Neyde de Castro Veneziano Monteiro

Graduada em Letras pela Universidade Católica de Santos (1967), fez mestrado em Artes (teatro) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Artes (teatro) pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado na Italia, (1999/2000) sobre Dario Fo, (em Milão e na Universidade de Bolonha). Defendeu Livre Docência em 2002. Publicou cinco livros sobre Teatro de Revista. É autora do único livro em língua portuguesa sobre Dario Fo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, teatro popular, teatro brasileiro, ator e comédia. Foi Chefe do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP e Professora de Teatro Brasileiro. Orientou diversos Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados.Como encenadora, já dirigiu 40 espetáculos.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

1990 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Não adianta chorar: identidade do teatro de revista brasileiro
Orientador: Renata Pallottini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: teatro popular; interpretação; gêneros; teatro ligeiro; poética do teatro de revista brasileiro; encenação. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Artes

1985 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: Teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Renata Pallottini
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: dramaturgia revisteira; teatro brasileiro; convenções; procedimentos; teatro de revista; teatro popular.

Especialização em Faculdade de Filosofia Letras E Ciências Humanas

1968 - 1970

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras

1964 - 1967

Universidade Católica de Santos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2001

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: A CENA DE DARIO FO: o exercício da imaginação, Ano de obtenção: 2001., Palavras-chave: direção teatral; encenação; rigor; improviso; tradição; contemporaneidade. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia. , Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.

1999 - 2001

Pós-Doutorado. , Università di Bologna, UNIBO, Itália.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Brasileiro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Popular.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VENEZIANO, Neyde . I Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo0 - SP. 2008. (Festival).

VENEZIANO, Neyde ; BARBOSA, R. . Mostra SESC de Coletivos Teatrais. 2007. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FESTIVAL IBEROAMERICANO DE TEATRO DE CÁDIZ XXVII EDCIÓN.A eficácia dos procedimentos cômicos no exercício da crítica e da resistência. 2012. (Encontro).

MIRADA: Festival Iberoamericano de Artes Cências de Santos.Encontro de criadores.. 2012. (Encontro).

23a. Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa.Teatro Musical no Brasil. 2011. (Seminário).

As Formas fora de Forma.O Teatro de Revista Brasileiro. 2011. (Encontro).

Ciclo Luso-Brasileiro sobre Teatro de Revista.O Teatro de Revista no Brasil - O Sistema Vedete. 2011. (Encontro).

V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.Dario Fo: uma dramaturgia a partir da cena.. 2011. (Outra).

6o Encontro de Música e Mídia: Música de/para.Teatro de Revista: prisma de confluências de várias linguagens. 2010. (Encontro).

I Festiva Iberoamericano de Santos.Processo de criação na direção do espetáculo. 2010. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas. Vedete - uma função revisteira. 2010. (Congresso).

I Forum Metropolitano de Culltura.O conceito de Cultura no mundo globalizado.. 2009. (Simpósio).

I Jornada Mágica Misdirection.Os mágicos no Teatro de Variedades. 2009. (Encontro).

IV Circuito de Teatro Português.Colóquio sobre Intercâmbio Teatral entre Brasil e Portugal. 2009. (Encontro).

MOSTRA SOFFREDINI.Curadora. 2009. (Outra).

Roda de Conversa.A construção de um discurso político a partir da cultura.. 2009. (Encontro).

V Reunião Científica da ABRACE.Coordenaçao de GT. 2009. (Encontro).

5o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas. Melodrama e Tecnologia no Musical Brasileiro. 2008. (Congresso).

Evento Acadêmico de Estudos Teatrais: Persona & Personagem.O Ator e a Criação Cômica. 2008. (Encontro).

FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO.Orfeu no Inferno, a paródia. 2008. (Outra).

I Ciclo de Estudos sobre o Circo.A encenação do melodrama circense. 2008. (Encontro).

Master Class com Donato Sartori.Da máscara teatral ao mascaramento urbano. 2008. (Encontro).

39. Festival Internazionale del Teatro.L´arlecchino di Goldoni al Brasile. 2007. (Outra).

I Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí.Apresentação de espetáculo no I Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí. 2007. (Encontro).

IV Reunião Científica da ABRACE.O Estilo e o Acabamento na Dramaturgia do Espetáculo. 2007. (Encontro).

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. 2006. (Outra).

IV Congresso da ABRACE. Congresso da ABRACE. 2006. (Congresso).

V Semana de Estudos Teatrais.Dario Fo e Pirandello: teatro com ou sem máscara?. 2006. (Encontro).

V Semana de Estudos Teatrais - UNESP.V Semana de Estudos Teatrais - UNESP. 2006. (Encontro).

XV Festival de Teatro de Curitiba.Apresentação do espetáculo na Mostra Oficial de Curitiba. 2006. (Outra).

Dramaturgias.Mediadora de debates sobre: a cultura popular e suas matrizes na dramaturgia.. 2005. (Seminário).

XI FENART.Oficina: Improvisação para a comédia contemporânea. 2005. (Oficina).

O riso rebolado.O riso rebolado: do teatro de revista às chanchadas brasileiras. 2004. (Encontro).

III Congresso brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Dramaturgia para espaços não convencionais: Fundação da Vila de Sâo Vicente. Comunicação.. 2003. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordenadora de GT. 2003. (Congresso).

Semana de Estudos Teatrais Luiz Antonio Martinez Correa.Teatro de Revista Brasileiro: Dramaturgia e Convenções. 2003. (Encontro).

Semana de Estudos Teatrais Luiz Antonio Martinez Correia.Revistando o teatro de revista: a aula-show. 2003. (Encontro).

Teatro Ontem e Hoje.A Comédia de Molière a Dario Fo - Palestra. 2003. (Encontro).

Grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro Brasileiro.Técnicas de Teatro Popular. 2002. (Oficina).

V Festival Recife do Teatro Nacional.Configurações da Comédia. 2002. (Seminário).

V Festival Recife do Teatro Nacional.O teatro musicado no Brasil: da dramaturgia ao espetáculo.. 2002. (Oficina).

XIV Semana de Estudos Teatrais Luiz Antonio Martinez Correa.Trabalho do Encenador na Criação Dramática. 2002. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Os procedimentos de Dario Fo - Comunicação no GT de Dramaturgia. 2001. (Congresso).

IX Muestra Internacional de Teatro de Montevideo.O Teatro de Dario Fo. 2001. (Oficina).

Seminário Nacional Teatro e Cultura: Tradições Cômicas.Expositora em mesa redonda. 2000. (Seminário).

I Congresso da ABRACE. O cômico popular brasileiro - Comunicação.. 1999. (Congresso).

Festival da COTAESP.Palestra sobre Pascoal Carlos Magno e os Festivais do TE.. 1998. (Outra).

VIII Muestra Internacional de Teatro de Montevideo.Teatro Musical. 1998. (Oficina).

IV Simpósio de Literatura de Ribeirão Preto.Leitura do espetáculo teatral - Palestra. 1997. (Simpósio).

Semana de Letras da Fundação Universitária de S. João del Rei.Palestra: O teatro musical brasileiro. 1996. (Outra).

15° Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto.Palestra: O Teatro Musical Brasileiro. 1995. (Encontro).

4° Festival de Teatro Universitário da USP.Coordenação de debates. 1995. (Encontro).

Mergulho Teatral.Direção e Técnicas de Comédia. 1993. (Oficina).

Mergulho Teatral.Direção teatral.. 1993. (Oficina).

Seminário O Riso no Teatro.O Teatro de Revista. 1993. (Seminário).

6° Festival Universitário de Blumenau.Palestra: A relação palco/platéia. 1992. (Encontro).

I Encontro Nacional de Teatro de Rua.O teatro de rua e as raízes populares. 1992. (Encontro).

no Seminário Dias Gomes - 50 anos de dramaturgia.Palestrante. 1992. (Seminário).

Seminário de Sociologia do Teatro.O teatro de revista brasileiro. 1992. (Seminário).

5o Festival de Teatro Universitário de Blumenau..Pensando o teatro brasileiro. 1991. (Oficina).

São Paulo em Revista, uma viagem ao umbigo da cidade.Debate, integrante de mesa redonda: Teatro de Revista em São Paulo. 1991. (Outra).

3° Festival Universitário de Blumenau.Teatro Popular. 1989. (Oficina).

Seminário Dias Gomes - 50 anos de dramaturgia.A Dramaturgia de Dias Gomes. 1989. (Seminário).

I Bienal do Livro de Santos.A Dramaturgia Brasileira Contemporânea. 1987. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Michelle Rodrigues Gabriel

Elizabeth Azevedo; BETTI, M. S.;VENEZIANO, Neyde. As Inversas Razões da Bilha Quebrada - a trajetória da companhia Razões Inversas a partir das montagens de A Bilha Quebrada, de Heinrich von Kleist em 1993 e 2011. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lilia Nemes Bastos

BOLOGNESI, Mario Fernando;VENEZIANO, Neyde; Wagner F Araújo Cintra. a Cia. La Minima e a comicidade no espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luis Francisco Wasilewski

FARIA, J. R.; CAMPOS, M. C. A.;VENEZIANO, Neyde. Isto é Besteirol: A obra dramatúrgica de Vicente Pereira no âmbito do Teatro Beteirol. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Taveira

VENEZIANO, Neyde; RUBIM, Mirna; Barrenechea, Lúcia; Meirelles, Regina. A Mulata e o Malandro: aspectos vocais do personagem-tipo na música do teatro de revista brasileiro, entre as décadas de 1880 e 1930. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leon de Paula

VENEZIANO, Neyde; BELTRAME, Walmor; COLLACO, V. R. M.. Ecos dos Sermões: a Paixão Segundo Todos os Homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Débora de Matos

BELTRAME, Walmor; COLLACO, V. R. M.;VENEZIANO, Neyde. A Formação do Palhaço: técnica e pedagogia no Trabalho de Ângela de Castro, Ésio Magalhães e Fernando Cavarozzi. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Melize Zanoni

ANDRADE, Milton Jr;VENEZIANO, Neyde; BELTRAME, Walmor. Dario Fo no Brasil: a Relação Gestualidade?Palavra nas Cenas de A Descoberta das Américas de Júlio Adrião e Il Primo Miracolo de Roberto Birindelli.. 2008. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Andréa Angotti Ferreira

VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, M. F.; LIMA, Reynúncio Napoleão de. O Doente Imaginário de Molière encenado pelo Teatro do Ornitorrinco. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ney Madeira

VENEZIANO, Neyde; KOSOVSKI, Lidia; BRANDÃO, Tânia. A Vedete da Madrugada: observações e análise dos figurinos femininos de Gisela Machado para o Teatro da Madrugada na década de 50.. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Deny de Toledo Leite

VENEZIANO, Neyde; GARCIA, Clóvis. A cenografia da Face - Funções Expressivas e Comunicativadas da Maquiagem Teatral. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Frederick Magalhães Hunzicker

VENEZIANO, Neyde; BRITO, R. J. S.; OLIVEIRA, B. A. R.. Do chapéu ao casamento: o processo criativo de um espetáculo de commedia dell´arte. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vanessa de Carvalho

VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; COSTA, F. S.. A Contribução de Carlos Alberto Soffredini ao Teatro Brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Carrico

VENEZIANO, Neyde; BRITO, J. R. S.; BOLOGNESI, M. F.. Por conta do Abreu. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniele Pimenta

VENEZIANO, Neyde; GARCIA, S.; COSTA, M. C. C.. Antenor Pimenta e o circo-teatro Rosário: uma história do circo-teatro no Brasil.. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Augusto Lima Marin

VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; TELESI, S. F.. Arlequim na dramaturgia performativa de Dario Fo. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Vieira Rodrigues

VENEZIANO, Neyde; SANT'ANNA, C.; MARTINS, S.. O rei amado: a antropofagia e o teatro de Dias Gomes. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jairo Cesar Maciel

VENEZIANO, Neyde; GARCIA, Clóvis; VENDRAMINI, José Eduardo. Quinze anos de organização do Teatro Catarina - 1974-1990. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Antônio Giron

VENEZIANO, Neyde; TONI, G. O.; MARTINS, J. E.. Minoridade crítica: folhetinistas diletantes nos jornais da corte. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amauri Araújo Antunes

VENEZIANO, Neyde; ARÊAS, V.. O trapézio ficou balançando: teatro de Álvaro Moreira. 1999. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniel Marques da Silva

VENEZIANO, Neyde; GIANNELLA, M. L. R.. Precisa de arte e engenho até.um estudo sobre a composição do personagem-tipo através das burletas de Luiz Peixoto. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto Francisco Paulo

VENEZIANO, Neyde; GARCIA, Clóvis; FELÍCIO, V.. Em busca de uma cenografia pobre. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliana Elizabete Olivan

VENEZIANO, Neyde; AMARAL, A. M.; GARCIA, Clóvis. O grotesco no teatro de bonecos.. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Waterloo José Gregório

VENEZIANO, Neyde; MULLER, R. P.. Abordagem dramatúrgica do Cafundó. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudia Mariza Braga

VENEZIANO, Neyde; HELIODORA, B.; SAAD, F.. Da proclamação da República à Semana de Arte Moderna: impasses da dramaturgia. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Verônica Fabrini Machado de Almeida Rocha

VENEZIANO, Neyde; COHEN, R.; MULLER, R. P.. O amor é um animal de duas costas - um estudo sobre a encenação de Otelo. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Fernandes

VENEZIANO, Neyde; FUSER, F.; YANK, H.. O balanço de Chiquinha Gonzaga: do carnaval à opereta. 1995. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luis Gerardo Bejarano Arguedas

VENEZIANO, Neyde; SILVA, Armando Sérgio da; KOUDELA, I.. A Análise na Cena: ação física e jogo gestual na análise prática do texto em teatro. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sara Pereira Lopes

VENEZIANO, Neyde; TANK, N. C.; FUSER, F.. É Brasileiro, já passou de Português: por uma fala teatral brasileira. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andre Checchia Antonietti

