Denize da Silva Nogueira

Doutora em Saúde Pública e Mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (Niterói). Atualmente é Psicóloga da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fundação Oswaldo Cruz e docente do curso de psicologia da universidade Estácio de Sá. Foi docente do curso de psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Macaé). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos temas relacionados à saúde mental e trabalho; desastres socioambientais e saúde do trabalhor da saúde; promoção da saúde e atividade humana.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2017 - 2021

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A atividade de trabalho em situações de emergências e desastres: pistas sobre a saúde dos profissionais da saúde nos rompimentos das barragens da Samarco (2015) e Vale S.A. (2019)
Simone Santos Oliveira.

Mestrado em Saúde Pública

2011 - 2013

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Circulação de sentidos em discursos sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas: interrogações a partir do ponto de vista da atividade,Ano de Obtenção: 2013
Jussara Cruz de Brito.Coorientador: Mary Yale Rodrigues Neves e Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do trabalho / Especialidade: Saúde do trabalhador.

Graduação em Psicologia

2005 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Reflexões sobre a aposentadoria no Brasil em contexto de Especialização Flexível sob o ponto de vista da Ergologia.
Orientador: Helder Pordeus Muniz

Formação complementar

2016 - 2016

Aspectos Psicossociais em Situações de Emergências e Desastres: metodologia. (Carga horária: 36h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

2015 - 2015

Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho. (Carga horária: 8h). , Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, UFG, Brasil.

2014 - 2014

OFICINA SOBRE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. (Carga horária: 15h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

2014 - 2014

Planejamento, Gestão e Desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - UFRJ, IESC - UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Curso Trilha - Redação em Português. (Carga horária: 54h). , Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Recrutamento e Seleção. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do trabalho/Especialidade: Saúde do trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Desastres.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental e Trabalho.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicologia.

Organização de eventos

NOGUEIRA, D. . III Semana do curso de psicologia da UFF. 2010. (Outro).

NOGUEIRA, D. . III Mostra Regional de Prática em Psicologia do CRP-RJ. 2009. (Outro).

NOGUEIRA, D. . XIV Encontro da ABRAPSO no Rio de Janeiro. 2007. (Outro).

Participação em eventos

8 Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Vislumbres do jornal A Sirene: trabalhos rompidos a partir do acidente de trabalho ampliado-Barragem do Fundão/MG. 2019. (Congresso).

Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações. 2019. (Outra).

4o Congresso Sociedade Internacional de Ergologia. Saúde, atividade e desenvolvimento. 2018. (Congresso).

9 Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres. 2018. (Seminário).

1° Seminário Nacional de Psicologia em Situações de Conflitos e Desastres da Cruz Vermelha Brasileira. 2016. (Seminário).

11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. TRABALHO E SAÚDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELA MÍDIA. 2015. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCO). SENTIDO, RECONHECIMENTO, SAÚDE E TRABALHO EM ESCOLAS. 2012. (Congresso).

I Encontro de Pesquisadores de Práticas de Linguagem no Campo do Trabalho: o Grupo em suas Singularidades.Trabalho e Saúde nas Escolas Públicas: sentidos atribuídos pela mídia. 2012. (Encontro).

VII JEL - JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM.Sentido, saúde e trabalho docente: aproximações a partir de uma ferramenta virtual. 2012. (Outra).

7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia - CONPSI. DISCUTINDO SUS E SAÚDE DO TRABALHADOR ATRAVÉS DE AMPLIADAS. 2011. (Congresso).

III Congresso Internacional Esquizoanálise e Esquizodrama Saúde Mental e Direitos HUmanos. 2011. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Psicologia.Discutindo casos em saúde do trabalhador. 2010. (Oficina).

I seminário internacional análise institucional e saúde coletiva.Agenciamentos coletivos:discutindo saúde do trabalhador através de oficinas. 2010. (Seminário).

IV Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Modos de intervenção em saúde do trabalhador: a oficina como dispositivo de análise. 2010. (Outra).

XV Semana de Extensão UFF.Inventando possibilidades: potencializando intervenções em saúde do trabalhador através de oficinas. 2010. (Outra).

