Carlos Fernando Ferreira Lobo

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado em Demografia pelo NEPO/UNICAMP. Professor Associado do Departamento de Geografia do IGC/UFMG e coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, ambos do IGC/UFMG, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ. Líder do grupo de pesquisa intitulado Geografia Aplicada, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, editor-chefe da Revista Geografias/UFMG e pesquisador bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na subárea de "Geografia da População" e "Geografia dos Transportes", especialmente nas linhas de pesquisa migrações/mobilidade espacial da população, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados a análise espacial.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2005 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Dispersão espacial da população nas Regiões de Influência das principais metrópoles brasileiras
Ralfo Edmundo da Silva Matos. Palavras-chave: Migrações; Dispersão espacial.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Mestrado em Geografia

1999 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento e qualidade de vida; relações entre as variáveis econômicas e os indicadores sociais dos municípios de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Ralfo Edmundo da Silva Matos
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico; Qualidade de Vida.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Geografia - Bacharelado

1998 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento e Qualidade de Vida: Indicadores para o Vale do Jequitinhonha
Orientador: Ralfo Edmundo da Silva Matos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Geografia Licenciatura

1994 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Planejamento Urbano: reflexões e críticas
Orientador: Cássio Eduardo Vianna Hissa
Bolsista do(a): Pró Reitoria de Graduação Ufmg, PROGRAD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Métodos Quantitativos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. . V mostra de trabalhos sobre métodos quantitativos aplicados à análise de sistemas ambientais. 2015. (Outro).

LOBO, Carlos . Encontro de Geografia do Campo das Vertentes. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Encontro Nacional sobre Migrações.A Mobilidade Espacial da População: A Participação da Migração na Pendularidade Metropolitana. 2019. (Encontro).

XVI Simpósio de Geografia Urbana.Dinâmica migratória e mobilidade pendular nas metrópoles brasileiras. 2019. (Simpósio).

PLURIS 2018 - 8 Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Hierarquia e área de influência das centralidades regionais no estado de Minas Gerais: uma proposta com base na oferta do ensino superior. 2018. (Congresso).

XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Centralidades regionais em Minas Gerais: uma proposta com base na oferta do ensino superior. 2018. (Encontro).

X Encontro Nacional sobre Migração.A migração para Minas Gerais: o retorno de mineiros e a imigração paulista nas últimas décadas. 2017. (Encontro).

XII ENANPEGE. Teoria ator-rede: convergências e possibilidades à análise geográfica. 2017. (Congresso).

7 Cengresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. cessibilidade urbana em Belo Horizonte: apontamentos sbre a acessibilidade aos serviçoes de transporte coletivo municipal. 2016. (Congresso).

IX Encontro Nacional sobre Migrações.Mobilidade e dispersão espacial da população: evidências com base na mobilidade pendular metropolitana. 2016. (Encontro).

VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. "Municípios de pequeno porte do Sudeste: dinamismo demográfico e migrações internas". 2016. (Congresso).

XVII Seminário sobre a Economia Mineira.Análise Preliminar sobre Emigração, Desenvolvimento Regional e Desigualdade no Vale do Jequitinhonha. 2016. (Seminário).

XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Fluxos migratórios em municípios de baixa densidade demográfica do Sudeste: uma proposta de classificação. 2016. (Encontro).

20 Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Mobilidade urbana e transporte não motorizado: apontamentos e reflexões com base nas pesquisas Origem e Destino de 2002 e 2012. 2015. (Congresso).

IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES.Infraestrutura rodoviária e mobilidade pendular nas microrregiões de Minas Gerais. 2015. (Encontro).

IX Encontro Nacional sobre Migrações - ABEP.Mobilidade e dispersão espacial da população: evidências com base na mobilidade pendular metropolitana. 2015. (Encontro).

IX Encontro Nacional sobre Migrações - ABEP.nfraestrutura rodoviária e mobilidade pendular nas microrregiões de Minas Gerais. 2015. (Encontro).

XV Encuentro de Geógrafos de América Latina.População e a atividade minerária no município de Conceição do Mato Dentro/MG: análise socioeconômica por meio de dados intercensitários. 2015. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais da ABEP.Dispersão espacial da população na Região de Influência de Belo Horizonte - análise dos municípios de pequeno porte. 2014. (Encontro).

VIII Encontro Nacional sobre Migrações.Rotatividade e Mobilidade Espacial dos Imigrantes Estrangeiros no Brasil. 2013. (Encontro).

V Congreso da ALAP. Migração, rede de cidades e a dinâmica territorial na Região de Influência de Salvador (Brasil). 2012. (Congresso).

XV Encontro sobre a Economia Mineira.Região e regionalização: uma proposta com base no conceito de acessibilidade. 2012. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Centralidade e mobilidade espacial da população: uma metodologia de identificação de perfis regionais com base nos dados do Censo Demográfico de 2010. 2012. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Expansão demográfica dos polos urbanos da Região de Influência de Salvador e movimentos da população derivados dos saldos migratórios dos Censos de 1991, 2000 e 2010. 2012. (Encontro).

IV Congreso ALAP. formalidade e a informalidade dos trabalhadores Latino Americanos no Brasil: uma comparação entre os dados da RAIS e as bases do Censo Demográfico de 2000. 2010. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Mobilidade espacial e social da força de trabalho na Região de Influência de Belo Horizonte. 2010. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Dispersão espacial da população: evidências a partir dos fluxos migratórios na Região de Influência de São Paulo; Mobilidade espacial e social da força de trabalho na Região de Influência de Belo Horizonte.. 2010. (Encontro).

II Congreso Latino Americano de Poblacion. Novas territorialidades e a mobilidade espacial dos imigrantes procedentes do Paraguai residentes no Brasil. 2008. (Congresso).

XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Mobilidade pendular e a centralidade espacial na Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2008. (Encontro).

V Encontro Nacional sobre Migrações.Dinâmica demográfica urbana: crescimento populacional e saldo migratório das Áreas de Ponderação de Belo Horizonte. 2007. (Encontro).

V Encontro Nacional sobre Migrações.Reestruturação do espaço regional e fluxos migratórios na bacia do São Francisco. 2007. (Encontro).

XI Encontro Nacional da Anpur.Região, população e territorialidades chaves da rede de cidades da bacia do São Francisco.. 2007. (Encontro).

I Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población. Conexões geográficas e movimentos migratórios internacionais no Brasil meridional. 2004. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Inversão no balanço migratório mineiro: as trocas populacionais entre Minas e São Paulo. 2004. (Encontro).

Encontro transdisciplinar Espaço e População.Pobreza urbana e a dimensão socioespacial nos processsos de redistribuição da população em periferias de Belo Horizonte. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vanilson Cosme Oliveira Couto

LOBO, C.; CARDOSO, L.; MENDONCA, J. G.; CARVALHO, P. F. B.. Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte público: equidades em Belo Horizonte e no Vetor norte metropolitano. 2020. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Clarissa Malard Sales

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; CALAZANS, P. M. P.. Modelagem para a Estimativa de Danos Causados nos Domicílios por Rompimento de Barragens: Uma Aplicação do Modelo HEC-FIA ao Evento de Fundão. 2020. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristiano Silva de Moura

CARVALHO, P. F. B.; ALVIM, A. M. M.;LOBO, Carlos; MOREIRA, A. A. M.. Análise da vulnerabilidade da criança na Mesorregião do Jequitinhonha e no município de Montes Claros. 2020. Dissertação (Mestrado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Francisco do Nascimento Pinto

LOBO, Carlos; GARCIA, RICARDO ALEXANDRINO; NOBREGA, R. A. A.; CARDOSO, L.; AMARAL, M. C.. Mobilidade urbana sustentável: um modelo para estimar a ciclabilidade viária de Belo Horizonte/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Júlio Cesar Tavares de Paiva Silva

MACEDO, D. R.; REIS, D. S.;LOBO, Carlos; BARBIERI, A. F.; GARCIA, R. C.. Análise da morfologia urbana e caracterização dos vetores de expansão nas capitais regionais da região de influência de Belo Horizonte (2000 - 2010). 2019. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Juarez Ferreira de Araújo

LOPES, F. W. A.;LOBO, Carlos; LIMA, S. C. R. B.. Incidência de doenças diarreicas na bacia do rio Doce e possíveis relações com infraestrutura de saneamento e o rompimento da barragem do Fundão - Mariana/MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Davidson da Fonseca Gaspar Veras

CARDOSO, L.;LOBO, Carlos; CARVALHO, P. F. B.; GOUVEA, R. G.; BAPTISTA NETO, O.. Novos olhares sobre o pedestrianismo em Belo Horizonte: a caminhabilidade percebida através de uma metodologia de aplicação por dados secundários. 2019. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Diogo de Castro Guadalupe

LOBO, CarlosGARCIA, R. A.; MOURA, A. C. M.; MACEDO, D. R.; REIS, D. S.. Modelagem e análise espacial da paisagem urbana de Divinópolis/MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tatiana Cristina Brant

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; NUNES, M. A.. Migração no Vale do Jequitinhonha, efeitos sobre o crescimento demográfico e correlações com o desenvolvimento regional no período de 2000 e 2010. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Pricila Garcia Marques

ALVIM, A. M. M.; CARVALHO, P. F. B.; DINIZ, A. A. M.;LOBO, Carlos. Nanuque na hierarquia de cidades da região de tríplice fonteira (MG, BA e ES) no ano 2010. 2018. Dissertação (Mestrado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Giovanni Cândido Miranda

LOBO, CarlosGARCIA, R. A.; CARDOSO, L.; NOBREGA, R. A. A.. Mobilidade urbana por ônibus em Belo Horizonte: uma proposta de modelo preditivo de viagens e fluxos. 2018. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Maria Gilda Salles Bachi

RIBEIRO, S. M. C.; SAADI, A.;LOBO, Carlos; HERMES, J.. Paisagem e Turismo: mapeamento e modelagem dos serviços ecossistêmicos culturais da Estância Climática de Monte Verde/MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Braga Brandani

