Diniz Carvalho de Arruda

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Geoprocessmento pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é bolsista de pós-graduação, nível doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sensoriamento Remoto

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Jorge Ricardo Ducati. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Espectrorradiometria.

Mestrado em Sensoriamento Remoto

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Uso de Dados Espectrais na Diferenciação de Regiões Vitivinícolas do Rio Grande do Sul, Brasil.,Ano de Obtenção: 2016
Jorge Ricardo Ducati.Coorientador: Rosemary Hoff. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sensoriamento Remoto.

Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Geoprocessmento

2009 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Aplicações de Técnicas de Sensoriamento Remoto e SIG em Projetos da EMBRAPA Uva e Vinho
Orientador: Elódio Sebem

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Curso De ArcGIS Módulo Básico. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2010 - 2010

CR-CAMPEIRO 7. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Fotogrametria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento XXV Exposicarta. Identidade Espectral entre Cultivares de Uvas Viníferas em Duas Regiões da Campanha Gaúcha.. 2014. (Congresso).

10 Encontro de Iniciação Científica e 6 Encontro de Pós Graduandos "EMBRAPA Uva e Vinho". 2012. (Encontro).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Determinação de Modelo Hidrográfico de Escoamento para Microbacias a partir de Parâmetros Morfométricos. 2012. (Outra).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Distribuição Espacial de Dados de Coleta com o Espectrorradiômetro na análise do Índice de Vegetação Razão Simples. 2012. (Outra).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Identificação de queimadas nos campos de cima Serra, RS, através dos Índices NDVI e NBR. 2012. (Outra).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Distribuição Espacial do NDVI Durante o Ciclo de Desenvolvimento da Soja. 2012. (Outra).

III SBG - Simpósio Brasileiro de Geomática. 2012. (Simpósio).

Seminário Online - Detecção de Mudanças Eficaz Utilizando Solução Erdas Imagine e Imagens RapidEye. 2012. (Seminário).

1 Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas - APSUL América. 2011. (Congresso).

26ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Determinação de Modelo Hidrográfico de Escoamento para Geração de Microbacias do Território da Cidadania - Região Central - RS. 2011. (Outra).

26ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Análise da Densidade Viária dos Setores Censitários do Território da Cidadania Região Central RS.(Resultados Parciais). 2011. (Outra).

26ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Determinação de Modelo Hidrográfico de Escoamento para Geração de Microbacias do Território da Cidadania - Região Central - RS. 2011. (Outra).

Oficina de Sensoriamento Remoto - APSUL América - 1 Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. 2011. (Oficina).

Palestra sobre Mudanças Climáticas e seus Impactos em Agroecossistemas - Proferida por Prof. Charles Rice. 2011. (Outra).

Seminário Online Adicionando Dados de Subsuperfície 3D no ArcGIS. 2011. (Seminário).

Seminário Online - Aplicações de Imagens de Satélite para o Meio Ambiente. 2011. (Seminário).

3ª Semana de Geomática. 2010. (Simpósio).

XXV Reunión Científica de la Asociación Argentina de Geofísicos y Geodestas - XXV RC AAGG. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Michele Monguilhott

ARRUDA, D. C.; Sebem, E.;MONGUILHOTT, M.; HOFF, R.. Aplicação de técnicas de SR e SIG em projetos da Embrapa Uva e Vinhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Geoprocessamento) - Colégio Politécnico da UFSM.

Gisele Cemin

CEMIN, G.; GUERRA, C. C.; FONTANA, D. C.. Uso de dados espectrais na identificação de terroir em regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rosemary Hoff

DUCATI, J. R.HOFF, R.; GUERRA, C. C.; Cemin, G.;FONTANA, D. C.. Uso de dados espectrais na identificação de terroirs em regiões Vitivinícolas do Rio Grande do Sul, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rosemary Hoff

Hoff, RosemaryROLIM, Silvia Beatriz AlvesDUCATI, J. R.. : Sensoriamento Remoto Ultraespectral e nanossatélites: Espectroscopia da superfície foliar e estrutura do dossel em vinhedos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rosemary Hoff

SEBEM, E.;HOFF, R.; MONGHILHOTT, M.. Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica em projetos da Embrapa Uva e Vinho.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geoprocessamento) - Universidade Federal de Santa Maria.

