Carolina Gosch Figner de Luna

Educadora somática, preparadora corporal e pesquisadora. Doutoranda (Bolsa Capes) do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Mestra (Bolsa Capes) em Teatro pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Pós-Graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela FAV (Faculdade Angel Vianna). Bacharel e Licenciada em Dança pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná), atual Campus II Curitiba, da UNESPAR. Ex-aluna da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Realiza formação no método G.D.S. Cadeias Musculares e Articulares pelo Centre de Formation Philippe Campigion (Bélgica). É Instrutora certificada em Pilates Matwork Exercises e em Apparatus Concentration 101 pelo Pilates Physicalmind Institute New York (EUA). Também possui a formação "Método Pilates: solo e aparelhos", do Espaço Pilates (RJ), além de cursos de prevenção e reabilitação de patologias, conscientização do movimento e estudos do gesto. Foi Professora Colaboradora na UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná) entre os anos de 2015 e 2017. Atualmente, desenvolve duas linhas de trabalho e pesquisa: o "Laboratório de estudos do gesto na preparação corporal" e a pesquisa-oficina " Os sentidos da pele", que vêm sendo aplicados em diferentes eventos de diversas universidades do país como USP, UNICAMP, UFU, UDESC, UNIRIO, entre outras, e, cujas reverberações, podem ser verificadas na página @cartografias.do.gesto, da rede social Instagram. Ainda, em 2020, ingressou no Projeto "Plataforma de Emergência" como aluna selecionada do curso "Tópicos Experimentais 1: corpo, sujeito e poéticas possíveis", no Centro Municipal de Artes Helio Oiticica. Interessa-se pelos estudos do corpo e investiga o gesto como extensão da pele na preparação corporal, educação somática, treinamento e relação ensino-aprendizagem, como também a poética da pele em processos de criação e cena. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Artes Cênicas e Educação Somática, respectivamente, atuando principalmente nos seguintes temas: gesto, processos criativos, gênero, preparação corporal, treinamento, técnicas e métodos corporais somáticos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes Cênicas

2018 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A preparação corporal como composição cartográfica: um mergulho na poesia dos acontecimentos,
Ana Maria de Bulhões-Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Preparação corporal; Processos criativos; Poéticas da Cena; Pele; Cartografia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Teatro

2013 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: A poética da Compagnie Dos à Deux: história, construção do gesto e princípios do treinamento,Ano de Obtenção: 2015
Maria Brígida de Miranda.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gesto; Treinamento; Poéticas teatrais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Especialização em Preparação Corporal nas Artes Cênicas

2010 - 2012

Faculdade Angel Vianna
Título: A poesia gestual de Fragmentos do Desejo da Compagnie Dos à Deux
Orientador: Nara Waldermar Keiserman

Especialização interrompida em 2007 em História e Cultura Africana e Afrobrasileira, Educ

2006 - Atual

Instituto de Pesquisa da Afrodescendência
Ano de interrupção: 2007

Graduação em Bacharelado em Dança

2001 - 2005

Faculdade de Artes do Paraná
Título: Osóole - Corpo e Mito na Dança de Xangô
Orientador: Gisele Kliemann

Graduação em Licenciatura em Dança

2001 - 2005

Faculdade de Artes do Paraná
Título: A Dança com portadores de atraso mental
Orientador: Andrea Lucia Serio Bertoldi

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 1995 em Dança

1992 - Atual

Escola de Dança Maria Olenewa/Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1995

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 -

Extensão universitária em Tópicos experimentais 1: corpo, sujeito e poéticas possíveis. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Caindo Rolando Suspendendo Voando. (Carga horária: 15h). , Espaço Mova, EM, Brasil.

2019 - 2019

Performance e teatro: reacionando dramaturgias. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Presença cênica na técnica Klauss Vianna. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Corpo, Arte e Política com CorporeilabS (Brasil). (Carga horária: 42h). , Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.

2017 - 2017

Dramaturgia colaborativa com Rosyane Trotta (Brasil). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2016 - 2016

Contato Improvisação com Renzo Zavaleta (Peru). (Carga horária: 3h). , Summus Contato-Improvisação, SCI, Brasil.

2016 - 2016

Klein Technique com Fabio Tavares (Brasil/ EUA). (Carga horária: 4h). , Batton - organização de dança, BOD, Brasil.

2016 - 2016

A performatividade do afeto/Modo Operativo AND com Fernanda Eugénio (POR). (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Dança Contemporânea com Elsa Decaudin (França) e Viviane Mortean (BR). (Carga horária: 6h). , Batton - organização de dança, BOD, Brasil.

2016 - 2016

Composição em Improvisação com Ryan Lebrão (Brasil). (Carga horária: 6h). , Summus Contato-Improvisação, SCI, Brasil.

2016 - 2016

Contato Improvisação e Astrologia com Hugo Leonardo da Silva (Brasil). (Carga horária: 18h). , Cardumes em rede, CR, Brasil.

2016 - 2016

Gestualidade do corpo coletivo com Renzo Zavaleta (Peru). (Carga horária: 4h). , Summus Contato-Improvisação, SCI, Brasil.

2016 - 2016

Poéticas da experiência sensorial com Renzo Zavaleta (Peru). (Carga horária: 3h). , Summus Contato-Improvisação, SCI, Brasil.

2016 - 2016

Cadeias Musculares e Articulares - Ciclo 1 Introdução e Noções Básicas. (Carga horária: 32h). , Centre de Formation Philippe Campignion, CFPC, Bélgica.