LOBO, C.; FONSECA, B. M.; TIMBO, M.;ASSIS, W. L.. Análise espacial da restrição ambiental a expansão urbana em Itabira/MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Medeiros de Castro e Silva

CARDOSO, L.;LOBO, Carlos; MACEDO, D. R.. As palavras e o concreto no planejamento do transporte em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Taís Gonçalves Neto Costa

LOBO, C.MATOS, R. E. S.; AMORIM FILHO, O. B.;SOARES, W.. Crescimento demográfico e saneamento básio nas capitais regionais do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana d´Ávila Fonseca Paiva de Paula Freitas

GARCIA, R. A.LOBO, C.; MACEDO, D. R.; CAMPOS, M. C. S.. Avaliação de variáveis físicas ede qualidade das águas em reservatórios de usinas hidrelétricas de Minas Gerais para gestão das águas no Estado. 2017. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ícaro Neri Pereira de Souza

NOBREGA, R. A. A.; CARDOSO, L.;LOBO, Carlos; RESENDE, P. T. V.. Modelagem da relação da rede ferroviária de transportes e das mudanças na cobertura do solo na divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Lúcia Nogueira Medeiros

LOBO, Carlos; PALHARES, V. L.; PADUA, D. L. C. T.; GROSSI, M. L. A.; DEUS, J. A. S.. A lenta dança do mar na costa ou uma leitura sensível da grafia das ondas. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Haroldo Junior Martins Cardoso

LOBO, Carlos; GIANASI, L. M.;SOARES, W.; ALVES, F. D.. Mobilidade sazonal da população na cafeicultura: análise socioespacial do fluxo de trabalhadores no município Carmo do Rio Claro/MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Priscilla Dutra Dias Viola

CARDOSO, L.;LOBO, Carlos; AMARAL, M. C.; LEIVA, G. C.. Potencial de viagens por bicicleta em Belo Horizonte: um estudo exploratório da Pesquisa Origem e Destino de 2012. 2017. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natália Fahel

MAGALHÃES, D. A. VLOBO, Carlos; CARDOSO, L.; SOUZA, A. A.. Qualidade de vida urbana no município de Belo Horizonte: modelo para confronto entre informações subjetivas e indicadores quantitativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tereza Cristina de Azevedo Bernardes Faria

GARCIA, R. A.LOBO, CarlosBRAGA, F. G.. Modelagem das regiões brasileiras segundo o modelo econômico-demográfico de acessibilidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Sena Lara

LOBO, CarlosGARCIA, R. A.BRAGA, F. G.; NOBREGA, R. A. A.. Análise ambiental da expansão urbana em Conceição do Mato Dentre/MG: os efeitos da migração influenciada pela atividade minerária. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rauf Rodrigues Soares

CARDOSO, L.;MAGALHÃES, D. A. VLOBO, Carlos; PORTO, M. F.. Descrição e análise de práticas de sustentabilidade de operadores logístico no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ivânia Linhares de Almeida

LOBO, Carlos; CARDOSO, L.; MENDONCA, J. G.; PORTO, M. F.. Entre o legal e o real: a pendularidade como instrumento de apoio à decisão sobre a conformação das regiões metropolitanas no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ítalo Sousa de Sena

RUCHKYS, U.;LOBO, CarlosGARCIA, R. A.FIGUEIREDO, M. A.; MOURA, A. C. M.. Análise do Potencial Geoturístico da Região Central da Área de Proteção Ambiental Carste Lagoa Santa - MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ítalo Sousa de Sena

AZEVEDO, U. R.;LOBO, CarlosGARCIA, R. A.FIGUEIREDO, M. A.; MOURA, A. C. M.. Análise do Potencial Geoturístico da Região Central da Área de Proteção Ambiental Carste Lagoa Santa - MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Felipe Bertelli

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; LEAL FILHO, R. S.. Especialização das indústrias em Minas Gerais: os arranjos produtivos locais e sua relação com os movimentos populacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Diego Ferreira Fonseca

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; SOARES, F.; TIMBO, M.. Padrões e modelagem espacial dos tributos imobiliários em Belo Horizonte: uma ferramenta ao planejamento urbano. 2014. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Coelho de Carvalho

RIGOTTI, J. I. R.; CARVALHO, J. A. M.;LOBO, Carlos; UMBELINO, G. J. M.. As migrações nas cidades médias de Minas Gerais e seus impactos no crescimento e na composição por sexo e idade da população no período 1980-2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lauro Magalhaes Fraguas

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; TIMBO, M.. Modelo de dinâmica do uso e cobertura da terra para o Departamento de Madre de Dios, Peru. 2012. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Eduardo Alves Borges da Silva

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; FEITOSA, F. F.. Índice de qualidade do saneamento ambiental aplicado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edivaldo Fernandes Ramos

MATOS, R. E. S.SOARES, W.; NOGUEIRA, M.;GARCIA, R. A.LOBO, Carlos. Para onde vão as cidades médias? Uma análise a partir dos papéis e tendências de um grupo de cidades médias brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Santiago Soares

LOBO, CarlosSOARES, W.; DINIZ, A. A. M.; OLIVEIRA JUNIOR, A.; DOTA, E. M.. Flexibilização da oferta do ensino superior: mobilidade espacial de estudantes e as conexões geográficas em Minas Gerais. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

LOBO, CSOARES, W.; MALTA, G. A. P.; MUCIDA, D. P.; MATTOS, A. L. L. B.. A produção do turismo de Diamantina/MG: uma abordagem com base nas redes sociotécnicas. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nayhara Freitas Martins Gomes

MATOS, R. E. S.LOBO, Carlos; CARVALHO, P. F. B.;SOARES, W.; FERREIRA, R. N.; BATELLA, W. B.. Municípios de pequeno porte do sudeste brasileiro: dinâmica migratória e aspectos econômicos. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Henrique Wenerbach Guerra

DINIZ, A. A. M.; ALVIM, A. M. M.; CARVALHO, P. F. B.;LOBO, Carlos; SENA FILHO, N.. Análise espacial dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas na área urbana de Caratinga/MG entre 2011 e 2017. 2019. Tese (Doutorado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Lídia Milhomem Pereira

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; NUNES, M. A.; NOBREGA, R. A. A.; SILVA, P. E. A. B.. Desigualdades socioespaciais de Goiânia/GO: análise com base nos setores censitários subnormais. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Antunes Lessa

LOBO, C; CARDOSO, L.; CARVALHO, P. F. B.; COSTA, H. S. M.; MENDONCA, J. G.;OLIVEIRA, L. K.; AMARAL, M. C.. Acessibilidade e mobilidade ao transporte coletivo por ônibus: evidências e contradições o caso de Belo Horizonte/MG. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Augusto Pereira Malta

SOARES, W.; FARIA, D. M. C. P.;LOBO, CarlosGARCIA, R. A.; RODRIGUES, R. N.; SANTOS, G. E. O.. O turismo como projeto político e sua capacidade de indução ao desenvolvimento econômico e redução da pobreza: destinos indutores ou concentradores do desenvolvimento turístico regional em Minas Gerais?. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Azevedo Pampanelli Lucas

RIGOTTI, J. I. R.; GUEDES, G. R.;LOBO, Carlos; CARVALHO, P. F. B.; BRITO, F. R. A.; BARBIERI, A. F.; CARVALHO, R. C.. As transformações recentes da dinâmica migratória no Nordeste do Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Alves Siqueira

GARCIA, R. A.LOBO, CarlosMATOS, R. E. S.BRAGA, F. G.; RIBEIRO, S. M. C.; VIANA, R. M.. O adensamento do espaço urbano: as promessas da cidade compacta. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Flávia Pires Barbosa

SOARES, W.; RODRIGUES, R. N.;LOBO, Carlos; DEUS, J. A. S.; AGUIRRE, M. A. C.; SANTOS, A. S. P.. Turismo Solidário, Capital Social e Desenvolvimento no Município do Serro/MG. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Nunes Ferreira

Ralfo MatosGARCIA, R. A.LOBO, CarlosBRAGA, F. G.; DINIZ, A. A. M.; MARQUES, M. L. A.. O que o dinheiro não compra: desigualdade e bem-estar social nos municípios brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Antônio Nunes

GARCIA, R. A.MATOS, R. E. S.LOBO, C.; RODRIGUES, R. N.; REIS, D. S.; MARTINS, M. L.. Emancipações distritais e sustentabilidade: uma análise baseada no Índice de Sustentabilidade Municipal. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gil Carlos Silveira Porto

MATOS, R. E. S.LOBO, Carlos; NOGUEIRA, M.; ANDRADE, A. B.; SILVA, M. A.. Dimensões da rede de localiades centrais da Bahia e a dicussão da macrocefalia urbana de Salvador entre 1822 e 2010. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriana Mota Barbosa

MATOS, R. E. S.LOBO, Carlos; RIGOTTI, J. I. R.; AMORIM, C. C.; PINTO, V. P. S.. Educação, desenvolvimento e migração em cidades médias de Minas Gerais equipadas com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniele Gomes Ferreira

ASSIS, E. S.; ALBUQUERQUE, T. T. A.; RAIA, A.;LOBO, CarlosASSIS, W. L.. A relação entre a superfície urbana e a temperatura de superfície derivada de satélite. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Santiago Soares

LOBO, CarlosGARCIA, R. A.; DOTA, E. M.; OLIVEIRA JUNIOR, A.. Flexibilização da oferta do ensino superior: conexões geográficas entre os centros regionais no interior de Minas Gerais. 2019.

