Thalita Gorban Ferreira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina (2005), e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Tem experiência na área de Conforto Ambiental, Desempenho Térmico e Energético de Edificações, Eficiência Energética de Edificações e Sustentabilidade. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Construção Civil da UEL, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade de Edificações e membro do corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil. Orientadora de mestrado e Doutorado.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil

2012 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Influência do Usuário na Economia de Energia Obtida por Meio do Uso de Sistema de Aquecimento Solar de Água em Habitações de Interesse Social
Roberto Lamberts. Palavras-chave: Sistema de aquecimento solar de água; usuário de baixa renda; economia de energia; medição.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Desempenho energético de edificações.

Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento

2003 - 2005

Universidade Estadual de Londrina
Título: Avaliação do Desempenho Térmico de Painéis de Vedação em Madeira para o Clima de Londrina - PR,Ano de Obtenção: 2005
Miriam Jerônimo Barbosa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: desempenho térmico; métodos de avaliação; painel de vedação em madeira.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Materiais e Componentes de Construção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Processos Construtivos.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1996 - 2002

Universidade Estadual de Londrina
Título: Propostas Flexíveis de Habitação Social Contemporânea-Requalificando o Espaço Urbano e Democratizando a Arquitetura
Orientador: Arq Ricardo Dias Silva

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1995

Colégio Universitário

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Eficiência Energética e Construção Sustentável com o tema Energia. (Carga horária: 16h). , Instituto de Promoção do Desenvolvimento, IPD, Brasil.

2011 - 2011

Etiquetagem em edificações residenciais - labeee. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Acústica e Medição. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU/UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Luminotécnica. (Carga horária: 32h). , Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, CEAL, Brasil.

2004 - 2004

Como Apresentar Seminários. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2001 - 2001

3D Studio Max. (Carga horária: 35h). , Traccer Computação Gráfica, TRACCER, Brasil.

1998 - 1998

Auto Arqhitect. (Carga horária: 32h). , Curso Prisma-Centro de Treinamento Técnico, PRISMA, Brasil.

1997 - 1997

Auto cad R14 - 3D. (Carga horária: 32h). , Curso Prisma-Centro de Treinamento Técnico, PRISMA, Brasil.

1997 - 1997

Auto Cad R13 - 2D. (Carga horária: 40h). , Curso Prisma-Centro de Treinamento Técnico, PRISMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Eficiência Energética em Edificações.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Desempenho Térmico de Edificações.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Conforto Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI ENCAC. Emissões de carbono ligadas ao consumo de energia em edificações: oportunidades de estudos no Brasil. 2011. (Congresso).

V Congresso Paranaense do Ambiente Construído. 2006. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. Aplicação de métodos de avaliação do desempenho térmico para analisar painéis de vedação em madeira. 2006. (Congresso).

ENCAC - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído. VIII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído. 2005. (Congresso).

I Congresso Brasileiro sobre Habitação Social - Ciência e Tecnologia. I Congresso Brasileiro sobre Habitação Social - Ciência e Tecnologia. 2003. (Congresso).

II Encontro Nacional sobre Edificaçõe e Comunidades Sustentáveis. II Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. 2003. (Congresso).

VIII ENCAC. VII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC). 2003. (Congresso).

Diretrizes para Compatibilização de Projetos de Habitação Social com seus usuários. III Encontro Tecnológico de Engenharia Civil e Arquitetura - ENTECA. 2002. (Congresso).

Proposta tipológica de habitação social em madeira de reflorestamento. VIII Encontro Brasileiro de Madeiras e Estruturas em madeira. 2002. (Congresso).

1º Congresso Paranaense do Ambiente Construído.III Encontro de Engenharia e Arquitetura de Londrina. 2000. (Encontro).

II Jornada de Tecnologia Aplicada à Construção. II Jornada de Tecnologia Aplicada à Construção. 2000. (Congresso).

I Forum IAB-JUDI.Japão - Processos de Design e Recuperação Urbana. 1999. (Seminário).

Primeiro Encontro Latino-Americano de Engenharia e Arquitetura.Arquitetura Hospitalar. 1997. (Seminário).

V Simpósio Anual de Estudantes do Cesulon.V Simpósio Anual de Estudantes do Cesulon. 1997. (Simpósio).

VI Encontro Latino-Americano de Estudantes de Arquitetura.6º Encontro Latino-Americano de Estudantes de Arquitetura. 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Giovanna Dillio

BRUNIERA, C. A. V.; PEREIRA, C. D.;GIGLIO, Thalita. Análise Ergonômica do Trabalho: Estudo de Caso em um Frigorífico de Aves. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thais Borini de Melo

ROTUNNO, A.; FERNANDES, F.;GIGLIO, Thalita. Elaboração de um Mapa de Riscos Ocupacionais em uma Indústria de Compostagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jessica Klarosk Helenas

ROTUNNO, A.; FERNANDES, F.;GIGLIO, Thalita. A Percepção dos Trabalhadores de Recicláveis em Relação à sua Atividade Profissional - Estudo de caso: Cooperativa em Londrina PR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: EDUARDO HIDEO FUJII

PETRUCCI, A. L.;GIGLIO, Thalita; BUCHARLES, L.. PLANO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DE UMA UNIDADE DE RECEBIMENTO DE GRÃOS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mariana Munhoz Larini

PIAI, J.;GIGLIO, Thalita; STRASS, M. C.. ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES LUMINOSAS NO AMBIENTE DE TRABALHO DA DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL - LONDRINA/PR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: ALECSANDRO JOSÉ LOPES

PETRUCCI, A. L.;GIGLIO, Thalita; FERNANDES. SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADOS A MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fábio Aguiar

PETRUCCI, A. L.;GIGLIO, Thalita; FERNANDES. INSPEÇÃO PERIÓDICA EM CALDEIRAS: VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA NR-13 NA CIDADE DE LONDRINA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: EVERTON TETSUYA KOMORI

CORTALASSI, E. M.;BARBOSA, M. J.GIGLIO, Thalita. MONTAGEM ELETROMECÂNICA EM ARMAZÉM DE AÇÚCAR COM A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA DE TRABALHO AÉREO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: JORGE EIMORI

CORTALASSI, E. M.;BARBOSA, M. J.GIGLIO, Thalita. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA NR-18 EM OBRAS DE PEQUENO PORTE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Caio Ribeiro Viegas Lobo

