114 horas

2008 - 2008

Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiania

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: vacinador, Carga horária: 8

Outras informações:
Campanha de Vacinação Anti-Rábica Canina no Município de Aparecida de Goiânia/GO, em 22 de novembro de 2008. Aparecida de Goiânia/GO

2007 - 2007

Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiania

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: vacinador, Carga horária: 8

Outras informações:
Campanha de Vacinação Anti-Rábica Canina no Município de Aparecida de Goiânia/GO, em 22 de setembro de 2007. Aparecida de Goiânia/GO

2015 - 2020

Itambé Alimentos

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Responsável técnico, Carga horária: 24

2016 - 2018

Indústria de Laticínios Maju Ltda.

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Responsável técnico, Carga horária: 24

2018 - Atual

Instituto Nacional de Cursos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Pós-Graduação MBA em Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de Alimentos. Módulos: Análises físico-químicas de alimentos e Inspeção e Tecnologia de leite e derivados

2019 - Atual

Pró Alimento Seguro Consultoria Especializada em Segurança de Alimentos

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 40