Aluno: Daniela Antunes Lessa

LOBO, Carlos; CARDOSO, L.; MENDONCA, J. G.; AMARAL, M. C.. Acessibilidade e mobilidade espacial da população: evidências e contradições no caso de Belo Horizonte/MG. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Alves Siqueira

GARCIA, R. A.LOBO, C.; JARDIM, C. H.; VIANA, R. M.. Verticalização no espaço urbano: as promessas da cidade compacta. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nayhara Freitas Martins Gomes

MATOS, R. E. S.LOBO, C.; NOGUEIRA, M.; BATELLA, W. B.. Dinâmica demográfica e (re)produção do espaço em pequenos municípios do sudeste brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lídia Milhomem Pereira

GARCIA, R. A.LOBO, C.; MIRANDA-RIBEIRO, A.. UMA ANÁLISE SOCIOESPACIAL SOBRE OS AGLOMERADOS SUBNORMAIS EM GOIÂNIA-GO (1980-2010). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

LOBO, C.MATOS, R. E. S.; COUTINHO, F. A.; GANDARA, J. M. G.. O espaço turístico de Diamantina/MG: uma abordagem com base nas redes sociotécnicas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Nunes Ferreira

MATOS, Ralfo;GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; MARQUES, M. L. A.. O que o dinheiro não compra: desigualdade e bem- estar social nos municípios brasileiros. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gil Carlos Silveira Porto

MATOS, R. E. S.SOARES, W.LOBO, Carlos; ANDRADE, A. B.. A rede urbana da Bahia em dois tempos longos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernando Gomes Braga

LOBO, CarlosMATOS, R. E. S.; REZENDE, D. F.; BARBIERI, A.; GOLGHER, A. B.. Conexões territoriais e redes migratórias: uma análise dos novos padrões da migração interna e internacional no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Erica Leticia Araújo Rangel de Abreu, e outros

LOBO, CarlosSOUZA, J. B.; FREITAS, Christain Rezende de. Aplicação de Geoprocessamento em Estudo de Diagnóstico Ambiental. Estudo de Caso: São Brás do Suaçuí. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Alysson De Paula Reis, Renata Cristina Mota de Brito

LOBO, CarlosSOUZA, J. B.; DINIZ, Alisson Duarte. Migração da base de dados geográficos do ambiente CAD para o ambiente GIS. O caso do plano diretor do município de Rio Acima, MG. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

LOBO, CarlosSOUZA, J. B.; FREITAS, Christain Rezende de. Geoprocessamento aplicado na análise ambiental em áreas com susceptibilidade à erosão do solo na sub?bacia Olhos D?água, Belo Horizonte (MG). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Carolina Ranieri Barbosa, Renata Aguiar Ferreira

LOBO, CarlosSOUZA, J. B.. O Geoprocessamento na espacialização do Aedes Aegypti na fase larvária na Regional Norte do município de Belo Horizonte. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Thiago Andrade de Sena

LOBO, CarlosFIGUEIREDO, M. A.. Mapeamento dos principais docos erosivos nos bairros Buritis e Estoril. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Priscila Oliveira Santos

LOBO, CarlosSOARES, W.; NUNES, M. A.. Emancipação distrital e autossuficiência orçamentária: realidade, mito ou utopia?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Augusto Amaral

LOBO, Carlos; CARDOSO, L.; SOARES, R. S.. A reestruturação regional da rede de cidades e a mobilidade pendular laboral nas capitais regionais de Minas Gerais: uma análise dos casos de Juiz de Fora e Montes Claros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Siqueira Dias Naves Caldeira

GARCIA, R. A.MATOS, R. E. S.LOBO, C.. Nexos Causais, teorias migratórias e interpretação de dados: uma visão sobre a imigração chinesa no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lídia Marina Benícia Comini

LOBO, C.; GARCIA, RICARDO ALEXANDRINO;HORTA, C.. Refugiados no Brasil: um país aberto?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Franscisco do Nascimento Pinto

LOBO, C.GARCIA, R. A.; CARDOSO, L.. A bicicleta e a mobilidade urbana: a influência da infraestrutura cicloviária nos deslocamentos por bicicleta em Belo Horizonte/MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lorena Luara Duarte Costa

FARIA, D. M. C. P.;LOBO, C.; LIMA, B.. Análise do Turismo Residencial e seus Impactos nas Sociedades do Nordeste do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aluísio Magalhães Fernandes

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; COELHO, F. M.. Possibilidades de articulação entre Milton Santos e David Harvey. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Valdo Lúcio Oliveira Júnior

LOBO, CarlosHORTA, C.; FERREIRA, A. V. B.. As ocupações urbanas: reflexões com base na experiência da ocupação Dandara, Belo Horizonte/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Thiago Oliveira Pires

LOBO, CarlosFONSECA, D. F.. As operações urbanas e a habitação de interesse social: o conflito no/pelo espaço na região do Isidoro, Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Gontijo Araújo

LOBO, CarlosSOARES, W.; CARDOSO, L.. Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo em Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wigles Leonardo Soares Nogueira

HORTA, C.LOBO, Carlos; FERREIRA, A. V. B.. Contradições da doutrina de segurança nacional no Peru - 1968-1965. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cassius Clay Moreira

DEUS, J. A. S.; GIANASI, L. M.;LOBO, Carlos. O desenvolvimento econômico da mesorregião do Centro Oeste Mineiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wagner Dias Ferreira

SOARES, W.; FARIA, S. D.;LOBO, Carlos. A expansão territorial da Igreja Batista na região metropolitana de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lilian Cristina Guimarães Silva

NOBREGA, R. A. A.; NERO, M. A.;LOBO, C.. Projeto de expansão do BRT em Belo Horizonte: Análise de Redes e Sistemas Integrados de Transportes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Davidson da Fonseca Gaspar Veras

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; CARDOSO, L.. Acessibilidade urbana e desigualdade em Belo Horizonte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabricio Rangel de Oliveira

GARCIA, R. A.LOBO, CarlosBRAGA, F. G.. Complexidade econômica: uma análise das mesorregiões de MG entre os anos de 2000 e 2012. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiza Franco Barroso

OLIVEIRA, L. K.; CARDOSO, L.;LOBO, Carlos. Avaliação da utilização de dados secundários para o planejamento do transporte de carga urbana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tereza Cristina de Azevedo Bernardes Faria

GARCIA, R. A.HORTA, C.LOBO, Carlos. Região e regionalização: uma proposta com base no critério de acessibilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Felipe Bertelli de Oliveira

GARCIA, R. A.LOBO, Carlos; COSTA, H. S. M.. Espacialização da indústria em Minas Gerais: dinâmica e transformações da estrutura produtiva da atividade industrial (1980-2000). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Matheus Henrique Fernandes Valle

MATOS, R. E. S.GARCIA, R. A.LOBO, Carlos. Caracterização socioeconômica e demográfica dos Municípios Mineiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alfredo Costa

MATOS, R. E. S.GARCIA, R. A.LOBO, Carlos. Aplicação do índice de potencial de inserção municipal na Amazônia Legal: análise e constatações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Silva de Oliveira

LOBO, Carlos; MATOS, Ralfo;GARCIA, R. A.. Caracterização da dinâmica demográfica da Amazônia legal e projeção populacional municIpal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Antônio Santos Gomes

CARDOSO, L.;LOBO, Carlos. Análise do trânsito e do transporte do Bairro Serra. 2009.

Aluno: Sandro dos Santos Guimarães

CARDOSO, L.;LOBO, Carlos. Viadutos urbanos e as transformações do espaço. 2009.

Aluno: Elizabeth Moreira de Freitas

LOBO, CarlosBUENO, G. T.. O uso do geoprocessamento como recurso para levantamento físico da área atingida pela lei de gestão de Florestas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Bruna Murta Lemos

LOBO, Carlos; CARDOSO, L.. A influência socioeconômica das confecções no Município de Divinópolis (MG). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Ana Lúcia Félix, Nélida Mara Menezes

LOBO, CarlosASSIS, W. L.. Água ? a gestão é necessária ? olhar na Bacia do Rio das Velhas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Denise Ananias Oliveira, Sílvia Jussara Duarte

LOBO, Carlos; FARIA. Fabiana. Mapeamento das cachoeiras no entorno do Parque Estadual Pico do Itambé, município de Santo Antônio do Itambé. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Éder Vinicius P

LOBO, CarlosSOUZA, J. B.. Silva.Implantação do Aterro Sanitário em Lagoa da Prata. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

PORTUGUEZ, A. P.;LOBO, C; BARBOSA, T.. Membro titular da comissão examinadora de concurso público para professor efetivo. 2019. Universidade do Estado de Minas Gerais.

LOBO, Carlos; ROCHA, M. M. S.; SANTOS, T. A.. Membro titular da comissão examinadora de concurso público para professor Adjunto. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.

LOBO, CarlosGARCIA, R. A.; FARIA, D. M. C. P.; RIGOTTI, J. I. R.; DINIZ, A. A. M.. Membro titular da comissão examinadora do concurso público para professor Adjunto na área de Quantificação em Turismo e Geografia. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

LOBO, Carlos; FERREIRA, A. V. B.; NOGUEIRA, M.; ZAHREDDINE, D.; MENEZES, M. L. P.. Membro titular da comissão examinadora do concurso público para professor Adjunto na área de Geografia Regional. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

LOBO, Carlos; COSTA, G. M.; NOGUEIRA, M.. Membro titular da comissão examinadora do concurso público para Professor Substituto de Geografia Urbana do IGC/UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

LOBO, Carlos; JARDIM, H. L.; SAMPAIO, J. L. D.; FREITAS, M. I. C.;GARCIA, R. A.. Membro titular da comissão examinadora do concurso público para professor Adjunto na área de Geoprocessamento Aplicado a Geografia. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Irineu Rangel Rigotti

Matos, R. E.; Nogueira, M.; SOARES, W.; Becker, O. M. S.;RIGOTTI, J. I. R.. Dispersão espacial da população brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

José Irineu Rangel Rigotti

Matos, R. E.; Nogueira, M.;RIGOTTI, J. I. R.. Migrações internas e dispersão espacial da população brasileira. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberto Célio Valadão

MATOS, R. E. S.;VALADÃO, R. C.. Desenvolvimento e qualidade de vida: reflexões a partir dos indicadores de Minas Gerais. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ralfo Edmundo da Silva Matos

MATOS, Ralfo.; COSTA, Heloísa S M. Desenvolvimento e qualidade de vida: reflexões a partir de indicadores de Minas Gerais. 2000. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ralfo Edmundo da Silva Matos

RIGOTTI, J. I. R.;NOGUEIRA, MarlySOARES, Weber; BECKER, O.;MATOS, Ralfo.. Dispersão espacial da população brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Weber Soares

MATOS, R. E. S.; NOGUEIRA, M.;SOARES, Weber; RIGOTTI, José Irineu Rangel; BECKER, O. M. S.. Dispersão espacial da população brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Geografia - IGC/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Weber Soares

MATOS, R. E. S.SOARES, Weber; RIGOTTI, José Irineu Rangel. Migrações internas e dispersão espacial da população brasileira. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Geografia - IGC/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Augusto Pereira Prates

PRATES, A. A. P.. Desenvolvimento e Qualidade de Vida: relações entre as variáveis econômicas e os indicadores sociais dos municípios de Minas Gerais. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre Magno Alves Diniz

DINIZ, A. M. A.; MATTOS, Ralfo Edmundo; ROGDRIGES, Roberto Do Nascimento; PRATES, Antônio Augusto. Análise do Índice de Qualidade de Vida em Minas Gerais. 2001. Dissertação (Mestrado em Geog) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marly Nogueira

MATOS, R. E. S.NOGUEIRA, MarlyRIGOTTI, José Irineu RangelBECKER, O. M. S.. Dispersão Espacial da População Brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografa) - Instituto de Geociências - UFMG.