2015 - 2015

Mapa de criação: o corpo e os processos investigativos com Rose Rocha (BR). (Carga horária: 4h). , Batton - organização de dança, BOD, Brasil.

2015 - 2015

Skinner Releasing Technique com Eryn Dace Trudell (Canadá). (Carga horária: 4h). , Centro de Desenvolvimento de KI, CDKI, Brasil.

2014 - 2014

Axis Syllabus: Princípios Motores Universais com Frey Faust (EUA/Alemanha). (Carga horária: 9h). , Casa Cultural Tony Petzhold, CCTP, Brasil.

2014 - 2014

Fear no Sphere, Axis Syllabus com Frey Faust (EUA/Alemanha). (Carga horária: 8h). , Casa Cultural Tony Petzhold, CCTP, Brasil.

2013 - 2013

Iniciação à máscara balinesa com Carmencita Palermo (Austrália). (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2013 - 2013

O corpo musical com Jean-Jacques Lemêtre (França). (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2013 - 2013

O corpo poético com Compagnie. Dos à Deux (França/Brasil). (Carga horária: 21h). , Compagnie Dos à Deux, CDD, Brasil.

2012 - 2012

Concentration 101 (Apparatus). (Carga horária: 360h). , Pilates Physicalmind Institute, PPI, Estados Unidos.

2011 - 2011

Axis Syllabus com Ana Flecha (EUA). (Carga horária: 9h). , Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.

2011 - 2011

O corpo na escrita cênica contemporânea com Jean Paul Bucchieri (Portugal). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2009 - 2009

Pilates no Pré e Pós-Parto. (Carga horária: 16h). , Espaço Pilates, EP, Brasil.

2008 - 2008

Pilates aplicado nas patologias de ombro, coluna e joelho. (Carga horária: 16h). , Espaço Pilates, EP, Brasil.

2007 - 2007

Improvisação de contato com Ralf Jaroschinski (Alemanha). (Carga horária: 12h). , Centro de Estudos do Movimento - Casa Hoffmann, CEMCH, Brasil.

2007 - 2007

Pilates Matwork Exercises. (Carga horária: 21h). , Pilates Physicalmind Institute, PPI, Estados Unidos.

2007 - 2007

Formação no Método Pilates:solo e aparelhos. (Carga horária: 750h). , Espaço Pilates, EP, Brasil.

2004 - 2004

Poética cotidiana do corpo com Dani Lima (Brasil). (Carga horária: 25h). , Centro de Estudos do Movimento - Casa Hoffmann, CEMCH, Brasil.

2004 - 2004

Fazendo danças com Tere O' Connor (EUA). (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos do Movimento - Casa Hoffmann, CEMCH, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Ritmos afro-brasileiros com Cintia Paula Lopez (Brasil). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2002 - 2002

Composição Coreográfica I e II com Cristiane Wosniak (Brasil). (Carga horária: 6h). , Festival de Ginástica e Dança 2002, FGD, Brasil.

2002 - 2002

Barra com Rocio Infante (Brasil). (Carga horária: 2h). , Encontro de artistas de dança - Conexão Sul, CS, Brasil.

2002 - 2002

Aplicação dos Bartenieff Fundamentals em Dança, com Cibele Sastre (Brasil). (Carga horária: 2h). , Encontro de artistas de dança - Conexão Sul, CS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Interpretação e Improvisação com Wilson Coelho (Brasil). (Carga horária: 24h). , XI Festival de Inverno da UFPR, UFPR, Brasil.

2000 - 2000

Dança Contemporânea com 1º Ato - Grupo de Dança (Brasil). (Carga horária: 2h). , Fest-dança de Curitiba, FD, Brasil.

2000 - 2000

Dança Contemporânea com Guaíra 2 - Cia de Dança. (Carga horária: 1h). , Fest-dança de Curitiba, FD, Brasil.

2000 - 2000

Dança Contemporânea com CeDeCe (Portugal). (Carga horária: 2h). , Fest-dança de Curitiba, FD, Brasil.

2000 - 2000

Balé com Companhia de Ballet Stagium (Brasil). (Carga horária: 1h). , Fest-dança de Curitiba, FD, Brasil.

2000 - 2000

Dança com Grupo Espacio de Graciela Figueroa (Uruguai). (Carga horária: 2h). , Fest-dança de Curitiba, FD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES CÊNICAS.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: EDUCAÇÃO SOMÁTICA.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Métodos e técnicas corporais.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Preparação Corporal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BULHOES-CARVALHO, A. M. ; LUNA, C. G. F. ; LOURO, C. ; LICONTI, J. ; CASSOU, R. C. ; TELLES, S. . XIX Colóquio do Programa do PPGAC da UNIRIO. 2019. (Outro).

FIGNER, C. ; MANHAES, J. B. ; MARIA, L. ; SANTOS, B. ; DUARTE, A. ; NASCIMENTO, I. ; KEISERMAN, N. ; ACHCAR, A. ; BONFATTI, A. ; TAVARES, J. R. ; SANTOS, E. . 3º Seminário Internacional Corpo Cênico: diálogos e experiências. 2019. (Congresso).

FIGNER, C. ; SANTOS, E. ; TAVARES, J. R. ; BONFATTI, A. ; ACHCAR, A. ; KEISERMAN, N. ; NASCIMENTO, I. ; DUARTE, A. ; SANTOS, B. ; MARIA, L. ; MANHAES, J. B. . 2º Encontro Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia. 2019. (Congresso).

