Tatiana de Almeida Simão

possui graduação em Ciência Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001 e 2008, respectivamente). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2010 e atualmente é Procientista/UERJ.Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: câncer de esôfago, câncer de cabeça e pescoço, câncer gástrico, expressão genica, fatores epigenéticos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Alterações genéticas e epigenéticas em câncer de esôfago
Rodolpho Mattos Albano. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Câncer de esôfago; Mecanismos epigenéticos.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)

1999 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Análise de mutações no gene TP53: estudo em mulheres com câncer de mama na cidade do Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Cláudia Vitória de Moura Gallo
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Rio de Janeiro; TP53; câncer de mama; cidade do Rio de Janeiro; Câncer familiar.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Ciência Biológicas - Modalidade Médica

1993 - 1998

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Detecção e análise de apoptose presente em células sanguíneas periféricas de pacientes com câncer de mama
Orientador: Cláudia Vitória de Moura Gallo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2010

Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Atualização para Docentes da UERJ. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2002 - 2002

Treinamento de Sequenciamento de DNA em MegaBACE. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1o Seminário de Agrotóxicos e Câncer.O Risco de agrotóxico para o consumidor. 2012. (Seminário).

Seminário sobre Câncer Ocupacional.Noções de Biologia Molecular e Mecanismo de Carcinogênese. 2012. (Seminário).

FEBS Advanced Course on Translational Cancer Research. 2011. (Outra).

IV Simpósio de Oncobiologia. 2010. (Simpósio).

IX Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental.. Alterações genéticas e epigenéticas em carcinoma epidermóide de esôfago. 2009. (Congresso).

VI Jornada de Iniciação Científica e I Jornada de Pós-Graduação.avaliação de posteres. 2009. (Outra).

VIII Congresso de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental. Baixa Expressão de p16 Relacionada a Maior Expressão de DNMT3B e MBD4 em ESCC. 2007. (Congresso).

380 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. A Higher DNMT3B Expression Correlates With a Lower Expression of p14ARF and p16INK4a in Esophageal Cancer. 2006. (Congresso).

IV International Congress of Clinical Oncology & immunobiomodulation. Baixa expressão de p14ARF e p16INK4a relacionada à maior expressão de DNMT3B e MBD4 em ESCC. 2006. (Congresso).

XXI Congresso Interno de Biofísica da UERJ. Câncer de mama/ Fototerapia da Icterícia Neonatal. 2002. (Congresso).

V Semana de Ciências Biológicas.Estudo do gene p53 em mulheres com câncer de mama. 2000. (Outra).

I Simpósio Internacional de Identificação Humana por DNA do Rio de Janeiro. 1999. (Simpósio).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental. PRESENÇA DE MUTAÇÕES ESPECÍFICAS NO GENE p53 EM TUMORES DE MAMA DE MULHERES DO RIO DE JANEIRO COM HISTÓRIA FAMILIAR DE CÂNCER. gresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental. 1999. (Congresso).

XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). p53 MUTATION ANALYSIS BY SSCP METHOD AND BREAST CANCER RISK FACTORS IN PATIENTS FROM RIO DE JANEIROedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). 1999. (Congresso).

XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental-FESBE. DETECÇÃO E ANÁLISE DE APOPTOSE EM CÉLULAS DE SANGUE PERIFÉRICO EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA.. 1998. (Congresso).

XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental-FESBE. Detecção e análise de apoptose em células de Sangue Periférico em Pacientes com Câncer de Mama. 1998. (Congresso).

XI Semanas de Debates Científicos da UNI-RIO.Apoptose em Células Sanguíneas de Pacientes com Câncer de Mama. 1997. (Outra).

XXVI Reunião Anual da SBBq. APOPTOSIS IN BLOOD CELLS OF BREAST CANCER PATIENTS FROM RIO DE JANEIRO. 1997. (Congresso).

XXV Reunião Anual da SBBq. EVALUATION OF APOPTOSIS IN VIVO IN LEUKEMIA PATIENTS FROM RIO DE JANEIRO. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bianca Barbosa Abdala

SIMAO, T.A.. Variação do número de cópias do gene MECP2 e sua relação com a deficiência intelectual em homens. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cezar de Almeida Junior

SIMAO, T.A.. Desenvolvimento de nanorradiofarmaco para diagnostico de adenocarcinoma. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Diogo Lisbôa Basto

SIMAO, T.A.. Expressão do oncogene E5 e a via de sinalização de EGFR em tumores cérvico uterinos positivos para HPV16 e HPV18. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Orlando Soares Louzada Neto

SIMAO, T.A.. Polimorfismos em genes de reparo do DNA e risco para leucemias agudas infantis e do lactetnte. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adilson Fonseca Teixeira

SIMAO, T.A.; LIMA, S. C. S.; Costa, NM. Avaliação do quimioterápico doxorrubicina como gene fotossensibilizador em culturas de células MDA-MB-231 irradiadas com LED azul. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Valverde Fernandes

SIMÃO, T. A.. Validação de lâminas digitais para diagnóstico do painel de biomarcadores para o câncer de mama. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Pereira da Silva

SIMÃO, T. A.. Análise Fenotípica comparativa em pacientes Brasileiros com doença de Parkinson com e sem mutações nos genes LRRK2 e GBA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Alves Rodrigues

SIMÃO, T. A.. Atuação de STAT3 diante do perfil de estresse oxidativo em linhagem de mama. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rachell Ramalho Correia Thimóteo

SIMÃO, T. A.. Estudo da relação estrutura-atividade antineoplástica in vitro de análogos cíclicos de terpenil-nitrona LQB-278. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ísis Salviano Soares de Amorim

SIMAO, T.A.. Avaliação de mecanismos epigenéticos (metilação do DNA) no controle da expressão gênica de HIF1a. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Layane Duarte e Souza

SIMAO, T.A.. Papel de caveol e cafestol na célula de cãncer de mama MDA-MB-231, STAT3 dependente. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alípio dos Santos Rocha

SIMAO, T.A.. Aplicação da Metodologia de dissociação em alta resolução (HRM) para determinação de perfis genéticos com interesse forense. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Basili de Oliveira

SIMAO, T.A.. Perfil de expressão de miRNAs em linhagens de câncer de mama. 2015. Dissertação (Mestrado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Gabriella de Medeiros Abreu

SIMAO, T.A.. Investigação de variantes exonicas nos genes VPS35, EIF4G1 e LRRK2 como causa da doença de Parkinson em casuística brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Sousa da Silva

SIMÃO, T. A.; WERNECK, M. B. F.. Avaliação imuno-histoquimica das proteinas da via sonic hedgehog e marcadores de prognóstico em ameloblastomas e tumores odontogênicos epiteliais malignos. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Anna Carolina da Silva Chaves

SIMÃO, T. A.. Análise de marcadores moleculares do DNA mitocondrial em anuros da Mata Atlântica. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Machado Brandao Costa

SIMÃO, T. A.. Impacto da matriz extracelular derivada de melanoma sobre o perfil angiogenico das celulas endoteliais: envolvimento das vias de sinalização dependentes de integrina. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayana da Conceição Barbosa

SIMAO, T.A.. Variantes de Sequencia no gene MSH2 em pacientes selecionados para a Sindrome de Lynch. 2014. Dissertação (Mestrado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Renata de Sá Brito Fróes

SIMÃO, T. A.. Estudo dos polimorfismos C1236T,G2677T e C3435T do gene MDR1 em pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Oliveira Arruda

SIMÃO, T. A.; MAIOLINO, A.; WERNECK, M. B. F.. Análise da expressão de DNA metiltransferases e microRNAs da família 29 no Linfoma de Burkitt. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Hanna Soares Pereira