Roberto do Nascimento Rodrigues

LOBO, C. F. F.;RODRIGUES, R. N.. Desenvolvimento e qualidade de vida; relações entre as variáveis econômicas e os indicadores sociais dos municípios de Minas Gerais. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

LUÍS OTÁVIO ROCHA CASTILHO

A caminhabilidade como instrumento de incentivo ao transporte ativo em grandes centros urbanos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Felipe Fernandes Ladislau

Transporte urbano e mobilidade: a influencia das estações de integração do sistema MOVE; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leonardo Pita Figueiredo

A interferência da criminalidade na acessibilidade ao transporte público coletivo rodoviário em Belo Horiozonte/MG; Início: 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Bárbara Abreu Matos

Acessibilidade e o direito ao espaço urbano: análise com base no caso de Belo Horizonte/MG; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Eduardo Campos Araujo Klein

Do Oiapoque à Jiangxi: a espacialidade da imigração chinesa e o comércio popular em Belo Horizonte; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Isabela Lopes Meneses

A expansão do ensino superior e a mobilidade espacial da população nos centros regionais do interior de Minas Gerais; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Guilherme Francisco do Nascimento Pinto

Mobilidade urbana sustentável: um modelo para estimar a ciclabilidade viária de Belo Horizonte/MG; 2020; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Vanilson Cosme Oliveira Couto

Alternativas técnicas para o deslocamento de pessoas no âmbito da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); 2020; Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Diogo de Castro Guadalupe

Modelagem e análise da paisagem urbana de Divinópolis/MG; 2019; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Gabriel Luís Nogueira de Oliveira

Projeção de população utilizando GWR; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Davidson da Fonseca Gaspar Veras

Novos olhares sobre o pedestrianismo em Belo Horizonte: a caminhabilidade percebida através de uma metodologia de aplicação por dados secundários; 2019; Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Guilherme Braga Brandani

Análise espacial da restrição ambiental a expansão urbana em Itabira/MG; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Giovanni Cândido Miranda

Mobilidade urbana por ônibus em Belo Horizonte: uma proposta de modelo preditivo de viagens e fluxos; 2018; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Haroldo Junior Martins Cardoso

Mobilidade sazonal da população na cafeicultura: análise socioespacial do fluxo de trabalhadores no município Carmo do Rio Claro/MG; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Mariana d'Ávila Fonseca Paiva de Paula Freitas

Avaliação de variáveis físicas ede qualidade das águas em reservatórios de usinas hidrelétricas de Minas Gerais para gestão das águas no Estado; 2017; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Priscilla Dutra Dias Viola

Potencial de viagens por bicicleta em Belo Horizonte: um estudo exploratório da Pesquisa Origem e Destino de 2012; 2017; Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Taís Gonçalves Neto Costa

Crescimento demográfico e saneamento básio nas capitais regionais do Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Ivânia Linhares de Almeida

Entre o legal e o real: a pendularidade como instrumento de apoio à decisão sobre a conformação das regiões metropolitanas no Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Aline Lúcia Nogueira Medeiros

Encontro do ser com o mar: realidade em composição; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Diego Ferreira Fonseca

Padrões e modelagem espacial dos tributos imobiliários em Belo Horizonte: uma ferramenta de auxílio ao planejamento urbano; 2014; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Weslley Antônio Tadeu Monteiro Cantelmo

Desenvolvimento econômico e a produção do território no Brasil: as promessas do territorialismo competitivo; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Ítalo Sousa de Sena

Singularidades Geológicas e Históricas como Atrativo Geoturístico da Gruta Casa da Pedra, Município de São João Del-Rei, MG; 2014; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Mariana Sena Lara

Modelagem da expansão urbana na Microrregião Geográfica de Conceição do Mato Dentro/; 2013; Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Rafael Santiago Soares

Flexibilização da oferta do ensino superior: mobilidade espacial de estudantes e as conexões geográficas em Minas Gerais; 2020; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A produção do turismo de Diamantina/MG: uma abordagem com base nas redes sociotécnicas; 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Daniela Antunes Lessa

Transporte e mobilidade urbana em Belo Horizonte; 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Nayhara Freitas Martins Gomes

Migrações de origem rural no Brasil; 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Lídia Milhomem Pereira

Desigualdades socioespaciais de Goiânia/GO: análise com base nos setores censitários subnormais; 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Renata Alves Siqueira

O adensamento do espaço urbano: as promessas da cidade compacta; 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Paulo Fernando Braga Carvalho

2018; Universidade Federal de Minas Gerais,; Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Fernando Odilon de Souza

A bicicleta e a mobilidade urbana em Belo Horizonte/MG; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Fernanda Lopes Souza, Jeferson Pontes de Sá , e outros

Estudo da susceptibilidade erosiva na Bacia do Córrego Cercadinho utilizando técnicas de geoprocessamento; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Priscila Oliveira Santos

Emancipação distrital e autossuficiência orçamentária: realidade, mito ou utopia?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Rafael Augusto Amaral

A reestruturação regional da rede de cidades e a mobilidade pendular laboral nas capitais regionais de Minas Gerais: uma análise dos casos de Juiz de Fora e Montes Claros; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Dalila Cristina Costa

dilemas e contradições do planejamento em cidades pequenas: análise com base nos planos diretores na Região Metropolitana de Belo Horizonte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Bruno Gontijo Araújo

Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo em Belo Horizonte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Lídia Marina Benícia Comini

A Geografia dos refugiados no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Guilherme Francisco do Nascimento Pinto

As ciclovias e mobilidade urbana em Belo Horizonte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Valdo Lúcio Oliveira Júnior

As ocupações urbanas: reflexões com base na experiência da ocupação Dandara, Belo Horizonte/MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

André Thiago Oliveira Pires

As operações urbanas e a habitação de interesse social: o conflito no/pelo espaço na região do Isidoro, Belo Horizonte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Maria Elba Borges de Azevedo

A produção de café e a mobilidade da força de trabalho no município de Campos Gerais/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Fabio Ribeiro e Silva

A companhia industrial Belo Horizonte:um olhar na perspectiva da Geografia Urbana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Anibal Félix BArbosa

A migração e a preservação do patrimônio histórico/cultural no município de Sabará/MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Jesus Fernandes de Souza

A implantação do distrito industrial Juventino Dias em Contagem: desenvolvimento, estagnação e ressurgimento a partir da reestruturação produtiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Tatiana Maria Eugênio Lourenço

Perfil populacional dos moradores do bairro bela vista ? Conselheiro Lafaiete (MG); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Bruno Félix de Souza

Identidade espacial e territorilidade cultural: o caso do Palácio das Artes ? BH/MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Fábio Fernandes da Cunha

Segregação espacial em Belo Horizonte/MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Simone Fonseca Alves

Modelagem espacial para análise da densidade demográfica na bacia do Córrego Cercadinho, Belo Horizonte/MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Guilherme Caminha Torres, Maíla Carvalho Costa

Migração Intraurbana: o caso co Bairro Buritis em Belo Horizonte/MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Flávio D

Ferreira, Juliano F; de Faria; Caracterização dos impactos socioeconômicos no município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, resultantes das atividades da Mina de Brucutu; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Marina dos Santos Mendes e Thiago Guedes Barbosa

Centralidade e dependência econômica dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Pedro Valle de Carvalho e Oliveira

A rede de localidades centrais na região do médio noroeste baiano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Vinícius Pimenta Reis

Espacialidade e territorialidades nos butecos dos bairros de Santa Tereza e Buritis - Belo Horizonte/MG; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Cristiano Petres Gonçalves Rebula, Wildner Coelho de freita

Impactos econômicos e espaciais naevolução recente do parque siderúrgico da microrregião de Sete Lagoas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Marcelo de Almeida Duarte

Perfil sócio-econômico dos estudantes de Geografia e Análise Ambiental do Unicentro de Belo Horizonte: as intenções com sua escolha acadêmica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Maximiliano Vale de Resende Lara

Análise dos indicadores sócio-econômicos da micro-região de São João del Rei - MG; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Guilherme Sousa Ferreira e Márcio Francisco Sampaio

Fluxos migratórios em Minas Gerais: características das trocas populacionais entre o núcleo, a periferia metropolitana de Belo Horizonte e as Regiões de Planejamento de Minas Gerais nas últimas duas décadas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Marcelo Pereira Leite

Crescimento urbano e distribuição de áreas verdes em Belo Horizonte; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Flávio de Souza Alves e Paulo Henrique Rabelo Luz

Implantação de sistemas de geoprocessamento na Prefeitura Municipal de Betim; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Maria José Alves e Patrícia Azevedo

A ferramenta SIG e sua utilização; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Rinaldo Rufino e Ronaldo Abreu Gonçalves