XIV Encontro da ABRAPSO. 2007. (Encontro).

I semana pedagógica do curso de psicologia UFF.Atividade de comunicação oral sobre o livro de Jeremy Rifikin "O século da biotecnologia". 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria das Graças Alcantara da Costa Rocha

NOGUEIRA, D.; SANTOS, M. B. M.; GOMES, L.. Aspectos da Precarização do Trabalho e das relações de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores da industria do petróleo da bacia de Campos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em saúd do trabalhador e ecologia humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thais de Oliveira Mello Bernardo

NOGUEIRA, D.; Santos, M.S.; Santos, R.C. de S.. Os Sujeitos da adoção tardia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Catia Paula Rocha

NOGUEIRA, D.; Santos, M.S.; Tinoco, M. M.. A psicologia e o fortalecimento do indivíduo: uma discussão sobre o conceito de resiliência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Franciane Viana Gavinho

NOGUEIRA, D.; Santos, M.S.; Tinoco, M. M.. Psicologia e contemporaneidade: família monoparental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Thaís Rodrigues dos Santos

NOGUEIRA, D.; Santos, M.S.; Tinoco, M. M.. Compulsão alimentar e o vazio existencial: em busca de sentidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Samantha Dutra Santos

Santos, M.S.;NOGUEIRA, D.; Costa, M.F.. Os Sentidos na literatura: ser tempo existencia e morte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Karina da Silva Santos

CORDEIRO, P.; FLORES, D. P.;NOGUEIRA, D.. Medicalização da Vida e as produções de subjetividade comtemporâneas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Adriana Leal Pessanha Cordeiro

Costa, M.F.;NOGUEIRA, D.; Santos, R.C. de S.. O assédio moral como causa de sofrimento no trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Luana Mussi Munarini

Costa, M.F.;NOGUEIRA, D.; Santos, M.S.. Logoterapia e vazio existencial: possibilidade de tratamento na sociedade contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Graziela Silveira do Prado

Santos, M.S.;NOGUEIRA, D.; Santos, R.C. de S.. A depressão sob um olhar multidimensional: novas possibilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Juliana Cardoso de saouza

NOGUEIRA, D.; Santos, M.S.; CORDEIRO, P.. Repensando a relação psicologia e escola: produzindo outras formas de experimentá-las. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Fabiana Santos da Silva de Oliveira

NOGUEIRA, D.; SIRELLI, N. M.; CORDEIRO, P.. A Naturalização da Medicalização Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Comissão julgadora das bancas

Luciana Bicalho Cavanellas

ROTENBERG, L.;CAVANELLAS, L. B.; PORTELLA, S. L. D.; OLIVEIRA, S.. O Trabalho em Saúde em contexto de emergências e desastres:o ponto de vista da atividade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Hélder Pordeus Muniz

MUNIZ, H. P.; SOUZA, Kátia Reis de;BRITO, Jussara Cruz de. Circulação de sentidos em discursos sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas: interrogações a partir do ponto de vista da atividade. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Kátia Reis de Souza

MUNIZ, H. P.;SOUZA, KÁTIA REIS; BRITO, J. C.. Circulação de sentidos em discursos sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas: interrogações a partir do ponto de vista da atividade. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Kátia Reis de Souza

MUNIZ, Helder;SOUZA, KÁTIA REIS DEBRITO, J C. Produção de sentido sobre o trabalho e a saúde de professoras de escola. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Mary Yale Rodrigues Neves

OLIVEIRA, S.;NEVES, M. Y.; MORAES, T. D.. A atividade de trabalho em situações de emergências e desastres: pistas sobre a saúde dos profissionais de saúde nos rompimentos das barragens de Samarco (2015) e Vale S:A: (2019. 2021. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ.