SIMÃO, T. A.. Avaliação quantitativa do padrão de metilação das regiões DMRH19 e KVDMR em pacientes com possíveis alterações epigenéticas. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Barbara Cathala Esberard

SIMÃO, T. A.. Polimorfismos do gene tiopurina metiltransferase (TPMT) em pacientes com doenças inflamatórias intestinais: avaliação da prevalência e correlação com efeitos colaterais. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Vardiero Morais

ANDRADE, D. S.; ALVES, L. M.;SIMÃO, T. A.. Papel da catepsina na angiogênese induzida por TSP Hep II um pepetídeo derivado do domínio N-terminal da trombospondina I. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Domett Siqueira

SIMÃO, T. A.; Hassan, R; Moreira, MA. Caracterização Molecular do HPV em gestantes HIV-positivas e fatores de risco para a persistência da infecção pelo HPV após o parto. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Bruno Alves de Aguiar Gonçalves

de Almeida Simão, Tatiana. Polimorfismos dos genes NQO1 e PON1 na etiologia das leucemias pediátricas. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Letícia Oliveira da Cruz

SIMÃO, T. A.. Avaliação da citotoxicidade e genotoxidade de frações do extrato de folhas de Chrysobalanus Icaco L. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivna Néria Silva Ribamar de Carvalho

SIMÃO, T. A.. Caracterização de mutações e polimorfismos no gene RB1 e nas famílias MIR34 e MIR183 em portadores de retinoblastoma. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fagner Santos do Carmo

SIMÃO, T. A.. Estudo do desenvolvimento de nanorradiofármaco á base de aptâmero anti-MUC1 para diagnóstico precoce de processos carcinogênicos de mama. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marion Kielmanowicz Amazonas

SIMAO, T.A.. Alterações genéticas e potenciais modificadores de fenótipo no adenocarcinoma colorretal. 2017. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Aline Oliveira da Silva

SIMAO, T.A.. Regulação da diferenciação angiogenica endotelial por matrizes de gliomas humanos. 2016. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raissa Coelho Andrade

SIMAO, T.A.. Caracterização molecular de pacientes com suspeita clinica de Sindrome de Li-Fraumeni e Li-Fraumeni like. 2016. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Cynthia Mara Brito Lins Pereira

SIMAO, T.A.. Avaliação de características clinico-patologicas e moleculares na resposta à quimioterapia no câncer de mama localmente avançado. 2016. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Julianna Maria da Cunha de Oliveira Santos

SIMÃO, T. A.; PALMA, L. M.; DAMATTA, R. A.. Caracterização morfológica e bioquímica de linhagens e tumores de melanoma e câncer de próstata com diferentes potenciais metastáticos. 2014. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Marcos Massao Murata

SIMÃO, T. A.; MENCALHA, A. L.. Indicadores de efeito e avaliação de risco toxicologico na exposição à silica. 2014. Tese (Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro NIcolau Neto

SIMAO, T.A.. Identificação de potenciais biomarcadores em carcinoma epidermóide de esôfago a partir de análise randomica de expressão genica. 2014. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Terence Pires de Farias

SIMÃO, T. A.; MAIA, R. C.; Klumb CE; PIRES, F. R.. Uso da Prototipagem no Planejamento Pré-operatório de pacientes com tumores de cabeça e pescoço. 2013. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Rhayany de Castro Lindenblatt Ribeiro

SIMÃO, T. A.; MENCALHA, A. L.; TAKAHAMA JUNIOR, A.. Investigação das alterações moleculares nos receptores de fator de crescimento epidermal (her-1 e her-2) e da presença do papiloma virus humano (hpv) no carcinoma de células escamosas de lingua e assoalho de pacientes jovens e adultos. 2013. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cynthia Bangoim Marques de Moura Rodrigues

SIMÃO, T. A.; Moreira, MA. Estudo de Gpp2 (proetina ligadora de guanilato 2) no carcinoma de células escamosas do esôfago e sua relação com a proteina p53. 2013. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Sílvia Beatriz Coutinho Visoni

ALBANO, Rodolpho Mattos; GUMARAES, D. P.;COELHO, M. G. P.; ARRUDA, M. A.; OLIVEIRA, A. C. A. X.;SIMÃO, T. A.. O papel das enzimas CYP2A na susceptibilidade ao câncer de esôfago e sua regulação. 2009. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrezza Maria Côrtes Thomé Lima

SIMÃO, T. A.. Fotobiomodulação por laser de baixa potência com duplo comprimento de onda em lesão por pressão. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ísis Salviano Soares de Amorim

SIMAO, T.A.; Nicolau-Neto, P. Avaliação do papel da metilação de DNA na repressão gênica, restrita á hipóxia, do supressor tumoral SAV1 e seu potencial antitumoral. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Philippe da Silva Sergio

SIMAO, T.A.. Expressão relativa de genes de reparo do DNA e efeitos de laser infravermelho de baixa potência em modelo experimental de lesão pulmonar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sivia de Oliveira Loiola Martins

SIMAO, T.A.. Estruturação gênica e ancestralidade da população brasileira: estudo da popilação nativa da ilha de marajó com o emprego de marcadores de DNA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Romulo Vianna de Melo Oliveira

SIMAO, T.A.; NASCIUTTI, L. E.. Mapeamento genômico de pacientes com câncer com câncer de próstata por sequenciamento de nova geração. 2018 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Filipa Isabel Figueira Simão

SIMÃO, T. A.. Ancestralidade materna em populações da América do Sula:contrastando dados genéticos e históricos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fagner Santos do Carmo

SIMÃO, T. A.. Estudo do desenvolvimento de nanorradiofármaco á base de aptâmero anti-MUC1 para diagnóstico precoce de processos carcinogênicos de mama. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Carolina da Silva Chaves

SIMAO, T.A.. Estudo da ancestralidade em populações afro-descendentes do estado do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Antonio Nunes Costa Silami

SIMAO, T.A.. Investigação de Metástase cervical oculta em pacientes com carcinoma de células escamosas em lingua e assoalho de boca associada à imunoexpressão de quimiocinas e marcadores de linfangiogenese. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Laila Ribeiro Fernandes

SIMAO, T.A.. Efeitos pro-tumorais da trombospondina-1 (TSP-1) em modelos de células de adenocarcinoma mamário. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Oliveira da Silva

SIMAO, T.A.. Regulação da diferenciação angiogenica endotelial por matrizes de gliomas humanos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Alves Rodrigues

SIMÃO, T. A.. Investigação do papel de APE1 em modelos de câncer de mama: em busca de novas funções moleculares. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Cathala Esberard

SIMÃO, T. A.. Estudo de Polimorfismos da tiopurina metiltransferase em pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais em uso de azatioprina. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luis Pais Moreira

NUCERA, A. P. C. S.;Simão, Tatiana de Almeida. Identificação de novos alvos terapeuticos na insuficiencia cardiaca pela reanalise de dados de microarranjo entre etiologia isquemia e não esquemica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo de Souza Cunha

SIMAO, T.A.; NUCERA, A. P. C. S.. Determinação das assinaturas de expressão genica na doença arterial coronariana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlia Nascimento de Almeida

SIMAO, T.A.. Identificação do perfil de expressão de HOXA7, HOXC9, HOXC13 e HOXD8 em indivíduos diagnosticados com carcinoma epidermóide de esôfago e em individuos livres de neoplasia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raissa Vieira da Silva

SIMÃO, T. A.. Avaliação da expressão de BCL-3 em carcinoma epidermóide de esofágico de indivíduos sem câncer: correlação com fatores de risco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Renata Machado Brandao Costa

SIMÃO, T. A.. Efeitos da Matriz de Melanoma Humano no Comportamento da célula Endotelial Humana durante a Angiogênese Tumoral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laila Ribeiro Fernandes