CARRASCO, C. R.;VENEZIANO, Neyde; CHRITARO, G. R.; MANCINI, O. M. M.; PINTON, N.. Os Modos de Inserção e as Relações Dramático-Narrativas da Canção no Cinema e na Televisão Brasileira no Exemplo de Daniel Filho. 2016. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luis Francisco Wasilewski

VENEZIANO, Neyde; FARIA, J. R.; REIS, A. C.; Bryan, Guilherme; Cavalcanti, de Albuquerque J. A Receita de Sucesso do Dramaturgo no Teatro Besteirol: O estudo da comicidade na obra dramatúrgica de Mauro Rasi entre 1978 e 1985. 2015. Tese (Doutorado em Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Igor de Almeida Silva

VENEZIANO, Neyde; KOUDELA, I.; FARIA, J. R.; CAVALIERE, Arlete; OLIVEIRA, S. S. P.. A Vertigem das Máscaras: a metateatralidade na Companhia Teatro de Seraphim. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Myrtes Maria da Silva Folegatti

VENEZIANO, Neyde; Coco, Pina Maria Arnoldi; Coutinho, Alexandre Montaury; Bulhões Carvalho, Ana Maria de; Britto, Paulo Fernando Henriques. O Musical Modelo Broadway nos Palcos Brasileiros. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta Metzler

BRANDÃO, Tânia;VENEZIANO, Neyde; RABETTI, Maria de Lourdes; REIS, A. C.; Maia, Luciano. Alda Garrido: as mil faces de uma atriz popular brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Regina Carvalho da Silva

VENEZIANO, Neyde; CARRASCO, C. R.; RAMOS, Fernão Vitor Pessoa de Almeida; Jose, Carmen Lucia; Sa Neto, Arthur Francisco. A canção popular na história do cinema brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Martha de Mello Ribeiro

Sabinson, M Eruc;VENEZIANO, Neyde; BRANDÃO, Tânia; Amoroso, Maria Betânia; Merisio, Paulo Ricardo. A Dramaturgia do Último Pirandello: um teatro autobiográfico ou ainda um teatro para Marta Abba.. 2008. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Luiz Mate

VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, M. F.; MEIHY, J.C. Sebe Bom; ALAMBERT Jr. Francisco Cabral; AQUINO, Maria Aparecida de. A produção teatral paulistana dos anos 1980 - r(ab)iscando com faca o chão da história: tempo de contar os (pré-juízos em percursão de andanças.. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Vieira Rodrigues

COSTA, Eliene Benício Amâncio da;VENEZIANO, Neyde; SANT'ANNA, C.; REIS, A. C.; BELTRAO, L. M. F.. Ponte de Palavras - Didascálias: a dramaticidade das indicações cênicas no teatro de Dias Gomes. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elza de Andrade

VENEZIANO, Neyde; RABETTI, Maria de Lourdes; LOPES, Antonio Herculano; LIMA, Evelyn Furquim Werneck; KOSOVSKI, Lídia. Mecanismos de comicidade na construção do personagem. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mário Alberto de Santana

VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; RAMOS, L. F.; TELESI, S.; MEICHES, M.. A Cena e a atuação. 2003. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudiney Carrasco

VENEZIANO, Neyde; LEONE, E.; CAPUZZO, H.; GIAROLLA, A.. Sygkronos, a formação da poética musical do cinema. 1999. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eudósia Acuña Quintero

VENEZIANO, Neyde; FUSER, F.; VENDRAMINI, José Eduardo. Respire sim, mas não muito: a respiração como base auxiliar da partitura do ator. 1998. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcio Aurelio Pires de Almeida

VENEZIANO, Neyde; BERRETINI, C.; VENDRAMINI, José Eduardo; FELÍCIO, V.; FUSER, F.. O encenador como dramaturgo: a escrita poética do espetáculo. 1995. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eugênio Marcondes de Moura

VENEZIANO, Neyde; PRANDI, J. R.. O teatro que o povo cria - cordão de pássaros, cordão de bichos, pássaros juninos do Pará - da dramaturgia ao espetáculo. 1995. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Augusto Lima Marin

VENEZIANO, Neyde; TELESI, S.; VENDRAMINI, José Eduardo. A dramaturgia do ator e a commedia dell'arte. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Tejera Lisbôa

VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira; ARÊAS, V.. A poética de Carlos Alberto Soffredini. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valmor Beltrame

VENEZIANO, Neyde; AMARAL, A. M.; SILVA, Armando Sérgio da. Revelando e Escondendo: a formação profissional no teatro de animação. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

VENEZIANO, Neyde; ALMEIDA, M. A. P.; BOLOGNESI, Mario Fernando; LIMA, Reynúncio Napoleão de; ALMEIDA, V. F. M.. Concurso Público para provimento de cargo de Professor Doutor. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; ALMEIDA, M. A. P.; CARRASCO, C. R.; DUARTE, F. J. C.; FUSER, F.. Provimento de cargo de professor doutor - EXPRESSÃO VOCAL I e II. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira; GIAROLLA, A.; CAPUZZO, H.; LEONE, E.. Banca examinadora do Concurso Público para provimento de um cargo de Professor Assistente Doutor. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; PUPPO, M. L.; LOPES, Sara Pereira. Banca examinadora do Concurso Público para provimento de uma Função de Professor Assistente. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; KERR, S.; TANK, N. C.. Banca examinadora do Concurso Público para provimento de uma Função de Professor Assistente - Canto para o Ator. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira. Banca examinadora do Concurso Público para preenchimento de Cargo de Professor Assistente - Interpretação. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; BIGI, R.; CAMAROTTI. Banca examinadora do Concurso Público para preenchimento de Cargo de Professor Assistente - Prática de Teatro. 1999. Universidade Federal de Pernambuco.

VENEZIANO, Neyde; LOPES, Sara Pereira; FUSER, F.. Banca examinadora do Concurso Público para preenchimento de Cargo de Professor Assistente no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Disciplinas: Técnicas Circenses I e II,. 1998. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; BIGGI, R.; CAMAROTTI. Concurso Público para Preenchimento do Cargo de Professor Assistente em Teoria do Teatro. 1998. Universidade Federal de Pernambuco.

VENEZIANO, Neyde; MAGALDI, S.; VENDRAMINI, José Eduardo. Concurso de Professor Assistentena Disciplina Interpretação Teatral. 1993. Universidade de São Paulo.

VENEZIANO, Neyde; MERCADO, A.. Concurso Público para Docente na área de Artes Cênicas, Interpretação e Expressão Corporal. 1992. Universidade Federal de Uberlândia.

VENEZIANO, Neyde; ALMEIDA, M. A. P.; LIMA, Reynúncio Napoleão de; COSTA, F. S.; CAVALIERE, Arlete. Concurso de Livre Docência na área de Práticas Interpretativas para MATTEO BONFITO JÚNIOR. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; LOPES, Sara Pereira; SILVA, Armando Sergio da; REINUNCIO. Concurso de Livre Docência na área de Fundamentos Teóricos das Artes. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; LIMA, Reynúncio Napoleão de; SILVA, Armando Sérgio da; BOLOGNESI, Mario Fernando; SPERBER, Suzi Franki. Concurso de Livre Docência na área de Expressão Vocal. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; VENDRAMINI, José Eduardo; SILVA, D. M. E.; LEPINE, C.; KOSMINSKY, E. V.. Concurso de Livre Docência - Mário Bolognesi. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VENEZIANO, Neyde; SILVA, Armando Sérgio da; BERRETINI, C.; FELÍCIO, V. L.; VALLE, R. T. O.. Concurso de Livre Docência de Márcio Aurélio Pires de Almeida com a tese: Lazzo - Actio. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

VENEZIANO, Neyde; TORERO, José Roberto. Comissão Julgadora do I Concurso Nacional de Dramaturgia Ronaldo Frutuoso. 2009. Secretaria de Cultura de São Vicente.

VENEZIANO, Neyde; FREIRE, Ednaldo. Festival Santista de Teatro - FESTA 51. 2009.

VENEZIANO, Neyde; Matte, Alexandre. Festival Santista de Teatro Amador. 2008.

VENEZIANO, Neyde; BOLOGNESI, Mario Fernando; MILARÉ, Sebastião; PALLOTTINI, Renata; RAMOS, Luiz Fernando. Comissão de Seleção de Fomento ao Teatro. 2006. Secretaria do Estado da Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Giovani Tozi

O Processo Criativo de Jo Soares em Direção Teatral; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Frederick Magalhães Hunzicker

O uso da máscara teatral como recurso didático no âmbito universitário na região dos inconfidentes; ; Início: 2011; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas; (Coorientador);

André Carrico

Mamulengos na Contemporaneidade: tradição X reinvenção; Início: 2014; Universidade Estadual de Campinas;

Virginia Maria de Souza Maisano Namur

Início: 2013; Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Giovani Tozi Rocha Domingues

Jo Soares, Diretor teatral; 2017; Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Luiz Carlos Leite

As transformações de narrativas orais do Vale do Jequitinhonha em dramaturgia; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Verônica Fabrini Machado de Almeida Rocha

O amor é um animal de duas costas - um estudo sobre a encenação de Otelo; 1996; 256 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Waterloo José Gregório

Abordagem dramatúrgica do Cafundó; 1996; 245 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Adriana Fernandes

O balanço de Chiquinha Gonzaga: do carnaval à opereta; ; 1995; 409 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Frederick Magalhães Hunzicker

A academia dell'arte - Uma análise histórica e artística sobre o fenômeno da Comedia dell'Arte na Europa com reverberações no Brasil; 2015; Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

André Carrico

Os Trapalhões no Reino da Academia: Revista, Radio e Circo na poética trapalhônica; ; 2013; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Manoel Levy Candeias

Comédia do desajuste: as dramaturgias de Martins Pena e Arthur Azevedo; 2013; Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Virginia Maria de Souza Maisano Namur

Dercy Gonçalves: o corpo torto do teatro brasileiro; 2009; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Daniele Pimenta

A Dramaturgia Circense: conformação, persistência e transformações; 2009; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Clodoaldo Medina Junior

Bem-Vindos à Nossa História! Teatro Experimental de Comédia de Araraquara; 2009; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Virgínia Namur

Dercy Gonçalves: O corpo torto do Teatro Brasileiro; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Eliane Tejera Lisbôa

A poética de Carlos Alberto Soffredini; 1999; 362 f; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Sara Pereira Lopes

Diz isso cantando! A vocalidade poética e o modeli brasileiro; ; 1997; 141 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Martha de Mello Ribeiro

Pirandello na linguagem da cena; 2008; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Neyde de Castro Veneziano Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . A Arte do Ator no Teatro de Revista. Caderno Registro Macu , v. 1, p. 72-81, 2015.

  • VENEZIANO, Neyde . Preconceito e Teatro Musical. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo , v. 1, p. 36-44, 2012.

  • VENEZIANO, Neyde . O Sistema Vedete. Repertório Teatro & Dança , v. 17, p. 40-57, 2011.

  • VENEZIANO, Neyde . O Ator Cômico e seus procedimentos. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo , v. 1, p. 80-91, 2010.

  • VENEZIANO, Neyde . É brasileiro, já passou de americano. Poiésis (Niterói) , v. 16, p. 52-61, 2010.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo.. Poiésis (Niterói) , v. 16, p. 9-11, 2010.

  • VENEZIANO, Neyde ; NAMUR, Virgínia ; RIBEIRO, Martha ; VINHOSA, Luciano . De crioulo doido: paródia, vanguardas e teatro de revista. Poiésis (Niterói) , v. 16, p. 12-23, 2010.

  • VENEZIANO, Neyde ; COLLACO, V. R. M. ; FALEIRO, José Ronaldo ; RIBEIRO, Martha ; VINHOSA, Luciano . Uma Pesquisa Prática do Musical na Universidade: Encontro com Aracy Cortes. Poiésis (Niterói) , v. 6, p. 24-39, 2010.

  • VENEZIANO, Neyde ; RUBIM, Mirna ; RIBEIRO, Martha ; VINHOSA, Luciano . Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Poiésis (Niterói) , v. 16, p. 40-51, 2010.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro na estante e teatro no palco: considerações sobre a língua viva do teatro popular. Moringa (João Pessoa) , v. 1, p. 65-75, 2006.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro Intergerações: processo e resultado de um espetáculo jovem e idoso.. A Terceira Idade , São Paulo, v. 15, n.31, p. 70-81, 2004.

  • VENEZIANO, Neyde . Revistando o baú revisteiro. O Percevejo , UNIRIO, v. 13, p. 30-41, 2004.

  • VENEZIANO, Neyde . Dramaturgia e fala. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , Maceió, v. n.26, p. 149-157, 2003.

  • VENEZIANO, Neyde . As histórias de Dario Fo ou a arte da fabulação.. Repertório Teatro & Dança , Universidade Federal da Bahia, n.6, p. 39-46, 2003.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro de revista brasileiros e suas conexões.. Letterature d'America , Università di Roma, v. 97, p. 49-70, 2003.

  • VENEZIANO, Neyde . Espelho invertido. O Percevejo , UNIRIO, n.8, p. 74-86, 2000.

  • VENEZIANO, Neyde . Cacilda Becker, tantas em uma!. Revista Renascença, Santos / SP, v. 1, p. 6-6, 1999.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro Musical (como fazer). Teatro da Juventude, SECULT - São Paulo, v. 1, n.5, p. 8-10, 1996.

  • VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções.. 2. ed. São Paulo: SESI-SP editora, 2013. v. 1. 364p .

  • VENEZIANO, Neyde . As Grandes Vedetes do Brasil. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. v. 1. 300p .

  • PEREIRA, T. A. C. ; VENEZIANO, Neyde . Theatro Guarany: o renascer de um palco centenário. 1. ed. Santos: Editora Comunicar, 2008. v. 1. 143p .

  • VENEZIANO, Neyde . De Pernas paro Ar: Teatro de Revista em São Paulo. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2006. v. 1000. 332p .

  • VENEZIANO, Neyde . A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação.. 1. ed. São Paulo: Editora Códex, 2002. v. 1. 232p .

  • VENEZIANO, Neyde . Não adianta chorar : Teatro de Revista Brasileiro, Oba!. 1. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996. v. 2000. 204p .

  • VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista no Brasil : Dramaturgia e Convenções. 1. ed. Campinas: Editora Pontes e Editora da UNICAMP, 1991. v. 2000. 194p .

  • VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista. In: João Roberto Faria. (Org.). História do Teatro Brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. 1ed.São Paulo / SP: Perspectiva- Edições SESC SP, 2012, v. 1, p. 436-455.

  • VENEZIANO, Neyde ; BOLOGNESI, Mario Fernando ; MONTAGNER, D. . Ser La Minima: uma bela escolha. In: Grupo La Minima. (Org.). La Minima em Cena. 1ed.São Paulo: SESI-SP-EDITORA, 2012, v. 1, p. 161-162.

  • PEREIRA, T. A. C. ; VENEZIANO, Neyde ; Guimarães, Carmelinda . Retrato Vivo da Arte. In: Taís Assunção Curi Pereira. (Org.). Theatro Guarany: o renascer de um palco centenário. 1ed.Santos: Editora Comunicar, 2008, v. 1, p. 121-122.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro de revista no compasso com a história: conexões imediatas e atuais.. In: Sheila Diab Maluf; Ricardo Bigi de Aquino. (Org.). Dramaturgia em cena. Maceió: EDUFAL, 2006, v. 1, p. 261-278.

  • VENEZIANO, Neyde . Minha Arma por um Violino. In: Newton Canito; Paula Bertola. (Org.). Acorda Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Gente, 2006, v. 1, p. 171-184.

  • VENEZIANO, Neyde . Compadre e Comadre; Coplas; Music Hall; Musicado, Teatro; Musical, Teatro; Mutação; Teatro de Revista; Vaudeville; Sainete; Vedete; Zarzuela;. In: J. Guinsburg; João Roberto Faria; Mariangela Alves de Lima. (Org.). Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos. 01ed.São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2006, v. 1, p. 96-307.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro de revista e os ideiais da Semana de Arte Moderna. In: Ricardo Bigi de Aquino; Sheila Diab Maluf. (Org.). DRAMATURGIA E TEATRO. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2004, v. 1, p. 243-251.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro de revista.. In: Centro Cultural Banco do Brasil; Entourage Produções Artísticas; UNIRIO. (Org.). O teatro através da história.. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994, v. 2, p. 139-155.

  • VENEZIANO, Neyde . Um espetáculo popular, no bom sentido.. O Estado de São Paulo, São Paulo - SP, p. 15 - 15, 19 set. 2010.

  • VENEZIANO, Neyde ; Guimarães, Carmelinda ; EWALD, Rubens . TEFFI, GEXTUS & Cia.. Depois da Cena, Santos / SP, p. 36 - 41, 03 abr. 2009.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro vivo do popular Dario Fo. Gazeta Mercantil - Fim de Semana, São Paulo - SP, p. E2 - E2, 13 fev. 2009.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro Ibero-Americano: movido pelo ritmo. Nossa América - Revista do Memorial da América Latina, São Paulo = SP, p. 18 - 25, 30 mar. 2008.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro Ibero-Americano: Escenificación de Estetica Corporal. Nuestra America, São Paulo - SP, p. 18 - 25, 30 mar. 2008.

  • VENEZIANO, Neyde . Bregada, viu?. Gazeta Mercantil, São Paulo / SP, p. 3 - 3, 10 nov. 2001.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro de Soffredini: tu viu?. A Folha, São Carlos / SP, p. 2 - 2, 28 out. 2001.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro de Soffredini: tu viu?. O Repórter, São Carlos / SP, p. 2 - 2, 25 out. 2001.

  • VENEZIANO, Neyde . O teatro de Soffredini. A Tribuna, Santos / SP, p. 3 - 3, 21 out. 2001.

  • VENEZIANO, Neyde . Ironia feita de tragédia. Gazeta Mercantil, São Paulo / SP, p. 3 - 3, 05 ago. 2000.

  • VENEZIANO, Neyde . Sobre teatro!. Revista Chapéu de Sol, Santos / SP, , v. 6, p. 13 - 14, 03 nov. 1999.

  • VENEZIANO, Neyde . Ensaio sobre o ponto, uma figura do passado!. A Tribuna, Santos / SP, p. 3 - 3, 14 fev. 1999.

  • VENEZIANO, Neyde . João Albano: uma perda em 97!. A Tribuina, Santos / SP, p. 3 - 3, 26 dez. 1997.

  • VENEZIANO, Neyde . TEFFI: um trabalho de grupo.. A Tribuna, Santos / SP, p. 7 - 7, 15 nov. 1994.

  • VENEZIANO, Neyde . Uma profunda tradição no Litoral.. Jornal de Artes Cênicas / FUBARTE / MINC, Rio de Janeiro, p. 11 - 11, 13 jan. 1989.

  • VENEZIANO, Neyde . A vez do sonho.. Revista First Class, São Paulo / SP, , v. 1, p. 27 - 27, 07 maio 1987.

  • VENEZIANO, Neyde . Da tradição teatral santista.. Revista Enfoco, Santos / SP, , v. 1, p. 11 - 11, 19 jun. 1985.

  • VENEZIANO, Neyde . Um passado digno merece um futuro melhor.. Revista Enfoco, Santos / SP, , v. 2, p. 8 - 8, 17 ago. 1984.

  • VENEZIANO, Neyde . Vamos nos sentar à sombra das árvores e ouvir histórias de reis e rainhas.. Revista Boletim, Santos / SP, , v. 16, p. 7 - 9, 15 jun. 1978.

  • VENEZIANO, Neyde . Entre Lágrimas e Carnaval: dramaturgia das cenas revisteira e melodramática. In: V Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. os trabalhos e os diasdas artes cênicas: ensinar, fazer, pesquisar dança e teatro e suas relações. Rio de Janeiro: Abrace e Editora Sete Letras, 2006. v. 1. p. 40-42.

  • VENEZIANO, Neyde . A encenação da Fundação da Vila de São Vicente:dramaturgia popular em espaços não convencionais.. In: III Congresso ABRACE, 2003, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cenicas. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2003. v. 1. p. 223-225.

  • VENEZIANO, Neyde . Da direção. In: Festival de Teatro da USP, 1994, Ribeirão Preto / SP. In debate - IV Festival Universitário da USP. p. 3-3.

  • VENEZIANO, Neyde . Os procedimentos de Dario Fo.. In: II CONGRESSO DA ABRACE, 2001, SALVADOR. Livro de resumos do II Congresso da ABRACE. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. p. 28-28.

  • VENEZIANO, Neyde . APRESENTAÇÃO. Teatro Musical: da Tradição ao Contemporâneo. Revista Poiésis , 2011.

  • VENEZIANO, Neyde . É Brasileiro, já passou de Americano. Poiésis , 2011.