Orientou

Hugo Gama Peres dos Santos

Saúde dos bombeiros no rompimento da barragem de Córrego do Feijão - Brumadinho/MG; 2021; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Denize da Silva Nogueira;

Maria da Penha Medeiros Cerqueira

Psicologia: moda e comportamento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Denize da Silva Nogueira;

Eilane Corrêa Pessanha

Saúde mental e trabalho Noturno: reflexões acerca do estresse ocupacional e transtorno do sono; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Denize da Silva Nogueira;

Taisa Aparecida Rodrigues Santos

Acidente de trabalho: uma reflexão acerca dos aspectos motivacionais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Denize da Silva Nogueira;

Karolini de souza SantosMoreira

Saúde Mental do trabalhador em plataforma offshore: a invisibilidade de um processo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Denize da Silva Nogueira;

Etyenne Coutinho Sampaio

Uma perspectiva de Qualidade de Vida e bem estar no ambiente de trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Denize da Silva Nogueira;

Luiz Filipe Miranda da Silva

FUNDAMENTOS DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Denize da Silva Nogueira;

Foi orientado por

Marilene Affonso Romualdo Verthein

Agenciamentos coletivos: SUS e a Saúde do Trabalhador em debate; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marilene Affonso Romualdo Verthein;

Jussara Cruz de Brito

Circulação de sentidos em discursos sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas: interrogações a partir do ponto de vista da atividade; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jussara Cruz de Brito;

Hélder Pordeus Muniz

Reflexões sobre a aposentadoria no Brasil em contexto de Especialização Flexível sob o ponto de vista da Ergologia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Hélder Pordeus Muniz;

Produções bibliográficas

  • VETERE, R. ; NOGUEIRA, D. . A opinião da opinião ? representações sociais acerca da pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2014. Psicologia e Saber Social , v. 3, p. 253-259, 2014.

  • OLIVEIRA, S. S. ; ROTENBERG, L. ; NOGUEIRA, D. ; VIANA, E. ; MACHADO, J. M. H. ; FERREIRA, J. P. ; CAVANELLAS, L. ; PESSANHA, M. T. C. ; REZENDE, M. ; STRAUSZ, M. C. ; FONSECA, M. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; GRIEP, R. H. ; GERTNER, S. . A saúde dos trabalhadores da saúde: a experiência do centro hospitalar do instituto nacional de infectologia. In: Portela, Margareth Crisóstomo; Reis, Lenice Gnocchi da Costa; Lima, Sheyla Maria Lemos. (Org.). Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA FIOCRUZ, 2022, v. , p. 25-472.

  • WEINTRAUB, A. C. A. M. ; SILVA, A. C. L. G. ; MELO, B. D. ; LIMA, C. C. ; BARBOSA, C. ; PEREIRA, D. R. ; NOAL, D. S. ; NOGUEIRA, D. ; SERPELONI, F. ; MASSON, L. ; RABELO, I. V. M. ; CAVANELLAS, L. ; REZENDE, M. ; MONTENEGRO, M. ; KADRI, M. E. ; SOUZA, M. S. E. ; RESENDE, M. T. ; MAGRIN, N. P. ; GERTNER, S. . Cuidados para os Profissionais de Saúde. In: NOAL, Débora da Silva; PASSOS, Maria Fabiana Damasio; FREITAS, Carlos Machado de. (Org.). Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2020, v. 1, p. 08-334.

  • OLIVEIRA, S. S. ; NOGUEIRA, D. . O trabalho em saúde na resposta ao rompimento das barragens da Vale S/A em Minas Gerais (BR) em 2015 e 2019: reflexões sobre o agir em competências em situações de emergências e desastres. In: 5. Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia, 2021, Porto/PT. Trabalho, Património e Desenvolvimentos.. Porto: Universidade do Porto, 2021. p. 27-378.

  • OLIVEIRA, S. S. ; PORTELLA, S. ; NOGUEIRA, D. ; FIGUEIREDO, N. ; Oliveira, M. . VISLUMBRES DO JORNAL A SIRENE: TRABALHOS ROMPIDOS A PARTIR DO ACIDENTE DE TRABALHO AMPLIADO-BARRAGEM DO FUNDÃO/MG. In: 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2019, João Pessoa. Anais do 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Campinas: Galoá, 2019. v. vol 1.