LUNA, C. G. F. ; LOURO, C. ; BULHOES-CARVALHO, A. M. ; SANTOS, E. ; VASCONCELOS, P. ; MATRICARDI, L. ; CASSOU, R. C. ; MAFFI, K. M. S. . O contemporâneo nas artes: entre vozes, escutas e afetos; XVIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - O contemporâneo nas artes: entre vozes, escutas e afetos. 2018. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; MEYER, S. . Videoconferência com a Profa Dra Sandra Meyer (UDESC). 2017. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; FORTES, T. . Videoconferência com Prof. Me. Tiago Fortes (UFC). 2017. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; RIBEIRO, A. . Videoconferência com Artur Ribeiro - Cie. Dos à Deux. 2016. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; DOI, Y. ; SCANDOLARA, M. ; PIANTINO, O. . Oficina de Contato-Improvisação com SUMMUS Contato-Improvisação. 2016. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; MORAES, M. . Oficina de Rasaboxes com Marcia Moraes (Rasaboxes.org/ New York University). 2016. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; MORAES, M. . Palestra sobre Rasaboxes com Marcia Moraes (Rasaboxes. org/New York University). 2016. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; SARMENTO, J. . Videoconferência com a Ma. Julia Sarmento (UNIRIO/UFC). 2016. (Outro).

LUNA, C. G. F. ; BELING, A. P. ; OLIVEIRA, F. L. ; FISCHER, K. A. ; OLIVEIRA, L. F. ; ROSA, M. A. ; LUCIANI, N. M. ; DIAS, O. ; ROSA, P. E. P. ; FRANZONI, T. M. ; ALANO, W. A. . III Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas: procedimentos e dilemas do trabalho acadêmico. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2 Encontro Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia. 2019. (Encontro).

3 Seminário Internacional Corpo Cênico: diálogos e experiências. 2019. (Seminário).

9 Seminário de Pesquisas em Andamento.Os sentidos da pele: reverberações de uma pesquisa-oficina cartográfica gestual. 2019. (Seminário).

A Pós-Graduação em Artes: entre expectativas e realidades.Desenhando um primeiro mapa de tese sobre a preparação corporal como composição cartográfica. 2019. (Encontro).

VIII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas - Jornada Internacional Atuação e Presençae A.A hapticidade como entrelaçamento coemergente das sinalizações somáticas na construção do gesto. 2019. (Simpósio).

O contemporâneo nas artes: entre vozes, escutas e afetos; XVIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio.Entrelaçando fios de uma pele-tese: preparação corporal e composição cartográfica. 2018. (Outra).

Corporeilabs - Laboratório de Subjetividade e Corporeidade / IPSI-UFF/FAV/UFRJ/UFC. 2017. (Encontro).

Seminário Internacional Trans In-Corporados: Construindo redes para a internacionalização da pesquisa em Dança. 2017. (Seminário).

VIII InterFaces Internacional ? IMPROVISAÇÃO: suportes de jogo nos processos de atuação do ator-performer.A experimentação do gesto como extensão da pele no processo improvisacional do ator-performer. 2017. (Seminário).

29 Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. 2016. (Outra).

Interarte II - Partilha e Resistência: diálogos entre política, educação e arte.Os sentidos da pele. 2016. (Oficina).

Interarte II - Partilha e Resistência: diálogos entre política, educação e arte.Tecendo um espaço de afetividade sobre a pele e a sua poética. 2016. (Encontro).

IX Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais - O ensino do teatro hoje.Contato-Improvisação: uma técnica de preparação corporal e compartilhamento sensível. 2016. (Seminário).

IX Seminário de Dança Angel Vianna. 2015. (Seminário).

27 Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. 2014. (Outra).

VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais.Marcha sobre o corpo: a primeira relação espacial do treinamento dos atores-dançarinos da Compagnie Dos à Deux. 2014. (Seminário).

Colóquio Pensar a Cena Contemporânea. 2013. (Outra).

III Congreso Internacional de Teatro y V Congreso Nacional de Teatro. O gesto nu de Fragmentos do Desejo, da Compagnie Dos à Deux. 2013. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas: procedimentos e dilemas do trabalho acadêmico. 2013. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas: procedimentos e dilemas do trabalho acadêmico.Gesto: comunicação não-verbal para além das palavras. 2013. (Seminário).

IX Coloquio Internacional de Teatro.A experiência do estudo da performance. 2013. (Seminário).

VI Seminário da Faculdade Angel Vianna.A Construção do Gesto e a Criação Gestual da Peça Fragmentos do Desejo da Compagnie Dos à Deux. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional Corpo Cênico - Linguagens e Pedagogias. 2011. (Seminário).

II Engrupedança: Diálogos e Dinâmicas.Fabulações. 2009. (Encontro).

Ciclo de Ações Performáticas da Casa Hoffmann.Além da Linha Vermelha. 2004. (Outra).

Prêmio Bento Mossurunga.Se você Soubesse. 2003. (Outra).

Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul - Versão Paraná. 2002. (Encontro).

Festival de Ginástica e Dança 2002. 2002. (Outra).

Seminário Dança Educação. 2002. (Seminário).

11 Festival de Inverno da UFPR. 2001. (Outra).

Fest-dança de Curitiba. 2000. (Outra).