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro Musical no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . Teatro de Revista no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, Clóvys ; FREIRE, Jussara ; WAGNER, Odilon ; VENEZIANO, Neyde . Direção de Leitura Dramática de Volpone, de Ben Johnson. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENEZIANO, Neyde ; SERODIO, M. H. . Preconceito e Teatro Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . Revistas, Paródias e Operetas: os procedimentos cômicos de Arthur Azevedo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Neyde Veneziano ; Maestro GALINDO ; MEDINA, Clodoaldo ; VENEZIANO, Neyde . Orfeu no Inferno, a paródia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . Arthur Azevedo: a comédia e o teatro de revista.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . Dario Fo e Pirandello: teatro com ou sem máscara?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . O Teatro Brasileiro Moderno.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . Dario Fo e Saramago: dois premiados com Nobel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENEZIANO, Neyde . Mistero Buffo. São Paulo: SESI-SP editora, 2015. (Tradução/Livro).

  • FO, D. ; VENEZIANO, Neyde . Mistero Buffo. São Paulo: SESE-SP Editora, 2015. (Tradução/Livro).

  • VENEZIANO, Neyde . Jograis dos Tempos Modernos. São Paulo: SESI, 2012 (Artigo em Programa de Espetáculo).

  • VENEZIANO, Neyde . MISTERO BUFFO, 2012. (Tradução/Outra).

  • Maria Cristina de Souza ; VENEZIANO, Neyde . Follies, um teatro em revista.. Curitiba: Editora UTFPR, 2008 (Orelha de Livro).

  • VENEZIANO, Neyde ; Wrona, Mauro . O Brasil, a Alegria e a Opereta Francesa. São Paulo: Centro Tom Jobim, 2007 (Artigo em Programa de Espetáculo).

  • VENEZIANO, Neyde . Orfeu no Inferno: a paródia 2007 (Adaptação de Texto Teatral).

  • VENEZIANO, Neyde . Do outro Lado da Margem. Santos / SP: SESC, 2007 (Artigo para programa de festival de teatro).

  • VENEZIANO, Neyde . Orfeu e as paródias: Sinopse. São Paulo: Centro Tom Jobim e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007 (Sinopse publicada em programa de espetáculo e em jornais).

  • FO, D. ; RAME, F. ; VENEZIANO, Neyde . Um dia quase igual aos outros. Milão: Einaudi, 2007. (Tradução/Outra).

  • VENEZIANO, Neyde ; ORG, J Guinsburg ; ORG, João Roberto Faria ; ORG, Mariangela Alves de Lima . Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos.. São Paulo: Perspectiva, 2006 (verbetes em dicionário).

  • VENEZIANO, Neyde . Um espelho no palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista nos anos 1920. Madison: University of Wisconsin-Madison, 2006 (Resenha crítica).

  • VENEZIANO, Neyde ; GOLDONI, Carlo . Arlequim e seus dois patrões 2006 (Tradução de Texto dramático).

  • VENEZIANO, Neyde . E o céu uniu dois corações. Florianópolis: Teatro sim, por que não?, 2005 (Artigo em programa de espetáculo).

  • VENEZIANO, Neyde ; PIMENTA, Daniele . Apresentação!. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • VENEZIANO, Neyde ; FO, D. . Arlecchino, 2005. (Tradução/Outra).

  • VENEZIANO, Neyde . Dario FO: pelo direito de ser satírico. 2004 (Artigo em clipping eletrônico).

  • VENEZIANO, Neyde ; BRAGA, C. . Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na primeira república.. São Paulo: Perspectiva, 2003 (Orelha de Livro).

  • VENEZIANO, Neyde ; FO, D. . Arlecchino 1998 (Tradução de Texto dramático).

  • VENEZIANO, Neyde . Retraços de Mulher. São Paulo, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VENEZIANO, Neyde . Orrevoar (uma opereta sobre o ator Vasques) 1997 (Texto dramático).

  • VENEZIANO, Neyde . O prazer das açucenas. São Paulo: USP, 1996 (Artigo em programa de espetáculo).

  • VENEZIANO, Neyde . A Miúda Alegre 1990 (Texto dramático).

  • VENEZIANO, Neyde ; MONTEIRO, P. . Revistando o Teatro de Revista 1988 (Texto dramático).

  • VENEZIANO, Neyde ; ROCHA, R. . Procurando Firme 1984 (Adaptação para teatro).

  • VENEZIANO, Neyde . O homem e o jogo do bicho. Santos / SP, 1983. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VENEZIANO, Neyde . Juri no Festival Aldeia FIT. 2006.

VENEZIANO, Neyde . Comissão de avaliação de bolsas de pós doutorado para a FAPESB. 2009.

VENEZIANO, Neyde ; TORERO, José Roberto . Juri de dramaturgia para a Encenação de São Vicente - 2010. 2009.

VENEZIANO, Neyde . Comissão de avaliação de bolsas para a FAPESB. 2007.

VENEZIANO, Neyde ; GOMES, Tiago de Melo . Um espelho no palco. 2005.

VENEZIANO, Neyde ; NUNES, Geraldo . Viva São Paulo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VENEZIANO, Neyde . Letras e Leituras. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VENEZIANO, Neyde . O grammelot de Dario Fo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VENEZIANO, Neyde ; ABREU, Luiz Alberto de . Dramaturgias; A cultura Popular como Matriz. 2005. (Coordenação de Ciclo de Leituras e Debates).

Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . O absurdo em Revista. 2017. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Doutor Fausto. 2017. Teatral.

Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . Volpone. 2016. Teatral.

Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . Sonhos Roubados, um melodrama dell'arte.. 2016. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . As Luzes do Ocaso. 2016. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; MONTEIRO, P. S. . Valham-me Deuses!. 2015. Teatral.

Neyde Veneziano ; VENEZIANO, Neyde . O Olho Azul da Falecida. 2014. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; TORO, V. H. ; CARRASCO, C. R. . Sonho de uma Noite de Verão. 2014. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; CARRASCO, C. R. . A Noiva do Condutor. 2013. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . MISTERO BUFFO. 2012. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . MISTERO BUFFO. 2012. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; FO, D. . Um dia (quase) igual aos outros. 2009. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Revista de Boteco. 2009. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . De onde vem o Verão. 2009. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Arlequim e seus dois patrões. 2007. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Um dia (quase) igual aos outros. 2007. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Orfeu no Inferno, a paródia.. 2007. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Arlecchino. 2005. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; PIMENTA, Antenor . E o céu uniu dois corações. 2005. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Revistando o Teatro de Revista. 2004. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . O caso dessa tal de Mafalda. 2003. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; MONTEIRO, P. S. . Fundação da Vila de São Vicente. 2003. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Ouvindo a vós. 2002. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Marquesa de Santos. 1999. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; MONTEIRO, P. . Fundação da Vila de São Vicente. 1999. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Geração Trianon. 1998. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Piolim. 1997. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Livres e Iguais. 1996. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Yerma. 1996. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Deixa que eu empurro. 1995. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Procurando Firme. 1995. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . Os sonhos mais lindos. 1993. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . O Mandato. 1992. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; MONTEIRO, P. . A Miúda Alegre. 1990. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; FO, D. . Arlecchino. 1988. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; MONTEIRO, P. . Revistando o Teatro de Revista. 1988. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . O Teatro Maluco de Zé Fidélis. 1988. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; PFUHL, O. V. . Jeremias, o Herói. 1985. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; PENA, M. . O Noviço. 1985. Teatral.