Silvia Beatriz Alves Rolim

ROLIM, S. B. A.HOFF, Rosemary; FERNANDES, V.. Sensoriamento remoto ultraespectral e nanosatélites: espectroscopia da superfície foliar e estrutura do dossel em vinhedos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Denise Cybis Fontana

FONTANA, D. C.; GUERRA, C. C.; CEMIN, G.. Uso de dados espectrais na diferenciação de regiões vitivinícolas. 2016. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elódio Sebem

SEBEM, E.; HOFF, R.; MONGUILHOTT, M.. Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica em projetos da Embrapa Uva e Vinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geoprocessamento) - Universidade Federal de Santa Maria.

Victor Fernandez Nascimento

NASCIMENTO, V. F.; Ducati, J.R.; Hoff, R.; Rolim, S. B. A.. Sensoriamento Remoto ultraespectral e nanossátelites: espectroscopia da superfície foliar e estrutura do dossel em vinhedos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Michele Monguilhott

Utilização de Variáveis Geomorfométricas para a Geração de Atributos Topográficos; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Geoprocessamento) - Colégio Politécnico da UFSM; (Orientador);

Rosemary Hoff

Uso de dados espectrais na identificação de terroirs em regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul, Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosemary Hoff;

Rosemary Hoff

Espectroscopia de reflectância para caracterização de terroir vitivinícolas no Brasil; 2016; Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Rosemary Hoff;

Rosemary Hoff

Aplicação de SR e SIG na viticultura de precisão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geoprocessamento) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rosemary Hoff;

Jorge Ricardo Ducati

Espectros de reflectância de vinhedos em regiões tropicais e temperadas; Início: 2016; Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Jorge Ricardo Ducati

Efeitos de terroir em assinaturas espectrais de vinhedos na Metade Sul do Rio Grande do Sul; 2016; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Ricardo Ducati;

Elódio Sebem

Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica em projetos da Embrapa Uva e Vinho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geoprocessamento) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Elódio Sebem;

Elódio Sebem

Modelado do Relevo e Suscetibilidade à Erosão do Município de São Pedro do Sul - RS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geoprocessamento) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico da UFSM - Demanda Interna; Orientador: Elódio Sebem;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TONIOLO, G. R. ; GUASSELLI, L. A. ; ARRUDA, D. C. ; PEREIRA FILHO, W. . Identificação de constituintes opticamente ativos na água do Lago Guaíba a partir de dados de sensores orbitais e espectrorradiometria de campo. PESQUISAS EM GEOCIÊNCIAS (ONLINE) , v. 45, p. e0635-e0635, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    GeoRemoto v. 1.0 - Coleta e processamento de informações obtidas remotamente, Descrição: O projeto GeoRemoto procura adicionar a área de agricultura as geotecnologias com o intuito de produzir trabalhos técnico-científicos que promovam o desenvolvimento do setor primário da economia brasileira. Todas as formas de aquisição de dados remotas está abarcada neste projeto que vão desde as técnicas de topografia com estações totais, sistemas de navegação por satélites, sensoriamento remoto, seja ele orbital, sub orbital ou de espectrorradiomentria de campo, sistemas de informações geográficas, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diniz Carvalho de Arruda - Integrante / ELODIO SEBEM - Coordenador / MICHELE MONGUILHOTT - Integrante / ANDERSON ROSSI ABAIDE - Integrante / ANDREIA LEMOS AMORIM - Integrante / Andria Santos Gabriel - Integrante.

  • 2012 - 2016

    USO DE IMAGENS DE DETECÇÃO DE MUDANÇAS DE USO DO SOLO E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS PARA ANÁLISE DA ESTRUTURA ESPACIAL DOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA, Descrição: O projeto sustenta-se como estratégico para o desenvolvimento de uma ferramenta que permita analisar a dinâmica dos processos de ocupação e uso do solo rural estabelecidos no Território da Cidadania Região Central do Rio Grande do Sul e que possa servir para aplicação em outros territórios do Brasil. Neste sentido, este projeto pretende identificar se existe relação entre índices de desenvolvimento econômico, estrutura fundiária e degradação do uso do solo rural em alguns municípios no Território da Cidadania Região Central - RS utilizando imagens de detecção de mudança. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diniz Carvalho de Arruda - Integrante / ELODIO SEBEM - Integrante / MICHELE MONGUILHOTT - Coordenador / ANDERSON ROSSI ABAIDE - Integrante / ANDREIA LEMOS AMORIM - Integrante / GABRIEL, A.S - Integrante.