Projeto Aquarius.Homenageando Copacabana nos seus 100 anos. 1992. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maycon Lorkievicz

FIGNER, C.; TASSI, R.. O movimento em cena: o jogo e o improviso no estímulo à pessoa com diferença funcional visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Maria Cecília Horevicz Dambrós

FIGNER, C.; DIAS, N.. A boneca: uma criação corporal cênica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Ayesla Cristhine Fabian

FIGNER, C.; NOLASCX, R.. Bloca feminista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Sauane Buenos Rosin

LUNA, C. G. F.; GASPAR NETO, F. A.; SOLDERA, N.. As relações éticas de abertura para os encontros no processo de criação do espetáculo Alice. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Matheus Henrique Santos

LUNA, C. G. F.; GASPAR NETO, F. A.; SAIDEL, H.. O corpo do Um Trambolho nas artes da presença. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Cinthia Lago de Farias

DE LUNA, C.G.F.; SOLDERA, N.; GASPAR NETO, F. A.. Meditação Kundalini como preparação de atores em 4.48. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Ísis Isabelita Ostroski Cabrera Mackoviak Gomes

LUNA, C. G. F.; ROCHA, R.; KUNIFAS, C.. Seiva: transfigurando solos e paredes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Dança) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Guilherme Mendes Muniz

LUNA, C. G. F.; GASPAR, F.; OLIVEIRA, C.. Análise sobre a preparação corporal de O Homem de Okinawa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Thaysa Petry Lisbôa

LUNA, C. G. F.; OLIVEIRA, C.; MEDEIROS, F.. A busca por um corpo brincante: reflexões a partir do processo criativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Victor Costa Gomes de Castro

LUNA, C. G. F.; OLIVEIRA, C.; KUNIFAS, C.. As reberberações de estímulos externos no corpo que canta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Alberto Costa Filho

LUNA, C. G. F.; WOSNIAK, C. R.; BITTENCOURT, A.. A repetição como procedimento: efeitos e possibilidades na construção corporal do ator. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Lucas Heymanns Mohr

LUNA, C. G. F.. Sobre o lugar do corpo: na busca por uma atuação estranha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mirella Granucci

LUNA, C. G. F.. Introdução à performance Mil Calos e sua fundamentação teórica sobre o amor/relação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Julia Oliveira

LUNA, C. G. F.. Possivelmente vivo e potencialmente morto: atravessamento estratégico de ocupação e permanência no espaço urbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

LUNA, C. G. F.; MEDEIROS, F.; MATTANA, M.. Vestibular 2017 - Teste de Habilidade Específica. 2017. Universidade Estadual do Paraná.

LUNA, C. G. F.; MATTANA, M.; MARTINS, L. H.. Vestibular 2016 - Teste de Habilidade Específica. 2016. Universidade Estadual do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nara Waldemar Keiserman

KEISERMAN, N. W.; FALEIRO, J. R.; MIRANDA, M. B.. A poética da Compagnie Dos a Deus: história, construção do gesto e princípios do treinamento. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

José Ronaldo faleiro

FALEIRO, J. R.; KEISERMAN, N. W.; MIRANDA, M. B.. A Poética da Compagnie Dos à Deux: História, Construção do Gesto e Princípios do Treinamento (Vivências, Notas e Entrevistas com André Curti e Artur Ribeiro). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro do CEART/UDESC) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

José Ronaldo faleiro

FALEIRO, J. R.; KEISERMAN, N. W.; LIMA, F. C.; MIRANDA, M. B.. A Construção do Gesto dos Atores-Dançarinos da Compagnie Dos à Deux (qualificação). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro (PPGT)) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fátima Costa de Lima

LIMA, F.C.; KEISERMAN, N.;FALEIRO, J.R.MIRANDA, M. B.. A Construção do Gesto dos Atores - Dançarinos da Cie Dos a Deux. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Matheus Henrique Santos

O corpo do Um Trambolho nas artes da presença; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Thaysa Lisboa

Em busca de um corpo/estado brincante; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Guilherme Mendes Muniz

O desenvolvimento dos estados corporais na preparação corporal de O Homem de Okinawa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Franco Fuchs; Guilherme Mendes Muniz; Raquel Franciele

Projeto de Montagem Cênica O Homem de Okinawa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Bianca de Lima

Melanina; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Juliana Janeiro

Pela mão que levo ao fogo; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Maurício Gabardo

Diminuto; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Uarli Pascal Passarinho

Ritual do Fauno; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Daniele Mariano

Pareidolia; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Cecília Dambrós

Shhh; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Alana Mendes

Mi piel; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Rúbia Côrtes

É o balde; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Barbara Del Moro

Último suspiro; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Beatriz Sobania

Telúrica; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Vitor Berti

Operação 0104 - Leva jato; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Ayesla Fabian

Meretriz conferencista; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Eric Pedroso

Au revoir; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Bruna Berti

Mortalha reflorescida; 2015; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Maria Clara Bertúlio

Negras Pérolas; 2015; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Brenda Sodré

Manifesto do corpo histérico; 2015; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

João Manuel Motta

Manifesto do corpo histérico; 2015; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Alberto Costa

Mostra do Pinc II - Gesto; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Teatro) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Carolina Gosch Figner de Luna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Brigida de Miranda

A poética da Compagnie Dos à Deux: história, construção do gesto e princípios do treinamento; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Brigida de Miranda;

Andréa Lucia Serio Bertoldi

A dança com portadores de atraso mental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Andréa Lúcia Sério Bertoldi;

Ana Maria de Bulhões-Carvalho

A preparação corporal como composição cartográfica: um mergulho na poesia dos acontecimentos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-gradução em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GASPAR NETO, F. A. ; EUGENIO, F. ; DINGER, A. ; FIGNER, C. ; MONCZAK, C. ; LICONTI, J. . Escola de Verão AND 2016 # 1 Entre-Modos de Fazer. 2016.

