Aline Cardoso Cerqueira

Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências pela Universidade de Lisboa (ULisboa).

Informações coletadas do Lattes em 19/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Cultura Cientìfica e Divulgação das Ciências

2019 - 2023

Universidade de Lisboa
Título: Jardim Zoológico de Lisboa e comunicação de ciências: cruzamentos ao longo do tempo, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Cristina Maria dos Santos Luís
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

2010 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A anatomia das plantas: um proposta de exposição
Orientador: Alda Lúcia Heizer

Graduação em Licenciatura

2001 - 2002

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas

1995 - 2001

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: As teorias de Bates e de Müller, exemplificadas em borboletas da coleção do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro: Famílias Papilionidae e Nymphalidae (Insecta: Lepidoptera: Rhopalocera)
Orientador: Magali Romero Sá
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Organização de eventos

CERQUEIRA, ALINE CARDOSO ; HEIZER, A. . Natureza Impressa em Livro. 2016. (Exposição).

CERQUEIRA, A. C. ; HEIZER, A. . O Museu do Meio Ambiente Comemora a Cidade. 2015. (Outro).

CERQUEIRA, ALINE CARDOSO ; HEIZER, A. . Natureza Impressa em Livro. 2016. (Exposição).

Participação em eventos

Aula Laboratório Social - JBRJ.Do Campo ao Acervo Científico. 2013. (Oficina).

Festival de Ciência e Arte - Museu da Vida/Fiocruz.?Arte e Ciência: uma relação possível?? ou ?A linguagem estética das plantas??. 2010. (Oficina).

Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010. (Simpósio).

I Reunião Técnico-Científica sobre Fitossociologia. 2001. (Seminário).

VIII Reunião anual de Iniciação Científica.O Brasil como Laboratório. 2000. (Seminário).

I Jornada de Zoologia. 1999. (Encontro).

50° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Utilização de Uva fasciata como Bioindicadora de poluição na praia da Urca, RJ. 1998. (Seminário).

55° Reunião Científica da Sociedade Botânica do Brasil.Avaliação de Ulva fasciata como Bioindicadora de Poluição na Praia da Urca, RJ. 1998. (Seminário).

VI Semana de Debates Científicos.Alterações morfológicas em Clorófitas sob o efeito de poluição na praia da Urca, RJ. 1998. (Encontro).

IV Semana de Ciências Biológicas.Membro organizadora do evento. 1997. (Encontro).

VII Encontro de Biólogos dos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo. 1997. (Encontro).

III Encontro Carioca dos Estudantes de Biologia. 1996. (Encontro).

III Jornada de Botânica. 1996. (Encontro).

III Semana de Ciências Biológicas. 1996. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 1996. (Encontro).

II Semana de Ciências Biológicas. 1995. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Márcia Cristina Espineira Dias

DIAS, M. C. E.. ? As teorias do mimetismo de Bates e Muller, exemplificadas em borboletas da coleção do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro: Famílias Papilionidae e Nymphalidae (Insecta: Lepdoptera: Rhopalocera). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Christina Wyss Castelo Branco

BRANCO, C. W. C.. As teorias de mimetismo de Bates e de Muller, exemplificadas em borboletas da coleção do Museu Nacional, UFRJ: Famílias Papolionidae e Nymphalidae (Insecta: Lepidoptera: Rhopalocera). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Elidiomar Ribeiro da Silva

DA-SILVA, E.R.BRANCO, C.W.C.. As teorias de mimetismo de Bates e de Müller, exemplificadas em borboletas da coleção do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro: famílias Papilionidae e Nymphalidae (Insecta: Lepidoptera: Rhopalocera). 2001 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Magali Romero Sa

Fritz Müller e a teoria da seleção natural de Charles Darwin; 2000; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz/CNPq; Orientador: Magali Romero Sa;

Produções bibliográficas

  • HEIZER, ALDA ; CERQUEIRA, ALINE CARDOSO . Joséphine Schouteden-Wéry no litoral belga: uma bióloga entre o trabalho de campo e a formação de coleções. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 21, p. 1049-1058, 2014.

  • CERQUEIRA, A. C. ; SA, M. R. . O Brasil como Laboratório.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, L. H. S. E. ; CERQUEIRA, A. C. ; MARCOS, C. S. ; Oliveira, M. A. G.G. de ; SILVA, A. C. C. ; SILVA, W. G. . Utilização de Ulva fasciata como bioindicadora de poluição na Praia da Urca - Rio de Janeiro. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. H. S. E. ; CERQUEIRA, A. C. ; MARCOS, C. S. ; Oliveira, M. A. G.G. de ; SILVA, A. C. C. ; SILVA, W. G. . Utilização de Ulva fasciata como bioindicadora de poluição na Praia da Urca - Rio de Janeiro. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2016