  • 2011 - 2014

    ANÁLISE DINÂMICA TERRITORIAL APLICADA NO TERRITÓRIO CIDADÃO REGIÃO CENTRAL RS ATRAVÉS DO USO DE MODELOS VETORIAS E PESQUISA DE CAMPO, Descrição: A política de descentralização do estado, iniciada na década de noventa, causou segundo Brasil (2005), grande impacto com a diminuição do poder público na gestão do seu território em contrapartida de uma maior participação da sociedade civil nas decisões de ações coletivas e democraticamente aceitas. A descentralização do estado e a adoção de uma política espacial é o cenário brasileiro atual através da institucionalização de planos de desenvolvimento e aceleração do crescimento. Justifica-se a relevância do estudo na identificação de ferramentas auxiliares aos processos de extensão e desenvolvimento territorial, e de variáveis socioeconômicas como instrumento para identificação de sucessos e dificuldades na implantação da política econômica nos territórios cidadãos. A pesquisa sustenta-se como estratégia para o desenvolvimento de uma ferramenta que permita analisar a dinâmica dos processos estabelecidos no território da Cidadania Região Central do Rio Grande do Sul e que possa servir de metodologia para o planejamento de ações em outros territórios do Brasil. Pretende-se construir e validar um modelo para melhor entendimento das mudanças na agricultura familiar no Território da Cidadania Região Central RS, valendo-se da modelagem dinâmica e permitindo uso de simulação de cenários futuros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diniz Carvalho de Arruda - Integrante / ELODIO SEBEM - Coordenador / LUIZ PATRIC KAYSER - Integrante / MICHELE MONGUILHOTT - Integrante / ALESSANDRO CARVALHO MIOLA - Integrante / VINICIUS ALMEIDA NETTO - Integrante / RAFAELA FRAGA DE ANDRADES - Integrante / ANDREIA LEMOS AMORIM - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Determinação de Modelo Hidrográfico de Escoamento para microbacias a partir de parâmetros morfométricos., Descrição: Este trabalho apresenta a metodologia de projeto aplicada para o tratamento de dados de sensores remotos ASTER e SRTM (Topodata), com o objetivo de obter modelo de elevação digital (DEM), que contribuam para a modelagem de recursos hídricos. A área de estudo corresponde a Bacia Hidrográfica do Uruguai e Bacia Hidrográfica do Guaíba, limitada geograficamente ao Território da Cidadania Região Central RS. O método de trabalho será desenvolvido para classificar o estudo de bacias hidrográficas como sua área de abrangência e os limites geográficos à partir da Unidade de Paisagem BH, a partir do princípio de que pequenas bacias são formadas por um menor número de células (pixels). Buscará analisar o produto obtido da análise da mesma área por dois sensores, buscando resultados diferenciados no projeto de drenagem e da forma geométrica de suas bacias. O software utilizado será o ArcGIS , que tem características de um sistema de informação geográfica (SIG), adaptada para os procedimentos de inferências e de análise. Dentre os resultados espera-se definir sub-bacias e microbacias hidrográficas, canais de drenagem e sua hierarquia. Atualmente, o MDE está em fase de testes, criando uma grande expectativa, para se conhecer algumas das limitações dos modelos, mas em parte também se evidencia o seu potencial para a definição de Unidades de Planejamento Espacial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diniz Carvalho de Arruda - Integrante / ELODIO SEBEM - Integrante / LUIZ PATRIC KAYSER - Integrante / MICHELE MONGUILHOTT - Coordenador / ALESSANDRO CARVALHO MIOLA - Integrante / ANDREIA LEMOS AMORIM - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-graduação (Doutorado), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES)

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-graduação (Mestrado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES)

2012 - 2012

Empresa Brasileira de Agropecuária - EMBRAPA UVA E VINHO (BG)

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio realizado em projetos da EMBRAPA UVA e Vinho. Atividades envolvendo técnicas de sensoriamento remoto e SIG (Sistema de Informação Geográfica) no laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento remoto.

2012 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Participante, Carga horária: 5

2012 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
MES.PRPGP - Bolsa Mestre. Bolsista do Programa Especial de Incentivo à Pesquisa ao Servidor Mestre como bolsista do Projeto " Uso de Imagens de Detecção de Mudanças de uso do solo e indicadores socioeconômicos para análise da estrutura espacial dos Territórios da Cidadania.

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Participante, Carga horária: 2