BULHOES-CARVALHO, A. M. ; LUNA, C. G. F. ; LOURO, C. ; LICONTI, J. ; CASSOU, R. C. ; TELLES, S. . Comissão organizadora - XIX Colóquio do Programa do PPGAC da Unirio. 2019.

ACHCAR, A. ; DUARTE, A. ; SANTOS, B. ; KEISERMAN, N. ; NASCIMENTO, I. ; MARIA, L. ; MANHAES, J. B. ; BONFATTI, A. ; TAVARES, J. R. ; FIGNER, C. . Comissão organizadora - 2 Encontro Preparação corporal, direção de movimento e coreografia no teatro. 2019.

LUNA, C. G. F. ; TAVARES, J. R. ; SANTOS, E. ; BONFATTI, A. ; ACHCAR, A. ; KEISERMAN, N. ; NASCIMENTO, I. ; DUARTE, A. ; SANTOS, B. ; MARIA, L. ; MANHAES, J. B. . Comissão organizadora - 3 Seminário Internacional Corpo Cênico do Lab. de Artes da UNIRIO. 2019.

BULHOES-CARVALHO, A. M. ; LOURO, C. ; LUNA, C. G. F. ; MAFFI, K. M. S. ; MATRICARDI, L. ; SANTOS, E. ; VASCONCELOS, P. ; CASSOU, R. C. . Comissão organizadora - XVIII Colóquio do Programa do PPGAC da Unirio. 2018.

FIGNER, C. ; LUCIANI, N. M. ; ROCHA, R. ; MOSQUERA, C. F. F. ; NOCKO, C. M. . Membro Docente - Comissão de Extensão e Cultura - UNESPAR/FAP. 2017.

FIGNER, C. ; LUCIANI, N. M. ; ROCHA, R. ; MOSQUERA, C. F. F. ; NOCKO, C. M. . Membro Docente - Comitê de Extensão e Cultura - UNESPAR/FAP. 2016.

LUCIANI, N. M. ; ROCHA, R. ; LUNA, C. G. F. ; NOCKO, C. M. ; MOSQUERA, C. F. F. . Membro Docente - Comitê de Extensão e Cultura - UNESPAR/FAP. 2015.

FIGNER, C. . Representação Discente Mestrado (Colegiado do PPGT- UDESC). 2014.

LUNA, C. G. F. . Representação Discente Mestrado (Colegiado do PPGT- UDESC). 2013.

FIGNER, C. . @cartografias.do.gesto. 2020; Tema: cartografias do gesto. (Rede social).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2020. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2020. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUNA, C. G. F. . Livro do XIX Colóquio do PPGAC. 2019. (Editoração/Livro).

LUNA, C. G. F. . Pilates solo e de aparelhos. 2019. (instrução técnica).

FIGNER, C. ; FIGNER, C. . Pilates solo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. ; FIGNER, C. . Pilates de aparelhos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUNA, C. G. F. . Livro do XIX Colóquio do PPGAC. 2018. (Editoração/Livro).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2018. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2018. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Pilates solo. 2017. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates de aparelhos. 2017. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUNA, C. G. F. . Oficina de Preparação Corporal para o Programa de Mestrado em Administração. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. ; ALPERSTEDT, G. D. ; SANTOS, A. R. . Oficina de Preparação Corporal para Programa de Mestrado em Administração. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Oficina de Preparação Corporal para Programa de Mestrado em Administração. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Oficina de preparação corporal para atores. 2014. .

FIGNER, C. . Os sentidos da pele. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGNER, C. ; ALPERSTEDT, G. D. ; SANTOS, A. R. . Oficina de Preparação Corporal para Programa de Mestrado em Administração. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Pilates solo. 2014. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2014. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2012. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2011. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2010. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2009. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo. 2009. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2008. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Pilates solo. 2008. (instrução técnica).

FIGNER, C. . Dança Afro. 2007. (projeto arte-educação).

FIGNER, C. . Pilates solo e de aparelhos. 2007. (instrução técnica).

LUNA, C. G. F. . Dança Clássica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Dança Afro. 2006. (projeto arte-educação).

LUNA, C. G. F. . Dança Clássica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGNER, C. . Dança Afro. 2005. (projeto arte-educação).

FIGNER, C. ; DAMBROS, C. . Marcada. 2020. Performática.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2019. Performática.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. ; SILVA, J. R. ; TANCREDI, T. ; PIRES, C. ; AUDI, F. . Hipocôndrio. 2019. Teatral.

MONCZAK, C. ; FIGNER, C. ; LICONTI, J. ; GUIMARAES, B. ; RACHWAL, G. D. ; MUNIZ, G. M. ; MANCINO, M. . Martelo das Feiticeiras. 2019. Diversas.

MONCZAK, C. ; FIGNER, C. ; RACHWAL, G. D. ; MUNIZ, G. M. ; LICONTI, J. ; MORAES, M. ; GUIMARAES, B. . Martelo das Feiticeiras. 2019. Performática.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2017. Teatral.