  • NEVES, M. Y. ; NOGUEIRA, D. ; HYPOLITO, A. ; CABRAL, J. ; OLIVEIRAS, J. H. ; SILVA, J. T. F. ; CASTRO, M. . A ATIVIDADE DE TRABALHO E A SAÚDE DE AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI - RJ. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia-GO. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • GUCOVSKI, B. ; NOGUEIRA, D. ; BRITO, J. ; DEUSDARA, B. ; NEVES, M. Y. ; HYPOLITO, A. . TRABALHO E SAÚDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELA MÍDIA. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • BRITO, J. ; NEVES, M. Y. ; NOGUEIRA, D. ; HYPOLITO, A. ; ALVAREZ, D. ; SILVA, E. ; MUNIZ, H. ; SOUZA, K. R. ; FRANCA, M. ; ATHAYDE, M. . ENCONTROS SOBRE VIDA, SAÚDE E TRABALHO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESPAÇO VIRTUAL PARA A AMPLIAÇÃO DO DEBATE SOBRE SAÚDE. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • NOGUEIRA, D. ; BRITO, J. ; NEVES, M. Y. . SENTIDO, RECONHECIMENTO, SAÚDE E TRABALHO EM ESCOLAS. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • NOGUEIRA, D. ; BRITO, J. ; GOMES, L. ; PRANGE, A. P. ; CAVANELLAS, L. ; VIANA, E. ; PIRES, A. C. ; OLIVEIRA, H. . ASPECTOS INVISÍVEIS DO TRABALHO, SAÚDE E PRODUÇÃO DE SENTIDOS. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • NOGUEIRA, D. ; NEVES, M. Y. ; BRITO, J. . Sentido, saúde e trabalho docente: aproximações a partir de uma ferramenta virtual. In: VII JEL JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2012, Rio de Janieiro. VII JEL JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2012.

  • OLIVEIRA, S. S. ; PORTELLA, S. ; NOGUEIRA, D. ; FIGUEIREDO, N. ; Oliveira, M. . Vislumbres do jornal A Sirene: trabalhos rompidos a partir do acidente de trabalho ampliado-Barragem do Fundão/MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, D. ; Correa, A. . Aspectos Psicológicos e Qualidade de Vida a partir da perspectiva da psicologia do trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, M. Y. ; HYPOLITO, A. ; NOGUEIRA, D. . Saúde e Trabalho nas Escolas, uma experiência de formação, pesquisa e intervenção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, D. . Produção de sentido sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, M. Y. ; HYPOLITO, A. ; NOGUEIRA, D. ; CABRAL, J. ; SILVA, J. T. F. ; CASTRO, M. ; SANTIAGO, G. ; ROHEN, I. ; OLIVEIRAS, J. H. ; MOSSO, P. . A ATIVIDADE DE TRABALHO E A SAÚDE DE MERENDEIRAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ? RJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, D. ; NEVES, M. Y. ; BRITO, J. . SENTIDO, RECONHECIMENTO, SAÚDE E TRABALHO EM ESCOLAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, D. ; HYPOLITO, A. ; NEVES, M. Y. ; BRITO, J. ; SILVA, E. ; MUNIZ, H. ; SOUZA, K. R. ; FRANCA, M. ; ATHAYDE, M. ; ALVAREZ, D. . ENCONTROS SOBRE VIDA, SAÚDE E TRABALHO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESPAÇO VIRTUAL PARA A AMPLIAÇÃO DO DEBATE SOBRE SAÚDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, D. ; GUCOVSKI, B. . Trabalho e Saúde nas escolas públicas: sentidos atribuídos pela mídia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, D. ; NEVES, M. Y. ; BRITO, J. . Sentido, saúde e trabalho docente: aproximações a partir de uma ferramenta virtual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . DISCUTINDO SUS E SAÚDE DO TRABALHADOR ATRAVÉS DE OFICINAS AMPLIADAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . AGENCIAMENTOS COLETIVOS: DISCUTINDO SAÚDE ATRAVÉS DE OFICINAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, D. ; VERTHEIN, M. A. R. . Oficina: Discutindo casos em saúde do trabalhador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, D. ; VERTHEIN, M. A. R. . Modos de intervenção em saúde do trabalhador: a oficina como dispositivo de análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . Agenciamentos coletivos:discutindo saúde do trabalhador através de oficinas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . Inventando possibilidades: potencializando intervenções em saúde do trabalhador através de oficinas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . Modos de intervenção em saúde do trabalhador: a oficina como dispositivo de análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, D. . Atividade de comunicação oral sobre o livro de Jeremy Rifikin "O século da biotecnologia". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

NOGUEIRA, D. . Riscos e Acidentes de Trabalhadores dos Serviços de Saúde. 2010; Tema: SUS e Saúde do Trabalhador. (Blog).