Possíveis impactos causados pela implantação do Itaú Plaza Shopping na Vila Itaú Contagem-MG; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Bárbara Alves Nascimento

expansão do ensino superior e a mobilidade espacial da população nos centros regionais do interior de Minas Gerais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Ícaro Belém Horta

A expansão do ensino superior e a mobilidade espacial da população nos centros regionais do interior de Minas Gerais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Eduardo Augusto Nogueira Guimarães

Mobilidade espacial da população na periferia metropolitana de Belo Horizonte; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Guilherme Francisco do Nascimento Pinto

Mobilidade espacial da população na Região de Metropolitana de Belo Horizonte; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Lídia Marina Benícia Comini

Migrações e a mobilidade pendular da população na Região de Influência de Belo Horizonte; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Lilian Cristina Guimarães Silva

Migrações e a mobilidade pendular da população na Região de Influência de Belo Horizonte; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Tamara Macedo Lima da Silva

Migrações e a mobilidade pendular da população na região de influência de Belo Horizonte; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró Reitoria de Graduação Ufmg; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Jadna Téssia Oliveira

Mobilidade espacial da população na Região de Influência de São João Del-Rei; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Pedro Valle de Carvalho e Oliveira

População e Territorialidades Chaves na Rede de Cidades da Bacia do São Francisco; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Análise Ambilental) - Centro Universitário de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlos Fernando Ferreira Lobo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cássio Eduardo Viana Hissa

O planejamento urbano e a geografia: reflexões teóricas; 1996; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Cássio Eduardo Viana Hissa;

Cássio Eduardo Viana Hissa

Teorias do Planejamento Urbano: focalizando a geografia; 1995; 32 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cássio Eduardo Viana Hissa;

Ralfo Edmundo da Silva Matos

Dispersão espacial da população brasileira; 2009; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Ralfo Edmundo da Silva Matos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LESSA, D. A. ; GOES, P. ; OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, R. L. M. ; LOBO, Carlos ; BARROS, T. . Relações espaciais e a atratividade territorial dos lugares centrais em Belo Horizonte, Brasil. REVISTA PORTUGUESA DE ESTUDOS REGIONAIS , v. 54, p. 19-29, 2020.

  • COSTA, T. G. N. ; LOBO, Carlos ; SOARES, W. . Condições e Projeções de Acesso ao Saneamento Básico nas Cidades Médias Brasileiras. TERR@ PLURAL (UEPG. ONLINE) , v. 14, p. 1-22, 2020.

  • LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. ; LESSA, D. A. ; MIRANDA, G. C. . Acessibilidade ao sistema de transporte coletivo por ônibus: indicadores para os municípios da periferia metropolitana e os campos de Belo Horizonte.. CUADERNOS DE GEOGRAFÌA , v. 29, p. 190-206, 2020.

  • SOARES, R. S. ; LOBO, Carlos . Nível hierárquico e rede de influência dos centros regionais no interior do estado de Minas Gerais: uma proposta com base na oferta do ensino superior. Caminhos da Geografia (UFU. Online) , v. 21, p. 53-59, 2020.

  • NUNES, M. A. ; LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. . Emancipações distritais e o grau de desenvolvimento humano municipal em Minas Gerais. Geosul , v. 35, p. 64-85, 2020.

  • LESSA, D. A. ; LOBO, Carlos . Mobilidade e a atração de viagens de ônibus da Área Central de Belo Horizonte. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 12, p. 1-17, 2020.

  • FERREIRA, D. G. ; LOBO, Carlos ; ASSIS, W. L. . Temperatura do ar, densidade de volume construído e topografia em Belo Horizonte/MG. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 37, p. 95-107, 2019.

  • VIOLA, P. D. D. ; CARDOSO, L. ; LOBO, Carlos ; LESSA, D. A. ; ABREU, B. R. A. . Potencial de viagens por bicicleta em Belo Horizonte: Uma proposta metodológica com base na Pesquisa Origem e Destino de 2012. REVISTA TRANSPORTE Y TERRITORIO , v. 20, p. 370-386, 2019.

  • LESSA, D. A. ; MIRANDA, G. C. ; LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. . A mobilidade urbana em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil: indicadores e projeções para as viagens por automóveis. REVISTA TRANSPORTE Y TERRITORIO , v. 20, p. 288-306, 2019.

  • LESSA, D. A. ; LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. . Accessibility and urban mobility by bus in Belo Horizonte/Minas Gerais - Brazil. Journal of Transport Geography , v. 77, p. 1-10, 2019.

  • LOBO, Carlos ; CUNHA, J. M. P. . Migração e mobilidade pendular nas áreas de influência das principais metrópoles brasileiras. MERCATOR (FORTALEZA. ONLINE) , v. 18, p. 1-15, 2019.

  • NUNES, M. A. ; GARCIA, R. A. ; LOBO, Carlos . Avaliação da dinâmica social dos municípios mineiros criados após a constituição federal de 1988. Revista Espinhaço , v. 15, p. 36-46, 2019.

  • LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. . EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS EM BELO HORIZONTE/MG: ANÁLISE COM BASE NA PESQUISA ORIGEM E DESTINO DE 2012 / Efficiency of public transport by bus in Belo Horizonte/MG: analysis based on 2012 Household Origin Destination (...). CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 28, p. 25-41, 2018.

  • LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. ; LINHARES, I. . Mobilidade pendular e integração regional: uma metodologia de análise para as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. CADERNOS METRÓPOLE , v. 20, p. 171-189, 2018.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. ; CUNHA, J. M. P. . Mineiros retornados e a corrente de migrantes paulistas: os fluxos de São Paulo para Minas Gerais. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 25, p. 178-197, 2018.

  • LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. ; MATOS, R. E. S. ; GUIMARAES, E. . Mobilidade pendular e autossuficiência econômica na Periferia Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Revista GEOgrafias , v. 26, p. 80-102, 2018.

  • MATOS, Ralfo. ; LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. . Mudanças nas preferências religiosas no Brasil contemporâneo.. Cadernos do Leste , v. 10, p. 3-13, 2018.

  • FERREIRA, Rubens Gonçalves ; CARDOSO, L. ; SOUZA, Antônio Artur ; LOBO, C. . Avaliação do nível de satisfação dos usuários de um sistema de informações sobre tráfego e transportes: o caso do Portal BHTrans. REVISTA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS , v. 145, p. 29-48, 2017.

  • ARAUJO, G. A. ; LOBO, C. . Teoria Ator-rede e an?lise do turismo: um novo paradigma?. Turismo e sociedade , v. 10, p. 1-24, 2017.

  • LOBO, C. ; CARDOSO, L. ; LINHARES, I. ; GARCIA, R. A. . Mobilidade pendular e a integração metropolitana: uma proposta metodológica para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG - 2010. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO ? REBEP , v. 34, p. 321-339, 2017.

  • CARDOSO, L. ; BARROS, R. M. ; ALMEIDA, L. A. P. ; ABREU, T. P. ; OLIVEIRA, L. K. ; LOBO, Carlos . A bicicleta como meio de transporte integrado a terminais metropolitanos na região metropolitana de belo horizonte: análise comparativa dos terminais Ibirité, Ressaca (Contagem), Sarzedo e São Benedito (Santa Luzia). REVISTA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS , v. 146, p. 73-95, 2017.

  • Lobo, Carlos ; FONSECA, DIEGO FERREIRA ; GARCIA, RICARDO ALEXANDRINO . Imposto predial e territorial urbano: uma metodologia de ajuste tributário para Belo Horizonte/MG. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 9, p. 513-527, 2017.

  • MATOS, R. E. S. ; LOBO, Carlos ; CHAVES, A. A. . Evolução recente da propriedade domiciliar no Brasil. Investigaciones Geográficas - Instituto de Geografía. Universidad Nacional Autónoma de México , p. 124-136, 2016.

  • MIRANDA-RIBEIRO, A. ; GARCIA, R. A. ; LOBO, Carlos . Efeitos diretos e indiretos da migração de retorno no Brasil nos anos 2000. Caderno de Geografia , v. 26, p. 672-683, 2016.

  • LOBO, Carlos ; NOGUEIRA, M. ; GARCIA, R. A. ; SIMPLÍCIO, ANDRÉ ; PINTO, G. . População e Dinâmica Migratória na Região de Influência da Bacia do Rio Doce. Geografias (UFMG) , v. 1, p. 46-62, 2016.

  • LARA, M. S. ; LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. . Atividade minerária e a dinâmica migratória em Conceição do Mato Dentro, MG / Mining activity and the migration dynamics in Conceição do Mato Dentro, MG. Caderno de Geografia , v. 26, p. 759, 2016.

  • LOBO, Carlos . DISPERSÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO NO BRASIL. Mercator (Fortaleza. Online) , v. 15, p. 19-36, 2016.

  • GARCIA, R. A. ; SILVA, P. E. A. B. ; LOBO, Carlos . Indicadores de salubridade ambiental urbana e rural da bacia do Rio Doce. Revista GEOgrafias , v. 1, p. 223-242, 2016.

  • LOBO, C. ; MATOS, R. E. S. ; CARVALHO, A. S. . Mobilidade pendular e infraestrutura rodoviária nas microrregiões de Minas Gerais. Revista Espinhaço , v. 8, p. 3-9, 2016.

  • LOBO, Carlos . Mobilidade pendular e a dispersão espacial da população: evidencias com base nos fluxos com destino as principais metropoles brasileiras. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso) , v. 26, p. 285-298, 2016.

  • MOTA, A. ; MATOS, R. E. S. ; LOBO, Carlos . Cidades médias e a atração de migrantes qualificados. Geosul , v. 30, p. 69-88, 2015.

  • SOARES, W. ; LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. . MOBILIDADE ESPACIAL DOS IMIGRANTES ESTRANGEIROS NO BRASIL - 1991/2010. REMHU : Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana , v. 23, p. 191-205, 2015.