MENDES, A. ; FABIAN, A. ; SOBANIA, B. ; LIMA, B. ; FIGNER, C. ; DAMBROS, C. ; MARIANO, D. ; PEDROSO, E. ; MOTTA, B. ; GUIMARAES, C. ; JANEIRO, J. ; GONCALVES, M. ; CORTES, R. ; PASSARINHO, U. P. ; BERTI, V. ; LIMA, J. ; LORKIEVICZ, M. ; VALCANAIA, G. ; MEDEIROS, V. . Acabaré. 2017. Teatral.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2016. Teatral.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2016. Teatral.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2016. Teatral.

MONCZAK, C. ; RIBEIRO, E. ; GUIMARAES, B. ; MUNIZ, G. M. ; MANCINO, M. ; HUGO, V. ; MOITA, L. ; MICHELUZZI, J. ; SANTOS, A. ; CUSTODIO, F. ; GASPAR NETO, F. A. ; FIGNER, C. . Domingos vivos retratos vazios. 2016. Teatral.

MENDES, A. ; FABIAN, A. ; MORO, B. ; SOBANIA, B. ; LIMA, B. ; FIGNER, C. ; DAMBROS, C. ; MARIANO, D. ; PEDROSO, E. ; JANEIRO, J. ; GABARDO, M. ; CORTES, R. ; BERTI, V. ; PASSARINHO, U. P. . Mostra de Processo Pinc II - Gesto. 2016. Teatral.

SOARES, D. J. RIBAS, L. CIPRIANO, P. MALHEIROS, S. BRUDIZINSKI, C. S. ARAUJO, S. SOAR, G. CUSTODIO, F. GASPAR, F. MOITA, L. SOLDERA, N. LEAL, P. FIGNER, C. LOUR, M. NASCIMENTO, C. MATTER, J. SCHHLI, V. LUNA, T. BRUEL, B. ANTONIO, A. LEMOS, G. COLETIVA, C. FILMES, W. KUCARZ, P. FIRMEZA, E. , et al. MENEZES, M. ; T - Súbita Companhia de Teatro. 2015. Teatral.

FIGNER, C. ; HEYMANNS, L. . Hipocôndrio. 2015. Teatral.

FIGNER, C. ; HEYMANNS, L. . Hipocôndrio. 2015. Teatral.

FIGNER, C. ; HEYMANNS, L. . Hipocôndrio. 2015. Teatral.

FIGNER, C. ; HEYMANNS, L. . Hipocôndrio. 2015. Teatral.

FIGNER, C. ; MUNIZ, G. M. ; FUCHS, F. ; FRANCIELLE, R. ; ALMEIDA, G. . O homem de Okinawa. 2015. Teatral.

FIGNER, C. ; COSTA, B. ; BERTI, B. ; SODRE, B. ; BERTULIO, M. C. . Mostra Pinc II - Gesto. 2015. Teatral.

FERNANDES, D. MAGALHAES, F. NOLASCO, R. DAMIAO, C. CRISTYNE, D. MISTINGUETT, J. REGINA, F. MORAES, M. JESUS, A. MUSSI, A. PREVEDELLO, C. GARMATTER, A. LUIZ, A. SOARES, D. J. MALHEIROS, S. RIBAS, L. CIPRIANO, P. BRUDIZINSKI, C. S. SOAR, G. ARAUJO, S. GASPAR, F. SOLDERA, N. HUGO, V. MOITA, L. CUSTODIO, F. , et al. LEAL, P. FIGNER, C. ; Édipo _2: Párodo - Companhia Subjétil. 2015. Teatral.

SANTOS, A. ; RIBEIRO, E. ; GUIMARAES, B. ; FIGUEIRA, M. ; SOARES, D. J. ; MALHEIROS, S. ; RIBAS, L. ; CIPRIANO, P. ; BRUDIZINSKI, C. S. ; SOAR, G. ; ARAUJO, S. ; FIGNER, C. ; CUSTODIO, F. ; GASPAR, F. ; MOITA, L. ; SOLDERA, N. ; LEAL, P. ; HUGO, V. . Domingos vivos retratos vazios - Companhia Café Preto. 2015. Teatral.

MELO, M. RAMOS, E. MOITA, L. LEMOS, G. MILLEO, N. STAVIS, R. JESUS, A. REGGIANI, L. CAMARGO, E. PEDROSO, J. SCHARF, G. FERRONATTO, G. BRUDIZINSKI, C. S. SOARES, D. J. MALHEIROS, S. RIBAS, L. CIPRIANO, P. SOAR, G. ARAUJO, S. FIGNER, C. CUSTODIO, F. GASPAR, F. MOITA, L. SOLDERA, N. LEAL, P. , et al. HUGO, V. ; Mommy - Setra Companhia de Teatro. 2015. Teatral.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2014. Teatral.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2014. Teatral.

HEYMANNS, L. ; FIGNER, C. . Hipocôndrio. 2014. Teatral.

PONTES, F. B. ; RIPOLL, C. ; CARDOSO, J. ; FIGNER, C. . Fabulações. 2013. Performática.

PONTES, F. B. ; RIPOLL, C. ; CARDOSO, J. ; LUNA, C. G. F. . Fabulações. 2010. Performática.

PONTES, F. B. ; RIPOLL, C. ; FIGNER, C. ; CARDOSO, J. . Fabulações. 2009. Performática.

LUNA, C. G. F. ; RODRIGUES, Lissandra ; SANTOS, Sheila ; OLIVEIRA JR, Cláudio Soares de. . Cores da Cidade. 2006. Coreográfica.

LUNA, C. G. F. . Além da linha vermelha. 2004. Coreográfica.

LUNA, C. G. F. . Osóole: corpo e mito na dança de Xangô. 2004. Coreográfica.

