Fabiana Schumacher Fermino

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ecologia (ênfase Ecologia Aquática) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), e doutorado em Ciências Biológicas (ênfase em Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro/SP (2006). Sou professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) desde 2014 em cursos de graduação e de especialização. Tenho experiência na área de Limnologia, com ênfase em Ecologia de Algas Perifíticas. Tenho particular interesse no papel do perifíton no funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Especificamente, busco entender melhor a relação causa-efeito entre a dinâmica das comunidades algais e a variabilidade dos fatores ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)

2000 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Avaliação sazonal do efeito do enriquecimento por N e P sobre a comunidade perifítica em um reservatório urbano mesotrófico (Lago das Ninféias,São Paulo): manipulação através de substratos difusores de nutrientes
Denise de Campos Bicudo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: substrato difusor de nutrientes; perifiton.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Ecologia

1995 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estrutura e Dinamica de algas do perifiton de Eichhornia azurea em lagoas costeiras eutrofizadas do litoral do Rio Grande do Sul (Osorio,RS),Ano de Obtenção: 1997
Albano Schwarzbold.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: perifiton; lagoas costeiras.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em licenciatura plena em biologia

1985 - 1991

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Água na Medida Certa. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Medindo as Águas do Brasil - Noções de Plu e Fluviometria. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2009 - 2009

BLACKBOARD. (Carga horária: 32h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2004 - 2004

Análises multivariadas. (Carga horária: 16h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2003 - 2003

Fronteiras entre a microbiologia e a limnologia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em planejamento e análise em pesquisas ecológicas. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Modern taxonomy of cyanobacteria. (Carga horária: 24h). , Instituto de Botânica de São Paulo, IBT, Brasil.

2001 - 2001

Sequestro de Carbono. (Carga horária: 16h). , Instituto de Botânica de São Paulo, IBT, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de treinamento na oper do microsc JEOL. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1996 - 1996

Las Comunidades de algas de agua dulce: biodiversi. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1992 - 1992

Proposta metodol. para o ens. de botânica. (Carga horária: 16h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de algas de águas continentais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Algas do Perifíton.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia aquática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERMINO, F. S. . I Jornada Binacional de Agroecologia. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fórum de Áreas - UERGS.Fórum de Áreas - UERGS. 2018. (Encontro).

Sétimo SIEPEX - Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS.Avaliação da qualidade da água para consumo humano de dois distritos do município de Osório/ RS. 2017. (Encontro).

6o Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Estudo das águas superficiais da lagoa Marcelino Ramos, Osório/RS. 2016. (Seminário).

6o Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX. 2016. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. 2015. (Congresso).

XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Membro da Comissão Julgadora na sessão Ecologia de Ecossistemas Aquáticos do XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2014. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Utilizaçao do perifiton na avaliaçao da disponibilidade sazonal de nutrientes (N e P) em reservatorio mesotrofico (Lago das Ninfeias, Sao Paulo). 2003. (Congresso).

XIV Congresso da Sociedade de Botânica de São Paulo. Substratos difusores de nutrientes: nova ferramenta para o estudo da comunidade perifitica testada em campo. 2002. (Congresso).

Oitava Reunião Anual do Instituto de Botânica.Substratos difusores de nutrientes: nova ferramenta para o estudo da comunidade perifitica. 2001. (Outra).

II Conferência Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a pesquisa e novos paradigmas da sociedade. 2000. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Limnologia. Estrutura e Dinâmica de algas do perifíton de Eichhornia azurea (Sw.) Kunth em lagoas costeiras eutrofizadas do liotral do Rio Grande do Sul (Osório, RS). 1999. (Congresso).

Simpósio Estadual de Biodiversidade, Manipulação Genétca e Ética. 1998. (Simpósio).

Conferência Internacional Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares e Hospitalares. 1996. (Outra).

XLV Congresso Nacional de Botânica. A família NAVICULACEAE (BACCILARIOPHYTA) em comunidades epilíticas no Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. 1994. (Congresso).

6a Reunião Brasileira de Ficologia.Comunidades epilíticas de diatomáceas no Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. 1993. (Outra).

Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul.Diatomáceas epilíticas no rio Gravataí, Rio Ggrande do Ssul. 1992. (Encontro).

III Encontro de Biólogois da Região Sul - III EBRS. 1992. (Encontro).

Encontro Nacional de Educação: Reflexão Crítico-Social. 1991. (Encontro).

I Seminário Gaúcho sobre Animais Sinantrópicos e Zoonoses. 1991. (Seminário).