  • CANTELMO, W. ; LOBO, Carlos ; HORTA, C. . Território e territorialismo: a abrangência conceitual e a noção de poder / Territory and territorialism: conceptual scope and the notion of power - DOI 10.5752/P.2318-2962.2015v25n44p343. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso) , v. 25, p. 344-367, 2015.

  • CANTELMO, W. ; LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. . Territorialismo e a política de desenvolvimento: estratégias de produção do território no Brasil. Cadernos Metrópole , v. 17, p. 355-370, 2015.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. ; CARDOSO, L. ; COMINI, L. ; PINTO, G. . Expanded commuting in the metropolitan region of Belo Horizonte: evidence for reverse commuting. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso) , v. 32, p. 219-233, 2015.

  • Lobo, Carlos ; FONSECA, DIEGO FERREIRA ; GARCIA, RICARDO ALEXANDRINO . Verticalização e permeabilização do solo urbano nos setores censitários de Belo Horizonte/MG. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) , v. 17, p. 215-228, 2015.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. ; GARCIA, R. A. . Centralidade e mobilidade espacial da população: uma proposta de identificação de perfis regionais. Geografia (Rio Claro. Impresso) , v. 39, p. 5-20, 2014.

  • NOGUEIRA, M. ; LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. ; COMINI, L. . Migration and spatial dispersion of the population in the Belo Horizonte Region of Influence. Revista GEOgrafias , v. 10, p. 103-119, 2014.

  • LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. ; MAGALHÃES, D. A. V . Acessibilidade e mobilidade espaciais da população na Região Metropolitana de Belo Horizonte: análise com base no censo demográfico de 2010. CADERNOS METRÓPOLE , v. 15, p. 513-533, 2013.

  • CARDOSO, L. ; LOBO, Carlos . Mobilidade espacial da população na Região Metropolitana de Belo Horizonte: análises da acessibilidade com base no censo demográfico de 2010. Revista dos Transportes Públicos , v. 3, p. 21-40, 2013.

  • LOBO, Carlos ; TESSIA, J. . Dinâmica migratória na Região de Influência de São João Del-rei: os fluxos e a organização do espaço regional. Revista Paranaense de Desenvolvimento , v. 1, p. 143-159, 2012.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. . Migração como indicador de democracia, sobrevivência econômica e necessidades básicas especiais. REMHU (Brasília) , v. 20, p. 213-232, 2012.

  • LOBO, Carlos ; CARDOSO, L. ; MATOS, R. E. S. . Transporte público coletivo por ônibus em Belo Horizonte: a eficiência de acessibilidade com base na pesquisa domiciliar origem e destino de 2002. Revista dos Transportes Públicos , v. 130, p. 101-114, 2012.

  • GARCIA, R. A. ; LOBO, Carlos ; MIRANDA-RIBEIRO, A. . As transformações das áreas de influência migratória dos polos econômicos brasileiros nos períodos entre 1980 e 2010. Revista GEOgrafias , v. 14, p. 24-41, 2012.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. ; GARCIA, R. A. . Uma proposta de identificação de perfis regionais no Brasil: a centralidade e a mobilidade espacial da população. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) , v. 14, p. 87-101, 2012.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. . Desenvolvimento humano: o embate entre os conceitos de crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e as liberdades constitutivas e instrumentais de Sen. Revista Debates Latinoamericano de Estudios Avanzados , v. 16, p. 1-23, 2011.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. . Migrações e a dispersão espacial da população nas regiões de Influência das principais metrópoles Brasileiras. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso) , v. 28, p. 81-101, 2011.

  • LOBO, Carlos ; GARCIA, R. A. ; GODOY, M. G. . Mobilidade espacial e ocupacional da força de trabalho na região de influência de Belo Horizonte. Geografias Online (UFMG) , v. 13, p. 07-13, 2011.

  • TESSIA, J. ; LOBO, Carlos . Dinâmica migratória na Região de Influência de São João Del-Rei: os fluxos e a organização do espaço regional. Informe GEPEC (Online) , v. 15, p. 564, 2011.

  • LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. . Dispersão espacial da população e da força de trabalho nas regiões de influência das principais metrópoles brasileiras. Cadernos Metrópole (PUCSP) , v. 24, p. 309-330, 2010.

  • ESPOSITO, C. C. ; BUENO, G. T. ; LOBO, Carlos ; SOUZA, J. B. . Estrutura de rochas metassedimentares e vulnerabilidade aos movimentos de massa - bacia do córrego do Cercadinho, Belo Horizonte-MG. Revista de Geografia (Recife) , v. ESP., p. 46-58, 2010.

  • LOBO, Carlos ; SANTOS, I. S. M. B. . Desenvolvimento e qualidade de vida: a utilização dos indicadores sociais. Pensar BH. Política Social , v. 1, p. 49-50, 2002.

  • LOBO, Carlos . Desenvolvimento e qualidade de vida; limitações na utilização dos indicadores do crescimento econômico. Cadernos do Leste, Belo Horizonte, v. 1, p. 1-31, 1999.

  • LOBO, Carlos ; HISSA. C. E. V. . Planejamento urbano, política e democracia. Caderno de Geografia. Caderno de Geografia Puc Mg, Belo Horizonte, v. 7, p. 5-14, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular UFMG. 2009.

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular UFMG. 2008.

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular UFMG. 2007.

LOBO, Carlos . Parecerista do V Encontro Nacional sobre Migrações da ABEP. 2007.

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular UFMG. 2006.

LOBO, Carlos . Relatório de Pesquisa: Migração e Urbanização no Brasil Contemporâneo. 2005.. 2005.

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular UFMG. 2005.

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular. 2004.

LOBO, Carlos . Correção de provas - Vestibular UFMG. 2004.

LOBO, Carlos ; MATOS, R. E. S. ; LIMA, C. F. ; BRAGA, F. G. ; DINIZ, Alexandre A. . CD Rom: O Vale do Jequitinhonha. 2001.

LOBO, Carlos ; SOUZA, J. B. . Modelagem numérica de terreno: as possibilidades oferecidas pelo ArcGis. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ASSIS, W. L. ; LOBO, Carlos . Posicionamento por Satélite: princípios e aplicações. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOBO, Carlos . Introdução ao MapInfo: princípios e ferramentas básicas (módulo 1). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOBO, Carlos . Introdução ao MapInfo: princípios e ferramentas básicas (módulo 2). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, W. L. ; LOBO, Carlos . Posicionamento por Satélite: princípios e aplicações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A expansão do ensino superior e a mobilidade espacial da população nos centros regionais do interior de Minas Gerais, Descrição: A migração e a mobilidade pendular tem sido tradicionalmente utilizadas como indicadores de integração entre lugares. Tornou-se relevante, com a consolidação dos processos de industrialização e urbanização, examinar a mobilidade humana em diversas áreas das ciências sociais aplicadas. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar a expansão do ensino superior público e a mobilidade espacial da população entre os principais centros regionais no interior do estado de Minas Gerais, tendo como base de dados dos Censos da Educação Superior do INEP de 2000 e 2010 e os fluxos migratórios e os movimentos pendulares intermunicipais identificados nos Censos Demográficos de 1980, 1991, 2000 e 2010. Também incluem as informações coletadas em trabalhos de campo nos principais centros regionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Integrante / Leandro Cardoso - Integrante / Daniela Antunes Lessa - Integrante / Rafael Santiago Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Regionalização transtemporal e a região da bacia do rio Doce, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ralfo Edmundo da Silva Matos em 14/10/2016., Descrição: Dois são os objetivos principais do projeto: 1) Dando prosseguimento a estudos realizados anteriormente no Laboratório de Estudos Territoriais sobre regionalização, a pesquisa concentra-se na produção de uma regionalização transtemporal que irá aglutinar dados demográficos e de camadas de informações relativas à: redes geográficas, sistemas de comunicação, assentamentos humanos, características bioclimáticas, rede de drenagem, bacias hidrográficas e demais elementos duráveis do quadro natural; 2) Valendo-se da longa convivência com os estudos de campo do Instituto de Geociências, a pesquisa pretende esquadrinhar o espaço geográfico da bacia do rio Doce, com base no detalhamento da regionalização acima mencionada e investigações orientadas para discussões, contatos e obtenção de informações primárias com autoridades locais e moradores integrantes de comunidades esparsas da região drenada pela bacia. Alguns ?objetivos específicos? podem ser assinalados: a) recuperar informações sobre a rede de cidades dos anos censitários de 1872, 1890, 1900 e 1920 cotejando mapas antigos com os dados demográficos escaneados e digitalizados; b) reconstruir a rede de cidades de Minas Gerais em 1872 (antes da fundação de Belo Horizonte) integrada às antigas redes urbanas dos atuais estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia; c) estabelecer nexos de associação entre a rede de cidades de 1872 e a regionalização proposta; d) elencar diretrizes e projetos de desenvolvimento baseados na questão da salubridade dos recursos hídricos e biogeográficos da orla (margens dos leitos fluviais) da bacia do Doce e estudar as consequências de inundações periódicas em cidades relevantes da bacia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Coordenador / Weber Soares - Integrante / Marly Nogueira - Integrante / André Simplício Carvalho - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Mobilidade espacial da população na Região de Metropolitana de Belo Horizonte, Descrição: Nas últimas décadas do século passado, os deslocamentos espaciais da população na Região Metropolitana Belo Horizonte assumiram um papel especialmente relevante. Nesse período, Belo Horizonte manteve sua prevalência regional e continuou a atrair expressivos contingentes de população, procedentes principalmente do interior do estado. Contudo, há fortes sinais de dispersão espacial da população e das atividades econômicas. É bem provável que esse processo de redistribuição espacial da população esteja intimamente vinculado à dinâmica do mercado de trabalho na região. Essa pesquisa tem como objetivo a avaliação da magnitude e as principais características da mobilidade espacial da população na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como base os movimentos pendulares intermunicipais identificados nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 e pelas pesquisas de Origem e Destino (ODs) de 2001 e 2012. Mesmo que não seja o propósito dessa pesquisa investigar a fundo os fatores sociais, políticos ou econômicos determinantes da mobilidade espacial da população, os resultados podem ser úteis à elaboração e proposição de políticas públicas necessárias à redução das desigualdades regionais. Em várias circunstâncias, a redistribuição da força de trabalho deixa de ser uma mera consequência de determinados processos espaciais, tornando-se catalisadora de profundas mudanças na realidade regional, a exemplo do ocorrido no território nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Integrante / Leandro Cardoso - Integrante / Marly Nogueira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Migrações e a mobilidade pendular da população na região de influência de Belo Horizonte, Descrição: O objetivo principal dessa pesquisa é avaliação as principais características da mobilidade espacial da população no interior da Região de Influência de Belo Horizonte, conforme definição do IBGE (REGIC 2007) tendo como base os fluxos migratórios e os movimentos pendulares identificados nos censos de 1991, 2000 e 2010. Também podem ser descritos os seguintes objetivos: Identificação, mapeamento e análise dos fluxos migratórios de entrada e saída na REGIC de Belo Horizonte, bem como os fluxos municipais intra-regionais;Identificação, mapeamento e análise dos deslocamentos pendulares intermunicipais no interior da REGIC Belo Horizonte; Análise das características gerais de renda, grau de instrução e ocupação dos grupos migrantes e daqueles que protagonizaram movimentos pendulares no interior da região, discriminados de acordo com a origem e destino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Integrante / Leandro Cardoso - Integrante / Marly Nogueira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2017