CAVALLI, A. ; SOUZA, A. ; CHORILLI, C. ; LUNA, C. G. F. ; NAPOLI, C. ; SIKORA, K. ; JUNKEIRA, L. ; CECCONELLO, V. ; MACAIRA, Y. . Se você soubesse. 2003. Coreográfica.

LUNA, C. G. F. ; BAGGIO, A. C. ; PLOCHARSKI, C. ; RIBAS, C. ; MATTANA, C. ; KRAMER, D. ; SILVA, D. ; KLIEMANN, G. ; AGUIAR, H. ; ANTONELLI, J. ; GOMES, J. ; SILVEIRA, J. ; MARTINS, M. H. ; PRADO, M. ; SANTOS, S. ; FREIRE, V. ; GARRETT, V. ; ROCHA, V. ; FRANCA, V. ; MARANHAO, A. P. ; SCHMOELLER, R. . Téssera - 20. 2001. Coreográfica.

LUNA, C. G. F. . Loja de brinquedos. 1993. Coreográfica.

LUNA, C. G. F. . O casamento campestre. 1992. Coreográfica.

LUNA, C. G. F. . Projeto Aquarius - Homenageando Copacabana nos seus 100 anos. 1992. Diversas.

LODI, F. ; OLIVEIRA, L. S. ; FIGNER, C. . Viewpoints - experiências de treinamento e criação artística.. 2018 (produção).

FIGNER, C. ; HEYMANNS, L. ; SILVA, J. R. ; DIAS, D. . Semana de Psicologia da UFSC. 2014 (Debate sobre religião e política - Coletivo Transtorno).

LUNA, C. G. F. ; FERREIRA, S. ; PUPER, R. ; HEYMANNS, L. ; BIANCHI, P. ; BREHSAN, N. ; CAPRARIO, C. ; PEREIRA, M. ; GILARDENGHI, D. ; DUENHA, M. ; SIMONETTI, M. ; MACHADO, S. ; KLEN, A. ; TETZNER, R. . Mostra de Videodança - Coletivo de Pesquisa em Videodança. 2013 (Mostra de Vídeodança - Coletivo de Pesquisa em Vídeodança).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A preparação corporal como composição cartográfica: um mergulho na poesia dos acontecimentos, Descrição: O Projeto pretende investigar o ofício do preparador corporal como uma composição cartográfica em que o processo, ato criador, é reconhecido como a possibilidade de fazer emergir os encontros (FONSECA, 1999), a poesia dos acontecimentos. Para que isso atravesse a pesquisa, afirma a necessidade de mergulhar (FONSECA, 1999; PASSOS, BARROS, 2015) na mesma por meio de uma orientação inicial: o desenvolvimento teórico em co-criação com a experimentação do gesto como extensão da pele (LUNA, 2015), vivenciada como prática coletiva de compartilhamento sensível e colaborativo em três abordagens cognitivas criadoras (PASSOS; KASTRUP & ESCÓSSIA, 2015) ligadas ao treinamento e aos processos de criação cênica. São elas: Contato-Improvisação, Rasaboxes e Viewpoints. O Projeto apresenta breves considerações sobre a preparação corporal e algumas articulações entre o sistema sômato-sensitivo (DAMÁSIO, 2009), o gesto como extensão da pele e a poética da pele (LUNA, 2015) configurando desse modo, o desejo de acompanhar o estudo de três diferentes aspectos do gesto: como afetivo/tátil no Contato-Improvisação, como entérico/visceral no Rasaboxes e como cinestésico/háptico no Viewpoints.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Gosch Figner de Luna - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Arrumação: devir consciência na criação coletiva, Descrição: O projeto de pesquisa Arrumação: devir consciência na criação coletiva é o aprofundamento da pesquisa de doutorado intitulada Modo Operativo AND (MO AND): O incomum em Comum e da pesquisa conjunta do proponente Francisco Gaspar Neto e a criadora do MO AND, a performer e antropóloga Fernanda Eugénio. A pesquisa se situa no campo da performance aplicada, teatro aplicado e performance situada em diálogo com a noção de técnica de invenção aberta do filósofo francês Gilbert Simondon. No campo da criação coletiva em arte, o projeto avança a discussão a respeito da noção de devir presença (becoming aware) criada no contexto dos estudos da fenomenologia pragmática de Francisco Varela, Natalie Depraz e Pierre Vermesch; enquanto a visada consagrada da fenomenologia aplicada se debruça sobre a narrativa da experiência do sujeito em primeira pessoa, o projeto de pesquisa Arrumação: devir consciência na criação coletiva pretende investigar a noção de devir presença na criação artística coletiva... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Gosch Figner de Luna - Integrante / Francisco Gaspar - Coordenador / Juliana Liconti - Integrante / Caio Monczak - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2020

Bolsa Capes, Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2019

Bolsa Capes, Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2019

3 lugar no Concurso para professor substituto de Movimento Corporal/Dança, UNIRIO, Departamento de Interpretação/ Bacharelado em Atuação Cênica/ PROGEPE / CLA / UNIRIO.

2018

Bolsa CAPES, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2018

4 lugar geral no Processo Seletivo de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, PPGAC/CLA/UNIRIO.

2016

Certificado Internacional Les Chaînes Musculaires et Articulaires G. D. S: Aspect Biomécanique I, Centre de Formation Philippe Campignion (Bélgica).

2015

Mestra em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina.

2015

1 lugar Concurso Público PSS - UNESPAR/FAP - Processos criativos/Atuação, Universidade Estadual do Paraná/Faculdade de Artes do Paraná.

