Alana Dallacosta Fantin

Mestre em psicologia pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2017), especialista em 'Saúde mental, psicopatologia e psicanálise', pela PUC/PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008) e graduada em Psicologia pela UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006). Psicanalista e acompanhante terapêutica. Tem experiência profissional no âmbito da Saúde pública, nos serviços da rede de atenção psicossocial. Temas de interesse: psicanálise, psicopatologia, saúde mental, psicose e laço social.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Psicologia

2014 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo para a psicanálise no campo da Saúde Mental,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Fernando Aguiar
Coorientador: Louise Lhullier. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicose; transferência; psicanálise; cidade.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicánalise

2007 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Saúde Mental e Psicanálise - Questões acerca do tratamento da esquizofrenia, a partir de um estudo de caso atendido na Unidade de Saúde da Familia.
Orientador: Leda Mariza Fischer Bernardino

Graduação em Psicologia

2002 - 2006

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS DE JOAÇABA
Título: HUMANIZANDO O CUIDADO EM SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS NECESSIDADES DE HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS ATENÇÃO BÁSICA DE JOAÇABA-SC
Orientador: Katia Regina Frizzo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Filosofia e Psicanálise. (Carga horária: 12h). , Espaço Revista Cult, CULT, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Acompanhamento terapêutico: clínica e invenção na cidade. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Minicurso sobre citação e referências segundo as normas da ABNT. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2013

Capacitação no moodle e tutoria de ensino a distância: curso de especializa. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2008 - 2008

Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.

2005 - 2005

Conhecendo a teoria sistêmica. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI, Brasil.

2005 - 2005

Curso de editoração científica. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba, UNOESC, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Programa de Atenção a crianças e adolescentes em situação de risco. (Carga horária: 220h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba, UNOESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde mental e psicopatologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FANTIN, A. D. . Jornada clínica do SAPSI. 2014. (Outro).

FANTIN, A. D. . X Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Colóquio Letra Associação de Psicanálise: clínica atual, psicose e outros nós.. 2017. (Outra).

Jornada da Letra: Clínica atual, neurose, psicose e outros nós.."Enlaces na clínica psicanalítica da psicose. 2017. (Outra).

II Jornada de apresentação de trabalhos da Letra - associação de psicanálise: Sobre a psicose e outros nós: uma atualização. 2016. (Outra).

SEPEX.A clínica da Psicose através do Acompanhamento Terapêutico: contribuições da psicanálise. 2016. (Outra).

XVIII Jornada Intersedes do Laço Analítico Escola de Psicanálise. 2015. (Outra).

IX Jornada da EBP-SC: Psicanálise, crenças, leis.. 2014. (Outra).

X Congreso Iberoamericano, IX Congreso Internacional y I Congreso Uryguayo de Acompa^namiento Terapéutico "Integrando identidades". Acompanhamento terapêutico com psicóticos: transferências possíveis. 2014. (Congresso).

Conferência "Rede de Atenção Psicossocial: avanços e desafios". 2013. (Outra).

I Seminário Saúde Mental e Atenção Psicossocial: de um cenário de avanço dos direitos ao avanço da instalação dos serviços. 2013. (Seminário).

Práticas inovadoras em Atenção Psicossocial. 2013. (Outra).

I Conferência Municipal de Saúde Mental. 2010. (Outra).

Colóquio Internacional - a ética da psicanálise: Lacan estaria justificado em dizer "não cedas de teu desejo?". 2009. (Outra).

Conferência "Novas notas sobre o desejo paterno". 2008. (Outra).

Seminário capacitação da equipe Saúde da Família no processo de promoção da saúde. 2008. (Seminário).

A interpretação no tratamento psicanalítico hoje. 2007. (Seminário).

10a. Jornada Paranaense de Medicina Intensiva. 2006. (Outra).

IV Seminário de grupos de pesquisa e II Seminário de iniciação científica da ACAFE.Educação e Cidadania: uma análise da promoção de direitos através das medidas sócio-educativas na região de Joaçaba e Herval d'Oeste. 2006. (Seminário).