NOGUEIRA, D. ; OLIVEIRA, S. S. ; PORTELLA, S. . VIDAS SUSPENSAS: CRIMES DA MINERAÇÃO EM PROCESSO. 2021. (Documentário).

OLIVEIRA, S. S. ; NOGUEIRA, D. ; CARVALHO, M. M. ; SILVA, G. C. ; PESSANHA, M. T. C. ; SANTOS, A. R. . Vivências do trabalho em saúde nas emergências e desastres. 2021. (OFICINA).

NOGUEIRA, D. . Panorama da saúde dos trabalhadores Off-shore do setor de petróleo. 2015. (OFICINA).

NOGUEIRA, D. . Representação do trabalho: entre modos de ser e modos de fazer. 2015. (OFICINA).

VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . III Oficina CASOS E DESCASOS EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2010. (OFICINA).

VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . II Oficina CASOS E DESCASOS EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2010. (OFICINA).

VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . IV Oficina CASOS E DESCASOS EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2010. (OFICINA).

VERTHEIN, M. A. R. ; NOGUEIRA, D. . Oficina CASOS E DESCASOS EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2010. (OFICINA).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Saúde mental em profissionais de saúde frente à pandemia de Covid-19: Informação para ações em saúde do trabalhador, Descrição: O processo de globalização tem favorecido a disseminação de agentes patológicos, resultando em pandemias, o que aumenta a complexidade do controle das infecções, traduzindo-se em desafios urgentes de saúde pública (Morens e cols 2008). Nestas situações, os profissionais de saúde, gestores e cientistas tem que concentrar esforços no patógeno e nos riscos biológicos, em um esforço para entender os mecanismos fisiopatológicos envolvidos e propor medidas para prevenir, conter e tratar a doença. Assim, as implicações de cunho emocional aos trabalhadores da saúde tendem a ser subestimadas e negligenciadas, gerando lacunas nas estratégias de enfrentamento (Tucci e cols, 2017; Ornell e cols 2020). O presente estudo integra o OBSERVATÓRIO COVID-19 FIOCRUZ (https://portal.fiocruz.br/observatorio-covid-19), cuja função é produzir informações para a ação. O Observatório busca o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para o enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e a sociedade brasileira. No caso do presente estudo, trata-se de ações em saúde do trabalhador com foco nos profissionais de saúde, considerando seu trabalho no contexto atual com possíveis repercussões à saúde mental, mesmo após a pandemia, como mostram estudos relativos à SARS (Maunder e cols 2006). O presente projeto visa examinar a saúde mental, o acesso a equipamentos de proteção, a percepção de risco e o adoecimento por Covid-19 em profissionais de saúde do estado do Rio de Janeiro e gerar ações de apoio aos trabalhadores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Integrante / Simone Santos Oliveira - Integrante / Lúcia Rotenberg - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    Saúde mental dos trabalhadores da saúde em contexto de emergência sanitária ? COVID-19, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Simone Santos Oliveira em 21/03/2021., Descrição: O projeto visa analisar a saúde mental, o acesso a equipamentos de proteção, a percepção de risco e o adoecimento por Covid-19 nos trabalhadores da saúde do Centro Hospitalar para Pandemia de Covid -19 ? Instituto Nacional de Infectologia- Fiocruz e gerar ações de apoio aos trabalhadores. Trata-se de ações em saúde do trabalhador com foco nos trabalhadores da saúde, considerando seu trabalho no contexto atual com possíveis repercussões à saúde mental, mesmo após a pandemia, como mostram estudos relativos à SARS. O estudo integra o eixo Qualidade do Cuidado, Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador do OBSERVATÓRIO COVID-19 FIOCRUZ, cuja função é produzir informações para a ação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Integrante / Luciana Cavanellas - Integrante / Eliana Viana - Integrante / Simone Santos Oliveira - Coordenador / Lúcia Rotenberg - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Do Nosso Território Sabemos Nós, Descrição: Descrição: Desenvolver e aplicar dispositivo de comunicação on-line que possibilite às comunidade-piloto, a construção de mapas interativos e participativos dos riscos, necessidades e potencialidades de seus territórios, permitindo que os conhecimentos locais sejam considerados nas políticas públicas, integrando informações da gestão, da academia e dos cidadãos. A vulnerabilidade social consiste indicador fundamental não só para a gestão da saúde, dos riscos e dos desastres, envolvendo os processos e impactos decorrentes de eventos de origem natural, tecnológica e ambiental, mas para a promoção da cidadania comunitária. A combinação dos dados e informações com a experiência das populações expostas é, então, um esforço que deve ser realizado para que os mapeamentos dos territórios, em escala comunitária e municipal, tenham resultados efetivos a partir da elaboração de políticas públicas envolvendo todas as partes interessadas: gestão, academia e população. Essa não é uma tarefa fácil, pois as partes interessadas gestão e ciência, em geral, se combinam em detrimento da participação pública. No entanto, a complexidade dos problemas socioambientais exige esse esforço e o projeto aqui apresentado vem nessa direção, em função dos próprios resultados do grupo de pesquisa que atua nas cidades serranas desde 2014, acompanhando a sua recuperação decorrente do desastre de 2011. Projeto desenvolvido c em parceria com IGOT/ Lisboa, CES/Coimbra, Fase e Ibase... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Integrante / Simone Santos Oliveira - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Desastres, memória, atividade humana e saúde: os rompimentos de Barragens da Vale S/A no estado de Minas Gerais em 2015 e 2019, Descrição: Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender as relações entre saúde, trabalho, modelos de desenvolvimento, riscos de desastres no caso do acidente de trabalho ampliado na Barragem de fundão (Mariana-MG) em novembro de 2015. Os muitos aspectos da relação entre conhecimento, gestão, comunidade e trabalho que condicionam diante do processo de vulnerabilização social dos grupos, assim caracterizados, em situações emergenciais e de desastres. Nossas análises, se desdobrarão a partir do olhar apontado pelo horizonte teórico da Ecologia dos Saberes e da perspectiva ergológica, a partir dos achados nas buscas bibliográfica, de jornais e relatórios no processo de reflexão sobre os diálogos com a população e com os trabalhadores no campo de pesquisa. A construção de um saber não assimétrico, onde gestão, ciência e população, tenham o mesmo peso parece no momento uma utopia e para tentar escapar do inevitável domínio das ciências constituídas com relação aos outros saberes da experiência devem-se desenvolver mecanismos de valorização de redes horizontais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Integrante / Simone Santos Oliveira - Coordenador / Sergio Portella - Integrante / Eduardo Rezende - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Trabalho e saúde: estudo do perfil de adoecimento dos professores de escolas públicas do município de Niterói - RJ, Descrição: O presente estudo faz parte do Projeto Integrado de Pesquisas ?A Escola Pública:análise das dimensões de saúde, gênero e trabalho?, que encontra-se em andamento no estado do Rio de Janeiro, efetuando uma experimentação de formação-investigação-intervenção com o conjunto de trabalhadores/as de escolas da rede pública. Investigações realizadas no Brasil apontam para um quadro de condições de trabalho precárias, baixos salários, duplas e triplas jornadas de trabalho e desvalorização social com implicações na saúde dos trabalhadores. Assim, para fins desse estudo específico, pretende-se realizar um estudo epidemiológico das solicitações de licenças para tratamento de saúde e de readaptações do conjunto de trabalhadores (professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais etc.) de escolas públicas do município de Niterói - RJ, com objetivo de descrever o perfil de adoecimento desses trabalhadores, no período de janeiro a dezembro de 2011. Trata-se de um trabalho quantitativo, um estudo epidemiológico transversal e descritivo. Serão utilizados os dados secundários fornecidos pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação do município de Niterói - RJ. Estes serão analisados em aplicativo SPSS for Windows,para elaboração de gráficos e tabelas com medidas de frequência das licenças médicas e readaptações, deferidas e indeferidas, motivos do licenciamento e da readaptação, sexo e idade dos trabalhadores entre outros aspectos que nos proporcionem, assim, o levantamento oficial referente ao adoecimento desses profissionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Integrante / Mary Yale Neves - Coordenador / Amanda Hypólito - Integrante / JAQUELINE CABRAL - Integrante / JULIANA TEIXEIRA DE FREITAS DA SILVA - Integrante / MÔNICA DE CASTRO - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Trabalhar na rede pública de ensino: produção de sentidos e olhares sobre a saúde de quem educa, Descrição: Este projeto visa contribuir com uma linhagem de estudos que se desenvolveram a partir do Programa de Formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas públicas, iniciado no ano 2000, buscando articular pesquisa, formação e intervenção nas situações de trabalho das escolas públicas. Conta também com uma página na internet chamada ?Encontros sobre vida, saúde e trabalho nas escolas públicas ? CAP Escola?. Tem como objeto de estudo a produção de sentidos sobre a saúde e o trabalho de quem ensina e educa, tendo em vista o reconhecimento da mobilização e engajamento das trabalhadoras em suas atividades profissionais na rede pública de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Coordenador / Amanda Hypólito - Integrante / JEFFERSON HENRIQUE OLIVEIRAS - Integrante / Boris Gucovski - Integrante / Bruno Deusdará - Integrante / Jussara Brito - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A situação de trabalho e saúde de trabalhadores/as de uma escola pública estadual do município de Niterói ? RJ, Descrição: O presente estudo volta seu olhar à relação saúde e trabalho dos/as trabalhadores da educação, em especial as atividades de merendeiras e auxiliares de serviço gerais de uma escola pública do município de Niterói ? RJ.Neste projeto, pensamos que o ponto de partida para discutir a questão da saúde do conjunto de trabalhadores/as professores/as, diretores/as, técnicos/as em educação, merendeiras, auxiliares de serviço, inspetores e vigilantes) que exercem atividades de trabalho nas escolas públicas é a busca permanente de mobilização das forças ativas necessárias ao viver: inteligência e afetividade para dar conta dessas exigências e pressões do trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denize da Silva Nogueira - Coordenador / Mary Yale Neves - Integrante / Amanda Hypólito - Integrante / JAQUELINE CABRAL - Integrante / JULIANA TEIXEIRA DE FREITAS DA SILVA - Integrante / MÔNICA DE CASTRO - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga do Trabalho