    A bicicleta como um meio de transporte integrado aos terminais metropolitanos de integração na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Descrição: Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os crescentes índices de motorização têm intensificado as externalidades decorrentes dos congestionamentos viários, a exemplo de acidentes, poluição ambiental e custos derivados de tempos excessivos de viagem, fazendo com que parcelas da população residente na RMBH padeçam de condições insatisfatórias de acessibilidade e mobilidade urbanas. Tendo em conta que o Governo do Estado de Minas Gerais deverá promover a construção de 19 terminais metropolitanos de integração de transportes, buscando, entre outros aspectos, incrementar a acessibilidade às centralidades metropolitanas e consolidar a integração da rede de transporte metropolitano, a presente proposta de trabalho tem por objetivo maior analisar o potencial de integração entre a bicicleta e os sistemas de transporte público coletivo nesses terminais metropolitanos previstos para serem construídos/modernizados nos próximos anos, além de traçar o perfil dos potenciais usuários para este serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Leandro Cardoso - Coordenador / David José Ahouagi Vaz de Magalhães - Integrante / Leise K. Oliveira - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Migrações e a mobilidade da população na Região de Influência de Belo Horizonte, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo principal a avaliação da magnitude e as principais características da mobilidade espacial da população no interior da Região de Influência de Belo Horizonte, tendo como base os fluxos migratórios e os movimentos pendulares identificados nos censos de 1991, 2000 e 2010.Diante desse propósito mais amplo, também podem ser descritos os seguintes objetivos: Identificação, mapeamento e análise dos fluxos migratórios de entrada e saída na REGIC de Belo Horizonte, bem como os fluxos municipais intra-regionais;Identificação, mapeamento e análise dos deslocamentos pendulares intermunicipais no interior da REGIC Belo Horizonte; Análise das características gerais de renda, grau de instrução e ocupação dos grupos migrantes e daqueles que protagonizaram movimentos pendulares no interior da região, discriminados de acordo com a origem e destino na Região de Influência de Belo Horizonte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Mobilidade populacional, territorialidades urbanas e não urbanas e desigualdades socioespaciais no Brasil Atual, Descrição: A pesquisa dá seqüência a uma série de investigações, cujos objetivos aprofundam as interfaces da Geografia com a Demografia e a Economia, tendo como fundamento os movimentos de sub-populações por espaços dinâmicos e não-dinâmicos do país. Algumas das análises focalizam a urbanização, o emprego e as tendências emergentes em localidades chaves da rede cidades do Brasil contemporâneo, subespaços com os quais vimos trabalhando há mais de oito anos. São focalizadas as mudanças socioespaciais das últimas décadas; enfatizados os padrões demográficas associados às populações migrações internas em territórios novos e antigos; questões relativas aos mercados de trabalho em reestruturação, o que envolve a qualificação da mão-de-obra, a redistribuição de segmentos populacionais segundo poder aquisitivo e inserção x exclusão na modernidade capitalista. Outras análises examinam os espaços de polarização social envolvendo migrantes e não-migrantes e a contribuição relativa dessas populações em nichos de pobreza de periferias urbanas atuais. Outras ainda procuram investigar possíveis espacialidades que respondem pela reprodução de segmentos da classe média, melhorias das condições de vida em localidades dispersas, vis-à-vis o processo de desconcentração demográfica e formação de redes sociais da migração. A pesquisa conta com um extenso referencial bibliográfico, no qual são sublinhadas as abordagens de caráter socioespacial e econômico-demográfico, às vezes aprofundando o debate, outras vezes inaugurando novas frentes de investigação. Durante cinco anos pretende-se, metodologicamente, estruturar os trabalhos apoiados em bases cartográficas que tenham o município como unidade mínima de observação. Novas fontes de informações serão agregadas a essa cartografia, de modo a produzir análises e conclusões georeferenciadas sobre evidência empírica derivada dos Censos de 1980, 1991, 2000, 2010, Contagem de População de 2007 e dados de campo recolhidos em pesquisas diretas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos (coordendador) - Coordenador / Rodrigo N. Ferreira - Integrante / Weber Soares - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Deficit Habitacional, Descrição: Pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro, em parceria com o Ministério das Cidades, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Programa Habitar/Brasil/BID, que visa primordialmente retratar a realidade do setor habitacional no país, contemplando as principais características de suas necessidades habitacionais: o déficit habitacional e a inadequação de domicílios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Melissa G. Godoy - Coordenador / Cíntia Simões Agostinho - Integrante., Financiador(es): Ministério das Cidades - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Mobilidade populacional, territorialidades urbanas e não urbanas e desigualdades socioespaciais no Brasil Atual, Descrição: A pesquisa dá seqüência a uma série de investigações, cujos objetivos aprofundam as interfaces da Geografia com a Demografia e a Economia, tendo como fundamento os movimentos de sub-populações por espaços dinâmicos e não-dinâmicos do país. Algumas das análises focalizam a urbanização, o emprego e as tendências emergentes em localidades chaves da rede cidades do Brasil contemporâneo, subespaços com os quais vimos trabalhando há mais de oito anos. São focalizadas as mudanças socioespaciais das últimas décadas; enfatizados os padrões demográficas associados às populações migrações internas em territórios novos e antigos; questões relativas aos mercados de trabalho em reestruturação, o que envolve a qualificação da mão-de-obra, a redistribuição de segmentos populacionais segundo poder aquisitivo e inserção x exclusão na modernidade capitalista. Outras análises examinam os espaços de polarização social envolvendo migrantes e não-migrantes e a contribuição relativa dessas populações em nichos de pobreza de periferias urbanas atuais. Outras ainda procuram investigar possíveis espacialidades que respondem pela reprodução de segmentos da classe média, melhorias das condições de vida em localidades dispersas, vis-à-vis o processo de desconcentração demográfica e formação de redes sociais da migração. A pesquisa conta com um extenso referencial bibliográfico, no qual são sublinhadas as abordagens de caráter socioespacial e econômico-demográfico, às vezes aprofundando o debate, outras vezes inaugurando novas frentes de investigação. Durante cinco anos pretende-se, metodologicamente, estruturar os trabalhos apoiados em bases cartográficas que tenham o município como unidade mínima de observação. Novas fontes de informações serão agregadas a essa cartografia, de modo a produzir análises e conclusões georeferenciadas sobre evidência empírica derivada dos Censos de 1980, 1991, 2000, 2010, Contagem de População de 2007 e dados de campo recolhidos em pesquisas diretas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Coordenador / Rodrigo N. Ferreira - Integrante / Weber Soares - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Modelagem espacial de risco ambiental na bacia hidrográfica do Córrego Cercadinho, Belo Horizonte/MG, Descrição: Elaboração de um modelo espacial para análise de risco ambiental tendo como área de estudo a bacia hidográfica do córrego Cercadinho, localizado na porção sul do muncípio de Belo Horizonte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Wellington Lopes Assis - Integrante / Jorge Batista de Souza - Integrante / Guilherme Taitson Bueno - Integrante / Tania Maria de Araújo Ferreira - Integrante / Leandro Cardoso - Integrante / Mucio do Amaral Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário de Belo Horizonte - Remuneração.

  • 2007 - 2007

    Territorialidades chaves e movimentos migratórios na Bacia do São Francisco, Descrição: Identifiação dos pólos regionais que configuram territórios centrais de concentração e atração de população, medida a partir dos fluxos migratórios inter e intra-regional. Além desses volumes, são levantadas as principais características desses migrantes, discriminados conforme região de origem e destino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador / Simone Fonseca Alves - Integrante / João Stefani. - Integrante / Guilherme Souza - Integrante.

  • 2005 - 2010

    Desigualdades Socioespaciais e Descentralização Territorial no Brasil Atual, Descrição: Estudo que privilegia o debate teórico, a evidenciação empírica e a produção científica sobre o tema das desigualdades sócio espaciais por meio de investigações e análises feitas sobre: a) variáveis censitárias relativas ao crescimento, distribuição e características demográficas e sociais de migrantes e não-migrantes na rede de localidades centrais brasileira; b) indicadores de mercado de trabalho, Produto Interno Bruto e exportações por municípios e microrregiões; e c) observações de campo com aplicação de questionários em cidades de porte médio. Um dos objetivos centrais da pesquisa é produzir o Atlas da Inserção Socioespacial e recomendações de política pública voltadas à gestão democrática do território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Humberto Alvim Guimarães - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Coordenador / Leila Christina Duarte Dias - Integrante / Rodrigo N. Ferreira - Integrante / Weber Soares - Integrante / Luís Henrique Freitas Diniz - Integrante / Edivaldo Fernandes Ramos - Integrante / Warley Delgado - Integrante / Leandro Cardoso - Integrante / Ediméia Maria Ribeiro de Mello - Integrante / Maria Teresinha de Resenes Marcon - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2005

    Pobreza e migração na RMBH: caracterização sócio-espacial de grupos migrantes, Descrição: Identificar e caracterizar os fluxos de migrantes entre os municípios que integram a RMBH, com ênfase nas trocas envolvendo o núcleo metropolitano. Outro objetivo refere-se a avalização da proporção da população considerada pobre nesses contingentes migratórios, conforme município atual de residência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Coordenador / João Stefani. - Integrante / Guilherme Souza - Integrante.

