Adelgício de Barros Correia Sobrinho

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), especialização em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2021). Atualmente é Professor Assistente no Centro Universo do Recife (UNIVERSO) e da UNIFAVIP. Também é servidor público vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, atuando como Oficial de Justiça e instrutor da Escola de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Tributário,Direito Internacional e Contratos Internacionais, Direito Ambiental - licenciamento e autorização, direitos humanos - cidadania e subcidadania e novas tecnologias.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2018 - 2021

Universidade Federal de Pernambuco
Título: CROWDFUNDING E CRIPTOMOEDAS: investimento direto por empresas no Brasil e na União Europeia e o novo papel dos Estados nas operações no mundo virtual
Aurélio Agostinho da Bôaviagem. Palavras-chave: BLOCKCHAIN; Crowdfunding; Estado; Criptomoedas; Enfeudação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria.

Mestrado em Direito

2014 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: LIBERDADES POSITIVAS E CONSTITUCIONALIZAÇÃO SIMBÓLICA: Uma análise da influência do judiciário na materialização da educação inclusiva em LIBRAS para pessoas surdas.,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Bruno César Machado Torres Galindo
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Constitucionalização Simbólica; LIBRAS; Judiciário.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria.

Especialização em Direito Civil e Empresarial

2004 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco
Título: DA APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AOS CONTRATOS BANCÁRIOS: UMA BREVE ANÁLISE DA PRINCIPIOLOGIA CONSUMERISTA NOS CONTRATOS DE MÚTUO DO SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO
Orientador: Msc. Carlos Gonçalves

Graduação em Bacharelado em Direito

1998 - 2003

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Da aplicabilidade do codigo de defesa do consumidor aos contratos bancários: uma análise perante as cláusulas de reajuste das prestações e do saldo devedor do contratos de mútuo feneratício do sistema financeiro da habitação
Orientador: Dra. Fabíola Albuquerque

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Migrations Internationales: Comment les mobilités transforment les société. (Carga horária: 20h). , Université de Liège, ULG, Bélgica.

2014 - 2014

Formação Docente para Professores de Direito. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Processo Penal. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Retórica e argumentação jurídica. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

PALESTRA.CRIPTOATIVOS E SMART CONTRACTS: UMA ANÁLISE DA LIBERDADE CONTRATUAL NO SÉCULO XXI. 2019. (Oficina).

5ª SEMANA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTÁCIO. 2017. (Outra).

EXPOTANATOS: Quando a arte fala de morte. Avaliador da EXPOTANATOS: Quando a arte fala de morte. 2017. (Exposição).

V SEMANA DE NUTRIÇÃO - ESTÁCIO RECIFE.DIREITO X ALIMENTAÇÃO E SOCIEDADE: O QUE PRECISAMOS SABER?. 2017. (Oficina).

XVI JORNADA CIENTÍFICA - JONIC - ESTÁCIO RECIFE.AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA JORNADA. 2017. (Outra).

Da Função Social dos Contratos: Uma Visão Perante o Novo Código Civil.. Congresso da Graduação da UFPE - CONGRAD. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lorena Machado Melo

MORAES, E.; SANTANA, L.;CORREIA SOBRINHO, A. B.. BENEFÍCIO ASSISTENCIAL DE PRESTAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DAS INTERPRETAÇÕES EXTENSIVAS DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 34 DO ESTATUTO DO IDOSO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: Drielle Carvalho Silvestre

CORREIA SOBRINHO, A. B.; SANTANA, L.; MORAES, E.. REFÚGIO, ASILO E EXTRADIÇÃO: UMA ANÁLISE DO CASO CÉSARE BATISTI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: Lilian Dayanna torres dos Santos

CORREIA SOBRINHO, A. B.; MORAES, E.; SANTANA, L.. A LEGITIMIDADE DA EXCLUDENTE DE ILICITUDE DIANTE DOS CASOS DE ESTADO DE NECESSIDADE PERANTE O ART. 208 DO CTB. 2013.

Aluno: LARISSA DE MELO LEONI

CORREIA SOBRINHO, A. B.; FEITOZA, G.R.; MORAES, E.. TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: A ADESÃO DO BRASIL E A PENA DE PRISÃO PERPÉTUA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: RENATA ELEONORA DE CARVALHO SOUZA

CORREIA SOBRINHO, A. B.; MORAES, E.; SANTANA, L.. PRÁTICAS ABUSIVAS NOS CONTRATOS DE CONSUMO. 2013.