Atividades

  • 07/2017

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Recursos Humanos.,Serviço realizado, Setor de Psicologia da Cooordenação de Saúde do Trabalhador.

2020 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar

Outras informações:
Disciplinas ministradas - Psicologia Organizacional e do Trabalho - Dinâmica de Grupo e processos grupais - Psicologia nas emergências e desastres

2013 - 2017

Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2013 - 07/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de grupos e Relações humanas, Estágio supervisionado profissionalizante na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, HIstória da Psicologia, Matrizes do pensamento psicológico, Orientação de Trabalho de Final de Curso (II e III), Saúde e Trabalho, Seminário de intervenção em saúde e trabalho

2012 - 2014

Escola Nacional de Saúde Pública

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participação em pesquisa

Atividades

  • 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Linhas de pesquisa

2010 - 2010

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ACADÊMICO BOLSISTA, Carga horária: 20

Outras informações:
ATENDIMENTO AMBULATORIAL (INDIVIDUAL E DE GRUPO) EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, JUNTAMENTE COM A ELABORAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO VISANDO UNIR TEORIA À PRÁTICA .

2008 - 2009

GRUPO OFFICER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 30

Outras informações:
EMPRESA PRIVADA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS.

2010 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REALIZADO NA ÁREA DE SAÚDE DO TRABALHADOR E SUS.

2009 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REALIZADO NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA (SPA) DA UFF NA ÁREA CLÍNICA FENOMENOLOGIA-EXISTENCIAL.