VENEZIANO, Neyde . A Árvore que Andava. 1984. Teatral.

VENEZIANO, Neyde ; DUBOC, Débora . Leitura dramática do texto Um dia (quase ) igual aos outros.. 2008.

VENEZIANO, Neyde ; BOLOGNESI, M. F. ; PIMENTA, Daniele . O Melodrama Circense e seus Ecos no Teatro Atual. 2009 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde . Dario Fo e as Tradições Populares. 2008 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde ; GARCIA, S. ; MEIRELLES, Márcio ; TOLENTINO, Eduardo ; MADEIRA, Rui . A expressão teatral contempor|ânea na América Latina e suas ligações com o teatro da Península Ibérica. 2008 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde ; LEVY, Gloria ; LEITÃO, José ; GARCIA, S. . O teatro Ibero-Americano: tradição e contemporaneidade. 2008 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde ; MALTA, Walter ; CASAVALLE, Alejandro ; NEVES, Fernando . A produção teatral e a cultura de mídia na América Latina. 2008 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde ; VENDRAMINI, José Eduardo ; LAZZARATTO, Marcelo ; SANCHEZ. Barbara Rivero . Escolas e Coletivos Teatrais: novas possibilidades para o teatro Latino-Americano. 2008 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde . De Pernas para o Ar: teatro de revista em São Paulo.. 2008 (Apresentação e Lançamento de livro) .

VENEZIANO, Neyde ; Wrona, Mauro ; Maestro GALINDO ; FARIA, J. R. . Paródia, Opereta e Cia.. 2008 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde ; Panella, Michele ; Coelho Salvia, Sérgio . Da encenação à realidade - Intercâmbio Cultural Brasil - Itália. 2007 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . Molière e a Commedia dell´Arte. 2007 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde ; Wrona, Mauro ; MEDINA, Clodoaldo . Paródia, Opereta e Cia.. 2007 (Mesa Redonda) .

VENEZIANO, Neyde . Commedia Dell?Arte. 2007 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista de Dario Fo a São Paulo.. 2006 (Apresentação e Lançamento de livro) .

VENEZIANO, Neyde ; SALIBA, E. . O Teatro de Revista em São Paulo. 2004 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde ; LOPES, Sara . O Teatro de Revista Brasileiro. 2004 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde ; LOPES, Sara . Teatro de Revista Brasileiro - Palestra e Aula espetáculo.. 2004 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . A encenação da chegada de Martim Afonso ao Brasil e os procedimentos de Dario Fo: um exercício sistemático da imaginação combinado à pesquisa. 2003 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. 2003 (Apresentação e Lançamento de livro) .

VENEZIANO, Neyde . A encenação da Fundação da Vila de São Vicente. 2003 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. 2003 (Apresentação e Lançamento de livro) .

VENEZIANO, Neyde . A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. 2003 (Apresentação e Lançamento de livro) .

VENEZIANO, Neyde . Teatro Musical Brasileiro. 2003 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O teatro de Dario Fo. 2002 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . Gêneros e tipos do teatro popular brasileiro. 2002 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . Configurações da Comédia. 2002 (Seminário) .

VENEZIANO, Neyde . As mulheres no teatro de Garcia Lorca. 1998 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . Piolim e os ideais da Semana de Arte Moderna. 1997 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O teatro de revista brasileiro. 1996 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O Ator na Commedia dell'Arte. 1995 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . Generos do teatro musical. 1994 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . Cultura Erudita e Cultura Popular.. 1994 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . A Montagem Teatral. 1994 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista. 1993 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O Teatro Brasileiro Contemporâneo.. 1993 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . A Dramaturgia de O Mambembe, de Artur Azevedo. 1993 (Palestra) .

VENEZIANO, Neyde . O Teatro de Revista. 1992 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    A cena popular brasileira da convenção à reinvenção, Descrição: Objetivo: estudar o teatro brasileiro, enfocando os gêneros populares - do teatro de revista aos musicais contemporâneos, bem como o ator brasileiro desta estética popular. Verificar procedimentos dramatúrgicos e atorais na construção da moderna cena brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador / André Carrico - Integrante / Daniele Pimenta - Integrante / Frederick Magalhães Hunzicker - Integrante / Luís francisco Wasilewski - Integrante / Manoel Levy Candeias - Integrante / Virginia Maria de Souza Maisano Namur - Integrante.

  • 2009 - 2012

    A ATUALIZAÇÃO DO POPULAR Carregando a tradição da revista e do melodrama para o território líquido das fusões., Descrição: O Projeto A Atualização do Popular: carregando a tradição da revista e do melodrama para o território líquido das fusões é uma continuação das pesquisas que realizamos anteriormente com sob o título Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama (Processo 308835/2006-9) e Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro. A pesquisadora e o Grupo de Pesquisa preocupam-se com o cruzamento de resultados obtidos, entre teatro de revista e melodrama, dois gêneros emblemáticos da estética popular brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2000 - 2003

    Rigor e improviso no popular teatro musical brasileiro, Descrição: Pesquisa dos processos criativos e dos fatores que caracterizam o estilo teatral considerado popular, levando-se em conta tradição, técnica e contemporaneidade, através dos procedimentos utilizados no teatro musical brasileiro, especialmente, no teatro de revista brasileiro. RESUMO Nossa proposta é a de verificar quais procedimentos técnicos colhidos na tradição do teatro popular musical brasileiro podem ser reaproveitados na cena moderna, incluindo as áreas da dramaturgia, interpretação e encenação, considerando a inter-relação destes três estágios como essencial na construção do espetáculo contemporâneo. Da mesma forma, como fizemos anteriormente com relação ao Teatro de Revista, e com a investigação da cena de Dario Fo, produziremos um trabalho reflexivo a partir da pesquisa documental, de campo e experimental. Como conteúdo da problemática que se vai estudar teremos a questão do intérprete diante do projeto de encenação em linguagem popular, diante do texto, de seu personagem-tipo e, conseqüentemente, diante da atualidade e diante de um público heterogêneo. Estas etapas não necessitam de carregar contradições entre si. Podem e devem formar uma organicidade. Ligada a leis e tradições, a estética popular de teatro pressupõe uma determinada forma de encenação a qual depende, por sua vez, de uma dramaturgia específica, elástica e comprometida com o seu tempo. A tarefa à qual estamos nos propondo abrigará pesquisa, observação e experimentação não apenas dos processos criativos de artistas preparados para a linguagem do teatro ligeiro e musical, mas também no levantamento do instrumental e de acervos técnicos que abastecem dramaturgos, elencos e diretores na composição de personagens-tipo e em ação, ao criarem seus espetáculos concebidos, pensados e direcionados a públicos contemporâneos seus. Trata-se um trabalho de constatações que, ao conciliar teoria e prática, deverá fornecer amplo material, o qual ficará disponível para a cena brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador / Luiz Carlos Leite - Integrante / Célio Avancini - Integrante / Daniele Pimenta - Integrante / Clodoaldo Medina - Integrante / Virginia Maria de Souza Namur - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 29

  • 2000 - 2002

    Rigor e improviso no teatro popular: uma pesquisa com Dario, Descrição: Pesquisa dos processos criativos e dos fatores que caracterizam o estilo teatral considerado popular, levando-se em conta tradição, técnica e contemporaneidade. O Modelo analisado e pesquisado é a dramaturgoia de Dario Fo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Rigor e Improviso no Popular Teatro Musical Brasileiro: a vez do melodrama, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Neyde de Castro Veneziano Monteiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Indicação Prêmio Shell de Melhor Direção pelo espetáculo Mistero Buffo, SHELL.

2012

Indicação Prêmio CPT como Melhor Espetáculo por Mistero Buffo, Cooperativa Paulista de Teatro.

2012

Prêmio Myriam Muniz, FUNARTE.

2011

Premio CAPES DE TESE (orientadora) - Edição 2010, CAPES.

2007

PAC - Programa de Ação Cultural, Secretaria do Estado da Cultura - SP.

1996

Prêmio RIOARTE - Bolsa Dramaturgia, Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

1996

Prêmio LINC - Lei de Incentivo à Cultura - Projeto Piolim, Secretaria do Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

1992

Prêmio Estímulo, Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas.

1989

Prêmio Rui Ribeiro Couto: Melhor Diretora Teatral., UBE - União Brasileira de Escritores.

1989

Prêmio A.P.C.A. - Dramaturgia, Associação Paulista de Críticos de Arte.

1988

Prêmio Destaque pela Pesquisa e Texto - Revistando o Teatro de Revista, Jornal Diário Popular.

1988

Prêmio Comunicação - com Revistando o Teatro de Revista, XII Festival do SESC (SP).

1988

Prêmio Melhor Espetáculo - Revistando o Teatro de Revista, XII Festival do SESC.(SP).

1988

Prêmios Melhor Espetáculo (júri especial e júri popular) Revistando., X Festival Nacional de Teatro de S.José do Rio Preto..

1988

Prêmio Melhor Direção e Melhor Espetáculo, 8a Mostra Estadual de Teatro de Tatuí..

1988

Prêmio Especial pela Pesquisa, Texto e Encenação, II Festival Nacional de Teatro Universitário de Blumenau.

1987

Prêmio Melhor Espetáculo - Procurando Firme, Festival de Teatro de S.José do Rio Preto..

1986

Prêmio Melhor Espetáculo - O Noviço, II Festival de Teatro da Cidade de São Paulo..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas. , Rua Elis Regina, s/n, Cid. Univers. Zeferino Vaz, 13083970 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 32893588, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 2

  • 1987 - 1994

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pleno Colaborador Voluntário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora aposentada pela UNICAMP, atualmente trabalhando como Professora Voluntária

    Atividades

    • 06/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

    • 03/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

    • 10/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, at 318 B - Tópicos especiais: Rigor e improviso na criação artística: o modelo Dario Fo

    • 03/1988 - 12/1994

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos de Teatro No Brasil I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII

    • 04/1994 - 04/1994

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, 1994 - Palestra sobre Montagem Teatral.

    • 03/1991 - 03/1994

      Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/1991 - 11/1991

      Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Organizadora do 1° Ciclo de Arte e Sociedade no Brasil.

    • 03/1988 - 10/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

    • 03/1988 - 10/1991

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Direção de espetáculos teatrais.

  • 1990 - 1998

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador sem remuneração, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Aprovada em concurso para a categoria Professor Assistente Doutor - MS3 , na disciplina Direção Teatral. Lecinou um semestre (em 1996). Não foi contratada por ser professora aposentada da UNICAMP

    Atividades

    • 03/1990 - 07/1998

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Teatro de Revista no Brasil, O Teatro de Revista no Brasil I, O Teatro de Revista no Brasil II, Teatro Musical Brasileiro

    • 06/1996 - 12/1996

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção Teatral

    • 07/1994 - 07/1994

      Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora dos Debates no Festival de Teatro da USP.

    • 07/1992 - 07/1992

      Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes.,Atividade de extensão realizada, Jurada no Festival de Teatro da USP.

  • 1998 - 1998

    Universidade Católica de Santos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4

    Outras informações:
    O teatro popular brasileiro ? (módulo n. 2) do Curso de pós-graduação latu-sensu Teatro Brasileiro da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UNISANTOS Duração: 20 horas

  • 1977 - 1987

    Universidade Católica de Santos

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Faculdade de Filosofica Ciências e Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O teatro popular brasileiro - (módulo n. 2)

    • 03/1985 - 10/1990

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicações, Faculdade de Comunicações.,Atividade realizada, Diretora do Grupo Experimental de Teatro UNISANTOS.

    • 03/1985 - 03/1987

      Direção e administração, Faculdade de Comunicações, Departamento de Jornalismo.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Jornalismo.

    • 03/1977 - 02/1987

      Ensino, Comunicações, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro, Cinema, Jornalismo Cinematográfico, Telejornalismo

    • 03/1983 - 06/1983

      Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Unisantos, Curso de Letras.,Atividade de extensão realizada, Curso de Cultura Brasileira.

    • 03/1979 - 11/1979

      Extensão universitária , Faculdade de Comunicações, Departamento de Jornalismo.,Atividade de extensão realizada, Curso de Interp[retação Teatral.

  • 2004 - 2005

    Escola Superior de Educação de Coimbra

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/2004 - 03/2005

      Ensino, Curso Superior de Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Um autor particularmente significativo: Dario Fo, Projeto de intervenção cênica.

  • 2004 - 2005

    Escola Ballet Teatro do Porto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 11/2004 - 02/2005

      Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica de Interpretação: O Modelo Dario Fo, História do Teatro: Dario Fo

    • 11/2004 - 02/2005

      Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de interpretação, História do Teatro

  • 1998 - 1998

    Escuela Internacional de Cine y TV

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Este é um curso de pós-graduação em dois anos, oferecido em módulos condensados, ministrados por professores especialistas de diferentes nacionalidades. As aulas foram diárias, nos períodos matutino (2 horas) e vespertino (3 horas).

    Atividades

    • 08/1998 - 09/1998

      Ensino, Alta Especialización e Pos Grado de Cine e TV, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Dirección Escénica en Teatro Musical

  • 1984 - 1986

    Universidade Lusiada

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (CLT), Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1997 - 11/1997

      Ensino, Curso de Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Linguagem da Encenação Teatral

    • 03/1984 - 12/1986

      Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação, Introdução ao Teatro

    • 03/1984 - 06/1986

      Direção e administração, Faculdade de Educação Artística, Curso de Artes Cênicas.,Cargo ou função, Coordenadora de curso.

  • 1972 - 1976

    Universidade Metropolitana de Santos

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/1972 - 12/1976

      Ensino, Faculdade de Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão Artística., Comunicação e Expressão em Língua Nacional