GIGLIO, ThalitaBARBOSA, M. J.; STRASS, M. C.. ESTRESSE TÉRMICO EM COZINHAS INDUSTRIAIS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Anita Dall Evedove

MANGILI JUNIOR, J. F.;GIGLIO, Thalita; STRASS, M. C.. AVALIAÇÃO DE ILUMINANCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ETEC/SP - ANÁLISE DE ATENDIMENTO À NORMA NBR/ABNT-ISO 5889. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Tiago Fontana

GIGLIO, Thalita; STRASS, M. C.;BARBOSA, M. J.. EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CALOR: Estudo de Caso de Execução de Pavimento em Alvenaria Poliédrica na cidade de Jaguariaíva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rogério Grahl

BARBOSA, M. J.GIGLIO, Thalita; CORTALASSI, E. M.. Iluminação Natural: A eficiência do isolamento térmico de sistemas de iluminação zenital utilizando materiais em policarbonato, fibra de vidro e acrílico prismático. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jurandir dos Passos

BARBOSA, M. J.GIGLIO, Thalita; CORTALASSI, E. M.. Análise dos riscos de trabalho do operador de forno em olarias. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Augusto Nery de Lima Neto

CERVANTES, S.; VICENTE, O.;GIGLIO, Thalita. Proposta de retrofit para o sistema de iluminação artificial de uma escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Bárbara de Oliveira Sfeir

PIAI, J. C.; CERVANTES, S.;GIGLIO, Thalita. Proposta de retrofit para o sistema de iluminação de uma Edificação Pública Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luiz Henrique Ravagnani Bueno

PIAI, J.;GIGLIO, Thalita; VICENTI, O.. Estratégia para Avaliação da Economia de Energia Proporcionada por um Sistema de Aquecimento Solar em uma Nova Edificação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Renata Sayuri de Oliveira

GIGLIO, Thalita; TORALLES-CARBONARI, B. M.; MORALES, G.. Consumo Energético na Produção de Sistemas de Aquecimento Solar para Habitações de Interesse Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thiago Corrêa do Amaral Ribeiro

GIGLIO, Thalita; TORALLES-CARBONARI, B. M.; MORALES, G.. PROPOSTAS PROJETUAIS PARA APRIMORAR O USO DO SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA NAS HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL DE LONDRINA-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Felipe B

GIGLIO, Thalita; MARAO, J.; GRASSIOTO, M. L.. Ferreira.Centro de Gastronomia Slow Food. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luciana A

GIGLIO, Thalita; MARAO, J.; GRASSIOTO, M. L.. Braga Pereira.Centro de Estudos em Sustentabilidade da UEL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Bruno E

GIGLIO, Thalita; MARAO, J.; GRASSIOTO, M. L.. M. Domingos.Biblioteca Municipal de Maringá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Diego Gonzatto

GIGLIO, Thalita; PALMA, P.; PADRO JUNIOR, I.. Centro de atividades Cardíacas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: DIEGO SCALCO

GIGLIO, Thalita; PALMA, P.; PADRO JUNIOR, I.. Hotel de Convenções para Londrina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: Mauricio S

GIGLIO, Thalita; PALMA, P.; PADRO JUNIOR, I.. de Oliveira.Centro Cívico Jaguapitã. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: Gilberto Ruiz Guilhen

GIGLIO, Thalita; HOFFMAN. Projeto Integrado de uma Residência Unifamiliar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Denise B

GIGLIO, Thalita; HOFFMAN. A. Carvalho.Projeto Integrado de uma Residência Unifamiliar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Enedir Ghisi

LAMBERTS, Roberto; JANNUZZI, Gilberto de Martino;GHISI, E.; ABREU, Samuel Luna de;GÜTHS, Saulo. Método para avaliar o potencial de economia de energia em sistemas de aquecimento solar de água de novas habitações de interesse social. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

JOSE LUIZ MIOTTO

MIOTTO, J. L.. Propostas flexíveis de habitação social contemporânea. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Guilherme Vilela Sanches

Influência dos parâmetros de solo no desempenho termoenergético de habitações de interesse social em sistemas leves; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Gustavo Nunes

Influência de Mudanças Climáticas no desempenho termoenergético de edificações residenciais brasileiras; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Nádia Balvedi

Contribuições para incorporação de cobertura verde em edificações no Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jéssica Picchi

Análise de procedimentos para manutenção da etiqueta nacional de classificação do nível de eficiência energética em edificações; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Matias

Determinação de padrões de uso de sistemas operacionais em edifícios de escritório; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Tainá Costa e Silva Mielo

Determinação dos benefícios ambientais de coberturas verdes por simulação computacional; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Vanessa Costa

Desempenho Termoenergético de sistemas domésticos de aquecimento solar de água em uso: uma abordagem das interfaces com o usuário e o ambiente construído; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Rafaela Zara

Influência de parâmetros termofísicos no desempenho termoenergético de habitações em sistemas leves; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Anaiance Fazoli Guidini

DESEMPENHO TÉRMICO DOS SISTEMAS DE COBERTURA DE HABITAÇÕES TÉRREAS ISOLADAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE EVIDÊNCIAS DE PROJETO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UEL/UEM) - Universidade Estadual de Londrina,; Coorientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

LUCAS TAKASHI BOTELHO KIMURA

AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO AO CALOR EM UMA INDÚSTRIA DE TORREFAÇÃO DE CAFÉ DO MUNICÍPIO DE ROLÂNDIA/PR; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Melissa Antônio

ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ESTUDO DE CASO EM CAMBÉ-PR; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Marcel André Bender

Avaliação dos Riscos Ocupacionais em Oficina de Manutenção de Máquinas Agrícolas Operando em Parceria de Microempresas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Laís Yuko Suzuki

AVALIAÇÃO DE SOBRECARGA TÉRMICA EM ATIVIDADES RURAIS DE CARACTERÍSTICA COMERCIAL E FAMILIAR: ESTUDO DE CASO EM APUCARANA-PR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Renan Felipe Braga Zanin

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS DO LABORATÓRIO DE GEOTECNIA DA UEL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Julie Cristie Faria Frazão

ANÁLISE DA SOBRECARGA TÉRMICA EM AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM PANIFICADORA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Renê dos Santos de Carvalho Júnior

Levantamento de Riscos em Oficina Mecânica: Elaboração de Análise Preliminar de Riscos; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Meiriele Vieira Godoy

Análise da Qualidade Térmica de um Ambiente de Trabalho Condicionado Artificialmente; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Giovanni Kerche Carneri

Elevador Tipo Cremalheira: Análise pela Norma Regulamentadora nº18 e portarias; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Márcio Sérgio de Melo

Análise de Risco em Máquina Extrusora de uma Indústria de Ração para Animais de Pequeno Porte; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Estevan Pontin Calvo

Acidente de Trabalho em Silos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Tiago Fontana

EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CALOR: Estudo de Caso de Execução de Pavimento em Alvenaria Poliédrica na cidade de Jaguariaíva; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Caio Ribeiro Viegas Lobo

ESTRESSE TÉRMICO EM COZINHAS INDUSTRIAIS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança no Traba) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Gislene Tonette Sordi

Impacto Orçamentário da Inserção de Estratégias Bioclimáticas de Baixo Custo em uma Escola Pública do Estado do Paraná; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Construção de Obras Públicas) - Universidade Federal do Paraná, Secretaria do Estado do Paraná; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Raquel Saravy De Carvalho

Potencial Econômico do Aproveitamento de Águas Pluviais: Análise da Implantação de um Sistema para a Região Urbana de Londrina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Construção de Obras Públicas) - Universidade Federal do Paraná, Secretaria do Estado do Paraná; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Luiz Guilherme Tonet Santana

Dimensionamento de um Reservatório de Água Pluvial em Edificação Escolar no Município de Santo Antônio da Platina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Construção de Obras Públicas) - Universidade Federal do Paraná, Secretaria do Estado do Paraná; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Alexandre Leme dos Santos

Análise de Iniciativas de Gestão de RCD em Canteiro de Obras na Cidade de Santo Antônio da Platina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Construção de Obras Públicas) - Universidade Federal do Paraná, Secretaria do Estado do Paraná; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Felipe Babugia

Análise do Impacto de Estratégias de Conservação de Energia Aplicadas em Edificação Pública Educacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Lucas Prieto

Viabilidade Econômica de Estratégias de Eficiência Energética para o Sistema de Iluminação de Salas de Aula em Edificação Pública; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Thiago Kazuyoshi Sasaka

ANÁLISE DO NÍVEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA ENVOLTÓRIA DE UMA EDIFICAÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA NA CIDADE DE LONDRINA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Thais Moraes de Oliveira

ANÁLISE DA QUALIDADE ACÚSTICA DE VEDAÇÕES EXTERNAS DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Mayara Soares de Souza

Impacto de estratégias de eficiência energética no custo de um empreendimento residencial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Luana Mayra Almeida Magalhães

Análise do Ruído de Tráfego Urbano em Londrina-PR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Henrique Sella Kerst

Análise da Eficiência Energética em Sistema de Aquecimento Solar de Áua Instaado em Edificação Residencial Multifamiliar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Ana Paula Bellusci Galindo

Análise da Eficiência Energética da Envoltória de uma Habitação de Interesse Social em Wood Frame, Aplicada ao Clima de Londrina - PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Daniele Lifonsina Cintra Sagrado

Análise do Desempenho Térmico de um Protótipo Habitacional em Wood Frame; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Felipe de Almeida Beltrami

Estratégias para melhorar o nível de eficiência energética de habitações de interesse social localizadas na cidade de Londrina - PR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Paulo Alexandre Tomen

Adequação de um Edifício Comercial ao Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Thiago Corrêa do Amaral Ribeiro

PROPOSTAS PROJETUAIS PARA APRIMORAR O USO DO SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA NAS HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL DE LONDRINA-PR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Renata Sayuri de Oliveira

Consumo Energético na Produção de Sistemas de Aquecimento Solar para Habitações de Interesse Social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Marcio Luis Nishida Leitão

Proposta de Melhoria da Eficiência Energética de uma Edificação: Estudo de caso na Universidade Estadual de Londrina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Gilberto Ruiz

Projeto integrado de uma Residência Unifamiliar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Luis Felipe Zambrim Campanini

Análise da Eficiência Energética de uma Habitação de Interesse Social do projeto ZEMCH Brasil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Heitor Bortone

Simulação Termoenergética de Painéis de Vedação em Wood Frame; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Felipe Raphael Justino Alves

Desempenho Termoenergético de Painéis de Vedação em CLT (Cross laminated timber) Aplicados em Habitações de Interesse Social; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Vivian Heloise Behlau

Análise do Desempenho Termoenergético de Habitações de Interesse Social Construídas com Vedações em Concreto Leve; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Rilton Robson Lima Vernice

Análise do Desempenho Térmico em Vedação de Madeira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Caio Gil Garcia

Determinação da redução de demanda de pico proporcionada por sistemas de aquecimento solar de água: estudo de caso no residencial Vista Bela ? Londrina PR; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Ana Paula Bellusci Galindo

USO DO RTQ-R COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM FASE DE PROJETO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Luan Willian Gimenes Mocheuti

MONITARAMENTO DETALHADO, BASEADO EM PROTOCOLOS DE MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO ESPECÍFICOS PARA ENERGIA SOLAR, EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

MICHELI BEAL RIBEIRO

Influência do Sistema de Aquecimento Solar de água nos hábitos de consumo dos usuários de baixa renda: estudo de caso no Conjunto Habitacional Vista Bela, Londrina/PR; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Thalita Gorban Ferreira Giglio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Dias Silva

Propostas Flexíveis de Habitação Social Contemporânea; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ricardo Dias Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GIGLIO, T. ; SANTOS, V. ; LAMBERTS, R. . Analyzing the impact of small solar water heating systems on peak demand and on emissions in the Brazilian context. RENEWABLE ENERGY , v. xxx, p. 1-10, 2018.

  • GIGLIO, Thalita ; LAMBERTS, R. . Savings related to solar water heating system: A case study of low-income families in Brazil. Energy and Buildings , v. 130, p. 434-442, 2016.

  • GIGLIO, Thalita ; LAMBERTS, R. ; BARBOSA, M. J. ; URBANO, M. . A procedure for analysing energy savings in multiple small solar water heaters installed in low-income housing in Brazil. Energy Policy , v. 72, p. 43-55, 2014.

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Aplicação de métodos de avaliação do desempenho térmico para analisar painéis de vedação em madeira. Ambiente Construído (São Paulo. Impresso) , v. 6, p. 91-103, 2006.

  • GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Chapter 8: Case Studies: South America: Brazil - Experiences of thermal performance analysis in wooden dwellings. Building Design, Construction and Performance in Tropical Climates. 1. ed. Londres: Routledge - Taylor & Francis, 2018. v. 1. 5p .

  • Rogério Fischer ; GIGLIO, Thalita ; Fernando Barros . Vidros Especiais Garantem Economia de 45% em Energia. Folha de Londrina, Londrina, p. 6 - 6, 15 set. 2010.

  • BORTONE, H. ; NUNES, G. ; GIGLIO, T. . DESEMPENHO TERMOENERGÉTICO DE EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES EM WOOD FRAME. In: XV Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído - ENCAC, 2019, João Pessoa - PB. XV Encac. João Pessoa: UFPB, 2019. p. 1-8.

  • NUNES, G. ; VILELA, G. ; ZARA, R. ; GIGLIO, T. . ANÁLISE DE MÉTODOS DE CÁLCULO PARA DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DO SOLO EM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS. In: XV Encontro Nacional e Latino-americano de Conforto no Ambiente Construído, 2019, João Pessoa - PB. XV Encac. João Pessoa: UFPB, 2019. p. 1-8.

  • BORTONE, H. ; ZARA, R. ; GIGLIO, Thalita ; YOKOTA, A. . Thermo-Energetic Performance of Wood Frame Panels in Brazilian Low-Income Housing. In: ZEMCH 2018 International Conference, 2018, Melbourne. ZEMCH 2018 International Conference. Melbourne: Hing-wah Chau & Cynthia dos S. Hentschke, 2018. v. 1. p. 161-178.

  • OLIVEIRA, A. D. ; ZANIN, R. ; GIGLIO, Thalita ; DALTO, J. . Analysis of thermal conditions: Case study in a Brazilian Geotechnical laboratory. In: International Symposium on Occupational Safety an Hygiene 2018 (SHO 2018), 2018, Guimarães - Portugal. SHO 2018. Guimarães: Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacional (SPOSHO), 2018. p. 19-22.

  • ZARA, R. ; SANTOS, V. ; GIGLIO, Thalita . Análise do nível de eficiência energética de uma habitação em wood frame pelos métodos prescritivo e simulação do RTQ-R. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Londrina: ANTAC, 2018. v. 1. p. 457-466.

  • BABUGIA, F. ; PICCHI, J. ; GIGLIO, Thalita . Impacto de medidas de conservação de energia aplicadas em um edifício público de ensino superior. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Londrina: ANTAC, 2018. v. 1. p. 425-438.

  • PRIETO, L. W. ; BALVEDI, N. ; GIGLIO, Thalita . Análise de Soluções de Eficiência Energética para o Sistema de Iluminação de Salas de Aula em Edificação Pública. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído,. Londrina: ANTAC, 2018. v. 1. p. 930-937.

  • GALINDO, A. P. ; GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Eficiência Energética de uma Habitação de Interesse social em Wood Frame: Análise para o clima de Londrina, Paraná, Brasil.. In: Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017, Covilhã, Portugal. 4º CIHEL. Covilhã: Universidade Beira Interior, 2017. v. 1. p. 412-424.

  • MAGALHAES, L. ; MAUA, L. ; GIGLIO, Thalita ; KANASHIRO, M. . ANÁLISE DO RUÍDO DE TRÁFEGO URBANO E SUA RELAÇÃO COM OS ESPAÇOS LINDEIROS. In: Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2017, Balneário Camboriú/SC. XIV ENCAC & X ELACAC: Habitat Humano: em busca de conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade no século XXI. Balneário Camboriú/SC: UNIVALI, 2017. v. 1. p. 116-125.

  • SFEIR, B. O. ; PIAI, J. C. ; CERVANTES, S. G. S. ; GIGLIO, Thalita . Proposta de Retrofit para o Sistema de Iluminação de uma Edificação Pública Federal. In: Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2016, Gramado. X Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2016.

  • GIGLIO, Thalita ; LAMBERTS, R. . Emissões de carbono ligadas ao consumo de energia nas edificações: oportunidades de estudos no Brasil. In: Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2011, Búzios-RJ. Anais do ... Encontro Nacional e ... Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. p. 1-10.

  • YOKOTA, A. ; LEITE, F. M. ; GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Abordagem da Engenharia de Valor como Estratégia de Redução de Custos em Projetos Habitacionais de Interesse Social. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2010, Canela. ENTAC: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2010. p. 1-11.

  • GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Parâmetros para Avaliar a Sustentabilidade Ambiental em Espaços Abertos sob Aspecto do Conforto Térmico. In: IV Encontro Nacional e II Encontro Latinoamericano sobre Edificações e, 2007, Campo Grande. Anais do IV Encontro Nacional e II Encontro Latinoamericano sobre Edificações e. São Paulo: ANTAC, 2007. p. 208-217.

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Aplicação de métodos de avaliação do desempenho térmico para analisar painéis de vedação em madeira. In: XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 2006, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 2006. p. 428-437.

  • GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Análise da Qualidade Térmica de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social. In: XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 2006, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 2006. p. 418-427.

  • SILVA, P. R. ; HIROTA, E. H. ; GIGLIO, Thalita . Identificação de requisitos ambientais para implantação de empreendimentos de interesse social. In: XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, 2006, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. p. 3826-3835.

  • GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Outdoor Comfort in Low-Income Housing Design. In: XXIII Conference on Passive and Low Energy Architecture, 2006, Genebra. Anais do XXIII Conference on Passive and Low Energy Architecture, 2006. v. II. p. 461-466.

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Desempenho Térmico de Painéis de Vedação em Madeira: Aplicação de Métodos de Avaliação. In: VIII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2005, Maceió. Anais do VIII VIII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2005. p. 783-790.

  • GIGLIO, Thalita ; Silingovschi Junior ; BARBOSA, M. J. ; LOPES, L. R. ; KAMINAGAKURA, C. ; CAMPUS, G. ; VIEIRA, J. K. ; GUARIENTE, L. J. ; RODRIGUES, M. E. . Análise de Desempenho Térmico de Três Protótipos Habitacionais na Universidade Estadual de Londrina. In: IV Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2003, Maringá. Anais do IV Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2003. v. 2. p. 625-636.

  • GIGLIO, Thalita ; VIEIRA, J. K. ; TORALLES-CARBONARI, B. M. ; LOPES, L. R. ; CORTALASSI, E. M. ; RODRIGUES, M. E. ; MANZANO, R. M. . Avaliação do Desempenho de Argamassas no Estado Endurecido. In: IV Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2003, Maringá. Anais do IV Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2003. v. 1. p. 272-281.

  • GIGLIO, Thalita ; CORTALASSI, E. M. ; TORALLES-CARBONARI, B. M. ; VIEIRA, J. K. ; LOPES, L. R. ; RODRIGUES, M. E. ; MANZANO, R. M. . Influência do Tipo de Cimento, do Traço e da Orientação Solar na Propriedade de Estanqueidade à Água de Argamassas de Revestimento. In: IV Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2003, Maringá. Anais do IV Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2003. v. 1. p. 252-259.

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Desempenho Térmico de um Protótipo Habitacional Concebido com Materiais de Baixo Impacto Ambiental. In: VII Encontro nacional sobre Conforto no Ambiente Construído, 2003, Curitiba. Anais do Encac e Cotedi 2003. Florianópolis: Fernando Simon Westphal - UFSC, 2003.

  • GIGLIO, Thalita ; SILVA, R. D. . Proposta Tipológica de Habitação Social em Madeira de Reflorestamento. In: Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas em Madeira, 2002, Uberlândia. VIII Encontro Brasileiro de Madeiras e Estruturas em madeira - Uberlândia, Minas Gerais. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2002. p. 93-93.

  • GIGLIO, Thalita ; SILVA, R. D. . Diretrizes para Compatibilização de Projetos de Habitação Social com seus usuários. In: III Encontro Tecnológico da Engenharia Civil e Arquitetura, 2002, Marinagá - PR. ENTECA 2002. Maringá: Daniel das Neves Martins, 2002. v. II. p. 528-537.

  • GIGLIO, Thalita ; CAVALCANTI, A. S. ; CAVALINI, A. V. ; MAKHOUL, R. L. . Projeto de Desenho Urbano para a Região dos Barracões da Família Sahão. In: V Simpósio Anual de Estudantes do Cesulon, 1997, Londrina. Anais do V Simpósio Anual de Estudantes do Cesulon, 1997.

  • ZAMBRIM, L. F. ; GIGLIO, Thalita . Análise da Eficiência Energética de uma Habitação de Interesse Social do projeto ZEMCH Brasil. In: EAIC 2018, 2018, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica. Londrina: UEL, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • BORTONE, H. ; GIGLIO, Thalita . Simulação Termoenergética de Painéis de Vedação em Wood Frame.. In: Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2017, Londrina. Anais do Encontro Anual de Iniciação Científica. Londrina: UEL, 2017. v. 1. p. 1-4.

  • VERNICE, R. ; GIGLIO, Thalita . Análise do Desempenho Térmico em Vedações em Madeira. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2016, Londrina. XXV EAIC, 2016. v. 1. p. 1-4.

  • RIBEIRO, M. B. ; GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Experiência na Inclusão de Sistemas de Aquecimento Solar em Empreendimento Habitacional de Interesse Social: o caso do Residencial Vista Bela - Londrina - PR. In: Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2013, Foz do Iguaçu. 22 EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013. p. 01-04.

  • MOCHEUTI, L. W. G. ; GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Calibração de um Sistema de Medição para Determinação de Parâmetros de Consumo de Água em Habitações de Interesse Social com Sistemas de Aquecimento Solar. In: 22 EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do 22 EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013. p. 1-4.

  • GIGLIO, Thalita ; SILVA, R. D. . Tipologias Arquitetônicas para Habitação Kaingáng. In: I Mostra Integrada de Projetos da UEL, 2002, Londrina, Paraná. I Mostra Integrada de Projetos da UEL: Livro de Resumos. Londrina: Ed. da Universidade Estadual de Londrina, 2002. p. 171-171.

  • GIGLIO, Thalita . Resultados sobre estudo com energia solar desenvolvido no Residencial Vista Bela - Londrina-PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIGLIO, Thalita . Resultados de estudos com Energia Solar no Residencial Vista Bela - Londrina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIGLIO, Thalita ; LAMBERTS, R. . Emissões de carbono ligadas ao consumo de energia em edificaçõe^s: oportunidades de estudos no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GIGLIO, Thalita . Etiquetagem de Eficiência Energética em Edificações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Aplicação de métodos de avaliação do desempenho térmico para analisar painéis de vedação em madeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GIGLIO, Thalita ; HIROTA, E. H. . Análise da Qualidade Térmica de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Desempenho Térmico de Painéis de Vedação em Madeira: Aplicação de Métodos de Avaliação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Desempenho Térmico de um Protótipo Habitacional Concebido com Materiais de Baixo Impacto Ambiental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIGLIO, Thalita ; SILVA, R. D. . Proposta tipológica de habitação social em madeira de reflorestamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GIGLIO, Thalita ; SILVA, R. D. . Diretrizes para Compatibilização de Projetos de Habitação Social com seus usuários. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GIGLIO, Thalita ; SILVA, R. D. . Proposta Tipológica de Habitação Social Contemporânea. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GIGLIO, Thalita . Procedimento para avaliar resultados de economia de energia em sistemas de aquecimento solar instalados em larga escala. 2014.

GIGLIO, Thalita . Parecer ad hoc Fundação Araucária. 2018.

GIGLIO, Thalita . Parecer ad hoc Fundação Araucária. 2018.

GIGLIO, Thalita . Parecer de artigo - Revista Ambiente Construído. 2018.

GIGLIO, Thalita . Parecer ad hoc Fundação Araucária. 2017.

GIGLIO, Thalita ; BARBOSA, M. J. . Adequação Acústica para o Salão de Festas do Condomínio The Euro Royal. 2011.

GIGLIO, Thalita . Estudo de Eficiência Energética para o Edifício Comercial Palhano Premium. 2010.

GIGLIO, Thalita . Estudo de Adequação térmica para a edificação comercial Mercado Palhano, através de estratégias passivas. 2010.

GIGLIO, Thalita . Tratamento acústico no interior da edificação da Primeira Igreja Presbiteriana Independente. 2009.

GIGLIO, Thalita . Manual de Procedimentos para Fixação de Contramarcos de Alumínio. 1999.

GIGLIO, Thalita . Etiquetagem de Eficiência Energética em Edificações. 2011. (Palestra).

GIGLIO, Thalita . Relatório Técnico Individual. 2009. (Relatório de pesquisa).

GIGLIO, Thalita . Relatório técnico Individual. 2006. (Relatório de pesquisa).

GIGLIO, Thalita . Programação Visual de Natal para a Rua Canziani-Shopping Center. 1996 (Artística).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Eficiência Energética e Energias Renováveis em Edificações., Descrição: As inovações tecnológicas decorrentes de novas técnicas construtivas e energias renováveis aplicadas ao edifício demandam estudos mais aprofundados sob o ponto de vista da eficiência energética. Normas e regulamentações da área precisam ser atualizadas tendo em vista os avanços decorrentes da construção civil e dos problemas já identificados nas edificações em uso. Neste enfoque, o objetivo do projeto é aprimorar estudos ligados ao ambiente construído no que se refere à aplicação de inovações tecnológicas e energias renováveis com foco na eficiência energética das edificações. Para isso, métodos numéricos e novos procedimentos serão estudados a fim de compreender formas de avaliar o nível de eficiência energética de edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas, e de propor soluções coerentes com a atualidade. A estratégia de pesquisa adotada será o emprego de simulações computacionais por meio do software Energy Plus, visando analisar o desempenho termoenergético de diferentes tipologias de edificações frente às variações de sistemas construtivos leves ou pesados, à incorporação de cobertura verde e de elementos de proteção solar, diferentes usos finais, e emprego de energias renováveis como energia solar térmica e fotovoltaica. Os resultados contribuirão para o aprimoramento de parâmetros térmicos e energéticos empregados em normas e regulamentações, além de propiciar soluções para o emprego de inovações tecnológicas de maneira mais eficiente na construção civil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Coordenador / Miriam Jerônimo Barbosa - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Integrante / Rafaela Zara - Integrante / SANTOS, V. - Integrante / Jéssica Picchi - Integrante / Nadia Balvedi - Integrante / Gustavo Nunes - Integrante / Guilherme Vilela Sanches - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Análise do Desempenho Termoenergético de Sistemas Construtivos Leves para Habitações de Interesse Social, Descrição: A busca por tecnologias inovadoras e mais racionais aplicadas às habitações de interesse social tem sido foco de estudo em diversos centros de pesquisa brasileiros. Buscando uma avaliação mais criteriosa acerca das inovações tecnológicas, a norma brasileira de desempenho de edificações NBR 15575 define padrões mínimos e vem a suprir a deficiência de parâmetros brasileiros ligados à qualidade das edificações. Porém, a aceitabilidade da norma diante de resultados de temperatura interna do ar tão altos no verão e tão baixos no inverno coloca em dúvida a garantia de que os usuários estarão satisfeitos com as condições de conforto térmico. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar, em profundidade, o desempenho termoenergético de sistemas construtivos leves para fechamento vertical de habitações de interesse social, utilizando como base de análise, os critérios de eficiência energética definidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações. O estudo se desenvolverá por meio do método de simulação, o qual considera a resposta global da edificação, buscando avaliar a melhor composição de painel que atende às condições climáticas de Londrina. Para isso, será adotado inicialmente o método BESTEST da ASHRAE para validação dos dados simulados. Posteriormente, as simulações no software Energy Plus serão realizadas utilizando os procedimentos definidos pelo Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R). O indicador de graus-hora será adotado como critério de análise. Variações entre composições de painéis e a comparação com uma tecnologia convencional, permitirão avaliar o comportamento termoenergético dos fechamentos. O estudo contribuirá com o aperfeiçoamento da composição de painéis de vedação, sobretudo visando a obtenção de ambientes internos mais satisfatórios termicamente. Desta forma, evita-se que a tecnologia seja vista como um caso de insucesso e assegura-se que o usuário não recorrerá aos sistemas de climatização artificial, elevando o consumo de energia elétrica do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Coordenador / Claudia Donald Pereira - Integrante.

  • 2014 - 2017

    PROCESSO DE PROJETO DE EMPREENDIMENTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL COM CONCEITOS DE CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: DIRETRIZES E PROPOSTA METODOLÓGICA, Descrição: Resumo do Projeto ESTE PROJETO É FRUTO DE PARCERIA ESTABELECIDA COM AS EMPRESAS TECVERDE ENGENHARIA LTDA E LP BUILDING PRODUCTS BRASIL, AMBAS SEDIADAS EM CURITIBA-PR, E COM A COMPANHIA DE HABITAÇÃO DE LONDRINA (COHAB-LD), PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COM USO DA ESTRATÉGIA DE CUSTOMIZAÇÃO NA PRODUÇÃO EM MASSA. ESSE MODELO ATENDE ÀS DIRETRIZES DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E VISA PROPORCIONAR REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO POR MEIO DO ATENDIMENTO MAIS EFICAZ DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS E DE REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO . A TECNOLOGIA EMPREGADA NESSE PROJETO DE HABITAÇÃO É O WOODFRAME, DESENVOLVIDA PELA TECVERDE ENGENHARIA LTDA, PARA A QUAL ESTE PROJETO PROPÕE MELHORIAS NO PROJETO PARA PRODUÇNAO E NO PROCESSO DE MONTAGEM. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ADOTADA NESTA PESQUISA É O DESIGN SCIENCE RESEARCH, QUE IMPLICA NUMA SEQUENCIA DE ETAPAS DE CONCEPÇÃO, CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE ARTEFATOS, FINALIZANDO COM UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO E TEORIZAÇÃO PARA CONSOLIDAÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O ASSUNTO. A HABITAÇÃO, NESTE PROJETO É ABORDADA SEGUNDO O CONCEITO DE MORADIA, ABRANGENDO DESDE ASPECTOS RELACIONADOS À IMPLANTAÇÃO NA MALHA URBANA, À VIZINHANÇA, E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS USUÁRIOS. A CONTRINUIÇÃO ESPERADA NESTE PROJETO É A DISSEMINAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E PROCESSOS GERENCIAIS MODERNOS PARA A PRODUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL, ALÉM DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Ercília Hitomi Hirota - Coordenador / Jorge Daniel de Melo Moura - Integrante / Fernanda Aranha Saffaro - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Indicadores para Avaliar a Eficiência Energética de Edificações em Fase de Projeto, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um conjunto de indicadores de projeto, para avaliar a eficiência energética de edificações comerciais. Tem-se como relevância do estudo, a crescente demanda de energia elétrica no Brasil, e a limitação futura das usinas hidroelétricas existentes. Tendo em vista tal problemática, sabe-se que a fase de projeto atua diretamente no consumo energético das edificações em uso, e contribui para minimizar o seu consumo. Desta forma, a pesquisa, aplicada na cidade de Londrina, visa, inicialmente, o desenvolvimento de um diagnóstico sobre o consumo energético em edifícios comerciais de Londrina, e a comparação com padrões de consumo energético em edifícios comerciais do Brasil. Esta etapa será realizada a partir de monitoramento termo-energético. Posteriormente, a pesquisa focará na determinação de limites mínimos de eficiência energética em edificações e na proposta de um método para determinar inidicadores de projeto para avaliar a eficiência energética de edificações. Para isso, serão realizadas simulações termo-energéticas a partir do software Energy Plus. Espera-se como resultados desta pesquisa, contribuir para o processo de normalização em eficiência energética em edificações no Brasil. Sob uma perspesctiva futura, a inclusão de normas de eficiência energética contribui para que o processo de desapropriação e intervenção na fauna e flora resultantes do impacto ambiental das usinas hidroelétricas possa ser controlado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador / Leandra Beggeato Porto - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Projeto de Pesquisa PROMOVER - Instrumentos gerenciais para melhoria da qualidade dos processos de projeto e producao de empreendimentos habitacionais de interesse social., Descrição: Este projeto faz parte da Rede 1 "C,T & I para a melhoria da qualidade e redução de custos da Habitação de Interesse Social" aprovado na Chamada pública MCT / FINEP / FNDCT / CAIXA HABITARE 01/2006. O objetivo geral deste projeto é desenvolver instrumentos gerenciais que contribuam para a melhoria da eficácia dos processos de projeto e de produção de habitações de interesse social. Tendo em vista a abrangência e complexidade de tais processos, este projeto deverá enfocar dois objetivos específicos: Propor instrumentos gerenciais de apoio à tomada de decisões no desenvolvimento do projeto do empreendimento, com base no conceito de target costing (subprojeto1); e propor diretrizes para a formulação de ferramentas do Sistema da Qualidade adotadas no processo de produção das habitações, fundamentadas em conceitos de aprendizagem e desenvolvimento de competências, com vistas a promover a capacitação de operários para o desenvolvimento da melhoria contínua na produção e, consequentemente, promover maior envolvimento e comprometimento dos operários nos sistemas da qualidade (subprojeto 2). O presente projeto pretende contribuir para o aperfeiçoamento dos modelos de gestão empregados na produção de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), através de duas vertentes da proposta de instrumentos de apoio à tomada de decisões na etapa de projeto e integração de conceitos relacionados à aprendizagem de adultos e ao desenvolvimento de competências na formulação de procedimentos padronizados visando efetividade dos sistemas da qualidade. O desenvolvimento deste projeto se justifica pelo caráter inovador da utilização dos conceitos de target costing em projetos de edificações e de aprendizagem nos instrumentos vinculados a sistemas da qualidade. Ballard e Goth (2004) destacam a análise de custos e rentabilidade de empreendimentos como uma lacuna importante existente nas pesquisas em desenvolvimento no contexto da Lean Construction. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Ercília Hitomi Hirota - Coordenador / Francisco Leite Morato - Integrante / Sidnei Junior Guadanhim - Integrante / Fernanda Aranha Saffaro - Integrante / Eliane Simões - Integrante., Financiador(es): Companhia de Habitação de Londrina - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Sistema Construtivo para habitação em madeira de reflorestamento: desenvolvimento de projeto e análise de desempenho, Descrição: A tecnologia para construção de habitação em madeira de reflorestamento no Brasil, apresenta hoje enorme defasagem com relação aos países mais evoluídos neste setor da construção civil e da industria madeireira, apesar da nossa enorme vocação para manufatura de produtos florestais. O Paraná tem por exemplo a maior reserva de madeira de reflorestamento com 260 mil hectares plantados. A presente pesquisa centra-se diretamente nesta questão ao propor a adequação das técnicas existentes às condições locais, atendendo assim, às questões ambientais e às necessidades do usuário. Pretende-se apontar soluções para as deficiências encontradas em projetos de casas de madeira, como as "pré-cortadas ou pré-fabricadas", através de diretrizes de projeto que deverão ser aplicadas na confecção de um protótipo que, após a avaliação de seu desempenho, auxilie para a elaboração de uma metodologia de projeto direcionada para construção de habitações econômicas em madeira de reflorestamento. A intenção é demonstrar a capacidade que os processos e sistemas construtivos em madeira têm de atender ao mercado paranaense e nacional de produção de moradias, através de uma arquitetura de qualidade, de baixo custo e adaptada ao meio ambiente. O produto deste trabalho contribuirá para o avanço tecnológico e para o incentivo aos projetistas e construtores que terão a disposição procedimentos e bibliografia sobre os aspectos técnicos da construção em madeira, já com a experiência deste conhecimento ter sido experimentado nas condições impostas pelo local. Com isto estará sendo incrementada mão-de-obra que contribuirá para alavancar este setor da economia no Paraná.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante.

  • 2004 - 2007

    Projeto de Pesquisa REQUALI - Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social., Descrição: Descrição: O projeto foi aprovado no edital MCT/FINEP/FUNDO VERDE-AMARELO 01/2003/ HABITARE, com início de atividades previsto para maio de 2004. O objetivo é estabelecer critérios e diretrizes para o gerenciamento de requisitos de clientes em empreendimentos habitacionais de interesse social, buscando a melhoria da qualidade dos mesmos. O estudo será focado em experiências dos programas habitacionais existentes (PAR e Habitar Brasil, por exemplo), enfatizando empreendimentos realizados em áreas centrais subutilizadas e áreas urbanas em processo de requalificação. Por gerenciamento de requisitos entende-se a identificação, análise, priorização, disponibilização, controle, avaliação e armazenamento das informações sobre as necessidades e preferências dos principais clientes, particularmente os usuários finais, agentes promotores e órgãos financiadores. Dentre os objetivos específicos do projeto, destacam-se: - propor indicadores para avaliar o desempenho dos empreendimentos habitacionais de interesse social quanto à qualidade do produto, satisfação do cliente e impacto no entorno (incluindo impacto ambiental); - propor um modelo de avaliação integrada de áreas coletivas exteriores, relacionando planejamento, projeto, produção, uso e manutenção. O projeto será desenvolvido através de uma rede de pesquisa composta por pesquisadores da UEL, UFRGS, UFPel, UFC, UECE, UEFS. Além de recursos financeiros provenientes do Fundo Verde-Amarelo, o projeto conta com duas bolsas Iniciação Científica e uma bolsa pesquisador-mestre para cada um dos núcleos (cada universidade), além de recursos de empresas parceiras. No caso de Londrina, são parceiros do projeto, a empresa construtora CGE Engenharia LTDa. e a Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Ercília Hitomi Hirota - Coordenador / Poliana Risso da Silva - Integrante / Fernando Fernandes - Integrante / Sandra Márcia Cesário Pereira da Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante.Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Medição e Verificação do Desempenho Energético de Sistemas de Aquecimento Solar em Uso nas Habitações de Interesse Social., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Jerônimo Barbosa em 30/05/2016., Descrição: O presente estudo tem enfoque na área de medição e verificação (M&V) da economia de energia de sistemas de aquecimento solar de água (SAS), inseridos dentro do âmbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. A principal contribuição está no desenvolvimento de um método para avaliar o potencial de economia de SAS inserido em larga escala, em habitações de baixa renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Miriam Jerônimo Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura de estofados com design agregado, Descrição: Este projeto intitulado Arquitetura de estofados com design agregado concorre com recursos alocados no edital SENAI INOVAÇÃO 2008 e propõe uma metodologia de trabalho para a solução de problemas na área de desenvolvimento de novos produtos e processos para o setor do mobiliário, em especial ao segmento de estofados. Esta metodologia será aplicada na solução de um problema bastante comum encontrado no processo de fabricação de estofados e será aplicada em escala piloto em uma empresa do Arranjo Produtivo Local APL da região de Arapongas. Entende-se por Arquitetura de estofados ou Caixaria o conjunto de estruturas desenvolvidas para montagem do esqueleto do estofado, através da união de pecas em madeira maciça (Pinus e Eucalyptus), em ângulos de 90 graus ou outros, com utilização de grampos de metal e/ou parafusos e pregos para a fixação, obtendo assim uma construção adequada para a sustentação e elaboração da forma e do design. O SENAI/CETMAM identificou deficiências na fabricação de estofados, nas indústrias de Arapongas. Os problemas observados foram relacionados a utilização excessiva da matéria (madeira e grampo de metal) na construção da estrutura do estofado, muitas etapas para a mão de obra e a confecção dos produtos, retrabalho durante o processo de fabricação, aumento de assistência técnica, tempo para sua execução na produção, impacto ambiental, acidentes no processo produtivo e desqualificação profissional. Isto reflete em um menor desempenho produtivo e financeiro da empresa, deixando de ganhar novos mercados pela falta de qualidade, baixa durabilidade, preços altos em relação a empresas concorrentes (internas e externas). Assim, este projeto busca identificar as deficiências do segmento para, a partir delas, encontrar soluções para resolvê-las, de modo a aumentar a competitividade empresarial desse segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thalita Gorban Ferreira Giglio - Integrante / Jorge Daniel de Melo Moura - Coordenador / Everaldo Pletz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / SENAI - Departamento Regional do Paraná - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Concurso Público Nacional-Prêmio Caixa-IAB 2001/02 5ºlugar, Caixa Econômica Federal/ IAB.

2002

V Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - 1º lugar em Arquitetura e Urbanismo da UEL, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) / UEL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo. , Departamento de Construção Civil, Campus Universitário, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33714649, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2010

    Secretaria de Obras do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas - UFPR - videoconferência. Tutoria de 6 alunos em Londrina - UEL

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    docente efetivo lotada no departamento de construção civil

  • 2011 - 2012

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    lotado no departamento de arquitetura e urbanismo

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Aulas ministradas para o curso de especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho. Disciplina: Condições Térmicas, Acústicas e Lumínicas no Ambiente de Trabalho. 45h

  • 2009 - 2009

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto PROMOVER: Pesquisadora e gerente de pesquisa: Instrumentos gerenciais para melhoria da qualidade dos processos d eprojeto e produção de empreendimentos habitacionais de interesse social. Programa Habitare/Finep. Bolsista. - de 02/2009 até 12/2009

  • 2008 - 2009

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2008

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas na graduação: Conforto Ambiental - Eng Conforto Ambiental II - Arq. Materiais de Construção - Arq. Oficina de Comunicação e Expressão para Eng. Civil - Eng. Atividade Pedagógica Integradora II - Eng.

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora do projeto de pesquisa REQUALI - Gerenciamento de Requisitos e Melhoria da Qualidade na Habitação de Interesse Social. Programa Habitare/Finep. Bolsista DTI/CNPq.

    Atividades

    • 02/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Construção Civil, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2012

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conforto Ambiental, Eficiência Energética em Edificações

    • 04/2011

      Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança no Traba, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Condições térmicas, acústicas e lumínicas no ambiente de trabalho

    • 02/2011 - 02/2012

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Projetivo II, Conforto Ambiental II

    • 04/2009 - 05/2010

      Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança no Traba, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conforto Térmico, Acústico e Lumínico no ambiente de trabalho

    • 03/2005 - 02/2008

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Pedagógica Integradora II - Eng., Comunicação e Expressão para Engenharia Civil - Eng., Conforto Ambiental - Eng., Conforto Ambiental II - Arq., Materiais de Construção - Arq.

    • 03/2005 - 03/2007

      Ensino, Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participação na disciplina: Desempenho Térmico de Edificações - uso da ferramenta de simulação COMFIE, Participação na disciplina:Tópicos especiais em simulação térmica e energética de edificações - uso de ferramentas de simulação

    • 10/2006 - 02/2007

      Extensão universitária , Departamento de Construção Civil, .,Atividade de extensão realizada, Adequação do Desempenho Acústico de uma Sala de Aula e de Música do CECA/UEL.