IV Seminário de grupos de pesquisa e II SeminÁrio de iniciação científica da ACAFE.Educação e Cidadania: uma análise da promoção de direitos através das medidas sócio-educativas na região de Joaçaba e Herval d'Oeste. 2006. (Seminário).

Seminário Nacional de promoção da Saúde UNIVALI. 2006. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica UNOESC.Educação e Cidadania: uma análise da promoção de direitos através das medidas sócio-educativas na região de Joaçaba e Herval d'Oeste. 2006. (Seminário).

IV Seminário de iniciação científica.Educação e Cidadania: uma análise da promoção de direitos através das medidas sócio-educativas na região de Joaçaba e Herval d'Oeste. 2005. (Seminário).

IV Seminário regional de formação - Associação catarinense de conselheitors tutelares. 2005. (Seminário).

XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). 2005. (Congresso).

I Convenção Brasil Latino-América de psicoterapias corporais. 2004. (Congresso).

V Fórum de Extensão Universitária da rede Acafe.Programa de Atenção a crianças e adolescentes em situação de risco. 2004. (Outra).

X Encontro da ABRAPSO Regional Sul. 2004. (Encontro).

4a. Semana da saúde UNOESC. 2003. (Outra).

V Conferência estadual dos direitos da criança e do adolescente.delegada/oficineira. 2003. (Outra).

XII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2003. (Encontro).

I Jornada de Saúde Consciência UNOESC. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando Aguiar Brito de Sousa

AGUIAR, FERNANDO. O acompanhamento terapëutico (AT) como um dispostivo para a psicanálsie no campo da saúde mental. 2017 - Universidade Federal de Santa Catarina.

pedro heliodoro de moraes branco tavares

SOUSA, Fernando A. B.; LHULLIER, Louise;TAVARES, Pedro Heliodoro. Psicose e Transferência: desdobramentos da clínica psicanalítica na cidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Walter Ferreira de Oliveira

SOUZA, F. A. B.; LHULLIER, L. A.; MARSILLAC, A. L. M.;OLIVEIRA, Walter Ferreira de; MALISKA, M. E.. O acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo psicanalítico para a psicanálise no campo da saúde mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maurício Eugênio Maliska

SOUSA, Fernando Aguiar Brito; MARSILLAC, A. L. M.; OLIVEIRA, W.;MALISKA, M. E.. O acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo psicanalítico para a psicanálise no campo da saúde mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

SOUSA, F. A. B.;MARSILLAC, A. L. M.. O Acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo para a psicanálise no campo da saúde mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

MARSILLAC, A. L. M.; LHULLIER, L.; TAVARES, P.. Psicose e transferência: desdobramentos da clínica psicanalítica na cidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Louise Amaral Lhullier

PSICOSE E TRANSFERÊNCIA: desdobramentos de uma clínica na cidade; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Fernando Aguiar Brito de Sousa

O acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo para a psicanálise no campo da saúde mental; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Fernando Aguiar Brito de Sousa;

Leda Mariza Fischer Bernardino

Saúde mental e psicanálise - Questões sobre o tratamento da esquizofrenia em uma unidade de saúde da família, a partir de um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde mental, psicopatologia e psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Leda Mariza Fischer Bernardino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LHULLIER, LOUISE AMARAL ; MANDELLI DE MARSILLAC, ANA LÚCIA ; JUSTO DA SILVA, PATRÍCIA SIMÕES DE ALMEIDA ; MACHADO, LETÍCIA VIER ; FANTIN, ALANA DALLACOSTA . Psicanálise e universidade: a proposta do LAPCIP. Revista de Ciências Humanas , v. 52, p. 1-13, 2018.

  • MARSILLAC, ANA LÚCIA MANDELLI DE ; FANTIN, ALANA ; FAYAD, DAPHNE ; PEREIRA, ELINA SARTORI ; AMORIN, GABRIELA ; VIANNA, ICLÍCIA ; MACHADO, LETÍCIA VIER ; ARANDA, NICOLAS ; MARTINS, RICARDO PRADO . Contribuições da psicanálise ao acompanhamento terapêutico: alguns apontamentos para a formação clínica do psicólogo. Psicologia em Revista , v. 24, p. 559-576, 2018.

  • QUANDT, F. L. ; FANTIN, A. D. ; OLIVEIRA, J. R. ; KOVALESKI, D. F. . Análise sobre a participação da comunidade nos Conselhos Locais de Saúde: caso do município de Pomerode ? SC. SAÚDE & TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / HEALTH & SOCIAL CHANGE , v. 4, p. 83-90, 2013.

  • KOVALESKI, D. F. ; AZEVEDO, C. T. ; FANTIN, A. D. ; QUANDT, F. L. ; PACHECO, J. . Conhecimento do as adolescentes sobre a importância de hábitos de vida saúdavel. CADERNOS BRASILEIROS DE SAÚDE MENTAL , v. 5, p. 143-160, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FANTIN, A. D. ; SOUZA, F. A. B. ; LHULLIER, L. A. . O acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo para a psicanálise no campo da Saúde Mental. 2017. (Relatório de pesquisa).

MARSILLAC, A. L. M. ; FANTIN, A. D. ; GUIMARAES, B. ; CANTO, G. L. . A clínica da psicose através do acompanhamento terapêutico: contribuições da psicanálise. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARSILLAC, A. L. M. ; FANTIN, A. D. ; GUIMARAES, B. . Acompanhamento terapêutico: clínica e criação na cidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FANTIN, A. D. . Psicanálise na Saúde Mental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FANTIN, A. D. ; FRIZZO, K. . Educação e Cidadania: uma análise da promoção de direitos através das medidas sócio-educativas na região de Joaçaba e Herval d'Oeste. 2006. (Relatório de pesquisa).

FANTIN, A. D. ; FRIZZO, K. . Educação e Cidadania: uma análise da promoção de direitos na execuçaõ de medidas socio-educativas na regiao de Joaçaba e Herval d'Oeste. 2005 (Pesquisa de Iniciação Científica) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    O Acompanhamento terapêutico (AT) como um dispositivo para a psicanálise no campo da Saúde Mental, Descrição: Este trabalho de dissertação parte de questões despertadas ao longo de minha trajetória profissional como praticante da psicanálise e acompanhante terapêutica com psicóticos no campo formalmente definido como Saúde Mental, e pretende investigar as possibilidades de sustentar uma clínica do sujeito neste contexto. A pesquisa percorre os caminhos historicamente construídos em torno do tratamento da loucura, desde a conjectura que permitiu à ciência cartesiana situá-la como desrazão, passando por sua apropriação como doença mental no âmbito médico, chegando ao atual campo da Saúde Mental, multidisciplinar e polifônico. Neste caminho, o trabalho de acompanhamento terapêutico revela-se como uma prática que dialoga com os movimentos de reforma psiquiátrica, ganhando maior expressão na medida em que se aproxima dos princípios concernentes à lógica psicossocial, tramada em oposição ao modo asilar. A psicanálise, por sua vez, em tempos de recrudescimento das neurociências e das terapias de efeitos rápidos, oferece uma escuta singular, aberta aos movimentos subjetivos de cada paciente acompanhado. A pesquisa percorre as perspectivas de aproximação da psicanálise ao campo da saúde pública, seguindo a indicação freudiana de conhecer o campo em que o psicanalista pretende adentrar. Esta via de estudo busca em Freud e em Lacan as possibilidades de oferecer tratamento aos sujeitos psicóticos nos espaços da cidade, priorizando o encontro e o enlace entre acompanhantes e acompanhados como o lugar possível para a clínica psicanalítica. Partindo desta construção, o foco da pesquisa volta-se para as especificidades da clínica psicanalítica com psicóticos, seus impasses e desafios, através do relato de fragmentos dos acompanhamentos realizados, discutindo a função que o analista pode desempenhar nesses casos, os vínculos estabelecidos e seus efeitos na construção de soluções subjetivas dos pacientes acompanhados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alana Dallacosta Fantin - Coordenador / Louise Amaral Lhullier - Integrante / Fernando Aguiar Britto de Souza - Integrante.