    Coleções científicas em Museus e Jardins Botânicos. As imagens, o campo e as coleções., Descrição: O objeto de interesse central do projeto em questão é o estudo das coleções resultantes das expedições de naturalistas e biólogos que estiveram no Brasil, entre os séculos XIX e XX e que hoje estão depositadas em acervos de museus e jardins botânicos. 1-Projeto: Um botânico inglês nos trópicos . Estudo sobre a presença do botânico inglês John C. Willis à frente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a partir da análise da documentação específica sobre sua direção, sua relação com outros naturalistas e instituições ( Kew Garden e Sri Lanka) bem como da constituição das coleções científicas, nos primeiros anos da República. 2-Projeto: Notícias sobre uma expedição belga ao Amazonas . Estudo sobre os resultados produzidos pela Missão Biológica Belga ao Brasil em 1922-23, ressaltando a coleção de fotografias registradas pelos biólogos da referida expedição. 3-Projeto: Herbie Fée: A trajetória histórica de uma coleção. Estudo sobre a trajetória da coleção formada pelo botânico francês Antoine-Laurent Fée Apollinaire (1789-1874) doada para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na altura da criação do herbário da instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Cardoso Cerqueira - Integrante / magali Romero sa - Integrante / Alda lúcia Heizer - Coordenador / Ygor Martins - Integrante / Júlia Gaspar - Integrante / Luciene Pereira Carris Cardoso - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Compreender Auguste de Saint-Hilaire, viajante e botânico., Descrição: Objetivos - Analisar e organizar a obra impressa e manuscrita de Saint-Hilaire, em contraponto com suas coleções botânicas, privilegiando o que se relaciona diretamente com sua viagem ao Brasil e com os temas brasileiros. - Compreender a especificidade do trabalho científico de Saint-Hilaire, atentando para o tipo de questão que ele mais desenvolve em seus trabalhos, como é o caso da biogeografia e das teorias sobre metamorfose vegetal e sobre a unidade do plano de composição das plantas. - Verificar como se dava efetivamente seu trabalho de coleta no Brasil, ou seja, como ele utilizava o conhecimento dos habitantes locais ou de empregados, se ele entrou em contato com comerciantes de plantas e sementes, se buscava ajuda de instituições ou dos notáveis locais. - Estabelecer, na medida do possível, a correspondência ativa e passiva de Saint-Hilaire, tendo em vista uma futura publicação crítica. - Reconstituir as redes científicas e sociais de Saint-Hilaire na Europa, principalmente na França. - Reconstituir as redes científicas e sociais de Saint-Hilaire no Brasil. - Estabelecer a correspondência entre os registros dos diários de viagem e o herbário de Saint-Hilaire, pertencente ao Museu de História de Paris, em vias de digitalização pelo projeto capitaneado no Brasil pelo CRIA. - Fornecer análise históricas sobre a atividade científica de Saint-Hilaire para as bases de dados on line do CRIA. - Levantar as fontes manuscritas de Saint-Hilaire ou que se relacionam diretamente com ele, presentes nos principais arquivos franceses, notadamente em Paris, Montpellier e Orléans. - Levantar as fontes manuscritas de Saint-Hilaire ou que se relacionam diretamente com ele, presentes nos principais arquivos brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Cardoso Cerqueira - Integrante / Alda Heizer - Integrante / Lorelai Kury - Coordenador / Iris Kantor - Integrante / Marcelly Pedra Rezende da Silva - Integrante / Nilton de Almeida Araújo - Integrante / Maria Rachel de Gomensoro Fróes de Fonseca - Integrante / Denis Emmanuel Lamy - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2008

Programa Nacional de Inclusão de Jovens

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências da Natureza, Carga horária: 30

2013 - 2016

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40

2010 - 2012

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista CNPq

Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa: Compreender Auguste de Saint-Hilaire, viajante e botânico Coordenação: Lorelai Kury

2001 - 2010

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Laboratório de Botânica Estrutural.

2006 - 2006

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio

Outras informações:
colaboradora nas aulas práticas e teóricas de Técnicas de Trabalho em Anatomia Floral, no Curso de Anatomia Floral, ministrada pelas pesquisadoras Cecília Gonçalves Costa e Maria da Conceição Valente.

2004 - 2004

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio

Outras informações:
colaboradora nas aulas práticas e teóricas de Técnicas de Trabalho em Anatomia Floral, no Curso de Anatomia Floral, ministrada pelas pesquisadoras Cecília Gonçalves Costa e Maria da Conceição Valente.

2001 - 2003

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: bolsista APT/CNPq, Enquadramento Funcional: bolsista CNPq

2005 - 2005

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Mediadora, Enquadramento Funcional: mediadora

Outras informações:
Participação como Mediadora - 1ª Expo-Interativa: Ciência para Todos.

1999 - 2000

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: bolsista PIBIC/CNPq

Outras informações:
Projeto A Ciência dos Viajantes - natureza, populações e saúde em 500 anos de interpretações do Brasil, sob a orientação de Magali Romero Sá.

1996 - 1998

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio

Outras informações:
Projeto de pesquisa: Utilização de Ulva fasciata como bioindicadora de poluição na Praia da Urca, RJ, sob a orientação de Loreine Hermida da Silva e Silva (Departamento de Ciências Naturais).