SIMÃO, Tatiana de Almeida; Neto EH. Padronização das condições de silenciamento por RNA de interferência em linhagem de glioma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael Siqueira Vidal

ARRUDA, M. A.;SIMÃO, T. A.. Viabilidade celular de linhagens mielóides resistentes na presença do trióxido de arsênio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suellen da Silva Gomes Herbster

ALBANO, Rodolpho Mattos; CALDEIRA-DE-ARAUJO A;SIMÃO, T. A.. Mutações em TP53 e polimorfismo de XRCC1 no carcinoma epidermóide de esôfago. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Alvim Dutra de Freitas

SIMÃO, T. A.. Mutações no gene RPOB em cepas multirresistentes de Mycobacterium tuberculosis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Chaves Pinto

SIMÃO, T. A.. Efeito do Extrato Aquoso de Echinodorus macrophyllus na Resposta Imune. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Maria Salgado Mendes

SIMÃO, T. A.; MURICY, G. R. S.; PINHEIRO, U. S.. Distinção de espécies do gênero Mycale Gray, 1867 (Mycalidae, Poecilosclerida, Demospongiae) por técnicas moleculares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Siqueira Ribeiro

SIMÃO, T. A.ROSSINI, Ana. Análise do Polimorfismo de Repetição do Tetranucleotídeo TTTA no gene CYP19 em Indivíduos Residentes na Cidade do Rio de Janeiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Ramos Guimarães

SIMÃO, T. A.; MURICY, G. R. S.. Estudo da Variação Genética de Cinco Populações de Hymeniacidon aff. heliophila Parker, 1910 (Demospongiae, Halichondrida, Halichondriidae) por Técnicas de Biologia Molecular. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: PRISCILA FALAGAN LOTSCH

SIMÃO, T. A.RIBEIRO PINTO, Luis Felipe. Análise dos polimorfismos m1 e m3 do gene CYP1A1 em pacientes com câncer de mama residentes na cidade do Rio de Janeiro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Biológicas - Modalidade Médica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

SIMAO, T.A.. Concurso Publico para Pesquisador, classe assistente de Pesquisa no perfil aconselhamento genético. 2015. Instituto Nacional de Câncer.

SIMAO, T.A.. Comissão Julgadora do Processo de Seleção de Doutorado. 2017. Instituto Nacional de Câncer.

SIMAO, T.A.. Comitê externo no processo de seleção PIBIC-CNPq/IMIP -Recife. 2016. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

SIMÃO, T. A.. Comissão Julgadora do Processo de Seleção de Mestrado. 2016. Instituto Nacional de Câncer.

SIMAO, T.A.. Banca de Consultores Internos para fins de análise dos projetos de Estagio Interno Complementar. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SIMAO, T.A.. Avaliadora externa durante o XV Seminário de Acompanhamentos de Projetos. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SIMÃO, T. A.. 11a Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2011.

SIMÃO, T. A.. VI Jornada de Inicação Científica e I Jornada de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Oncologia do INCA. 2009. Instituto Nacional de Câncer.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Claudia Schiefler da Cunha Tessis

TESSIS, A. C. S. C.. Análise de mutações no gene TP53: Estudo em mulheres com câncer de mama na cidade do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RAPHAEL HIRATA JUNIOR

HIRATA JÚNIOR, R.; LAURIA, Catharina; PREZA, César de Amorin. Detecção e análise da apoptose presente em células sanguineas periféricas de pacientes com câncer de mama. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Miguel Angelo Martins Moreira

MOREIRA, M. A. M.. Alterações Genéticas e Epigenéticas em Carcinoma Epidermoide de Esofago. 2008. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gisele Lobo Hajdu

LÔBO-HAJDU, G.. Análise de mutações no gene TP53: estudo em mulheres com câncer de mama na cidade do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Robson de Queiroz Monteiro

MONTEIRO, R. Q.. Alterações genéticas e epigenéticas em carcinoma epidermóide de esôfago. 2008. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Robson de Queiroz Monteiro

MONTEIRO, R. Q.. Alterações genéticas e epigenéticas em câncer de esôfago. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Denise Peixoto Guimarães

Guimarães, D. P.; TEIXEIRA, A. M. R.. Alterações genéticas e epigenéticas em câncer de esõfago. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Mattos Gonçalves Pimentel

PIMENTEL, M.M.. Análise de mutações no gene TP53: Estudo em mulheres com câncer de mama na cidade do Rio de Janeiro. 2001 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Mattos Gonçalves Pimentel

PIMENTEL, M.M.. Alterações genéticas e epigenéticas em carcinoma epidermóide de esôfago. 2008. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIDIA MARIA DA FONTE DE AMORIM

AMORIM, L. M. F.. Detecção e análise da apoptose em células sanguíneas periféricas de pacientes com câncer de mama.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Maria Rossini Teixeira

Rossini, A.; Pimentel, M.; MONTEIRO, R. Q.;GUIMARAES, D. P.; Abreu, HS. Alterações Genéticas e Epigenéticas em Carcinoma Epidermóide de Esôfago. 2008. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Maria Rossini Teixeira

ROSSINI, A.; MONTEIRO, R. Q.;GUIMARAES, D. P.. Alterações Genéticas e Epigenéticas em Câncer de Esôfago. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jennifer Vieira Gomes

Avaliação da expressão de genes HOX em carcinoma epidermoide de esôfago; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Daniel Fernandes

Avaliação de Biomarcadores preditivos de resposta a Quimiorradioterapia (QRT) em pacientes com Câncer de Esôfago (CE) tratados no INCA; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer; (Coorientador);

Marina Chianello Nicolau

Consequência funcional da desregulação de APOBECs em pacientes com carcinoma epidermoide de esôfago; Início: 2017; Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer; (Coorientador);

Rachell Ramalho Correia Thimóteo

ESTUDO DOS MECANISMOS DE AÇÃO ANTITUMORAL IN VITRO DO LQB-461 EM LINHAGEM LEUCÊMICA JURKAT; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Patricia Emília Bento Moura

Avaliação da expressão gênica dos componentes da via PI3K-AKT/PTEN e o papel funcional de PIK3R3 em carcinoma epidermoide de esôfago; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biociências (PPGB)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Marcele Rozeno de Freitas

Avaliação do Perfil Molecular de Progressão do Adenocarcinoma de Endométrio Tipo I; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Priscila Valverde Fernandes

Validação de lâminas digitais para diagnóstico do painel de biomarcadores para o câncer de mama; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Marina Chianello Nicolau

Caracterização da expressão gênica dos receptores colinergicos nicotinicos (CHRNs) no epitelio esofágico normal e em carcinoma epidermoide de esofago; 2015; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Juliana do Carvalho dos Santos Couto Vieira

ANÁLISE DO PERFIL MUTACIONAL DOS GENES DA FAMÍLIA RAS E BRAF ENTRE OS TUMORES DE DIFERENTES REGIÕES ANATÔMICAS DA CAVIDADE ORAL; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Tatiana de Almeida Simão;

Diego Sá Leal de Oliveira

Análise da expressão proteica de SPRR3 (esofagina) no efeito do etanol no esôfago de camundongos BALB/c; 2013; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Daniel Fernandes

Avaliação de mutações no gene TP53 como fator preditivo da resposta a Quimiorradioterapia (QRT) em pacientes com Carcinoma Epidermóide de Esôfago (CEE) tratados no INCA; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer,; Coorientador: Tatiana de Almeida Simão;

Vanessa Paiva Leite

ANÁLISE DO PERFIL DE EXPRESSÃO DOS GENES ETV5 E RUNX1 EM ADENOCARCINOMA ENDOMETRIOIDE DE ENDOMÉTRIO E SUA POTENCIAL ASSOCIAÇÃO COM DIFERENTES ETAPAS DE INVASÃO MIOMETRIAL; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto-sensu em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Tatiana de Almeida Simão;