XXX Semana Universitária Gaúcha de Debates Biológicos. 1988. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lacina Maria de Freitas Teixeira

FERMINO, F. S.; Uwe Schulz; SILVA, S. M. A.; BECKER, V.; SALOMONI, S. E.. "Influência da heterogeneidade espacial e da escala de tempo na estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica em um lago raso subtropical (lagoa Mangueira, RS)". 2015. Tese (Doutorado em Biologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Caroline Voser Pereira Roschild

FERMINO, F. S.; MAFFESSONI, D.; LOITZENBAUER, E. W.. Diversidade de macroinvertebrados bentônicos em rios sob influência da implantação de rodovia: estudo de caso da BR285/RS/SC, município de Timbé do Sul/SC. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Bobsin Dai-Prá

MARCON, G. T. G.;FERMINO, F. S.; LAU, A.. Estudo do perfil dos consumidores de produtos orgânicos do litoral do estado do Rio Grande do Sul. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kellen Cristiane Castro Porto

FERMINO, F. S.; LAU, A.; MARCON, G. T. G.. Estudo do potencial do "Sistema Allium cepa" como bioindicador da qualidade da água de lagoas do litoral norte do RS (Marcelino e Peixoto) utilizando cebolas provenientes de diferentes plantios (convencional e orgânico). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elvis Noronha Cardoso

FERMINO, F. S.; MAFFESSONI, D.; LUPICHINSKI JUNIOR, E.. Comparação da qualidade da água para consumo humano de dois distritos do município de Osório/RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Luís Ruppenthal

FERMINO, F. S.; MAFFESSONI, D.; RUAS, P.. Impactos socioambientais de projetos de linhas de transmissão de energia sobre a área de proteção ambiental Morro de Osório/RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Manoela de Oliveira Santos

FERMINO, F. S.; MAFFESSONI, D.; BORDIN, J.. A percepção dos moradores em relação à arborização das vias públicas urbanas da cidade de Osório/RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela Giovana Fernández Rocha

FERMINO, F. S.; Magalhães, T. F.; Torres, M. A.. Percepção/Diagnóstico da arborização Urbana na cidade de Santana do Livramento/RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Martins Braz

NESKE, M.; TERRA, S. B.;FERMINO, F. S.. Efeitos da bioatividade de Tagetes patula (L.) sobre insetos na cultura do crisântemo em vaso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Afonso Kloekner

FERMINO, F. S.. Comparação entre dois atrativos diferentes para a captura de moscas-das-frutas do gênero Anastrepha (Diptera: Tephritidae). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Gabriel R

FERMINO, F. S.. M. Nakama.Avaliação de genotoxicidade do inseticida temefós em Danio rerio (TELEOSTEI, CYPRINIDAE). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Simone Assis Ruiz

FERMINO, F. S.. Avaliação de coliformes totais e fecais em bebedouros localizados em uma instituição de ensino de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Layana da Silva Nunes

FERMINO, F. S.. Análise microbiológica de sanduíches comercializados em carrinhos de ambulantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Francisco Roberto Bergocce Junior

FERMINO, F. S.. O Efeito da Nicotina no Sistema Nervoso e Métodos Para Deixar de Fumar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Karina Danielle Rodrigues dos Santos Spósito

FERMINO, F. S.. Hepatite C: Hepatite Silenciosa e Silenciada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Nataly Vessone de Oliveira

FERMINO, F. S.. A Importância do Enriquecimento Ambiental Para Animais em Cativeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Clarissa Wanderley Pires Ferreira

FERMINO, F. S.. Etnobotânica urbana: a percepção ambiental dos moradores de Vila Mariana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Flavia Salles Frazao

FERMINO, F. S.. Germinação e análise do desenvolvimento inicial de araucária em diferentes solos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

Aluno: Alexandre Rodello

FERMINO, F. S.; FERRAGUT, C.. Variação temporal da composição química e biomassa da comunidade perifítica em diferentes substratos no reservatório do Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

CALLEGARO;FERMINO, F. S.; SALOMONI. Participação como membro de banca examinadora para concurso de professor de Botânica. 1999. Universidade de Santa Cruz do Sul.

BERRETA, M.; BOHERN, R.;FERMINO, F. S.. Membro de banca para revisão de exames do componente curricular Legislação Agrícola e Ambiental do curso de graduação em Administração UERGS - Sanaduva. 2018. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

FERMINO, F. S.. Membro de banca de seleção de candidatos para curso de Especialização. 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

FERMINO, F. S.. 6o Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX. 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

FERMINO, F. S.. Membro de Comissão Julgadora no XXVII Salão de Iniciação Científica UFRGS. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FERMINO, F. S.. Membro da Comissão Julgadora na sessão Ecologia de Ecossistemas Aquáticos do XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denise de Campos Bicudo

BICUDO, D. C.; CAMARGO, A. F. M.; BRANCO, L. H. Z.; NECCHI JR, O.. Substrato difusor de nutrientes (SDN): avaliação do método em laboratório para experimentos in situ com perifíton. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Ciências Biológicas, Área de Biologia Veg) - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro.

Andréa Tucci

HENRY, R.RODRIGUES, LilianaTUCCI, A.NECCHI, O.BICUDO, D. C.. Avaliação sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo). 2007. Tese (Doutorado em Pos-graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Campus Rio Claro.