Aluno: CACILDA ALBUQUERQUE PAULINO

FEITOZA, G.R.;CORREIA SOBRINHO, A. B.. O ESTUDO DA DA FIANÇA À LUZ DA NOVA LEI DO INQUILINATO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: DANILO AQUINO

CORREIA SOBRINHO, A. B.; FEITOZA, G.R.. DIREITO DE ARREPENDIMENTO POR VÍCIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: JÉSSIKA FIDELIS DIOGO

CORREIA SOBRINHO, A. B.; FEITOZA, G.R.. DA NECESSIDADE DE NORMATIZAÇÃO ESPECÍFICA PARA REGULAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DECORRENTES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: MARIA JOSEILDA DA SILVA FERREIRA

FEITOZA, G.R.;CORREIA SOBRINHO, A. B.. O PRINCÍPIO DA BOA-FÉ NAS RELAÇÕES DE CONSUMO À LUZ DO CDC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: MARINEISE RANGEL DE SOUZA LEMOS

FEITOZA, G.R.;CORREIA SOBRINHO, A. B.. CLÁUSULAS ABUSIVAS EM CONTRATOS DE CONSUMO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: GABRIELA GONÇALVES SALES

CORREIA SOBRINHO, A. B.; ALMEIDA, R. C.. A CONCESSÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS NO COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE: UMA ANÁLISE JURÍDICA E PRÁTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: Roberto José Costa Mota Júnior

ALMEIDA, R. C.;CORREIA SOBRINHO, A. B.. A EFICÁCIA DO IPTU PROGRESSIVO COMO INSTRUMENTO DA EFETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Aluno: Rubens Pereira de Oliveira

ALMEIDA, R. C.;CORREIA SOBRINHO, A. B.. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA SOBRE TEMPLOS DE QUALQUER CULTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE.

Comissão julgadora das bancas

Alysson Silva dos Santos

SANTOS, Alysson Silva dos; ALBUQUERQUE, Fabíola; LEAL, Larissa. Da Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos Contratos Bancários: Uma Análise Perante as Cláusulas de Reajuste da Prestação do Saldo Devedor dos Contratos de Mútuo Feneratício do Sistema Financeiro de Habitação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia Juridica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Joao Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira

TEIXEIRA, João Paulo Allain; GALINDO, Bruno César Machado Torres; ZAIDAN FILHO, M.. Liberdades Positivas e Constitucionalização Simbólica: Uma Análise da Influência do Judiciário na Materialização da Educação Inclusiva de Surdos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paul Hugo Weberbauer

BOAVIAGEM, A. A.; AMORIM, F. S. T.;BARZA, E. C. N. R.; SALDANHA, A. H. T.; CAMARA, M. A. A.;WEBERBAUER, P. H.. CROWDFUNDING E CRIPTOMOEDAS: investimento direto por empresas no Brasil e na União Europeia e o novo papel dos Estados nas operações no mundo virtual. 2021. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paul Hugo Weberbauer

BOAVIAGEM, A. A.;BARZA, E. C. N. R.WEBERBAUER, P. H.. CROWDFUNDING e Criptomoedas: investimetno direto por empresas no Brasil e na UE e o novo papel dos Estados nas operações no mundo virtual. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Eugênia Cristina Nilsen Ribeiro Barza

BÔAVIAGEM, Aurélio Agostinho daBARZA, E. C. N. R.; WEBERBAUER, P. H.; AMORIM, F. S. T.; CAMARA, M. A. O. A.; SALDANHA, A. H. T.. Crowdfunding e criptomoeda: investimento direto por empresa no Brasil e na União Europeia e o novo papel dos Estados nas operações no mundo virtual. 2021. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Michel Zaidan Filho

ZAIDAN FILHO, M.; TEIXEIRA, J. E.; ANDRADE, E. G.. LIBERDADES POSITIVAS E CONSTITUCIONALIZAÇÃO SIMBÓLICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Larissa Maria de Moraes Leal

LEAL, L. M. M.; ALBUQUERQUE, F. S.. Da Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos Contratos Bancários: Uma análise perante as Cláusulas de Reajuste da Prestação e so Saldo Devedor dos Contratos de Mútuo Feneratício do Sistema Financeiro de Habitação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fernando Sérgio Tenório de Amorim

TENÓRIO DE AMORIM, FERNANDO SÉRGIO; BARZA, E. C. N. R.; BOAVIAGEM, A. A.; WEBERBAUER, P. H.; SALDANHA, A. H. T.. CROWDFUNDING E CRIPTOMOEDAS: investimento direto por empresas no Brasil e na União Europeia e o novo papel dos Estados nas operações no mundo virtual. 2021. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Lorena Machado Melo

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL DE PRESTAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DAS INTERPRETAÇÕES EXTENSIVAS DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART; 34 DO ESTATUTO DO IDOSO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE; Orientador: Adelgício de Barros Correia Sobrinho;

Drielle Carvalho Silvestre

REFÚGIO, ASILO E EXTRADIÇÃO: UMA ANÁLISE DO CASO CÉSARE BATISTI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE; Orientador: Adelgício de Barros Correia Sobrinho;

Lilian Dayanna torres dos Santos

A LEGITIMIDADE DA EXCLUDENTE DE ILICITUDE DIANTE DOS CASOS DE ESTADO DE NECESSIDADE PERANTE O ART; 208 DO CTB; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE; Orientador: Adelgício de Barros Correia Sobrinho;

LARISSA DE MELO LEONI

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: A ADESÃO DO BRASIL E A PENA DE PRISÃO PERPÉTUA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE; Orientador: Adelgício de Barros Correia Sobrinho;

RENATA ELEONORA DE CARVALHO SOUZA

PRÁTICAS ABUSIVAS NOS CONTRATOS DE CONSUMO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE; Orientador: Adelgício de Barros Correia Sobrinho;

Foi orientado por

Fabiola Albuquerque Lobo

Da aplicabilidade no Código de Defesa do Consumidor aos contratos bancários; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Fabiola Albuquerque Lobo;

Produções bibliográficas

  • SILVA, ADRIANO FÁBIO CORDEIRO DA ; CORREIA SOBRINHO, ADELGÍCIO DE BARROS . OS DIREITOS HUMANOS SOB O PRISMA DA FRATERNIDADE: TOLERAR E INTEGRAR SÃO SINÔNIMOS?. REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO , v. 9, p. 141-154, 2019.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . DA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: a possibilidade da restrição de conteúdo e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente.. Jus Navigandi , v. 20, p. www.jus.com.br, 2015.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . Normas constitucionais e constitucionalização simbólica: uma análise da efetividade normativa sob o prisma do subcidadão Leia mais: http://jus.com.br/artigos/40512/normas-constitucionais-e-constitucionalizacao simbólica: uma analise da efetividade normativa sob o prisma do subcidadão. Jus Navigandi (Online) , v. 4384, p. 00-00, 2015.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . Princípio da Simetria: Prazo prescricional da CFEM é de três anos. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 01, p. 01-01, 2009.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . Da Responsabilidade Civil por Dano Ambiental. Revista de Estudos Jurídicos da Universo (Niterói) , v. 01, p. 01-01, 2007.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . Dos efeitos da outorga uxória no aval e na fiança após o Código Civil de 2002. Jus Navigandi , v. 64, p. 3905, 2003.

  • ARAUJO, A. J. B. ; CORREIA SOBRINHO, A. B. . A Lei de Responsabilidade Fiscal em linhas gerais. FISCOSoft On Line , v. 2002, p. 2002/127, 2002.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. ; ARAUJO, A. J. B. . Licenciamento Ambiental: Uma visão simplificada. Jus Navigandi , v. 53, p. 0/0, 2001.

  • CORREIA SOBRINHO, ADELGÍCIO DE BARROS . CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO INTELIGENTES: ASPECTOS JURÍDICOS GERAIS DA CONTRATAÇÃO EM NUVEM E DO BLOCKCHAIN. In: Aurélio Agostinho da Bôaviagem; Eugênia Cristina Nilsen Ribeiro Barza; Francisco Antônio de Barros e Silva Neto; Paul Hugo Weberbauer. (Org.). INTEGRAÇÃO REGIONAL, GLOBALIZAÇÃO E DIREITO INTERNACIONAL. 1ed.Curitiba/PR: Brazil Publishing, 2021, v. 3, p. 237-254.

  • ABAGARO, C. P. ; FLORES, R. A. R. ; CORREIA SOBRINHO, A. B. . Elementos acerca de la situación de la clase trabajadora en la pandemia de COVID-19: el ?brote? de trabajo digital y la contratación on demand. In: Camila Pereira Abagaro; Martín Boy; Roselia Arminda Rosales Flores; Javier Marmolejo; Carmen Muoz Muoz. (Org.). La pandemia social de COVID-19 en América Latina: Reflexiones desde la Salud Colectiva. 1ed.Buenos Aires: Editorial Teseo, 2021, v. , p. 141-162.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. ; BOAVIAGEM, A. A. . Da moderna Lex Mercatória e o costume jurídico: uma visão a partir da Quarta Revolução Industrial. In: Eugênia Cristina Nilsen Ribeiro Barza; Francisco Antônio de Barros e Silva Neto; Paul Hugo Weberbauer. (Org.). Integração regional, Globalização e Direito Internacional. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2019, v. 2, p. 15-32.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. ; SILVA, A. F. C. . CROWDFUNDING ENQUANTO CONTRATO VIRTUAL: UMA ANÁLISE DA NATUREZA JURÍDICA E DE SUAS ESPÉCIES. In: XXVIII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2019, BELÉM/PA. Direito, governança e novas tecnologias [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/CESUPA. Florianópolis: CONPEDI, 2019. v. s/v. p. 54-71.

  • SILVA, A. F. C. ; CORREIA SOBRINHO, A. B. . CONSTITUCIONALISMO CRÍTICO E ECONOMIA VIVA: UMA REAFIRMAÇÃO DA VALORIZAÇÃO DO HOMEM NA ATIVIDADE ECONÔMICA.. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI GOIÂNIA ? GO, 2019, GOIÂNIA ? GO. XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI - GT Constituição e democracia II, 2019. p. 119-137.

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. ; SILVA, A. F. C. . LIBERDADES POSITIVAS, ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E RECONHECIMENTO: O ENSINO INCLUSIVO TEM EFEITO NA FORMAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL?. In: XXVII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI SALVADOR ? BA, 2018, SALVADOR/BA. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS II, 2018. v. S/V. p. 153-172.

  • SILVA, A. F. C. ; CORREIA SOBRINHO, A. B. . DA MODERNA LEX MERCATORIA COMO UM COSTUME JURÍDICO: UMA TENTATIVA DE SUBSUNÇÃO. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI PORTO ALEGRE ? RS, 2018, PORTO ALEGRE ? RS. DIREITO INTERNACIONAL II. RS: CONPEDI, 2018. p. 177-192.

  • CORREIA SOBRINHO, ADELGÍCIO DE BARROS . TRABAJO E SALUD EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DE COVID-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. ; RODRIGUES, R. C. C. ; MEIRELLES, A. . SISTEMA PENITENCIÁRIO EM CRISE: O QUE MUDOU?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. ; CORREIA SOBRINHO, A. B. . Do Deferimento do Salário Maternidade em Caso de Adoção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . Da função social dos contratos: ama visão perante o novo código civil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREIA SOBRINHO, A. B. . A INTERNET ENQUANTO NOVA PRAÇA PÚBLICA PARA A DEMOCRACIA: CRÍTICAS AO FUTURO DOS PROTESTOS DE OBJETOS DIFUSOS DA NOVA SOCIEDADE. São Paulo: WebArtigos.com, 2014 (Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    OBSERVATÓRIO DA UBERIZAÇÃO, Descrição: A denominada Quarta Revolução Industrial é baseada no desenvolvimento do mundo virtual e da capacidade de agrupamento de pessoas à distância, mudando a forma com que o ser humano enxerga o mundo em sua volta, causando uma verdadeira fusão entre o digital, o físico e o biológico com uma velocidade, amplitude e profundidade nunca antes vistas (SCHWAB, 2016). Desta nova realidade nasceu um verdadeiro cisma entre o comércio mundial e a regulamentação estatal, principalmente quando o Fórum Econômico Mundial anteviu os efeitos econômicos de vários novos institutos, que já alteram e alterarão a própria noção de produto, de serviço e de troca. Quando se fala em economia compartilhada ou inovação disruptiva, observa-se a criação de verdadeiras nuvens de demandas e ofertas de serviços, ainda alheios (no Brasil e em muitos países) à regulamentação estatal, como são os casos do UBER e do AIRBNB, baseados no crowdsourcing e que os teóricos denominam de uberização. A uberização cria, de forma virtual, um ambiente propício ao oferecimento de demandas e ofertas, normalmente a partir de aplicativos, onde as empresas transnacionais que oferecem o serviço de intermediação não mais carecem de instalações físicas ou mesmo de ativos, o que diminui seus custos dentro do conceito de nuvem, deslocando o contrato diretamente para o mercado de consumo com avaliação instantânea e retirando do Estado o controle das relações contratuais. A partir desta nova realidade, o Estado passou a tentar regulamentar estas novas relações, mas as dificuldades se mostram atrozes, no momento em que a rapidez das evoluções tecnológicas impedem a existência de uma legislação atualizada. Observada a realidade a partir deste prisma, o presente trabalho se propõe a estudar os projetos legislativos em trâmite no Congresso Nacional Brasileiro que tratem dos contratos de economia compartilhada para entender qual a forma de fiscalização que se quer impingir aos institutos no período de 2018 a 2020. OBJETIVOS: O objetivo geral da presente pesquisa é descobrir quais os esforços do legislativo brasileiro para regulamentar os contratos de uberização (economia compartilhada) no período de 2018 a 2020. Os objetivos específicos serão: a) Conceituar economia compartilhada; b) Mapear os projetos legislativos que tentam regular a economia compartilhada no período de 2018 a 2020; c) Numerar as sessões legislativas e discussões; d) Avaliar, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, os argumentos pró e contra a regulamentação dos contratos de uberização no Congresso Nacional Brasileiro. METODOLOGIA: A metodologia será a pesquisa bibliográfica e legal, com análise do discurso a partir de Teoria do Agir Comunicativo de Habermas em sua versão de aproximação do direito da prática (HABERMAS, 2003, p. 129). O estudo será iniciado com a pesquisa dos projetos que tratam de Uberização no Brasil no período de 2018 a 2020, passando para o levantamento das pautas das discussões no Congresso Nacional e a análise do argumentos utilizados a partir da Teoria do Agir Comunicativo, onde se espera encontrar um desenho de como o legislativo federal brasileiro tem tratado a questão das novas tecnologias. A viabilidade técnica e econômica existe, uma vez que todos os dados estão disponíveis na rede (internet) no site da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além do que, os discentes selecionados serão voluntários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adelgício de Barros Correia Sobrinho - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    OBSERVATÓRIO JUDICIÁRIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Descrição: A educação inclusiva é direito fundamental previsto na Constituição Federal Brasileira, tendo sido reforçado pela Convenção de New York sobre Pessoas Com Deficiência de 2007, internalizado pelo Decreto 6.949/2009 com força de Emenda Constitucional, além de ter ganhado ainda mais força com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Inclusão, neste caso, significa mais do que dar condições para que uma pessoa possa ter acesso aos conteúdos teóricos, mas preparar uma sala de aula onde ocorra efetiva convivência entre as pessoas, integrando a pessoa com deficiência às outras pessoas, num verdadeiro sentimento de pertencimento à espécie (NUSSBAUM, 2013). Por mais que alguns autores, como Marcelo Neves, possam a enquadrar como uma "Norma Constitucional Simbólica" (NEVES, 1988), a educação inclusiva tem ganhado grande espectro no Poder Judiciário, onde diversas decisões demandam a necessidade de entidades públicas e privadas se adaptem para que se possa buscar ao máximo o desenvolvimento da capacidade destas pessoas. Assim, o Observatório Judiciário da Educação Inclusiva, baseada na linha da inclusão social, chega como instrumento de pesquisa, pelo prazo de 01 (um) ano, das decisões judiciais brasileiras como força de traçar o panorama judiciário brasileiro em relação a este direito de integração e ajudar as instituições de ensino na delimitação de seu papel.O Objetivo Geral é traçar o panorama judiciário brasileiro em relação ao direito fundamental à educação inclusiva como forma de orientar as instituições de ensino acerca dos limites do instituto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adelgício de Barros Correia Sobrinho - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE. , Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho - de 180 a 2098 - lado par, Prado, 50720225 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 32268641, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2021

Faculdade Estácio do Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular II, Carga horária: 4

2006 - 2016

Instituto de Ensino Superior de Olinda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 14

2010 - 2011

Faculdades Integradas Barros Melo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4

2020 - Atual

Centro Univeristário Vale do Ipojuca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8

2011 - Atual

Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Justiça, Carga horária: 30

2019 - Atual

CENTRO UNIVERSO RECIFE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12