Lilian Brewer Lisboa

Avaliação de mecanismos de regulação de SPRR3 em carcinoma epidermóide de esôfago; 2018; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Paulo Thiago de Souza santos

Estudo de alterações moleculares em carcinoma epidermóide de esôfago através de sequenciamento de RNA (RNA-seq); 2016; Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Tatiana de Almeida Simão;

Pedro NIcolau Neto

Identificação de potenciais biomarcadores em carcinoma epidermóide de esôfago a partir de análise randômica de expressão gênica; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Júlia Nascimento de Almeida

Identificação do perfil de expressão de HOXA7, HOXC9, HOXC13 e HOXD8 em indivíduos diagnosticados com carcinoma epidermóide de esôfago e em individuos livres de neoplasia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Janaina Porto Palles Ramos

ANÁLISE DOS POLIMORFISMOS ADH1B E ADH1C E ALDH2 EM PACIENTES COM CARCINOMA EPIDERMÓIDE DE ESÔFAGO, ESTUDO CASO-CONTROLE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Petrópolis, Ministério da Saúde/INCA; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Marina Chianello Nicolau

Análise da expressão de receptores colinérgicos nicotínicos (CHRNs) no esôfago humano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde/INCA; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Leonardo de Araújo Alves

Análise dos polimorfismos em genes envolvidos no metabolismo do álcool na população sadia do estado do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Diego Sá Leal de Oliveira

Avaliação quantitativa da expressão de SPRR3 no carcinoma epidermóide de esôfago por PCRq e seu uso potencial como um biomarcador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Irapuã Garcia Junior

Identificação de polimorfismos em genes envolvidos no metabolismo do álcool em pacientes com carcinoma epidermóide de esôfago; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PIBIC/UERJ; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Marina Chianello Nicolau

Marcadores Moleculares de Tumores Secundários de Esôfago em Pacientes com Carcinoma de Células Escamosas em Cabeça e Pescoço: Uso Potencial no Diagnóstico Precoce e na Terapêutica de Rotina; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Andreia Rodrigues Ferreira

Análise de HMGB1 em Carcinoma Epidermóide de Esôfago (CEE); 2012; Orientação de outra natureza; (Aperfeiçoamento 1) - Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde/INCA; Orientador: Tatiana de Almeida Simão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Vitória de Moura Gallo

Análise de mutações no gene TP53:estudo em mulheres com câncer de mama na cidade do RIo deJaneiro; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Cláudia Vitória de Moura Gallo;

Luis Felipe Ribeiro Pinto

Alterações genéticas e epigenéticas em carcinoma epidermoide de esôfago; 2008; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Luis Felipe Ribeiro Pinto;

Luis Felipe Ribeiro Pinto

2008; Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde; Luis Felipe Ribeiro Pinto;

Rodolpho Mattos Albano

Alterações genéticas e epigenéticas em carcinoma epidermóide de esôfago; 2008; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Biologia Biociências Nucleares) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rodolpho Mattos Albano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NICOLAU-NETO, PEDRO ; DE SOUZA-SANTOS, PAULO THIAGO ; SEVERO RAMUNDO, MARIANA ; VALVERDE, PRISCILA ; MARTINS, IVANIR ; SANTOS, IZABELLA COSTA ; DIAS, FERNANDO ; de Almeida Simão, Tatiana ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . Transcriptome Analysis Identifies ALCAM Overexpression as a Prognosis Biomarker in Laryngeal Squamous Cell Carcinoma. Cancers , v. 12, p. 470, 2020.

  • PALUMBO JR, A. ; LEITE, V. P. ; ESPOSITO, F. ; MARTINO, M. ; FORZATI, F. ; MOREIRA, F. C. B. ; SIMAO, T.A. ; NASCIUTTI, L. E. ; FUSCO, A. ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe ; CHAVES, C. B. P. ; Da COSTA, N. M. . Overexpression of HMGA1 Figures as a Potential Prognostic Factor in Endometrioid Endometrial Carcinoma (EEC). Genes , v. 10, p. 372, 2019.

  • VILACA, G. ; MOREIRA, M. ; SIMÃO, T. A. ; BERGMANN, A. ; PINTO, L. F. R. ; BESSA, C. . Overweight and Obesity does not determine worst prognosis in endometrioid endometrial carcinoma. ARCHIVES OF GYNECOLOGY AND OBSTETRICS , v. 300, p. 1671-1677, 2019.

  • NICOLAU-NETO, PEDRO ; Costa, NM ; SOUZA-SANTOS PT ; GONZAGA, I. M. ; Ferreira MA ; Guaraldi S ; Moreira, MA ; Seuanez H ; Brewer L ; BERGMANN, A. ; Boroni M ; MENCALHA, A. L. ; KRUEL, C. D. P. ; LIMA, S. C. S. ; Esposito D ; SIMAO, T.A. ; PINTO, L. F. R. / Ribeiro Pinto, L.F./Luis F.R. Pinto . Esophageal squamous cell carcinoma transcriptome reveals the effect of FOXM1 on patient outcome through novel PIK3R3 mediated activation of PI3K signaling pathway. Oncotarget , v. 9, p. 16634-16647, 2018.

  • Nicolau-Neto, P ; Palumbo A ; MARTINO, M. ; ESPOSITO, F. ; Simão, Tatiana de Almeida ; FUSCO, A. ; NASCIUTTI, L. E. ; Da COSTA, N. M. ; PINTO, L. F. R. / Ribeiro Pinto, L.F./Luis F.R. Pinto . UBE2C Is a Transcriptional Target of the Cell Cycle Regulator FOXM1. Genes , v. 9(4), p. 1-14, 2018.

  • SOUZA-SANTOS, PAULO THIAGO DE ; SOARES LIMA, SHEILA COELHO ; NICOLAU-NETO, PEDRO ; BORONI, MARIANA ; MEIRELES DA COSTA, NATHALIA ; BREWER, LILIAN ; MENEZES, ALBERT NOBRE ; FURTADO, CAROLINA ; MOREIRA, MIGUEL ANGELO MARTINS ; SEUANEZ, HECTOR N. ; de Almeida Simão, Tatiana ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . Mutations, Differential Gene Expression, and Chimeric Transcripts in Esophageal Squamous Cell Carcinoma Show High Heterogeneity. Translational Oncology , v. 11, p. 1283-1291, 2018.

  • Alípio dos Santos Rocha ; AMORIM, I. ; SIMAO, T.A. ; FONSECA, A. S. ; MENCALHA, A. L. . High resolution melting (HRM) of hypervariable mitochondrial DNA regions for forensic science. JOURNAL OF FORENSIC SCIENCES , v. 23, p. 1-5, 2017.

  • GONZAGA, ISABELA MARTINS ; SOARES LIMA, SHEILA COELHO ; NICOLAU, MARINA CHIANELLO ; NICOLAU-NETO, PEDRO ; DA COSTA, NATHALIA MEIRELES ; de Almeida Simão, Tatiana ; HERNANDEZ-VARGAS, HECTOR ; HERCEG, ZDENKO ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . TFF1 hypermethylation and decreased expression in esophageal squamous cell carcinoma and histologically normal tumor surrounding esophageal cells. Clinical Epigenetics , v. 9, p. 1-10, 2017.

  • RAPOZO, D.C.M. ; BLANCO, T.C.M. ; REIS, B.B. ; GONZAGA, I.M. ; VALVERDE, P. ; CANETTI, C. ; BARJA-FIDALGO, C. ; SIMAO, T.A. ; ALBANO, R.M. ; KRUEL, C.D.P. ; RIBEIRO PINTO, L.F. . Recurrent acute thermal lesion induces esophageal hyper proliferative premalignant lesions in mice esophagus. Experimental and Molecular Pathology (Print) , v. 100, p. 325-331, 2016.

  • CHIANELLO NICOLAU, MARINA ; Pinto, Luis Felipe Ribeiro ; NICOLAU-NETO, PEDRO ; DE PINHO, PAULO ROBERTO ALVES ; ROSSINI, Ana ; de Almeida Simão, Tatiana ; SOARES LIMA, SHEILA COELHO . Nicotinic cholinergic receptors in esophagus: Early alteration during carcinogenesis and prognostic value. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY , v. 22, p. 7146, 2016.

  • CARVALHO, A. T. P. ; ESBERARD, B. C. ; FROES, R. S. B. ; RAPOZO, D. C. M. ; Grinmann AB ; SIMÃO, T. A. ; SANTOS, J. C. ; CARNEIRO, A. J. V. ; PINTO, L. F. R. / Ribeiro Pinto, L.F./Luis F.R. Pinto ; SOUZA, H. S. P. . Thiopurine-Methyltransferase variants in inflammatory bowel disease: prevalence and toxicity in Brazilian patients. World Journal of Gastroenterology , v. 20, p. 3327-3334, 2014.

  • CARVALHO, A. T. P. ; FROES, R. S. B. ; ESBERARD, B. C. ; RAPOZO, D. C. M. ; Grinmann AB ; SIMÃO, T. A. ; SANTOS, J. C. ; NICOLAU NETO, P. ; LUIZ, R. R. ; CARNEIRO, A. J. V. ; PINTO, L. F. R. / Ribeiro Pinto, L.F./Luis F.R. Pinto ; SOUZA, H. S. P. . Multidrug resistance 1 gene polymorphisms may determine Crohn's disease behavior in patients from Rio de Janeiro. Clinics , v. 69, p. 327-334, 2014.

  • LEITE, V. P. ; CHAVES, C. B. P. ; HUGUENIN, J. F. L. ; MOREIRA, F. C. B. ; REIS, B. S. B. ; CHIMELLI, L. ; BERGMANN, A. ; Simão, Tatiana de Almeida ; PINTO, L. F. R. / Ribeiro Pinto, L.F./Luis F.R. Pinto . ERM/ETV5 and RUNX1/AML1 expression in endometrioid adenocarcinomas of endometrium and association with neoplastic progression. Cancer Biology & Therapy , v. 15, p. 888-894, 2014.

  • Costa, NM ; Soares-Lima, Sheila C. ; SIMÃO, T. A. ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . The potential of molecular markers to improve interventions through the natural history of esophageal squamous cell carcinoma. Bioscience Reports , v. 33, p. e00057, 2013.

  • Herbster, Suellen ; Ferraro, Cintia Tereza Lima ; Koff, Natália Kirsch ; ROSSINI, Ana ; Kruel, Cleber Dario Pinto ; ANDREOLLO, Nelson Adami ; Rapozo, Davy Carlos Mendes ; Blanco, Tânia Cristina Moita ; Faria, Paulo Antonio Silvestre de ; Santos, Paulo Thiago de Souza ; Albano, Rodolpho Matos ; Simão, Tatiana de Almeida ; Pinto, Luis Felipe Ribeiro . HPV infection in Brazilian patients with esophageal squamous cell carcinoma: Interpopulational differences, lack of correlation with surrogate markers and clinicopathological parameters. Cancer Letters (Print) , v. 326, p. 52-58, 2012.

  • GONZAGA, I. M. ; Soares-Lima, Sheila Coelho ; Santos, Paulo Thiago de Souza ; BLANCO, T. C. M. ; REIS, B. S. ; QUINTELLA, D. C. ; OLIVEIRA, I. M. ; Faria, Paulo A. ; KRUEL, C. D. P. ; ANDREOLLO, Nelson Adami ; SIMÃO, T. A. ; PINTO, L. F. R. / Ribeiro Pinto, L.F./Luis F.R. Pinto ; Pinto, Luis Felipe Ribeiro . Alterations in epidermal growth factor receptors 1 and 2 in esophageal squamous cell carcinomas. BMC Cancer (Online) , v. 12, p. 569, 2012.

  • SIMÃO, T. A. ; SOUZA-SANTOS PT ; SÁ LEAL D ; RAPOZO, D. C. M. ; BERNARDO V ; KRUEL, C. D. P. ; Faria, PA ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe ; ALBANO, Rodolpho Mattos . Quantitative evaluation of SPRR3 expression in esophageal squamous cell carcinoma by qPCR and its potential use as a biomarker. Experimental and Molecular Pathology (Print) , v. 91, p. 584-589, 2011.

  • LIMA, S. C. S. ; Hernández-Vargas, H ; SIMÃO, T. A. ; Durand, G ; KRUEL, C. D. P. ; Le Calvez-Kelm, F ; FELZENSZWALB, Israel ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe ; Herceg, Z . Identification of a DNA methylome signature of esophageal squamous cell carcinoma and potential epigenetic biomarkers. EPIGENETICS-US , v. 6, p. 1217-1227, 2011.

  • ROSSINI, Ana ; SIMÃO, T. A. ; Marques, Cynthia B. ; Soares-Lima, Sheila C. ; Herbster, Suellen ; Rapozo, Davy Carlos M. ; Andreollo, Nelson A. ; Ferreira, Maria A. ; El-Jaick, Kenya Balbi ; Teixeira, Roberto ; GUIMARAES, D. P. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . TP53 mutation profile of esophageal squamous cell carcinomas of patients from Southeastern Brazil. MUTATION RESEARCH-GENETIC TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL MUTAGENESIS , v. 696, p. 10-15, 2010.

  • PEREIRA, M. F. ; de Almeida Simão, Tatiana ; DALMAU, S. R. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; COELHO, M. G. P. ; Costa de Carvalho Sabino, . Pterodon pubescens seed extract induces the cell cycle arrest of leukemic cells by deregulating cyclin D1 and E2 mRNA levels. Oncology Letters , v. 1, p. 533-536, 2010.

  • RIBEIRO, Fabiana Siqueira ; SIMÃO, T. A. ; AMOEDO, N. D. ; ANDREOLLO, Nelson Adami ; LOPES, Luis Roberto ; ACATAUASSU, Rodolfo ; RUMJANEK, F. D. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe ; MONTEIRO, R. Q. . EVIDENCE FOR INCREASED EXPRESSION OF TISSUE FACTOR AND PROTEASE-ACTIVATED RECEPTOR-1 IN HUMAN ESOPHAGEAL CANCER. Oncology Reports , v. 21, p. 1599-1604, 2009.

  • RAPOZO, D. C. M. ; Grinmann AB ; CARVALHO, A. T. P. ; SOUZA, H. S. P. ; LIMA, S. C. S. ; SIMÃO, T. A. ; PAIVA, D. ; ABBY, F. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . ANALYSIS OF MUTATIONS IN TP53, APC, K-RAS, AND DCC GENES IN THE NON-DYSPLASTIC MUCOSA OF PATIENTS WITH INFLAMMATORY BOWEL DISEASE.. International Journal of Colorectal Disease (Print) , v. 24, p. 1141-1148, 2009.

  • BERTALAN, M. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; SIMÃO, T. A. ; CIDADE, Daniela Anhel de Paula ; FREITAS, F. A. D. ; OLIVEIRA, D. N. ; Ferreira, PCG . Complete genome sequence of the sugarcane nitrogen-fixing endophyte Gluconacetobacter diazotrophicus PAL5. BMC Genomics , v. 10, p. XX-XX, 2009.

  • LAMARAO, F. R. M. ; REIS, E. C. ; SIMÃO, T. A. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; HAJDU, G. L. . Aplysina (Porifera: Demospongiae) species identification through SSCP-ITS patterns. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print) , v. 90, p. 845-850, 2009.

  • ROSSINI, Ana ; SIMÃO, T. A. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . CYP2A6 POLYMORPHISMS AND RISK FOR TOBACCO-RELATED CANCER. Pharmacogenomics (London) , v. 9, p. 1737-1752, 2008.

  • RIBEIRO, Fabiana Siqueira ; AMORIM, L. M. F. ; SIMÃO, T. A. ; MENDONCA, G. A. S. ; de Moura Gallo, C.V. ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . CYP19 (TTTA)n POLYMORPHISM AND BREAST CANCER RISK IN BRAZILIAN WOMEN.. Toxicology Letters , v. 164, p. 90-95, 2006.

  • ASSIS, M. C. ; FREITAS, C. ; SALIBA, A. M. ; SIMÃO, T. A. ; CARVALHO, A. P. D. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; PLOTKOWSKI, M. C. . Up-regulation of Fas expression by Pseudomonas aeruginosa-infected endothelial cells depends on modulation of iNOS and enhanced production of NO induced by bacterial type III secreted proteins. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR MEDICINE , Grécia, aceito para publicação, p. 355-363, 2006.

  • CIDADE, Daniela Anhel de Paula ; SIMÃO, T. A. ; DAVILA, Alberto M R ; WAGNER, Glauber ; AZEVEDO, Inácio de L M Junqueira de ; HOO, Paulo Lee ; BON, Cassian ; ZINGALI, Russolina B ; ALBANO, Rodolpho Mattos . BOTHROPS JARARACA VENOM GLAND TRANSCRIPTOME: ANALYSIS OF THE GENE EXPRESSION PATTERN.. Toxicon , submetido para publicação, v. 48, p. 437-461, 2006.

  • SIMÃO, T. A. ; ALMEIDA, Gabriela Loureiro de Bonis ; RIBEIRO, Fabiana Siqueira ; CIDADE, Daniela Anhel de Paula ; ANDREOLLO, Nelson Adami ; LOPES, Luis Roberto ; MACEDO, Jacyara Maria Brito ; ACATAUASSU, Rodolfo ; ROSSINI, Ana ; FELZENSZWALB, Israel ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe ; ALBANO, Rodolpho Mattos . LOWER EXPRESSION OF P14ARF AND P16INK4A CORRELATES WITH HIGHER DNMT3B EXPRESSION IN HUMAN ESOPHAGEAL SQUAMOUS CELL CARCINOMAS.. Human & Experimental Toxicology , v. 25, p. 515-522, 2006.

  • AMORIM, L. M. F. ; LOTSCH, P. F. ; SIMÃO, T. A. ; de Moura Gallo, C.V. ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . ANALYSIS OF CYP1A1 EXON 7 POLYMORPHISMS BY PCR-SSCP IN A BRAZILIAN POPULATION AND DESCRIPTION OF TWO NOVEL GENE VARIATIONS.. Mutation Research, v. 547, p. 35-40, 2004.

  • de Moura Gallo, C.V. ; SIMÃO, T. A. ; RIBEIRO, Fabiana Siqueira ; Andrada Serpa, M.J. ; CARDOSO, L. E. B. ; MENDONCA, G. A. S. . ASSOCIAÇÕES ENTRE MUTAÇÕES NO GENE TP53 EM TUMORES MALIGNOS DE MAMA, FATORES DE RISCO, GRAU DE AGRESSIVIDADE DO TUMOR E RISCO DE ÓBITO EM UMA COORTE HOSPITALAR DE PACIENTES NO RIO DE JANEIRO.. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 7, n.2, p. 1-9, 2004.

  • AMORIM, L. M. F. ; ROSSINI, Ana ; MENDONCA, G. A. S. ; LOTSCH, P. F. ; SIMÃO, T. A. ; de Moura Gallo, C.V. ; RIBEIRO PINTO, Luis Felipe . CYP 1A1, GSTM1 AND GSTT1 POLYMORPHISMS AND BREAST CANCER RISK IN BRAZILIAN WOMEN.. Cancer Letters , v. 181, p. 179-186, 2002.

  • SIMÃO, T. A. ; RIBEIRO, Fabiana Siqueira ; AMORIM, L. M. F. ; Andrada Serpa, M.J. ; ALBANO, Rodolpho Mattos ; CARDOSO, L. E. B. ; MENDONCA, G. A. S. ; de Moura Gallo, C.V. . TP53 MUTATIONS IN BREAST CANCER TUMORS OF PATIENTS FROM RIO DE JANEIRO, BRAZIL: ASSOCIATION WITH RISK FACTORS AND TUMOR CHARACTERISTICS.. International Journal of Cancer, Inglaterra, v. 101, n.1, p. 69-73, 2002.

  • SIMÃO, T. A. ; Andrada Serpa, M.J. ; MENDONCA, G. A. S. ; MARQUES, D. D. ; BRAGA, M. A. ; SANTOS, A. L. S. ; AMORIM, L. M. F. ; CARDOSO, L. E. B. ; CARMO, P. A. O. ; de Moura Gallo, C.V. . DETECTION AND ANALYSIS OF APOPTOSIS IN PERIPHERAL BLOOD CELLS FROM BREAST CANCER PATIENTS.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Brasil, v. 32, p. 403-406, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação intitulada Desenvolvimento de nanorradiofármaco para diagnóstico de adenocarcinoma. 2018.

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação intitulada Variação do Número de cópias do gene MECP2 e sua relação com a deficiência intelectual em homens. 2018.

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação intitulada Avaliação do quimioterápico doxorrubicina como agente fotossensibilizador em culturas de células MDA-MB-231 irradiadas com LED azul. 2018.

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação intitulada Avaliação da influência da restrição proteica durante a gestação sobre a carcinogênese esofagica e hepática da prole: uma abordagem epigenética. 2018.

SIMAO, T.A. . Revisão da Dissertação intitulada Atuação de STAT3 Diante do Perfil de estresse oxidativo em linhagem de mama da aluna Juliana Alves Rodrigues. 2017.

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação intitulada análise fenotípica comparativa em pacientes brasileiros com doença de Parkinson com e sem mutações nos genes LRRk2 e GBA da aluna Camilla Pereira da Silva. 2017.

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação intitulada Estudo e desenvolvimento de nanorradiofármacvo a base de Aptâmero Anti-MUC1 para diagnóstico precoce de processos carcinopgênicos de mama do aluno Fagner Santos Carmo. 2017.

SIMAO, T.A. . Revisão da dissertação intitulada Estudo da relação estrutura-atividade antineoplasica in vitro de analogos ciclicos de terpenil nitrona LQB-278 da aluna Rachell Ramalhop Correia Thimoteo. 2017.

SIMAO, T.A. . Revisão da dissertação intitulada Papel de caveol e cafestol na célula de câncer de mama MDA-MB-231, STAT3 dependente da aluna Layane Duarte e Souza. 2016.

SIMAO, T.A. . Revisora da dissertação do aluno Alipio dos Santos Rocha. 2015.

SIMÃO, T. A. . Análise dos projetos de Estágio Interno Complementar do Program de Bolsas -auxilo da UERJ para 2015. 2014.

SIMAO, T.A. . Análise dos projetos de Monitoria do Program de Bolsas -auxilo da UERJ para 2015. 2014.

SIMAO, T.A. . Análise dos projetos de Estágio Interno Complementar do Program de Bolsas -auxilo da UERJ para 2014. 2013.

SIMAO, T.A. . Análise dos projetos de Monitoria do Program de Bolsas -auxilo da UERJ para 2014. 2013.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do Capítulo 19 (Biossíntese e degradação de aminoácidos ) do livro Bioquímica Médica, J.W. Baynes & M.H. Dominiczak, 3a edição, Editora Elsevier.. 2009.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do Capítulo 21 (Homeostase da Glicose e Metabolismo de Combustíveis) do livro Bioquímica Médica, J.W. Baynes & M.H. Dominiczak, 3a edição, Editora Elsevier.. 2009.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do Capítulo 23 (Equilíbrio Hídrico e Eletrolítico) do livro Bioquímica Médica, J.W. Baynes & M.H. Dominiczak, 3a edição, Editora Elsevier.. 2009.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do capítulo 25 (Regulação da Concentração do Íon Hidrogênio -Equilíbrio Ácido-Básico) do livro Bioquímica Médica, J.W. Baynes & M.H. Dominiczak, 3a edição, Editora Elsevier.. 2009.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do capítulo 23 (Lipídios, lipoproteínas, apolipoproteínas e outros fatores de risco cardiovascular) do livro Tietz: Fundamentos de Química Clínica, Carl A. Burtis, Edward R. Ashwood & David E. Bruns, 6a edição, Editora Elsevier.. 2008.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do capítulo 2 (Introdução aos Princípios da Análise e Segurança Laboratorial) do livro Tietz: Fundamentos de Química Clínica, Carl A. Burtis, Edward R. Ashwood & David E. Bruns, 6a edição, Editora Elsevier. 2008.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do capítulo 1 (Introdução à química clínica e medicina laboratorial baseada em evidências) do livro Tietz: Fundamentos de Química Clínica, Carl A. Burtis, Edward R. Ashwood & David E. Bruns, 6a edição, Editora Elsevier. 2008.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do capítulo 24 ( Eletrólitos e gases sanguineos) do livro Tietz: Fundamentos de Química Clínica, Carl A. Burtis, Edward R. Ashwood & David E. Bruns, 6a edição, Editora Elsevier. 2008.

SIMÃO, T. A. . Revisão Científica do capítulo 13 (Seleção e avaliação dos métodos analíticos - com técnicas estatísticas) do livro Tietz: Fundamentos de Química Clínica, Carl A. Burtis, Edward R. Ashwood & David E. Bruns, 6a edição, Editora Elsevier. 2008.

BERNARDO V ; HERBSTER, S. ; SIMÃO, T. A. . II Curso de Verão de Pesquisa em Oncologia - Análise de biomarcadores em tecico incluído em parafina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIMÃO, T. A. ; LIMA, S. C. S. . I Curso de Verão em Oncologia Experimental- Epigética e Câncer. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Identificação de potenciais biomarcadores em carcinoma epidermóide de esôfago a partir de análise por sequenciamento de nova geração, Descrição: No Brasil, o câncer representa atualmente a segunda causa de morte, acometendo por volta de 500 mil pessoas e levando à morte cerca de 150 mil pessoas a cada ano. Este cenário ressalta a importância da doença não só no Brasil, mas também no mundo e nos remete à urgência em se conhecer melhor a biologia de tumores. Em vista desse panorama, este projeto tem como objetivo estudar os mecanismos moleculares relacionados ao desenvolvimento do carcinoma de esôfago, que é um dos dez tipos de câncer mais incidentes e letais no mundo. O subtipo histológico mais frequente é o carcinoma epidermóide de esôfago, que corresponde a cerca de 80% dos casos de câncer de esôfago no mundo. Análises em larga escala têm sido importantes para o avanço no conhecimento sobre os mecanismos de carcinogênese de diversos tipos de tumor, assim como melhorias na conduta terapêutica dos pacientes oncológicos. Portanto esse projeto tem por objetivo principal a avaliação de mutações e o perfil de expressão gênica global utilizando a técnica de sequenciamento de RNA (RNA-seq) em carcinomas epidermóide de esôfago a fim de identificar genes com potencial de biomarcador de diagnóstico ou prognóstico, utilizando o sequenciador Hi-seq 2.500. Após o sequenciamento em larga escala, os dados serão analisados e os genes selecionados serão validados em um número maior de amostras. Posteriormente, após a escolha dos genes-alvo, faremos ensaios funcionais em cultura de células com o intuito de avaliarmos o papel desses genes na gênese desse tumor. Com isso, pretendemos aprimorar os conhecimentos sobre a carcinogênese esofágica, com a identificação de possíveis biomarcadores de detecção precoce dos tumores e genes candidatos para terapia-alvo. Edital FAPERJ n. 25/2014 - programa Jovem Cientista do Nosso Estado ? 2014. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Coordenador / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante / Sheila Coelho Soares de Lima - Integrante / Pedro Nicolau Neto - Integrante / Santos, Paulo Thiago de Souza - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Identificação de potenciais biomarcadores em carcinoma epidermóide de esôfago a partir de análise por sequenciamento de nova geração, Descrição: No Brasil, o câncer representa atualmente a segunda causa de morte, acometendo por volta de 500 mil pessoas e levando à morte cerca de 150 mil pessoas a cada ano. Este cenário ressalta a importância da doença não só no Brasil, mas também no mundo e nos remete à urgência em se conhecer melhor a biologia de tumores. Em vista desse panorama, este projeto tem como objetivo estudar os mecanismos moleculares relacionados ao desenvolvimento do carcinoma de esôfago, que é um dos dez tipos de câncer mais incidentes e letais no mundo. O subtipo histológico mais frequente é o carcinoma epidermóide de esôfago, que corresponde a cerca de 80% dos casos de câncer de esôfago no mundo. Análises em larga escala têm sido importantes para o avanço no conhecimento sobre os mecanismos de carcinogênese de diversos tipos de tumor, assim como melhorias na conduta terapêutica dos pacientes oncológicos. Portanto esse projeto tem por objetivo principal a avaliação de mutações e o perfil de expressão gênica global utilizando a técnica de sequenciamento de RNA (RNA-seq) em carcinomas epidermóide de esôfago a fim de identificar genes com potencial de biomarcador de diagnóstico ou prognóstico, utilizando o sequenciador Hi-seq 2.500. Após o sequenciamento em larga escala, os dados serão analisados e os genes selecionados serão validados em um número maior de amostras. Posteriormente, após a escolha dos genes-alvo, faremos ensaios funcionais em cultura de células com o intuito de avaliarmos o papel desses genes na gênese desse tumor. Com isso, pretendemos aprimorar os conhecimentos sobre a carcinogênese esofágica, com a identificação de possíveis biomarcadores de detecção precoce dos tumores e genes candidatos para terapia-alvo. Edital FAPERJ n. 25/2014 - programa Jovem Cientista do Nosso Estado ? 2014. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Coordenador / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante / Sheila Coelho Soares de Lima - Integrante / Pedro Nicolau Neto - Integrante / Santos, Paulo Thiago de Souza - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Mecanismos Moleculares Envolvidos na Progressão e Recidiva do Câncer de Endométrio, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cláudia Bessa Pereira Chaves em 02/10/2017., Descrição: O câncer de endométrio, sobretudo os tumores Tipo I, vêm mostrando um aumento progressivo na incidência no Brasil. Tal fato está relacionado aos fatores de risco se encontrarem cada vez mais presentes na nossa população, como longevidade e obesidade. A maior parte dos casos de adenocarcinoma Tipo I é diagnosticada nos estádios iniciais (doença precoce) e evolui com prognóstico favorável. Ainda assim, a resposta ao tratamento pode ser bastante variável entre as mulheres com iguais características clínicas e histológicas, o que demonstra a limitação desses critérios na determinação do prognóstico. A resposta, tanto ao tratamento cirúrgico quanto ao sistêmico, pode estar relacionada a perfis moleculares individuais de cada tumor. Assinaturas genéticas e epigenéticas podem gerar marcadores moleculares de risco que, uma vez incorporados ao sistema de estadiamento dessa neoplasia, complementariam o papel da histologia e da extensão da doença nas decisões terapêuticas. A possibilidade de predição da progressão tumoral e da recidiva poderá individualizar o tratamento e, consequentemente, proporcionar melhor desfecho do adenocarcinoma Tipo I nas pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante / Sheila Coelho Soares de Lima - Integrante / Claudia Bessa Pereira Chaves - Coordenador / Anke Bergmann - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Biomarcadores de diagnóstico precoce em tumores, Descrição: Este projeto é um esforço conjunto entre pesquisadores clínicos e da pesquisa básica para utilizar os recentes avanços tecnológicos na tentativa de diagnosticar precocemente carcinomas de células escamosas de esôfago que surgem como segundo tumores primários em aproximadamente 30% dos pacientes com carcinomas de células escamosas de cabeça e pescoço. Financiamento: Swiss Bridge Foundation?, através de edital interno do INCA, com o montante de Fr 295.000,00 (duzentos e noventa e cinco mil Francos Suiços).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Coordenador / VAGNER BERNARDO - Integrante / Fernando Dias - Integrante / Pedro Nicolau Neto - Integrante / Santos, Paulo Thiago de Souza - Integrante., Financiador(es): Swiss Bridge Foundation - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Alterações genéticas e epigenéticas em tumores humanos, Descrição: Em nosso laboratório estudamos os processos genéticos e epigenéticos que levam à formação de tumores malignos. Temos colaboração com o Gastrocentro da UNICAMP e com o Hospital Pedro Ernesto da UERJ. Estudamos tumores de esôfago e iniciaremos logo os estudos em tumores de pulmão. Estes projetos são também realizados em colaboração com o Dr. Luís Felipe Ribeiro Pinto do departamento de Bioquímica da UERJ. Na primeira linha analisamos a expressão de proteínas da superfamília P450 ligadas ao metabolismo de xenobióticos. Estudamos a expressão e indução destas enzimas por meio de ensaios de atividade funcional e western blotting com anticorpos específicos. A expressão do mRNA dos P450 é estudada através das técnicas de Northern blotting e RT-PCR. Desta maneira tentamos elucidar os mecanismos que modulam a atividade destas enzimas e sua relação com a ativação de xenobióticos cancerígenos. Estes estudos são realizados nos tumores e tecidos normais humanos de pacientes que foram submetidos a cirurgia de remoção do esôfago e com biópsias obtidas por endoscopia. Modelos experimentais em ratos também são utilizados induzindo-se a expressão de diferentes enzimas através de tratamento com vários xenobióticos. Na segunda linha estudamos alterações epigenéticas em tumores humanos através da análise da expressão de diferentes genes envolvidos na regulação da metilação do genoma. Financiamento: MCT/CNPq-Universal 470611/2007-3. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Ana Rossini - Integrante / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante / Rodolpho Mattos Albano - Coordenador / Nelson Adami Andreollo - Integrante / Cleber Dario Pinto Kruel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2007 - Atual

    Expressão de UDP-Glicuronosiltransferase no Esôfago Humano, Descrição: As uridina-difosfo-glicuronosiltransferases (UGTs) são enzimas que catalisam reações de conjugação de substratos exógenos e endógenos com o ácido uridino-difosfo-glicurônico, levando à inativação, ao aumento da hidrossolubilidade e à excreção destes compostos. Em humanos, 18 isoformas funcionais de UGTs foram identificadas e subdivididas em 2 famílias, denominadas UGT1A e UGT2. Foram demonstradas diferenças na expressão de UGTs no esôfago humano, que podem ser decorrentes de inúmeros fatores, tais como o consumo de tabaco (que poderia levar à indução de genes UGT específicos), os polimorfismos em genes UGT ou, assim como ocorre com genes CYP, a expressão diferencial ao longo dos diferentes terços do esôfago. O estudo da expressão de UGTs no esôfago humano pode ajudar na compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de câncer neste tecido. Como observado em outros países ocidentais, os hábitos de beber e de fumar são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de esôfago em nossa população, sobretudo quando os hábitos são concomitantes. O efeito de sinergismos entre álcool e tabaco tem sido atribuído ao metabolismo do etanol e de nitrosaminas presentes na fumaça do cigarro. Dessa maneira, dada a importância das enzimas UGT no metabolismo de carcinógenos, estudamos a expressão e regulação destas enzimas em tecido esofágico de brasileiros. FAPERJ: E26/170.745/2005. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Ana Rossini - Coordenador / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Papel dos genes CYP2A6, GSTP1 e UGTs no metabolismo de carcinógenos no câncer de esôfago humano, Descrição: CNPq- Universal: 473840/2007-3. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Ana Rossini - Coordenador / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Expressão de CYP2A6, GSTP1 e UGTs no esôfago humano, Descrição: FAPERJ: E26/170.562/2005. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Ana Rossini - Coordenador / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Polimorfismos e alterações genéticas e epigenéticas relacionadas a susceptibilidade do carcinoma epidermóide de esôfago, Descrição: FAPER: E26/171.477/2006. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatiana de Almeida Simão - Integrante / Ana Rossini - Integrante / Davy C M Rapozo - Integrante / Luis Felipe Ribeiro Pinto - Coordenador / Rodolpho Mattos Albano - Integrante / Andreollo, Nelson A. - Integrante / Cleber Dario Pinto Kruel - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Repressão da expressão do CYP2A5 pelo extrato aquoso de Baccharis trimera e seu potencial de uso na terapia antitabagística., IV International Congress of Clinical Oncology & Immunobiomodulation.

2001

Prêmio SBMSTA/ Banco do Brasil, V Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Departamento de Bioquímica. , Av. 28 de Setembro, 87 fundos - 4o andar, Vila Isabel, 20551030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25876428

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante - Depart de Bioquímica, Carga horária: 40

2003 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (Técnico-bolsista), Enquadramento Funcional: PROATEC - Técnico de Nivel Superior, Carga horária: 40

2002 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico - CNPq, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsa de Apoio Técnico(CNPq) para exercer atividades vinculadas ao projeto genoma do Rio de Janeiro - Riogene - da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus, especialmente manipulação do sequenciador automático MegaBACE.

2001 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Ensino, Bioquimica, graduação, Enquadramento Funcional: Professor contratado - graduação -odontologia, Carga horária: 8

Outras informações:
Contrato de 8 horas semanais como professora no período de agosto/2001 até dezembro/2001

2001 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Ensino, Bioquimica, graduação, Enquadramento Funcional: Professor contratado - graduação - enfermagem, Carga horária: 8

Outras informações:
Contrato de 8 horas semanais como professora no período de agosto/2001 até dezembro/2001

2001 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Ensino, Bioquimica, graduação, Enquadramento Funcional: Professor contratado - graduação - Biologia, Carga horária: 8

Outras informações:
Contrato de 8 horas semanais como professora no período de agosto/2001 até dezembro/2001

Atividades

  • 08/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2002 - 03/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro Biomédico, .,Serviço realizado, Apoio Técnico em tarefas referentes ao projeto Genoma do Rio de Janeiro - RIOGENE- da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus, incluindo a manipulação do sequenciador automático MegaBACE.

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

  • 07/1995 - 03/1999

    Estágios .,Estágio realizado, Iniciação Científica e Aperfeiçoamento.

2008 - 2010

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2009 - 02/2009

    Ensino, Curso De Verão em Oncologia Experimental do INCA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso Prático - Mecanismos Epigenéticos de Regulação Gênica