Orlando Necchi Junior

BICUDO, D. C.;NECCHI JUNIOR, O.. Avaliação sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lado das Ninféias, São Paulo). 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carla Ferragut

BICUDO, D. C.; RODRIGUES, L.; HENRY, R.; NECCHI JUNIOR, O.; Branco, L.H.Z.;FERRAGUT, C.. Avaliação sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo). 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luis Henrique Zanini Branco

Bicudo, D.C.; Camargo, A.F.M.;BRANCO, L. H. Z.. Substrato difusor de nutrientes (SDN): avalaição do método em laboratório para experimentos in situ com perifíton. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Instituto de Biociências de Rio Claro- UNESP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elvis Noronha Cardoso

Comparação da qualidade da água para consumo humano de dois distritos do município de Osório/RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Eduardo Luis Rupphenthal

Impactos socioambientais de projetos de linhas de transmissão de energia sobre a área de proteção ambiental Morro de Osório /RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Manoela de Oliveira Santos

A percepção dos moradores em relação à arborização das vias públicas urbanas da cidade de Osório/RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Angela Giovana Fernández Rocha

Percepção ambiental e diagnóstico da arborização urbana ? floresta urbana ? na cidade de Santana do Livramento/RS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Ingrid Teixeira dos Santos

Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras eutrofizadas do litoral norte do Rio Grande do Sul- MARCELINO RAMOS, PEIXOTO E PINGUELA (OSÓRIO/RS); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental Marinha e Costeira) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Tatiane Vilalta

Análise ecológica da espécie Callithrix jacchus e os efeitos negativos da socialização e soltura indevida na região norte de São Paulo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Paulo Henrique Sousa Pessoa

A influência da impermeabilidade do solo na floresta urbana da cidade de São Paulo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Felipi Nisi Nogueira

Uma revisão bibliográfica sobre mecanismos de transposição de peixes e sua eficiência para a transposição de espécies brasileiras; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Daniele de Moura

Represa da Cantareira, São Paulo/SP: aspectos físicos e químicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Thaís Araujo da Costa Gonçalves

Aspectos ecológicos do peixe-boi (Trichechus inunguis) da região amazônica/AM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista; Orientador: Fabiana Schumacher Fermino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denise de Campos Bicudo

Avaliação sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo); 2006; Tese (Doutorado em Curso de Ciências Biológicas, Área de Biologia Veg) - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Denise de Campos Bicudo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOURA, D. ; FERMINO, F. S. . Aspectos da Qualidade da Água para Abastecimento Público na Represa Paulo de Paiva Castro ? Sistema Cantareira -São Paulo - SP. Revista Metropolitana de Sustentabilidade , v. 4, p. 96-109, 2014.

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, C. E. M. ; BICUDO, D. C. . Seasonal Influence of Nitrogen and Phosphorus Enrichment on the Floristic Composition of the Algal Periphytic Community in a Shallow Tropical, Mesotrophic Reservoir (São Paulo, Brazil). Oecologia Australis , v. 15, p. 518-535, 2011.

  • FERMINO, F. S. ; SCHWARZBOLD . Pollution gradient on epiphytic algae of southern Brazil coastal lakes. Caderno de Pesquisa. Série Biologia (UNISC) , v. 23, p. 27-42, 2011.

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. ; MERCANTE . Substrato difusor de nutrientes (SDN): avaliação do método em laboratório para experimentos in situ com perifíton. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 26, p. 273/-280, 2004.

  • FERMINO, F. S. . Sucessão Perifítica nos Diferentes Estadios Foliares de Eichhornia azurea. Caderno de Pesquisa - Série Botanica - UNISC , Santa Cruz do Sul, v. 11, p. 23-36, 1999.

  • BRUSCHI, W. ; SALOMONI, S. E. ; FERMINO, F. S. ; PEDROSO, C. ; SCHWARZBOLD, A. ; PERET, A. C. . Proposta de um IQA para lagoas costeiras do Rio Grande do Sul. Biociências (Porto Alegre) , v. 6, p. 55-66, 1999.

  • FERMINO, F. S. . Ecologia do Perifíton. 1. ed. São Carlos: RIMA, 2013. v. 1. 397p .

  • FERMINO, F. S. . Professora da UERGS faz visita técnica ao Lago Batuva. Jornal A Platéia, Santana do Livramento - RS, 28 set. 2015.

  • FERMINO, F. S. ; CARDOSO, E. N. . Avaliação da qualidade da água para consumo humano de dois distritos do município de Osório/RS. In: VII SIEPEX-Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS -SIEPEX, 2017, Tapes /RS. Avaliação da qualidade da água para consumo humano de dois distritos do município de Osório/RS, 2017.

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Utilizaçao do perifíton na avaliação da disponibilidade de nutrientes (N e P) em reservatório mesotrófico (Lago das Ninféias, São Paulo). In: IX Congresso Brasileiro de limnologia, 2003, Juiz de Fora. Revista do IEEE América Latina. juiz de fora: monferrer produçoes, 2003. v. 00. p. 00-00.

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Substratos Difusores de Nutrientes: nova ferramenta para o estudo da comunidade perifítica testada em campodo perifiton na avaliação da disponibilidade de nutrientes (N e P) em reservatório mesotrófico (Lago das Ninféias, São Paulo). In: XIV Congresso da Sociedade de Botanica de Sao Paulo, 2002, Rio Claro. Revista do IEEE América Latina. Rio Claro: xxxx, 2002. v. 0000. p. 0000-0000.

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Substratos Difusores de Nutrientes : nova ferramenta para o estudo da comunidade perifitica. In: oitava reuniao anual do instituto de botanica de sao paulo, 2001, sao paulo. Revista do IEEE América Latina. Sao Paulo: mission desenvolvimento profissional, 2001. v. 000. p. 000-000.

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . AVALIAÇÃO SAZONAL DOS EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO POR N E P SOBRE O PERIFITON EM REPRESA TROPICAL RASA MESOTRÓFICA (LAGO DAS NINFÉIAS, SÃO PAULO). In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá. XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015.

  • SCHWARZBOLD, A. ; FERMINO, F. S. ; DIAS, G. S. ; SPONCHIADO, M. ; SALOMONI, S. E. ; SILVA, S. C. C. ; SCAGLIONI, T. P. . Estrutura dos Produtores Primários de Açude Raso como Fonte de Alimento para Peixes Herbívoros. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Frederico Westphalen. 5º SIEPEX, 2015, Frederico Westphalen, 2015.

  • SANTOS, I.T. ; FERMINO, F. S. . Estudo das águas superficiais da lagoa Marcelino Ramos, Osório/RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHWARZBOLD, A. ; SCHOROEDER, B. ; RIBEIRO, D. S. ; DIAS, G. S. ; FERMINO, F. S. ; RIBEIRO, L. A. R. ; SPONCHIADO, M. ; SALOMONI, S. E. ; AMBOS, S. H. ; SILVA, S. C. C. ; SCAGLIONI, T. P. ; STRACEIONE, M. M. . Fitoplanton e qualidade ambiental em açude raso com peixe herbívoro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMBOS, S. H. ; SCHOROEDER, B. ; STRACEIONE, M. M. ; RIBEIRO, D. S. ; RIBEIRO, L. A. R. ; SCHWARZBOLD, A. ; SILVA, S. C. C. ; SCAGLIONI, T. P. ; DIAS, G. S. ; SALOMONI, S. E. ; SPONCHIADO, M. ; FERMINO, F. S. . Criação de Peixes com Produção Primária em Açude Raso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMINO, F. S. . Água no século XXI: perspectivas e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Avaliação sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Avaliação sazonal do enriquecimento por N e P sobre a estrutura da comunidade perifítica em reservatório mesotrófico (Lago das Ninféias, São Paulo). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Utilizaçao do perifiton na avaliaçao da disponibilidade de nutrientes (N e P) em reservatorio mesotrofico (Lago das Ninfeias, Sao Paulo). 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Substratos difusores de nutrientes: nova ferramenta para o estudo da comunidade perifitica testada em campo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Substratos difusores de nutrientes: nova ferramenta para o estudo da comunidade perifitica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERMINO, F. S. ; SCHWARZBOLD . Estrutura e dinâmica de algas do perifíton de Eichhornia azurea (Sw.) Kunth em lagoas costeiras eutrofizadas do litoral do Rio Grande do Sul (Osório, RS). 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERMINO, F. S. ; SCHWARZBOLD . A dinâmica das comunidades perifíticas como critério de avaliação da qualidade das águas nas lagoas costeiras Marcelino Ramos e Peixoto (Osório, RS). 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Bruschi ; SALOMONI ; FERMINO, F. S. ; Pedrozo ; SCHWARZBOLD . Aplicação de um índice de qualidade de águas para lagoas costeiras afetadas por despejos urbanos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO ; FERMINO, F. S. . Avaliação e zoneamento preliminar de condições ambientais visando a implantação de um parque municipal em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMINO, F. S. ; SCHWARZBOLD . Fatores físicos, químicos e bacteriológicos na avaliação da qualidade das águas nas lagoas Marcelino Ramos e Peixoto (Osório, Rio Grande do Sul). 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALLEGARO ; FERMINO, F. S. . A família NAVICULACEAE (BACILLARIOPHYTA) em comunidades epilíticas no Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALLEGARO ; FERMINO, F. S. ; SALOMONI . Comunidades epilíticas de diatomáceas no Rio dos Sinos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALLEGARO ; SALOMONI ; FERMINO, F. S. . Diatomáceas epilíticas no rio Gravataí, Rio Grande do Sul. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMINO, F. S. . Ecologia. São Paulo: Sol, 2014 (Livro-texto de Ecologia para curso de Graduação EAD na Universidade Paulista - UNIP).

  • FERMINO, F. S. ; MOURA, D. . ASPECTOS DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA REPRESA PAULO DE PAIVA CASTRO ? SISTEMA CANTAREIRA -SÃO PAULO - SP. SAO PAULO: Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN 2318-3233 - FMU, 2014 (Trabalho científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERMINO, F. S. . Avaliaçao sazonal do efeito do enriquecimento por N e P sobre a comunidade perifitica em um reservatório urbano mesotrófico (Lago das Ninféias, São Paulo) : manipulação através de substratos difusores de nutrientes. 2001.

FERMINO, F. S. . Avaliaçao sazonal do efeito do enriquecimento por N e P sobre a comunidade perifitica em um reservatorio urbano mesotrofico (Lago das Ninfeias, Sao Paulo): manipulaçao através de substratos difusores de nutrientes. 2001.

SCHWARZBOLD ; MIRANDA ; FERMINO, F. S. ; SALOMONI . Relatório de Monitoramento Ambiental Aquático da área adjacente à Riocell. 1995.

FERMINO, F. S. . Zoológico de animais silvestres brasileiros com deficiência física. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, I.T. ; FERMINO, F. S. . Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras eutrofizadas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório, Rio Grande do Sul/RS): comparação com aumento da densidade populacional humana. 2017. (Relatório de pesquisa).

SCHWARZBOLD, A. ; DIAS, G. S. ; SCAGLIONI, T. P. ; AMBOS, S. H. ; SALOMONI, S. E. ; SPONCHIADO, M. ; FERMINO, F. S. ; STRACEIONE, M. M. . Estrutura dos Produtores Primários de Açude Raso como Fonte de Alimento para Peixes Herbívoros. 2016. (Relatório de pesquisa).

FERMINO, F. S. . Ecologia de algas: uma visão geral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERMINO, F. S. . Ecologia de algas de água doce: sua aplicação na biologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERMINO, F. S. . Lagoas costeiras eutrofizadas do litoral do rio grande do sul: avaliaçao da qualidade de suas aguas. 2002. (PALESTRA).

FERMINO, F. S. . Substrato difusor de nutriente como nova ferramenta na avaliaçao da resposta da comunidade perifitica ao enriquecimento por N e P. 2002. (PALESTRA).

FERMINO, F. S. . Estrutura e dinamica de algas do perifiton de eichhornia azurea em lagoas costeiras eutrofizadas do litoral do rio grande do sul (osorio,RS). 2002. (PALESTRA).

FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Avaliaçao sazonal do efeito do enriquecimento por N e P sobre a comunidade perifítica em um reservatório urbano mesotrófico (Lago das Ninféias, Sao Paulo): manipulação através de substratos difusores de nutrientes. 2001. (Relatório de pesquisa).

FERMINO, F. S. ; BICUDO, D. C. . Substrato difusor de nutrientes como nova ferramenta na avaliação da resposta da comunidade perifitica ao enriquecimento por N e P. 2003 (Palestra) .

FERMINO, F. S. . Estrutura e dinâmica de algas do perifiton de Eichoornia azurea em lagoas costeiras eutrofizadas do litoral do Rio Grande do Sul (Osório,RS). 2002 (Palestra) .

FERMINO, F. S. . Noções de limnologia e lagoas costeiras. 2002 (Palestra) .

FERMINO, F. S. . Genoma e Transgênicos. 2000 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Impactos Socioambientais de Projetos de Linhas de Transmissão de Energia Sobre a Área de Proteção Ambiental Morro de Osório/RS, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo os impactos socioambientais de projetos de linhas de transmissão de energia, mais especificamente na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro de Osório no estado do Rio Grande do Sul. APA é uma categoria de unidade de conservação que concilia a preservação junto à existência de atividades humanas reguladas por um Plano de Manejo. A APA Morro de Osório está localizada no município de Osório que tem se destacado na última década pela instalação de Parques Eólicos devido à sua localização e condição favorável de ventos para a produção de energia. Outro fator propício é a conexão com a rede elétrica, esta integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através de quatro linhas de transmissão que foram ampliadas conforme o aumento da produção energética neste período. Uma quinta linha está projetada com possíveis trajetos sobre a APA. Apesar de todas as linhas de transmissão terem causados impactos socioambientais, esta última trouxe a problemática à tona, já que várias propriedades e famílias são atingidas diretamente, além de afetar o ambiente natural da APA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador / Eduardo Luis Ruppenthal - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras eutrofizadas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório, Rio Grande do Sul/RS), Descrição: O projeto de pesquisa visa interpretar dados limnológicos e bacteriológicos ao longo de vinte anos (1993-2013) em três lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul (Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela) visando: i) comparar com mudanças ocorridas neste período de densidade populacional; ii) avaliar a influência da ação antrópica; iii) avaliar a sazonalidade dos índices e; iiii) comparar os índices com dados do CONAMA. Os dados limnológicos a serem interpretados são: temperatura da água, pH, fósforo total, nitrogênio total, DBO (Demanda bioquímica de oxigênio), cloretos, nitrogênio amoniacal, OD (Oxigênio dissolvido), e bacteriológicos: Escherichia coli, e coliformes termotolerantes. Trará importante contribuição para a formação de recursos humanos em pesquisa na área da Limnologia (uma aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas na Unidade Osório), fortalecendo a pesquisa institucional na área de Limnologia na Unidade de Osório - UERGS. Terá duração de doze meses (agosto 2016/julho 2017), um trabalho apresentado em evento científico e posterior publicação. Contempla uma bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS - edital PROPPG 011/2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Avaliação da qualidade da água subterrânea de dois distritos do município de Osório/RS, Descrição: Considerando a crescente demanda de uso, a poluição antrópica e a distribuição desigual dos recursos hídricos superficiais, pode-se afirmar que a água subterrânea é uma alternativa cada dia mais atraente para abastecimento das populações. No município de Osório, apesar da abundância de mananciais superficiais, a captação de água subterrânea é uma prática bastante utilizada, devido à grande facilidade de acesso ao lençol freático, pois o solo é muito permeável e arenoso. Busca-se neste estudo avaliar a qualidade da água consumida pelas populações do Distrito de Aguapés e Passinhos, ambas abastecidas por água subterrânea. O Distrito de Aguapés é abastecido por quatro pontos de captação artesianos e redes comunitárias de distribuição, enquanto o Distrito de Passinhos é abastecido por poços unifamiliares de diferentes profundidades, com predominância de captação de água do lençol freático. Serão utilizados para avaliação os dados de monitoramento realizado pela Prefeitura de Osório nos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos, indicativos de dano iminente à saúde humana, visto que existe estrutura local para coleta e análise dos mesmos. O período para avaliação será de seis meses, abrangendo o último trimestre do ano de 2016 e o primeiro trimestre de 2017. Delimitou-se o objeto de estudo a vinte unidades consumidoras de cada distrito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    A floresta urbana do município de Osório e o Decreto Municipal nº 71, Descrição: A arborização urbana tem se caracterizado cada vez mais necessária nas cidades. No entanto, é preciso diagnosticar se a população está ciente da legislação e normas municipais que amparam essa vegetação. O projeto de pesquisa tem por objetivo geral pesquisar o Decreto Municipal número 71 e o conhecimento ambiental dos moradores do município. Caracteriza-se por ser uma importante contribuição para o município na área da educação ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador / Manoela de Oliveira Santos - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Percepção/Diagnóstico da arborização Urbana na cidade de Santana do Livramento/RS, Descrição: Este projeto tem como objetivos: i) avaliar a percepção ambiental dos moradores da cidade de Santana do Livramento frente à arborização da cidade ? floresta urbana - no centro e nos bairros Divisa e Hidráulica, através de uma pesquisa descritiva, ao longo de nove meses; ii) registrar, nestas três áreas da cidade estudadas, as formas de cultivo da floresta urbana comparando com a legislação municipal vigente verificando possíveis inadequações. Está sendo desenvolvido por uma aluna do curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia com minha orientação/coordenação. A cidade de Santana do Livramento faz parte da Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, destacando-se na pecuária (bovinos e ovinos), além da produção de arroz e soja, e mais recentemente ampliando a produção frutífera com destaque para a vitivinicultura. Distancia-se de Porto Alegre 488 km e possui uma área de 6.950 km2. Pretende contribuir para a qualidade de vida da população através de subsídios de programas de educação ambiental urbanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    PRODUTIVIDADE E QUALIDADE BROMATOLÓGICA DO AZEVÉM SUBMETIDO A ADUBAÇÃO QUÍMICA E ORGÂNICA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Integrante / Ticiana Françóis Magalhães - Integrante / Simone Braga Terra - Integrante / Marcio Neske - Integrante / Cláudio Becker - Integrante / Cassiane da Costa - Integrante / Leonardo de Melo Menezes - Integrante / Gustavo Kruger Gonçalves - Coordenador / Anor Aluizio Menine Guedes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Produtividade e qualidade bromatológica do azevém submetido a adubação química e orgânica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador / Ticiana Françóis Magalhães - Integrante / Marco Aurélio Torres - Integrante / Simone Braga Terra - Integrante / Marcio Neske - Integrante / Cláudio Becker - Integrante / Cassiane da Costa - Integrante / Leonardo de Melo Menezes - Integrante / Gustavo Kruger Gonçalves - Integrante / Anor Aluizio Menine Guedes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    COLEÇÃO DE FORRAGEIRAS DA UERGS EM SANTANA DO LIVRAMENTO, UMA FERRAMENTA DE PESQUISA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Integrante / Ticiana Françóis Magalhães - Integrante / Marco Aurélio Torres - Integrante / Simone Braga Terra - Integrante / Marcio Neske - Integrante / Cláudio Becker - Integrante / Cassiane da Costa - Integrante / Leonardo de Melo Menezes - Integrante / Gustavo Kruger Gonçalves - Coordenador / Anor Aluizio Menine Guedes - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Estrutura dos produtores primários de açude raso como fonte de alimentos para peixes herbívoros, Descrição: O município de Tapes e região tem como sua principal atividade a rizicultura (arroz irrigado). Entretanto devido às secas frequentes que vem ocorrendo no verão do Rio Grande do Sul, muitos rizicultores investiram em açudes em suas propriedades para garantir o cultivo do arroz. Estes açudes são rasos, que favorecem a dominância de macrófitas aquáticas, geralmente dominadas pela gramínea Luziola peruviana (grama boiadeira), que vai diminuir a vida útil do açude por sua alta biomassa e baixa taxa de decomposição (SPONCHIADO & SCHWARZBOLD, 2009), além de diminuir a água disponível por sua transpiração. Esta grama boiadeira por sua alta produção de biomassa passa a ser alimento para peixes herbívoros, possibilitando um incremento na renda do produtor. SPONCHIADO et al. (2009) relataram em experimento, com dados de quatro anos no município de São Jerônimo-RS, que a grama boiadeira é consumida pelo peixe herbívoro carpa capim (Ctenopharingodon idella), que apresentou bom desempenho, com aumento de peso e que ao mesmo tempo possibilitou o controle do crescimento dessa gramínea e outras macrófitas palatáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador / Albano Schwarzbold - Integrante / Margarete Sponchiado - Integrante / Suelen Cristine Costa da Silva - Integrante / Taís Pegoraro Scaglioni - Integrante / Gabriela Silva Dias - Integrante / Saionara Eliane Salomoni - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Avaliaçao sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo), Descrição: O trabalho inseriu-se no projeto multidisciplinar e interinstitucional ?Tipologia, monitoramento e recuperação dos reservatórios da Reserva Biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo?, em desenvolvimento na Seção de Ecologia do Instituto de Botânica (SMA), desde 1996. O grupo de ecologia aquática da Seção de Ecologia do Instituto de Botânica de São Paulo, sob a orientação do Dr Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Dra Denise de Campos Bicudo, desenvolve estudos de longa duração com atividades em: diversidade de algas do estado de São Paulo; estudos experimentais para avaliar a limitação de nutrientes e estudos em diferentes escalas temporais e espaciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador / denise de campos bicudo - Integrante.

  • 1995 - 1997

    Estrutura e dinâmica de algas do perifíton de Eichhornia azurea em lagoas costeiras eutrofizadas do Rio Grande do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1991 - 1993

    Análise qualitativa e quantitativa de diatomáceas em sistemas lóticos da bacia do rio Jacuí, Rio Grande do Sul, Brasil, Descrição: Projeto desenvolvido no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, sob a orientação da Dra Vera Lúcia Maróstica Callegaro. Atividades desenvolvidas: coletas de amostras de água, fixação, preservação e tombamento das amostras; identificação das microalgas até nível específico; elaboração de relatórios junto ao CNPq e FAPERGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1988 - 1988

    Projeto Itá, Santa Catarina e Machadinho, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    CIFURB - Comunidade I, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fabiana Schumacher Fermino - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santana do Livramento. , Rua Rivadávia Corrêa - lado ím, Centro, 97573011 - Sant'Ana do Livramento, RS - Brasil, Telefone: (55) 32441400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1988 - 1988

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

  • 1990 - 1990

    Companhia Riograndense de Saneamento

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O estágio realizado na CORSAN (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) envolveu atividades de coletas de amostras de água, fixação e preservação, além da identificação de microalgas e elaboração de relatórios, totalizando 324 horas-atividade.

  • 1991 - 1993

    Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (inic. cient. e aperf.), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de iniciação cientifica e aperfeiçoamento atuando em projetos de pesquisa com taxonomia de diatomáceas.

    Atividades

    • 08/1990 - 12/1993

      Estágios , Museu de Ciências Naturais, .,Estágio realizado, taxonomia de diatomaceas.

  • 1991 - 1995

    Cursos Militares Azambuja LTDA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 6

  • 1994 - 2000

    Associação Educacional Simões Lopes Neto

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 15

  • 1998 - 2000

    Colégio e Faculdades São Judas Tadeu

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e de Ciências, Carga horária: 18

  • 1999 - 1999

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplinas: Ecologia e Ecologia I

  • 1999 - 1999

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora Substitutiva, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professora Substituta dos componentes curriculares: Ecologia Geral e Biogeografia, para o Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

    Atividades

    • 03/1995 - 12/1997

      Estágios , Instituto de Biociências, .,Estágio realizado, ecologia aquatica.

  • 2003 - 2003

    Instituto de Botânica de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Laboratório, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora colaboradora da disciplina Ecologia de Algas da Dra Denise de Campos Bicudo, lecionando aulas práticas relativas à metodologia empregada em análises químicas da água e biológicas da comunidade de algas em questões de saúde pública. Disciplina como elenco de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Concentração Biologia Vegetal, da UNESP/SP, oferecida no Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

    Atividades

    • 01/2011

      Serviços técnicos especializados , Criadouro Conservacionista da Fauna Silvestre Brasileira autorizado pelo IB, .,Serviço realizado, Biomonitoramento e educação ambiental.

  • 2007 - 2008

    Colégio Madre Alix

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ciencias, Carga horária: 15

  • 2008 - 2009

    Fundação Armando Álvares Penteado

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e de Meio Ambiente, Carga horária: 6

  • 2010 - 2013

    Colégio Santa Isabel Rainha

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 15

  • 2014 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professora no Curso de Graduação em Ciências Biológicas, sistema Ensino a Distância - EAD, na disciplina de Ecologia. Aulas gravadas e aulas ao vivo.

  • 2014 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Professora Titular dos componentes curriculares: Ecossistemas Aquáticos, Ecossistemas Terrestres, Ecologia Geral, Bioética.

  • 2013 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professora Titular nos componentes curriculares: Ecologia, Ecologia de Populações e Comunidades, Ecologia Aquática, Ecossistemas Aquáticos e Ecossistemas Terrestres, Bioética, Biogeografia. Pra o Curso de Graduação em Bacharelado em Biologia.

  • 2012 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professora Titular nos componentes curriculares: Ecologia, Bioética, Ecologia de Populações, para o Curso de Graduação em Bacharelado em Biologia.

  • 2012 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor em EAD, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora do Curso de Graduação em Biologia, sistema Ensino à Distancia - EAD, nas disciplinas de Ecologia , Ecologia de Populações e Comunidades. Aulas gravadas e aulas ao vivo. Chats de conversação.

    Atividades

    • 01/2013

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Aquática, Ecologia Geral.

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares: a) no curso de graduação em Agronomia: Biologia Geral, Biologia do Solo, Microbiologia Agrícola, Manejo de Recursos Hídricos. b) no curso de graduação em Desenvolvimento Regional e Gestão Agroindustrial (DRGA): Agroecossistemas I. c) no curso de especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia: Recursos Hídricos, Impactos e Gestão da Água Doce.

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Laboratório de Agronomia da UERGS, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe do Laboratório de Agronomia da UERGS, Unidade de Santana do Livramento.

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de Avaliação de candidatos, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro de Comissão de Avaliação da seleção dos candidatos ao Curso de Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade, da UERGS, Unidade de Osório.

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Representante da Região VI na PROENS, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Membro representante da Região VI da UERGS na PROENS - Pró-Reitoria de Ensino, na Comissão Central de Ensino.

  • 2015 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Titular da Comissão Permanente de Labo, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Membro Titular da Comissão Permanente de Laboratório do Curso de Bacharelado em Agronomia.

  • 2017 - 2018

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professou Adjunto, Carga horária: 13, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares: a) no curso de graduação em Agronomia: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), Legislação Agrária e Ambiental, Melhoramento Vegetal; b) no curso de graduação em Desenvolvimento Regional e Gestão Agroindustrial (DRGA): Legislação Agrária e Ambiental, Tópicos Especiais; c) no curso de graduação em Biologia (Osório) ,ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira: Ética e Meio Ambiente.

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares Biologia do Solo, Biologia Geral, Microbiologia Agrícola e Manejo dos Recursos Hídricos. Orientadora de aluno MONITOR DA DISCIPLINA de Biologia Geral.

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular Gestão de Recursos Hídricos e Impactos na Lagoas Costeiras do RS, no curso de Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade, na Unidade de Osório.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares: Biologia Geral; Biologia do Solo; Microbiologia Agrícola. Para o Curso de Graduação em Agronomia. Orientadora de aluno MONITOR da disciplina Biologia Geral.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular: Tópicos Especiais. Curso de Graduação em Desenvolvimento Regional e Agroindustrial.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular: Bioética e Biossegurança. Para o Curso de Tecnólogo em Agroindústria.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular: Recursos Hídricos, Impactos e Gestão da Água Doce. Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora do componente curricular Legislação Agrária e Ambiental, para o Curso de Graduação em Desenvolvimento Regional e Agroindustrial.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares Metodologia Científica, Trabalho de Conclusão de Curso I, Melhoramento Vegetal, Recursos Hídricos aos alunos de graduação de Agronomia.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular Agroecossistemas I aos alunos do curso de graduação em Desenvolvimento Regional e Agroindustrial.

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares: Manejo dos Recursos Hídricos; Microbiologia Agrícola; Biologia Geral (Turmas 1 e 2 )l. Curso de Graduação em Agronomia.

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 11, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando os componentes curriculares: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC); Agroecossistemas I; Melhoramento Vegetal; Legislação Agrária e Ambiental. Para o Curso de Graduação em Agronomia.

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular: Legislação Agrária e Ambiental, Curso de Graduação em Desenvolvimento Regional e Agroindustrial - DRGA.

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular: Legislação Agrária e Ambiental. Curso de Graduação em Desenvolvimento Regional e Gestão Agroindustrial.

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ministrando o componente curricular: Legislação Agrária e Ambiental para o Curso de Graduação em Agronomia e DRGA.

  • 1988 - 1988

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20