  • 2005 - 2006

    Educação e cidadania: uma análisa da aplicação das medidas sócio-educativas na região de Joaçaba e Herval d'Oeste., Descrição: Pesquisa desenvolvida em modalidade de iniciação científica, sob orientação da professora Doutora Kátia Regina Frizzo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alana Dallacosta Fantin - Integrante / Kátia Frizzo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Nomeação servidor público, Prefeitura Municipal de Joaçaba/SC.

2006

Honra ao mérito - III MIEPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UNOESC -Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • consultório de psicanálise. , Rua Presidente Coutinho, 311, Centro, 88015230 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 998159557

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2004

universidade do oeste de santa catarina - campus joaçaba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico de graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de extensão "Atenção a crianças e adolescentes em situação de risco"

2005 - 2005

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica - pesquisa intitulada "Educação e cidadania: uma análise da promoção das medidas sócio-educativas nas comarcas de Joaçaba e Herval d'Oeste"

2007 - 2012

consultório de psicologia

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2007

    Serviços técnicos especializados , Consultório de Psicologia, .,Serviço realizado, Psicologia clínica, com atuação na área de psicanálise, para crianças , jovens e adultos..

2007 - 2013

Prefeitura Municipal de Joaçaba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 35

Outras informações:
Psicóloga - Estratégia Saúde da Família, Centro de Atenção Psicossocial e Programa de aconselhamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Atividades

  • 06/2007

    Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família, .,Serviço realizado, Psicóloga, realizando atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos e idosos, em modalidade individual, familiar e grupo. Coordenação de grupos terapêticos com pacientes idosos..

  • 02/2007 - 06/2007

    Serviços técnicos especializados , CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, .,Serviço realizado, Psicóloga, realizando atendimento clínico individual com os usuários do serviço, atendimento familiar, reuniões educativas, grupos terapêuticos e oficinas multiprofissionais..

2008 - 2009

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas lecionadas em cursos técnicos: - Relações humanas e comunicação; - Ética profissional; - Gestão de pessoas; - Visão holística em saúde; - Sexualidade humana; - Aspectos psicológicos do envelhecimento humano; - Desenvolvimento infantil Cursos de curta duração ministrados: - Administração de conflitos. - Trabalho em equipe.

2009 - 2013

Unimed Joaçaba Cooperativa de Trabalho Médico

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga - realiza atendimento clínicos individuais, para crianças, jovens e adultos, dentro do enfoque da psicoterapia breve de orientção psicanalítica. Realiza avaliações de pacientes candidatos a realização de gastroplastia e vasectomia. Participa das ações do "Hoje', programa de prevenção desenvolvidp pela organização, realizando palestras para o grupo de gestantes.

Atividades

  • 07/2009

    Serviços técnicos especializados , UNIMED, .,Serviço realizado, Psicóloga - realiza atendimento clínicos individuais, para crianças, jovens e adultos, dentro do enfoque da psicoterapia breve de orientção psicanalítica. Realiza avaliações de pacientes candidatos a realização de gastroplastia e vasectomia. Particip.

2014 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4

2014 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Tutoria em educação a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria em curso de capacitação "Álcool e outras drogas", da UNASUS.

2013 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Tutoria em educação a distância UNASUS, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora em curso de especialização Saúde da família - UNASUS/UFSC, na modalidade de Ensino a distância.

Atividades

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Consultório de psicanálise

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica / psicanalista, Carga horária: 15

2017 - 2017

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS DE JOAÇABA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou o componente curricular Aspectos Psicológicos do Paciente e Família em Oncologia, com carga horária de 30 horas, no 2 semestre de 2017, no Curso de Pós-graduação, Especialização, em Assistência Multiprofissional em Oncologia e Cuidados Paliativos,

2018 - 2019

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

2020 - Atual

Fundação Catarinense de Educação Especial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 40