2015

Bolsa CAPES / Até Março de 2015, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2014

Bolsa CAPES, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2013

3 lugar na linha de pesquisa Corpo e Subjetividade do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado)/ UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.

2013

Bolsa CAPES, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2012

Especialista em Preparação Corporal nas Artes Cênicas, Faculdade Angel Vianna.

2012

International Instructor Certified Concentration 101 Apparatus, Pilates Physicalmind Institute New York.

2007

International Instructor Certified Initiation 101, Pilates Physicalmind Institute New York.

2006

Bacharela em Dança, Faculdade de Artes do Paraná.

2006

Licenciada em Dança, Faculdade de Artes do Paraná.

2003

Artista/Bailarina, D.R.T. - Delegacia Regional do Trabalho , Ministério do Trabalho.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - 2019

    Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes

    Atividades

    • 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

    • 08/2019 - 12/2020

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Comissão organizadora do 3 Seminário Internacional Corpo Cênico do Laboratório e Grupo de Pesquisa Artes do Movimento, CLA, UNIRIO.

    • 03/2019 - 02/2020

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Comissão organizadora do XIX Colóquio do Programa de Pós-graduação do PPGAC, CLA, UNIRIO.

    • 08/2019 - 12/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Comissão organizadora do 3 Seminário Internacional Corpo Cênico do Laboratório e Grupo de Pesquisa Artes do Movimento, CLA, UNIRIO.

    • 08/2019 - 12/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Ministrante do Laboratório de estudos do gesto na preparação corporal, da disciplina "Laboratório de Movimento", coordenado pela Profa. Dra. Joana Ribeiro Tavares.

    • 03/2019 - 07/2019

      Estágios , Centro de Letras e Artes - CLA, .,Estágio realizado, Metodologias do ensino e da pesquisa em teatro, coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria de Bulhões Carvalho.

    • 05/2019 - 05/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Ministrante de oficina na disciplina "Movimento e percepção", Departamento de Interpretação, CLA, UNIRIO.

    • 04/2019 - 04/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Ministrante de oficina na disciplina "Movimento e percepção", Departamento de Interpretação, CLA, UNIRIO.

    • 03/2019 - 03/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Comissão organizadora do XIX Colóquio do Programa do PPGAC, CLA, UNIRIO.

    • 04/2018 - 02/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes - CLA, Centro de Letras e Artes - CLA.,Atividade realizada, Comissão organizadora do XVIII Colóquio do Programa de Pós-graduação do PPGAC, CLA, UNIRIO.

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Mestra Colaboradora, Carga horária: 40

  • 2015 - 2016

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Mestra Colaboradora, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes do Paraná, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2016 - 03/2017

      Extensão universitária , Faculdade de Artes do Paraná, .,Atividade de extensão realizada, Preparação corporal: técnicas de fronteira entre a dança e o teatro.

    • 03/2016 - 03/2017

      Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos do Corpo

    • 03/2016 - 03/2017

      Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dança Afro e Ritmos Afro-Brasileiros (Atividade híbrida eletiva), Estudos do Corpo, Improvisação e Jogos, Orientação TCC, Projeto de Investigação da Cena - PINC II

    • 03/2016 - 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, .,Cargo ou função, Representante Artes Cênicas - Comissão de Extensão e Cultura UNESPAR/FAP.

    • 04/2015 - 03/2016

      Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos do Corpo , Laboratório de Investigação do Corpo , Orientação in loco Montagem Cênica, Orientação TCC , Projeto de Investigação da Cena - PINC II

    • 04/2015 - 03/2016

      Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos do Corpo , Improvisação e Jogos

    • 04/2015 - 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, .,Cargo ou função, Representante Artes Cênicas - Comissão de Extensão e Cultura UNESPAR/FAP.

  • 2013 - 2013

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 30

    Atividades

    • 03/2014 - 03/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, .,Cargo ou função, Representação discente - Mestrado.

    • 03/2013 - 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2013 - 03/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, .,Cargo ou função, Representação discente - Mestrado.

    • 08/2013 - 12/2013

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Estágio realizado, Estágio Docência (disciplina obrigatória) do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Disciplina: Laboratório de Composição - 54hs Professora responsável: Elke Siedler..

  • 2014 - Atual

    Coletivo Transtorno

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2014

    Coletivo de Pesquisa em Videodança

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - 2012

    Núcleo do Corpo (PR)/ Physicalmind Institute BR

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Instrutora da equipe do Núcleo do Corpo/sede clínica e de formação no Brasil do Pilates Physicalmind Institute New York (EUA)

  • 2008 - 2011

    Espaço Pilates

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Instrutora de Pilates, Carga horária: 20

  • 2005 - 2007

    Cores da Rua - Associação Artística de Educação Informal

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da dança afro, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuação no projeto " Pé de Piá" como professora de dança afro para crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo e em situação de vulnerabilidade social..

  • 2005 - 2006

    CEI Júlio Moreira

    Vínculo: Instrutor autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de dança/ educação permanente, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Secretaria Municipal de Educação/ Educação infantil

  • 2003 - 2003

    Escola de Dança Teatro Guaíra

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2004 - 2004

    Colégio Estadual Amancio Moro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2004 - 2004

    Escola Especial Forrest Gump

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2003 - 2003

    Colégio Estadual Leôncio Correia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2003 - 2003

    Colégio Marista Santa Maria

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2003 - 2003

    Cintia Napoli Grupo de Dança

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: