Bruna Ramos de Souza Gomes

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possuiu participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2014 à 2017 e no Projeto de Extensão Universitária Oficina da Ciência, projeto este voltado a inserção da alfabetização científica, sob orientação do Prof. Dr. Luciano de Azevedo Soares Neto, no período de 2016 à 2017. Atualmente é Pós Graduanda em Química na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com projeto sobre a avaliação da contaminação antropogênica por esteróis e hidrocarbonetos do sistema ambiental do Rio Capibaribe, na região de Santa Cruz e Toritama, Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Quimica

2018 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO ANTROPOGÊNICA POR ESTERÓIS E HIDROCARBONETOS EM SEDIMENTOS DO RIO CAPIBARIBE, NOS MUNICÍPIOS DE SANTA CRUZ E TORITAMA, ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL,Orientador:
Jandyson Machado Santos.Coorientador: Alex Souza Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: biomarcadores; meio ambiente; contaminação antropogênica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Química

2013 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: DIVULGANDO CIÊNCIA ATRAVÉS DA RÁDIO E FACEBOOK: CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Orientador: LUCIANO DE AZEVEDO NETO SOARES

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio e Curso Menino Jesus

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Análise de Contaminantes em alimentos por LCMS. (Carga horária: 1h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.

2020 - 2020

Curso Básico de HPLC- Módulo I. (Carga horária: 1h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.

2020 - 2020

Módulo 1- Introdução a Espectrometria de Massas. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas, BRMASS, Brasil.

2020 - 2020

REAPRENDIZAGEM CRIATIVA. (Carga horária: 20h). , Keep learning school, KLS, Brasil.

2020 - 2020

Cromatografia de Fluído Supercrítico - Duração: 60 minutos. (Carga horária: 1h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.

2020 - 2020

Gramática e pontuação. , University of California, Irvine Online Couses, Coursera, UCI, COUSERA, Estados Unidos.

2019 - 2019

Espectrometria de massas: fundamentos e aplicações. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2019 - 2019

Perícia Criminal: Química Forense. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

TI na Educação. (Carga horária: 7h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2017 - 2017

Introdução a Fotografia Digital. (Carga horária: 27h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2014 - 2014

Ecologia e conservação de mamíferos aquáticos. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2013 - 2013

NANOQUÍMICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2019. (Congresso).

59 CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. 2019. (Congresso).

Curso de Perícia Criminal: Química Forense. 2019. (Outra).

XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (Jepex 2016). O uso de intervenções didáticas diversificadas para favorecer a aprendizagem: o caso de alunos em progressão parcial. 2016. (Congresso).

1 Simpósio Comemorativo da Lei de Libras. 2014. (Simpósio).

II Encontro de Química e Formação Docente. 2014. (Encontro).

III Simpósio de Iniciação à Docência da UFRPE. 2014. (Simpósio).

Palestra: Abordagem dos Conceitos Mistura, Substância Simples, Substância Composta e Elemento Químico numa Perspectiva de Ensino por Situação-Problema. .. 2014. (Outra).

Palestra: As Novas Diretrizes Curriculares e a Abordagem Interdisciplinar no Currículo de Ciências da Natureza. 2014. (Outra).

Palestra: O Lugar da Química Orgânica nos Diferentes Níveis de Escolaridade versus Diferentes Estratégias para um Ensino de Qualidade. 2014. (Outra).

XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Outra).

I Encontro de Química e Formação Docente. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Cristina Cardoso Bejan

BEJAN, C. C. C.; FREITAS, K. C. S.; SOARES NETO, L. A.. Divulgando ciência por meio da Radio e Facebook: Contribuindo com a alfabetização cientifica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Katia Cristina Silva de Freitas

SOARES NETO, L. A.;FREITAS, K. C. S.; BEJAN, C. C. C.. Divulgando ciência por meio da rádio e facebook: contribuindo com a alfabetização científica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jandyson Machado Santos

Avaliação da contaminação antropogênica por esteróis e hidrocarbonetos em sedimentos das regiões urbanas e industriais do estado de Pernambuco; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Flávia Christiane Guinhos de Menezes Barreto Silva

; Uso de Jogos Didáticos como ferramenta de construção do Conhecimento Químico no Ensino Médio - PIBID; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Flávia Christiane Guinhos de Menezes Barreto Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, B. R. S. ; OLIVEIRA, A. F. B. . Química e o Ensino de Química: entre o desenvolvimento e a ciência no campo. 2019. (V Congresso Regional dos Estudantes de Química intitulado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO ANTROPOGÊNICA POR ESTERÓIS E HIDROCARBONETOS EM SEDIMENTOS DAS REGIÕES URBANAS E INDUSTRIAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL, Descrição: Esse projeto tem como objetivo realizar a avaliação da contaminação antropogênica por meio da determinação dos biomarcadores da classe dos esteróis, presentes na matéria orgânica (MO) sedimentar do sistema aquático do Rio Capibaribe na altura dos municípios de Santa Cruz e Toritama/PE, região esta historicamente importante para o estado devido à presença de intensas atividades urbanas e industriais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruna Ramos de Souza Gomes - Coordenador / Jandyson Machado Santos - Integrante / Alex Souza Moraes - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID), Carga horária: 8

Outras informações:
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Esse programa tem como objetivos: - Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; - Contribuir para a valorização do magistério; - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; Entre outros.