  • 2002 - 2005

    Migração e urbanização descentralizada no Brasil contemporâneo, Descrição: Projeto coletivo de pesquisa que dá prosseguimento a estudos sobre a rede urbana brasileira com base em dados censitários, detalhando aspectos relacionados às relações sócio-econômicas que unem lugares e pessoas. Especificamente busca-se: quantificar, mapear e analisar comparativamente a evolução do sistema de localidades centrais do país assinalando tendências de expansão, retração ou consolidação populacional nos sub-espaços de cada uma das três grandes frações dessa rede; avaliar comparativamente a contribuição relativa dos fluxos migratórios, destacando volumes, trajetórias e procedências predominantes (rural ou urbana, intraestaduais, interestaduais, de retorno ao município e ao estado); avaliar a importância relativa dos chamados movimentos pendulares (envolvendo local de moradia, trabalho ou escola) entre as populações residentes nos municípios da rede. Os espaços geográficos a serem cartografados referem-se à rede de localidades urbanas centrais que vem sendo trabalhada em pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos Territoriais (Leste) nos últimos anos, e as fontes de dados restringem-se aos censos demográficos de 1980, 1991 e 2000. As principais variáveis de trabalho da pesquisa dizem respeito à pessoa e abrangem: sexo, idade, Unidade da Federação de nascimento, relação com o chefe do domicílio, situação domiciliar atual (urbana ou rural), nome do município em que estuda e trabalha, situação domiciliar no município anterior, tempo de residência no município atual, estado conjugal, anos de estudos, ocupação atual, tipo de atividade ocupação ou cargo nos últimos 12 meses, classes de renda total e familiar, posição no estabelecimento e presença de carteira assinada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Coordenador / Leandro Cardoso - Integrante / Cássio Francisco de Lima - Integrante / Fernando Gomes Braga - Integrante / Roberto Nascimento Rodrigues - Integrante / David José Ahouagi Vaz de Magalhães - Integrante / Glauco José Umbelino Matos - Integrante / João Stefani. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2004

    População e Territorialidades Chaves da Rede de Cidades da Bacia do São Francisco, Descrição: O projeto procura analisar e mapear as territorialidades chaves da bacia do São Francisco mediante a utilização de conjunto de municípios nos quais sejam identificados dinamismo econômico e/ou heranças geohistóricas preservadas. Será necessário avaliar a importância econômica e demográfica da rede de localidades integrante da bacia e sub-bacias do São Francisco mediante análises comparativas apoiadas em informações censitárias (censos de 1980, 1991 e 2000) e dados da RAIS, o que permitirá explicitar a dinâmica demográfica da bacia e sub-bacias do São Francisco explicitando tendências de fecundidade, mortalidade e migrações, sublinhando os espaços formadores de territorialidades chaves e de maior e menor estabilidade demográfica. Ao par disso, procurar-se-á mapear os principais fluxos migratórios intermunicipais da bacia e sub-bacias do São Francisco segundo procedência intramunicipal, intermunicipal e interestadual, examinando as características sócio-demográficas dos imigrantes e não migrantes, com vistas a avaliar a sua contribuição econômica para os municípios receptores. Adicionalmente, o projeto propõe estudar, descrever e cartografar a rede de localidades centrais e a vida de relações da bacia nas primeiras duas décadas do século XX, utilizando-se de pesquisa genealógica e seleção de informações históricas indispensáveis ao entendimento das mudanças e reestruturações econômico-demográficas que a região viria a experimentar posteriormente. Por último, tentar-se-á avaliar a capacidade de carga dos principais assentamentos urbanos existentes tendo em vista o uso e comprometimento relativo dos recursos hídricos superficiais (estoques hídricos) da bacia e sub-bacias do São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Pedro Valle - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Coordenador / Fernando Gomes Braga - Integrante / João Stefani. - Integrante / Antônio Pereira Magalhães - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2004

    Reestruturação sócio-espacial e desenvolvimento regional do Vale do Jequitinhonha, Descrição: Projeto financiado pela FINEP, que documenta, mapeia, analisa e expõe resultados sobre a economia e produção de riqueza na região do Jequitinhonha. Inventaria sua infra-estrutura e sua inserção em Minas Gerais, discute as dimensões da pobreza regional, as finanças públicas, as migrações internas, a base conceitual e empírica relativa a modernização e reestruturação fundiária, considerando aspectos geográficos e ambientais, o uso da terra, as relações de trabalho na agropecuária e a questão do eucalipto. Adicionalmente apresenta alguns de indicadores econômicos e recomendações voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Fernando Ferreira Lobo - Integrante / Ralfo Edmundo da Silva Matos - Coordenador / Heloísa S M Costa - Integrante / Márcia Maria Duarte dos Santos - Integrante / Samy Kopit - Integrante / André Velloso Batista Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Aprovação em concurso público para o cargo de Gestor de Ensino e Pesquisa, Fundação João Pinheiro.

2010

Aprovação em concurso público para professor adjunto da UFVJM, UFVJM.

2010

Aprovação em concurso público para professor adjunto da UFJS, UFSJ.

1999

Aprovação em concurso público para o cargo de Professor Municipal, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências. , Av. Presidente Antônio Carlos, n.6.627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095431, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

1999 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2019

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

  • 02/2019

    Direção e administração, Instituto de Geociências, .,Cargo ou função, Coordenação de Curso de Pós-Graduação.

  • 09/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

  • 10/2015 - 02/2019

    Direção e administração, Instituto de Geociências, .,Cargo ou função, Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia..

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Métodos de Análise Espacial

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 02/2017 - 08/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados a Análise de Sistemas Ambientais, Métodos Quantitativos em Geografia

  • 02/2017 - 08/2017

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados a Análise de Sistemas Ambientais

  • 02/2017 - 08/2017

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 02/2016 - 08/2016

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Metodologia da Análise Regional

  • 02/2016 - 08/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos em Geografia

  • 02/2016 - 08/2016

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados a Análise de Sistemas Ambientais

  • 12/2012 - 05/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Geografia, Departamento de Geografia.,Atividade realizada, Editor Chefe da Revista Geografias.

  • 12/2013 - 01/2016

    Direção e administração, Departamento de Geografia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Urbana

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados a Análise de Sistemas Ambientais II

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Metodologia de Análise Regional

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos em Geografia, Território, Região e redes urbanas

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados a Análise de Sistemas Ambientais

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Metodologia de Análise Regional, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados à Análise de Sistemas Ambientais

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Geografia Urbana

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados à Análise de Sistemas Ambientais

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Aplicados à Análise de Sistemas Ambientais II

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos Avançados

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Geografia Urbana

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Território, Região e redes urbanas

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Aplicada à Análise Ambiental, Geografia Urbana

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Urbana

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Geografia - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, População e Espaço

2010 - 2011

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da Energia e Transportes, População e Meio Ambiente

  • 11/2010 - 09/2011

    Direção e administração, Departamento de Geografia, .,Cargo ou função, Sub-chefe de Departamento.

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Interpretação de produtos de sensores remotos

  • 10/2010 - 12/2010

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Econômica

2010 - 2010

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor de Ensino e Pesquisa, Carga horária: 40

2002 - 2010

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/2010 - 10/2011

    Ensino, Gestão Ambiental e Geoprocessamento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Quantificação em Análise Ambiental

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Teoria da Região e Regionalização

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Quantificação em Geografia e Análise Ambiental, Teoria da Região e Regionalização

  • 02/2009 - 05/2009

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cartografia, Sensoriamento Remoto, Teoria da Região e Regionalização, Geografia da População, Quantificação em Geografia e Análise Ambiental

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quantificação em Geografia e Análise Ambiental, Teoria da Região e Regionalização, Geografia da População

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quantificação em Geografia e Análise Ambiental, Geografia da População, Sensoriamento Remoto

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Regional, Geografia da População, Quantificação em Geografia e Análise Ambiental

  • 08/2006 - 12/2007

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geoestatítica, Geografia da População, Análise Regional

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quantificação em Geografia e Análise Ambiental, Análise Regional, Geoestatística, Geografia da População

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Geoprocessamento e Análise Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Feições e Modelagens Digital do Espaço

  • 02/2006 - 08/2006

    Ensino, Geoprocessamento e Análise Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cartografia Sistemática e Digital, Introdução ao Geoprocessamento, Métodos Quantitativos Aplicados aos Estudos Ambientais

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geoestatística, Análise Regional, Geografia da População

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cartografia, Geoestatística

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cartografia, Geoestatística

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho Orientado de Conclusão de Curso, Cartografia Temática, Fundamentos de Cartografia

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho Orientado de Conclusão de Curso, Cartografia Temática, Fundamentos de Cartografia de Base

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cartografia Temática, Fundamentos de Cartografia de Base

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Regional, Cartografia Temática, Fundamentos de Cartografia de Base

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Sensoriamento Remoto

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Geografia e Análise Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informações Geográficas

2006 - 2007

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2006 - 02/2007

    Direção e administração, Fundação Cultural de Belo Horizonte, .,Cargo ou função, Coordenação de Pós-Gradução (Especialização) em Geoprocessamento e Análise Ambiental.

1999 - 2004

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal, Carga horária: 24

Atividades

  • 06/2003 - 10/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Coordenação de Política Social (SCOMPS), .,Serviço realizado, Produção de indicadores sociais.

  • 02/1999 - 06/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia