Bruno Ferreira de Souza

Mestre em Bioinformática pelo Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo (2016) e bacharel em Ciências Biológicas, Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente faz estágio em Bioinformática no Centro de Toxinas, Imuno-resposta e Sinalização Celular (CeTICS) do Instituto Butantan.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Bioinformática

2013 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Desenvolvimento de um pipeline para identificar automaticamente os genes compostos predominantemente por microexons arranjados em tandem no genoma anotado de Schistosoma mansoni,Ano de Obtenção: 2016
Sergio Verjovski Almeida.Coorientador: João Carlos Setubal. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MEG; Microexon; Microexon Gene.

Graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica

2007 - 2012

Universidade Federal de São Paulo
Título: Interação entre os ortólogos de Alba e TOR em Trypanosoma brucei
Orientador: Sergio Schenkman

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Cronobiologia. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP. Estudo da expressão de TbeIF2K3, uma potencial quinase de eIF2alfa de Trypanosoma brucei. 2010. (Congresso).

II Fórum de Debates da Reforma do Estatuto da Unifesp. 2009. (Outra).

Reforma do Estatuto - Mini Fórum do Campus São Paulo. 2009. (Outra).

XVII Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP. Perfil lipídico de Candida albicans: comparação entre cepas sensíveis e resistentes a compostos azólicos. 2009. (Congresso).

I Fórum de Debates da Reforma do Estatuto da Unifesp. 2008. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2008. (Congresso).

XI Encontro Regional de Biomedicina. 2008. (Encontro).

XVI Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP. Moderador de sessões orais. 2008. (Congresso).

X Encontro Regional de Biomedicina. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helder Takashi Imoto Nakaya

VERJOVSKI-ALMEIDA, SergioNAKAYA, HELDERI.; KASHIWABARA, A.. Análise exploratória de genes compostos predominantemente por microexons arranjados em tandem em uma coleção de anotações de genomas. 2016. Tese (Doutorado em Bioinformática) - Universidade de São Paulo.

Helder Takashi Imoto Nakaya

MARCO, R.; BARRERA, J.;Nakaya, Helder I. Estudo dos genes de microexons de Schistosoma mansoni. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Bioinformática) - Universidade de São Paulo.

José Geraldo Romanello Bueno

BUENO, JOSE GERALDO ROMANELLO; PIACENTINI, A. I.; SANTOS, MURILO REZENDE. A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO SOBRE O ASPECTO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

André Yoshiaki Kashiwabara

VERJOVSKI-ALMEIDA, S.; NAKAYA, H.;KASHIWABARA, ANDRÉ Y.. Desenvolvimento de um pipeline para identificar automaticamente os genes compostos predominantemente por microexons arranjados em tandem no genoma anotado de Schistosoma mansoni.. 2016. Dissertação (Mestrado em Bioinformática) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sima Godosevicius Katz

Estudo histológico e histoquímico da decídua de camundongos no 9o; dia de prenhez; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas Modalidade Médica) - Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina; Orientador: Sima Godosevicius Katz;

Beatriz Amaral de Castilho

Caracterização de quinases de eIF2 em T; brucei; 2010; Iniciação Científica - Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Beatriz Amaral de Castilho;

Sergio Verjovski Almeida

Desenvolvimento de um pipeline para identificar automaticamente os genes compostos predominantemente por microexons arranjados em tandem no genoma anotado de Schistosoma mansoni; 2016; Dissertação (Mestrado em Bioinformática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sergio Verjovski Almeida;

Helio Kiyoshi Takahashi

PERFIL LIPÍDICO DE Candida albicans: COMPARAÇÃO ENTRE CEPAS SENSÍVEIS E RESISTENTES A COMPOSTOS AZÓLICOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helio Kiyoshi Takahashi;

Milton Yutaka Nishiyama Junior

Desenvolvimento de plataforma para integração de dados de ômicas; 2016; Orientação de outra natureza - Instituto Butantan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Milton Yutaka Nishiyama Junior;

Carla Cristi Del Campo Avila

Estudo da expressão de TbeIF2K3, uma potencial quinase de eIF2alfa de Trypanosoma brucei; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologicas Modalidade Medica) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Cristi Del Campo Avila;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, B.F. ; AVILA, C.C. ; CASTILHO, B.A. . Estudo da expressão de TbeIF2K3, uma potencial quinase de eIF2alfa de Trypanosoma brucei. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP, 2010, São Paulo. XVIII Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP, 2010.

  • SOUZA, B.F. ; TOLEDO, M.S. ; TAKAHASHI, H.K. . Perfil lipídico de Candida albicans: comparação entre cepas sensíveis e resistentes a compostos azólicos. In: XVII Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP, 2009, São Paulo. XVII Congresso de Iniciação Científica PIBIC, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Interação entre os ortólogos de Alba e TOR em Trypanosoma brucei, Descrição: Objetivos específicos - Construção de plasmídeos para expressão do domínio PDZ da TOR3 e Alba3; - Obtenção de parasitas (T. brucei) transgênicos com Alba3 e TOR3 endógenas etiquetada (GFP, HA e Myc) para ensaios de imunofluerescência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Ferreira de Souza - Integrante / Sergio Schenkman - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Construção de deleção de TbeIF2K3 em T. brucei, Descrição: Será obtido um modelo para estudo da função de TbeIF2K3 através de deleção de sua sequencia codificante em T. brucei. Parasitas deletados para ambas as cópias desse gene serão obtidos à partir de construções contendo sequencia codificante para resistência a uma droga (blasticidina ou puromicina) flanqueada pelas sequencias das regiões 5' e 3' não codificadoras adjacentes ao gene de TbeIF2K3. Processo: 2010/11706-3. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Ferreira de Souza - Integrante / Beatriz Amaral de Castilho - Coordenador / Carla Cristi Del Campo Avila - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Estudo da expressão de TbeIF2K3, uma potencial quinase de eIF2alfa de Trypanosoma brucei, Descrição: A regulação do início de tradução mediante fosforilação da subunidade alfa do fator eucariótico do início de tradução 2 (eIF2) é um evento crucial nos programas de resposta a estresses em eucariotos. As quinases de eIF2alfa descritas são responsivas a diversas condições como carência de aminoácidos (GCN2), deficiência de heme (HRI) e dobramento incorreto de proteínas no retículo endoplasmático (PERK). Tripanossomatídeos, protozoários flagelados pertencentes à ordem Kinetoplastidae, são organismos que possuem diversas características peculiares como o trans-splicing, edição de RNA mitocondrial bem como uma organização do DNA de sua única mitocôndria bastante incomum: uma rede de anéis concatenados conhecida como cinetoplasto. Alguns destes flagelados, como Leishmania major, Trypanosoma brucei e Trypanosoma cruzi, são agentes etiológicos de severas doenças negligenciadas cuja transmissão se dá por insetos vetores. As alterações morfológicas e bioquímicas sofridas por esses parasitas ao longo de seus ciclos de vida podem ser entendidas como respostas a estresses, por exemplo a mudança de ambiente do inseto vetor para o hospedeiro mamífero, e é plausível que tais eventos moleculares sejam mediados por fosforilação de eIF2alfa. Três potenciais quinases de eIF2 foram identificadas em T. brucei, nomeadas TbeIF2K1-3, e apresentam ortólogos em L. major e T. cruzi. Formas procíclica e sanguínea de T. brucei apresentam transcritos para as três putativas quinases. TbeIF2K1 apresenta arquitetura típica de GCN2. A quinase TbeIF2K2 é uma proteína transmembrana localizada na bolsa flagelar do parasita e seu domínio quinase, em ensaios in vitro, provou ser capaz de fosforilar eIF2alfa de mamífero e levedura. Entretanto, TbeIF2K3, cuja detecção da expressão é enfoque deste projeto, não apresenta semelhança com qualquer quinase descrita de eIF2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Ferreira de Souza - Integrante / Beatriz Amaral de Castilho - Coordenador / Carla Cristi Del Campo Avila - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Perfil lipídico de Candida albicans: comparação entre cepas sensíveis e resistentes a compostos azólicos, Descrição: O aumento de morbidade e mortalidade associado a micoses invasivas, principalmente em pacientes imunocomprometidos vem aumentando o interesse no estudo de moléculas que possam ser utilizadas como alvo para tratamento dessas micoses. Moléculas presentes na parede celular, membrana plasmática e seus intermediários biossintéticos são alvos preferenciais dos principais antifúngicos utilizados. O ergosterol, o principal esterol da membrana plasmática de fungos, é alvo dos compostos azólicos, que inibem um importante passo de sua biossíntese, a 14-alfa-demetilação do lanosterol (ERG 11), catalisada por um citocromo P450. Entretanto, dados da literatura mostram que o uso prolongado de antifúngicos levou ao desenvolvimento de vários mecanismos de resistência aos compostos azólicos, como mutações ou aumento de expressão das enzimas alvo e aumento da expressão de bombas de efluxo ou transportadores MDR. Candida albicans é um exemplo de fungo que apresenta esses mecanismos de resistência a azólicos. Assim, o propósito desse estudo é investigar alterações na composição lipídica de cepas de C. albicans sensíveis e resistentes aos compostos azólicos. Para isso, as cepas foram cultivadas sob diferentes concentrações dos compostos azólicos: cetoconazol, fluconazol, clotrimazol. Observou-se que a cepa 23R de C. albicans, resistente aos compostos azólicos, apresenta menor expressão de ergosterol em relação à cepa ATCC5997. Apresenta também expressão diferenciada de glicolipídeos, sugerindo que os mecanismos que levaram ao desenvolvimento de resistência alteraram não apenas a via biossintética de ergosterol, mas também de glicolipídeos. Resultados também sugerem que os lipídeos expressos pela cepa 23R mas ausentes na ATCC5997 sejam intermediários biossintéticos daqueles cuja expressão fora diminuida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Ferreira de Souza - Integrante / Marcos S. Toledo - Integrante / Hélio K. Takahashi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Butantan, Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA). , Av Vital Brasil, 1500, Butantã, 05503900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 26279731

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2012

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Graduando

Atividades

  • 12/2010 - 12/2011

    Extensão universitária , Cursinho Universitário Jeannine Aboulafia - CUJA, .,Atividade de extensão realizada, Professor de Biologia.

  • 12/2009 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico Leal Prado, Conselho Fiscalizador.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 12/2008 - 11/2010

    Extensão universitária , Cursinho Universitário Jeannine Aboulafia - CUJA, .,Atividade de extensão realizada, Plantonista de Matemática.

  • 05/2009 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Representante discente.

  • 01/2008 - 04/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Comissão de Reforma do Estatuto.,Cargo ou função, Representante discente.

  • 12/2008 - 12/2009

    Direção e administração, Centro Acadêmico Leal Prado, .,Cargo ou função, Coordenador Geral.

  • 01/2008 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Técnico Administrativo, .,Cargo ou função, Representante discente.

  • 11/2007 - 12/2008

    Direção e administração, Centro Acadêmico Leal Prado, .,Cargo ou função, Coordenador de Assuntos Externos.

  • 04/2007 - 12/2008

    Extensão universitária , Programa Cananéia, .,Atividade de extensão realizada, Membro do Programa.

  • 11/2007 - 11/2008

    Direção e administração, Diretório Central dos Estudantes - DCE, .,Cargo ou função, Coordenador de Assistência Estudantil.

2016 - 2017

Instituto Butantan

Vínculo: Estagiário Voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestador de serviços voluntário em Bioinformática sob orientação do Dr Milton Yutaka Nishiyama Jr.

Atividades

  • 04/2016 - 10/2016

    Estágios , Centro de Pesquisa e Formação em Imunologia, Laboratório de Imunologia Aplicada.,Estágio realizado, Treinamento Técnico em Bioinformática.